Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Exatamente! Já vi gente falando "ser concursado é bom demais, só fazer uma provinha mole e já começa ganhando salários absurdos".

Ai fico pensando: Pow, então por que a pessoa não faz essa "provinha mole" e não vai ser concursado(a) também para ganhar esses "salários absurdos"? O concurso público, como o próprio nome já diz, é público, ou seja, está aberto que qualquer um possa se inscrever para fazer essa "provinha mole", não havendo qualquer restrição, exceto quando a lei do cargo prevê alguma restrição (como idade e altura, por exemplo em cargos de carreiras policiais).

Sentar a bunda na cadeira para estudar e passar na "provinha mole" ninguém quer, melhor mesmo é ficar falando m**** que todo servidor público é vagabundo, marajá, parasita etc.

Falam tanto que servidor público ganha bem demais, porém só levam em conta os salários de cargos altos (juízes, promotores, procuradores, desembargadores, membros do legislativo etc), jamais levam em conta que a média salarial do Executivo Federal/Estadual e Municipal (poder que abarca a maioria dos servidores) é de R$3800,00, salário que está bem longe de ser um salário de marajá como tanto falam.


Pois é... o que recebo está mais ou menos na média então.
Complicado é que os cargos que mais deveriam ser priorizados (professores, profissionais da saúde e policiais), de um modo geral, recebem menos do que o justo.

Policial, que corre risco de levar um tiro e recebe menos que um técnico do judiciário é imoral!
 
e essa que o povão adora falar tbm: mimimirrrr salário no setor público é maior que no privado...
um engenheiro concursado aqui na secretaria q trabalho ganha 3,5k
médico ganha 4k :bwahaha:
vai sujeitar esse salário pra um médico ele ri na sua cara...

ENFIM, se acham que é toda essa maravilha, é só sentar a bunda na cadeira e estudar.... fim de papo.... não tem oq reclamar

Todos já falamos disso e concordo com todos, infelizmente as pessoas não sabem a realidade das outras e saem bostejando o que tá por aí. É vendido que servidor público ganha bem. E de fato, alguns ganham mesmo: juiz, promotor, auditores fiscais (AFT e AFRFB por exemplo), muitos auditores de controle externo (TCU). Enfim, é o que nós conhecemos por "nata do serviço público". E são eles que puxam a curva lá pra cima, a média. Mas se tirar esse pessoal e ver principalmente nos Executivos, a coisa desanda. E tem que ver nos Executivos porque é onde tem mais gente (e sim, sei que AFRFB acaba se encaixando em Executivo, mas sabemos que lá é diferente). Enfim, isso é complicado.

Só um adendo a essa parte que quotei do seu post, pardal: médico ganhando 4k pra trabalhar 20h semanais né?! Porque nem cidade pequena aqui em SC paga isso pra 40h, é no mínimo do mínimo 6k por 40h acho, não lembro de ter visto abaixo disso. Mas ainda sim, acho que médico público raramente vai ganhar mais que um médico privado. Daí essas raridades vão ser os que tem penduricalhos porque são chefes de hospital ou coisa do tipo.

No mais, pessoal também não entende que pra chegar no nível de brigar por um cargo como juiz (que ganha lá seus 30k + ajudas), vai fácil aí uns 7 anos: 5 anos de Direito + NO MÍNIMO DO MÍNIMO se o cara foi MUITO foda mesmo, 2 anos de estudo focado no concurso que ele quer. O ÚNICO argumento que eu aceito é: dificilmente uma pessoa na iniciativa privada vai conseguir, em 7 anos, ganhar 30k como o juiz em início de carreira. Porém, no final de carreira, a iniciativa privada não tem teto, então esse que foi pra privada pode estar ganhando 300k/mês enquanto o juiz vai estar batendo o teto do STF (claro que existem exceções, como um de MG que tirou 700k limpo num mês com os penduricalho lol). Pra passar num Executivo foda (tipo AFRFB ou até mesmo Analista RFB), além de se formar (vamos colocar 2 anos pra um tecnólogo qualquer), vai uns 2 anos fácil de estudo. Rapazeada não entende que isso não é uma corrida de 100m, comecei a estudar hoje, é só sair a prova da RFB que vou estar lá. É uma maratona, vai ver os auditores lá dentro: muitos rodaram em 2, 3 concursos antes de passar. Isso quando tinha concurso praticamente todo ano pra RFB.

Resumo da ópera: estudemos. Uma hora vai chegar. :)
 
Sem falar que bolsonaro disse que limpou os cargos obsoletos nesse decreto que extinguiu mais de 60 mil cargos, dai deu alguns exemplos de cargos obsoletos, o que o povo não foi ver foram os outros cargos... Dentre eles assistente adm, pessoal de TI e etc... Vai abrir a mamata pras empresas de terceirizados, encher o servico publico de comissionados indicados e etc, agora sim o povo vai saber o que é um péssimo serviço, feito a facão. O amigo do prefeito, do deputado, do vereador não vai ficar com medinho da denúncia do povo caso ele atenda mal pq nao vai ser demitido. O servidor publico, todo ano, passa por avaliacao de desempenho, uma das folhas inclusive preenchida pelo "cliente" e pode ser sim demitido.
Estabilidade serve pra proteger o servidor de não ter medo de perder o emprego caso não cumpra ordem ilegal. Um tempo atrás um prefeito ordenou que todos os funcionários fossem participar do trio da esposa dele prq fazer volume e quem não fosse, ele estava filmando. Agora imagine as ordens que um policial, um auditor, um assistente social podem receber. Não só cargos de controle... Imaginem um assistente adm tendo que fazer trabalho pessoal do chefe, ou um motorista concursado tendo que levar e trazer da escola os filhos do chefe.
 
Servidor público federal ganha, em média, o dobro da iniciativa privada, revela estudo
 
Servidor público federal ganha, em média, o dobro da iniciativa privada, revela estudo
Entao passe em um concurso e seja feliz.
 
Entao passe em um concurso e seja feliz.
Quem disse que nao sou?

Acho que quem tem que passar num concurso melhor são os mimizentos do ''nos nao somos valorizados hur dur'', ''sem o servidor publico o serviço publico vai ficar de mal a pior''. :bwahaha:
 
  • Curtir
Reações: wmh
Galera, qual é o melhor material para estudar para as matérias do ciclo básico (Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Português e afins)?

Estou estudando por PDF do grancursos, mas em alguns momentos sinto uma lacuna na hora de resolver algumas questões.
 
Fiz um concurso ano passado aqui em Guarulhos, era um concurso do SUS. Estudei porra nenhuma e fiz 44/50 questões, no final fiquei com uma nota de 75% de aprovação, o mínimo era 50%. Minha classificação final foi: 1201. Os 200 primeiros foram as pessoas que gabaritaram a prova. O esquema é ir nos concursos mais porreta, ali qualquer coisinha te joga pra cima ou pra baixo. Tô esperando a 2ª RM abrir concurso público para Sargento do Exército ou da Aeronautica, o máximo de atuação é 8 anos, mas seriam 8 anos ótimos aonde eu poderia fazer uma grana foda e preparar minha vida, fora que só teria que estudar e fazer a pós-graduação dps que terminasse a faculdade.
 
Nadando contra a correnteza, saiu um edital com 400 vagas para a PC-PR
----
Uma parte do teste físico precisa escalar 4m utilizando uma corda. Só nisso, já deve reprovar a maioria. :haha:
 
Sou servidor estadual e pego 3.7 k
O que queima a imagem do funcionalismo são os "membros", ou seja: Magistrado, Promotor e defensor. Todos no teto, e com benesses de 60 dias de férias, diárias astronômicas, auxílio transporte de 3 mil, auxílio livro, auxílio mudança, congressos no Nordeste, em SC...

Outro ponto é o judiciário Federal, com seu pessoal ganhando muito acima da média, exemplo o Técnico Administrativo perfil segurança do judiciário Federal. Quem já foi nos fóruns já viu essa turma vestida igual um Agente da Polícia Federal, com suas viaturas com brasão da República e quanto eles ganham: Inicial de 8 mil pra alguém que faz serviço de guarda patrimonial.
Isso sim é imoral, pois o risco que ele corre é infinitamente menor que um guarda de carro forte que tira no máximo 2 mil por mês, fazendo um comparativo direto com o equivalente da iniciativa privada.

Nem entrarei no mérito dos "estabilizados" que incorporaram tudo quanto é tipo de penduricalhos e tem nível médio tirando 20 mil graças a isso.

Outro ponto é a terceirização, queriam abrir edital pra "agente administrativo". Um posto desse não custa menos que 4 mil pro órgão e sabemos que só entram os apadrinhados e a turma do teste do sofá. É mais fácil ganhar na mega que encontrar um terceirizado sem apadrinhamento.
 
Galera, qual é o melhor material para estudar para as matérias do ciclo básico (Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Português e afins)?

Estou estudando por PDF do grancursos, mas em alguns momentos sinto uma lacuna na hora de resolver algumas questões.
Todo material vai faltar um detalhe.

Pra dominar a matéria tem que combar apostila (boa) + lei seca + livro + questões comentadas

Difícil é ter tempo pra tudo. A minha sequência de prioridade é:
Lei
Questões
Apostila
Livro
 
Sou servidor estadual e pego 3.7 k
O que queima a imagem do funcionalismo são os "membros", ou seja: Magistrado, Promotor e defensor. Todos no teto, e com benesses de 60 dias de férias, diárias astronômicas, auxílio transporte de 3 mil, auxílio livro, auxílio mudança, congressos no Nordeste, em SC...

Outro ponto é o judiciário Federal, com seu pessoal ganhando muito acima da média, exemplo o Técnico Administrativo perfil segurança do judiciário Federal. Quem já foi nos fóruns já viu essa turma vestida igual um Agente da Polícia Federal, com suas viaturas com brasão da República e quanto eles ganham: Inicial de 8 mil pra alguém que faz serviço de guarda patrimonial.
Isso sim é imoral, pois o risco que ele corre é infinitamente menor que um guarda de carro forte que tira no máximo 2 mil por mês, fazendo um comparativo direto com o equivalente da iniciativa privada.

Nem entrarei no mérito dos "estabilizados" que incorporaram tudo quanto é tipo de penduricalhos e tem nível médio tirando 20 mil graças a isso.

Outro ponto é a terceirização, queriam abrir edital pra "agente administrativo". Um posto desse não custa menos que 4 mil pro órgão e sabemos que só entram os apadrinhados e a turma do teste do sofá. É mais fácil ganhar na mega que encontrar um terceirizado sem apadrinhamento.


O teto no Brasil virou piso para muita gente.... e o "teto" é absurdamente alto, dava para cortar uns 50% dele.

E sim, servidor público não ganha muito no Brasil, mas já ganha mais que a média do Br, isso deve aumentar a distorção dos salários que as pessoas tem em mente quando se fala de serviço público. No interior a discrepância é ainda maior.
 
O problema do brasileiro é a ignorância, o desconhecimento do funcionamento de algo, a generalização....alguns problemas que acometem o setor privado, também o fazem no setor público...assim como há boas "árvores" que dão bons frutos na iniciativa privada, o mesmo acontece no serviço público.

Trabalho com fiscalização em uma cidade do interior e já tivemos que pagar do nosso bolso conserto do carro de trabalho, ou resma de papel a4, porque a burocracia, apesar de necessária, é inimiga da celeridade...trabalhar em afinco porque o comissionado amigo do parente do primo do esterco não veio trabalhar, não fez o serviço como deveria ou cometeu erro crasso...fazer o trabalho todo baseado no princípio da legalidade, e ter todo seu empenho derrubado com uma ligação, porque a oligarquia corrupta é imune a lei...ser ofendido por calúnia e difamação porque há tempo e disposição para horas e horas gastas em redes sociais de forma desnecessária, mas não para se informar sobre as competências dos vários órgãos do poder público...sem mencionar o estágio probatório que é um verdadeiro cabresto.
 
Somente para informar, se alguém tiver interesse:

A Polícia Civil do Paraná abriu concurso público, e os salários são interessantes! Mas, vocês vão ver, no edital, a diferença de salário entre um Delegado de Polícia e um Investigador ... (investigador, 6k ... delegado 18k). Essa diferença existe porque o Governo do Paraná não paga o reajuste inflacionário a 5 anos para a "base" dos servidores, mas "pagou" para os cargos de chefia! ... a 5 anos atrás, o salário inicial de um Delegado era de 12k ... agora está em 18k ...
 
Somente para informar, se alguém tiver interesse:

A Polícia Civil do Paraná abriu concurso público, e os salários são interessantes! Mas, vocês vão ver, no edital, a diferença de salário entre um Delegado de Polícia e um Investigador ... (investigador, 6k ... delegado 18k). Essa diferença existe porque o Governo do Paraná não paga o reajuste inflacionário a 5 anos para a "base" dos servidores, mas "pagou" para os cargos de chefia! ... a 5 anos atrás, o salário inicial de um Delegado era de 12k ... agora está em 18k ...

Vou fazer para Delta!
E você, chegou a ser nomeado?
 
Somente para informar, se alguém tiver interesse:

A Polícia Civil do Paraná abriu concurso público, e os salários são interessantes! Mas, vocês vão ver, no edital, a diferença de salário entre um Delegado de Polícia e um Investigador ... (investigador, 6k ... delegado 18k). Essa diferença existe porque o Governo do Paraná não paga o reajuste inflacionário a 5 anos para a "base" dos servidores, mas "pagou" para os cargos de chefia! ... a 5 anos atrás, o salário inicial de um Delegado era de 12k ... agora está em 18k ...

O salário máximo de um investigador tem chegado a quanto por ai? :hmm:
 
Nadando contra a correnteza, saiu um edital com 400 vagas para a PC-PR
----
Uma parte do teste físico precisa escalar 4m utilizando uma corda. Só nisso, já deve reprovar a maioria. :haha:
Se levar a sério, 3 meses sobra para treinar para o TAF
 
Se levar a sério, 3 meses sobra para treinar para o TAF

Putz, contar com três meses, eu acho muito arriscado. A não ser que a pessoa já venha praticando outros tipos de esporte, porque alguém semi-sedentário, jamais vai conseguir...Certamente, não iria conseguir nem o salto horizontal dependendo do peso e da altura. :haha:
 
Sou policial civil no Estado de Goiás... A dica que dou é: começou a estudar pra prova, já comece a pelo menos treinar corrida. O ideal é que concilie os estudos já com os treinos do TAF, mas se não for possível, pelo menos a corrida já deve ser iniciada concomitantemente.
 
Passei em 2015 e tomei posse na metade de 2016.
Após parei de estudar e acomodei.
Nessa quarentena aproveitei pra retornar aos estudos com vistas a área policial da União, e confesso que retomar a rígida rotina de estudos quando o corpo e mente estão acostumados a inércia é dureza.
 
Vou fazer para Delta!
E você, chegou a ser nomeado?

Sim, fiz o concurso de 2009, fui nomeado em 2010, para Investigador. Estou me preparando para o concurso de delegado também, fiz o de 2013 mas não estava estudando como agora... vamos ver o que vai dar! Bom é que quem exerce atividades policiais a mais de 5 anos, e não responde ou respondeu sindicância (ficha limpa, se assim podermos dizer), tem pontuação ... 2,5 no total ... então já estou começando a prova com 2,5 pontos! hehe

O salário máximo de um investigador tem chegado a quanto por ai? :hmm:

Eu sou 3ª classe e tenho dois "quinquênios" ... então não se pode basear por mim ... pois você entraria na 5ª classe e ganha um "quinquênio" a cada 5 anos de trabalho (5%). Inicial tá na casa dos $5.800,00. Mas o máximo é bem relativo ...!! Como falei, tem os "quinquênios" ... tenho colegas na 1ª classe ganhando uns 12k mais ou menos. E o trabalho é relativamente tranquilo, se você optar em ser plantonista.

Se levar a sério, 3 meses sobra para treinar para o TAF

Dá sim, lembro que fiz isso em 2009 ... eu era advogado e totalmente sedentário! .... fui começar a treinar para o TAF depois que passei na primeira fase ... olhe só que loucura! hehehehe! Mas deu tudo certo!

Putz, contar com três meses, eu acho muito arriscado. A não ser que a pessoa já venha praticando outros tipos de esporte, porque alguém semi-sedentário, jamais vai conseguir...Certamente, não iria conseguir nem o salto horizontal dependendo do peso e da altura. :haha:

Nem tanto, olha o que comentei ali acima .. hehehe! Mas eu tinha uma vantagem, estava no peso e sou alto, tenho 1,86m e 87 quilos na época ... hoje estou com 90 ... mas também, 10 anos já !! hehe
 
Sim, fiz o concurso de 2009, fui nomeado em 2010, para Investigador. Estou me preparando para o concurso de delegado também, fiz o de 2013 mas não estava estudando como agora... vamos ver o que vai dar! Bom é que quem exerce atividades policiais a mais de 5 anos, e não responde ou respondeu sindicância (ficha limpa, se assim podermos dizer), tem pontuação ... 2,5 no total ... então já estou começando a prova com 2,5 pontos! hehe



Eu sou 3ª classe e tenho dois "quinquênios" ... então não se pode basear por mim ... pois você entraria na 5ª classe e ganha um "quinquênio" a cada 5 anos de trabalho (5%). Inicial tá na casa dos $5.800,00. Mas o máximo é bem relativo ...!! Como falei, tem os "quinquênios" ... tenho colegas na 1ª classe ganhando uns 12k mais ou menos. E o trabalho é relativamente tranquilo, se você optar em ser plantonista.



Dá sim, lembro que fiz isso em 2009 ... eu era advogado e totalmente sedentário! .... fui começar a treinar para o TAF depois que passei na primeira fase ... olhe só que loucura! hehehehe! Mas deu tudo certo!



Nem tanto, olha o que comentei ali acima .. hehehe! Mas eu tinha uma vantagem, estava no peso e sou alto, tenho 1,86m e 87 quilos na época ... hoje estou com 90 ... mas também, 10 anos já !! hehe

Eu nem sei como são feitos reajustes da PCRS por aqui e nem a evolução de cargos em relação a tempo de serviço. O salário aqui é um pouquinho maior, porém o lado contra, é que eles tiveram problemas com pagamento dos funcionários mais de uma vez e teve gente fazendo greve. Basicamente, quem tentar por aqui, já deve ter em mente que pode ficar sem salário ou ter o salário atrasado. :vish:

---
Pela experiência que eu tive, é que eu demorei cerca de 4~~5 meses para fazer mais de 2km em menos de 12 minutos (correndo 3-4x por semana), no meu caso, eu já teria sido reprovado se tivesse feito algum TAF na época. Mas, atualmente estou muito melhor.
 
Putz, contar com três meses, eu acho muito arriscado. A não ser que a pessoa já venha praticando outros tipos de esporte, porque alguém semi-sedentário, jamais vai conseguir...Certamente, não iria conseguir nem o salto horizontal dependendo do peso e da altura. :haha:

Sei lá. Eu saí do zero absoluto para fechar o TAF de perito da PCSP com 2 meses e meio. De 91kg fui para 78 e fiz a prova com 81.

Não fazia nenhum exercício físico uns 6 anos pelo menos.

Mas é o que eu mencionei antes. Tem que levar a sério o treino.

E esse concurso muito provável que tenha mais do que três meses para se preparar.
 
Sei lá. Eu saí do zero absoluto para fechar o TAF de perito da PCSP com 2 meses e meio. De 91kg fui para 78 e fiz a prova com 81.

Não fazia nenhum exercício físico uns 6 anos pelo menos.

Mas é o que eu mencionei antes. Tem que levar a sério o treino.

E esse concurso muito provável que tenha mais do que três meses para se preparar.

Exatamente! Eu me preparei em 2 meses qdo entrei na PCPR em 2010 ... era sedentário, não fazia exercício físico (exceto caminhadas diárias com minha esposa), e em 2 meses eu estava correndo 2600 metros em 12 minutos, fazendo 60 abdominais em 1 minuto, pulando 2 metros e 10 cm ... é questão de vontade! Na época, meu filho estava para nascer, e eu estava determinado em dar uma vida melhor para ele! Consegue sim, mas tem que se empenhar! Só uma coisa eu falo ... nunca mais volto a advogar, hehe... só depois de me aposentar!

Eu nem sei como são feitos reajustes da PCRS por aqui e nem a evolução de cargos em relação a tempo de serviço. O salário aqui é um pouquinho maior, porém o lado contra, é que eles tiveram problemas com pagamento dos funcionários mais de uma vez e teve gente fazendo greve. Basicamente, quem tentar por aqui, já deve ter em mente que pode ficar sem salário ou ter o salário atrasado. :vish:

---
Pela experiência que eu tive, é que eu demorei cerca de 4~~5 meses para fazer mais de 2km em menos de 12 minutos (correndo 3-4x por semana), no meu caso, eu já teria sido reprovado se tivesse feito algum TAF na época. Mas, atualmente estou muito melhor.


Aqui no Paraná a situação está um "pouquinho melhor" do que em outros Estados ... pelo menos nunca atrasaram salários (vencimentos). O nosso problema é somente a data base (inflação), onde estamos entrando no 5º ano sem reposição inflacionária, com a desculpa da "crise". Com esse negócio de COVID-19 então, nem esperamos muito! Mas pelo menos está tudo em dia!

Você entra na PCPR como Investigador/Escrivão/Papiloscopista, ganhando $5800,00 em média, e pode se aposentar ganhando, hoje (atenção, hoje, pq estamos lutando para melhorar), uma média de 12 mil. Eu estou ganhando hoje uma média de R$7500,00, isso com 10 anos de casa, e ainda estou sem a reposição inflacionária a quase 5 anos (ingressei na Justiça e ganhei, mas o Estado recorreu, "faz parte", mas uma hora sai ... é direito constitucional a reposição inflacionária... estou encarando isso como uma "poupança obrigatória", pq quando sair um retroativo, vai ser uma maravilha, hehe)... se tivessem "pago" tudo certinho nesses quase 5 anos, inicial da PCPR seria o que estou ganhando agora... e eu já estaria qse nos 10 mil mensais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo