Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

As vezes a pessoa se encontrou no que faz e está feliz onde está.
Acho q isso é mais importante do que so dinheiro no bolso.
Especialmente quando a pessoa é AJ na sua terra de boas e pensa que vai ter que ir pra Brasólia trampar no Senado vivenciando as "companhias" dos membros daquele poder dioturnamente.

Dinheiro é muito bom, mas tem hora que não dá.

Inclusive hoje rolou no Migalhas um desabafo de um juiz do TJPA que tava sendo cobrado na Corregedoria por "demorar demais" pra tocar os processos:
https__img.migalhas.com.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__04__SL__03__SL__d62c94b7-d847-4f0b-85d3-c48b9bb579c2.jpg._PROC_CP65.jpg


Pesquisem onde fica ITAITUBA-PA e digam se vocês topariam esse angu pra ser magistrado e ganhar seus 30mil líquido por mês.
 
Saiu o resultado do MP. Fiquei em primeiro lugar e nem era o concurso que eu tava estudando \o/

agora semana que vem fazer da assembleia e encerrar minha carreira de concurseiro no CNU.
Parabéns e bem-vindo ao serviço público (se já não era servidor)!

Resultado final homologado ou ainda tem os prazos dos recursos e afins?
 
Parabéns e bem-vindo ao serviço público (se já não era servidor)!

Resultado final homologado ou ainda tem os prazos dos recursos e afins?
Já sou concursado no executivo federal.
Não foi homologado, mas o prazo de recursos já passou e a nota objetiva já é a final. Mesmo se alguém conseguir aumentar a nota discursiva não consegue me alcançar.

Salario inicial liquido 1,2k maior que o meu na união depois de 8 anos e com data-base garantido.
 
Já sou concursado no executivo federal.
Não foi homologado, mas o prazo de recursos já passou e a nota objetiva já é a final. Mesmo se alguém conseguir aumentar a nota discursiva não consegue me alcançar.

Salario inicial liquido 1,2k maior que o meu na união depois de 8 anos e com data-base garantido.
Maravilha!
Nesse caso, seja bem vindo ao serviço público fora do executivo! Kkkk

Por isso falo que concurseiro tem que fazer concurso, quando menos espera, num concurso que "apareceu" no meio do caminho, a aprovação vem.
 
As vezes a pessoa se encontrou no que faz e está feliz onde está.
Acho q isso é mais importante do que so dinheiro no bolso.
Com certeza, e quanto antes as pessoas descobrirem isso, melhor.

Vejo tanta gente escolhendo cargo apenas pelo salário, pelo status...acho isso triste demais. O melhor exemplo atual pra mim é o AFT. Fiscalizar trabalho não é moleza, cara vai ver muita coisa deprimente, não é todo mundo que aguenta não. Mas uma galera foi seduzida pelos 23k e as 900 vagas imediatas.
 
Com certeza, e quanto antes as pessoas descobrirem isso, melhor.

Vejo tanta gente escolhendo cargo apenas pelo salário, pelo status...acho isso triste demais. O melhor exemplo atual pra mim é o AFT. Fiscalizar trabalho não é moleza, cara vai ver muita coisa deprimente, não é todo mundo que aguenta não. Mas uma galera foi seduzida pelos 23k e as 900 vagas imediatas.
Pois é, eu estava estudando pro AFT (acho até que passaria), mas desisti. Se eu passar certamente vou assumir, mas pensando bem não é o trabalho que eu gostaria de realizar, sem contar que pode ser alocado em qlq lugar do Brasil, cair em um lugar ruim e ficar lá por pelo menos bons anos, e ao menos para mim, prefiro ganhar menos morando num local que me sinto bem e tenho qualidade de vida, do que mais, em um local bad e ainda longe da família e amigos, certamente eu iria gastar dinheiro em passagem aérea pra ficar vindo pra minha terra natal kkk.
 
Show de Madonna na véspera do Concurso Nacional Unificado vira dilema para fãs





Pelo amor de deus...onde que isso é dilema? Quem vai fazer o CNU e resolver ir ao show tem mais é que se lascar.
 
Show de Madonna na véspera do Concurso Nacional Unificado vira dilema para fãs





Pelo amor de deus...onde que isso é dilema? Quem vai fazer o CNU e resolver ir ao show tem mais é que se lascar.

Prioridades, né... Quem realmente prioriza passar no concurso e mudar de vida está pouco se lixando para show.
 
Prioridades, né... Quem realmente prioriza passar no concurso e mudar de vida está pouco se lixando para show.
Fala isso mas comprou ingresso para a primeira fila do show que eu sei... :sei:

Show de Madonna na véspera do Concurso Nacional Unificado vira dilema para fãs





Pelo amor de deus...onde que isso é dilema? Quem vai fazer o CNU e resolver ir ao show tem mais é que se lascar.
Quem está se dedicando para passar num concurso não vai nem se ligar a existência desse show.

Se a pessoa pensa em trocar, no fundo já sabe que não está preparada para a prova. :shrug:
 
Show de Madonna na véspera do Concurso Nacional Unificado vira dilema para fãs





Pelo amor de deus...onde que isso é dilema? Quem vai fazer o CNU e resolver ir ao show tem mais é que se lascar.
Eu ia dizer que seria bom pra dar uma filtrada, mas quem está nesse dilema nem pode ser considerado concorrente
 
Saiu o resultado do MP. Fiquei em primeiro lugar e nem era o concurso que eu tava estudando \o/

agora semana que vem fazer da assembleia e encerrar minha carreira de concurseiro no CNU.
Boa, achei muito bom essas provas que estão saindo dos MPs estão vindo sem discursiva, é um fraco pesado que eu tenho. :bem:
 
Boa, achei muito bom essas provas que estão saindo dos MPs estão vindo sem discursiva, é um fraco pesado que eu tenho. :bem:
Lá teve discursiva. Eu até me impressionei de fazer 16,4 de 20 pq achei meu texto bem bosta. Eram 2 questões e achei 15 linhas muito pouco pra responder cada uma.

Só que igual o concurso da União que passei em 2015, era prova de C/E do cebraspe, aí arrebenta os concorrentes, tanto que fiquei em 1° com 58% no final da objetiva.
 
Caras uma dúvida: quais métodos de estudo e revisão vocês utilizam!?
Digo, na hora de utilizar o material (pdf, livros ou vídeo aulas).
 
Caras uma dúvida: quais métodos de estudo e revisão vocês utilizam!?
Digo, na hora de utilizar o material (pdf, livros ou vídeo aulas).
matéria que tenho dificuldade de entender: vídeo-aula;
matéria tranquila: pdf;
matéria específica da formação: pdf/livro;
revisão: questão e 1x por semana volto no que errei na semana e dou uma estudada no assunto.

Faço isso pra conteúdos que nunca estudei. Pro que já vi no estudo para algum outro concurso, faço alguma revisão por cima do material e parto pra questão. Pra mim funciona mas só faço concurso na minha área de formação. Pra cargos de qualquer área de formação concorridos não acredito que daria certo um estudo superficial. Outro ponto é que sempre estudo por ciclos.
 
Galera, como é a constância de vocês em relação a estudo pra concurso?
Tem semana que consigo estudar todos os dias, ver teoria, questões, revisão, e em outros momentos não consigo... mesmo em reta final da preparação(falta 22 dias pro BNB e pouco mais de 50 dias pra CEF) isso acontece.

Alguma dica em relação a isso?

Outra coisa, aqueles calculos de horas de estudo diaria, vocês consideram tempo gasto com revisões(no meu caso via Anki) e questões, por exemplo? ou só conteudo novo?

Desde já agradeço glr!
 
Galera, como é a constância de vocês em relação a estudo pra concurso?
Tem semana que consigo estudar todos os dias, ver teoria, questões, revisão, e em outros momentos não consigo... mesmo em reta final da preparação(falta 22 dias pro BNB e pouco mais de 50 dias pra CEF) isso acontece.

Alguma dica em relação a isso?

Outra coisa, aqueles calculos de horas de estudo diaria, vocês consideram tempo gasto com revisões(no meu caso via Anki) e questões, por exemplo? ou só conteudo novo?

Desde já agradeço glr!
Constância perfeita não existe, todo mundo aqui que já é aprovado em algum cargo pode confirmar que teve rotinas imperfeitas, teve semana que não deu pra estudar todo dia, teve dia que não fechou o ciclo pretendido, isso é normal. Claro, não pode partir do pressuposto de que é normal dar umas falhadas pra justificar falhar sempre, negócio é ter metas realistas tanto dentro do universo geral do que é possível estudar com qualidade, como dentro da sua realidade de tempo pra dedicar a isso.

E, claro, quando bater o desânimo sempre rola aquele incentivo de olhar o saldo da conta, brincar de ver portal da transparência do órgão que vc tá almejando, isso costuma dar um up legal kkkk

Cálculo de horas eu admiro quem faz, mas na real considero mais relevante pra quem é muito iniciante, depois de um tempo você meio "sente" quando rendeu ou não e sabe que tempo é apenas uma métrica relativa e não absoluta (6 horas de estudo "daquele jeito" podem te render menos resultado que 2h de estudo com qualidade de verdade). Dito isto, qualquer estudo é estudo, seja conteúdo novo, seja revisão, seja leitura, seja resolvendo questões. Sentou pra revolver matéria e usar o cérebro, é estudo.
 
Pessoal, estou estudando para o TCU e sou formado em engenharia. Gostaria de aproveitar melhor as oportunidades na área de controle, alguns concursos exigem formação específica, uma delas, sendo Contabilidade, e uma concurso que deve exigir isso é o TCE-PR. Com isso, existe alguma forma mais rápida de conseguir o título de graduação, ou equivalente, como tecnólogo, em Contabilidade? Sei que vez ou outra abrem vagas para engenharia, mas geralmente é para engenharia civil, a qual não é a minha formação, também não é uma área que tenho interesse.

OBS.: Eu trabalho e estudo, então não gostaria de gastar muito tempo com isso, prefiro investir o tempo estudando para o concurso, o ideal seria ser possível conseguir com alguma pós-graduação, mas sei que não deve ser viável.
 
Pessoal, estou estudando para o TCU e sou formado em engenharia. Gostaria de aproveitar melhor as oportunidades na área de controle, alguns concursos exigem formação específica, uma delas, sendo Contabilidade, e uma concurso que deve exigir isso é o TCE-PR. Com isso, existe alguma forma mais rápida de conseguir o título de graduação, ou equivalente, como tecnólogo, em Contabilidade? Sei que vez ou outra abrem vagas para engenharia, mas geralmente é para engenharia civil, a qual não é a minha formação, também não é uma área que tenho interesse.

OBS.: Eu trabalho e estudo, então não gostaria de gastar muito tempo com isso, prefiro investir o tempo estudando para o concurso, o ideal seria ser possível conseguir com alguma pós-graduação, mas sei que não deve ser viável.
Dentro dos concursos tem partes em que não adianta tentar cortar caminho, exigência de graduação específica é uma delas. Pelo que vi no último concurso de analista do TCE pra área contábil a exigência era diploma de nível superior em Ciências Contábeis, de modo que os tecnólogos em Ciências Contábeis com 2 anos de duração poderiam valer, mas exige registro no conselho de classe, ou seja, precisa ser um curso que te dá o registro no CRC. Atendendo a esses requisitos, seria o caminho mais curto, mas ainda são dois anos no mínimo pra tecnólogo, o máximo que você conseguiria é se a faculdade escolhida aceitasse reaproveitar algumas matérias da sua grade curricular antiga, mas aí vai de cada instituição.
 
Dentro dos concursos tem partes em que não adianta tentar cortar caminho, exigência de graduação específica é uma delas. Pelo que vi no último concurso de analista do TCE pra área contábil a exigência era diploma de nível superior em Ciências Contábeis, de modo que os tecnólogos em Ciências Contábeis com 2 anos de duração poderiam valer, mas exige registro no conselho de classe, ou seja, precisa ser um curso que te dá o registro no CRC. Atendendo a esses requisitos, seria o caminho mais curto, mas ainda são dois anos no mínimo pra tecnólogo, o máximo que você conseguiria é se a faculdade escolhida aceitasse reaproveitar algumas matérias da sua grade curricular antiga, mas aí vai de cada instituição.

A informação que eu tenho é por aí mesmo, e pelo o que pesquisei também. Postei aqui para ver se alguém tinha algum milagre, sendo esse o caminho acho que não vale a pena para mim, têm boas oportunidades que exigem formação em nível superior, como o próprio TCU, que é meu objetivo final. Infelizmente alguns tribunais ainda exigem formação específica, como é o caso do TCE-PR, fico triste por ser no meu estado.

Se eu estivesse apenas estudando possivelmente entraria em algum tecnólogo, mas acredito que não vale a pena sacrificar tempo de estudo por isso, haja vista que já estou em um emprego bom.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo