[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Você é foda (no melhor sentido e com o perdão da má palavra). Muito obrigado. E entre o Deepcool Lucifer v2 e o Schyte Fuma 2 que você recomendou acima, qual dos dois?

Bom saber que acabei contribuindo positivamente ha ha

Na minha opinião consideraria o Fuma 2.
Ele é mais baixo com melhor compatibilidade em gabinetes.

Ele tem também melhor compatibilidade com slots ram.
Fuma 2
Fuma-2-Abmessung_01.jpg

Lucifer V2
7f92654ff46940e58ce5783e4b66f831.jpg

É possível também usar apenas a fan central, podendo ser uma opção de cooler mais compacto.
Já o da Deepcool a fan teria ficar na frente ou atrás do dissipador, necessitando de espaço extra.

O Fuma 2 acompanha uma chave philips comprida.
Já o Deepcool não acompanha essa ferramenta, necessária para instalar com a placa mãe dentro do gabinete.

Gostaria de uma ajuda.

Estou um tanto insatisfeito com as temperaturas do Ryzen 3700x com um Cooler Master 212x... cogitei um WC CxB e achei o Deepcool Maelstrom 240t...

Acham que seria uma boa troca sair do CM 212x para o DC Maelstrom 240t?

Obrigado.

Gostaria de uma ajuda.

Estou um tanto insatisfeito com as temperaturas do Ryzen 3700x com um Cooler Master 212x... cogitei um WC CxB e achei o Deepcool Maelstrom 240t...

Obrigado.

Qual está sendo a temperatura em stock e full ?

Aqui com o NH-D15 da Nóctua está tranquilo.. full não ta passando de 70º

20190909-163604.jpg

Gostaria de uma ajuda.

Obrigado.
Velho to meio por fora, não vi nenhum teste recente com esse Deepcool.

Mas te digo uma coisa, não ache que por ser um water cooler ele seja melhor que um air cooler, pesquise bastante antes de comprar outro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

20190909-163604.jpg
Esse Noctua é demais, ainda vou ter um!

Eu acho as temp do 3700x muito esquisitas... várias vezes o "idle" é mais quente que o full load...
em uns 28C de temp ambiente, em "idle" pode chegar em mais de 70C... mas rodando o cinebench r15 não passa de 68C

o boost do CPU (com e sem PBO) é muito estranho pra mim... as temps e as voltagens são muito dinâmicas

Não sei se já viram, mas agora tem coolers da BeQuiet! na WAZ.

O Dark Rock Slim por R$ 569 é uma das coisas mais sem sentido que eu já vi na vida. Essa loja se supera nas bizarrices.
Eu ia comprar o TF que é praticamente o mais caro deles por menos de 400 em Portugal.

Não falei nada sobre o preço porque seria chover no molhado.

Pessoal
Na compra de um air cooler, oque devo levar mais em consideração: Numero de Torre ( 1 ou 2 ), Numero de Tubos (2 a 6), Fluxo de ar, Numero de coolers ( 1 a 3 ), Tamanho do cooler ( 90 a 140mm ) ?

Pessoal
Na compra de um air cooler, oque devo levar mais em consideração: Numero de Torre ( 1 ou 2 ), Numero de Tubos (2 a 6), Fluxo de ar, Numero de coolers ( 1 a 3 ), Tamanho do cooler ( 90 a 140mm ) ?

O cooler como um todo, veja reviews dele. Tem muito cooler aí com especificações de tabela bem atraentes (ex: meu MA610P), mas que na prática não desempenha como realmente deveria, assim como há outros que são tecnicamente simples mas funcionam muito bem.

Em teoria, quanto mais heatpipes, melhor, porque haverá mais vias por onde o calor pode ser transferido. Número de fans, tamanho e as specs deles influencia na troca de calor, mas não adianta nada ter 2 fans (push-pull) se forem fracos demais como ocorre em alguns modelos (principalmente nos xing lings).

Última edição:
O cooler como um todo, veja reviews dele. Tem muito cooler aí com especificações de tabela bem atraentes (ex: meu MA610P), mas que na prática não desempenha como realmente deveria, assim como há outros que são tecnicamente simples mas funcionam muito bem.

Em teoria, quanto mais heatpipes, melhor, porque haverá mais vias por onde o calor pode ser transferido. Número de coolers e tamanho influencia na troca de calor, mas não adianta nada ter 2 fans (push-pull) se forem fracos demais como ocorre em alguns modelos (principalmente nos xing lings).

Pois é encontrei um com comentários bem positivo, varios BR fizeram compra, alguns usando até mesmo em FX, dizendo que ficou muito bom a temperatura... um até mesmo disse ser melhor que um modelo noctua... Nao sei se ja chegou a ver, pois comentei sobre ele antes...
Alseye H120D

Quero algo só pra segurar meu Ryzen 2600 abaixo dos 60... pois no cooler box em IDE batendo até 51ºC, e em jogos 65ºC ( Jogos leves ).

Eu acho as temp do 3700x muito esquisitas... várias vezes o "idle" é mais quente que o full load...
em uns 28C de temp ambiente, em "idle" pode chegar em mais de 70C... mas rodando o cinebench r15 não passa de 68C

o boost do CPU (com e sem PBO) é muito estranho pra mim... as temps e as voltagens são muito dinâmicas

Essas temperaturas parecem normais.
Acho que até ficaram muito boas em comparação com outros resultados que vi.

Veja um review aqui, 3700X com NH-U12 66C.
Segundo um colega aqui, 3700X NH-U12S em navegando 50C e jogos 70C.

Pois é encontrei um com comentários bem positivo, varios BR fizeram compra, alguns usando até mesmo em FX, dizendo que ficou muito bom a temperatura... um até mesmo disse ser melhor que um modelo noctua... Nao sei se ja chegou a ver, pois comentei sobre ele antes...
Alseye H120D

Quero algo só pra segurar meu Ryzen 2600 abaixo dos 60... pois no cooler box em IDE batendo até 51ºC, e em jogos 65ºC ( Jogos leves ).

Dá uma conferida na linha Gammaxx da DeepCool, MA410P e 212 Black RGB da CM. Pelos testes que vi, a versão RGB (fan Masterfan Air Balance) apresenta temperaturas menores em relação a versão sem led (com fan Silencio), já serão excelentes upgrades em relação ao seu cooler box.

Aqui o meu MA610P segura meu R7 em 3.6ghz bem abaixo dos 60º, jogando GTA V ele não passa de 48º.

Hoje eu fiz a compra de um cooler chinês CxB por apenas 220 reais, o Gelid Sirocco, vi reviews e ele é um pouco melhor que um dark rock 4, quase igual um scythe fuma rev. B.

Só que como garimpei demais, acabei encontrando ele em uma loja que nunca ouvi falar, só havia o comentário de um brasileiro no outro cooler da marca, o Gelid Phantom. Espero que dê tudo certo... Vejam só https://www.joybuy.com/600463627.html

Review 1: https://www.techtesters.eu/gelid-sirocco-review/
Review 2: https://www.unboxingtreatment.com/2019/06/unboxing-review-gelid-sirocco-cpu-cooler.html

Tabela de temperaturas mais recente desse primeiro site de reviews:

mbBnPPe.png

Última edição:
Vocês sabem se o cooler AMD Wraith Max (o novo que tem LED RGB) aguenta bem um overclock em um 1600? Ele é equiparável a qual cooler no mercado?

Acho esse cooler muito bonito, um dos poucos que me agradam visualmente.

Vocês sabem se o cooler AMD Wraith Max (o novo que tem LED RGB) aguenta bem um overclock em um 1600? Ele é equiparável a qual cooler no mercado?

Acho esse cooler muito bonito, um dos poucos que me agradam visualmente.
Usa o programa da placa mãe pra testar os overclocks.

É prq não estou com o processador ainda não, preciso comprar um cooler para quando ele chegar.
Acho que safa no limite.
Eu usei por um tempo (1 dia) o cooler do R5 no meu R7 (o original é um pouco maior e melhor, mas ainda assim menor que o Wraith Max) e supriu bem. E ele estava com over para 3,75GHz

qual coolers voces recomendam ?

pcyes calafrios - 33 reais
nzxt fz 200 - 34 reais
akasa viper - 54 reais

Dá uma conferida na linha Gammaxx da DeepCool, MA410P e 212 Black RGB da CM. Pelos testes que vi, a versão RGB (fan Masterfan Air Balance) apresenta temperaturas menores em relação a versão sem led (com fan Silencio), já serão excelentes upgrades em relação ao seu cooler box.

Aqui o meu MA610P segura meu R7 em 3.6ghz bem abaixo dos 60º, jogando GTA V ele não passa de 48º.

Imagino que você tenha visto esse review aqui.
Achei bem estranho essa diferença de desempenho, não parece normal.
Já tive essa fan sem led e não vi problema de desempenho com relação a outras que tive.

Veja esse outros reviews aqui e aqui.
A diferença é praticamente a mesma, considerando a margem de erro.

Fiz a instalação do Scythe Fuma 2 no PC da minha assinatura. Seguem os testes que eu fiz e os detalhes da configuração. Disclaimer: minha metodologia passa longe de ser científica, foi só um teste amador pra ajudar quem tem interesse no cooler com um Ryzen terceira geração mesmo.

Gabinete: Cooler Master HAF 912 Plus
Fans: 1 de 200mm puxando ar pra dentro, na parte da frente do gabinete, 1 de 200mm no topo do gabinete e 1 de 120mm no fundo como exaustão.
Teste: AIDA64 stress test por 10 minutos (CPU, FPU, cache, memória e GPU), pra ser o pior caso possível. Cinebench R20.
Ajustes: fan curve customizada e idêntica pros dois coolers (fan a 30% com temperatura até 50°C, 50% entre 50 a 60°C, 75% entre 60 e 75°C, 100% acima de 80°C)
Pasta térmica: stock no cooler BOX, Cooler Master Mastergel Maker no Scythe
Versão AGESA: 1.0.0.3abb (ainda não tem a abba estável pra minha mobo, só beta), PBO desabilitado
Temperatura ambiente:
tá quente bagarai em BH hoje, mas não tenho termômetro em casa. No celular fala 32°C na minha região, deve estar uns 30°C dentro de casa.

Resultados com Wraith Prism

Idle (só o Ryzen Master aberto): 47° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 93,4°C, fan a 2947 rpm
Clock: oscilando entre 3875 e 3925 MHz
Cinebench R20: 4645 de score - 77,3°C de temperatura

Resultados com Scythe Fuma 2

Idle (só o Ryzen Master aberto): 39° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 80,7°C, fans a 1286 rpm
Clock: oscilando entre 3975 e 4050 MHz
Cinebench R20: 4688 de score - 68,0°C de temperatura

Comentários: O que chama mais a atenção é o silêncio. Com os dois fans a 100% faz muito menos barulho que o Wraith Prism em qualquer velocidade. Em tarefas normais, como navegar na internet e coisas do gênero, ele é completamente inaudível dentro do gabinete, e mesmo com os fans a 100% o barulho não incomoda. É muito mais silencioso que o Hyper 212 Plus que usava no 3770K que tinha também.
Nas temperaturas, as diferenças foram muito significativas e rendeu 100~150Mhz de boost extra em teste sintético, o que eu não esperava. Temperaturas em média 10°C mais baixas em qualquer situação, e com mais desempenho ainda por cima. Vou até animar de ligar o PBO agora, mesmo com a temperatura ambiente alta em BH.
Montagem é tranquila, manual poderia ser melhor explicado mas dá conta do recado. O cooler não tampa as memórias e não interfere com os VRMs ou com a VGA no slot ao lado, é bem "compacto" pros padrões de dual tower.
Paguei R$321 nele na Terabyte, então não é um cooler barato. Mas comparado com o Noctua NH-U12A que eu estava pensando em pegar, é metade do preço pra um desempenho muito similar, pelo que vi em reviews. Medido e pesado, to bastante satisfeito.

galera, o cooler box do meu pc morreu, tinha um hyper tx3 evo jogado aqui e o maldito fan tbm não ta funcionando, então é melhor trocar logo o conjunto todo
Vi muita gente recomendando esse CoolerMaster MasterAir MA410P, algum proprietário pode me dizer se as presilhas que fixam na MOBO são frágeis? Pq no Hyper TX3 Evo era só 1mm pro lado e o bixo já entortava, daí vinha todo problema de tirar tudo, trocar a pasta térmica e encaixar tudo denovo..

20190909-163604.jpg
cara, eu estou de olho nesses Noctua, porém em todos os lugares aonde eu vejo, ele não está listado com o socket AM4, e no site na Noctua diz que precisamos de um kit para isso.

Aonde você comprou o seu ?? Você precisou entrar em contato com o fabricante e pedir esse kit am4 , ou ele já veio no pacote ??

Users who are viewing this thread

Voltar