Fiz a instalação do Scythe Fuma 2 no PC da minha assinatura. Seguem os testes que eu fiz e os detalhes da configuração. Disclaimer: minha metodologia passa longe de ser científica, foi só um teste amador pra ajudar quem tem interesse no cooler com um Ryzen terceira geração mesmo.
Gabinete: Cooler Master HAF 912 Plus
Fans: 1 de 200mm puxando ar pra dentro, na parte da frente do gabinete, 1 de 200mm no topo do gabinete e 1 de 120mm no fundo como exaustão.
Teste: AIDA64 stress test por 10 minutos (CPU, FPU, cache, memória e GPU), pra ser o pior caso possível. Cinebench R20.
Ajustes: fan curve customizada e idêntica pros dois coolers (fan a 30% com temperatura até 50°C, 50% entre 50 a 60°C, 75% entre 60 e 75°C, 100% acima de 80°C)
Pasta térmica: stock no cooler BOX, Cooler Master Mastergel Maker no Scythe
Versão AGESA: 1.0.0.3abb (ainda não tem a abba estável pra minha mobo, só beta), PBO desabilitado
Temperatura ambiente: tá quente bagarai em BH hoje, mas não tenho termômetro em casa. No celular fala 32°C na minha região, deve estar uns 30°C dentro de casa.
Resultados com Wraith Prism
Idle (só o Ryzen Master aberto): 47° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 93,4°C, fan a 2947 rpm
Clock: oscilando entre 3875 e 3925 MHz
Cinebench R20: 4645 de score - 77,3°C de temperatura
Resultados com Scythe Fuma 2
Idle (só o Ryzen Master aberto): 39° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 80,7°C, fans a 1286 rpm
Clock: oscilando entre 3975 e 4050 MHz
Cinebench R20: 4688 de score - 68,0°C de temperatura
Comentários: O que chama mais a atenção é o silêncio. Com os dois fans a 100% faz muito menos barulho que o Wraith Prism em qualquer velocidade. Em tarefas normais, como navegar na internet e coisas do gênero, ele é completamente inaudível dentro do gabinete, e mesmo com os fans a 100% o barulho não incomoda. É muito mais silencioso que o Hyper 212 Plus que usava no 3770K que tinha também.
Nas temperaturas, as diferenças foram muito significativas e rendeu 100~150Mhz de boost extra em teste sintético, o que eu não esperava. Temperaturas em média 10°C mais baixas em qualquer situação, e com mais desempenho ainda por cima. Vou até animar de ligar o PBO agora, mesmo com a temperatura ambiente alta em BH.
Montagem é tranquila, manual poderia ser melhor explicado mas dá conta do recado. O cooler não tampa as memórias e não interfere com os VRMs ou com a VGA no slot ao lado, é bem "compacto" pros padrões de dual tower.
Paguei R$321 nele na Terabyte, então não é um cooler barato. Mas comparado com o Noctua NH-U12A que eu estava pensando em pegar, é metade do preço pra um desempenho muito similar, pelo que vi em reviews. Medido e pesado, to bastante satisfeito.