[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Do D14 pro D15 tem muita diferença?? Indicariam algum outro que se assemelha ao desempenho deles??
Acho que muda uma das fans e o D15 ser compatível com memórias altas. Acho que na parte de engenharia, melhoraram a dissipação de calor.
Equivalentes, só conheço o Dark Rock, o R1 Ultimato/Universal e o Assassins 2.
São 3 que são bem próximos do D15
 
Acho que muda uma das fans e o D15 ser compatível com memórias altas. Acho que na parte de engenharia, melhoraram a dissipação de calor.
Equivalentes, só conheço o Dark Rock, o R1 Ultimato/Universal e o Assassins 2.
São 3 que são bem próximos do D15
Tirando o assassins 2 esses ai eu vi mas no brasil não se acha ai é difícil
 
Tirando o assassins 2 esses ai eu vi mas no brasil não se acha ai é difícil
O Assassins ainda tem disponível em algumas lojas.
O R1 vendeu bastante, mas com alguns problemas da Cryorig, afetou alguns países e aqui que tinha a USMA vendendo, não tem disponível por um bom tempo.
O Dark Rock, não era comercializado oficialmente aqui, só usados, mas agora a WAZ tem trazido alguns modelos oficialmente.
 
Fiz a instalação do Scythe Fuma 2 no PC da minha assinatura. Seguem os testes que eu fiz e os detalhes da configuração. Disclaimer: minha metodologia passa longe de ser científica, foi só um teste amador pra ajudar quem tem interesse no cooler com um Ryzen terceira geração mesmo.

Gabinete: Cooler Master HAF 912 Plus
Fans: 1 de 200mm puxando ar pra dentro, na parte da frente do gabinete, 1 de 200mm no topo do gabinete e 1 de 120mm no fundo como exaustão.
Teste: AIDA64 stress test por 10 minutos (CPU, FPU, cache, memória e GPU), pra ser o pior caso possível. Cinebench R20.
Ajustes: fan curve customizada e idêntica pros dois coolers (fan a 30% com temperatura até 50°C, 50% entre 50 a 60°C, 75% entre 60 e 75°C, 100% acima de 80°C)
Pasta térmica: stock no cooler BOX, Cooler Master Mastergel Maker no Scythe
Versão AGESA: 1.0.0.3abb (ainda não tem a abba estável pra minha mobo, só beta), PBO desabilitado
Temperatura ambiente:
tá quente bagarai em BH hoje, mas não tenho termômetro em casa. No celular fala 32°C na minha região, deve estar uns 30°C dentro de casa.

Resultados com Wraith Prism

Idle (só o Ryzen Master aberto): 47° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 93,4°C, fan a 2947 rpm
Clock: oscilando entre 3875 e 3925 MHz
Cinebench R20: 4645 de score - 77,3°C de temperatura

Resultados com Scythe Fuma 2

Idle (só o Ryzen Master aberto): 39° C
Full depois de 10 minutos de teste de stress: 80,7°C, fans a 1286 rpm
Clock: oscilando entre 3975 e 4050 MHz
Cinebench R20: 4688 de score - 68,0°C de temperatura

Comentários: O que chama mais a atenção é o silêncio. Com os dois fans a 100% faz muito menos barulho que o Wraith Prism em qualquer velocidade. Em tarefas normais, como navegar na internet e coisas do gênero, ele é completamente inaudível dentro do gabinete, e mesmo com os fans a 100% o barulho não incomoda. É muito mais silencioso que o Hyper 212 Plus que usava no 3770K que tinha também.
Nas temperaturas, as diferenças foram muito significativas e rendeu 100~150Mhz de boost extra em teste sintético, o que eu não esperava. Temperaturas em média 10°C mais baixas em qualquer situação, e com mais desempenho ainda por cima. Vou até animar de ligar o PBO agora, mesmo com a temperatura ambiente alta em BH.
Montagem é tranquila, manual poderia ser melhor explicado mas dá conta do recado. O cooler não tampa as memórias e não interfere com os VRMs ou com a VGA no slot ao lado, é bem "compacto" pros padrões de dual tower.
Paguei R$321 nele na Terabyte, então não é um cooler barato. Mas comparado com o Noctua NH-U12A que eu estava pensando em pegar, é metade do preço pra um desempenho muito similar, pelo que vi em reviews. Medido e pesado, to bastante satisfeito.
estava pensando no wraith Prism e agora fiquei veiaco kkkkk

será que ele segura um R5 3600 por sem um processador intermediario ?
 
O Assassins ainda tem disponível em algumas lojas.
O R1 vendeu bastante, mas com alguns problemas da Cryorig, afetou alguns países e aqui que tinha a USMA vendendo, não tem disponível por um bom tempo.
O Dark Rock, não era comercializado oficialmente aqui, só usados, mas agora a WAZ tem trazido alguns modelos oficialmente.
Vi um cooler no ml o nome é akasa Venom medusa ele é ruim? A construção dele se assemelha a desses coolers citados e o preço tá até bom...
 
Se você for comprar novo tem o modelo AM4 que já é compatível, mas se você optar por comprar o modelo NH-D15S ou NH-D15 (a versão S é assimétrico permitindo usar sem risco de encostar nas VGAs), ele não suporta nativamente o AM4 e realmente precisa do kit.

O Kit você pode comprar via Mercado Livre ou Pelo WAZ por volta de 40 a 50 reais que foi o meu caso (confirme se é o modelo certo pois existe dois kits de adaptação para modelos de coolers diferentes)

ou

Você pode em posse da nota fiscal do cooler NH-D15S ou NH-D15 + nota fiscal da sua placa mãe AM4 ou do Processador AM4 entrar no site da Noctua e pedir gratuitamente, normalmente eles enviam entre 3 a 5 dias depois de solicitado, não tem rastreio e o prazo é de mais ou menos 25 a 45 dias para chegar ao BR.

No meu caso eu comprei o cooler via Mercado Livre de um amigo aqui do Fórum, paguei 350 reais e comprei o kit AM4 de adaptação por 50 reais, depois de receber certinho eu fiz a solicitação de um novo kit de adaptação para a noctua para revender no ML e recuperar os 50 reais que paguei no meu.

Dica, se for comprar procura o modelo NH-D15S, ele vem com apenas uma fan ao invés de duas, porem a eficácia é praticamente a mesma, como disse a cima a S é uma versão melhorada da normal.

Noctua.jpg


Qualquer dúvida estamos ae.
Olá, pergunta: esse kit chegou em quantos dias?
 
Olá, pergunta: esse kit chegou em quantos dias?
Acho mais jogo comprar, porque demora mesmo.
O meu do U9S demorou acho que um mês.
Depois no dia 10/09 eles enviaram um par de presilhas e até agora nada...
Morre aí uns 50 reais e compra pra não esperar...
Ou reza pra comprar o D15 que já venha com o AM4 ou perder dinheiro pro D15S que vem com 1 fan apenas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi um cooler no ml o nome é akasa Venom medusa ele é ruim? A construção dele se assemelha a desses coolers citados e o preço tá até bom...
Também tinha visto, acho que eles não são equivalentes a esses tops, mas pelo custo não deve deixar muito a desejar não
 
estava pensando no wraith Prism e agora fiquei veiaco kkkkk

será que ele segura um R5 3600 por sem um processador intermediario ?

Ele não tem problema em "segurar" o Ryzen 7 3700X, só faz muito barulho enquanto segura. :p Se barulho não for preocupação pra você e o preço estiver bom, ele com certeza é melhor que o cooler BOX que vem nos Ryzen 5. O negócio é que pelo preço médio que ele geralmente aparece (~200-250), você consegue coisa equivalente e mais silenciosa, como o Cooler Master Hyper 212.
 
Ele não tem problema em "segurar" o Ryzen 7 3700X, só faz muito barulho enquanto segura. :p Se barulho não for preocupação pra você e o preço estiver bom, ele com certeza é melhor que o cooler BOX que vem nos Ryzen 5. O negócio é que pelo preço médio que ele geralmente aparece (~200-250), você consegue coisa equivalente e mais silenciosa, como o Cooler Master Hyper 212.
tenho um Hyper 212x aqui num PC do trabalho ( que não precisa ) mas não tenho o adaptador para o AM4 e não achei disponivel para compra, mandei um email pra cooler master pra ver se eles me enviam um,

Sobre o cooler AMD o wraith Prism eu gostei da beleza dele kkk acho que pro R5 3600 acho que não terá muitos problemas, o preço que eu achei foi 150/160 no aliexpress
 
tenho um Hyper 212x aqui num PC do trabalho ( que não precisa ) mas não tenho o adaptador para o AM4 e não achei disponivel para compra, mandei um email pra cooler master pra ver se eles me enviam um,

Sobre o cooler AMD o wraith Prism eu gostei da beleza dele kkk acho que pro R5 3600 acho que não terá muitos problemas, o preço que eu achei foi 150/160 no aliexpress
Não custa tentar, mas esse Pós venda da CM é uma bosta.
Eu tinha um MasterAir Maker e entrei em contato com eles para conseguir o kit AM4 e eles simplesmente falaram que não davam mais suporte porque o Maker foi descontinuado no Brasil (Ainda restavam 4 anos de garantia quase) e que o bracket AM4 não era um item de garantia.

Aí você vai na Corsair faltando 1 semana e eles dão sem falar nada.
Noctua IDEM.
 
tenho um Hyper 212x aqui num PC do trabalho ( que não precisa ) mas não tenho o adaptador para o AM4 e não achei disponivel para compra, mandei um email pra cooler master pra ver se eles me enviam um,

Sobre o cooler AMD o wraith Prism eu gostei da beleza dele kkk acho que pro R5 3600 acho que não terá muitos problemas, o preço que eu achei foi 150/160 no aliexpress

Fica de olho no Mercado Livre que de vez em quando aparece um por lá. Eu tinha um Hyper 212 Plus e consegui o adaptador lá por 50 pratas, mas vendi tudo quando vi que o Prism era equivalente a ele. Outra opção é comprar da loja da Europa, está em estoque lá:


Esse kit completo substitui o adaptador que era vendido separado (código RR-AM4B-H212-S1 ) e que a Cooler Master não vai fabricar mais.

 
Meu Corsair H80i V2 aparentemente apresentou problema, bomba ou fluido, colocava a mão na mangueira e estava extremamente quente.
Em idle o processador Ryzen 7 1800x sem over ficava 40 a 50 graus com TEMP ambiente 26ºC, ingame 70ºC fácil, tinha momentos que o PC desligava por superaquecimento. Fiz troca de pasta térmica duas vezes e mesma merda.

Comprei um DEEPCOOL GAMMAXX 400 SILENTE 120MM para substituir o H80i V2 enquanto aciono o RMA.
Fiz o teste 100% stress no CPU com temp ambiente 26ºC o bicho não passava de 54ºC.

Coolerzim barato e muito bom. Recomendadíssimo.
 
Na loja que explode tem o gammaxx GTE por 105+frete, vale a pena ou é melhor pegar o gammaxx 400?
 
Última edição:
Pelo que da para perceber pelas especificações e foto ambos são iguais apenas o GTE tendo alguns mimos a mais como acabamento preto sobre ele e fan RGB
Obrigado.
Procurei sobre esse GTE e não achei nada sobre o desempenho
Vou dar uma limpa no meu navegador, algo bugou
 
cara, eu estou de olho nesses Noctua, porém em todos os lugares aonde eu vejo, ele não está listado com o socket AM4, e no site na Noctua diz que precisamos de um kit para isso.

Aonde você comprou o seu ?? Você precisou entrar em contato com o fabricante e pedir esse kit am4 , ou ele já veio no pacote ??
O dele é o D15S que vem com 1 fan e já vem com o kit AM4.
Tem também o modelo D15SE que vem com as 2 fans e o kit AM4.

Porém ano passado a Noctua tinha informado quealguns dos seus modelos viriam com o suporte AM4, caso não tivessem, no caso o D15 (puro).
Mas não sabemos se chegaram a vir pro Brasil esses modelos.

Na WAZ o D15SE (AM4) está 50 reais mais barato que o D15
 
O dele é o D15S que vem com 1 fan e já vem com o kit AM4.
Tem também o modelo D15SE que vem com as 2 fans e o kit AM4.

Porém ano passado a Noctua tinha informado quealguns dos seus modelos viriam com o suporte AM4, caso não tivessem, no caso o D15 (puro).
Mas não sabemos se chegaram a vir pro Brasil esses modelos.

Na WAZ o D15SE (AM4) está 50 reais mais barato que o D15

Quando estava na dúvida se iria comprar um Noctua, perguntei pra Waz pelo Whatsapp se o que eles tinham em estoque já incluia o kit AM4 e eles disseram que sim. Mas eu perguntei pra outro modelo, então é melhor confirmar.
 
Quando estava na dúvida se iria comprar um Noctua, perguntei pra Waz pelo Whatsapp se o que eles tinham em estoque já incluia o kit AM4 e eles disseram que sim. Mas eu perguntei pra outro modelo, então é melhor confirmar.
Provavelmente é esse SE, que só vem suporte AMD.
Como você só vai usar esse agora, eu tentaria pedir depois pra Noctua um bracket Intel depois
 
Provavelmente é esse SE, que só vem suporte AMD.
Como você só vai usar esse agora, eu tentaria pedir depois pra Noctua um bracket Intel depois

Acho que não, a noctua passou a incluir os adaptadores AM4 na maioria dos coolers a partir deste ano. O que precisa saber é se o cooler é lote antigo ou novo. Se for do lote novo, já vai estar escrito AM4 na lista de compatibilidade da caixa, sendo modelo SE ou normal.

Eu também estava interessado em outro modelo de cooler, e mandei uma mensagem perguntando a mesma coisa e eles confirmaram que já era do lote novo com o adaptador AM4 incluído. Da pra saber simplesmente lendo a caixa, e eles fazem isso se você perguntar.

Link para a lista dos modelos que passaram a incluir o adaptador AM4 de fábrica a partir deste ano:


De qualquer forma, se for mais barato o SE e for usar em AM4, eu nem consideraria o mais caro.
 
Acho que não, a noctua passou a incluir os adaptadores AM4 na maioria dos coolers a partir deste ano. O que precisa saber é se o cooler é lote antigo ou novo. Se for do lote novo, já vai estar escrito AM4 na lista de compatibilidade da caixa, sendo modelo SE ou normal.

Eu também estava interessado em outro modelo de cooler, e mandei uma mensagem perguntando a mesma coisa e eles confirmaram que já era do lote novo com o adaptador AM4 incluído. Da pra saber simplesmente lendo a caixa, e eles fazem isso se você perguntar.

Link para a lista dos modelos que passaram a incluir o adaptador AM4 de fábrica a partir deste ano:


De qualquer forma, se for mais barato o SE e for usar em AM4, eu nem consideraria o mais caro.
Perfeito.
Essa era a dúvida, qual era o lote da WAZ.
 
D14 na OLX por 300 bozos. Quem está na busca...
 
galera algum cooler pra segurar legalzinho um 3600 que pretendo comprar ou até mesmo um 1600, aqui em casa época de calor parece uma padaria :( uso aqui um guerreiro hyper tx3 e gostaria de um cooler com ótimo CxB
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

galera algum cooler pra segurar legalzinho um 3600 que pretendo comprar ou até mesmo um 1600, aqui em casa época de calor parece uma padaria :( uso aqui um guerreiro hyper tx3 e gostaria de um cooler com ótimo CxB

Pena que não pode apagar :thinking: é o tal do perguntar antes de pesquisar kkkk o meu tx3 serve pro ryzen :)
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo