Eu também não acho. E te garanto que não é apenas eu e o mur que achamos... pergunte para a galera das antigas aqui do fórum, que respiram games, viciados como nós, terão a mesma resposta (talvez um ou outro concorde contigo). Eu não vou falar de usuários que são novos no ramo (não no fórum, em computadores mesmo), pois Crysis provavelmente será a coisa mais revolucionária que eles acharão.
Você age de uma forma tão parcial, que fica meio complicado concordar em um ou outro ponto contigo, pois para você o jogo é perfeito, e quando o cara chega nesse ponto, já dá para perceber que não ainda criticar. Não sei se você é novo ou não, mas vou usar a sua própria afirmação que mal jogou S.T.A.L.K.E.R. por exemplo, pois esse papo furado de 8 Km de extensão, luzes dinâmicas e blá, blá, blá, tudo isso ele tem. E outras inovações, outros clássicos trouxeram durante os últimos anos.
Texturas em alta resolução, Física, Shader, Parallax, Bump Mapping, Normal Maps, etc. Tudo já foi usado antes, e não é privilégio de Crysis. Ele de fato (até onde eu sei) não utiliza nenhum efeito que nunca foi utilizado antes, só aprimorou aquilo que existe.
Bom cara... Novamente
inovar
do Lat. innovare
v. tr.,
tornar novo;
mudar ou alterar as coisas, introduzindo-lhes novidades;
renovar.
Se ele aprimorou algum efeito adicionando alguma coisa nova, já é inovação.
E eu sou das antigas, jogo desde a epoca do Duke Nukem 3D. Pode ter gente mais velha que eu, mas pra mim, essa epoca já é das antigas.
Stalker eu não joguei pois não gostei muito do jogo, eu achei ele bom, legalzinho e tudo mais, só que não fui muito com o jogo.
Seguindo o conceito de vocês, sombras já existem a um tempão, então Stalker também não inovou, pois só melhorou o efeito Sombras que já existiam.
Dentro dos três que citei, muita coisa já não é vista nos jogos.
O Efeito de congelar, nunca vi em outro jogo ( O Shader mostrando a sua visão congelando ) , Os raios SOLARES dentro dagua, fora dagua.