Olha, eu não me lembro de CDPR ficar batendo na tecla da IA da cidade e sim na imersão de forma geral. Eu lembro de um video eu acho que eles chegam a comentar que a Night City seria a maior e mais viva cidade já feita, onde os NPCs teriam ciclos completos de dia-noite. Mas confesso que dizer isso sem especificar exatamente o que "imersivo" "vivo" e "ciclos" quer dizer é meio vago. Porém eu concordo que por uma questão natural, se esperava que os NPCs tivessem um aprimoramento nessa parte, já que TW3 lançou o quê? 8 anos atrás?
Porém o que eu acho que vcs tão apontando é realmente muito complicado de fazer, principalmente se é a primeira vez que vc faz. O GTA e RDR tem ao todo 7 jogos? É um background de conhecimento difícil de superar. Porém eu acho que dava sim pra fazer coisas aleatórias rolarem na cidade, só que ai eu acho que esbarra no estilo da CDPR de fazer RPG. Porque todos esses momentos eles estão documentados naquelas quests de polícia e roubo (tirando as secundárias de fato). Meio que não existe uma surpresa, já tá ali no mapa. E estando no mapa, ai CDPR faz o que sabe de melhor que é criar uma narrativa dentro daquele "ambiente controlado". O próprio TW3 faz isso nas missões de monstros. Vc pega a missão no quadro de avisos, vai até o local, ali vc investiga, mata o monstro e vai receber sua recompensa. Não é uma coisa aleatória manja? Apesar de no TW3 ter missões que vc topa no meio da estrada.
Tem um jogo que leva os NPCs ao extremo do que eu já vi num jogo que é o Vampyr. Acho que aqui é um bom contraste. CP2077 a imersão é nos personagens e na cidade. E em Vampyr a imersão é na sociedade de NPCs do game.
No Vampyr, vc é um médico que volta pra Londres e acaba morrendo. Mas vc renasce como um vampiro. O lance desse jogo é que vc é um médico, mas precisa matar pessoas pra se manter saudável. Então rola um dilema moral extremamente complicado de resolver. Além disso, a cidade é dividida em distritos e cada um deles tem um número X de NPCs fixos. Ou seja, se vc matar 1, ele some pra sempre. Acontece que a cidade tá sofrendo de uma epidemia, ao mesmo tempo que também está experimentando ataques de monstros/vampiros.
Então vc precisa salvar pessoas da epidemia, mas ao mesmo tempo tem que decidir quem vc mata pra vc mesmo sobreviver. Só que se você faz isso, o nível de saúde do distrito diminui, e mais hostil aquele lugar fica, já que passa a ser frequentado por mais monstro que o normal.
Cara isso aqui é o extremo ao que o CP2077 é. Porque pra fazer algo que os NPCs tenham uns 10% disso ai, é impossível fazer na escala que o CP2077, GTA, WD apresentam. ENtão meio que natural ter NPCs bonecão e focar em personagens específicos. Porque ai fica mais viável.
Mas eu acho que tem coisas que dariam pra ser implementadas pra deixar amis interessante. Por exemplo, tu rouba um carro, mas ele não é seu. Acho zuado. Mas seria altamente quebrado também. Vc liberaria os carros muito rapidamente. Então pra roubar um carro e registrá-lo como seu, primeiro vc teria que fugir da polícia, depois levar pra um "canal" que vai dar um trato na documentação. Mas ai vc precisa fazer um trampo pra ele. E ai entraria o estilo CDPR de criar um narrativa num local específico em condições específicas.
Além disso, poderia ter carros com uma segurança que exigisse um hack ou um módulo especifico. E outros que vc ganha em corridas. E outros que vc ganha em rachas.