[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Gente, chegou um g3 com uma 1660ti, ta certo que não fiz undervolting ainda, mas estou estranhando essas temperaturas em idle (semi-idle, ns pq o steam ta consumindo proc), imagina em jogos, vai explodir https://ibb.co/6N1xXTb
affe.png
Normal, pode fazer undervolt que vai despencar..
 
Agora acho que melhorou, 45 em idle, com undervolting muahahhaa vale a pena fazer undervolting de gpu tb?
Sim, mas antes de fazer faz um teste nos jogos para você ter noção da diferença de temp.
 
qual programa vocês usam para monitorar a temperatura do PC?

Eu uso o próprio ThrottleStop para monitorar as temperaturas do processador e placa de vídeo (nVidia).
Você pode ativar as configurações quando for fazer o undervolt:

Caso queira colocar os valores na área de notificação:
1) Abra o ThrottleStop e clique em Options.
2) Ative a opção Nvidia GPU.
3) Marque as caixas "CPU Temp" e "GPU Temp" e defina as cores se quiser algo diferente do padrão (branco).

pYRq27V.png



Aqui eu deixo AZUL para o processador e VERDE para a placa da nVidia.
Exemplo de como ficam as 2 temperaturas ativadas no ThrottleStop na área dos ícones de notificação (ao colocar o cursor em cima, mostra mínima e máxima) :
RDirz3L.png



Você também pode utilizar o HwInfo64 que tem mais opções de sensores e praticamente não consome recursos do computador.

Agora se quiser monitorar as temperaturas (e outras informações) dentro de algum jogo, com as informações sendo exibidas sobre a tela do jogo, você pode utilizar o MSI afterburner+Rivaturner conforme o colega acima citou.
 
Última edição:
Eu uso o próprio ThrottleStop para monitorar as temperaturas do processador e placa de vídeo (nVidia).
Você pode ativar as configurações quando for fazer o undervolt:

Caso queira colocar os valores na área de notificação:
1) Abra o ThrottleStop e clique em Options.
2) Ative a opção Nvidia GPU.
3) Marque as caixas "CPU Temp" e "GPU Temp" e defina as cores se quiser algo diferente do padrão (branco).

pYRq27V.png



Aqui eu deixo AZUL para o processador e VERDE para a placa da nVidia.
Exemplo de como ficam as 2 temperaturas ativadas no ThrottleStop na área dos ícones de notificação (ao colocar o cursor em cima, mostra mínima e máxima) :
RDirz3L.png



Você também pode utilizar o HwInfo64 que tem mais opções de sensores e praticamente não consome recursos do computador.

Agora se quiser monitorar as temperaturas (e outras informações) dentro de algum jogo, com as informações sendo exibidas sobre a tela do jogo, você pode utilizar o MSI afterburner+Rivaturner conforme o colega acima citou.

Muito bom, fiz aqui
Ali no seu onde tá Energy (light) seria o correspondente no lado direito do número 1 (onde tá ac profile) ?
onde tá Battery seria o correspondente no lado direito do número 4 (onde tá battery profile) ?

Configurei o throttlestop naquele task manager mas o programa não tá abrindo junto com o Windows, será que é porque instalei o Windows no SSD e o throttlestop no HD?
 
Muito bom, fiz aqui
Show! :)

Ali no seu onde tá Energy (light) seria o correspondente no lado direito do número 1 (onde tá ac profile) ?
onde tá Battery seria o correspondente no lado direito do número 4 (onde tá battery profile) ?

Sim. Os perfis escolhidos em "AC Profile" e "Battery Profile", quando habilitados, alternam entre si automaticamente quando você conecta ou desconecta o carregador do notebook da tomada.

Esses são os perfis que eu uso, com ajustes específicos:
1) Uso geral na tomada para atividades leves/moderadas (SpeedShift/EPP 128 - 3.2 Ghz Max 6-core*)
2) Jogos mais pesados (SpeedShift/EPP 16 - 3.6 Ghz Max 6-core*)
3) Para atividades que usam muito o processador (SpeedShift/EPP 32 - 4.0 Ghz Max 6-core*)
4) Perfil para uso na bateria (SpeedShift/EPP 192 - TurboBoost desativado)

*O meu modelo é o G5 5590 i7 + RTX 2060

OBS: O campo "SpeedShift/EPP" na janela principal do ThrottleStop utiliza valores de 0 a 255 que definem a desempenho do processador em relação a demanda de processamento, quanto mais baixo o valor, o clock se mantém em um valor elevado por mais tempo e oscila menos.
Onde 0 significa desempenho máximo(clock alto e maior consumo de energia) e 255 o desempenho mínimo (Clock sempre no menor valor possível).
Por isso costuma-se usar 128 (equilíbrio entre desempenho e consumo de energia) para o uso leve/moderado e um valor baixo (16 ou 32) em perfis de alto desempenho que requerem uma velocidade maior e menos oscilações na velocidade do processador (Ex: jogos pesados, render).

Configurei o throttlestop naquele task manager mas o programa não tá abrindo junto com o Windows, será que é porque instalei o Windows no SSD e o throttlestop no HD?

Não deveria ser um problema o ThrottleStop em uma unidade diferente, desde que esta unidade esteja acessível na inicialização do sistema.
Recomendo colocar a pasta do TS na unidade C junto ao sistema operacional para evitar qualquer conflito de acesso (Ex: C:\App\TS\).

De toda forma, verifique as configurações da sua tarefa ou crie novamente no Agendador de Tarefas, se atentando as especificações corretas (marcar a opção "Executar com privilégio mais alto" e desabilitar a opção para iniciar somente quando conectado na rede elétrica).
 
Última edição:
Comprei uma memória Veteke 8GB 2666mhz CL19 pro meu G7 7855. Tava muito barato pra deixar passar hahaha... 170 reais pelo mercado livre.

Fiz a instalação, sistema reconheceu normalmente, dual channel. Vi pelo site da fabricante que tem 1 ano de garantia com eles.

Pra quem estava na dúvida, acho que está tranquilo essa memória.

Tenho um note igual seu, tem como mandar setup de seu undervolt meu é G7 7588-A30P Intel Core 8º i7 8GB 1050TI.

Obrigado.
 
Instalei o SSD M.2 no meu G7, mas o Windows não reconheceu.
Já falaram aqui antes, mas não consegui fazer direito...
Ao ligar o Note tem que apertar F12 e mudar o que mesmo?
 
Instalei o SSD M.2 no meu G7, mas o Windows não reconheceu.
Já falaram aqui antes, mas não consegui fazer direito...
Ao ligar o Note tem que apertar F12 e mudar o que mesmo?

Provavelmente porque não está formatado. Você vai fazer uma instalação limpa? Se sim, cria um pendrive do Windows 10 com o Media Creation Tool da MS, depois na Bios muda o boot order para realizar o boot no pen drive. Aí no setup só mandar instalar o Windows no SSD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, depois de fazer uma formatação limpa do note e instalar os drivers fui verificar o suporte da Dell com a etiqueta de serviço e notei alguns itens que não instalei.
1-Dell Update Application for Win32 -> Não tenho ideia para que serve
2-Dell Update Application for UWP -> Update para Univer Windows Plattaform (algo ligado a intercambio de apps windows)
3-Intel Dynamic Platform and Thermal Framework -> Algo ligado a controle termico?
4-Driver de E/S serial da Intel -> Não tenho ideia para que serve
5-Dell Power Manager Service -> Gerenciamento de energia

Como estou querendo evitar colocar qualquer coisa inutil após a formatação limpa, não sei se preciso deles. Vocês sabem se tem algo útil nesse meio?
 
Última edição:
Pessoal bom dia.

Ontem meu G3 SSD 128GB GTX 1650 chegou e efetuei algumas alteração.
Ele veio com Linux então formatei e coloquei o WIN 10 limpo, vi também sobre a questão do Undervolt e uma pessoa com o mesmo not chegou a -0.135v então pelo programa da intel realizei o mesmo. Porém com o notebook parado sem fazer nada está com 49 50 55°C de temperatura na GPU e creio que não é normal. Acho que o undervolt da intel não fico bacana ou devo fazer também na CPU. Rodei um game leve, que jogo em notebook que nem placa de video tem, dual core e ele não exige muito, porém rodando no G3 ficou com 65 70° de temperatura, achei um pouco estranho. Vi nos comentário acima sobre um undervolt realizado pelo @Godslike e @Kess e gostaria de verificar qual programa vocês utilizaram? Não entendo MUITO sobre mas devagar vo conseguindo arrumar, creio que esse undervolt pelo intel não ajudou muito.

Podem me ajudar nessa questão?

No mais o PC é show, acabamento bacana, tela, teclado (ainda não aprendi fixar a iluminação do teclado) show demais, rápido. TOP !
 
Provavelmente porque não está formatado. Você vai fazer uma instalação limpa? Se sim, cria um pendrive do Windows 10 com o Media Creation Tool da MS, depois na Bios muda o boot order para realizar o boot no pen drive. Aí no setup só mandar instalar o Windows no SSD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, depois de fazer uma formatação limpa do note e instalar os drivers fui verificar o suporte da Dell com a etiqueta de serviço e notei alguns itens que não instalei.
1-Dell Update Application for Win32 -> Não tenho ideia para que serve
2-Dell Update Application for UWP -> Update para Univer Windows Plattaform (algo ligado a intercambio de apps windows)
3-Intel Dynamic Platform and Thermal Framework -> Algo ligado a controle termico?
4-Driver de E/S serial da Intel -> Não tenho ideia para que serve
5-Dell Power Manager Service -> Gerenciamento de energia

Como estou querendo evitar colocar qualquer coisa inutil após a formatação limpa, não sei se preciso deles. Vocês sabem se tem algo útil nesse meio?
Ao colocar o SSD e depois o pendrive - é so fazer boot pela USB que ele vai instalar windows no SSD certo? Tem uma telinha onde você indica a onde você quer que instale o windows correto?
 
Pessoal bom dia.

Ontem meu G3 SSD 128GB GTX 1650 chegou e efetuei algumas alteração.
Ele veio com Linux então formatei e coloquei o WIN 10 limpo, vi também sobre a questão do Undervolt e uma pessoa com o mesmo not chegou a -0.135v então pelo programa da intel realizei o mesmo. Porém com o notebook parado sem fazer nada está com 49 50 55°C de temperatura na GPU e creio que não é normal. Acho que o undervolt da intel não fico bacana ou devo fazer também na CPU. Rodei um game leve, que jogo em notebook que nem placa de video tem, dual core e ele não exige muito, porém rodando no G3 ficou com 65 70° de temperatura, achei um pouco estranho. Vi nos comentário acima sobre um undervolt realizado pelo @Godslike e @Kess e gostaria de verificar qual programa vocês utilizaram? Não entendo MUITO sobre mas devagar vo conseguindo arrumar, creio que esse undervolt pelo intel não ajudou muito.

Podem me ajudar nessa questão?

No mais o PC é show, acabamento bacana, tela, teclado (ainda não aprendi fixar a iluminação do teclado) show demais, rápido. TOP !

Segue o tutorial da minha assinatura (ou clique aqui), o programa a ser utilizado é o ThrottleStop, o grande segredo além de fazer o undervolt é também o underclock, onde vc vai reduzir o turbo boost, no seu tanto o i5 quanto i7 eu sempre recomendo na casa dos 3.2GHZ, roda qualquer game praticamente sem perda de FPS, no i7 dá para rodar Battlefield 5 a 60FPS no HIGH com o clock em 3.0GHZ, tenho que testar se o i5 também fica tranquilo assim, mas vai no 3.2GHZ que é garantido.

No ThrottleStop vc vai ter vários perfis, tem um para o uso de Internet onde a CPU é configurada para variar o clock de 800mhz a 2.8GHZ, isso vai fazer com que em IDLE a CPU fica até abaixo dos 40 graus, só navegando na web etc. (Lembre de deixar o speedstep desmarcado no TS e se necessário desative na bios também, o speedshift é mais eficiente).
 
Segue o tutorial da minha assinatura (ou clique aqui), o programa a ser utilizado é o ThrottleStop, o grande segredo além de fazer o undervolt é também o underclock, onde vc vai reduzir o turbo boost, no seu tanto o i5 quanto i7 eu sempre recomendo na casa dos 3.2GHZ, roda qualquer game praticamente sem perda de FPS, no i7 dá para rodar Battlefield 5 a 60FPS no HIGH com o clock em 3.0GHZ, tenho que testar se o i5 também fica tranquilo assim, mas vai no 3.2GHZ que é garantido.

No ThrottleStop vc vai ter vários perfis, tem um para o uso de Internet onde a CPU é configurada para variar o clock de 800mhz a 2.8GHZ, isso vai fazer com que em IDLE a CPU fica até abaixo dos 40 graus, só navegando na web etc. (Lembre de deixar o speedstep desmarcado no TS e se necessário desative na bios também, o speedshift é mais eficiente).
Esse speedshift ja vem desabilitado no seu perfil né? Vou ver na bios tb. Pergunta boba, quando for jogar, colocar em to desempenho no alienware control já é suficiente para os coolers funcionarem de.forma eficiente normalmente?
 
Provavelmente porque não está formatado. Você vai fazer uma instalação limpa? Se sim, cria um pendrive do Windows 10 com o Media Creation Tool da MS, depois na Bios muda o boot order para realizar o boot no pen drive. Aí no setup só mandar instalar o Windows no SSD.

Eu tava querendo clonar a princípio, pra depois fazer uma instalação limpa...
No momento tô meio sem tempo pra formatar do 0...
 
Eu tava querendo clonar a princípio, pra depois fazer uma instalação limpa...
No momento tô meio sem tempo pra formatar do 0...
Entra no gerenciador de disco então e formata ele. Deve aparecer sem problemas.
 
Entra no gerenciador de disco então e formata ele. Deve aparecer sem problemas.

Não tá aparecendo... Alguém tinha falado que tem que trocar alguma coisa na BIOS ou na inicialização pra ele reconhecer a porta de entrada do M2.

Eu só abri e encaixei...
 
Não tá aparecendo... Alguém tinha falado que tem que trocar alguma coisa na BIOS ou na inicialização pra ele reconhecer a porta de entrada do M2.

Eu só abri e encaixei...
Checa na bios se o SATA mode tá em AHCI ou RAID. No meu deixei em AHCI porque senão o app da samsung não reconhece ele para monitorar.
 
Segue o tutorial da minha assinatura (ou clique aqui), o programa a ser utilizado é o ThrottleStop, o grande segredo além de fazer o undervolt é também o underclock, onde vc vai reduzir o turbo boost, no seu tanto o i5 quanto i7 eu sempre recomendo na casa dos 3.2GHZ, roda qualquer game praticamente sem perda de FPS, no i7 dá para rodar Battlefield 5 a 60FPS no HIGH com o clock em 3.0GHZ, tenho que testar se o i5 também fica tranquilo assim, mas vai no 3.2GHZ que é garantido.

No ThrottleStop vc vai ter vários perfis, tem um para o uso de Internet onde a CPU é configurada para variar o clock de 800mhz a 2.8GHZ, isso vai fazer com que em IDLE a CPU fica até abaixo dos 40 graus, só navegando na web etc. (Lembre de deixar o speedstep desmarcado no TS e se necessário desative na bios também, o speedshift é mais eficiente).
Segui todos os passos porém no ultimo que seria o Overclock para alterar o ratio para 32 está desabilitado, no meu está como 41 e não consigo alterar. Como altero

https://imgbbb.com/image/Lec3lH - Imagem da temperatura

https://ap.imagensbrasil.org/image/tempertura-2.r7jya8 - Configuração
 
Última edição:
Segui todos os passos porém no ultimo que seria o Overclock para alterar o ratio para 32 está desabilitado, no meu está como 41 e não consigo alterar. Como altero

https://imgbbb.com/image/Lec3lH - Imagem da temperatura

https://ap.imagensbrasil.org/image/tempertura-2.r7jya8 - Configuração

A versão utilizada não vai fazer diferença, até porque as correções da 8.70 não vão mudar o config. Ali na na tela do FIVR , vc tem que clicar na seta direita onde tá escrito 4 cores para subir todos os valores. É bem tranquilo.
 
A versão utilizada não vai fazer diferença, até porque as correções da 8.70 não vão mudar o config. Ali na na tela do FIVR , vc tem que clicar na seta direita onde tá escrito 4 cores para subir todos os valores. É bem tranquilo.
E ali eu coloco os 32 e ira alterar lá encima?
 
Sim, só clicar e ir testando, não vai dar tilt em nada.
Pra ele iniciar com o windows e aplicar essas configuração automatico precisa fazer algo ? Eu havia feito e reiniciei o PC, vi que ele não abriu junto. Abri ele novamente e as Configurações retornaram. Realizei novamente e dei Save, apos isso não reinicializei denovo pois precisei sair, irei ver quando chegar em casa novamente.

Vi também que quando inicio, ja estava com -0.135V (Era o valor que havia colocado no Intel, mas ja desistalei) pode ter ficado salvo mesmo depois de desinstalar?

Como disse sou meio leigo, vou aprendendo aos poucos lendo e etc e processos assim é a primeira vez que realizo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo