[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Não sei se o teste é confiável, mas acredito que seja isso no G15:
11min40s




Cpu package power(dá pra ver nas imagens)
5800H: 63w
11800h: 103w

O Intel consumiu 80% mais....caralho...!!!

Tinha obrigação de ficar na frente mesmo.. Mas a eficiência é mto ruim.

Pra mim não vejo como eficiência ruim, um notebook gamer tem que ter o máximo de desempenho, e obviamente ligado na tomada, esse consumo maior não muda nada, e 90% da utilização dessa máquina é na tomada… além disso, Intel com desempenho melhor e mais frio.
 
Pra mim não vejo como eficiência ruim, um notebook gamer tem que ter o máximo de desempenho, e obviamente ligado na tomada, esse consumo maior não muda nada, e 90% da utilização dessa máquina é na tomada… além disso, Intel com desempenho melhor e mais frio.

Como assim não é eficiência ruim?

O 11800h consome 80% acima do 5800h e entrega menos de 10% a mais na média.
Isso é uma péssima eficiência.

Essa questão da temperatura não faz o mínimo sentido tb. Impossível um sistema de 100w ser mais frio q 60w no mesmo cenário.
Tem boi na linha ou o sistema de refrigeração não é idêntico.
 
Como assim não é eficiência ruim?

O 11800h consome 80% acima do 5800h e entrega menos de 10% a mais na média.
Isso é uma péssima eficiência.

Essa questão da temperatura não faz o mínimo sentido tb. Impossível um sistema de 100w ser mais frio q 60w no mesmo cenário.
Tem boi na linha ou o sistema de refrigeração não é idêntico.
Teoricamente o ryzen era pra esquerda tarde menos não? Pq isso não acontece no g15?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda to na duvida em qual comprar
 
Última edição:
Ainda to na duvida em qual comprar
Quando fui escolher o meu levei, em consideração:

Intel:
  • Thunderbolt 4
  • M.2 PCI-E 4
  • Mais Frio
  • Melhor BIOS
  • Desempenho levemente superior
AMD:
  • Mais barato
  • Melhor duração de bateria (muito melhor)

Sempre quis um ter um Ryzen mas a temperatura e a bios foi o que mais pesou pra mim, ainda que a bateria me fosse importante.
 
Teoricamente o ryzen era pra esquerda tarde menos não? Pq isso não acontece no g15?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda to na duvida em qual comprar

G15 5511(11800h + 3060) batendo mais de 97 in game..




M15 r6 do Adrenaline batendo 100 graus




Essa história do intel ser mais frio é balela
 
Nessa discussão sobre o Intel, é errado ter uma expectativa positiva, com relação ao conjunto 11800H + 3060, em se tratando de perfomance e temperatura, em outros modelos de notebooks, como um Helios 300 2021 de mesma configuração?
Sabe-se como o modelo anterior do Helios era complicado tbm, com relação à temperatura, e à princípio, considero o sistema de refrigeração do Helios, no mesmo patamar do Dell G15.
E com o passar do tempo, irá surgindo soluções, para encontrar melhores ajustes.
E vocês acham que em quantos % o W11, que ainda é recente, influencia nesses resultados?
No vídeo abaixo, é usado W10 21H1.
 
Como assim não é eficiência ruim?

O 11800h consome 80% acima do 5800h e entrega menos de 10% a mais na média.
Isso é uma péssima eficiência.

Essa questão da temperatura não faz o mínimo sentido tb. Impossível um sistema de 100w ser mais frio q 60w no mesmo cenário.
Tem boi na linha ou o sistema de refrigeração não é idêntico.
De fato a eficiência da Intel não é boa, inclusive essa linha nova Alder Lake tem o mesmo problema: precisa de muito mais energia pra chegar no nivel dos Ryzen e conforme vai escalando ele consegue bater o Ryzen - mas é obvio que a eficiência não é o ponto forte do processador conforme vc explicou. Eficiencia signifca gastar pouca energia obtendo uma boa perfomance. Se vc tiver que gastar 50% a mais de energia no Intel pra conseguir a mesma perfomance do AMD então obviamente o Ryzen tem melhor eficiência.

Agora a eficiência e o consumo influenciam sim em temperatura mas não é o unico fator: toda a engenharia do processador influencia. Um exemplo é a linha 5000 para desktop onde o desenho do 5800X e seus núcleos acumula temperatura em único ponto fazendo com que ele esquente mais do que o 5900X e 5950X.

A GPU integrada também influencia e pelo que eu já vi a Vega possui um maior desempenho em relação a Iris da Intel - talvez um teste com o Mux switch ativado em ambos ajude a identificar alguma diferença neste quesito.

Sendo assim pode ser que o projeto do 11800H tenha uma boa eficiência de dissipação de calor.

Outra questão também é esta combinação de uso com a GPU que cada plataforma deve tratar de forma diferente - neste video chinês é possivel ver que em um teste apenas de CPU burn o Intel esquenta mais - obviamente que este uso intenso apenas de CPU é incomum para a maioria dos usuários.

Lembrando que a fonte do G15 é de 240w, ou seja, este é o consumo máximo possível para o uso de todos os componentes juntando processador, GPU, tela, memória, SSD, FAN, LED, teclado, etc etc. Obviamente o consumo da maioria dos componentes é bem baixo, mas ao mesmo tempo nenhuma fonte entrega 100% da potência e é por isto que o fabricante tem que fazer uma combinação escalando a potência de CPU e GPU. Se o processador consumir 125w e placa de video 115w ao mesmo tempo a fonte não irá aguentar.

E olha que a fonte do G15 tem uma ótima potência e é enorme em tamanho. Se fosse colocar mais potência não seria mais um computador portátil: por isso estava dizendo que a única forma de usar todos os componentes do PC ao máximo é no desktop, com uma fonte de 750W pra cima.

Em resumo, o que mais compõe o desempenho de jogos em um laptop é a GPU. Por isso a diferença entre o 11800H e a 5800H é muito baixa quando usada a mesma GPU. Ai vem aquela questão que eu estava falando antes: o estranho é que quando a GPU está sendo muito utilizada como em um jogo, o processador abaixa bastante o consumo, cerca de 40-50W podendo chegar a até uns 65w e neste faixa o Ryzen entrega maior perfomance. Sendo assim em teoria o Ryzen deveria apresentar maior perfomance mas isso acaba não acontecendo e na minha cabeça é pelo fato do 11800H possuir o PCI-e Gen 4 possibilitando uma maior banda para a GPU.

Já para a temperatura é esta questão de ser mais complexo, envolvendo diversos fatores e até mesmo as condições de teste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Teoricamente o ryzen era pra esquerda tarde menos não? Pq isso não acontece no g15?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda to na duvida em qual comprar
Cara, realmente é uma decisão difícil. Na minha opinião existem alguns casos onde a escolha é obvia:

1- Se vc usa muito o notebook na bateria escolha o Ryzen
2- Se vc precisa de Thundebolt 4 escolha o Intel
3- Se vc quer perfomance máxima e usar sempre na tomada vai de Intel

Para um uso mais misto que é o meu caso já é mais complicado. Minha decisão foi pelo preço. Como os dois são muito parecidos e no dia que comprei o Ryzen estava quase R$500 a menos, achei uma melhor opção.

Uma outra questão também que pode influenciar é a conta de luz: em teoria o Ryzen vai economizar um pucado de energia.
 
Última edição:
Cara não to entendendo essa confusão toda por causa de diferença mínima em desempenho.
Acho que é mais o que o amigo @souh9 disse mesmo, se quer mais tempo fora da tomada vai no Ryzen, se quiser extrair o máximo de performance (conforme os reviews atuais) e precisa de TB4 Intel.

No final não vai perceber muito a diferença de desempenho entre os dois.

Eu mesmo, se tivesse opção de i5 ou r5 com a rtx 3060 teria pego eles, não vou usar 60% desses processadores, e em games não preciso de nada mt absurdo em fps.

Se for um CS ou esses games competitivos mais simples, qualquer CPU dessa dai empurra mt FPS.
 
De fato a eficiência da Intel não é boa, inclusive essa linha nova Alder Lake tem o mesmo problema: precisa de muito mais energia pra chegar no nivel dos Ryzen e conforme vai escalando ele consegue bater o Ryzen - mas é obvio que a eficiência não é o ponto forte do processador conforme vc explicou. Eficiencia signifca gastar pouca energia obtendo uma boa perfomance. Se vc tiver que gastar 50% a mais de energia no Intel pra conseguir a mesma perfomance do AMD então obviamente o Ryzen tem melhor eficiência.


sim, está uma piada.. cpu co 300w, coisa de gpu high end

Agora a eficiência e o consumo influenciam sim em temperatura mas não é o unico fator: toda a engenharia do processador influencia. Um exemplo é a linha 5000 para desktop onde o desenho do 5800X e seus núcleos acumula temperatura em único ponto fazendo com que ele esquente mais do que o 5900X e 5950X.

A GPU integrada também influencia e pelo que eu já vi a Vega possui um maior desempenho em relação a Iris da Intel - talvez um teste com o Mux switch ativado em ambos ajude a identificar alguma diferença neste quesito.

Sendo assim pode ser que o projeto do 11800H tenha uma boa eficiência de dissipação de calor.

Outra questão também é esta combinação de uso com a GPU que cada plataforma deve tratar de forma diferente - neste video chinês é possivel ver que em um teste apenas de CPU burn o Intel esquenta mais - obviamente que este uso intenso apenas de CPU é incomum para a maioria dos usuários.


Exatamente... Mas é impossível um cpu de 100w de tdp ser mais frio q outro de 60w no mesmo cenário(refrigeração, aplicativo, etc)..

Esse boato do intel ser mais frio começou qndo lançaram os notebooks.. Onde o 5800h estava com uma bios horrivel, controle de fan piada..

mas ao mesmo tempo nenhuma fonte entrega 100% da potência e é por isto que o fabricante tem que fazer uma combinação escalando a potência de CPU e GPU.


na verdade todas as fontes de boa qualidade entregam mais potencia que a rotulada...

Ai vem aquela questão que eu estava falando antes: o estranho é que quando a GPU está sendo muito utilizada como em um jogo, o processador abaixa bastante o consumo, cerca de 40-50W podendo chegar a até uns 65w e neste faixa o Ryzen entrega maior perfomance.
Sendo assim em teoria o Ryzen deveria apresentar maior perfomance mas isso acaba não acontecendo e na minha cabeça é pelo fato do 11800H possuir o PCI-e Gen 4 possibilitando uma maior banda para a GPU.

Pq a intel tem vantagem em jogos, pela arquitetura em si..

Não vi ninguém testar o 11800h com 45w em games..
Isso seria um teste mto interessante de ver....
Apesar q mtas vezes ele fica limitado abaixo de 50w durante uso intenso de cpu + gpu.

Mas seria legal vez um teste com ele bloqueado nos 45


Em produtividade já é sabido que o 5800h leva extrema vantagem em 45w, mas em jogos isso foi pouco explorado.



45W
KArhOk2.png



scaling conforme a potencia:

P1CkPp9.png





EDIT

Estava revendo o teste do G15 que o Jarrod fez.
O desempenho no C 23 é 11674... Ou seja, o 5800h realmente não pega 80w no G15.....senão teria feito perto de 12800.
Fica algo entre 60w ~ 70w... Isso bate com os números de consumo daquele site chines..

aFVaWNv.png
 
Última edição:

Outro ponto a ser considerado é que no caso de games, dificilmente, pelos testes tanto no G15, quanto Alienware que é praticamente a mesma máquina, vai dar para explorar o máximo da CPU intel sem levar a temperatura quase aos 100 graus ou chegando nisso.

Se partirmos do princípio da durabilidade, onde a ideia é jogar tendo o melhor desempenhoxtemperatura, o Intel vai ter que sofrer um underclock para funcionar em baixas temps de forma continua e ai realmente o Ryzen ficar mais interessante. No G5 e Helios 300 nunca precisei, seja em BFV ou GTAV usar a CPU a mais de 3.4GHZ, tem games como Fortnite que rodam tranquilo até sem turbo.

Cara não to entendendo essa confusão toda por causa de diferença mínima em desempenho.
Acho que é mais o que o amigo @souh9 disse mesmo, se quer mais tempo fora da tomada vai no Ryzen, se quiser extrair o máximo de performance (conforme os reviews atuais) e precisa de TB4 Intel.

No final não vai perceber muito a diferença de desempenho entre os dois.

Eu mesmo, se tivesse opção de i5 ou r5 com a rtx 3060 teria pego eles, não vou usar 60% desses processadores, e em games não preciso de nada mt absurdo em fps.

Se for um CS ou esses games competitivos mais simples, qualquer CPU dessa dai empurra mt FPS.

O i5 10500H está com um desempenho maior do que o i7 9750H de nona geração, realmente seria um casamento perfeito, uma RTX3060 com um i5 10500H. Custo benefício seria ótimo.

Um bom exemplo desse combo é a o G5 da Gigabyte




Edit: Pena que o preço dela tá meio salgado, mas vc encontra o Gigabyte G5 por aqui também no BR, só fazer uma busca rápida no google.
 
Como assim não é eficiência ruim?

O 11800h consome 80% acima do 5800h e entrega menos de 10% a mais na média.
Isso é uma péssima eficiência.

Essa questão da temperatura não faz o mínimo sentido tb. Impossível um sistema de 100w ser mais frio q 60w no mesmo cenário.
Tem boi na linha ou o sistema de refrigeração não é idêntico.
Calma meu brother, vá se feliz com a compra do seu Ryzen, não precisa de fanboyismo. A única coisa que você não quer enxergar é que pra um notebook gamer, onde o foco é jogar, o Intel entrega melhor, simples assim. Mais frio, melhor desempenho, chegando em certos momentos a bater ao menos de 15 graus de diferença.
 
Outro ponto a ser considerado é que no caso de games, dificilmente, pelos testes tanto no G15, quanto Alienware que é praticamente a mesma máquina, vai dar para explorar o máximo da CPU intel sem levar a temperatura quase aos 100 graus ou chegando nisso.

Se partirmos do princípio da durabilidade, onde a ideia é jogar tendo o melhor desempenhoxtemperatura, o Intel vai ter que sofrer um underclock para funcionar em baixas temps de forma continua e ai realmente o Ryzen ficar mais interessante. No G5 e Helios 300 nunca precisei, seja em BFV ou GTAV usar a CPU a mais de 3.4GHZ, tem games como Fortnite que rodam tranquilo até sem turbo.



O i5 10500H está com um desempenho maior do que o i7 9750H de nona geração, realmente seria um casamento perfeito, uma RTX3060 com um i5 10500H. Custo benefício seria ótimo.

Um bom exemplo desse combo é a o G5 da Gigabyte




Edit: Pena que o preço dela tá meio salgado, mas vc encontra o Gigabyte G5 por aqui também no BR, só fazer uma busca rápida no google.



Eu cheguei a ver o video do Dan sobre esse G5..
Mas ele tem algumas problemas:
- preço...custa fácil acima de 9k
- 3060 com boost pra 105w, contra 130w do g15
- i5 inferior ao 11800h/5800h
- fonte de 180w
- construção ruim

Por uns 5500 eu pensaria, mas acima disso não acho q vale a pena... considerando q já teve g15 por menos de 6200...


Calma meu brother, vá se feliz com a compra do seu Ryzen, não precisa de fanboyismo. A única coisa que você não quer enxergar é que pra um notebook gamer, onde o foco é jogar, o Intel entrega melhor, simples assim. Mais frio, melhor desempenho, chegando em certos momentos a bater ao menos de 15 graus de diferença.

fan boy eu? hahaha
Sempre usei intel, a vida toda...
unico amd q usei na vida é esse pc q tenha na descrição, usado apenas pra rodar meus filmes na sala dedicada da HT...

se vc continua achando q o 11800h é 15 graus mais frio, depois de ver todos os videos q foram postados, então o fan boy pode ser vc!!!! hahaha
 
Cara não to entendendo essa confusão toda por causa de diferença mínima em desempenho.
Acho que é mais o que o amigo @souh9 disse mesmo, se quer mais tempo fora da tomada vai no Ryzen, se quiser extrair o máximo de performance (conforme os reviews atuais) e precisa de TB4 Intel.
Então mas a confusão não é desempenho, é temperatura.
A questão é que não querem aceitar que o ryzen fica cravado na altura dos 95°c enquanto o intel varia entre 85 e 94°c nos jogos de acordo com as evidencias que temos até o momento, se com o que temos é esse o resultado que encontramos então é menos achismo do que achar que todos os videos estão errados.
A prova final vai ser quando chegar as maquinas, até lá, fico com os videos.
 
Não sei se o teste é confiável, mas acredito que seja isso no G15:
11min40s




Cpu package power(dá pra ver nas imagens)
5800H: 63w
11800h: 103w

O Intel consumiu 80% mais....caralho...!!!

Tinha obrigação de ficar na frente mesmo.. Mas a eficiência é mto ruim.

no g15 e m15 o i7 11800h tem pl1 90w e pl2 120~(não lembro se é 120 ou 125) e o 5800h é pra ter pl1 de 45w e pl2 de 65w em uso normal
em uso com alta carga de gpu o o limite dos dois cpu caem pra 35~45w. Pode ter uma pequena margem pra mais ou pra menos, mas é isso dai.
esse uso a mais de energia só faz diferença no uso em bateria, na conta de luz é insignificante, ainda mais pq ele não vai ficar usando tudo isso direto.

os dois são quentes, mas o ryzen foi o unico que atingiu mais de 103c jogando(quando o uso de energia é limitado no cpu) e se manteve nessa temp. Eu espero que com atualizações isso seja resolvido, pois do contrario com tempo vai acabar prejudicando os outros componentes, ainda mais a rtx que estão vindo com solda ruim.
 
Então mas a confusão não é desempenho, é temperatura.
A questão é que não querem aceitar que o ryzen fica cravado na altura dos 95°c enquanto o intel varia entre 85 e 94°c nos jogos de acordo com as evidencias que temos até o momento, se com o que temos é esse o resultado que encontramos então é menos achismo do que achar que todos os videos estão errados.
A prova final vai ser quando chegar as maquinas, até lá, fico com os videos.


veja os videos q eu postei e verá o 11800h batendo 100 graus e derrubando os clocks.




99:


i9cxkDt.png


no g15 e m15 o i7 11800h tem pl1 90w e pl2 120~(não lembro se é 120 ou 125) e o 5800h é pra ter pl1 de 45w e pl2 de 65w em uso normal
em uso com alta carga de gpu o o limite dos dois cpu caem pra 35~45w. Pode ter uma pequena margem pra mais ou pra menos, mas é isso dai.
esse uso a mais de energia só faz diferença no uso em bateria, na conta de luz é insignificante, ainda mais pq ele não vai ficar usando tudo isso direto.

os dois são quentes, mas o ryzen foi o unico que atingiu mais de 103c jogando(quando o uso de energia é limitado no cpu) e se manteve nessa temp. Eu espero que com atualizações isso seja resolvido, pois do contrario com tempo vai acabar prejudicando os outros componentes, ainda mais a rtx que estão vindo com solda ruim.


SIm..pq o limite do 5800h é 105 graus.
No 11800h é 100..

veja o video do adrena... ele bate 100 e derruba os clocks os clocks




Como eu disse..não me importo se bater 200 graus, desde q mantenha o desempenho.

Em suma.
Ambos batem 100 graus in game.
 
Última edição:
veja os videos q eu postei e verá o 11800h batendo 100 graus e derrubando os clocks.




99:


i9cxkDt.png





SIm..pq o limite do 5800h é 105 graus.
No 11800h é 100..

veja o video do adrena... ele bate 100 e derruba os clocks os clocks




Como eu disse..não me importo se bater 200 graus, desde q mantenha o desempenho.

Em suma.
Ambos batem 100 graus in game.

Em vídeos que você escolheu postar, as temperaturas tão mais altas, mas só dar uma olhada no topic ou no Google e vai notar que na grande maioria dos vídeos, in game, Intel mais frio, com mais performance (FPS) nos jogos. Essa discussão não leva a nada, aproveite a sua compra, e seja feliz pelos motivos que te fizeram optar pela compra do Ryzen, assim como tinha comprado um, cancelei e optei pelo Intel, que é o que melhor atende a minha necessidade. Não adianta aqui ficar tentando puxar a sardinha pra sua compra, para a proposta de quem quer jogar, utilização em tomada, o Intel é melhor. Se você tem utilização em bateria, melhor o Ryzen e gg.
 
Pessoal, só mais uma lembrança ai pra quem já comprou o G15 (ambos os modelos), acho que vale a pena buscar e testar todas as atualizações possíveis.

O Ryzen por exemplo estava com um problema de aproveitamento do Cache L3 em conjunto com o Windows 11 (Todos os ryzen, inclusive desktop) que diminuia a perfomance consideravelmente e para corrigir é necessário fazer todos os updates do Windows a dos drivers AMD. Segue link abaixo:



Como o G15 já vem com o Windows 11 é muito importante fazer o update! abraço
 
veja os videos q eu postei e verá o 11800h batendo 100 graus e derrubando os clocks.




SIm..pq o limite do 5800h é 105 graus.
No 11800h é 100..

veja o video do adrena... ele bate 100 e derruba os clocks os clocks




Como eu disse..não me importo se bater 200 graus, desde q mantenha o desempenho.

Em suma.
Ambos batem 100 graus in game.

mas ai você está fazendo um desdobramento mental pra tentar justificar e usando como exemplo os testes que precisam seguir um protocolo de não poder usar base, nem undervolt nem nada vs a galera que recebeu o g15 e está atingindo mais de 103c com base e fan a 100%.
o teste do adrenaline por ex não caiu o clock por excesso de temperatura e sim porque ele deixou o tcc offset em 15. Inclusive o g15 não possui essa opção?

Pode continuar tentando justificar, mas o teste do chines ali g15 intel vs ryzen já provou o bastante, inclusive quem criou o tópico poderia compartilhar o video na primeira pagina pra já mostrar pro pessoal que tiver interesse a diferença de resultado dos dois.
 
Eu cheguei a ver o video do Dan sobre esse G5..
Mas ele tem algumas problemas:
- preço...custa fácil acima de 9k
- 3060 com boost pra 105w, contra 130w do g15
- i5 inferior ao 11800h/5800h
- fonte de 180w
- construção ruim

Por uns 5500 eu pensaria, mas acima disso não acho q vale a pena... considerando q já teve g15 por menos de 6200...




fan boy eu? hahaha
Sempre usei intel, a vida toda...
unico amd q usei na vida é esse pc q tenha na descrição, usado apenas pra rodar meus filmes na sala dedicada da HT...

se vc continua achando q o 11800h é 15 graus mais frio, depois de ver todos os videos q foram postados, então o fan boy pode ser vc!!!! hahaha

É uma comparação geral mesmo, não de preço, realmente ele teria que ter um custo bem menor para justificar. Quanto a uso de energia não afetaria tanto pois a ideia seria justamente usar undervolt e underclock para chegar a bons resultados em termos de temperatura e desempenho. Não dá para comprar i5 e i7 também (mesma geração), como falei, ele é superior aos i7 de nona geração que dão conta do recado com sobra. Não estou pensando aqui em extreme gaming com tudo no ultra e 120fps mas algo mais tranquilo, visando durabilidade em termos de hardware e também longevidade em termos de suportar games futuro.
 
Em vídeos que você escolheu postar, as temperaturas tão mais altas, mas só dar uma olhada no topic ou no Google e vai notar que na grande maioria dos vídeos, in game, Intel mais frio, com mais performance (FPS) nos jogos. Essa discussão não leva a nada, aproveite a sua compra, e seja feliz pelos motivos que te fizeram optar pela compra do Ryzen, assim como tinha comprado um, cancelei e optei pelo Intel, que é o que melhor atende a minha necessidade. Não adianta aqui ficar tentando puxar a sardinha pra sua compra, para a proposta de quem quer jogar, utilização em tomada, o Intel é melhor. Se você tem utilização em bateria, melhor o Ryzen e gg.

mas ai você está fazendo um desdobramento mental pra tentar justificar e usando como exemplo os testes que precisam seguir um protocolo de não poder usar base, nem undervolt nem nada vs a galera que recebeu o g15 e está atingindo mais de 103c com base e fan a 100%.
o teste do adrenaline por ex não caiu o clock por excesso de temperatura e sim porque ele deixou o tcc offset em 15. Inclusive o g15 não possui essa opção?

Pode continuar tentando justificar, mas o teste do chines ali g15 intel vs ryzen já provou o bastante, inclusive quem criou o tópico poderia compartilhar o video na primeira pagina pra já mostrar pro pessoal que tiver interesse a diferença de resultado dos dois.

Se vcs querem acreditar que o intel é 15 mais frio, usando com base aquele teste chines; ok...

existem varios teste mostrando que ambos batem 100 graus em jogs... o 5800h chega a passar as vezes, pq o limite dele é 105.
Já o 11800h é 100... por isso ele derruba os clocks qndo chega nessa temperatura, justamente pra nao ultrapassar o limite de 100...

Pra mim tanto faz intel ou amd, nao sou baba ovo de marca...
Se eu achar ruim o 5800h, entao devolvo e testo intel.... Alias, ja estou de olho em promoçoes do 11800h pra poder comparar lado a lado aqui... Depois vendo o pior


É uma comparação geral mesmo, não de preço, realmente ele teria que ter um custo bem menor para justificar. Quanto a uso de energia não afetaria tanto pois a ideia seria justamente usar undervolt e underclock para chegar a bons resultados em termos de temperatura e desempenho. Não dá para comprar i5 e i7 também (mesma geração), como falei, ele é superior aos i7 de nona geração que dão conta do recado com sobra. Não estou pensando aqui em extreme gaming com tudo no ultra e 120fps mas algo mais tranquilo, visando durabilidade em termos de hardware e também longevidade em termos de suportar games futuro.

Eu quero justamente testar undervolt na 3060...isso geralmente faz mta diferença no cpu tb, por causa do sistema compartilhado de refrigeração
 
outra coisa que não estão comparando é a temperatura da gpu que, por causa da alta temperatura do ryzen, está atingindo seu limite de 85c e até passando, quando no intel ela se mantem abaixo de 80c
 
outra coisa que não estão comparando é a temperatura da gpu que, por causa da alta temperatura do ryzen, está atingindo seu limite de 85c e até passando, quando no intel ela se mantem abaixo de 80c

O teste chines

8min17
5800h: 97 graus
11800H: 100 graus com 3,7

L5MV0NL.png


8min22
5800h: 96 graus
11800H: 82 graus... 5 segundos depois e clock 3300

vC6sj60.png



Enfim.. acreditem no quiserem
 
O teste chines

8min17
5800h: 97 graus
11800H: 100 graus com 3,7

L5MV0NL.png


8min22
5800h: 96 graus
11800H: 82 graus... 5 segundos depois e clock 3300

vC6sj60.png



Enfim.. acreditem no quiserem
cara isso são picos, ninguém aqui vai ficar caçando o momento que atingiu isso se 99% do teste a temp ficou estável bem abaixo disso
o problema não é atingir 100c e sim se manter nele, sofrer de throttling e gerar possíveis problemas para os outros componentes, mas eu acho que você sabe disso...

eu possuo um helios 300 i7 10750h e eu sei bem como isso funciona, não faz muito tempo que tive problema com bga
 
O teste chines

8min17
5800h: 97 graus
11800H: 100 graus com 3,7

L5MV0NL.png


8min22
5800h: 96 graus
11800H: 82 graus... 5 segundos depois e clock 3300

vC6sj60.png



Enfim.. acreditem no quiserem

O i7 realmente não é uma boa compra neste caso, ele só vale a pena para quem já tem uma EGPU por exemplo, ainda sim se for o caso vale mais comprar um note com TB3/4 mais em conta para isso.

O Ryzen está entregando mais por menos (clockXwatts) do que o Intel, não tem dúvida quanto a isso.
 
O teste chines

8min17
5800h: 97 graus
11800H: 100 graus com 3,7

L5MV0NL.png


8min22
5800h: 96 graus
11800H: 82 graus... 5 segundos depois e clock 3300

vC6sj60.png



Enfim.. acreditem no quiserem
Kkkkk, mano, fica com tua compra, não precisa ter que ficar provando que o que você comprou é melhor… vai ser feliz com a máquina. É evidente o melhor desempenho pra jogos no Intel, mas se você quer acreditar no contrário, fique a vontade!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo