[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Tu sabe como checar as infos do painel do note?

Vi que tinha um programa estilo hwinfo/aida que mostrava várias informações do painel mas esqueci o nome
AIDA64 mostra
 
Boa tarde pessoal, meu g15 i7 rtx3060 chegou ontem, já instalei alguns jogos que costumo jogar mas notei que o desempenho está bem inferior do que tenho visto em alguns vídeos no YouTube.

Achei estranho TB pelo fato da GPU estar fria rodando a 60 graus e eu msm ativando o G Mode o notebook está com desempenho mto fraco.

Seria um bug do windows 11?

Estou pensando seriamente em formatar e colocar o windows10.

Alguém sabe dizer se eh problema do w11 estar com algum tipo de problema com esse note?

Já atualizei o driver da NVidia e a BIOS dele, está tudo atualizado mas continua do mesmo jeito.
Eita certeza de que voce não esta usando essa 3060 em 100%, senão pegava facil 80º~100º, provavelmente o driver esta zuado ou o windows esta focando na Vega, é bem simples de testar, va nas opções de video e force a 3060 a rodar o jogo, deve ser o bastante, se isso não resolver reinstala seu windows usando a partição da Dell ja que nunca se sabe, aproveita e testa as portas do G15 e verifica a tela para ter certeza que voce não foi um dos sorteados como ja ocorreu por aqui.
 
E aí pessoal, tudo certo? Já me enviaram o Dell G15 novo e agora parece que está tudo certo, nenhum problema. Pergunto, qual a consequência de desligar o turbo boost do processador? Pq eu estou com ele desligado e já joguei alguns jogos pesados e não notei uma mudança brusca de desempenho. De temperatura sim, chega a dar uma diferença de 20 graus. Vale a pena manter o boost ligado mesmo para quem não faz undervolt?
 
Tem como desligar o turbo boost do processador i7 somente pelo Windows, sem precisar instalar algum programa?
 


Pra quem não viu meus testes..
 
Eita certeza de que voce não esta usando essa 3060 em 100%, senão pegava facil 80º~100º, provavelmente o driver esta zuado ou o windows esta focando na Vega, é bem simples de testar, va nas opções de video e force a 3060 a rodar o jogo, deve ser o bastante, se isso não resolver reinstala seu windows usando a partição da Dell ja que nunca se sabe, aproveita e testa as portas do G15 e verifica a tela para ter certeza que voce não foi um dos sorteados como ja ocorreu por aqui.
Opa então amigo, fiz algumas mudanças.

Botei o windows 10, atualizei tudo BIOS.... Vbios da GPU... E nada de melhorar mas notei uma coisa.

O consumo da rtx3060 está em 52w nos jogos....enquanto eu vi alguns vídeos no YouTube ela chega em 110w por ai...

Será que tá com pau ou tenho que mudar mais alguma coisa, não sei oq fazer mais.

Ela fica 100% frequência 1700mhz e o consumo em 52w parece q tá funcionando com metade da força.

O que posso fazer pra tentar arrumar isso?
 
Opa então amigo, fiz algumas mudanças.

Botei o windows 10, atualizei tudo BIOS.... Vbios da GPU... E nada de melhorar mas notei uma coisa.

O consumo da rtx3060 está em 52w nos jogos....enquanto eu vi alguns vídeos no YouTube ela chega em 110w por ai...

Será que tá com pau ou tenho que mudar mais alguma coisa, não sei oq fazer mais.

Ela fica 100% frequência 1700mhz e o consumo em 52w parece q tá funcionando com metade da força.

O que posso fazer pra tentar arrumar isso?
"...va nas opções de video e force a 3060 a rodar o jogo" <- primeiro testa isso, segundo abre o afterburner e restaura o padrão de fabrica, verifica os perfis de energia e põe tudo em alta performance inclusive no Alienware Commander, testa em outros jogos. Eu ACHO que uma possibilidade é seu note estar tentando rodar em modo bateria, por isso o desempenho tão baixo, é uma possibilidade, por isso é bom reforçar os padrões de desempenho, na pior das hipóteses seria o caso de reinstalar o windows do zero.





 
"...va nas opções de video e force a 3060 a rodar o jogo" <- primeiro testa isso, segundo abre o afterburner e restaura o padrão de fabrica, verifica os perfis de energia e põe tudo em alta performance inclusive no Alienware Commander, testa em outros jogos. Eu ACHO que uma possibilidade é seu note estar tentando rodar em modo bateria, por isso o desempenho tão baixo, é uma possibilidade, por isso é bom reforçar os padrões de desempenho, na pior das hipóteses seria o caso de reinstalar o windows do zero.






Fiz de tudo aqui já, opções de energia alterei tudo, até na BIOS já mudei TB a opção de deixar a GPU onboard desativada...msm usando um monitor externo aqui.

Vi uns gringos reclamando da msm coisa de baixa potência na placa... Tô instalando agora o windows11 do zero. Por desencargo.
 
Fiz de tudo aqui já, opções de energia alterei tudo, até na BIOS já mudei TB a opção de deixar a GPU onboard desativada...msm usando um monitor externo aqui.

Vi uns gringos reclamando da msm coisa de baixa potência na placa... Tô instalando agora o windows11 do zero. Por desencargo.
É o que resta né? Bem estranho nada ter resolvido, deve ser neura do windows mesmo.
 
Fiz de tudo aqui já, opções de energia alterei tudo, até na BIOS já mudei TB a opção de deixar a GPU onboard desativada...msm usando um monitor externo aqui.

Vi uns gringos reclamando da msm coisa de baixa potência na placa... Tô instalando agora o windows11 do zero. Por desencargo.
Teve um outro usuário que teve um problema com a 3060 e tava culpando o afterburner (nadaver). No site da Dell tem um update de vbios pra baixar. Tb saiu umas bios novas tanto pra Intel quanto Ryzen fazem uns dias. Recomendo atualizar tudo. Driver de video, baixe do site nvidia preferencialmente. Tá com optimus habilitado na Bios? Revisa o plano de energia tb por via das dúvidas.
 
Teve um outro usuário que teve um problema com a 3060 e tava culpando o afterburner (nadaver). No site da Dell tem um update de vbios pra baixar. Tb saiu umas bios novas tanto pra Intel quanto Ryzen fazem uns dias. Recomendo atualizar tudo. Driver de video, baixe do site nvidia preferencialmente. Tá com optimus habilitado na Bios? Revisa o plano de energia tb por via das dúvidas.
No meu caso (sou o cara que culpou o afterburner, hehehe) a placa de vídeo tava zuada mesmo. Quando desliguei o Optimus o note não dava tela. A 3060 não saia de 200 MHZ. Só pode ter sido defeito de fábrica...
 
No painel de controle da Nvidia tem a opção de priorizar alto desempenho e preferência por usar a RTX em aplicações...pode tentar isso também, vai que dá certo.
 
Opa então amigo, fiz algumas mudanças.

Botei o windows 10, atualizei tudo BIOS.... Vbios da GPU... E nada de melhorar mas notei uma coisa.

O consumo da rtx3060 está em 52w nos jogos....enquanto eu vi alguns vídeos no YouTube ela chega em 110w por ai...

Será que tá com pau ou tenho que mudar mais alguma coisa, não sei oq fazer mais.

Ela fica 100% frequência 1700mhz e o consumo em 52w parece q tá funcionando com metade da força.

O que posso fazer pra tentar arrumar isso?
Única vez que tive problema com potencia baixa foi quando eu instalei o driver da nvidia e, em seguida, atualizei a VBIOS. Ficava cravado em 700 Mhz.
Desinstalei o driver com o DDU, instalei novamente e o problema foi resolvido
 
No meu caso (sou o cara que culpou o afterburner, hehehe) a placa de vídeo tava zuada mesmo. Quando desliguei o Optimus o note não dava tela. A 3060 não saia de 200 MHZ. Só pode ter sido defeito de fábrica...

É infelizmente esse tipo de problema tem cara de hardware cagado mesmo... só pra constar, no afterburner vc pode forçar overclock/undervolt, mas se o pc reinicia isso zera.
Aliás que fim teve o seu? Enviou pra RMA? Já resolveram?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitando, um tempinho atrás eu pedi aqui recomendação de cabo/adaptador USB C <> Display Port pra usar com o G15. Como ninguém respondeu, resolvi arriscar um adaptador baratinho no Shopee.

O adaptador chegou ontem e eu pude testar com o meu S2719DGF e... não funcionou. Quer dizer, inicialmente. Eu uso um cabo DP 1.2 aqui ligado no desktop que nunca deu problema. Testei com esse cabo e nada de funcionar. Aí testei com um cabo DP 1.4 que eu tinha comprado há um tempão atrás no Ali (e nunca sequer tinha aberto ele pois o outro já me servia completamente) e com esse cabo funcionou certinho, pegou os 2k@155hz do monitor, identificou GSYNC (freesync) e tudo. Pelo visto não é todo cabo que suporta o tal Alt mode.

Se interessar pra alguém, segue o link dos 2:

 
Última edição:
Para quem tem receio quanto a temperatura do note aconselho a desativar o boost do processador e travar o fps dos jogos a 60 fps (que não sejam competitivos). Até o momento rodei todos os jogos que eu testei de maneira satisfatória desse jeito (não testei o red dead redemption 2 que deve ser um dos mais exigentes). Assim dá para jogar bem tranquilo, sem se preocupar (dessa forma placa de vídeo dificilmente vai passar dos 80, na maioria dos casos vai ficar na casa dos 60 e 70, e processador não passará dos 70.
 
Para quem tem receio quanto a temperatura do note aconselho a desativar o boost do processador e travar o fps dos jogos a 60 fps (que não sejam competitivos). Até o momento rodei todos os jogos que eu testei de maneira satisfatória desse jeito (não testei o red dead redemption 2 que deve ser um dos mais exigentes). Assim dá para jogar bem tranquilo, sem se preocupar (dessa forma placa de vídeo dificilmente vai passar dos 80, na maioria dos casos vai ficar na casa dos 60 e 70, e processador não passará dos 70.
RDR2 com as configurações otimizadas do Hardware Unboxed e travado a 60 fps fica 73/70 (CPU/GPU) em média na temperatura

 
Fiz a aqusição desse notebook hoje, gostaria de saber qual base você usam para elevar ele?
 
Teve um outro usuário que teve um problema com a 3060 e tava culpando o afterburner (nadaver). No site da Dell tem um update de vbios pra baixar. Tb saiu umas bios novas tanto pra Intel quanto Ryzen fazem uns dias. Recomendo atualizar tudo. Driver de video, baixe do site nvidia preferencialmente. Tá com optimus habilitado na Bios? Revisa o plano de energia tb por via das dúvidas.
Consegui resolver!!!

Por sorte meu primo pegou o msm g15 que eu e fui ver qual driver ele usava e BIOS TB ... Instalei as msms versões e funcionou 100%!

Então o problema eh usar uma BIOS diferente ou atualizada e driver da GPU tb.
 
Consegui resolver!!!

Por sorte meu primo pegou o msm g15 que eu e fui ver qual driver ele usava e BIOS TB ... Instalei as msms versões e funcionou 100%!

Então o problema eh usar uma BIOS diferente ou atualizada e driver da GPU tb.
Calma la, voce "voltou" a bios para uma versão antiga para resolver? Bom se isso resolveu então esta legal, mas é meio absurdo que a bios mais nova corte a potencia da 3060.
 
Pessoal, eu comprei dois pentes de memória RAM ADATA 3200MHZ. Só que fui olhar os dados no programa CPU-Z e a frequência que consta é 798MHZ. Está muito errado isso não é? Pelas informações ela está funcionando em Dual Channel.
 
Pessoal, eu comprei dois pentes de memória RAM ADATA 3200MHZ. Só que fui olhar os dados no programa CPU-Z e a frequência que consta é 798MHZ. Está muito errado isso não é? Pelas informações ela está funcionando em Dual Channel.
Se for uncore é assim mesmo agora como consta a DRAM frequency? Aqui esta assim!

T13TC23.png
 
Se for uncore é assim mesmo agora como consta a DRAM frequency? Aqui esta assim!

T13TC23.png
É justamente a DRAM frequency que está 798MHZ. Eu não sei anexar imagem, mas está igual só a DRAM frequency que não está certa. FSB DRAM 1:12.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem alguma configuração a se fazer na BIOS em relação a memória?
 
Última edição:
Ve e se possível altera as velocidades na BIOS, vc tá com a latencia (e frequencia) menor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo