[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

bah... fiz a aplicação da Thermal Grizzly Conductonaut hoje, estou fazendo alguns testes ainda, más já senti uma grande melhora...

até agora nada de throttling, e as temperaturas estão no mínimo uns 10 graus a menos do que a pasta original, e uns 5 graus a menos do que a Hydronaut que estava usando...

isso sem undervolting...
 
Boa tarde galera, acabei de pegar o G15-a0500-AM10PBP 15.6” FHD AMD Ryzen 5 8GB 512GB SSD NVIDIA RTX 3050 Windows 11 + Mochila por 5237,00.

Gostaria de saber quais as memórias são compatíveis, já iria pedir umas do ali as kllisre, porém um comprador falou q não funcionou com o seu g15.

Estou pensando em comprar mais 8gb e a pasta térmica Thermal Grizzly Conductonaut que o @julianoteixeira888 postou. Tem alguma coisa que devo fazer quando chegar p testar?
Obrigado a todos e pretendo participar mais quando chegar o meu nb.
 
Bom dia pessoal, peguei essa memória aqui (8gb 3200MHz) pro deu Dell G15 i5-10500h. Será que ela é compatível ? Ela saiu por 142 reais aqui pra mim e acabei comprando sem pesquisar muito.
 
Bom dia pessoal, peguei essa memória aqui (8gb 3200MHz) pro deu Dell G15 i5-10500h. Será que ela é compatível ? Ela saiu por 142 reais aqui pra mim e acabei comprando sem pesquisar muito
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha , pelo site do Aliexpress ela fala q suporta JEDEC e ROhs. eu penso que de certo . Se algum colega mais experiente puder opinar. O problema esta em ser ou não compativel é ser JEDEC?
 
Meu G15 Ryzen 5800H com RTX 3060 chegou há duas semanas e por enquanto está tudo perfeito. Jogo com meu monitor externo em 4K, roda muita coisa nessa resolucao se voce nao se importar em pegar entre 40 a 50 fps. Ryzen controller é uma maravilha para o processador e o undervolt na placa de video só traz vantagem. Por enquanto estou deixando o note inclinado com uns livros de apoio, ainda nao decidi se compro uma base normal ou refrigerada.
 
Meu G15 Ryzen 5800H com RTX 3060 chegou há duas semanas e por enquanto está tudo perfeito. Jogo com meu monitor externo em 4K, roda muita coisa nessa resolucao se voce nao se importar em pegar entre 40 a 50 fps. Ryzen controller é uma maravilha para o processador e o undervolt na placa de video só traz vantagem. Por enquanto estou deixando o note inclinado com uns livros de apoio, ainda nao decidi se compro uma base normal ou refrigerada.
Eu comprei o meu com 3050, mas estou de olho neste com 3060. quando aparecer uma promo igual a da bf eu pulo nele.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha , pelo site do Aliexpress ela fala q suporta JEDEC e ROhs. eu penso que de certo . Se algum colega mais experiente puder opinar. O problema esta em ser ou não compativel é ser JEDEC?
Exatamente. O note não é compatível com XMP, somente com padrão JEDEC.
Se a memória for 3200Mhz JEDEC, pode comprar que é sucesso.
 
Tarde hoje meu G15 amanheceu com uma situação esquisita, o windows esta ok mas toda vez que ele entra em modo de economia(apagando a tela) a mesma não desliga, ela fica com a luz do painel acessa e com a tela escura, por um lado é interessante pois deu para ver que não tenho aquelas manchas gritantes que alguns reclamaram aqui, por outro é meio inútil pois a bendita tela não desativa e fica aquela tela escura iluminada no quarto, alguém ja viu isso? sabem como resolver?
 
Tarde hoje meu G15 amanheceu com uma situação esquisita, o windows esta ok mas toda vez que ele entra em modo de economia(apagando a tela) a mesma não desliga, ela fica com a luz do painel acessa e com a tela escura, por um lado é interessante pois deu para ver que não tenho aquelas manchas gritantes que alguns reclamaram aqui, por outro é meio inútil pois a bendita tela não desativa e fica aquela tela escura iluminada no quarto, alguém ja viu isso? sabem como resolver?
Driver
 
Bom dia. Estou com o G15 Intel i7 rtx3060. O que recomendam mudar nas configurações? Falam muito de Undervolt, Optimus, etc. mas não entendo muito. Ou o melhor é deixar as configurações como veio de fábrica.

Se tiverem link explicando como configurar o i7, agradeço muito. Por enquanto só coloquei uma base suspensa.

Outra dúvida é qual o programinha usar para ver na tela as temperaturas e taxas tipo fps?
 
Então, tirei umas 2 horas para checar essa situação, realmente driver, os dois drivers para ser mais exato. Tanto o Adrenalin quanto o Nvidia estavam zuados, inclusive o Adrenalin estava desativado e com erro de "sem suporte", depois de reinstalar o adrenalin e o ultimo driver da Nvidia a tela voltou a desligar de boa, como sempre drivers AMD e Nvidia na mesma maquina parecem não se bicar... Enfim resolvido.

@Dbzafgt O bug do modo G é uma falha entre o Commander e o controlador de energia do Dell(tanto que se voce desinstalar ele costuma resolver), mas no geral eu diria para voce simplesmente ignorar o modo G. Se voce realmente quer aproveitar seu G15 em 100%, manter ele mais frio e ter mais bateria mesmo em jogos é melhor focar em ferramentas com o ryzen controller + Afterburner, com esses dois voce vai ter um desempenho bem melhor que o Modo G jamais te entregaria e com um notebook mais frio de brinde.

Quanto ao teclado, voce pode configurar na bios do G15 para acender os leds, da para inclusive colocar o tempo ligado se não me engano, mas assim que o windows iniciar essa configuração fica a encargo do Commander, no meu caso configurei o teclado para apagar em 3 minutos, é mais que o suficiente para o windows iniciar e o Commander tomar conta, eu acho.

Parabens pela iniciativa.
 
Vcs que usam direto na tomada, configuram na bios preferecialmente no ac, ou adaptive? ou criam um plano pra ela nao chegara 100%?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem alguma opçao na bios pra ele não voltar a versao da bios mais recxente, depois que faz dangrade?
 
Última edição:
Pois é @Oriens, eu já uso o AATU (mais leve que o Ryzen Controller que é feito em electron) + o Afterburner. Em questão de esfriar mais se for do seu interesse você pode usar o AlienFx, você consegue setar as ventoinhas em um perfil mais agressivo que roda até MAIS do que com o AWCC, passa dos 5000 RPM que são o limite no AWCC e chega até 5500~5800RPM se precisar. O problema é que ele não tem o Modo G.

O porquê de eu querer o modo G é que ele libera o TDP do processador e da placa de vídeo, do processador vai até o que você setar na hora e da placa de vídeo chega até os 125w. E essa função não tem outros softwares. O cara desse repositório aqui: https://github.com/AlexIII/tcc-g15 fez o favor pra galera e descompilou o AWCC e checou as funções que davam pra ser chamadas. Ele conseguiu "mais ou menos" ligar e desligar o Modo G. Pelos meus testes o problema é que ele não libera o tdp da APU e da GPU, mas ele consegue ligar e desligar o modo das ventoinhas, que é exatamente o bug do AWCC. Como o caminho das pedras já está pronto, vou fazer um software pra na hora que ele detectar o input do F17 (que é o real comando do modo G) ele chamar essa função e desligar as ventoinhas do Modo G. Daí é só deixar ele sempre rodando lá pra ele fazer a correção quando precisar.

Assim, no final das contas vai ser um ganho pequeno de, sei la, uns 10% liberar mais 10w na placa de vídeo e mais 15~20w na APU, mas me incomoda não ter todo o desempenho do note disponível pra eu poder escolher usar caso me convenha, por isso to me dando trabalho kkk

E eu já brinquei na configuração do teclado, até consegui desbugar quando o AlienFx ou AWCC bugavam o controlador dos leds do teclado. O que aconteceu das primeiras vezes foi que o sleep do windows bugou totalmente o controlador do led do teclado, que aí nem a bios conseguia controle do negócio. Como vi na internet a solução foi abrir o note e reconectar o cabo da bateria. Depois disso desativei o sleep do windows completamente e esses problemas pararam por completo.

@luckbesson Eu dei uma olhada e parece que o adaptive não adapta tanto e o pref. no ac não limita tanto o quanto eu desejaria, pelo que vi ele carrega até 98%, mas eu n sei de que porcentagem ele começa a carregar. Pra evitar essas dúvidas e fazer um perfil mais agressivo pra não desgastar a bateria eu coloquei pra começar a carregar a partir dos 50% e parar de carregar nos 70%, daí eu espero comer muito menos ciclos da bateria com o tempo. Ah e como dica, dá pra vc realizar essas alterações fora da bios, no aplicativo My Dell
foi o que pensei vou faezr isso tb, esse alienfx é compativel com a parte de audio do fusion? digo consigo colocar aqueles efeitos de audio do fusion, se instalar o alienfx, inves do awcc?
 
Pois é @Oriens, eu já uso o AATU (mais leve que o Ryzen Controller que é feito em electron) + o Afterburner. Em questão de esfriar mais se for do seu interesse você pode usar o AlienFx, você consegue setar as ventoinhas em um perfil mais agressivo que roda até MAIS do que com o AWCC, passa dos 5000 RPM que são o limite no AWCC e chega até 5500~5800RPM se precisar. O problema é que ele não tem o Modo G.

O porquê de eu querer o modo G é que ele libera o TDP do processador e da placa de vídeo, do processador vai até o que você setar na hora e da placa de vídeo chega até os 125w. E essa função não tem outros softwares. O cara desse repositório aqui: https://github.com/AlexIII/tcc-g15 fez o favor pra galera e descompilou o AWCC e checou as funções que davam pra ser chamadas. Ele conseguiu "mais ou menos" ligar e desligar o Modo G. Pelos meus testes o problema é que ele não libera o tdp da APU e da GPU, mas ele consegue ligar e desligar o modo das ventoinhas, que é exatamente o bug do AWCC. Como o caminho das pedras já está pronto, vou fazer um software pra na hora que ele detectar o input do F17 (que é o real comando do modo G) ele chamar essa função e desligar as ventoinhas do Modo G. Daí é só deixar ele sempre rodando lá pra ele fazer a correção quando precisar.

Assim, no final das contas vai ser um ganho pequeno de, sei la, uns 10% liberar mais 10w na placa de vídeo e mais 15~20w na APU, mas me incomoda não ter todo o desempenho do note disponível pra eu poder escolher usar caso me convenha, por isso to me dando trabalho kkk

E eu já brinquei na configuração do teclado, até consegui desbugar quando o AlienFx ou AWCC bugavam o controlador dos leds do teclado. O que aconteceu das primeiras vezes foi que o sleep do windows bugou totalmente o controlador do led do teclado, que aí nem a bios conseguia controle do negócio. Como vi na internet a solução foi abrir o note e reconectar o cabo da bateria. Depois disso desativei o sleep do windows completamente e esses problemas pararam por completo.

@luckbesson Eu dei uma olhada e parece que o adaptive não adapta tanto e o pref. no ac não limita tanto o quanto eu desejaria, pelo que vi ele carrega até 98%, mas eu n sei de que porcentagem ele começa a carregar. Pra evitar essas dúvidas e fazer um perfil mais agressivo pra não desgastar a bateria eu coloquei pra começar a carregar a partir dos 50% e parar de carregar nos 70%, daí eu espero comer muito menos ciclos da bateria com o tempo. Ah e como dica, dá pra vc realizar essas alterações fora da bios, no aplicativo My Dell
Po interessante AATU e AlienFx? Esse AATU consegue modificar os settings da Vega? no caso não estou conseguindo com o Ryzen Controller, quero setar no max 1000Mhz para jogar Civ V e CS, não precisa mais que isso e ainda vou poder minerar enquanto jogo.

Sobre a liberar todo potencial, eu sei que pelo projeto o G15 aguenta até 110º mas se eu posso jogar e minerar confortavelmente com as fans em 95%(quase inaudível) mantendo 65º acho que esta de bom tamanho, mas claro meu uso é bem diferente do seu ja que meu foco é minerar com downclock e undervolt + jogos leves, enfim cada um tem seu perfil, vou pesquisar esse AATU, estou mesmo querendo limitar um pouco a Vega e abaixar mais um pouco a temperatura e consumo aqui, quanto mais gelado e econômico melhor haha.

Quanto a bateria, eu uso na tomada e deixei a bios em modo ac, não cheguei a limitar a bateria nem nada, mas aqui ela esta sempre em 100% por motivos óbvios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo