[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Pessoal, vcs acham que vale a pena trocar a pasta térmica do note? Qual vocês recomendam? Existe ganhos significativos no controle de temperatura? Usar o note na temperatura máxima durante períodos prolongados pode estragar o aparelho?
 
Pessoal, vcs acham que vale a pena trocar a pasta térmica do note? Qual vocês recomendam? Existe ganhos significativos no controle de temperatura? Usar o note na temperatura máxima durante períodos prolongados pode estragar o aparelho?
Usei no meu a PTM7950, e consegui abaixar em 19°C na temperatura da GPU e CPU. Valeu demais a pena. Nunca mais tive throttling no meu Dell M15 R6.
 
Pessoal, vcs acham que vale a pena trocar a pasta térmica do note? Qual vocês recomendam? Existe ganhos significativos no controle de temperatura? Usar o note na temperatura máxima durante períodos prolongados pode estragar o aparelho?
No meu caso tenho um G15 com ryzen 5800H e 3060, nunca fiz undervolt e uso mais de 12h por dia. Eu optei por realizar aplicação de metal liquido + tgshield da thermalgrizzly e ainda utilizo o note 100% stock sem nenhum mod ou upgrade.
O resultado não foi tão expressivo como eu já havia obtido com outros PCs no passado, com um Nitro 5 consegui estabilizar as temps full time abaixo de 85ºC...
No caso do G15 rodando testes como Vray e Furmark consegui as seguintes temperaturas máximas: CPU 92,9ºC e GPU 65,8ºC. (Ryzen 5800H e RTX3060).

Apenas como referencia meus resultado do Vray para comparação:
V-RAY GPU CUDA (Ryzen 5800H + RTX3060): 1033
V-RAY GPU RTX (RTX3060): 1164

Se vale a pena? Acredito que qualquer melhora das temp já é favoravel para vida util do notebook, então se for bem feito vale MUITO a pena!
 
Pessoal, vcs acham que vale a pena trocar a pasta térmica do note? Qual vocês recomendam? Existe ganhos significativos no controle de temperatura? Usar o note na temperatura máxima durante períodos prolongados pode estragar o aparelho?
Só pela PTM7950.
Cheguei a trocar a stock pela MX-4 e na verdade piorou.
 
Galera, alguem tem recomendação de SSD M2 2tB? Pensei em comprar aquele Netac que tá bem popular, mas parece que o dissipador dele é muito grosso para caber no G15 com a tampa fechada.
 
Galera, alguem tem recomendação de SSD M2 2tB? Pensei em comprar aquele Netac que tá bem popular, mas parece que o dissipador dele é muito grosso para caber no G15 com a tampa fechada.
Se o seu note vier como o M15 vem, com dissipador incluso, faz que nem eu, removi o original do netac e instalei com o do notebook.
 
Se o seu note vier como o M15 vem, com dissipador incluso, faz que nem eu, removi o original do netac e instalei com o do notebook.
Ele vem com um dissipador bem pequeno, só cobre o SSD original que é curtinho:


NBZvruJ.jpg
 
Ele vem com um dissipador bem pequeno, só cobre o SSD original que é curtinho:


NBZvruJ.jpg
Se não me engano, da pra comprar o maior pelo Aliexpress. Acho que já postaram aqui os links para compra.
 
Só pela PTM7950.
Cheguei a trocar a stock pela MX-4 e na verdade piorou.
Não conhecia esse modelo PTM7950.
Sempre utilizei no meu G3 (i7-9750H e 1660TI) ou a Kryonaut Extreme ou a CoolerMaster Mastergel maker. Será que vale a pena trocar por essa PTM7950??
Mesmo com undervolt e underclock ainda continua esquentadinho quando utilizo para jogo ou aplicativos mais pesados, processador passa dos 80 graus.
 
Bom dia pessoal, tenho meu G5 RTX2060 a muito tempo, porém agora estou com problema de aquecimento no SSD M2, ocasionando um travamento na maquina, ele em estado de repouso está com 65 graus, e quando entro no jogo, bate 85 graus e causa esse travamento e reinicia, alguém teve esse problema, notebook ainda na garantia.
 
Bom dia pessoal, tenho meu G5 RTX2060 a muito tempo, porém agora estou com problema de aquecimento no SSD M2, ocasionando um travamento na maquina, ele em estado de repouso está com 65 graus, e quando entro no jogo, bate 85 graus e causa esse travamento e reinicia, alguém teve esse problema, notebook ainda na garantia.

Eu tenho um G5 RTX2060 comprado em outubro de 2019 e coloquei um SSD Adata XPG SX6000 Pro de 1 TB (https://www.xpg.com/pt/xpg/580) desde dezembro do mesmo ano.
Até o momento ele nunca deu problema de aquecimento, com mais de 3 anos já.
Em repouso ele fica na casa dos 40 graus e em uso mais intenso chega perto dos 60 graus.
Uso ele com o dissipador de calor que veio nele mesmo, que é uma espécie de adesivo (Mais abaixo na página onde chamam de Cool XPG)

Recomendaria se for possível testar outro SSD para ver se o problema persiste e se for o caso acionar a garantia que ainda está vigente.
 
Para notebook, acho que a de 80x80 da pra umas 6 ou mais aplicações.
Mas coloca só no processador n? Adiantei aqui e comprei a menor por achar q dava no processador. Eu n entendo muito dessas coisas. Último Pc q comprei era um i3 terceira geração, estou assustado com o tanto de coisa q vou ter q fazer lendo o tópico kkk.
 
Mas coloca só no processador n? Adiantei aqui e comprei a menor por achar q dava no processador. Eu n entendo muito dessas coisas. Último Pc q comprei era um i3 terceira geração, estou assustado com o tanto de coisa q vou ter q fazer lendo o tópico kkk.
Coloco no CPU e na GPU também.
 
Mas coloca só no processador n? Adiantei aqui e comprei a menor por achar q dava no processador. Eu n entendo muito dessas coisas. Último Pc q comprei era um i3 terceira geração, estou assustado com o tanto de coisa q vou ter q fazer lendo o tópico kkk.
É bom pegar um pouco maior pois é bem fácil de "rasgar" ele na hora de retirar as películas. Deram dica de botar na geladeira/congelador pra endurecer e facilitar na remoção dessas películas
 
Eu tenho um G5 RTX2060 comprado em outubro de 2019 e coloquei um SSD Adata XPG SX6000 Pro de 1 TB (https://www.xpg.com/pt/xpg/580) desde dezembro do mesmo ano.
Até o momento ele nunca deu problema de aquecimento, com mais de 3 anos já.
Em repouso ele fica na casa dos 40 graus e em uso mais intenso chega perto dos 60 graus.
Uso ele com o dissipador de calor que veio nele mesmo, que é uma espécie de adesivo (Mais abaixo na página onde chamam de Cool XPG)

Recomendaria se for possível testar outro SSD para ver se o problema persiste e se for o caso acionar a garantia que ainda está vigente.
Obrigado, fiz o teste no mesmo modelo da minha mulher e olha que incrível o mesmo problema, estou entrando em contato com a dell, pois esses throttles que ocorriam, não era normal para a temperatura de processador e placa de video, e foi por acaso que acabei descobrindo essa situação da temperatura do SSD M2 MODELO BC501 SK HYNIX 256gb
 
Galera eu sei que ando fazendo perguntas meio idiotas, hehehe, mas eu costumo a limitar o processador pelo Throttlestop a 85 graus. Se eu tirar esse limite, deixando ele chegar nos 100 graus, o que acaba acontecendo com certa frequência, danificará o aparelho?
 
Galera eu sei que ando fazendo perguntas meio idiotas, hehehe, mas eu costumo a limitar o processador pelo Throttlestop a 85 graus. Se eu tirar esse limite, deixando ele chegar nos 100 graus, o que acaba acontecendo com certa frequência, danificará o aparelho?
Não. De qualquer maneira, a 100°C não passará pois o processador derrubará as frequências.
 
Galera eu sei que ando fazendo perguntas meio idiotas, hehehe, mas eu costumo a limitar o processador pelo Throttlestop a 85 graus. Se eu tirar esse limite, deixando ele chegar nos 100 graus, o que acaba acontecendo com certa frequência, danificará o aparelho?
Não vai danificar porque o prochot (limite térmico) padrão dele é 100 graus (modo térmico performance) ou 93 graus (modo térmico equilibrado), então não passará disso. 100 graus não danifica CPU.

Todavia, o fato de o processador estar constantemente acima de 90 graus vai aquecer, por tabela, a GPU (porque compartilham do mesmo dissipador), o que limitará o desempenho dela por throttling (já que o "prochot" da GPU é 85 graus no modo performance). Dependendo do jogo, vc pode ter um desempenho melhor limitando o CPU por causa disso.

Aqui eu não limito por temperatura, preferi criar 4 perfis diferentes no throttlestop de frequências turbo na aba FIVR (Turbo Ratio Limits). O primeiro stock, o segundo abaixando tudo 200mhz, o terceiro abaixando tudo 400mhz e o quarto abaixando tudo 600mhz. Quando o jogo não puxa muito CPU, ja coloco no quarto (por hotkey configurada no menu options), e dificilmente passa de 80 e poucos graus. Infelizmente o CPU não é "inteligente" o suficiente pra ficar em clocks baixos quando o jogo não exige muito. Direto vejo tudo em 4.2 e, quando abaixo pra 3.6, não muda nada nos FPS.

Undervolt é muito bom pra ajudar nisso tudo. Aqui ainda estou testando, mas está 100% estável com o CPU CACHE em -43.9 e o CPU CORE em -75.2 (o CPU cache menos de -45mv causa crashes).

EDIT: tudo que postei é sobre o 11800H.
 
Última edição:
Sinceramente, no meu note apenas desabilitei o turbo e reduzi bastante a temperatura. Não percebi problema com o desempenho, pois mesmo em stock, o desempenho é monstro.
 
Aqui ligar o Vsync e fazer undervolt na GPU resolveu parte do aquecimento da CPU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo