[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Comprei 32GB da Crucial, com chips da micron e tá funcionando normal com 8GB original da hynix, totalizando 40GB. Daqui a um tempo compro outro de 32GB.
 
4050/4060/4070 só atingem 140W no Furmark.
Todas as 3 vão consumir algo entre 90-110W em games.
Isso em qualquer notebook com essas GPUs "full power".

Corrigindo, a 4050 consome ainda um pouco menos que as outras duas e em games vai ficar entre 80-100W.
Exatamente pelo que pesquisei da série 40, acima de 95w o ganho de performance é quase nulo e as temperaturas vão lá pra cima.
 
Comprei 32GB da Crucial, com chips da micron e tá funcionando normal com 8GB original da hynix, totalizando 40GB. Daqui a um tempo compro outro de 32GB.
Pagou quanto, meu consagrado? Fiz o update pra 40gb também. Só que tô usando uma TV de 50" como monitor e tá dando uns input lag absurdos. Já fiz o que a galera aconselhou na BIOS etc etc, mas tem hora que não vai mesmo... ideia é usar no máximo uma de 43", mas na hora que fui comprar eu havia esquecido completamente do lance do input lag :\
 
paguei 627 no ML. Eu cheguei a comprar no alie uma da samsung por 427 antes do remessa conforme, não fui taxado e quando abri, memória errada. O chinês me mandou DDR4 3200Mhz, consegui devolver. Aí acabei comprando aqui do BR mesmo.
 
Estou pensando em pegar um G15, mas devido a tantos problemas estou com receio. Não tenho muito tempo pra jogar, mas queria um notebook que pudesse me proporcionar isso. Alguém que tenha o G15 e usa para trabalho, como fica a questão de temperatura acessando o browser/programando? Teriam alguma recomendação de notebook nessa faixa de preço?
 
Estou pensando em pegar um G15, mas devido a tantos problemas estou com receio. Não tenho muito tempo pra jogar, mas queria um notebook que pudesse me proporcionar isso. Alguém que tenha o G15 e usa para trabalho, como fica a questão de temperatura acessando o browser/programando? Teriam alguma recomendação de notebook nessa faixa de preço?
Uso para trabalhar com desenvolvimento em um sistema Java JSF PrimeFaces (Monolitico) na área da saúde, o bicho é grande! o notebook da empresa era um Lenovo com I7 de 10ª geração e 16gb DDR4 com SSD NVME gen3. O Maven para compilar e fazer o deploy tomavam 15 minutos em media do meu tempo. Isso era um grande aborrecimento para mim.
Resolvi comprar esse G15 por causa do processador, optei pelo I5 e coloquei mais um modulo de 8Gb da Samsumg (foi 80 reais em agosto), agora a compilação + deploy passou para 4 minutos ou menos....

Sempre com o Linux Mint pois o Windows com 16gb não roda a compilação, tem que ter no minimo 32.. mas o ideal é 64! e esse note consegue chegar nessa configuração de memoria! o problema é o valor dos módulos DDR5 de 32gb que estão custando uma fabula!! :crycat:

Games? qdo der tempo eu jogo, mas sem tempo ainda.... :confused:

Edit : depois que eu vi a sua duvida sobre a temperatura : ele é esquentadinho... em media 50°~60° no "normal" (programando e acessando sites) e quando eu executo o maven para compilar e fazer o deploy, ele chega a 70°
outro problema é a duração da bateria, comigo chega a uma hora e meia no maximo! :(
Não sei se é por causa do Linux, mas não vi onde alterar o S.O. para deixar ele mais "leve", talvez seja isso! até porque as vezes que eu ligo ele, a frequencia da tela fica em 144 hz..
 
Última edição:
Estou pensando em pegar um G15, mas devido a tantos problemas estou com receio. Não tenho muito tempo pra jogar, mas queria um notebook que pudesse me proporcionar isso. Alguém que tenha o G15 e usa para trabalho, como fica a questão de temperatura acessando o browser/programando? Teriam alguma recomendação de notebook nessa faixa de preço?

Lembre-se da máxima: todo mundo que tem problema vai na internet reclamar, mas nem todo mundo que não tem vai para elogiar.

Tenho um G15 5515 (Ryzen 7) e uso para trabalho, costuma ficar entre 60 ~ 75 graus dependendo que estou fazendo. Mas isso é meio padrão em notebooks, dificilmente se vai achar um mais frio do que isso.
 
Uso para trabalhar com desenvolvimento em um sistema Java JSF PrimeFaces (Monolitico) na área da saúde, o bicho é grande! o notebook da empresa era um Lenovo com I7 de 10ª geração e 16gb DDR4 com SSD NVME gen3. O Maven para compilar e fazer o deploy tomavam 15 minutos em media do meu tempo. Isso era um grande aborrecimento para mim.
Resolvi comprar esse G15 por causa do processador, optei pelo I5 e coloquei mais um modulo de 8Gb da Samsumg (foi 80 reais em agosto), agora a compilação + deploy passou para 4 minutos ou menos....

Sempre com o Linux Mint pois o Windows com 16gb não roda a compilação, tem que ter no minimo 32.. mas o ideal é 64! e esse note consegue chegar nessa configuração de memoria! o problema é o valor dos módulos DDR5 de 32gb que estão custando uma fabula!! :crycat:

Games? qdo der tempo eu jogo, mas sem tempo ainda.... :confused:

Edit : depois que eu vi a sua duvida sobre a temperatura : ele é esquentadinho... em media 50°~60° no "normal" (programando e acessando sites) e quando eu executo o maven para compilar e fazer o deploy, ele chega a 70°
outro problema é a duração da bateria, comigo chega a uma hora e meia no maximo! :(
Não sei se é por causa do Linux, mas não vi onde alterar o S.O. para deixar ele mais "leve", talvez seja isso! até porque as vezes que eu ligo ele, a frequencia da tela fica em 144 hz..
Tenho o Dell G15 com Ryzen 7 5800H trabalho com Ruby on Rails e ele chega a 92°C e tenho 24gb de Ram, ele chega a usar 16GB quando uso o máximo de projetos ao mesmo tempo. Chego a subir 5 servidores ao mesmo tempo é bem pesado! Mais minah decepção é com AMD e Nvidia tanto Linux quanto Windows, tem um Bug que não deixa diminiuir o brilho da tela que parece ser causado pelo drivers da Nvidia e travadas pelos driver s na AMD, tds os dois problemas causados com video integrado da AMD habilitado. Tenho que desativar ele na bios. O prpblema que é um notebook e isso prejudica no caso de usar só na bateria, desativando o video onboard! Outro problema é AMD, comprei dois pentes de memoria DDR4 16GB e o controlador de memoria parece q não consegue usar as duas memorias, no memtest86 as duas memorias falham e individualmente passam no teste. Optei então por uisar uma memoria de 8G que veio com ele junto com uma de 16GB que comprei. Não compro mais notebook com nada da AMD depois disso!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou pensando em pegar um G15, mas devido a tantos problemas estou com receio. Não tenho muito tempo pra jogar, mas queria um notebook que pudesse me proporcionar isso. Alguém que tenha o G15 e usa para trabalho, como fica a questão de temperatura acessando o browser/programando? Teriam alguma recomendação de notebook nessa faixa de preço?
Compra Intel, AMD esquece!!
 
Tenho o Dell G15 com Ryzen 7 5800H trabalho com Ruby on Rails e ele chega a 92°C e tenho 24gb de Ram, ele chega a usar 16GB quando uso o máximo de projetos ao mesmo tempo. Chego a subir 5 servidores ao mesmo tempo é bem pesado! Mais minah decepção é com AMD e Nvidia tanto Linux quanto Windows, tem um Bug que não deixa diminiuir o brilho da tela que parece ser causado pelo drivers da Nvidia e travadas pelos driver s na AMD, tds os dois problemas causados com video integrado da AMD habilitado. Tenho que desativar ele na bios. O prpblema que é um notebook e isso prejudica no caso de usar só na bateria, desativando o video onboard! Outro problema é AMD, comprei dois pentes de memoria DDR4 16GB e o controlador de memoria parece q não consegue usar as duas memorias, no memtest86 as duas memorias falham e individualmente passam no teste. Optei então por uisar uma memoria de 8G que veio com ele junto com uma de 16GB que comprei. Não compro mais notebook com nada da AMD depois disso!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Compra Intel, AMD esquece!!
Usa memoria Kingston Fury Impact, funcionam sem problemas. Aqui as Crucial davam problemas em par.

Quando ao brilho é um problema com qualquer kernel 6.0 ou superior.
 
Usa memoria Kingston Fury Impact, funcionam sem problemas. Aqui as Crucial davam problemas em par.

Quando ao brilho é um problema com qualquer kernel 6.0 ou superior.
Então com você a Kingston Fury Impact funcinou bem? a de 3200mhz mesmo?
esse modelo: Memória Kingston Fury Impact, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20, Para Notebook - KF432S20IB/16


Aqui duas da Crucial não ficou legal. Estou tendo que usar uma dela de 16gb e outra de 8GB da Smart que veio com o notebook.


É sobre o brilho é chato!! No windows tem o mesmo problema!! E hj atualizou o Pop Os aqui para versão 545 do driver da NVidia e parou de mudar o brilho até com a VGA onboard da AMD desativada só falta mais essa cagada!! Não testam nada? Só pode!
 
Última edição:
Então com você a Kingston Fury Impact funcinou bem? a de 3200mhz mesmo?
esse modelo: Memória Kingston Fury Impact, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20, Para Notebook - KF432S20IB/16


Aqui duas da Crucial não ficou legal. Estou tendo que usar uma dela de 16gb e outra de 8GB da Smart que veio com o notebook.


É sobre o brilho é chato!! No windows tem o mesmo problema!! E hj atualizou o Pop Os aqui e parou de mudar o brilho até com a VGA onboard da AMD desativada só falta mais essa cagada!! Não testam nada? Só pode!
Comprei exatamente essa da Kabum e vendi as da Crucial, nunca mais tive problema.

No windows o problema é realmente da Dell que está c@gando pra quem comprou.
 
Comprei exatamente essa da Kabum e vendi as da Crucial, nunca mais tive problema.

No windows o problema é realmente da Dell que está c@gando pra quem comprou.
Última dúvida qual era o problema que vc tinha com as memórias?? Comigo funcionam aparentemente normal, sem problemas.
Mas fui testar com o software Memtest86 com duas sempre não passava nos testes, com uma passava e combinada com a outra passava. Mas um dia deu erro aqui no windows, o mesmo detectado pelo software Memtest86, um endereço de memória como se fosse corrompido.
 
Última dúvida qual era o problema que vc tinha com as memórias?? Comigo funcionam aparentemente normal, sem problemas.
Mas fui testar com o software Memtest86 com duas sempre não passava nos testes, com uma passava e combinada com a outra passava. Mas um dia deu erro aqui no windows, o mesmo detectado pelo software Memtest86, um endereço de memória como se fosse corrompido.
Tela azul aleatória.
 
Tenho o Dell G15 com Ryzen 7 5800H trabalho com Ruby on Rails e ele chega a 92°C e tenho 24gb de Ram, ele chega a usar 16GB quando uso o máximo de projetos ao mesmo tempo. Chego a subir 5 servidores ao mesmo tempo é bem pesado! Mais minah decepção é com AMD e Nvidia tanto Linux quanto Windows, tem um Bug que não deixa diminiuir o brilho da tela que parece ser causado pelo drivers da Nvidia e travadas pelos driver s na AMD, tds os dois problemas causados com video integrado da AMD habilitado. Tenho que desativar ele na bios. O prpblema que é um notebook e isso prejudica no caso de usar só na bateria, desativando o video onboard! Outro problema é AMD, comprei dois pentes de memoria DDR4 16GB e o controlador de memoria parece q não consegue usar as duas memorias, no memtest86 as duas memorias falham e individualmente passam no teste. Optei então por uisar uma memoria de 8G que veio com ele junto com uma de 16GB que comprei. Não compro mais notebook com nada da AMD depois disso!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Compra Intel, AMD esquece!!
Pra controlar o aquecimento uso o RyzenController pra limitar, ajuda bem.

Memórias ainda uso as originais, mas já tinha visto que o Ryzen é mais seletivo com memórias. Tem que pesquisar no site da AMD antes, tem uma lista lá de compatibilidade.

O lance do brilho é realmente chato, mas é problema causado pela Dell. Só funciona o ajuste com o Driver do site dela, só que já está muito desatualizado. Mas aqui consigo contornar hibernando ou colocando o note em sleep, aí quando sobe novamente está com o brilho ajustado. É gambiarra, mas é uma forma de contornar.
 
Pra controlar o aquecimento uso o RyzenController pra limitar, ajuda bem.

Memórias ainda uso as originais, mas já tinha visto que o Ryzen é mais seletivo com memórias. Tem que pesquisar no site da AMD antes, tem uma lista lá de compatibilidade.

O lance do brilho é realmente chato, mas é problema causado pela Dell. Só funciona o ajuste com o Driver do site dela, só que já está muito desatualizado. Mas aqui consigo contornar hibernando ou colocando o note em sleep, aí quando sobe novamente está com o brilho ajustado. É gambiarra, mas é uma forma de contornar.
Também uso o Ryzen controller ou no Pop Os coloco no modo de economia de bateria (fica abaixo dos 70° na maioria do tempo).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra controlar o aquecimento uso o RyzenController pra limitar, ajuda bem.

Memórias ainda uso as originais, mas já tinha visto que o Ryzen é mais seletivo com memórias. Tem que pesquisar no site da AMD antes, tem uma lista lá de compatibilidade.

O lance do brilho é realmente chato, mas é problema causado pela Dell. Só funciona o ajuste com o Driver do site dela, só que já está muito desatualizado. Mas aqui consigo contornar hibernando ou colocando o note em sleep, aí quando sobe novamente está com o brilho ajustado. É gambiarra, mas é uma forma de contornar.
O problema do brilho não é Kernel do Linux ou driver da Nvidia (ou AMD)? Seria da Dell? Acontece só com os Ryzen ou alguém sabe se acontece com os Intels? No linux até o Kernel 5.19 funciona td normalmente e no Windows até um driver da Nvidia de Setembro de 2022! A solução que encontrei foi desativar a VGA AMD onboard. O problema é usar o notebook na bateria, que vai descarregar mais rápido. No Linux (Uso Pop OS) essa semana saiu o Driver 445 da Nvidia e parou de funcionar até com a VGA AMD onboard desativada. Ontem testei 3 distribuições antigas que usam kernel 5.15 e tive problemas de ambiente ou software tá tenso!
 
Última edição:
Entendo que essa linha de notebook é para heavy user , mas usar o notebook sem um teclado sem fio é tenso as vezes. O equipamento esquenta muito quando você exige os recursos da máquina. Quem ama desempenho quer ver o notebook sendo usado no talo, mas fica um vapor quente que sobe do teclado às vezes.

Outro fato inusitado foi que parei de ter problemas de tiiiiiillllt no teclado ao colocar mais 8 GB de memória , estou com 16GB ao todo. Aproveitei e também inseri um dissipidor em fita de cobre em cada pente. Não sei se essas duas ações ajudou quanto ao problema.
 
Última edição:
Também uso o Ryzen controller ou no Pop Os coloco no modo de economia de bateria (fica abaixo dos 70° na maioria do tempo).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O problema do brilho não é Kernel do Linux ou driver da Nvidia (ou AMD)? Seria da Dell? Acontece só com os Ryzen ou alguém sabe se acontece com os Intels? No linux até o Kernel 5.19 funciona td normalmente e no Windows até um driver da Nvidia de Setembro de 2022! A solução que encontrei foi desativar a VGA AMD onboard. O problema é usar o notebook na bateria, que vai descarregar mais rápido. No Linux (Uso Pop OS) essa semana saiu o Driver 445 da Nvidia e parou de funcionar até com a VGA AMD onboard desativada. Ontem testei 3 distribuições antigas que usam kernel 5.15 e tive problemas de ambiente ou software tá tenso!
Lembro que antes da ultima atualização de Bios o meu notebook funcionava bem o brilho com o a RTX3060 depois dessa ultima só se mudar lá na bios o advanced optimus, nessa bosta. Ai vendi e falei pra pessoa que comprou, como ele comprou só pra jogar ligado na tomada o tempo todo. Não ia ser um problema.
 
G15 Ryzen ou Intel? Existe alguma diferença neles além do processador?
Eu estou mais pelo lado do ryzen por esquentar menos, procede?
 
Tem tudo para funcionar. Mas por esse preço, você pega um Kingston de 1 Tb com a mesma velocidade de escrita/leitura.

obrigado pelo feeddback, vou testar, um amigo ganhou, então será teste para ambos...
 
Isso prejudica até a revenda do notebook. Como explicar pra pessoa que ela não vai poder ajustar o brilho da tela?
A real é que a Dell é uma piada.
Testei várias distrações Linux, e o jeito é usar Ubuntu 20.04 ou Pop os 20.04!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Teve um cara que colocou 32GB em um slot (Memória Samsung) + 8GB originais no G15 5530 e está funcionando tranquilamente com os 40GB reconhecidos.
Estou usando uma memória Crucial de 16gb e outra Smart(original do notebook) 8gb sem problemas! Agora com duas de 16gb da Crucial reprova no teste do Memtest86.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu faria um MemTest86+ por umas 3 ou 4hs só por desencargo por essa questão das travadinhas.
Depois que eu formatei o Pop Os e sai da versão 22.04 para a versão 20.04 parou!
 
Última edição:
Cara, eu tbm estou tendo problemas com essa memória.

Sinceramente, estou decepcionado com esse notebook da Dell. Infelizmente é uma das poucas opções que temos.


Desde que comprei ele, já apresentava alguns episódios de desligamento com BSOD, tendo que iniciar da tela de recuperação do sistema.

Porém, depois que coloquei as memórias ficou frequente. Pelo menos umas 2 ou 3x na semana.
E sempre apresenta um código de erro diferente no Windows.
Já fiz todos os testes de memória e sempre dá como "OK".

Sinceramente, não recomendaria esse notebook a ninguém.
Fora esses quesitos, teve muitas outras coisas que me desagradaram.

Eu fiquei com ele porque realmente eu estava precisando de um note.
Vc tem um Dell G15 Ryzen 5800H RTX 3060?? No caso com duas memórias Kingston Fury de 16gb vc tá tendo problemas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo