[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

RETORNO DA ASSISTÊNCIA DE SP (DELL 7472)

Problema 1: HDD não estava sendo reconhecido. Antes de parar de vez, emitia ruídos num nível fora do normal. (Alguns disseram aqui no fórum que se tratava de um "barulho característico do HDD", porém estava exagerado, tanto que não consegui me acostumar mesmo depois de 7 meses de uso.)
Resolução: Trocaram por um novo, totalmente silencioso, e que agora está sendo reconhecido normalmente.

Problema 2: Touchpad "frouxo", fazia barulho e se deslocava para baixo apenas ao encostar o dedo.
Resolução: Trocaram o touchpad, agora ele está completamente firme e só emite barulho ao clicar.

Os problemas acima se apresentaram desde o primeiro dia de uso (Fora o não reconhecimento do HDD, que aconteceu após 6 meses). Eu estava com receio de enviar para assistência e retornar pior ou demorar muito, mas foi a melhor coisa que fiz. Levou apenas 8 dias úteis.
 
Alguém sabe me dizer se o SSD EVO 970 NVMe 250GB Samsung é compatível com o slot M2 desse aparelho?
Acabei de comprar o 7572 com i7 e 8GB de RAM, paguei R$ 3.680,00.

Tenho um 7572 e estou usando um Samsung NVMe 970 EVO 500gb lindamente.
 
Turma, saudações!!!!!

Alguém usa o Windows 7 no Dell 7472/7572????
 



Minha humilde opinião é que se você quiser desempenho sem se importar com tamanho, peso, consumo e outras pequenas coisas a seu critério, não pegue esse.
Tem outras opções no mercado com uma linha de processadores de melhor desempenho e melhor GPU.
Se você especificar mais um pouco sobre essas características de gosto seu, poderemos te ajudar melhor.
Turma, saudações!!!!!

Alguém usa o Windows 7 no Dell 7472/7572????
 



Minha humilde opinião é que se você quiser desempenho sem se importar com tamanho, peso, consumo e outras pequenas coisas a seu critério, não pegue esse.
Tem outras opções no mercado com uma linha de processadores de melhor desempenho e melhor GPU.
Se você especificar mais um pouco sobre essas características de gosto seu, poderemos te ajudar melhor.


Opa, então usarei o pc apenas para trabalho. Jogar mesmo quase zero, somente um dota ou LOL. Uso muito VMWARE para trabalho. Queria desempenho nesse quesito.
 
Última edição:
pessoal ainda vale a pena pegar esse modelo ?

https://www.dell.com/pt-br/shop/not...ine/spd/inspiron-15-7572-laptop/i15-7572-a30c

Ta 5.600R$ i7 8°- 16GB RAM - 128GB SSD + 1TB HD 5400rpm - Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® MX150 com GDDR5 de 4GB

Queria um desempenho bom, não jogo muito...se jogar só um LOL ou Dota bem de vez em quando.

Hoje tenho um lenovo ideadpad 320 i7 7° - 8GB ram - 128GB SSD Sandisk + 1TB HD 5400rpm - Placa de Vídeo Geforce 940MX 2GB

O lenovo me atende super bem, porém vou doa-lo para minha sogra e pegaria um outro para mim e pensei nesse dell.

Tenho um dell velho de guerra a mais de 4 anos e nunca deu problema, sem contar na garantia/suporte da dell que acredito ser a melhor do mercado.

Aceito sugestões e ideias.

O site Zoom acabou de me mandar uma notificação dessa promoção: https://www.concordia.inf.br/dell-i...i7-16gb-hd-1tb-ssd-128gb-windows-10-home.html:

De: R$ 5400,00

Por:
À vista - R$ 4072,35
3x - R$ 4.551,45
12x - R$ 4.791,00
 
Boa tarde, pessoal acabei de adquirir um 7472, e gostaria de perguntar se vocês já encontrar alguma solução definitiva para o Thermal Throttling, ou se a DELL disponibilizou alguma atualização que amenizou o problema? Eu li as recomendações do usuário joex, mas vi que a última atualização dele no tópico foi em 06/06/2018, alguém sabe se teve alguma atualização desde então?
 
apesar de ser o de 14" ta interessante. esse concordia é confiável?
Essa loja tá cadastrada no Ebit e Reclame Aqui. Mas para garantir, dá para fechar a compra com intermédio do Zoom.
Esse preço tá bem menor do que paguei na época do lançamento, mas no meio do ano deve baixar mais com os novos modelos...
 
Bom pessoal, meu 7472 está chegando esta semana então passei a manhã lendo as 18 páginas do tópico.

Acho que ficou tudo bem claro para mim. Mas em algum momento alguém passou o link da notebookcheck com o review da NVIDIA GeForce MX150, e lá afirma que não foi possível reproduzir Netflix em 4K:

4K HDR with Netflix however wont run due to the minimum 3 GB graphics memory that is required.

Mas visto que a MX150 da série 7000 é a N17S-G1-A1 com 4 GB GDDR5 não vejo o porque não poderia reproduzir.

Alguém pode confirmar se o Netflix habilita o HDR 4k?
 
Hoje chegou meu ssd de 512 da adata S5 mas nem abri. Fiquei inseguro. E já abri uma solicitação de devolução. Já comprei por 30 reais a mais na prestação um 740 pro da Samsung de 512 pcie x4

Parece que o 7472 eh x2 mas preferi não arriscar. E são 5 anos de garantia.
 
Alguém ja instalou Windows 7 nesse note? Estou tendo uns problemas de desempenho com o Win10 e queria testar no 7, mas estou com um pouco de receio na questão do driver do touchpad (pois no win10 ele usa os drivers nativos da microsoft) e outros drivers.

// EDIT //

Tentei instalar o 7 e nem consegui, me parece que o hardware é incompatível... tive erro pra entrar no instalador via pendrive, e mesmo depois de conseguir contornar, tive outro erro dentro do instalador, não consegui prosseguir.

// EDIT 2 //

Pesquisei sobre o tal erro no instalador e parece que é só falta de drivers do USB 3.0. Teria que editar a ISO do win7 e adicionar esses drivers no instalador, ou então plugar outro pendrive durante a instalação e acessar os drivers necessários.
 
Última edição:
No notebook da minha irmã estava praticamente impossível jogar, é um Inspiron 7472 com menos de duas semanas. Estavamos preocupados de usar softwares que alteram clock e etc pois o notebook tem todas as garantias, então resolvemos entrar em contato com o suporte técnico.

Depois de varias tentativas e configurações o técnico sugeriu uma configuração que funcionou.

Na BIOS tem uma aba de Performance e nela tem um item chamado IntelSpeedStep apenas desativamos este recurso e tudo passou a rodar lisinho

Jogando CS:GO ele está rodando na configuração minima a uma média de 100-110 fps a uma temperatura estável de 72-74°C
 
No notebook da minha irmã estava praticamente impossível jogar, é um Inspiron 7472 com menos de duas semanas. Estavamos preocupados de usar softwares que alteram clock e etc pois o notebook tem todas as garantias, então resolvemos entrar em contato com o suporte técnico.

Depois de varias tentativas e configurações o técnico sugeriu uma configuração que funcionou.

Na BIOS tem uma aba de Performance e nela tem um item chamado IntelSpeedStep apenas desativamos este recurso e tudo passou a rodar lisinho

Jogando CS:GO ele está rodando na configuração minima a uma média de 100-110 fps a uma temperatura estável de 72-74°C

Sim, desabilitar o speedstep já ajuda bastante porque o processador passa a ficar quase sempre em frequencias mais altas.

Mas a questão de alterar o clock com softwares não tem problema nenhum, você não perde garantia em fazer isso porque são alterações temporárias que só funcionam com o programa aberto, não está alterando nada definitivamente.
 
Boa tarde, pessoal acabei de adquirir um 7472, e gostaria de perguntar se vocês já encontrar alguma solução definitiva para o Thermal Throttling, ou se a DELL disponibilizou alguma atualização que amenizou o problema? Eu li as recomendações do usuário joex, mas vi que a última atualização dele no tópico foi em 06/06/2018, alguém sabe se teve alguma atualização desde então?

Cara, desculpe a pergunta, mas por quanto adquiriu o notebook?
Comprei hoje diretamente com a Dell e peguei o modelo 7472 com i7 e 8GB de RAM na cor dourada. Paguei R$ 4243,00, com a garantia de assistência técnica no local. Achei um pouco caro (pois na Black Friday havia conseguido o 7572 por algo em torno de 3900, mas não cheguei a finalizar a compra).
O notebook é para a minha esposa e tava com pressa de comprar (o HP que ela tinha já há uns 5 anos quebrou essa semana). Por isso não tive muito como "pechinchar"...
Paguei muito caro?

Eu tenho um Dell G7, i7, 8GB, com SSD de fábrica e paguei R$ 4900,00...
Pagar R$ 4243,00 nesse 7472 foi difícil, rsrs... Tava de olho no Acer Swift 3 ou 5, mas não está a venda aqui no Brasil. Apenas o Swift 7 que está 8k... Sem chance.
 
Última edição:
Cara, desculpe a pergunta, mas por quanto adquiriu o notebook?
Comprei hoje diretamente com a Dell e peguei o modelo 7472 com i7 e 8GB de RAM na cor dourada. Paguei R$ 4243,00, com a garantia de assistência técnica no local. Achei um pouco caro (pois na Black Friday havia conseguido o 7572 por algo em torno de 3900, mas não cheguei a finalizar a compra).
O notebook é para a minha esposa e tava com pressa de comprar (o HP que ela tinha já há uns 5 anos quebrou essa semana). Por isso não tive muito como "pechinchar"...
Paguei muito caro?

Eu tenho um Dell G7, i7, 8GB, com SSD de fábrica e paguei R$ 4900,00...
Pagar R$ 4243,00 nesse 7472 foi difícil, rsrs... Tava de olho no Acer Swift 3 ou 5, mas não está a venda aqui no Brasil. Apenas o Swift 7 que está 8k... Sem chance.

Então amigo, eu comprei com a mesma configuração que você, só que na cor prata, comprei usando o CNPJ em uma oferta que a Dell ligou oferecendo. Paguei 3.359, mas dei muita sorte, acredito que você não pagou caro, pagou o valor que está mesmo no mercado brasileiro, basta olhar o histórico de preços em algum buscador de ofertas. Desde a alta do dólar os preços estão exagerados, sem contar que, é período de volta às aulas, o que acaba elevando um pouco o preço. Quanto ao notebook em si, ele é ótimo para o que foi pensado, sua esposa vai gostar, só fiz uma modificação no software, que foi desabilitar o SpeedStep. No hardware não teve jeito, comprei um ssd M.2 (Kingston A1000 240 Gb, por 299 no site da Kabum). Agora está excelente, mas tenha em mente que são propostas diferentes, não há como exigir o mesmo do 7472 que seu G7 entrega para jogos.
 
Olá. Eu comprei o 7472 com i5 e não poderia estar mais feliz com a compra. Gostei do visual, tamanho, peso, especificações, da tela. É muito bom voltar pra um PC normal depois de passar anos com um macbook air. Adoro todas as portas, opções de manutenção e expansão.

Uma coisa é que SSD é absolutamente indispensável. Eu só liguei umas vezes antes de instalar o SSD e francamente fica uma carroça. Mais de 2 minutos e meio só pra chegar na tela de login do windows. Se você ainda estiver com HDD, recomendo fortemente comprar um SSD. Não vale a pena comprometer um pc de 3600 por causa de um componente que custa 200-300.

Queria fazer algumas colocações pro pessoal que usa para jogar jogos. Eu ainda não usei para este fim porque tenho um desktop que uso pra jogar em casa, mas não deixei de fazer todos os "tweaks" de cpu e placa de vídeo, porque francamente... adoro fazer isso.

Estes procedimentos mencionados no OP só alteram os limites de temperatura, permitindo CPU e GPU operar em temperaturas mais altas. Embora eu até ache válido isso, acho que tem algumas coisas que vão dar mais resultado sem precisar alterar limite de temperatura:

1. Undervolt de CPU: Isso já foi comentado no tópico. Reduz a geração de calor da CPU, operando em teperaturas menores e/ou em frequências mais altas. Tem guias sobrando na internet sobre como fazer isso. EU usei o intel XTU, -90 mV no meu caso.

2. Este ainda mais importante para jogos: otimizar a curva de voltagem x frequência no MSI afterburner (ou equivalente). Isso mais ou menos equivale a fazer undervolt. Eu setei no meu +350 MHz até 0,80 V (onde fica a 1600 MHz), reduzindo progressivamente este valor até +230 MHz em 0,95 V (1800 MHz) e limitei este valor como voltagem máxima. Na configuração padrão, ele chega até 1,08 V, o que é inútil, pois só serve para esquentar a placa rapidamente e já desce para valores muito menores. Com essa alteração, eu meu boost máximo é maior do que o original em voltagens menores (1800 Mhz@0,95 V contra 1720 Mhz@1,08 V), e em todas as voltagens de operação a velocidade também será muito maior.

Resultados desta alteração:
Score Firestrike original de fábrica: 2932 https://www.3dmark.com/3dm/32914825?
Score Firestrike com undervolt de CPU e GPU: 3492 (+19%) https://www.3dmark.com/3dm/33258381?

Valley original: 902
Valley undervolt: 1004 (+11%)

Userbenchmark: https://www.userbenchmark.com/UserRun/14462869

Depois de feito isso, se for desejada ainda mais performance, aí sim eu aumentaria os limites de temperatura de CPU e GPU.
 
Última edição:
Fiz um upgrade de memoria, coloquei esse módulo abaixo e ficou perfeito.

https://www.mbit.pt/informatica/com...2400mhz-cl14?utm_source=google&utm_medium=cpc

Simplesmente um canhão.

Cara, uma dúvida que pode até ser leiga: não seria mais vantagem colocar uma segunda memória de 8GB, para funcionar em Dual Channel? Ou o equipamento só possui 1 slot de memória? (Não tenho o notebook em mãos ainda, comprei ontem e estou aguardando chegar, por isso não conheço as características físicas dele a fundo... Mas já estava pensando neste "up" de memória aí...)
Sobre o site: quanto tempo para entrega? Foi taxado?
 
Então amigo, eu comprei com a mesma configuração que você, só que na cor prata, comprei usando o CNPJ em uma oferta que a Dell ligou oferecendo. Paguei 3.359, mas dei muita sorte, acredito que você não pagou caro, pagou o valor que está mesmo no mercado brasileiro, basta olhar o histórico de preços em algum buscador de ofertas. Desde a alta do dólar os preços estão exagerados, sem contar que, é período de volta às aulas, o que acaba elevando um pouco o preço. Quanto ao notebook em si, ele é ótimo para o que foi pensado, sua esposa vai gostar, só fiz uma modificação no software, que foi desabilitar o SpeedStep. No hardware não teve jeito, comprei um ssd M.2 (Kingston A1000 240 Gb, por 299 no site da Kabum). Agora está excelente, mas tenha em mente que são propostas diferentes, não há como exigir o mesmo do 7472 que seu G7 entrega para jogos.

Sim, claro... Não vou exigir o mesmo desempenho do meu Dell G7 neste 7472. Até pq as propostas são diferentes: ela não vai jogar, rsrs. É pra uso pessoal/profissional: usar programas de banco de dados e similares... Só fiquei meio bolado ter que desembolar mais de 4k por este equipamento, tendo em vista que em breve serão lançados novos modelos e os preços devem cair...
Mas, como para ela o importante é a portabilidade, design e que seja um computador rápido, esse 7472 é o que mais se adequa. Pesquisei sobre o Lenovo Ideapad 330, Acer Aspire 5, Asus, Vaio etc... e nenhum deles era "tão completo" (nos requisitos que ela queria) quanto este Dell... Apenas os Acer Swift 3 e 5, que não estão a venda aqui no Brasil. E o Swift 7, como já falei acima, tem um preço exorbitante...

Enfim. Vou aguardar chegar o notebook e espero que atenda à expectativa dela e não apresente nenhum tipo de falha... rsrs

Muito obrigado por responder.
 
A PROPÓSITO...

Quem possui o modelo 7472 poderia me dizer qual a placa de rede wireless que veio no equipamento de vocês?

O meu Dell G7 veio com a Qualcomm modelo QCA61x4A 802.11ac, o que para mim foi uma dor de cabeça (essa placa de rede apresenta incompatibilidade com alguns roteadores da TP Link, o que travava totalmente o roteador, indisponibilizando TODA a rede)...!!!

(Abri um chamado e sugeri desde o início que a Dell efetuasse a substituição da placa da Qualcomm por uma de outra marca e eles não me ouviram. Mandaram uma outra placa de rede do mesmo modelo, efetuaram a troca, e o problema continuou... Só então, na segunda tentativa, foi que aceitaram minha sugestão e enviaram uma placa da Intel, modelo 9560, e o problema foi resolvido).

(Mais detalhes sobre esse defeito e a solução, só é dar uma olhada em minhas mensagens no tópico do Dell G7 aqui: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/topico-oficial-dell-g7-7588.634110/page-24 ). A solução está na página 25.

Por isso estou com receio deste 7472 vim com essa mesma placa da Qualcomm e começar as dores de cabeça até conseguir convencer a Dell, mais uma vez, a trocar a placa Qualcomm por uma de outra marca... rsrsrs

Valeu!
 
Última edição:
Quem possui o modelo 7472 poderia me dizer qual a placa de rede wireless que veio no equipamento de vocês?

Cara, o meu é o modelo 7572 e infelizmente é a Qualcomm modelo QCA61x4A 802.11ac . Acho que você vai ter mais uma dor de cabeça ai kkk
 
Olá. Eu comprei o 7472 com i5 e não poderia estar mais feliz com a compra. Gostei do visual, tamanho, peso, especificações, da tela. É muito bom voltar pra um PC normal depois de passar anos com um macbook air. Adoro todas as portas, opções de manutenção e expansão.

Uma coisa é que SSD é absolutamente indispensável. Eu só liguei umas vezes antes de instalar o SSD e francamente fica uma carroça. Mais de 2 minutos e meio só pra chegar na tela de login do windows. Se você ainda estiver com HDD, recomendo fortemente comprar um SSD. Não vale a pena comprometer um pc de 3600 por causa de um componente que custa 200-300.

Queria fazer algumas colocações pro pessoal que usa para jogar jogos. Eu ainda não usei para este fim porque tenho um desktop que uso pra jogar em casa, mas não deixei de fazer todos os "tweaks" de cpu e placa de vídeo, porque francamente... adoro fazer isso.

Estes procedimentos mencionados no OP só alteram os limites de temperatura, permitindo CPU e GPU operar em temperaturas mais altas. Embora eu até ache válido isso, acho que tem algumas coisas que vão dar mais resultado sem precisar alterar limite de temperatura:

1. Undervolt de CPU: Isso já foi comentado no tópico. Reduz a geração de calor da CPU, operando em teperaturas menores e/ou em frequências mais altas. Tem guias sobrando na internet sobre como fazer isso. EU usei o intel XTU, -90 mV no meu caso.

2. Este ainda mais importante para jogos: otimizar a curva de voltagem x frequência no MSI afterburner (ou equivalente). Isso mais ou menos equivale a fazer undervolt. Eu setei no meu +350 MHz até 0,80 V (onde fica a 1600 MHz), reduzindo progressivamente este valor até +230 MHz em 0,95 V (1800 MHz) e limitei este valor como voltagem máxima. Na configuração padrão, ele chega até 1,08 V, o que é inútil, pois só serve para esquentar a placa rapidamente e já desce para valores muito menores. Com essa alteração, eu meu boost máximo é maior do que o original em voltagens menores (1800 Mhz@0,95 V contra 1720 Mhz@1,08 V), e em todas as voltagens de operação a velocidade também será muito maior.

Resultados desta alteração:
Score Firestrike original de fábrica: 2932 https://www.3dmark.com/3dm/32914825?
Score Firestrike com undervolt de CPU e GPU: 3492 (+19%) https://www.3dmark.com/3dm/33258381?

Valley original: 902
Valley undervolt: 1004 (+11%)

Userbenchmark: https://www.userbenchmark.com/UserRun/14462869

Depois de feito isso, se for desejada ainda mais performance, aí sim eu aumentaria os limites de temperatura de CPU e GPU.

Você chegou a testar com mudanças nas temperaturas ?
Se sim, que ganhos a mais percebeu ?
 
Cara, o meu é o modelo 7572 e infelizmente é a Qualcomm modelo QCA61x4A 802.11ac . Acho que você vai ter mais uma dor de cabeça ai kkk

Caramba! Que tenso! hahahaha

Quem vai ficar estressada é a mulher! hehehe ela usou meu Dell G7 uns dias e a conexão ficava dando zebra de vez em quando... Ela também tá experiente no assunto, kkkkkk
De qualquer forma, já vou estar experiente com os atendentes da Dell e já vou logo informar no primeiro chamado que tive um problema idêntico no meu Dell G7 e sugerir imediatamente a troca pela Intel 9560.
O problema é que a Dell repete tudo o que já fazemos antes de acioná-los (atualização de BIOS, drivers etc...) e aí perde-se, no mínimo, 1h de seu dia para o atendimento... Pra no final, o técnico informar: "É, senhor, fizemos tudo que poderíamos fazer no quesito de software e drivers. Será necessária a substituição da peça mesmo...".

Pra se ter uma ideia, para diagnosticar o problema na minha placa de rede, eles efetuaram a atualização de drivers, firmware e tudo que tinha direito... Aí viram o problema e enviaram outra placa de rede de mesmo modelo (e eu já havia sugerido desde o início o envio de uma placa de outro fabricante)... Instalaram e o problema se repetiu... Entrei em contato com o suporte quando estava sem o computador e eles disseram que só poderiam abrir um novo chamado para substituir a peça quando eles fizessem os "procedimentos internos" dele e que eu tinha que estar com o equipamento em mãos. Perguntei quais eram esses novos procedimentos e ele disse que seriam os mesmos feitos na outra placa (atualização de drivers...). Indaguei que eles já tinham feito isso antes e que agora era uma outra placa com o defeito idêntico e que não iria adiantar eles fazerem tudo isso, que era só perda de tempo... Aí o atendente disse que infelizmente teria que fazer, pois era procedimento interno... No outro dia, quando entrei em contato de novo com o suporte (dessa vez com a máquina em mãos), já foi outra pessoa que me atendeu. Expliquei a situação toda a ele e prontamente ele disse: "Vou encaminhar a solicitação para o suporte superior, para que eles vejam uma placa de rede wireless compatível com seu notebook e que seja de outro fabricante diferente da Qualcomm...". Aí eu fiz: "E os testes que o outro atendente disse que tinha que fazer?, aí ele: "Não precisa, já está caracterizado o defeito."...

Vai muito do técnico e também da boa vontade em atender.

Enfim... Já vou estar preparado para mais uma luta, rsrsrsrs.

Valeu!
 
Caramba! Que tenso! hahahaha

Quem vai ficar estressada é a mulher! hehehe ela usou meu Dell G7 uns dias e a conexão ficava dando zebra de vez em quando... Ela também tá experiente no assunto, kkkkkk
De qualquer forma, já vou estar experiente com os atendentes da Dell e já vou logo informar no primeiro chamado que tive um problema idêntico no meu Dell G7 e sugerir imediatamente a troca pela Intel 9560.
O problema é que a Dell repete tudo o que já fazemos antes de acioná-los (atualização de BIOS, drivers etc...) e aí perde-se, no mínimo, 1h de seu dia para o atendimento... Pra no final, o técnico informar: "É, senhor, fizemos tudo que poderíamos fazer no quesito de software e drivers. Será necessária a substituição da peça mesmo...".

Pra se ter uma ideia, para diagnosticar o problema na minha placa de rede, eles efetuaram a atualização de drivers, firmware e tudo que tinha direito... Aí viram o problema e enviaram outra placa de rede de mesmo modelo (e eu já havia sugerido desde o início o envio de uma placa de outro fabricante)... Instalaram e o problema se repetiu... Entrei em contato com o suporte quando estava sem o computador e eles disseram que só poderiam abrir um novo chamado para substituir a peça quando eles fizessem os "procedimentos internos" dele e que eu tinha que estar com o equipamento em mãos. Perguntei quais eram esses novos procedimentos e ele disse que seriam os mesmos feitos na outra placa (atualização de drivers...). Indaguei que eles já tinham feito isso antes e que agora era uma outra placa com o defeito idêntico e que não iria adiantar eles fazerem tudo isso, que era só perda de tempo... Aí o atendente disse que infelizmente teria que fazer, pois era procedimento interno... No outro dia, quando entrei em contato de novo com o suporte (dessa vez com a máquina em mãos), já foi outra pessoa que me atendeu. Expliquei a situação toda a ele e prontamente ele disse: "Vou encaminhar a solicitação para o suporte superior, para que eles vejam uma placa de rede wireless compatível com seu notebook e que seja de outro fabricante diferente da Qualcomm...". Aí eu fiz: "E os testes que o outro atendente disse que tinha que fazer?, aí ele: "Não precisa, já está caracterizado o defeito."...

Vai muito do técnico e também da boa vontade em atender.

Enfim... Já vou estar preparado para mais uma luta, rsrsrsrs.

Valeu!

Que saga! heheh

Boa sorte amigo!
 
Cara, o meu é o modelo 7572 e infelizmente é a Qualcomm modelo QCA61x4A 802.11ac . Acho que você vai ter mais uma dor de cabeça ai kkk
 


Você chegou a testar com mudanças nas temperaturas ?
Se sim, que ganhos a mais percebeu ?

Não testei, não pretendo fazer esta mudança. Mas em benchmarks de GPU ia mudar muito pouco, pois estressam pouco a CPU, e o sistema de resfriamento dá conta tranquilamente da carga térmica só da placa de vídeo. O boost fica praticamente no máximo o tempo todo.

Aumentar faria mais diferença em uma aplicação que tenha carga elevada tanto de CPU quanto GPU, que eu imagino que seja o caso do pessoal relatando throttling extremo. Se alguém souber de um bom benchmark que faça algo nesse sentido eu poderia testar.
 
Olá. Eu comprei o 7472 com i5 e não poderia estar mais feliz com a compra. Gostei do visual, tamanho, peso, especificações, da tela. É muito bom voltar pra um PC normal depois de passar anos com um macbook air. Adoro todas as portas, opções de manutenção e expansão.

Uma coisa é que SSD é absolutamente indispensável. Eu só liguei umas vezes antes de instalar o SSD e francamente fica uma carroça. Mais de 2 minutos e meio só pra chegar na tela de login do windows. Se você ainda estiver com HDD, recomendo fortemente comprar um SSD. Não vale a pena comprometer um pc de 3600 por causa de um componente que custa 200-300.

Queria fazer algumas colocações pro pessoal que usa para jogar jogos. Eu ainda não usei para este fim porque tenho um desktop que uso pra jogar em casa, mas não deixei de fazer todos os "tweaks" de cpu e placa de vídeo, porque francamente... adoro fazer isso.

Estes procedimentos mencionados no OP só alteram os limites de temperatura, permitindo CPU e GPU operar em temperaturas mais altas. Embora eu até ache válido isso, acho que tem algumas coisas que vão dar mais resultado sem precisar alterar limite de temperatura:

1. Undervolt de CPU: Isso já foi comentado no tópico. Reduz a geração de calor da CPU, operando em teperaturas menores e/ou em frequências mais altas. Tem guias sobrando na internet sobre como fazer isso. EU usei o intel XTU, -90 mV no meu caso.

2. Este ainda mais importante para jogos: otimizar a curva de voltagem x frequência no MSI afterburner (ou equivalente). Isso mais ou menos equivale a fazer undervolt. Eu setei no meu +350 MHz até 0,80 V (onde fica a 1600 MHz), reduzindo progressivamente este valor até +230 MHz em 0,95 V (1800 MHz) e limitei este valor como voltagem máxima. Na configuração padrão, ele chega até 1,08 V, o que é inútil, pois só serve para esquentar a placa rapidamente e já desce para valores muito menores. Com essa alteração, eu meu boost máximo é maior do que o original em voltagens menores (1800 Mhz@0,95 V contra 1720 Mhz@1,08 V), e em todas as voltagens de operação a velocidade também será muito maior.

Resultados desta alteração:
Score Firestrike original de fábrica: 2932 https://www.3dmark.com/3dm/32914825?
Score Firestrike com undervolt de CPU e GPU: 3492 (+19%) https://www.3dmark.com/3dm/33258381?

Valley original: 902
Valley undervolt: 1004 (+11%)

Userbenchmark: https://www.userbenchmark.com/UserRun/14462869

Depois de feito isso, se for desejada ainda mais performance, aí sim eu aumentaria os limites de temperatura de CPU e GPU.
Parabéns por informar o que vc fez e de forma bem organizada e objetiva.
Tô procurando um SSD M.2 pro meu...
 
Boa noite! Alguém saberia me ajudar? Chegou meu ssd da Samsung hoje. Troquei.reconhece bem a bios. Mexi para reconhecer desligando secure boot. Etc. Tenho a opção de colocar a usb como primeira opção de boot. Fiz usb boot no site do Windows. Tudo certo. Ao ligar o note, ele não lê a usb ou lê e não instala o Windows. Não sei o que está havendo. Coloquei o ser original e o eu dias não funciona tb. Agora estou sem micro
 
Não testei, não pretendo fazer esta mudança. Mas em benchmarks de GPU ia mudar muito pouco, pois estressam pouco a CPU, e o sistema de resfriamento dá conta tranquilamente da carga térmica só da placa de vídeo. O boost fica praticamente no máximo o tempo todo.

Aumentar faria mais diferença em uma aplicação que tenha carga elevada tanto de CPU quanto GPU, que eu imagino que seja o caso do pessoal relatando throttling extremo. Se alguém souber de um bom benchmark que faça algo nesse sentido eu poderia testar.

Entendi.

Bom, quando eu souber de alguma aplicação eu indico.
Valeu!
 
Boa noite! Alguém saberia me ajudar? Chegou meu ssd da Samsung hoje. Troquei.reconhece bem a bios. Mexi para reconhecer desligando secure boot. Etc. Tenho a opção de colocar a usb como primeira opção de boot. Fiz usb boot no site do Windows. Tudo certo. Ao ligar o note, ele não lê a usb ou lê e não instala o Windows. Não sei o que está havendo. Coloquei o ser original e o eu dias não funciona tb. Agora estou sem micro

Na ferramenta de criação do Windows bootavel você desmarcou a opção "Usar as opções recomendadas para este computador" ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo