• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

Olá pessoal, boa tarde!

Tenho um 7572 e estava pensando em fazer um upgrade no meu SSD que veio de fábrica por um Adata XPG Spectrix S40G. Vocês saberiam me informar se é compatível? Obrigado!

- Modelo: AS40G-512GT-C
- Capacidade: 512 GB
- Formato: M.2 2280
- Interface: PCIe Gen3x4
 
Te
Pessoal, boa noite!

A bateria do meu 7472 está em fim de vida, mesmo conectado na tomada ele vem avisando "bateria fraca" quando abro meus programas e quando desconectado da tomada ele só dura alguns segundos.
Pesquisei por alguns dias possiveis locais de compra de uma nova bateria mas não encontrei além do mercado livre e outros marketplaces, nem mesmo no site da dell. Podem me indicar algum local de venda?
No mercado livre encontrei produtos que teoricamente são originais e também as paralelas, alguem já comprou/tem experiencia com substituição de baterias e pode me dar instruções?
Tenho medo das originais serem usadas e medo das paralelas durarem alguns dias apenas.

Como duvida adicional, achei o ssd abaixo com velocidades altas pro preço, mas entendo pouco tecnicamente ainda, esto
[/QUOTE]


Bom dia. Estou como mesmo problema na bateria. Tenho um 7572 e sempre o ligado na tomada, mas após dois anos de uso a bateria está ruim. Não acho razoável essa vida útil da bateria, mesmo porque sempre utilizei o notebook ligado à tomada. A bateria original não é encontrada para vender aqui no Brasil. Encontrei num site gringo, no seguinte link: https://www.wish.com/search/bateria...978f694ec4?source=search&position=0&share=web , mas não comprei ainda, pois fiz uma reclamação junto à Dell e estou aguardando a resposta. Vou reclamar no Procon também. Estou me sentindo lesado pelo desempenho desta bateria.
 
A bateria original não é encontrada para vender aqui no Brasil.

Acredito que seja uma questão de reposição de estoque. Pesquisei alguns meses atrás e ainda estava disponível, mas prepare o bolso, pois custam por volta de R$ 700 (antes da disparada do dólar custavam menos). Essa bateria é a mesma utilizada em outros modelos como o Inspiron 7580, 5480, Latitude 3180, enfim, uma infinidade de modelos e provavelmente deve voltar a disponibilidade em breve. Pelo menos espero, pois quando a minha falhar pretendo fazer a reposição.

É possivel encontrar ela no Mercado Livre, porém muitas baterias encontradas lá tem capacidade menor e/ou geralmente são recondicionadas.
 
Última edição:
Pessoal, vou contar a historia do meu 7472. Quando chegou a maquina era uma carroça para carregar as coisas. O primeiro mod que tinha feito foi a troca do HD pelo SSD, a maquina tinha melhorado, porem não estava no desempenho que eu queria, apos isso fiz o undervolting, melhorou mais um pouco porem não era o que eu esperava dela. Ai o cooler ficou surtado, barulho de batedeira e extremamente alto, a DELL alegou que era software, mesmo com tudo atualizado, passou a garantia, o cooler piorou e fui obrigado a realizar a troca por mim mesmo, aproveitei para trocar a pasta térmica dele. Tirando um parafuso espanado, tive as seguintes conclusões:
  1. A pasta térmica que a Dell utiliza é horrível. Ela estava extremamente ressecada e muito mal espalhada.
  2. A troca do cooler é chata demais, os 3 minúsculos parafusos da tampa do cooler são fáceis de tirar e horríveis de voltar ao lugar.
  3. Uma pasta térmica boa (thermal grizzly kryonaut) + cooler funcionando corretamente + undervolting + SSD = maquina que tinha comprado, mas não veio.
As specs do meu note: i5 8250U@2.5ghz -105mV, MX150 4GB GDDR5@1455mhz 0.793mV, 8GB RAM e SSD Crucial 480GB SATA3.

O clima da minha cidade está mais ameno >20º, então interferiu no resultado visto que aqui passa fácil dos 30º, antes de realizar a troca do cooler e pasta térmica, joguei F1 2019 a 720p medium:
CPU: 76º
GPU: 74º

Apos a troca:
CPU: 67º
GPU: 60º

Em ambos resultados eu estava com o undervolting.

A maquina mudou da água para o vinho, está bem mais fria e silenciosa. Realmente impressionante o que uma pasta térmica decente + undervolting faz. Agora esperar o dólar baixar para pegar um SSD NVME e um modulo de RAM de 16GB.
Valeu pelo Depoimento @AndreViotto.
Estou vendo que a a pasta térmica do meu 7274 já expirou, as temperaturas que ficavam em baixos 40°c agora já ficam em 50°c em uso normal, mesmo com uv de -100mV.
Já tinha adicionado um nvme e agora estou esperando chegar meu pente de 16 GB para dar um ar para a criança. Vou aproveitar e trocar a pasta térmica também então.
Como você passou, gota, espalhou com dedo/espátula?

Esse oc que fez na MX150, percebeu alguma diferença?
Valeu
 
Valeu pelo Depoimento @AndreViotto.
Estou vendo que a a pasta térmica do meu 7274 já expirou, as temperaturas que ficavam em baixos 40°c agora já ficam em 50°c em uso normal, mesmo com uv de -100mV.
Já tinha adicionado um nvme e agora estou esperando chegar meu pente de 16 GB para dar um ar para a criança. Vou aproveitar e trocar a pasta térmica também então.
Como você passou, gota, espalhou com dedo/espátula?

Esse oc que fez na MX150, percebeu alguma diferença?
Valeu

Então, o que tem de bom na eficiência térmica dessa pasta que estou usando, tem de ruim na hora da aplicação, é muito ruim de espalhar, gruda em qualquer coisa e não sai do dedo, recomendo usar a espatula que vem com ela. Na CPU fiz uma linha no centro do processador e na GPU coloquei uma pequena gota, visto que o chip é minusculo e deixei o dissipador fazer o resto do serviço.

Quanto na MX, fiz um underclock+undervolting, busquei ter o clock estável e menor temperatura. Em termos de FPS deu 2 a mais, visto que não tem mais throttling e a temperatura dificilmente passa dos 70º. Isso mais o undervolting do processador está garantindo trabalho pesado sem gargalo e jogar csgo acima dos 100fps em low.
 
Então, o que tem de bom na eficiência térmica dessa pasta que estou usando, tem de ruim na hora da aplicação, é muito ruim de espalhar, gruda em qualquer coisa e não sai do dedo, recomendo usar a espatula que vem com ela. Na CPU fiz uma linha no centro do processador e na GPU coloquei uma pequena gota, visto que o chip é minusculo e deixei o dissipador fazer o resto do serviço.

Quanto na MX, fiz um underclock+undervolting, busquei ter o clock estável e menor temperatura. Em termos de FPS deu 2 a mais, visto que não tem mais throttling e a temperatura dificilmente passa dos 70º. Isso mais o undervolting do processador está garantindo trabalho pesado sem gargalo e jogar csgo acima dos 100fps em low.

A minha não vai ser nenhuma Grizzly, consegui uma Gel Maker da Cooler Master de gratis... Melhor que qualquer Implastec kkkk

Usou MSI Afterburner para fazer o OC ou outro programa?
 
A minha não vai ser nenhuma Grizzly, consegui uma Gel Maker da Cooler Master de gratis... Melhor que qualquer Implastec kkkk

Usou MSI Afterburner para fazer o OC ou outro programa?

Caraca, pasta térmica chique ainda mais free! Então usei o MSI, porem ele não remove a limitação de 67º da GPU, mas ele consegue baixar bem a tensão do chip gráfico, atualmente to 0,750mV. Se for buscar fazer um overclock e quiser remover a limitação de temperatura, pega o software da Asus, ele consegue destravar a parte de temperatura da placa e baixa a tensão para 0,800mV se não engano, vai aquecer mais, porem vai ter mais desempenho.
 
Caraca, pasta térmica chique ainda mais free! Então usei o MSI, porem ele não remove a limitação de 67º da GPU, mas ele consegue baixar bem a tensão do chip gráfico, atualmente to 0,750mV. Se for buscar fazer um overclock e quiser remover a limitação de temperatura, pega o software da Asus, ele consegue destravar a parte de temperatura da placa e baixa a tensão para 0,800mV se não engano, vai aquecer mais, porem vai ter mais desempenho.

Eu não sei se gostei da pasta térmica, não... ela é horrível de se aplicar, extremamente dura.
mas gostei da facilidade de desmontar o notebook, tudo bem na cara... fácil fácil.

No geral consegui baixar ~5°c em carga normal, mas nos benchmarks ficaram muito bons.
Deixei ele rodando mais de 30 minutos no talo, e ele não reclamou.
Não fez nenhuma redução de clock e as temperaturas ficaram abaixo de 90 graus. Só passou de 90°c depois que comecei um overclock na GPU.

Para a galera que quiser, fiz uma série de fotos (para eu me lembrar de onde tudo estava kkkk) que pode auxiliar hora de desmontar e ml tar novamente o notebook
 
Eu não sei se gostei da pasta térmica, não... ela é horrível de se aplicar, extremamente dura.
mas gostei da facilidade de desmontar o notebook, tudo bem na cara... fácil fácil.

No geral consegui baixar ~5°c em carga normal, mas nos benchmarks ficaram muito bons.
Deixei ele rodando mais de 30 minutos no talo, e ele não reclamou.
Não fez nenhuma redução de clock e as temperaturas ficaram abaixo de 90 graus. Só passou de 90°c depois que comecei um overclock na GPU.

Para a galera que quiser, fiz uma série de fotos (para eu me lembrar de onde tudo estava kkkk) que pode auxiliar hora de desmontar e ml tar novamente o notebook

Uma unica duvida, teve problema com torque de parafusos? Tipo estarem muito duros?
 
Uma unica duvida, teve problema com torque de parafusos? Tipo estarem muito duros?

Não, todos no mesmo nível de torque.
Eu percebi que na CPU os parafusos possuíam molas e na GPU não tinham.
 
Não, todos no mesmo nível de torque.
Eu percebi que na CPU os parafusos possuíam molas e na GPU não tinham.

Entendi, eu que tive "sorte", os meus estavam quase impossíveis de remover, teve um que quase espanei a parte de cima de tão bem preso que estava.
 
Alguém que tenha o 7472 e tenha tido a infelicidade de atualizar para a BIOS 1.5.3 conseguiu voltar a fazer undervolt?

Sei que no 7572 se voltar a BIOS para as configurações de fábrica é possível fazer novamente, mas não tem nem mais essa opção no meu 7472. E essa BIOS amaldiçoada não permite mais downgrade.

Maldita hora que deixei o SupportAssist da Dell instalado.
 
Alguém que tenha o 7472 e tenha tido a infelicidade de atualizar para a BIOS 1.5.3 conseguiu voltar a fazer undervolt?

Sei que no 7572 se voltar a BIOS para as configurações de fábrica é possível fazer novamente, mas não tem nem mais essa opção no meu 7472. E essa BIOS amaldiçoada não permite mais downgrade.

Maldita hora que deixei o SupportAssist da Dell instalado.
O meu é o 7472 tbe e estou na BIOS 1.5.3, opção permanece pra mim, inclusive utilizei para voltar a realizar undervolt.
 
O meu é o 7472 tbe e estou na BIOS 1.5.3, opção permanece pra mim, inclusive utilizei para voltar a realizar undervolt.

O seu undervolt é aplicado? Porque eu consigo mexer nos controles, mas no canto superior direito mostra que as alterações não foram aplicadas.
E o Turbo Ratio Limits também não sobre mais alterações. E isso começou depois que a BIOS atualizou para a 1.5.3 ( 17 Aug 2020 )
8MG3NLD.png




@ediT
Depois de muita pesquisa, consegui forçar o downgrade da BIOS e o Trouttlestop voltou a funcionar, caso alguém tenha o mesmo problema e queria tentar uma gambiarra arriscada, segue o link do tutorial.
 
Última edição:
Pois é, estou na mesma situação com um Dell 7572. Fiz o update da BIOS e agora não consigo realizar undervolt. Tentei instalar a BIOS anterior (depois de verificar se a opção de downgrade estava habilitada na bios) mas nada feito: ele impede por uma questão de segurança. Infelizmente as temperaturas voltaram a dar picos de 98 99 100 (quando a ventoinha ainda não está acionada a toda velocidade).
 
Fiz upgrade da BIOS e apliquei as duas opções de reset que tinha na BIOS, acho que era reset para default e outro era reset para definições de fábrica...
A principio achei que não tinha funcionado, porque todas minhas alterações da BIOS tinham permanecidos, mas quando teste o o TS tudo funcionou como deveria, dando até tela azul quando abusava.


Qual foi a temperatura mais baixas que conseguiram nele?
Aqui com temperatura ambiente dentro de casa nos 35°c (Mato Grosso kills), com o máximo de undervolt que ele permite, trabalhando sem turbo boost (900-1300mhz) ele mantem a 45°c, nunca abaixo disso
 
Última edição:
Fiz upgrade da BIOS e apliquei as duas opções de reset que tinha na BIOS, acho que era reset para default e outro era reset para definições de fábrica...
A principio achei que não tinha funcionado, porque todas minhas alterações da BIOS tinham permanecidos, mas quando teste o o TS tudo funcionou como deveria, dando até tela azul quando abusava.


Qual foi a temperatura mais baixas que conseguiram nele?
Aqui com temperatura ambiente dentro de casa nos 35°c (Mato Grosso kills), com o máximo de undervolt que ele permite, trabalhando sem turbo boost (900-1300mhz) ele mantem a 45°c, nunca abaixo disso

Fiz um restore to factory settings na BIOS, seguindo sua dica, e aparentemente funcionou. Undervolt novamente sendo aplicado! UFA! Temperaturas saudáveis novamente, não passou nem dos 80°C durante uso para produtividade.
 
Última edição:
Existe um único programa capaz de modificar o temp target e curva de clocks e tensões?

O único software que eu encontrei capaz de modificar o temp target foi o Asus GPU TweakII, mas a parte de controle de clocks e tensões é péssimo e bugado, por conta disso preciso usar também o MSI Afterburner, mas ele não consegue mexer no temp target, e ainda é preciso ter a enfadonha tarefa de configurar os dois para que trabalhem em conjunto da forma correta, o Asus primeiro e depois o MSI para que um não sobreponha a configuração do outro.
 
Então, o que tem de bom na eficiência térmica dessa pasta que estou usando, tem de ruim na hora da aplicação, é muito ruim de espalhar, gruda em qualquer coisa e não sai do dedo, recomendo usar a espatula que vem com ela. Na CPU fiz uma linha no centro do processador e na GPU coloquei uma pequena gota, visto que o chip é minusculo e deixei o dissipador fazer o resto do serviço.

Quanto na MX, fiz um underclock+undervolting, busquei ter o clock estável e menor temperatura. Em termos de FPS deu 2 a mais, visto que não tem mais throttling e a temperatura dificilmente passa dos 70º. Isso mais o undervolting do processador está garantindo trabalho pesado sem gargalo e jogar csgo acima dos 100fps em low.

Opa amigo, sou novo no fórum e vim atrás justamente dessa diminuição da temp do Dell 7472, tento jogar qualquer coisa e a temperatura sobe muito rápido e o Thermal Throttling é pesado, fica sem condições de jogar qualquer game. Então comprei uma pasta térmica com condutividade alta ( ZF12 - 12w/mk ) pra ajudar e um SSD NVme de 256 Gb. Gostaria de saber se tem algum tutorial ensinando a forma correta de fazer o underclock+undervolting na MX e um undervolting no CPU. Minha única alternativa é o fórum rsrsrs, porque estava desistindo do note... mas vi esperança aqui e gostei muito dele, mas como também gosto de jogar queria algo estável e vi que aparentemente você alcançou isso com o seu.

Antes tinha um notebook com uma GT 920 m, o que ficar acima dela pra jogos to no lucro kkkk.

Se puder me ajudar ficaria muito grato, desde já, obrigado.
 
O seu undervolt é aplicado? Porque eu consigo mexer nos controles, mas no canto superior direito mostra que as alterações não foram aplicadas.
E o Turbo Ratio Limits também não sobre mais alterações. E isso começou depois que a BIOS atualizou para a 1.5.3 ( 17 Aug 2020 )
8MG3NLD.png




@ediT
Depois de muita pesquisa, consegui forçar o downgrade da BIOS e o Trouttlestop voltou a funcionar, caso alguém tenha o mesmo problema e queria tentar uma gambiarra arriscada, segue o link do tutorial.

Estou com esse mesmo problema, teve algum problema após o o downgrade por esse tutorial? estou querendo fazer, mas não entendo muito, mas vendo o tutorial e fazendo tudo corretamente da tranquilo?
 
Não precisei fazer downgrade nenhum, só reverti o BIOS para as opções de fábrica e o ThrottleStop voltou a funcionar.
 
Desenterrando o tópico falecido.

Estou prestes a pedir uma bateria e um cooler fan novo da Aliexpress.

1. Alguém sugere vendedor/marca?

2. Sobre o barulho da ventoinha que parece um ventilador velho, o que causa o barulho ele é apenas desgaste pelo uso excessivo pela transferência de calor ineficiente do sistema de refrigeração? Tem outra razão?
 
Desenterrando o tópico falecido.

Estou prestes a pedir uma bateria e um cooler fan novo da Aliexpress.

1. Alguém sugere vendedor/marca?

2. Sobre o barulho da ventoinha que parece um ventilador velho, o que causa o barulho ele é apenas desgaste pelo uso excessivo pela transferência de calor ineficiente do sistema de refrigeração? Tem outra razão?
Você comprou o cooler? o meu está fazendo um barulho muito estranho em baixas rotações, estou pensando em levar para trocar a pasta térmica e ver essa questão. Após eu começar usar ele de forma mais intesa e inclinado começou esse zunido. Minha bateria tbm perdeu bastante vida útil comparado pelo meu uso e outro notebook que já tive.
 
Você comprou o cooler? o meu está fazendo um barulho muito estranho em baixas rotações, estou pensando em levar para trocar a pasta térmica e ver essa questão. Após eu começar usar ele de forma mais intesa e inclinado começou esse zunido. Minha bateria tbm perdeu bastante vida útil comparado pelo meu uso e outro notebook que já tive.
Comprei mas está enrolado na china, nem saiu ainda... já vou cancelar e pegar de outro.
Eu já troquei a pasta termica e fiz undervolt mas mesmo assim continuou o barulho.

Vou ver se consigo de outro vendedor
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo