• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7567 Gaming

Coloquei -125 (cpu Core, cpu Cache) e -50,8 (Intel GPU) no Undervolt. Um perfil Performance e outro de Bateria.

Eu não medi nada antes. Apenas apliquei as mesmas configs do Helder do chat whatapp. Pelas conversas la no chat, é super seguro e até recomendado fazer o undervolt. Mas, vai de cada um saber o que está fazendo com seu equipamento.

Assim que eu tiver tempo vou compilar as informações de tudo e atualizo o post.

Te agradeço!
Se possível, poste com fotos de como está configurado o seu ThrottleStop...
Tipo um passo a passo mesmo.
Ou mande o que o Helder disse, fotos que ele enviou e tal..
Fica mais fácil entender...

Acabei de formatar aqui novamente e seguirei exatamente suas configurações.
Fico no aguardo!
Obrigado!
 
Última edição:
i7
-0,060v na vga e -0,120v no processador, rodando tudo 100% sem problemas aqui, graças a Deus!!
que bom! Tenho um i5 e parece ter resolvido o problema apenas com o undervolting pelo XTU.

Olha, isso depende muito e varia muito de acordo com a tarefa. Mas hoje o processador conta com vários pacotes que o ajudam a manter as temperaturas no que julgam como adequadas. A Dell colocou pra o thermal throttle (ele começará reduzindo a frequência do turbo boost até o seu turbo base) começar ao atingir 97c, após isso, se continuar a subir, ao atingir 105 o computador desliga. Já a placa de vídeo vai começar a reduzir a frequência com 74 graus. Em notebooks as temperaturas costumam ser mais altas que as vistas em desktops, mas isso é normal, é praticamente impossível manter um notebook desse, por exemplo, em menos de 80c num stress ou um jogo muito pesado tanto pro lado do cpu e da gpu que compartilham dos mesmos heat pipes (battlefield 1, por exemplo, estressa muito bem ambos). Agora em jogos mais leves que utilizam pouco do cpu, a temperatura vai ficar lá pra 62-70. Aqui, jogando The witcher 3 a temperatura varia entre 65-70 para gpu e cpu. Agora, se for jogar um battlefield 1, não se assuste se as temperaturas chegarem em 85-90 (o sistema tá todo sendo estressado). Então a minha única preocupação com temperatura é apenas o throttle que ela pode causar, meu objetivo e o de todo mundo deveria ser evitar o thermal throttle em todas as circunstâncias em que o notebook irá trabalhar. O Throttle do Dell com os drivers instalados não está sendo o de temperatura, mas o de power limit throttle ,antes desse o power limit já sobe, que é quando o processador tenta ultrapassar seu TDP máx. e é impedido pelo sistema, mas isso NÃO era pra acontecer quando o processador está trabalhando em PL1, isso é má configuração da fabricante, a Dell deve ter colocado o dptf na bios por ser feature da Intel para seus processadores que promete um bom gerenciamento de energia e calor mas não o configurou adequadamente, o problema não é o programa, é a configuração do driver dele. A leitura dele, no caso, é feita diretamente pela bios, por isso os drivers sempre voltam a ser instalados após a desinstalação. A Dell parece ser tão, tão leiga que colocou o Speed Shift na bios de seus Alienware skylake/kaby lake e não colocou na linha inspiron (até um dell xps tem ele na bios), o que não faz sentido nenhum, afinal, o inspiron GAMING é pra jogo ou não é? Não dá pra entender qual é a deles. O DPTF é mais utilizado com notebooks ultrafinos com a linha U e tablets 2 em 1, pode ver que a maioria disparada de notebooks que carregam um processador HQ não tem o DPTF. A falta de configuração desse note é TÃO evidente que, mesmo após desinstalar o DPTF e reiniciar o notebook, o speedstep toma o controle da coisa e vai throttlar para o menor multiplicador sem motivo nenhum e não vai conseguir voltar pro turbo até você finalizar a tarefa. Por isso é necessário o Speed Shift, o pl1 vai continuar chegando ao limite mesmo com o Speed Shift, tanto é que o o throttlestop continuará mostrando o restrito power limit 1 fixado por eles sendo atingido, mas agora quem tá no controle é o Speed Shift, então ele se sobrepõe às outras leituras diretas da bios que o sistema faz. Isso é uma pena, porque é um note de tanta capacidade, mas que foi muito mal configurado, creio que foi feito nas coxas pra lançarem logo no mercado.

Entendi. Sou leigo na área, mas tenho aprendido bastante nesse grupo!
Valeu
 
Coloquei -125 (cpu Core, cpu Cache) e -50,8 (Intel GPU) no Undervolt. Um perfil Performance e outro de Bateria.

Eu não medi nada antes. Apenas apliquei as mesmas configs do Helder do chat whatapp. Pelas conversas la no chat, é super seguro e até recomendado fazer o undervolt. Mas, vai de cada um saber o que está fazendo com seu equipamento.

Assim que eu tiver tempo vou compilar as informações de tudo e atualizo o post.
O meu em stress passa dos 90 fácil, fácil a CPU. A gpu fica nos max em 75º. Depois de formatar, vou para o processo de undervolting. Espero que diminua bem essas temps.
 
Outra coisa, qnado se usa o trhotle stop, os perfis, aqueles perfis do windows ficam inativos?
 
O meu em stress passa dos 90 fácil, fácil a CPU. A gpu fica nos max em 75º. Depois de formatar, vou para o processo de undervolting. Espero que diminua bem essas temps.
 
Outra coisa, qnado se usa o trhotle stop, os perfis, aqueles perfis do windows ficam inativos?
O que torna os perfis de energia do Windows "inativos" é o speed shift ligado ou speedstep desativado, só que quando o speed shift é ligado ele se sobrepõe ao speedstep mesmo que esse permaneça ativado na bios. Inativos eles não estarão, farão tudo o que fazem caso você alterne entre eles: reduzir o brilho da tela, desligar hd sem uso por muito tempo etc... exceto controlar o processador, já que seus efeitos no cpu estão ligados diretamente ao speedstep.
 
Wc937gO.png

Aqui tá assim, veja como eles estão trabalhando. No alto desempenho ele libera lá pro turbo, no equilibrado tá 900 na foto pq fica dinâmico e varia entre o menor multiplicador e o maior. e no economia de energia ele vai variar entre 8 e 12. Se já tiver assim e ainda não tiver conseguido alternar os planos com sucesso, eu percebi um bug, às vezes o programa buga com o msi afterburner aberto, ele fica em estado máximo o tempo todo sem motivo nenhum e alternar entre um plano ou outro não libera ele do EPP (energy performance preference) na qual o speed shift estava, mas aí é só fechar o msi afterburner que o speed shift volta ao normal.

Maano, se acha que se eu usar o perfil que ja vem préconfigurado como Internet, ja é suficiente para usar de boa? (ativei o clock modulation em todos os perfis)
 
Última edição:
Não precisa fazer undervolt, o undervolt é apenas para reduzir um pouco as temperaturas, mas aconselho fazer, aqui reduziu legal a temperatura inclusive da gpu, já que eles compartilham os heat pipes.
É que sou leigo neste quesito, caso faça algo errado será mais difícil para mim resolver. Além de que Throttling não me incomoda muito, só quero que meu note não fique limitado quando eu precisar.
 
vale o investimento maior na 1050 TI ou da pra ficar tranquilo na normal?
 
Wc937gO.png

Aqui tá assim, veja como eles estão trabalhando. No alto desempenho ele libera lá pro turbo, no equilibrado tá 900 na foto pq fica dinâmico e varia entre o menor multiplicador e o maior. e no economia de energia ele vai variar entre 8 e 12. Se já tiver assim e ainda não tiver conseguido alternar os planos com sucesso, eu percebi um bug, às vezes o programa buga com o msi afterburner aberto, ele fica em estado máximo o tempo todo sem motivo nenhum e alternar entre um plano ou outro não libera ele do EPP (energy performance preference) na qual o speed shift estava, mas aí é só fechar o msi afterburner que o speed shift volta ao normal.

O meu não tem aquele SST em verde, o que é isso? Outra coisa que notei, qnd alterno do modo alto desempenho para ecnomia de energia, ele reduz a velocidade, mas qnd tento voltar pro modo alto desempenho ele não volta mais, só se reiniciar o computador já no modo alto desempenho.

E também no meu foi necessário fazer o undervolt. Fiz -0.135 pro core e -0.080 pra GPU. Sem o undervolt, a velocidade mesmo com o throtlestop caía para 2.9 a 3.1, pois as temperaturas chegavam fácil a 95 graus.
 
Maano, se acha que se eu usar o perfil que ja vem préconfigurado como Internet, ja é suficiente para usar de boa? (ativei o clock modulation em todos os perfis)
Na verdade nem tão pré-configurados não, hehe... estão lá pra você configurar diferentes perfis...
O meu não tem aquele SST em verde, o que é isso? Outra coisa que notei, qnd alterno do modo alto desempenho para ecnomia de energia, ele reduz a velocidade, mas qnd tento voltar pro modo alto desempenho ele não volta mais, só se reiniciar o computador já no modo alto desempenho.

E também no meu foi necessário fazer o undervolt. Fiz -0.135 pro core e -0.080 pra GPU. Sem o undervolt, a velocidade mesmo com o throtlestop caía para 2.9 a 3.1, pois as temperaturas chegavam fácil a 95 graus.
SST = Speed Shift. SST com luz verde é o sinal de que ele está de fato ativo, dá pra ver se está ativo pelo hwinfo64 também. Ali do lado do FIVR (onde você personaliza as voltagens), tem o TPL (aqui é onde você ativa o Speed Shift. Marque: "Speed Shift" e "Enable Speed Shift when Throttlestop starts". Certifique-se de deixar configurado igual ao meu pra tudo funcionar 100%, fiz muitos testes antes de te responder para garantir 100% o funcionamento e não passar informação errada. Aqui também faço undervolt. -150mV no core, -145mV no cache e -100mV na igpu, esses valores ficaram 100% estáveis aqui. No seu caso ele não volta ao modo alto desempenho porque cai pro multiplicador mais baixo e por algum motivo não sai mais de lá (igual o throttle que ocorre se apenas desintalar o DPTF). Por isso - frisando novamente - é importante o Speed Shift estar ligado. Ativa o Speed Shift, faz 3 perfis, tendo o cuidado de deixar tudo exatamente igual aos da foto que postei. Com isso, é pra conseguir mudar de um plano pra outro normalmente, como se fosse no Windows, faz aí, testa e me diz se ficou tudo ok.
 
vale o investimento maior na 1050 TI ou da pra ficar tranquilo na normal?

Aqui eu tenho um Odyssey da minha namorada que é a 1050, e tenho o Dell Gaming com a 1050TI. Alguns jogos no nível de CSGO e Cia os FPS nem variam muito, mas em jogos como o Resident, GTA V etc, dá uma diferença legal hein. No Tomb Raider estava dando uns 25 FPS, achei alta a diferença, acho que a 1050TI vai ter mais longevidade nesses jogos que estão por vir. Se a diferença de preço não for gritante falo pra ir de 1050TI.
 
Na verdade nem tão pré-configurados não, hehe... estão lá pra você configurar diferentes perfis...

SST = Speed Shift. SST com luz verde é o sinal de que ele está de fato ativo, dá pra ver se está ativo pelo hwinfo64 também. Ali do lado do FIVR (onde você personaliza as voltagens), tem o TPL (aqui é onde você ativa o Speed Shift. Marque: "Speed Shift" e "Enable Speed Shift when Throttlestop starts". Certifique-se de deixar configurado igual ao meu pra tudo funcionar 100%, fiz muitos testes antes de te responder para garantir 100% o funcionamento e não passar informação errada. Aqui também faço undervolt. -150mV no core, -145mV no cache e -100mV na igpu, esses valores ficaram 100% estáveis aqui. No seu caso ele não volta ao modo alto desempenho porque cai pro multiplicador mais baixo e por algum motivo não sai mais de lá (igual o throttle que ocorre se apenas desintalar o DPTF). Por isso - frisando novamente - é importante o Speed Shift estar ligado. Ativa o Speed Shift, faz 3 perfis, tendo o cuidado de deixar tudo exatamente igual aos da foto que postei. Com isso, é pra conseguir mudar de um plano pra outro normalmente, como se fosse no Windows, faz aí, testa e me diz se ficou tudo ok.

Era isso que faltava, ativar dentro do TPL, não tinha visto essa instrução. Agora tá funcionando a alternância entre os modos de desempenho.
Uma dúvida: O intel extreme tuning utility tem que ser iniciado sempre que iniciar o windows? Ou uma vez feito as alterações, se mantém?
 
Era isso que faltava, ativar dentro do TPL, não tinha visto essa instrução. Agora tá funcionando a alternância entre os modos de desempenho.
Uma dúvida: O intel extreme tuning utility tem que ser iniciado sempre que iniciar o windows? Ou uma vez feito as alterações, se mantém?
Que bom que deu certo! O XTU sequer precisa estar no seu pc, pode desinstalar ele, além de o TS ser bem mais leve pra iniciar junto ao Windows, você também pode personalizar as voltagens dentro do próprio Throttlestop no "FIVR" e lá dá pra colocar diferentes valores para cpu e cache e gpu, coloque os valores que ficaram estáveis aí do xtu para o TS e habilite para salvar imediatamente e pronto. Nunca mais precisará se preocupar com isso novamente nem abrir qualquer outra coisa relacionado kkk, só precisará alternar entre os planos no TS de acordo com a sua necessidade, como já se faria com os planos do Windows. Em "options" você também pode colocar para quando o note estiver ligando ele começar no plano "equilibrado", e colocar o plano economia pra ser ativado automaticamente ao utilizar a bateria em "ac profile" e "battery profile", aí você ativa o desempenho só quando for jogar, isso se quiser, o equilibrado já dá conta, mas confirmo que o modo desempenho deixa o jogo bem melhor!
 
Pra galera que tava pedindo/perguntando, segue um rápido teste que fiz aqui para testar o Zelda no notebook, o meu chegou hoje e nada a reclamar até o momento.


Na gravação esqueci de desativar o microfone, por isso esse áudio lascado.
 
Que bom que deu certo! O XTU sequer precisa estar no seu pc, pode desinstalar ele, além de o TS ser bem mais leve pra iniciar junto ao Windows, você também pode personalizar as voltagens dentro do próprio Throttlestop no "FIVR" e lá dá pra colocar diferentes valores para cpu e cache e gpu, coloque os valores que ficaram estáveis aí do xtu para o TS e habilite para salvar imediatamente e pronto. Nunca mais precisará se preocupar com isso novamente nem abrir qualquer outra coisa relacionado kkk, só precisará alternar entre os planos no TS de acordo com a sua necessidade, como já se faria com os planos do Windows. Em "options" você também pode colocar para quando o note estiver ligando ele começar no plano "equilibrado", e colocar o plano economia pra ser ativado automaticamente ao utilizar a bateria em "ac profile" e "battery profile", aí você ativa o desempenho só quando for jogar, isso se quiser, o equilibrado já dá conta, mas confirmo que o modo desempenho deixa o jogo bem melhor!

Opa, não sabia que o TS fazia a função do XTU também. Show, muito obrigado por toda ajuda. Tá top agora!
 
Pra galera que tava pedindo/perguntando, segue um rápido teste que fiz aqui para testar o Zelda no notebook, o meu chegou hoje e nada a reclamar até o momento.


Na gravação esqueci de desativar o microfone, por isso esse áudio lascado.


kra, q massa

ensina a gente como q faz aew... qual emulador, onde ta a Room hahaha se há algum tipo de config add

eh o zelda do wii U ne...

[]s
 
Na verdade nem tão pré-configurados não, hehe... estão lá pra você configurar diferentes perfis...

SST = Speed Shift. SST com luz verde é o sinal de que ele está de fato ativo, dá pra ver se está ativo pelo hwinfo64 também. Ali do lado do FIVR (onde você personaliza as voltagens), tem o TPL (aqui é onde você ativa o Speed Shift. Marque: "Speed Shift" e "Enable Speed Shift when Throttlestop starts". Certifique-se de deixar configurado igual ao meu pra tudo funcionar 100%, fiz muitos testes antes de te responder para garantir 100% o funcionamento e não passar informação errada. Aqui também faço undervolt. -150mV no core, -145mV no cache e -100mV na igpu, esses valores ficaram 100% estáveis aqui. No seu caso ele não volta ao modo alto desempenho porque cai pro multiplicador mais baixo e por algum motivo não sai mais de lá (igual o throttle que ocorre se apenas desintalar o DPTF). Por isso - frisando novamente - é importante o Speed Shift estar ligado. Ativa o Speed Shift, faz 3 perfis, tendo o cuidado de deixar tudo exatamente igual aos da foto que postei. Com isso, é pra conseguir mudar de um plano pra outro normalmente, como se fosse no Windows, faz aí, testa e me diz se ficou tudo ok.

E pra configurar os perfis é só mudar o valor do SpeedShift mesmo, ou teria mais valores para alterar? =DD
acabei de ver aqui esse lance de undervolting no cache e na igpu. Coloquei -100 de cache e -80 pro igpu. Oque acha?

Ta dando aula pro fórum, parabenss velho!! e muito obrigado também!!
 
kra, q massa

ensina a gente como q faz aew... qual emulador, onde ta a Room hahaha se há algum tipo de config add

eh o zelda do wii U ne...

[]s

Cara, usei tudo que esse cara aqui fornece e as mesmas configurações, procura no youtube
Cemu 1.11.0 - Como Melhorar o Desempenho no Zelda, porque não sei se pode postar link de emulador aqui.
PS: depois fui inventar de atualizar o zelda e instalar as dlcs e não consegui mais ter um gameplay razoavel, sugiro por enquanto deixar essa configuração igualzinha a esse video.
 
Boa noite galera! Recebi o meu note ontem. Fiz a instalação limpa do windows. Porem como faco para testar se o meu note esta com trotting ? Baixei o aida64, rodei por 15min porem não sei quais dados devo olhar. Agradeço desde já a ajuda da galera.
 
Boa noite galera! Recebi o meu note ontem. Fiz a instalação limpa do windows. Porem como faco para testar se o meu note esta com trotting ? Baixei o aida64, rodei por 15min porem não sei quais dados devo olhar. Agradeço desde já a ajuda da galera.
 
Boa noite galera! Recebi o meu note ontem. Fiz a instalação limpa do windows. Porem como faco para testar se o meu note esta com trotting ? Baixei o aida64, rodei por 15min porem não sei quais dados devo olhar. Agradeço desde já a ajuda da galera.
 
Boa noite galera! Recebi o meu note ontem. Fiz a instalação limpa do windows. Porem como faco para testar se o meu note esta com trotting ? Baixei o aida64, rodei por 15min porem não sei quais dados devo olhar. Agradeço desde já a ajuda da galera.

Olha a aba Clocks ou na Statistics (coluna Average) verifica se está próximo dos 3200 / 3300.

Lembrando de marcar todos os testes de stress, menos o Stress local disks.
 
Na verdade nem tão pré-configurados não, hehe... estão lá pra você configurar diferentes perfis...

SST = Speed Shift. SST com luz verde é o sinal de que ele está de fato ativo, dá pra ver se está ativo pelo hwinfo64 também. Ali do lado do FIVR (onde você personaliza as voltagens), tem o TPL (aqui é onde você ativa o Speed Shift. Marque: "Speed Shift" e "Enable Speed Shift when Throttlestop starts". Certifique-se de deixar configurado igual ao meu pra tudo funcionar 100%, fiz muitos testes antes de te responder para garantir 100% o funcionamento e não passar informação errada. Aqui também faço undervolt. -150mV no core, -145mV no cache e -100mV na igpu, esses valores ficaram 100% estáveis aqui. No seu caso ele não volta ao modo alto desempenho porque cai pro multiplicador mais baixo e por algum motivo não sai mais de lá (igual o throttle que ocorre se apenas desintalar o DPTF). Por isso - frisando novamente - é importante o Speed Shift estar ligado. Ativa o Speed Shift, faz 3 perfis, tendo o cuidado de deixar tudo exatamente igual aos da foto que postei. Com isso, é pra conseguir mudar de um plano pra outro normalmente, como se fosse no Windows, faz aí, testa e me diz se ficou tudo ok.

Acabei usando essa solução também pro undervolt, muito mais simples que usar o Intel XTU. Obrigado.
 
Na verdade nem tão pré-configurados não, hehe... estão lá pra você configurar diferentes perfis...

SST = Speed Shift. SST com luz verde é o sinal de que ele está de fato ativo, dá pra ver se está ativo pelo hwinfo64 também. Ali do lado do FIVR (onde você personaliza as voltagens), tem o TPL (aqui é onde você ativa o Speed Shift. Marque: "Speed Shift" e "Enable Speed Shift when Throttlestop starts". Certifique-se de deixar configurado igual ao meu pra tudo funcionar 100%, fiz muitos testes antes de te responder para garantir 100% o funcionamento e não passar informação errada. Aqui também faço undervolt. -150mV no core, -145mV no cache e -100mV na igpu, esses valores ficaram 100% estáveis aqui. No seu caso ele não volta ao modo alto desempenho porque cai pro multiplicador mais baixo e por algum motivo não sai mais de lá (igual o throttle que ocorre se apenas desintalar o DPTF). Por isso - frisando novamente - é importante o Speed Shift estar ligado. Ativa o Speed Shift, faz 3 perfis, tendo o cuidado de deixar tudo exatamente igual aos da foto que postei. Com isso, é pra conseguir mudar de um plano pra outro normalmente, como se fosse no Windows, faz aí, testa e me diz se ficou tudo ok.


Após realizar todas as configurações e rodar o aida64 por 16min as temperaturas ficaram em torno de 83 graus. Em alguns momentos a temperatura máxima corrente chegou a 100 graus. Isso é normal mesmo? O teclado ficou bem quente.
 
Olha a aba Clocks ou na Statistics (coluna Average) verifica se está próximo dos 3200 / 3300.

Lembrando de marcar todos os testes de stress, menos o Stress local disks.
 


Acabei usando essa solução também pro undervolt, muito mais simples que usar o Intel XTU. Obrigado.
 



Após realizar todas as configurações e rodar o aida64 por 16min as temperaturas ficaram em torno de 83 graus. Em alguns momentos a temperatura máxima corrente chegou a 100 graus. Isso é normal mesmo? O teclado ficou bem quente.

Estou com trotting ?
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/stabilitytest2-png
stabilitytest2-png
 
Última edição:
fale galera,pedi o meu pela submarino e chegou hoje, realmente um pouco decepcionado com a tela, mas o desempenho do notebook vale a pena, comprando no site da dell vc ja recebe o modelo com tela IPS, entretanto vc paga mais de 1000,00 a mais que o sem a mesma, o que nao me parece valer a pena se for visto custo beneficio do notebook.
o que vcs acham ?
estao satisfeitos com notebook de vcs ?
existe alguma forma de melhorar a tela ? nao estava afim de ler tudo do topico kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo