[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7567 Gaming

Amigos, nesta tela, na seção "Turbo Ratio Limits", os cores estão definidos por padrão para
38 no core 1
36 no core 2
35 no core 3
34 no core 4

mas é possível alterar esses valores e colocar todos com o valor 38 no máximo... ou diminuir... alguém sabe exatamente para que servem esses parâmetros? será que haveria algum ganho de desempenho se todos os cores fossem alterados para o valor máximo que é 38?

FIVR.JPG

A alteração não surte efeito, pois o 7700HQ tem o multiplicador travado.
Se o multiplicador fosse destravado, ao colocar tudo com 38, ele iria operar no clock máximo (3.8GHz) com os 4 núcleos ativos. Obviamente ia esquentar bastante. Teria que ver se não atingiria o teto de 100ºC.
O normal é ir diminuindo o clock à medida em que mais núcleos são utilizados, justamente para manter a temperatura sob controle. Mas que fique claro: isso não é Throttling; é apenas a maneira que o processador foi projetado para operar.

 
Saiu a grande atualização do Windows 10 (April Update). Já está disponível para download via Windows Update.
Interessante que o Windows voltou uma versão antiga do driver de vídeo da Intel após a atualização.
No entanto, também foi lançada uma nova versão do driver de vídeo da Intel, já preparado para esta atualização do Windows.
 
Última edição:
Boa noite
Recebi recentemente o computador Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition, segue as configurações:
  • 7ª geração do Processador Intel® Core™ i7-7700HQ (4 núcleos, 2.8 GHz expansível até 3.8 GHz, Cache de 6 MB)
  • Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
  • Memória de 8GB, DDR4, 2400 MHz
  • Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) Cache de 8 GB
  • Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050Ti com GDDR5 de 4 GB
  • Tela LED Full HD IPS retroiluminada (1920X1080) de 15.6 polegadas com antirreflexo
Comprei esse note para editar fotos, usando o Lightroom e o photoshop. Porém notei que ele, em algumas funções no programa Lightroom está lento dando umas travadas no mouse. Vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?
 
Olá amigo, apenas para confirmar. Voce roda PUBG em FullHD com tudo no ultra em 100-120 FPS?

pegou aquele dia com uma resolução menor, mas não lembro qual resolução. Geralmente jogo perto do HD. No entanto, com a resolução no máximo, nvidea padrão e no ultra ficou em média de 40 fps dentro do jogo com picos de 50 e quedas pra 30 fps. Demais em stock.
 
Uma duvida, Alguem ai ja comprou o WIndows 10 Pro e conseguiu usar a licença que do home em outra maquina ? ou a licença que vem serve apenas nesse note ?
 
Uma duvida, Alguem ai ja comprou o WIndows 10 Pro e conseguiu usar a licença que do home em outra maquina ? ou a licença que vem serve apenas nesse note ?

Resposta oficial:
O Windows que vem instalado nas máquinas é do tipo OEM. Ele é vinculado ao hardware específico da sua máquina. Você não vai conseguir instalar em outra máquina.

Gambiarra:
TALVEZ (um grande TALVEZ) você consiga instalar se indicar que houve a alteração de Hardware quando der falha na ativação. Mas acredito que sendo OEM não vai aceitar essa opção. Eu usei esse artifício para ativar a minha licença do Windows 10 Pro no 7567, que veio com Ubuntu. Eu tinha o Windows 10 Pro ativado em um outro notebook, mas a licença era gratuita (a Microsoft permitiu o upgrade gratuito para todo mundo que tinha Windows 7, 8 ou 8.1 durante o primeiro ano do Windows 10; todavia era uma licença atrelada ao Hardware, tipo a OEM). Para mim deu certo. E o mais engraçado é que a licença continuou ativa no notebook antigo!
 
Boa noite
Recebi recentemente o computador Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition, segue as configurações:
  • 7ª geração do Processador Intel® Core™ i7-7700HQ (4 núcleos, 2.8 GHz expansível até 3.8 GHz, Cache de 6 MB)
  • Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
  • Memória de 8GB, DDR4, 2400 MHz
  • Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) Cache de 8 GB
  • Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050Ti com GDDR5 de 4 GB
  • Tela LED Full HD IPS retroiluminada (1920X1080) de 15.6 polegadas com antirreflexo
Comprei esse note para editar fotos, usando o Lightroom e o photoshop. Porém notei que ele, em algumas funções no programa Lightroom está lento dando umas travadas no mouse. Vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Travadas no mouse geralmente são por conta da troca automática entre as placas de vídeo. Atualize seu driver de vídeo da Intel para a última versão (no site da Intel). Caso ainda persistam travando, tem o programa TrayPower D3 (link na primeira página) que corrige isso.
 
Quais as configurações Lukaum?
 



Não confirmo, amigo. O meu mesmo no ultra está chegando 100-120fps e antes da BIOS nova pegava em torno de 75-80fps, ou seja, bem ao contrário da sua experiência. No entanto, eu jogo com Vsync geralmente. Ainda dá pra melhorar em termos de windows, da própria BIOS e do jogo. Se você está rodando com 50 fps o pubg, verifique com o suporte da Dell. Uma dúvida, chegou a rodar o AIDA no seu aparelho?

PUBG no ultra a 100-120 FPS nem GTX 1080Ti segura :gente:
 
É possível fazer overclocking na placa de vídeo usando o ThrotlteStop ?

Não. Para isso, você deve usar o Nvidia Inspector ou MSI Afterburner.
Também é possível fazer Undervolt na GPU usando MSI Afterburner.

Agora vem a parte chata: o Dell 7567 vem com um limite de temperatura para a GTX 1050ti de apenas 74ºC.

Sendo assim, fica difícil fazer Overclock, já que essa temperatura é alcançada facilmente com o clock padrão. Eu pesquisei bastante mas não achei uma maneira de aumentar esse limite de temperatura. Na verdade, não tenho certeza do limite máximo dessa GPU, já que no site da Nvidia só diz o limite máximo para a versão Desktop, que é de 97ºC. O slider de temperatura do Nvidia Inspector vai até 94ºC (mas não funciona). Também vi em um fórum alguém afirmando ser 92ºC. Em todo caso, o limite é certamente maior que 74ºC. O undervolting talvez seja a melhor solução para aumento de performance caso esse limite de temperatura não possa ser contornado.
 
Não. Para isso, você deve usar o Nvidia Inspector ou MSI Afterburner.
Também é possível fazer Undervolt na GPU usando MSI Afterburner.

Agora vem a parte chata: o Dell 7567 vem com um limite de temperatura para a GTX 1050ti de apenas 74ºC.

Sendo assim, fica difícil fazer Overclock, já que essa temperatura é alcançada facilmente com o clock padrão. Eu pesquisei bastante mas não achei uma maneira de aumentar esse limite de temperatura. Na verdade, não tenho certeza do limite máximo dessa GPU, já que no site da Nvidia só diz o limite máximo para a versão Desktop, que é de 97ºC. O slider de temperatura do Nvidia Inspector vai até 94ºC (mas não funciona). Também vi em um fórum alguém afirmando ser 92ºC. Em todo caso, o limite é certamente maior que 74ºC. O undervolting talvez seja a melhor solução para aumento de performance caso esse limite de temperatura não possa ser contornado.
A um tempo atrás eu juntamente com outros membros do fórum tentamos buscar uma solução para isso. Aparentemente esse limite tá hardcoded na BIOS da GPU. Nos notebooks da geração passada, o pessoal ainda conseguia mexer nesse limite da BIOS e aumentar um pouco, mas a da geração pascal tá impossível de fazer isso através de software. Talvez isso mude no futuro, mas e improvavel. De qualquer maneira, o i7 já tá chegando a uns 99C quando se está tendo um estresse junto com a GTX 1050ti, então aumentar o limite dela talvez aumentasse um thermal throttling do i7. Lembremos que o sistema de heatpipes e compartilhado entre a GPU e a CPU
 
Galera, bom dia. Infelizmente, um pequeno vidro ou pedra ou algum outro fragmento, minúsculo mesmo (ao ponto de ser confundido com sujeira), tá cravado no meio da minha tela. Quem olha de longe acha que é só uma sujeira, mas após tentar limpar várias e várias vezes, vi que tá cravado na tela. Não danificou nada, porém é triste ver isso.

A tela pra trocar, qual seria a melhor opção? Achei a AU Optronics B156HAN01.2, achei uma Samsung LTN156HL01-102 e achei uma BOE NV156FHM-N42.

Aos que trocaram de tela, podem me indicar qual seria a melhor opção? Agradeço desde já.
 
A um tempo atrás eu juntamente com outros membros do fórum tentamos buscar uma solução para isso. Aparentemente esse limite tá hardcoded na BIOS da GPU. Nos notebooks da geração passada, o pessoal ainda conseguia mexer nesse limite da BIOS e aumentar um pouco, mas a da geração pascal tá impossível de fazer isso através de software. Talvez isso mude no futuro, mas e improvavel. De qualquer maneira, o i7 já tá chegando a uns 99C quando se está tendo um estresse junto com a GTX 1050ti, então aumentar o limite dela talvez aumentasse um thermal throttling do i7. Lembremos que o sistema de heatpipes e compartilhado entre a GPU e a CPU
Aqui eu estou utilizando um undervolt com o XTU sendo aplicado por um script powershell através de uma tarefa criada para isso (aplica em todo login).
Com essa configuraçao o meu processador nao chega a mais de 90º e o clock nao abaixa pra menos que 2.80.
Detalhe, estou com o thermal instalado na sua ultima versao.
 
Boa noite
Recebi recentemente o computador Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition, segue as configurações:
  • 7ª geração do Processador Intel® Core™ i7-7700HQ (4 núcleos, 2.8 GHz expansível até 3.8 GHz, Cache de 6 MB)
  • Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
  • Memória de 8GB, DDR4, 2400 MHz
  • Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) Cache de 8 GB
  • Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050Ti com GDDR5 de 4 GB
  • Tela LED Full HD IPS retroiluminada (1920X1080) de 15.6 polegadas com antirreflexo
Comprei esse note para editar fotos, usando o Lightroom e o photoshop. Porém notei que ele, em algumas funções no programa Lightroom está lento dando umas travadas no mouse. Vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Após atualizar o Windows 10 do notebook pra versão build 1803 (liberada ontem) a travada do mouse com o clique direito na área de trabalho sumiu. Talvez seu problema seja resolvido com essa atualização.
 
Aqui eu estou utilizando um undervolt com o XTU sendo aplicado por um script powershell através de uma tarefa criada para isso (aplica em todo login).
Com essa configuraçao o meu processador nao chega a mais de 90º e o clock nao abaixa pra menos que 2.80.
Detalhe, estou com o thermal instalado na sua ultima versao.

O XTU faz Undevolting na CPU e na GPU integrada. Ele não faz alterações na GPU da Nvidia.

Não entendi o porquê do script. O XTU cria um serviço que se inicia com Windows. O Undervolting funciona mesmo sem abrir o aplicativo.
 
A um tempo atrás eu juntamente com outros membros do fórum tentamos buscar uma solução para isso. Aparentemente esse limite tá hardcoded na BIOS da GPU. Nos notebooks da geração passada, o pessoal ainda conseguia mexer nesse limite da BIOS e aumentar um pouco, mas a da geração pascal tá impossível de fazer isso através de software. Talvez isso mude no futuro, mas e improvavel. De qualquer maneira, o i7 já tá chegando a uns 99C quando se está tendo um estresse junto com a GTX 1050ti, então aumentar o limite dela talvez aumentasse um thermal throttling do i7. Lembremos que o sistema de heatpipes e compartilhado entre a GPU e a CPU

Pois é... Acho que não tem jeito mesmo. Acho que a opção é fazer undervolting. Eu preferi deixar como estar mesmo, pois quase não jogo mesmo.
 
O XTU faz Undevolting na CPU e na GPU integrada. Ele não faz alterações na GPU da Nvidia.

Não entendi o porquê do script. O XTU cria um serviço que se inicia com Windows. O Undervolting funciona mesmo sem abrir o aplicativo.
 


Pois é... Acho que não tem jeito mesmo. Acho que a opção é fazer undervolting. Eu preferi deixar como estar mesmo, pois quase não jogo mesmo.

enagno seu rsrssr pode abrir o hwmonitor ou qualquer outro programa que vera o seu pc sem undervolt. =]
Quanto a gpu da nvidia, o TS tambem nao faz, pode olhar pelo mesmo programa que falei e comprovará essa informaçao.
*Pra fazer undervolt na NVIDIA só utilizando o afterburner.*
 
Última edição:
de qualquer forma eu copiei o serial, vou comprar o PRO e ver se consigo ativar assim que colocar meu EVO 960
valeu

Resposta oficial:
O Windows que vem instalado nas máquinas é do tipo OEM. Ele é vinculado ao hardware específico da sua máquina. Você não vai conseguir instalar em outra máquina.

Gambiarra:
TALVEZ (um grande TALVEZ) você consiga instalar se indicar que houve a alteração de Hardware quando der falha na ativação. Mas acredito que sendo OEM não vai aceitar essa opção. Eu usei esse artifício para ativar a minha licença do Windows 10 Pro no 7567, que veio com Ubuntu. Eu tinha o Windows 10 Pro ativado em um outro notebook, mas a licença era gratuita (a Microsoft permitiu o upgrade gratuito para todo mundo que tinha Windows 7, 8 ou 8.1 durante o primeiro ano do Windows 10; todavia era uma licença atrelada ao Hardware, tipo a OEM). Para mim deu certo. E o mais engraçado é que a licença continuou ativa no notebook antigo!
 
https://www.tecmundo.com.br/produto...ok.com&utm_medium=referral&utm_campaign=thumb

ML1i7ph
 
enagno seu rsrssr pode abrir o hwmonitor ou qualquer outro programa que vera o seu pc sem undervolt. =]

Pois é... Eu ja fiz o teste. O undervolting permaneceu apos vários reinícios do sistema. Só que prefiro o ThrottleStop.

Quanto a gpu da nvidia, o TS tambem nao faz, pode olhar pelo mesmo programa que falei e comprovará essa informaçao.
*Pra fazer undervolt na NVIDIA só utilizando o afterburner.*

Justamente. Foi o que eu disse.
 
Pois é... Eu ja fiz o teste. O undervolting permaneceu apos vários reinícios do sistema. Só que prefiro o ThrottleStop.
Um caso de sorte eu creio, se liga nesse forum, http://forum.notebookreview.com/thr...-under-volt-in-xtu-without-opening-it.802143/ Muita gente com problemas aqui ele é de lua, horas aplica, horas nao... o TS tb nao aplica, vc tem que fazer a msm coisa. em resumo, da no mesmo srrsrs

Justamente. Foi o que eu disse.
então nao entendi o fundamento do seu comentário quanto a Nvidia rsrs.
 
Atualizei pro Windows April Update, porem fui habilitar o WDAG e esta esmaecido e da essa mensagem ao deixar o ponteiro sobre o recurso: application guard is not supported on this device configuration

Eu tenho Win10PRO e o hyper-V esta habilitado, Alguem mais ai tem Win10 Pro e ja tentou habilitar isso ?
 
Fala galera,

Tópico oficial para discutir assuntos relacionados a esse lindo note!

Com o tempo vou adicionando informações nesse post.

Configurações básicas:
Processador Intel® Core™ i7-7700HQ (4 núcleos/8 threads, expansível até 3,8 GHz, Cache de 6 MB) ou Intel® Core™ i5-7300HQ (4 núcleos, expansível até 3,5 GHz, Cache de 6 MB)
Sistema operacional Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
Memória Memória de 8GB ou 16GB Dual Channel, DDR4, 2400 MHz
Teclado Teclado retro iluminado em vermelho - Inglês
Wireless Placa de rede Dell Wireless™ 802.11ac + Bluetooth 4.0, banda dupla (2.4 GHz/5 GHz, 2x2)
Cabo de alimentação Cabo de alimentação (1M, 250 V) - Brasil
Placa de vídeo Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050 ou 1050Ti com GDDR5 de 4 GB
Tela Tela LED Full HD retroiluminada (1920X1080) de 15.6 polegadas com antirreflexo TN ou IPS
Inspiron 15 Gaming Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition
Armazenamento Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) Cache de 8 GB SSD ou SSD de 256GB + disco rígido de 1TB (5400 RPM)
Bateria principal Bateria de 74 Wh e 6 células (integrada)
Desempenho placa de vídeo vs 7559 (Gaming 2016):

960m vs 1050ti

1050ti-960.png
960m vs 1050
1050.png
1050 vs 1050ti
ti_vs_non.png

Tutorial desinstalação Dell Thermal Framework (responsável por Throttling), paso a paso por @Algalord

Em alguns jogos e aplicativos, a frequência do processador do Dell 7567 (i7-7700HQ) pode ser reduzida para manter o TDP dentro do limite de 45W. Na maioria das situações, não há impacto no desempenho, mas em alguns jogos, isto pode ser um problema e causar redução do desempenho. Em geral, a frequência é reduzida de 3,4GHz para aproximadamente 2,7GHz, ou menos, após um determinado tempo no jogo ou aplicativo.

Não é em todo jogo e/ou aplicativo que isto ocorre.

Acredita-se que o Power Throttling ocorra quando há utilização simultânea da CPU e das duas GPUs (integrada e nVidia) por um determinado período de tempo.

Quando o notebook está conectado a um monitor externo com a opção de exibir somente no monitor externo selecionada no Windows, a GPU integrada fica inativa, o que, nos testes realizados, parece evitar que o Power Throttling ocorra. Porém, utilizando apenas a tela do notebook, a GPU integrada quase sempre está em uso. Neste caso, para evitar que o Power Throttling ocorra, basta seguir o passo a passo descrito neste tutorial.

Este tutorial foi feito com o Windows 10 Pro, versão 1709 (Fall Creators Update), em Português do Brasil.

Obs.: remover ou desativar dispositivos envolve riscos. Nos testes realizados após a execução dos passos a seguir, não houve qualquer efeito colateral. O equipamento permaneceu funcionando, estável e com as temperaturas sob controle. De qualquer forma, faça isso por sua conta e risco!

Desinstalar os dispositivos e excluir os drivers do Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework.

Gerenciador_de_dispositivos.png

No Gerenciador de Dispositivos, selecione cada uma das seis entradas do Intel Dynamic Platform and Thermal Framework (3 Generic, 1 Manager, 1 Memory e 1 Processor) e selecione a opção Desinstalar dispositivo.
desinstalar.png

Antes de desinstalar, marque a opção Excluir o driver deste dispositivo.

excluir_driver.png


Opcional - O Windows mantém em cache versões anteriores de drivers que já tenham sido instalados. Caso queira eliminar todas as versões anteriores, basta selecionar a opção Verificar se há alterações de hardware para que os dispositivos sejam reinstalados e depois repetir o processo acima para desinstalação e exclusão do driver. Faça isso até que os Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework não voltem a ser instalados quando a opção Verificar se há alterações de hardware for selecionada.

verificacao_adicional.png


Bloquear a instalação automática do Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework na inicialização do Windows

ATENÇÃO: usuários do Windows 10 Home devem utilizar o Policy Plus para executar esta etapa. Para instruções de como utilizar, basta acessar esta página ou assistir a este vídeo. (Agradecimentos ao Matheus pela sugestão e pelo vídeo!)

Após desinstalar o Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework, a frequência do processador não será mais reduzida durante a execução de jogos e aplicativos. O problema é que, quando o computador for reiniciado, por padrão, o Windows reinstalará automaticamente estes dispositivos, fazendo com que o comportamento volte a ocorrer.

Para evitar que isto aconteça, é possível bloquear a reinstalação por meio de Política de Grupo Local. Os passos a seguir foram realizados no Windows 10 Pro. Usuários de Windows 10 Home precisam utilizar a alternativa Policy Plus.

Em Executar (Windows + R), digite gpedit.msc e pressione Enter.

gpedit.png


Na janela que se abrirá, navegue até o seguinte caminho:

passos.png

restri_o.png


Abra a janela de edição da política pressionando Enter, dando duplo clique ou abrindo o menu de contexto e selecionando a opção Editar.

bloqueio.png


Marque a opção Habilitado e depois acione o botão Mostrar... no quadro Opções.

conteudo.png


Insira os IDs de Hardware de cada um dos dispositivos Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework, um por linha, conforme a imagem acima. É provável que os IDs de todos os Dell 7567 sejam iguais. De qualquer forma, para garantir, obtenha os IDs dos Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework de seu próprio notebook.

Embora sejam seis entradas do Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework, os três Generic Participant possuem o mesmo ID, portanto, apenas quatro precisarão ser bloqueados na política de grupo.

Para obter os IDs de Hardware, no Gerenciador de Dispositivos, dê duplo clique no dispositivo e abra a aba Detalhes. No campo Propriedade, selecione IDs de Hardware, conforme a imagem abaixo. Basta copiar o primeiro valor da lista que será exibida.

propriedades.png


Após concluir o bloqueio dos IDs, feche o Editor de Política de Grupo Local e reinicie o Windows.

Caso o bloqueio tenha funcionado, os Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework não voltarão a ser instalados na inicialização do sistema e aparecerão no Gerenciador de Dispositivos conforme a imagem abaixo.

gerenciador_de_dispositivos_2.png


Opcional - Após desinstalar os dispositivos, você pode ainda desabilitá-los se quiser uma garantia adicional de que não estarão atuando no sistema. Para isso, no Gerenciador de Dispositivos, selecione cada uma das entradas mostradas acima com o botão direito e selecione a opção Desabilitar dispositivo.

desabilitar.png


Após serem desabilitados, um pequeno marcador será exibido no ícone de cada uma das entradas, conforme a imagem a seguir.

outros_dispositivos.png


Pronto! O Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework não voltará a ser instalado a cada vez que o Windows for reiniciado.

Espero que este tutorial seja útil e possa ajudar a todos a aproveitarem ao máximo o Dell Inspiron 7567.

Agradecimentos a todos do grupo de WhatsApp “Dell Gaming 7567”, que discutem há tempos formas de evitar o Power Throttling e contribuem com testes, capturas de tela, fotos, vídeos, etc.

Tutorial de configuração ThrottleStop e undervolting - compliado por @pjrp

Pré-requisitos:
● Nos testes realizados após a execução dos passos a seguir, não houve qualquer efeito colateral. O equipamento permaneceu funcionando, estável e com as temperaturas sob controle. De qualquer forma, faça isso por sua conta e risco!

● Remover Intel(R)Dynamic Platform and Thermal Framework (Tutorial acima)

● Entenda sobre todas as opções do ThrottleStop: http://bit.ly/2C76kOn

● Obter o Throttlestop em: https://www.techpowerup.com/download/techpowerup-throttlestop/

Instalação

Descompactar em uma pasta, e lá estará o executável. Todas as configurações são salvas em um arquivo ThrottleStop.ini

Para voltar tudo como era antes de habilitar o Throttlestop (usando o primeiro link la em cima do notebookcheck.net, traduzido pelo google tradutor):

Se quiser voltar a suas configurações originais para solução de problemas ou benchmarking, basta acessar a sua pasta ThottleStop, localizar o arquivo "ThrottleStop.ini" e renomeá-lo ou excluí-lo, depois desligar (não reiniciar). Isso irá limpar todas as configurações ou registros definidos pelo programa. Se você não tiver nenhum motivo para alterar uma configuração do padrão, então deixe-a.

Implementação

1 - Configurações do Throttlestop (para cada perfil)
2 - Habilitar o SpeedShift (para cada perfil)
3 - Opções para alternar automaticamente o perfil na tomada e na bateria
4 - Undervolt (para cada perfil)
5 - Fazer o programa Throttlestop iniciar com o Windows (via agendador de tarefas do Windows)

PLUS #1: Sobre Clock Modulation (no final do documento),outra forma de throttling
PLUS #2: Programa TrayPwrD3 (no final do documento), para LAGs intermitentes durante o uso do sistema

1 - Configurações do Throttlestop (para cada perfil)

"No ThrottleStop, você pode criar até quatro perfis. Isso não tem relação direta com o undervolt, mas vou colocar aqui como exemplo os meus. São quatro, mas coloco pra ele alternar automaticamente entre o 1 (Performance) e o 4 (Battery) para quando estou na tomada ou na bateria"

1- Performance

Performance.png


2 - Game

Game.png


3- Internet

internet.png


4 - Bateria

bateria.png


“Vejam que na bateria eu coloco a CPU pra baixar bastante a frequência e me dar a maior autonomia possível. Acho que vale a pena.” “Além disso aí, basta ligar o Speed Shift e habilitar a opção "Enable Speed Shift when ThrottleStop starts." na opção TPL.” (prints abaixo para este procedimento)

2 - Habilitar o SpeedShift (para cada perfil)

Ligar o SpeedShift (prints e texto do ~Vinicius) OBS: Fazer o procedimento para cada um dos perfis (Performance, Game, Internet e Battery)

“Pra habilitar o speed shift não basta marcar apenas a opção na tela principal do throttlestop”

image.png


“Tem que clicar em TPL”...

TPL.png


“E marcar essas duas opções na tela do turbo Power limits”:

Power_Limit.png


3 - Opções para alternar automaticamente o perfil na tomada e na bateria (Botão OPTIONS na tela inicial - estando em qualquer um dos perfis - deixar as opções conforme imagem seguir)

Options.png


4 - UNDERVOLT

OBS: Fazer o procedimento para cada um dos perfis (Performance, Game, Internet e Battery)

“Agora as opções de undervolt. Pra abrir a tela do undervolt, basta selecionar o botão "FIVR" na tela principal. Quase no meio, na parte de baixo.”

“O undervolt tem que ser configurado pra cada perfil. Então, se você criar 4 perfis, precisa setar o undervolt para os 4.”

O undervolt é feito para quatro elementos: CPU Core, CPU Cache, Intel GPU e System Agent

CPU Core

image.png


CPU Cache

UV_cache.png


Intel GPU
UV_i_GPU.png


System Agent

UV_SA.png


“Nos prints aí deixei valores de referência. Cada máquina vai descer um pouco menos ou um pouco mais sem ficar instável. Aí é só testar na sua própria máquina e ver o que te dá os melhores resultados.

E é isso aí. Depois é só selecionar Save e Turn On na tela principal. O programa precisa estar em execução pra tudo funcionar. Não tem opção nativa pra iniciar com o Windows. Quem quiser que inicie com o Windows, precisa criar uma tarefa no Agendador de Tarefas pra iniciar no Logon do usuário.”

“Eu usei um tempo com -139 na CPU (core e cache) e -70 na Intel GPU e System Agent. Na maior parte do tempo, ficou estável, mas presenciei uns dois travamentos. Com isso, reduzi pra -125 na CPU e -50 na GPU Intel e System Agent. 100% estável em todos os meus cenários de uso.”

“Tenho relatos de quem não conseguiu estabilidade com -125, então sugiro começar com -120 e ir descendo aos poucos.”

5 - Fazer o programa Throttlestop iniciar com o Windows (via agendador de tarefas do Windows)



ou

Siga os passos: http://bit.ly/2C9WED5

PLUS #1: Sobre Clock Modulation

Clock_Modulation.png


“Clock Modulation é também uma forma de Throttling. Uma forma de manter a temperatura sob controle. É um mecanismo interno da CPU.”

“O processador, mesmo mantendo os clocks no topo, digamos 3,4GHz, ele modula isso. Na prática, ele diminui o desempenho. Quando cair o desempenho, os valores da coluna CMod irão cair. Para impedir esta limitação de desempenho, basta marcar a opção "Clock Modulation" no Throttlestop e deixar o valor 100%.”

“Importante perceber que este é um mecanismo de controle de consumo e temperatura do processador. Ao forçar a modulação ficar sempre em 100%, é importante acompanhar a temperatura. Mas não costuma subir muito não.”

Resumindo:

“Se marcar a opção pelo Throttlestop, ele vai "travar" o Clock Modulation no percentual que você quiser. Por exemplo, se marcar e colocar 100%, ele trabalha em 100%. Se deixar desmarcado, você libera o processador pra modular (e vai diminuir o desempenho).”

“Minha sugestão é a seguinte: deixa a modulação liberada (não marcar o checkbox), por questão de segurança e durabilidade. Se te atrapalhar em algum cenário, você trava em 100% (marca o checkbox)”

PLUS #2: Programa TrayPwrD3

Se estiver ocorrendo LAGs em clicar com o botão direito do Mouse durante o uso do sistema como um todo: Ocorre quando o sistema tenta identificar qual a placa de vídeo que ele vai usar, e ele liga/desliga a Nvidia, causando o lag. Com o 'programinha', ele mantém a nvidia em idle, e para o problema.

https://github.com/jobeid/TrayPwrD3

● Baixar o executável.
● Colocar em uma pasta
● Executar o programa
● Deixar o programa sempre iniciar com o Windows: Cole um atalho do programa na pasta inicializar do Windows:

Iniciar > Executar > digite shell:startup

Executar.png


Na pasta que vai abrir - cole o atalho para o programa e está pronto.


Como colocar o teclado inglês e como mudar ele para ABNT por @Bubajf
Configure o layout para inglês internacional.

Para os acentos agudos, tipo ó e á, aperte primeiro a tecla ao lado do enter (nada vai aparecer) e depois a letra a ser acentuada.

Para os acentos graves, como ô e â, aperte antes shift e o 6 do teclado normal* (nada vai aparecer ainda) e depois a letra a ser acentuada.

Para o til, ã e õ, aperte shift e a tecla à esquerda do número 1 do teclado normal, depois a letra a ser acentuada.
Para crase, à e è, use a mesma tecla acima, só que sem apertar o shift.

Para o c cedilha, ç, use a tecla do acento agudo depois a letra c.

O trema, ü e ä, aparece na mesma tecla dos acentos agudos, só que usando o shift antes.
Essa mesma tecla serve para "abrir e fechar aspas". Mas tem um macete...
Como que o sistema vai saber se você quer escrever "a", a entre aspas, ou um a agudo, á?
Basta apertar a barra de espaço antes de começar a escrever o texto que ficará entre aspas.

Exemplo:
"álvaro"
Aperte shift e a tecla ao lado do enter. Aperte o espaço uma vez. Aperte a tecla ao lado do enter mas sem o shift. Escreva alvaro. Aperte shift e a tecla ao lado do enter. Aperte a barra de espaço.
Quer tentar um exercício "quebra dedos"?
Escreva Álvaro entre aspas. Note que agora o a inicial é maiúsculo.

Usando essa mesma "técnica", podemos fazer o apóstrofo, só que usando o acento agudo. Exemplo Dário's, CD's, 1's.
Ou citação entre aspas.
"Eu dizia algo 'suave' e ela reclamou".
E também aquela formatação esquisita quando a citação entre aspas termina a frase:
"Ela reclamou por eu não dizer nada "suave'". Não sei se dá para notar, mas parece haver três apóstrofos depois do suave. Mas é um apóstrofo e uma aspa.

E tudo isso, óbvio, se forem letras maiúsculas, Á, È, Õ, Ô, basta apertar o shift antes da letra ou estar em caps lock.

Se você tentar acentuar uma letra que não tem acento**, dãããã, vai aparecer o símbolo do acento e depois a letra, tipo ~r, `q, ^p, "t, 's.

* teclado normal = foi minha referência aos números que ficam acima das letras. Esse computador tem teclado numérico, que fica à direita.
** algumas letras apresentam acentos não convencionais, pelo menos para nosso idioma.
ÿ, ö, ë, ï, ñ, e outros malucões que não me lembro agora.

Display - Informações e comparativos

Existe um concenso que a Dell poderia ter caprichado na tela sendo ela o calcanhar de aquiles desta máquina, lá fora existe a possbilidade do upgrade para um painel IPS (melhores cores e angulos de visão) por 50 dólares, (infelizmente aqui no Brasil não foi oferecida a opção)

ATUALIZAÇÃO A dell agora oferece os modelos com tela IPS porém com preço diferenciado, foi relatado alguns parceiros (submarino, americanas, etc) vendendo como TN mas entregando IPS porém não é garantido.

O jeito é comprar a tela ou importar e fazer a instalação por conta, o processo não é muito complicado mas sempre conta com alguns riscos.

Seguem alguns dados sobre a tela (original B156HTN03.8) e alternativas:

telas.png


Antes e depois usando a tela B156HAN01.2

NaU7awt.jpg


Comparativo tela por @Bubajf



Como trocar sua tela:

Procedimento para troca de tela, é recomendável desligar a bateria antes de começar (em ingles).



Futuros upgrades no topico
  • Calibragem de telas TN
  • Calibragem de telas IPS
  • Melhores telas IPS para compra
  • Troca de telas (OK, mas em ingles, adicionar legendas)
  • Instalação / troca de SSDs M.2
  • Clonagem do S.O. de HD para SSD
  • Tutorial desinstalação dos drivers Thermal da Intel e configuração das GPOs para impedir a instalação automática ao reiniciar o notebook (OK)
  • Tutorial de como fazer testes de stress via AIDA64
  • Tutorial de configuração ThrottleStop (OK)
  • Tutorial de undervolting (OK)
  • Configuração teclado ABNT
  • Resolução problema de travamento ao clicar com o botão direito na área de trabalho (OK)
  • Resolução travamentos ao utilizar o notebook por conexão HDMI
  • Dica de como abrir o notebook sem espanar o parafuso
  • Como configurar a placa de vídeo para não capar os jogos à 30 ou 60fps

Boa noite! Eu comprei o dell com linux instalado e quero remover o sistema Linux Ubuntu pra instalar windows 10. Alguém pode me ajudar?
 
RADARCUPOMGAME250BH - R$ 250,00 de desconto na linha Gaming acima de R$ 3.999,00.
RADARCUPOM180BH - R$ 180,00 de desconto em compras acima de R$ 3.499,00
RADARCUPOM150BH - R$ 150,00 de desconto em compras acima de R$ 2.899,00

Fonte: https://www.radarcupom.com.br/loja/dell.com.br?c=5i536rqtsk
Muito obrigado.
Eu quero comprar a versão i5 que esta por 3800 porém ele vem com Ubuntu instalado. Alguem tem tutorial de como remover Ubuntu nele pra instalar windows 10? Só vi tutorial de instalação no SSD, nao achei pra instalar no HD que vem no notebook
 
Boa noite
Recebi recentemente o computador Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition, segue as configurações:
  • 7ª geração do Processador Intel® Core™ i7-7700HQ (4 núcleos, 2.8 GHz expansível até 3.8 GHz, Cache de 6 MB)
  • Windows 10 Home Single Language, de 64 bits - em Português (Brasil)
  • Memória de 8GB, DDR4, 2400 MHz
  • Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) Cache de 8 GB
  • Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 1050Ti com GDDR5 de 4 GB
  • Tela LED Full HD IPS retroiluminada (1920X1080) de 15.6 polegadas com antirreflexo
Comprei esse note para editar fotos, usando o Lightroom e o photoshop. Porém notei que ele, em algumas funções no programa Lightroom está lento dando umas travadas no mouse. Vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Recebi o meu apresentando vários defeitos, como estalos no som, mouse travando, conexão caindo, desempenho totalmente insatisfatório, dentre vários outros problemas e resolvi quase 100% com uma formatação limpa, instalando o windows 10 pro.
 
Boa noite! Eu comprei o dell com linux instalado e quero remover o sistema Linux Ubuntu pra instalar windows 10. Alguém pode me ajudar?
 

Muito obrigado.
Eu quero comprar a versão i5 que esta por 3800 porém ele vem com Ubuntu instalado. Alguem tem tutorial de como remover Ubuntu nele pra instalar windows 10? Só vi tutorial de instalação no SSD, nao achei pra instalar no HD que vem no notebook

Tanto faz SSD ou HD convencional, o processo de instalação é o mesmo!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo