Muito se comenta sobre os tão surpreendentes recursos e desempenho dos novos hardwares. A todo momento os lançamentos se sucedem e se superam...
As pessoas rodam seus softwares de benchmark sob suas placas de vídeo e os números exibidos parecem causar mais euforia do que qualquer jogo existente, por mais fabuloso que seja.
É ridícula a relevancia que se dá ao número de quadros por segundo que atinge uma determinada placa. O que importa se um determinado jogo roda a 30 ou a 150... 200 FPS? Não podemos esquecer da limitação de nossos olhos, talvez eles não sejam tão avançados quanto as placas que usamos, afinal de contas, quando vizualizamos qualquer imagem que se renova acima dos 25 quadros por segundo, já não somos mais capazes de notar diferença alguma. No cinema, todos os filmes são projetados em 26 FPS! "Ínfimos" 26 quadros por segundo...
E os recursos novos? Pixel Shader 2.0 foi introduzido, o 2.1 foi anunciado, mas ainda nem se viu muitos jogos que se valem do Pixel Shader 1.0, a versão mais antiga deste recurso que foi introduzida há tempo...
Proponho uma discussão sensata sobre o "benefício efetivo" que uma placa tem sobre a outra, considerando os jogos que temos "atualmente".
Eu gostaria de levantar algumas questões:
Existe algum jogo que a Geforce 4 TI rode que a Geforce 3 TI não seja capaz de rodar? Lembrando que o número de FPS, desde que esteja acima dos 25 que é o necessário e suficiente, não importa.
Existe algum recurso que a Geforce 4 TI tem que a Geforce 3 TI não tenha? Já que ambas tem suporte a Direct X 8.1, é certo afirmar que um jogo feito nesta versão desta API roda em qualquer uma das duas placas, embora haja diferença no desempenho?
Existe algum jogo no mercado que exija uma placa com suporte a DX 8.1?
Considerando os jogos existentes hoje no mercado, precisa-se de que placa para rodar a todos ou a maioria com desenvoltura?
A Radeon 9700 foi lançada, trouxe suporte a DX 9.0. No entanto esta nova versão nem foi lançada pela Microsoft, então, será que já existe algum jogo sendo feito com esta nova versão desta API? Acho que não... mas quando começarem a desenvolver o primeiro jogo baseado em DX 9.0, quanto tempo vai demorar para que ele fique pronto? Um ano? Se for, será que vale a pena pagar 399 dólares numa placa, se quando você começar a se beneficiar dos novos recursos que ele traz, ela vai estar custando duzentos dólares (a caixa com 3).
Vamos lá, sábios... deem suas opiniões!!
Acho que estou propondo uma discussão muito interessante.
Esqueçam o 3d mark... eu não gosto deste jogo! hehehehe
Vamos confrontar o desempenho brutal e a inovação das novas placas com a sua REAL UTILIDADE na atualidade.
As pessoas rodam seus softwares de benchmark sob suas placas de vídeo e os números exibidos parecem causar mais euforia do que qualquer jogo existente, por mais fabuloso que seja.
É ridícula a relevancia que se dá ao número de quadros por segundo que atinge uma determinada placa. O que importa se um determinado jogo roda a 30 ou a 150... 200 FPS? Não podemos esquecer da limitação de nossos olhos, talvez eles não sejam tão avançados quanto as placas que usamos, afinal de contas, quando vizualizamos qualquer imagem que se renova acima dos 25 quadros por segundo, já não somos mais capazes de notar diferença alguma. No cinema, todos os filmes são projetados em 26 FPS! "Ínfimos" 26 quadros por segundo...
E os recursos novos? Pixel Shader 2.0 foi introduzido, o 2.1 foi anunciado, mas ainda nem se viu muitos jogos que se valem do Pixel Shader 1.0, a versão mais antiga deste recurso que foi introduzida há tempo...
Proponho uma discussão sensata sobre o "benefício efetivo" que uma placa tem sobre a outra, considerando os jogos que temos "atualmente".
Eu gostaria de levantar algumas questões:
Existe algum jogo que a Geforce 4 TI rode que a Geforce 3 TI não seja capaz de rodar? Lembrando que o número de FPS, desde que esteja acima dos 25 que é o necessário e suficiente, não importa.
Existe algum recurso que a Geforce 4 TI tem que a Geforce 3 TI não tenha? Já que ambas tem suporte a Direct X 8.1, é certo afirmar que um jogo feito nesta versão desta API roda em qualquer uma das duas placas, embora haja diferença no desempenho?
Existe algum jogo no mercado que exija uma placa com suporte a DX 8.1?
Considerando os jogos existentes hoje no mercado, precisa-se de que placa para rodar a todos ou a maioria com desenvoltura?
A Radeon 9700 foi lançada, trouxe suporte a DX 9.0. No entanto esta nova versão nem foi lançada pela Microsoft, então, será que já existe algum jogo sendo feito com esta nova versão desta API? Acho que não... mas quando começarem a desenvolver o primeiro jogo baseado em DX 9.0, quanto tempo vai demorar para que ele fique pronto? Um ano? Se for, será que vale a pena pagar 399 dólares numa placa, se quando você começar a se beneficiar dos novos recursos que ele traz, ela vai estar custando duzentos dólares (a caixa com 3).
Vamos lá, sábios... deem suas opiniões!!
Acho que estou propondo uma discussão muito interessante.
Esqueçam o 3d mark... eu não gosto deste jogo! hehehehe
Vamos confrontar o desempenho brutal e a inovação das novas placas com a sua REAL UTILIDADE na atualidade.