Quando o jogo foi lançado, a classe era mal balanceada. Os pets morriam com 1-3 ataques no inferno, as skills de crowd control tinham uma redução de 80% da eficiência no inferno, e a mana tinha uma regeneração baixa, deixando o Witch Doctor (WD) sem mana constantemente.
Após o gigantesco patch 1.0.5, o rebalanceamento melhorou bastante o jogo para os WD. E embora o WD ainda seja a classe menos usada no jogo (patch 1.0.6), ela atingiu um patamar de jogadores aceitável (em torno de 16%. O valor ideal é em torno de 20% de jogadores para cada classe).
-Builds
Falar em builds com o WD é um pouco mais complexo. Na verdade existe uma build básica viável, e algumas skills podem ser trocadas por outras sem prejuízo de qualidade. No final das contas, com skills trocáveis, você tem a sensação de que existem diversas builds, mas no fundo é a mesma coisa
1) Acid Rain OU Zombie Bears OU Locust Swarm
Eu adicionei "/" para indicar as opções de skills que você pode usar
Mouse1 Fire Bomb - Ghost Bomb ou Flash Fire / Poison Darts - Splinters
Mouse2 Zombie Charger - Zombie Bears / Acid Cloud - Acid Rain / Locust Swarm - Pestilence
(1) Spirit Walk - Jaunt ou Honored Guest ou Healing Journey
(2) Soul Harvest - Vengeful Spirit
(3) Horrify - Stalker ou Frightning Aspect / Hex - Angry Chicken (Sim! Angry Chicken! Ela dá bônus de velocidade de movimento, mas não aparece escrito na rua)
(4) Zombie Dogs - Leeching Beast ou Health Link / Gargantuan - Restless Giant ou Bruiser
Passivas Gruesome Feast, Grave Injustice, Spirit Vessel OU Pierce the Veil
-Equips mais relevantes
Antes de falar de equipamentos, preciso falar de alguns conceitos que não são explícitos no Diablo.
Black Damage:
Black Damage é a parcela de dano de sua arma que não está vinculada com nenhum dano elemental. Por exemplo, uma arma com 1.000 DPS, sendo que 300 desses 1.000 são dano tipo elétrico, causa 700 de black damage. O black damage será importante para o próximo conceito.
Add X% to Y damage:
No Diablo, alguns itens tem atributos escritos "Add X% to Y damage", por exemplo, Add 6% to poison damage na bota do set Zunimassa (Zunimassa's Trail). Quando lemos, pensamos que as skills com dano poison serão aumentadas em 6%, e as skills que causam outro tipo de dano, por exemplo, fire bomb com dano de fogo, não receberão bônus nenhum. Na verdade, o que acontece é que o black damage recebe o aumento de dano na forma de poison (no nosso exemplo), NÃO IMPORTANDO QUAL SKILL É USADA.
Esse conceito complicado é importante. Vamos supor que o jogador tenha Add 20% to poison damage e precisa comprar uma arma. Ele deve escolher entre uma arma 950 DPS black ou uma arma 1000 DPS sendo 500 black 500 fire. Qual arma deve escolher?
A arma black ficará com dano 900 +20% = 1140. Já a arma black+fire ficará 500+20% + 500 = 1100. Ou seja, a arma black, mesmo com um DPS base menor, fica com mais dano. Sendo assim, o WD deve evitar armas com dano misto e preferir armas black damage.
Armas: One-handed + Mojo ou Two-handed?
Essa é uma discussão antiga para os WD. Qual é melhor para se usar? Arma de uma mão com mojo ou arma de duas mãos?
Essa pergunta faz sentido pois a melhor arma de duas mãos do jogo, a Skorn, é uma arma black damage. Além disso, com os preços em queda (patch 1.0.6), é possível comprar Skorn com 1300+ DPS, 300+ intel, 180+ dano crítico e engaste, virando uma verdadeira máquina de DPS. Além disso, com armas two handed, o WD não precisa soltar tantas vezes suas skills, o que tem a vantagem "secreta" de poupar mana.
Por outro lado, perde-se a possibilidade de usar um mojo com área de coleta, principalmente o "coisa das profundesas" (thing of the deep), que tem +20 de área de coleta por padrão. A área de coleta maior beneficia as passivas Gruesome Feast e Grave Injustice, facilita a coleta de gold e globos de vida. Isso sem falar em outros atributos interessantes que os mojos podem ter. Então escolher uma Skorn tem um sacrifício alto do outro lado, não é uma escolha fácil.
Área de coleta (Increase pickup yard)
Esse atributo é muito importante. A passiva Grave Injustice se beneficiará muito de uma área de coleta grande (34+). Quando
os inimigos morrerem dentro da área de coleta, o cooldown das skills é reduzido em 1 segundo. Com isso você poderá usar Spirit Walk, Horrify, Hex, Soul Harvest etc com mais frequência, te deixando mais rápido e aproveitando os outros efeitos.
Arma:
Skorn com 1300+ dps, 300+ int, 180+ dano crítico, engaste, life steal se possível, 100% chance de bleed se possível
Manajuma's Set. Carving Knife com 85+ dano crítico, 950+ DPS com o maior black damage possível OU 800+ DPS com 85+ dano crítico e engaste. Gory Fetch com 200+ dano médio, redução de custo de mana para zombie charger de 5+ (pode abrir mão se não usar a skill zombie charger), critical hit chance 7,5%+, 170+ int
Zunimassa's String of Skulls com 200+ dano médio, 170+ int, bônus de ataque contra elite 4%+, chance de crit 8%+, redução de custo de zombie charger 5+ seg (se não usar zombie charger pode abrir mão)
Uhkapian Serpent com chance de crit 8%+, 200+ dano médio, bônus contra elite 3%+, 175+ int, redução do custo de zombie charger 5+ seg (se não usar zombie charger pode abrir mão)
Thing of the Deep com 200 DPS médio, 8% chance crit é padrão, int 200+, mana regen é padrão, pickup yard +20 é padrão e engaste.
Capacete:
Capacetes podem rolar até 300 de int, enquanto que para str e dex rolam até 200.
Andariel's Visage com dano de fogo 10% OU MENOR (você recebe mais dano, por isso deve escolher o menor), Poison Nova 20% ou mais, chance de crítico 5% ou mais, int, vit, all res se possível, engaste se possível.
Zunimassa's Vision com 150+ int, max mana razoável, chance de crit 4.5%+, vit, 10+ %life
Visage of Giyua com 70+ all res (é padrão), 150+ int, 5%+ chance de crit, chance de crítico para acid cloud 6%+ OU bônus de dano de locust swarm 11%+ (se não usar nenhuma dessas skills, pode abrir mão. Locust Swarm costuma ser mais barato)
Mempo of Twilight com Attack Speed 8-9%, engaste, 150+ int, 70+ all res, 50+ vit se possível, chance de crítico se possível (qualquer valor,
mas custa uma fortuna)
Ombreira:
Vile ward ou ombreira rara com 160+ int, 100+ vit, 70+ all res, se possível pickup radius
Peitoral:
Tyrael's Might. Bom para começar a jogar, tem 12% move spd, int, engaste, vit e all res
Zunimassa's Marrow. três engastes como padrão, 170+ int, vit e all res.%life se possível
Tal Rasha's Relentless Pursuit com 150+ int, atk spd 8-9%, vit, all res se possível
Calça:
Inna's: mesmo sem int, têm bônus de velocidade de ataque 8-9%, 1% de chance de crit, vit, 2 engastes e velocidade de
movimento de 12%.
Blackthorn também é honesta, tem 19-20% mf por padrão,100+ int, life on hit por padrão, 100+ vit, %life por padrão, all res se possível, engaste se possível.
Depth Diggers com all res, 100+ int, 100 vit, 70+ all res, engastes se possível, %life se possível
Botas:
FireWalkers com int, vit, all res
Zunimassa's Trail com bônus de poison damage 7%+, 120+ int, 100+vit, all res se possível
Braçadeiras:
Lacuni's prowlers com move speed por padrão, atk spd por padrão, int, vit, all res se possível, chance de crit se possível
Strongarm Bracers é também uma opção razoável.
Cinto:
Witching Hour.
Cinto raro com vit, all res, int
Luva:
Luva rara com chance de crit 9% ou mais, int 150+, 35+ dano crítico. atk spd se possível
Anéis e amuletos:
Zunimassa's Pox com 150+ int, dano crítico 32%+, 61 all res+, chance de crít se possível, atk spd se possível.
Tal Rasha's Allegiance 240+ int, dano crit 60%+, qualquer add X% to Y damage se adicionar 6%, chance de crit se possível, atk spd se possível. Esse item é caro. Compensa quando você usa set tal rasha.
-Como jogar
A skill principal será Zombie charger/Acid Cloud/Locust Swarm. Ela será a principal causadora de dano. Todas as outras skills servem para dar velocidade de movimento ou curar ou recuperar mana, apenas essas três funções. A firebomb/spliters aumenta seu DPS quando a mana estiver baixa ou quando lutar contra pack de elite.
Use o Spirit walk para ganhar velocidade. Se durante a partida tiver problemas de life, use o healing journey. Se tiver problemas de mana, honored guest. Se não tiver nenhum desses problemas, Jaunt para uma duração maior.
O mesmo conceito se aplica com Horrify. NÃO USE A SKILL PARA AFASTAR OS MOBS exceto se estiver em perigo. Você deve usar o horrify para ganhar velocidade de movimento com stalker, ou aumentar armor com frightening aspect. Uma alternativa ao horrify é o Hex com Angry Chicken. Essa runa transforma o WD numa galinha (!) que explode (!!) e corre mais rápido que o normal (!!!). Se estiver com Hex, saiba que não pode usar nenhuma skill até o efeito do hex acabar. Você pode detonar a explosão mais cedo atacando com o as teclas 1, 2, 3 ou 4. RUN CHICKEN RUN!
Aproxime de um pack grande, use o Soul Harvest para ganhar int e subir o dano, solte Zombie/Locust/Acid e vá embora, deixe o dano no tempo matar (exceto zombie, onde você precisa ficar até o fim). Se fizer tudo certo, os bichos mortos irão recarregar o spirit walk, horrify, hex, etc. Solte de novo e repita o processo.
Táticas avançadas:
Um combo "avançado" é usar locust swarm e soltar horrify nos mobs para fugirem e espalharem a locust com mais facilidade. Além disso, soltar locust swarm em diferentes direções faz o efeito espalhar mais rápido.
Outro combo é usar o horrify frightening aspect com hex ao invés de spirit walk. Solte o horrify primeiro, depois o hex e os dois bônus de velocidade ficarão combinados! Se sua defesa estiver boa, troque o zombie dogs pelo trio hex/angry chicken + horrify/frightening aspect + spirit walk/jaunt e veja a velocidade explodir!
(Informação a ser checada. Era verdade antes, não se sabe se ainda é válida) A skill Locust Swarm não stackava. Ou seja, jogar duas vezes na mesma mob não aumentava o dano que ela recebe. Porém, se antes de usar a skill pela segunda vez a sua intel mudar de valor, aí o jogo considera como uma "segunda skill diferente da primera". Então você usa locust swarm primeiro, depois soul hasvest para mudar o valor da sua intel e termina com outro locust swarm. Seu dano vai subir muito. Para explorar essa "falha" ainda mais, você podia retirar 1 peça de equipamento, soltar locust, colocar a peça, soltar locust de novo, usar soul harvest, soltar locust pela terceira vez, pegar um globo de vida com gruesome feast, usar locust swarm pela quarta vez, e por aí vai.
Vídeos:
1) Zombie Bears
[video=youtube;mJqRvgb2ehw]http://www.youtube.com/watch?v=mJqRvgb2ehw[/video]
2) Locust Swarm
[video=youtube;PUIe9C0rUD8]http://www.youtube.com/watch?v=PUIe9C0rUD8[/video]
Repare no vídeo dois, ao atacar o segundo elite que aparece, o uso da tática avançada da locust swarm citada anteriormente no tópico. Veja com o elite morreu muito mais rápido.