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Cara eu penso que a esquerda, assim como a direita tem muitas vertentes. Existem posições progressistas ou conservadoras, no plano cultural, e posições de esquerda ou direita no campo da política e economia.
Enfim, existem muitas esquerdas e direitas, tentar restringir a uma posição é uma atitude autoritária e que discordo fortemente.
Eu reconheço que existam trocentas variantes de uma ideologia - assim como tantas outras ideologias, um "esquerdista" reconhecerá como uma bandeira da esquerda somente aquilo que é compatível com seu pensamento, descartando o resto como falsa ideologia, ou simplesmente agregação errada. E, ainda que eu entenda que o conceito de "esquerda" possa ser aplicado em várias áreas, eu sempre achei cômico aqueles discursos de "eu sou liberal na economia e conservador no social".
A minha pergunta, no fundo, se resumia ao que seria visto como extrema esquerda, ou até mesmo, direita, até para entender o que pode (ou não) ser discutido aqui. Pessoas criticam socialismo por ele estar, historicamente, relacionado à revoluções e regimes totalitários - ainda que eu discorde dessa simplificação, vejo um ponto válido na questão de todo mundo que defende o socialismo não abre espaço para uma transição voluntária, onde aqueles que quiserem seguir um paradigma socialista/comunista estaria livre para fazê-lo da mesma forma que aqueles que quiserem se prender ao "antigo" regime capitalista também poderia fazê-lo. Eu puxei o assunto do feminismo exatamente por ser bem amplo, com diversas interpretações e bandeiras, e indo do simples "eu só quero que as mulheres seja felizes" até "se nascer um filho homem, eu mato para evitar que ele seja um estuprador".
Concordo que ninguém pode ser o dono da verdade a ponto de desenhar uma linha definindo (ou restringindo) esta ou aquela ideologia - mas também acho que qualquer um pode (e deve!) ter uma definição própria (que era exatamente minha pergunta inicial).
Toda definição é, em si, autoritária, e não há problema nenhum nisso. Claro, que quanto maior embasamento e racionalização por trás de uma definição, mais esclarecedora ela é - e, geralmente, isso só é possível restringindo-a cada vez mais. Um conceito não existe se ele não estiver limitado a uma definição. Dizer que não se pode restringir a definição de algo é, efetivamente, dizer que aquilo não pode ser definido, e, no caso de ideologias, isso as tornam, necessariamente, irrelevantes. Para alguém abrir um tópico para falar de temas "da esquerda", ele precisa, sim, ter muito claro para ele o que pertence a essa "esquerda", do contrário, do que ele está falando? Mas não era essa a pergunta que eu queria ver o OP responder, então, deixo para vc, se tiver interesse: quais são os limites da sua esquerda, tanto pendendo para o lado radical, quanto pendendo para o lado conservador?
Mea culpa. Usei uma hipérbole sem avisar... mas você talvez concorde comigo que há uma parcela muito barulhenta e evidente que não só por vezes é ignorada pela ala mais calma da esquerda, como também é protegida - haja visto movimentos como Antifa nos EUA, que inclusive rejeitaram o discurso do Trump de que houve excessos de ambos os lados em Charlottesville. Pessoas com algum poder de divulgação costumam tentar justificar ditaduras como Cuba e Venezuela (como Luciana Genro e Jeremy Corbyn), que pela simples existência da figura de um ditador foge completamente de qualquer definição de igualdade que eu consideraria coerente.Tem muita coisa aí. Primeiro "a questão de todo mundo que defende o socialismo não abre espaço para uma transição voluntária" isso simplesmente não é verdadeiro.
https://www.marxists.org/reference/archive/bernstein/works/1899/evsoc/preface.htm
Isso continua não fazendo sentido. Uma vez definida uma ideia, considerar-se-á (hehehe) partidário daquela ideologia quem compartilhar de suas ideia. É claro que sempre se pode cair na Falácia do Escocês de Verdade e dizer, por exemplo, para ser vermelho tem que ter tatuado a foice e o martelo... mas não faz o menor sentido vc defender todas as pautas da direita e ainda assim querer ser reconhecido como esquerda porque "vc não precisa de X,Y ou Z para ser de esquerda". O que eu pretendia era exatamente tentar separar essa carga que as pessoas atualmente carregam em ideologias, que não são intrínsecas a ele - como o Ateísmo+, feminismo interseccional etc.Outra coisa, eu não disse que definição é autoritária e sim a postura de dizer que vc precisa ser X,Y, ou Z para ser de esquerda.
Por essa definição, entendo que pode-se adotar uma postura caso-a-caso (por exemplo, a favor da liberação das drogas, mas contra o aborto), e reconhecer-se como esquerda ou direita pelo saldo dessas posições ou o resultado daquelas que a pessoa consideraria mais importante. É isso?“Direita” e “esquerda” não são conceitos absolutos. São conceitos relativos. Não são conceitos substantivos ou ontológicos. Não são qualidades intrínsecas ao universo político. São lugares do “espaço político”. Representam uma determinada topologia política, que nada tem a ver com ontologia política: Não se é de direita ou de esquerda no mesmo sentido em que se diz que se é ‘comunista’, ‘liberal’ ou ‘católico’. Em outros termos, direita e esquerda não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre. Podem designar diversos conteúdos conforme os tempos e as situações (BOBBIO,2001 , p.107-108)
Com respeito aos sujeitos, o sufrágio universal masculino e feminino é mais igualitário do que o sufrágio universal apenas masculino: o sufrágio universal masculino é mais igualitário ao sufrágio masculino limitado aos possuidores ou aos não-analfabetos. Com respeito aos bens, a democracia social que estende a todos os cidadãos, além dos direitos de liberdade, também os sociais, é mais igualitária do que a democracia liberal. Com respeito ao critério, a máxima ‘a cada um segundo suas necessidades’ é, como já se disse, mais igualitária do que a máxima, ‘a cada um segundo sua posição’, que caracteriza o Estado de estamentos ao qual se contrapôs o Estado liberal(BOBBIO,2001 , p.115).
"A cada um segundo suas necessidades", indica, para mim, um atendimento do mínimo necessário (por exemplo, uma pessoa precisa em média 2000kcal para sobreviver, mas eu quero umas 3500kcal pq eu gosto de chocolate e sorvete... atualmente, eu tenho que me ganhar mais dinheiro do que alguém q vive bem sem chocolate e sorvete e eu tenho condições de fazer isso, pq quem satisfaz minhas vontades sou eu, ainda que ela seja vista como supérflua). Assim, como você confrontaria essa frase com a máxima "a cada um segundo seu merecimento" (e eu não estou falando, necessariamente, de meritocracia aqui).
O que você reconheceria como valores igualitários? A igualdade de oportunidade ou a igualdade de resultados? Porque eu vejo as duas como impossiblidades utópicas do mais alto nível - ainda que seja desejável tentar garantir a igualdade de oportunidade, praticamente qualquer coisa pode ser lida como uma desvantagem que grupo X tem que o grupo Y não tem - às vezes, com razão, mas nas proporções atuais que vejo, isso está fora de controle já...Nesse sentido está mais à esquerda quanto mais igualitária for à posição em cada questão, e pela somatória das posições, se traça um perfil predominante do programa. Ao contrário, quanto menos defender propostas igualitárias, ou quanto menos se comprometer com valores igualitários, mais a direita estarão. Isso é bem evidente na relação com as ideias da RSB, quanto mais defender democratização do Estado, democratização de acesso, e os direitos sociais, mais à esquerda estará. Quanto mais defender um sistema de acesso via mercado, que cria desigualdade no acesso devido às diferenças de poder aquisitivo, manifestadas na população, mais a direita está.
Você reconheceria o NAMBLA como uma organização progressista? A defesa da descriminalização do assassinato seria uma causa de esquerda, a rigor? Se não, por que, uma vez que eles simplesmente apresentam uma nova proposta contrária à tradição? Se sim, você não acha que isso abre uma brecha no entendimento que fará com que muitas pessoas se afastem de serem identificados como esquerda por conta de diversas pautas que são (eu espero) unanimente asquerosas?Também diferenciamos perspectivas progressistas de perspectivas conservadoras. Nesse sentido, se aproxima da direita aquelas posições que mais defendem a tradição, são logo conservadoras, pois desejam manter a tradição. As progressistas são inovadoras, querem transformar, modificar a tradição. Bobbio embora não tenha abordado especificamente o termo progressista, fala da dicotomia entre tradição e emancipação, mas defende, e nós concordamos, que deveria ser oposição entre tradição (aqui entendida como defesa de valores tradicionais, logo conservadora) e inovação. Os programas que buscam inovar, modificar a perspectiva da sociedade em relação a temas culturais como aborto, drogas, são progressistas (...)
É claro que nomes e definições flutuam ao longo do tempo... mas uma vez bem definido o tempo (duvido que o intuito do OP era fazer debates sobre a esquerda dos anos 20), essa definição tem, sim, que ser clara (ainda que não seja absoluta! Por exemplo, vc deixou bem claro o que você quer dizer quando se diz ser de esquerda, mas nada impede que outra pessoa tenha um outro entendimento e se considere também de esquerda, apesar de não compactuar com seus pontos - na verdade, eu diria que esse é o primeiro problema que aparece sempre nesse tipo de discussão)...Exemplo de discórdia de definição. Durante o século XIX o termo libertário era usado para falar dos diferentes anarquistas de esquerda, mas ai nos EUA, ele foi apropriado por uma direita, que eu chamaria dos libertários de direita, para significar algo próximo do anarco-capitalismo.
Antes de mais nada, obrigado pela resposta. Bem mais embasada do que costumo ver por aí. Mas algumas coisas ainda me parecem nebulosas, talvez por eu não ter sido claro o suficiente.
Mea culpa. Usei uma hipérbole sem avisar... mas você talvez concorde comigo que há uma parcela muito barulhenta e evidente que não só por vezes é ignorada pela ala mais calma da esquerda, como também é protegida - haja visto movimentos como Antifa nos EUA, que inclusive rejeitaram o discurso do Trump de que houve excessos de ambos os lados em Charlottesville. Pessoas com algum poder de divulgação costumam tentar justificar ditaduras como Cuba e Venezuela (como Luciana Genro e Jeremy Corbyn), que pela simples existência da figura de um ditador foge completamente de qualquer definição de igualdade que eu consideraria coerente.
Mas um ponto me deixou curioso e não fui capaz de encontrar no link que vc colocou: no final do texto, Bernstein reconhece que muitas das ideias que ele apresenta ali não estão em pleno acordo com as ideias de Marx/Engels, mas não fica clara quais são...
O Estado de Bem-estar social é um ponto complexo para mim: com certeza suas propostas estão mais à esquerda do que o que havia antes, mas ele existe claramente para manter o Capitalismo como sistema vigente. Ainda que exista uma preocupação com o bem-estar social (e eu tenho certo receio em admitir que isso é uma causa exclusiva da esquerda; talvez historicamente, mas não necessariamente), esse bem-estar traz claros benefícios para o sistema capitalista e não aponta nenhuma resolução para o acúmulo dos meios de produção.
Sobre a Mondragon, eu acho extremamente válido esse modelo, e acho que deveria ser adotado por quem quisesse. O que eu não percebo, é como seria a transição final, pois não consigo perceber uma ressocialização dos meios de produção sem a entrega voluntária pelos atuais capitalistas - o que eu acho meio utópico. Em algum momento, essa "troca de mãos" deverá ser exercida pela força ou pela lei... sempre se usa essa questão de não-violência, mas o único meio dessa transição ser não-violenta é se a entrega dos meios de produção for vantajosa para quem hoje os detém - mais do que isso, é necessário convencê-los disso.
Isso continua não fazendo sentido. Uma vez definida uma ideia, considerar-se-á (hehehe) partidário daquela ideologia quem compartilhar de suas ideia. É claro que sempre se pode cair na Falácia do Escocês de Verdade e dizer, por exemplo, para ser vermelho tem que ter tatuado a foice e o martelo... mas não faz o menor sentido vc defender todas as pautas da direita e ainda assim querer ser reconhecido como esquerda porque "vc não precisa de X,Y ou Z para ser de esquerda". O que eu pretendia era exatamente tentar separar essa carga que as pessoas atualmente carregam em ideologias, que não são intrínsecas a ele - como o Ateísmo+, feminismo interseccional etc.
Por essa definição, entendo que pode-se adotar uma postura caso-a-caso (por exemplo, a favor da liberação das drogas, mas contra o aborto), e reconhecer-se como esquerda ou direita pelo saldo dessas posições ou o resultado daquelas que a pessoa consideraria mais importante. É isso?
É meio OFF, mas é leitura das boas:
É bom saber.Parei a leitura no ¨Nesse ponto o leitor pode estar se perguntando se algo do que foi descrito aqui não valeria para setores da esquerda. Talvez.¨
A China abriu sim o capitalismo lá e os impostos são super barato 5% ~ 10%.
Mas não falam que eles tem um projeto de desenvolvimento de nação !? fala isso ? Nãoooooo.
A china tem MAIS funcionários publicos do que do setor privado. Isso ninguém conta.
83% das empresas que são categorizadas como "capitalistas" só trabalham porque o governo CONTRATA elas para fazer determinado serviço.
você acha que as tecnologias da China são desenvolvidas pela iniciativa privada ? KKKKKKK
O governo chines empresa 100mil e pede para a "iniciativa privada" devolver 90mil daqui a 2 anos.
No Brasil o governo empresta 100mil e pede pro pequeno empresário devolver 200mil
Tudo na China tem mais MÃO do Estado envolvido do que da iniciativa privada.
China;
Minha casa minha vida com juros negativo
Meu emprego, minha vida, bancado pelo estado comunista
Meu negócio, minha vida, bancado com juros negativo
Brasil;
mInha casa minha vida com juros de 300%
minha empresa, meu caixão, impostos sufocando até onde não pode mais
Se a China tivesse atualmente 600milhões de pessoas, todas estariam EMPREGADAS, com formação, sustentando suas familias. O unico lado ruim da China é a super população, pois o território deles não são grande o suficiente para sustentar 1,3bilhões de pessoas.
Esquerda, pensar e liberdade na mesma frase?
Se vc acha que liberdade e grandes corporações comprando eleições são compatíveis, nós não concordamos sobre o que significa liberdade. E por favor citar regimes que condeno não refuta nada.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140418_vlog_oligarquia_pu
O problema são grandes corporações comprarem eleições na base da propaganda usando dinheiro próprio? Não é pagar pra quase 50% da população diretamente na conta usando dinheiro da própria população, ameaçando deixarem passar fome se outro governo for eleito? Isso não é compra de voto né?
Liberdade está longe de ter seu pote de ração cheio todos os dias, cachorros tem saúde, tem alimento mas são os seres vivos menos livres que existem, então não fala em liberdade na mesma frase que fala em auxílio e esquerda, fala em erradicação da fome, fala em saúde grátis, fala em educação grátis, Pode falar tudo, menos liberdade.
Tradução:P.S: postaram ótimos links aqui, mas os melhores lugares para o pensamento de esquerda ainda são um bom livro e o trabalho junto à base.
Tradução:
"Os melhores lugares para o pensamento de esquerda são aonde eles não são contestados."