[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Olá amigos, boa noite.

Comprei recentemente uma GTX 1650 Super e estou enfrentando algumas estranhas dificuldades. Será que meu setup deu gargalo com a GPU? Uso a máquina profissionalmente, e programas como o Illustrator e o After Effects que tem aceleração por GPU estão com desempenho bem melhor, mas outros progrmas e o próprio OS está apresentando travamentos quando a GPU está sendo utilizada. Alguém poderia me ajudar nessa? Segue as configs:

ASUS PRIME A320M-E
AMD Ryzen 5 3400G (tentei fazer overclock via ryzen master mas diz que minha bios bloqueou. Tentei de todas as formas ver na bios como mudar isso e não achei)
16 GB DDR4 1200Mhz (tentei fazer overclock na memória mas fica muito instável)
GTX 1650 SUPER
SSD 240 GB + HD 1TB

Olá amigos, boa noite.

Comprei recentemente uma GTX 1650 Super e estou enfrentando algumas estranhas dificuldades. Será que meu setup deu gargalo com a GPU? Uso a máquina profissionalmente, e programas como o Illustrator e o After Effects que tem aceleração por GPU estão com desempenho bem melhor, mas outros progrmas e o próprio OS está apresentando travamentos quando a GPU está sendo utilizada. Alguém poderia me ajudar nessa? Segue as configs:

ASUS PRIME A320M-E
AMD Ryzen 5 3400G (tentei fazer overclock via ryzen master mas diz que minha bios bloqueou. Tentei de todas as formas ver na bios como mudar isso e não achei)
16 GB DDR4 1200Mhz (tentei fazer overclock na memória mas fica muito instável)
GTX 1650 SUPER
SSD 240 GB + HD 1TB
Até OC de 2666 mhz nas memórias fica instável? A320 é bloqueada p/ OC de cpu, não tem como. Já atualizou os drivers da 1650S e o chipset da AMD? Pode ser q resolva.

Qual placa mãe vocês recomendam para um i5 10400f? Obrigado!

Então meu amigo, comprei outra placa mãe compativel com o i 9 9900k, nem lembrei do i7 10700 k, pq peguei uma promo boa no i9 ai comprei, mais minha dúvida é a seguinte: o i9 é superior em performance em realização ao i7 10700k?

Ah, tá. Nesse caso, como é socket diferente, a escolha é aderente.

Nos testes que vi em muito se assemelham, ora ganhando ou perdendo algo. Não ficaria preocupado, é uma baita CPU para anos e anos, sim.

Veja meu i7 4770K: comprei em 2013 e só agora, 7 anos depois, que estou trocando de plataforma. E ainda daria para levar por mais tempo, pois há força na CPU.

Eu imagino que você deve estar com dois pentes de 8 GB de Ram aí para os 16, certo? Se sim, mantém, de modo que você possa fazer upgrade para mais SE for necessário durante esses X anos. Está aí algo que eu acredito que passará a ser necessário em breve.

Pesquisando, to perdidão kkkkk Vi que tem o i5 9400f e o 10400f, pesquisei pelos "concorrentes" deles vi que tem o Ryzen 5 3600, mas esse está absurdo de caro em relação ao intel. Não sei para onde ir kkk e nem olhei placa mãe ainda meu Deus. Isso que dá não acompanhar mais o mercado de hardware. =\

Galera, estou me planejando pra fazer um upgrade agora em fevereiro, provavelmente vai ser uma 3080 ou equivalente AMD, mas eu preciso antes resolver o problema do meu processador, que está com defeito e precisa ir pro RMA. É um 3700X.

Eu jogo em 4K a 60 FPS, ou até mesmo a 50 FPS. Não sou gamer hardcore, só jogo campanha, então não sei até que ponto preciso de um CPU tão forte...

Enfim, a AMD vai me devolver muito provavelmente por volta dos R$ 2.5K, e pensei se não poderia usar essa grana pra dar uma abatida no preço da GPU.

Enfim, pensei nas seguintes opções:

1) Comprar outro 3700X e fica elas por elas: 3700X + 3080.

2) Comprar um 5600X e também ficaria elas por elas: 5600X + 3080.

Outra opção que me tem feito pensar bastante seria trocar o kit todo por Intel. Como eu jogo a 50-60 FPS, eu acho que um i5-10400F já seria plenamente suficiente, e no final eu teria uma baita economia fazendo esse downgrade, o que realmente ajudaria bastante na compra da 3080...

Enfim... estou cogitando seriamente em pegar um i5-10400F, ele deve ser plenamente suficiente pra empurrar 50 FPS em todos os jogos modernos, mas fico pensando que seria meio bizarro uma 3080 num PC desses...

Ou 5600X? Ele é mais forte em games, mas eu preciso disso tudo pra jogar a 50-60? Vou de 3700X então que tem desempenho em produtividade superior? Mas ainda não é exagero? E i5-10400F com 3080 não é meio bizarro?

O que vcs acham?

image.png

Última edição:
O que acham das Galax para placa de vídeo? Vi dois modelos de RTX 2060 e fiquei na dúvida de qual a diferença, a RTX 2060 EX e a RTX 2060 PLUS EX

Galera, estou me planejando pra fazer um upgrade agora em fevereiro, provavelmente vai ser uma 3080 ou equivalente AMD, mas eu preciso antes resolver o problema do meu processador, que está com defeito e precisa ir pro RMA. É um 3700X.

Eu jogo em 4K a 60 FPS, ou até mesmo a 50 FPS. Não sou gamer hardcore, só jogo campanha, então não sei até que ponto preciso de um CPU tão forte...

Enfim, a AMD vai me devolver muito provavelmente por volta dos R$ 2.5K, e pensei se não poderia usar essa grana pra dar uma abatida no preço da GPU.

Outra opção que me tem feito pensar bastante seria trocar o kit todo por Intel. Como eu jogo a 50-60 FPS, eu acho que um i5-10400F já seria plenamente suficiente, e no final eu teria uma baita economia fazendo esse downgrade, o que realmente ajudaria bastante na compra da 3080...

Enfim... estou cogitando seriamente em pegar um i5-10400F, ele deve ser plenamente suficiente pra empurrar 50 FPS em todos os jogos modernos, mas fico pensando que seria meio bizarro uma 3080 num PC desses...

Ou 5600X? Ele é mais forte em games, mas eu preciso disso tudo pra jogar a 50-60? Vou de 3700X então que tem desempenho em produtividade superior? Mas ainda não é exagero? E i5-10400F com 3080 não é meio bizarro?

O que vcs acham?
Tu podia considerar o R5 3600.
Suficiente pra 4K, tu pode importar do Ali se quiser, barato no exterior (aqui no BR subiu demais e seu custo x benefício caiu, imo). Tem a vantagem de tu não precisar se dar ao trabalho de vender sua placa-mãe.
Um i5-10400 com memórias a 2666Mhz também te atenderia perfeitamente. Não vejo problema algum em colocá-lo de lado com uma 3080.
O kit com i5-10400(F) faz sentido financeiramente, o R5 3600 também porém com menos trabalho pra tu. Já que tu não planeja ir pra 144 FPS, não gastaria muito com processador e memos.

Por fim, fugiria das 3080, pelo menos até o preço delas normalizar. Tu vai ganhar ~100% de performance em cima da 5700 XT gastando ~100% em cima do valor dela, pessoalmente não faria esse pulo. Abaixaria os gráficos (que continuariam muito bons) e embolsava o dinheiro. Se tu quer muito upar ela, a 3060 Ti tem preço x performance mais interessante.

Tu podia considerar o R5 3600.
Suficiente pra 4K, tu pode importar do Ali se quiser, barato no exterior (aqui no BR subiu demais e seu custo x benefício caiu, imo). Tem a vantagem de tu não precisar se dar ao trabalho de vender sua placa-mãe.
Um i5-10400 com memórias a 2666Mhz também te atenderia perfeitamente. Não vejo problema algum em colocá-lo de lado com uma 3080.
O kit com i5-10400(F) faz sentido financeiramente, o R5 3600 também porém com menos trabalho pra tu. Já que tu não planeja ir pra 144 FPS, não gastaria muito com processador e memos.

Por fim, fugiria das 3080, pelo menos até o preço delas normalizar. Tu vai ganhar ~100% de performance em cima da 5700 XT gastando ~100% em cima do valor dela, pessoalmente não faria esse pulo. Abaixaria os gráficos (que continuariam muito bons) e embolsava o dinheiro. Se tu quer muito upar ela, a 3060 Ti tem preço x performance mais interessante.

É então eu estava pensando no 3600 mas o que me desanimou mesmo foi esse preço surreal aqui no Brasil. Também já me deram a dica de importar, mas eu não me sinto muito confortável com isso. O 3600 na faixa dos 1.5K, 1.6K, passou então a ser a pior das opções pra mim...

Eu acho que vou acabar indo de 5600X por causa do Smart Access Memory.

O que vcs acham?

image.png
vc pode pegar no Ali o 3600 por ~1k e tem a opção do 10600KF por ~1200.

Salve familia, queria saber se um R5 3600 da certo com uma RTX 2060 galax white(sou ruimzao nesses bagui) e se puderem me indicar uma fonte top ja agradeço

Qual placa mãe vocês recomendam para um i5 10400f? Obrigado!
Como é um cpu bloqueado pra OC qlqr b460 + em conta c/ dissipador vai te suprir.

Pesquisando, to perdidão kkkkk Vi que tem o i5 9400f e o 10400f, pesquisei pelos "concorrentes" deles vi que tem o Ryzen 5 3600, mas esse está absurdo de caro em relação ao intel. Não sei para onde ir kkk e nem olhei placa mãe ainda meu Deus. Isso que dá não acompanhar mais o mercado de hardware. =\
Vai de 10400f + placa mãe b460 q citei do colega acima.

O que acham das Galax para placa de vídeo? Vi dois modelos de RTX 2060 e fiquei na dúvida de qual a diferença, a RTX 2060 EX e a RTX 2060 PLUS EX
São boas, dão 2 anos de garantia. Mas se vai pegar uma vga do patamar da 2060, eu consideraria quem sabe a 5600XT tbm. VI a uns dias por - de 2k.

É então eu estava pensando no 3600 mas o que me desanimou mesmo foi esse preço surreal aqui no Brasil. Também já me deram a dica de importar, mas eu não me sinto muito confortável com isso. O 3600 na faixa dos 1.5K, 1.6K, passou então a ser a pior das opções pra mim...

Sobre importar, ainda + do Alie leio direto maluco q comprou e não foi taxado. Tvz fosse a opção q nem o outro lá indicou.

vc pode pegar no Ali o 3600 por ~1k e tem a opção do 10600KF por ~1200.

Outra opção é importar o i5-10400 do Ali por mais ou menos o mesmo preço e ter uma integrada caso a placa de vídeo morra do nada.
Entendo não querer importar. Infelizmente é o que a gente recorre com o preço sinistro que o 3600 tem hoje em dia.

Como é um cpu bloqueado pra OC qlqr b460 + em conta c/ dissipador vai te suprir.

São boas, dão 2 anos de garantia. Mas se vai pegar uma vga do patamar da 2060, eu consideraria quem sabe a 5600XT tbm. VI a uns dias por - de 2k.

Sobre importar, ainda + do Alie leio direto maluco q comprou e não foi taxado. Tvz fosse a opção q nem o outro lá indicou.

Problema é que não tem o NVENC daí
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A função fan stop nas GPUs hoje, consideram essencial? Pelo que vi, a RTX 2060 EX tem 2 fans de 90mm e fan stop, a RTX 2060 PLUS EX não tem fan stop, mas tem 2 fans de 100mm (e RGB nas fans, mas não me importo). O dissipador parece diferente, a RTX 2060 PLUS EX parece ter um dissipador mais parecido com as mais parrudas e tem 2 conectores, 1 de 8 e 1 de 6 pinos. Problema é que não acho nada sobre ela na internet, a RTX 2060 EX até achei algumas coisas.

Última edição:
Vou tentar focar nessa configuração, mas só em janeiro pra eu comprar, espero que role uma promoção de queima de estoque (iludido). Pergunta besta, essa fonte da minha configuração eu poderia reutilizar? Quero economizar no que der kkk

Valendo trocar pelo Ryzen 3600x do aliexpress de 1040 reais pelo meu atual 3500x que está valendo 950 usado no mercado livre daqui ?

Vou tentar focar nessa configuração, mas só em janeiro pra eu comprar, espero que role uma promoção de queima de estoque (iludido). Pergunta besta, essa fonte da minha configuração eu poderia reutilizar? Quero economizar no que der kkk
Até dá pra aproveitar, dsd q vc não coloque uma vga mto acima da 2060/5600xt q já estaria bem no limite dessa sua aí.

Valendo trocar pelo Ryzen 3600x do aliexpress de 1040 reais pelo meu atual 3500x que está valendo 950 usado no mercado livre daqui ?
Apesar de estar razoavelmente num preço bom, e msm c/ a exceção de alguns títulos cpu bound, imo não. Manteria o 3500x por enqto. Como vc tem uma placa mãe x570 aguardaria a "poeira" dos r5xxx baixar um pouco pra fazer o upgrade p/ 5600x pra cima. Aí sim valerá bastante a pena.
Uns vídeos comparativos:

Bom dia, galera! Depois de longos 2 anos estou finalmente perto de montar meu PC e gostaria de ajuda para escolher uma mobo.
Em relação às mobos, estou em dúvida entre as seguintes, mas não me limito a somente essas, se tiverem outras melhores nessa faixa de preço.
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-asus-tuf-gaming...
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-msi-mpg-z490...
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-msi-z490-a-pro...

O que tenho em mãos atualmente:
RTX 3080 Galax SG
i7 10700KF
Fonte XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
4x8GB 3200Mhz
SSD Nvme M2 1TB
HD Seagate 2TB

Fala galera, blz?
Preciso montar um pc para um escritório de arquitetura. Será usado principalmente para modelagem 3d com o Lumion 10.
Eu montei um a pouco tempo na Pichau com as seguintes configurações:
Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 35MB Cache AM4, 100-100000031BOX
Placa Mae Gigabyte B550M DS3H DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

Memoria Team Group T-Force Dark Za 32GB (2x16) DDR4 3200MHz Preta, TDZAD432G3200HC16CDC01
Placa de Video Galax GeForce RTX 2060 6GB GDDR6 1-Click OC 192-bit, 26NRL7HPX7OC
SSD Adata XPG SX8100 256GB M.2 2280 NVMe, ASX8100NP-256GT-C
HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s, WD10EZEX
Gabinete Gamer Pichau Dragoon Lateral de Vidro, PGD-01 BLACK
Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

O problema é que não estou achando as mesmas peças para montar o novo e como sou leigo, não sei pelo o que substituir.
Se puderem me dar um luz pra montar uma máquina parecida com essa até R$ 8.000 eu agradeço.

Fala galera, blz?
Preciso montar um pc para um escritório de arquitetura. Será usado principalmente para modelagem 3d com o Lumion 10.
Eu montei um a pouco tempo na Pichau com as seguintes configurações:
Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 35MB Cache AM4, 100-100000031BOX
Placa Mae Gigabyte B550M DS3H DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550
Memoria Team Group T-Force Dark Za 32GB (2x16) DDR4 3200MHz Preta, TDZAD432G3200HC16CDC01
Placa de Video Galax GeForce RTX 2060 6GB GDDR6 1-Click OC 192-bit, 26NRL7HPX7OC
SSD Adata XPG SX8100 256GB M.2 2280 NVMe, ASX8100NP-256GT-C
HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s, WD10EZEX
Gabinete Gamer Pichau Dragoon Lateral de Vidro, PGD-01 BLACK
Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR

O problema é que não estou achando as mesmas peças para montar o novo e como sou leigo, não sei pelo o que substituir.
Se puderem me dar um luz pra montar uma máquina parecida com essa até R$ 8.000 eu agradeço.
rtx2060 + ryzen 3600 num pc de 8k eh de brincadeira.....

Bom dia, galera! Depois de longos 2 anos estou finalmente perto de montar meu PC e gostaria de ajuda para escolher uma mobo.
Em relação às mobos, estou em dúvida entre as seguintes, mas não me limito a somente essas, se tiverem outras melhores nessa faixa de preço.
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-asus-tuf-gaming...
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-msi-mpg-z490...
https://www.kabum.com.br/.../placa-m-e-msi-z490-a-pro...

O que tenho em mãos atualmente:
RTX 3080 Galax SG
i7 10700KF
Fonte XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
4x8GB 3200Mhz
SSD Nvme M2 1TB
HD Seagate 2TB

As placas mãe são equivalentes, em recursos, tecnologias, sistema de energia e preço.
Eu prefiro placas mãe da Asus por estar mais familiarizado com a BIOS delas.
Vai a gosto, inclusive estético. A MSI do segundo link é linda.
Mas eu ficaria com a Asus.

Opa, poderiam me ajudar com uma indicação de preço pra venda?
Tô pensando em vender o meu kit atual mas não tenho ideia do quanto pedir em cada item.
Placa mãe: MSI B450 Carbon Gaming Pro AC
CPU: Ryzen 2600
Ram: 2x8GB 3000mhz

Se alguém puder ajudar, fico agradecido.

Recomendo olhar o mercado de usados e ver produtos iguais ou semelhantes para ter uma noção de preço.
Por alto, pelo que tenho acompanhado de preços no mercado de NOVOS e por ter montado um PC para minha filha com uma ASROCK B450M Steel Legend e 2x8GB 3000MHz C15 (o processador utilizei um Ryzen 7 1700 que já tinha), diria que:

Placa mãe: MSI B450 Carbon Gaming Pro AC - Não mais que R$ 600,00.
CPU: Ryzen 2600 - Não mais que R$ 650,00.
Ram: 2x8GB 3000mhz - Não mais que R$ 500,00.
Preço do kit máximo: R$ 1.750,00.

Esse é o preço JUSTO mas, da mesma forma que o mercado de novos está uma loucura, por conta da alta demanda e baixa oferta (disponibilidade), o mercado de usados também está sendo afetado.
Você encontra kit similares ao seu até por R$ 2.500,00 no ML.
Mas só compra desavisados.
Consegue comprar um kit novo por esse valor.

Pessoal, to com 2 conjuntos de fan, eles nao conectam entre si.
Minha placa mãe tem só uma entrada 5V RGB, porém, vem um splitter 2 to 1, ou seja, eu poderia conectar os dois la?

Um deles eu ia conectar com um software proprietario, isso impacta?

Recomendo olhar o mercado de usados e ver produtos iguais ou semelhantes para ter uma noção de preço.
Por alto, pelo que tenho acompanhado de preços no mercado de NOVOS e por ter montado um PC para minha filha com uma ASROCK B450M Steel Legend e 2x8GB 3000MHz C15 (o processador utilizei um Ryzen 7 1700 que já tinha), diria que:

Placa mãe: MSI B450 Carbon Gaming Pro AC - Não mais que R$ 600,00.
CPU: Ryzen 2600 - Não mais que R$ 650,00.
Ram: 2x8GB 3000mhz - Não mais que R$ 500,00.
Preço do kit máximo: R$ 1.750,00.

Esse é o preço JUSTO mas, da mesma forma que o mercado de novos está uma loucura, por conta da alta demanda e baixa oferta (disponibilidade), o mercado de usados também está sendo afetado.
Você encontra kit similares ao seu até por R$ 2.500,00 no ML.
Mas só compra desavisados.
Consegue comprar um kit novo por esse valor.
Valeu pela ajuda amigo, então eu pesquisei no mercado livre pra poder colocar um preço bacana mas os preços estão absurdos mesmo com os usados. Quem tá precisando montar pc agora vai ter que garimpar muito pra conseguir algo com preço justo.
Só acho que vou aumentar um pouquinho o valor da placa mãe já que ela bem parruda pra uma b450 e tem wi-fi.

Então meu amigo, comprei outra placa mãe compativel com o i 9 9900k, nem lembrei do i7 10700 k, pq peguei uma promo boa no i9 ai comprei, mais minha dúvida é a seguinte: o i9 é superior em performance em realização ao i7 10700k?
Não existe muita diferença, é mais uma questão de preço, qual estaria valendo mais a pena e tal.

Site Comparação

Vídeo Comparação

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar