[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Esse i5 7640x é de plat. totalmente defasada, esqueça ela. Completamente s/ sentido a existência dela c/ as gerações + novas tanto da Intel, como Amd.
Se quer msm Intel iria na 10ªG, porém economizaria trocando o 10600k pelo 10400f, a não ser queira fazer OC.
Pelo lado da AMD: r5 3600 + b550 + "o restante". Indo de AMD aí + pra frente vc tem a opção de fazer o upgrade pros ryzen 5xxx qnd baixarem um pouco os preços.


FX é tenso, é uma plat. mto defasada pros dias atuais. Tô achando 1/2 caro. Como vc está planejando ir pros EUA só ano q vem, dependendo de qnd vc for tvz já tenha sido lançado as versões dos ryzen's 5600 (s/ X) e 5700x + em baratos, aí vc levaria um kit novíssimo bem forte já de kra. VGA tbm, quem sabe uma 6700 xt de 12gb.

Vou comprar um Ryzen 7 3700x, asrock b450m, ssd M.2.
Mas a memoria 2666 MHz ou 3200 MHz?
Vou conseguir uma grande diferença no FPS?
Vou pagar mais R$450 se eu escolher a de 3200MHz ...

Vc acha o que disso entao? Estou pensando em comprar no Ali, pq pesquisando mais esta a mesma coisa no EUA os preços e posso parcelar la não da pra fazer. Seria a vista tudo.
 
Outra duvida.
Essa X570 TUF não tem Bios flashback né? Como vou atualizar a BIOS pro meu Ryzen 5600x?
Vc pode pedir pra atualizarem pra vc, Por exemplo se vc comprar na terabyte, eles fazem isso, só pedir!
 
Vc pode pedir pra atualizarem pra vc, Por exemplo se vc comprar na terabyte, eles fazem isso, só pedir!

Ultima coisa man.

Vc iria numa x570 ou numa b550?
Por que?

To apaixonado por essa STRIX, meu bolso quer que convençam do contrário hahahahah

Outra coisa: Pode me recomendar uma fonte também? R5 5600X + 2060/2070/3060/3070 (to em duvida) + 16 GB DDR4 3000MHZ
 
Última edição:
O que seria melhor?

32gb 3600 C18 ou 32Gb 3200 C16?

Para comparar memórias precisamos analisar duas coisas: latência por clock e banda.

Para saber a latência por clock, aplique essa fórmula : (1 / ( clock / 2 ) * CAS ) * 1000:

Para saber a banda, a fórmula é essa: (clock * 64) / 8.

LATÊNCIA

3200C16: (1 / (3200 / 2) * 16) * 1000 = 10ns.
3600C18: (1 / (3600 / 2) * 18) * 1000 = 10ns.

BANDA
3200: (3200 * 64) / 8 = 25.600 MB/s
3600: (3600 * 64) / 8 = 28.800 MB/s

Comparando os valores obtidos, fica evidente que a memória 3600C18 é superior, pois ambas possuem a mesma latência por clock, mas essa última possui uma banda de dados superior.

Além disso, se vc for utilizar com Ryzen, o clock do Infinity Fabric também será maior (pois são sincronizados), então teria ainda por cima mais esse benefício.
 
Última edição:
Ultima coisa man.

Vc iria numa x570 ou numa b550?
Por que?

To apaixonado por essa STRIX, meu bolso quer que convençam do contrário hahahahah

Outra coisa: Pode me recomendar uma fonte também? R5 5600X + 2060/2070/3060/3070 (to em duvida) + 16 GB DDR4 3000MHZ

Então, o chipset B550 não tem ligação com a CPU num link PCI-E 4.0, apenas 3.0, então tudo que trafega pelo chipset corre numa velocidade consideravelmente menor. Além disso, todo slot M.2 que seja ligado ao chipset não vai trabalhar na velocidade do PCI-E 4.0, apesar de ainda poder usar o protocolo NVME PCI-E 3.0. Já o X570 tem ligação direta via chipset e via processador ao PCI-E 4.0.

Sendo assim eu escolheria uma X570, além dela ter suporte paras os Ryzen mais antigos, isso pode ter um preço de revenda melhor depois.

Fonte: Thermaltake 700W Smart Series 80 Plus ou Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750 segura tranquilo uma 3070.
 
Então, o chipset B550 não tem ligação com a CPU num link PCI-E 4.0, apenas 3.0, então tudo que trafega pelo chipset corre numa velocidade consideravelmente menor. Além disso, todo slot M.2 que seja ligado ao chipset não vai trabalhar na velocidade do PCI-E 4.0, apesar de ainda poder usar o protocolo NVME PCI-E 3.0. Já o X570 tem ligação direta via chipset e via processador ao PCI-E 4.0.

Sendo assim eu escolheria uma X570, além dela ter suporte paras os Ryzen mais antigos, isso pode ter um preço de revenda melhor depois.

Fonte: Thermaltake 700W Smart Series 80 Plus ou Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750 segura tranquilo uma 3070.

Ótimo cara, me convenceu.

Vou fazer a compra!
Muito obrigado pela ajuda!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, o chipset B550 não tem ligação com a CPU num link PCI-E 4.0, apenas 3.0, então tudo que trafega pelo chipset corre numa velocidade consideravelmente menor. Além disso, todo slot M.2 que seja ligado ao chipset não vai trabalhar na velocidade do PCI-E 4.0, apesar de ainda poder usar o protocolo NVME PCI-E 3.0. Já o X570 tem ligação direta via chipset e via processador ao PCI-E 4.0.

Sendo assim eu escolheria uma X570, além dela ter suporte paras os Ryzen mais antigos, isso pode ter um preço de revenda melhor depois.

Fonte: Thermaltake 700W Smart Series 80 Plus ou Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750 segura tranquilo uma 3070.

Comprei aqui na Terabyte. É só ligar pra eles que eles instalam a BIOS mais atual pra mim?
 
Última edição:
Ótimo cara, me convenceu.

Vou fazer a compra!
Muito obrigado pela ajuda!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Comprei aqui na Terabyte. É só ligar pra eles que eles instalam a BIOS mais atual pra mim?
Liga pra lá ou manda msg.
 
Fala Amigo,

Esses kits, X79 já são bem defasados e com DDR3, é complicado eu tentaria pegar um X99 pelo menos. as mobos X79 e seus respectivos CPUs tem problemas de compatibilidade com várias GPUs atuais, já as X99 e suas CPUs v3 não e ainda pode atualizar no futuro pras v4, alem de usar DDR4.

Eu não gastaria minha grana com esse kit, mas dá uma olhada nesse aqui. kit X99, esse é um mais simples mas tem outros bem melhores.

Espero ter ajudado!


Do nada o custo destes kits chineses ficaram caros.

Acho que vou pegar um kit nacional de ryzen, placa mãe e memória. O que consigo de melhor com 1500 reais?
 
Do nada o custo destes kits chineses ficaram caros.

Acho que vou pegar um kit nacional de ryzen, placa mãe e memória. O que consigo de melhor com 1500 reais?

B450 simples + ryzen 5 1600AF + 8GB de RAM
 
*Atualização*

Com suas indicações e revendo algumas coisas como qualidade, preço, marcas etc...
Cheguei a mudar 90% do pc, e digo que essa mudança foi pra melhor, eu acho...
Então o pc agora fica assim:


Processador: Intel core i5 10600k


Memória RAM: 2xT-Force Vulcan 8GB, 2666MHz, DDR4


Cooler Box - H120D Alseye (https://m.pt.aliexpress.com/item/32...ddd6b6bc4d9bbe98efee4686ed06&tmLog=new_Detail)

Placa mãe:
Asus ROG Strix B460-H Gaming, Intel LGA 1200, ATX, DDR4



Placa de Video: Gainward 3060TI



Fonte: Corsair Atx 650W 80 Plus Bronze



Armazenamento:
HDD 1TB (pc antigo)

SSD Kingston A400 480GB - 500mb/s para Leitura e 450mb/s para Gravação



Dúvidas (Por favor responda todas):

As escolhas das peças, são boas? (As escolhas das marcas, modelos, qualidade duram bastante...)

A GPU e a CPU fazem uma combinação boa ou desbalanceada?

As entradas de cada peça (inclusive o ssd) encaixam certinho na placa mãe e vão funcionar tudo dboa?

O Cooler box vai encaixar na placa mãe e no processador?

Vi alguns gabinetes que ou por escolha da pessoa ou pelo unico espaço disponivel, colocam a placa mãe em pé, de lado, grudada nas laterais da placa mãe, o cooler box que escolhi pode cair ou ocorrer alguma outra coisa?

Vcs tem alguma sugestão melhor em relação a tudo sobre as peças, funcionamento, resfriamento, etc?
São sim amigo, máquina top, parabéns pelas escolhas.
CPU e GPU estão balanceadas sim.
Tudo encaixa, mas só faria uma pequena alteração e uma sugestão.

Pegaria o SSD de slot M2, em geral possuem velocidade de gravação e leitura muito superiores ao que vc escolheu e muito pouco mais caro.

Pegaria um cooler do CPU por aqui. Primeiro pq não está tão barato o que vc escolheu e ainda corre o risco de taxa. Segundo que pode atrasar e vc ficar com esse maquinário parado somente por causa dele. Tô um pouco por fora para te recomendar o melhor CxB, mas certamente existem ótimos por aqui nesse valor. O meu é um CM hyper 212 e estou mt satisfeito.
 
São sim amigo, máquina top, parabéns pelas escolhas.
CPU e GPU estão balanceadas sim.
Tudo encaixa, mas só faria uma pequena alteração e uma sugestão.

Pegaria o SSD de slot M2, em geral possuem velocidade de gravação e leitura muito superiores ao que vc escolheu e muito pouco mais caro.

Pegaria um cooler do CPU por aqui. Primeiro pq não está tão barato o que vc escolheu e ainda corre o risco de taxa. Segundo que pode atrasar e vc ficar com esse maquinário parado somente por causa dele. Tô um pouco por fora para te recomendar o melhor CxB, mas certamente existem ótimos por aqui nesse valor. O meu é um CM hyper 212 e estou mt satisfeito.


Ent mano, eu ia pegar um nvme m.2, mais especificamente esse aq da Aorus (https://m.kabum.com.br/produto/1037...7jzoGPiFJV6P8WsJPrz6tcElk2MXe98oaAnb8EALw_wcB)

Mas dei uma olhada em uma galera falando se vale meeesmo a pena usar o nvme m.2 ou o comum convencional sata (oq eu escolhi), e falaram isso aq...

"Eu possuo SSD e minha dica é:

Compra um SSD SATA normal, é mais barato e tem o dobro de espaço, só com ele a velocidade já é ótima, pra você ter uma ideia CS-GO eu quase sempre sou o primeiro a entrar no server depois de carregar um mapa, empato com quem tmbm tem ssd, kk
Os SSD M.2 é tecnologia nova e é absurdo nas velocidades, mas você realmente quer perder quase 300Gb de espaço só por 5 ou 10 seg em um jogo ou na inicialização do sistema?

Prefiro SSD SATA com 500 Giga cheio com windows e jogo fluindo, a um M.2 que só cabe uns míseros jogos... pra tu ter ideia red dead redemption 2 já comeria metade do seu M.2."

E tambem vi um video de um cara falando sobre ssd m.2 e convencional, e em uma parte ele flw q se n me engano a entrada do ssd m.2 na maioria das placa mães tem 1 slot só e vc precisa usar esse slot em outra coisa cm memoria ram e tal (sei q n é memoria ram só usei cm exemplo) ma sn lembro, algo ass... ai fiquei em duvida, ent mnh duvida aq é:

Com a placa mãe e todas as outras peças que escolhi, aql ssd da aorus encaixaria dboa nos bglh e as peças também, ou seja, alguma peça ficaria de fora por conta de slots limitados??

E a principal duvida...

A diferença de velocidade entre o ssd q eu peguei e o nvme m.2 da aorus, é bem minima/podre assim mesmo igual o cara falou, de 5 a 10 segundos? Ou é uma diferença REALMENTE grande??
 
Pessoal, tenho um Ryzen 3200g e estou pensando em realizar um upgrade para um ryzen 5 2600 ( aqueles modelos da aliexpress), tendo em mente no futuro comprar uma RTX 3060 ou 3050 quando os estoques normalizarem para 60 fps+ full hd, não gosto de jogos competitivos e não pretendo trocar de monitor, logo não busco taxas acima de 60 quadros. Compensa realizar esse upgrade? E qual valor vcs acham justo cobrar por um ryzen 3 3200g e uma Gtx 1050 ti? Estava pensando em pedir 400 pelo processador e 500 pela Gpu.
 
Ent mano, eu ia pegar um nvme m.2, mais especificamente esse aq da Aorus (https://m.kabum.com.br/produto/1037...7jzoGPiFJV6P8WsJPrz6tcElk2MXe98oaAnb8EALw_wcB)

Mas dei uma olhada em uma galera falando se vale meeesmo a pena usar o nvme m.2 ou o comum convencional sata (oq eu escolhi), e falaram isso aq...

"Eu possuo SSD e minha dica é:

Compra um SSD SATA normal, é mais barato e tem o dobro de espaço, só com ele a velocidade já é ótima, pra você ter uma ideia CS-GO eu quase sempre sou o primeiro a entrar no server depois de carregar um mapa, empato com quem tmbm tem ssd, kk
Os SSD M.2 é tecnologia nova e é absurdo nas velocidades, mas você realmente quer perder quase 300Gb de espaço só por 5 ou 10 seg em um jogo ou na inicialização do sistema?

Prefiro SSD SATA com 500 Giga cheio com windows e jogo fluindo, a um M.2 que só cabe uns míseros jogos... pra tu ter ideia red dead redemption 2 já comeria metade do seu M.2."

E tambem vi um video de um cara falando sobre ssd m.2 e convencional, e em uma parte ele flw q se n me engano a entrada do ssd m.2 na maioria das placa mães tem 1 slot só e vc precisa usar esse slot em outra coisa cm memoria ram e tal (sei q n é memoria ram só usei cm exemplo) ma sn lembro, algo ass... ai fiquei em duvida, ent mnh duvida aq é:

Com a placa mãe e todas as outras peças que escolhi, aql ssd da aorus encaixaria dboa nos bglh e as peças também, ou seja, alguma peça ficaria de fora por conta de slots limitados??

E a principal duvida...

A diferença de velocidade entre o ssd q eu peguei e o nvme m.2 da aorus, é bem minima/podre assim mesmo igual o cara falou, de 5 a 10 segundos? Ou é uma diferença REALMENTE grande??

A diferença é muito pouca, quase imperceptível. Não compensa. Se a grana tiver curta e não for entusiasta, pega um SSD normal mesmo.
 
Ent mano, eu ia pegar um nvme m.2, mais especificamente esse aq da Aorus (https://m.kabum.com.br/produto/1037...7jzoGPiFJV6P8WsJPrz6tcElk2MXe98oaAnb8EALw_wcB)

Mas dei uma olhada em uma galera falando se vale meeesmo a pena usar o nvme m.2 ou o comum convencional sata (oq eu escolhi), e falaram isso aq...

"Eu possuo SSD e minha dica é:

Compra um SSD SATA normal, é mais barato e tem o dobro de espaço, só com ele a velocidade já é ótima, pra você ter uma ideia CS-GO eu quase sempre sou o primeiro a entrar no server depois de carregar um mapa, empato com quem tmbm tem ssd, kk
Os SSD M.2 é tecnologia nova e é absurdo nas velocidades, mas você realmente quer perder quase 300Gb de espaço só por 5 ou 10 seg em um jogo ou na inicialização do sistema?

Prefiro SSD SATA com 500 Giga cheio com windows e jogo fluindo, a um M.2 que só cabe uns míseros jogos... pra tu ter ideia red dead redemption 2 já comeria metade do seu M.2."

E tambem vi um video de um cara falando sobre ssd m.2 e convencional, e em uma parte ele flw q se n me engano a entrada do ssd m.2 na maioria das placa mães tem 1 slot só e vc precisa usar esse slot em outra coisa cm memoria ram e tal (sei q n é memoria ram só usei cm exemplo) ma sn lembro, algo ass... ai fiquei em duvida, ent mnh duvida aq é:

Com a placa mãe e todas as outras peças que escolhi, aql ssd da aorus encaixaria dboa nos bglh e as peças também, ou seja, alguma peça ficaria de fora por conta de slots limitados??

E a principal duvida...

A diferença de velocidade entre o ssd q eu peguei e o nvme m.2 da aorus, é bem minima/podre assim mesmo igual o cara falou, de 5 a 10 segundos? Ou é uma diferença REALMENTE grande??
o que ele ta falando ali é que hipoteticamente ele consegue comprar um SATA com muito mais espaço pelo mesmo valor do M2. Porém, não sei de quando foi esse post, a diferença de preço já não é tão grande mais. Esse seu ai deve ta pagando uns 380? Por um pouco mais de 100 reais vc encontra uns M2 mais rápidos com mesmo espaço, exemplo:


Sobre o slot não tem nada a ver com memória mesmo. Ele usa barramento PCIe, então poderia ocupar o slot de uma placa de som para quem tem uma placa-mãe básica, por exemplo, mas nem todo mundo tem uma placa de som offboard. Mas com essa placa-mãe ai sua, pode sossegar que não vai te faltar é entrada mesmo que quisesse uma placa de som kkkkk

abaixo a diferença dos tempos, ai pode analisar se convém ou não vc investir esse extra, decisão pessoal, flws
 
Última edição:
o que ele ta falando ali é que hipoteticamente ele consegue comprar um SATA com muito mais espaço pelo mesmo valor do M2. Porém, não sei de quando foi esse post, a diferença de preço já não é tão grande mais. Esse seu ai deve ta pagando uns 380? Por um pouco mais de 100 reais vc encontra uns M2 mais rápidos com mesmo espaço, exemplo:


Sobre o slot não tem nada a ver com memória mesmo. Ele usa barramento PCIe, então poderia ocupar o slot de uma placa de som para quem tem uma placa-mãe básica, por exemplo, mas nem todo mundo tem uma placa de som offboard. Mas com essa placa-mãe ai sua, pode sossegar que não vai te faltar é entrada mesmo que quisesse uma placa de som kkkkk

abaixo a diferença dos tempos, ai pode analisar se convém ou não vc investir esse extra, decisão pessoal, flws


Entendi, realmente a diferença é top...
To cogitando aqui se eu pego esse 2° link q vc indicou, da adata falcon de 512gb... n conheço a marca, ela é REALMENTE boa/confiavel?
To pensando em pegar esse ssd dela...
Ai ja era depois, jaq a ultima "dúvida" era sobre o ssd.
Mas acho q vou pegar esse ssd q vc indicou ss man...
 
Entendi, realmente a diferença é top...
To cogitando aqui se eu pego esse 2° link q vc indicou, da adata falcon de 512gb... n conheço a marca, ela é REALMENTE boa/confiavel?
To pensando em pegar esse ssd dela...
Ai ja era depois, jaq a ultima "dúvida" era sobre o ssd.
Mas acho q vou pegar esse ssd q vc indicou ss man...
Então, tô um pouco por fora das melhores marcas para essa Ssd m2, mas são marcas conhecidas, dá uma pesquisada em testes e avaliações na Internet.

um grande risco na compra de ssd é não comprar de loja com procedência e vir algo falsificado, então evitar comprar no MercadoLivre e Ali já te ajudaria a excluir esse risco.
 
Olá pessoal, tudo bem?

Estou querendo fazer um upgrade no PC da assinatura pelas seguintes peças:

- Processador Intel Core i5-10400F (R$ 1044,91);
- Placa Mãe Gigabyte B460M AORUS ELITE (R$ 788,40);
- Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8),2666MHz (R$ 459,90).

A minha fonte atual (Seasonic 430w com 9 anos de idade) consegue dar conta do recado?
 
Pessoal gostaria de tentar tirar uma dúvida com vcs. Acabei de montar um pc novo e realizando alguns testes de stress notei alguns problemas.

Minha config é:

Processador: I9-10900kf
Placa de video: Galax RTX 3080 SG
Placa mãe: Asus TUF Gaming Z490-PLUS versão de BIOS 1208
Memoria RAM: 2x8gb Corsair 3600CL18 com XMP ativado
Fonte: NZXT modular 850w
Watercooler: Corsair H100i RGB Platinum

Quando eu estou jogando tudo funciona normal, o clock da CPu em jogos fica ali na casa dos 4895mhz-4995mhz apesar de achar que ele fica um pouco quente (em jogos fica na casa dos 60-78C media de 69-70C).
Quando eu realizo um stress test utilizando AIDA64, Cinebench R23, Intel XTU, etc, ou seja, 100% de uso de CPU, notei que meu processador abaixa o seu clock para casa dos 4100-4200mhz e isso não acontece por problema de temperatura, pois mesmo com a temperatura máxima de 80C-85C o drop acontece e não volta mais para o boost de 4900-5000mhz.
Analisando através do Intel XTU, percebi que o problema estava relacionado a energia, pois o Throttling que acontece é indicado como Power Throttling e Current EDP limit Throttling.

Quando eu mudo a opção de energia na BIOS para alto desempenho, esse tipo de problema para de acontecer, porém eu fiquei preocupado pois estou trabalhando com um processador em Stock. Esse tipo de Throttling é normal de acontecer em modo stock? Acredito ser a configuração da placa mãe que esta limitando o uso de energia, porém com o processador em modo stock não deveria funcionar tudo certinho com as configurações default da BIOS? Mudar a opção de energia já não seria considerado um Overclock? tirar esse limite irá colocar o meu computador em risco?

Desde já agradeço muito.

Obrigado.
 
Amigos,
Meu notebook, um Lenovo Ideapad 330s queimou tanta coisa na placa mãe que teria que trocar. Como uma placa dessas deve estar custando quase 2k, acho que vou ter que partir para comprar um PC novo.
Como estou usando basicamente para trabalhar no home-Office, pensei em voltar para o desktop. Só que estou completamente por fora do mercado. Vocês teriam como dar uma ajuda? O uso dele é no Windows basicamente para trabalhar com desenvolvimento mas gostaria de uma placa de vídeo com GPU razoável. Que fosse mais ou menos no mesmo nível que eu tinha no notebook.
Está valendo a pena comprar alguma coisa na China? Tenho a questão do prazo que não pode ser “comprar e esquecer”.

Muito obrigado!
 
Boa tarde pessoal!

Então preciso só de uma ajudinha para eu finalizar uma compra de um novo Pc gamer.
Gostaria de segurar e não comprar agora, mas eu estou sem pc (justamente nas minhas férias) então vou comprar um por agora mesmo.
Minha ideia é de comprar algo não tão obsoleto mais para que o pc perdure por bons longos anos, sem precisar ficar fazendo upgrade e rodar os games da atualidade (Cyberpunk,RedDead2,Farcry6... por ai vai).

Placa-mãe: PLACA MAE GIGABYTE B460M GAMING HD DDR4 SOCKET LGA1200 INTEL B460
Processador: Intel i5 10400f
Memória: 2x8GB 2666Mhz (corsair vegence ou hyperx)
Placa de vídeo: Geforce Rtx 2060 6GB
Fonte: 550w (alguma com selo 80plus)
 
Boa tarde pessoal!

Então preciso só de uma ajudinha para eu finalizar uma compra de um novo Pc gamer.
Gostaria de segurar e não comprar agora, mas eu estou sem pc (justamente nas minhas férias) então vou comprar um por agora mesmo.
Minha ideia é de comprar algo não tão obsoleto mais para que o pc perdure por bons longos anos, sem precisar ficar fazendo upgrade e rodar os games da atualidade (Cyberpunk,RedDead2,Farcry6... por ai vai).

Placa-mãe: PLACA MAE GIGABYTE B460M GAMING HD DDR4 SOCKET LGA1200 INTEL B460
Processador: Intel i5 10400f
Memória: 2x8GB 2666Mhz (corsair vegence ou hyperx)
Placa de vídeo: Geforce Rtx 2060 6GB
Fonte: 550w (alguma com selo 80plus)
é uma ótima máquina custo benefício pra rodar em 1080p.
 
Galera, boa tarde! Eu consigo usar uma RTX 3060 TI PCIE 4.0 na minha placa mãe ASUS TUF GAMING B460M PLUS PCIE 3.0 ou volta uma casa e pego uma VGA 3.0?
 
Galera, boa tarde! Eu consigo usar uma RTX 3060 TI PCIE 4.0 na minha placa mãe ASUS TUF GAMING B460M PLUS PCIE 3.0 ou volta uma casa e pego uma VGA 3.0?

Fala amigo, consegue sim, olha esse vídeo aí.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal gostaria de tentar tirar uma dúvida com vcs. Acabei de montar um pc novo e realizando alguns testes de stress notei alguns problemas.

Minha config é:

Processador: I9-10900kf
Placa de video: Galax RTX 3080 SG
Placa mãe: Asus TUF Gaming Z490-PLUS versão de BIOS 1208
Memoria RAM: 2x8gb Corsair 3600CL18 com XMP ativado
Fonte: NZXT modular 850w
Watercooler: Corsair H100i RGB Platinum

Quando eu estou jogando tudo funciona normal, o clock da CPu em jogos fica ali na casa dos 4895mhz-4995mhz apesar de achar que ele fica um pouco quente (em jogos fica na casa dos 60-78C media de 69-70C).
Quando eu realizo um stress test utilizando AIDA64, Cinebench R23, Intel XTU, etc, ou seja, 100% de uso de CPU, notei que meu processador abaixa o seu clock para casa dos 4100-4200mhz e isso não acontece por problema de temperatura, pois mesmo com a temperatura máxima de 80C-85C o drop acontece e não volta mais para o boost de 4900-5000mhz.
Analisando através do Intel XTU, percebi que o problema estava relacionado a energia, pois o Throttling que acontece é indicado como Power Throttling e Current EDP limit Throttling.

Quando eu mudo a opção de energia na BIOS para alto desempenho, esse tipo de problema para de acontecer, porém eu fiquei preocupado pois estou trabalhando com um processador em Stock. Esse tipo de Throttling é normal de acontecer em modo stock? Acredito ser a configuração da placa mãe que esta limitando o uso de energia, porém com o processador em modo stock não deveria funcionar tudo certinho com as configurações default da BIOS? Mudar a opção de energia já não seria considerado um Overclock? tirar esse limite irá colocar o meu computador em risco?

Desde já agradeço muito.

Obrigado.
Fala amigo,
Já tentou atualizar a bios pra versão indicada pelo fabricante? pra versão 0321, olha esse link, pode ser isso, a sua versão da bios que é instável.

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-Z490-PLUS/HelpDesk_CPU/

Se não der certo, recomendo postar essa sua situação la no tópico decicado para CPU intel Comet Lake.

Espero ter ajudado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigos,
Meu notebook, um Lenovo Ideapad 330s queimou tanta coisa na placa mãe que teria que trocar. Como uma placa dessas deve estar custando quase 2k, acho que vou ter que partir para comprar um PC novo.
Como estou usando basicamente para trabalhar no home-Office, pensei em voltar para o desktop. Só que estou completamente por fora do mercado. Vocês teriam como dar uma ajuda? O uso dele é no Windows basicamente para trabalhar com desenvolvimento mas gostaria de uma placa de vídeo com GPU razoável. Que fosse mais ou menos no mesmo nível que eu tinha no notebook.
Está valendo a pena comprar alguma coisa na China? Tenho a questão do prazo que não pode ser “comprar e esquecer”.

Muito obrigado!
Qual o seu orçamento e que tipo de trabalho home-office vc faz?
 
Última edição:
Fala amigo, consegue sim, olha esse vídeo aí.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Opa, valeu cara!!!

Fala amigo,
Já tentou atualizar a bios pra versão indicada pelo fabricante? pra versão 0321, olha esse link, pode ser isso, a sua versão da bios que é instável.

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-Z490-PLUS/HelpDesk_CPU/

Se não der certo, recomendo postar essa sua situação la no tópico decicado para CPU intel Comet Lake.

Espero ter ajudado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Qual o seu orçamento e que tipo de trabalho home-office vc faz?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo