[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Estou querendo montar um desktop, faz muitos anos que so tenho notebook, então preciso de ajuda.

Não quero jogar, apenas programar (Android Studio, VS Code, Flutter), e editar vídeos que faço pra igreja.
Que config indicam? Sem gastar muito mas tendo qualidade.
Prefiro Intel, então i5 daria conta ou melhor i7?
Essencial 16gb e ssd claro.
E placa mãe com bom vídeo onboard, não sei se existem diferenças.
E uma duvida a parte, se fosse trabalhar com cad, sketchup, promob, render 3d, seria essencial placa de vídeo?

Brother, pega um Mac M1, pode ser o mini.

Melhor coisa que vc faz.

No Mac M1 tanto os AVDs quanto os dispositivos virtuais da Apple rodam absolutamente liso e rápidos, pois não existe nenhum tipo de emulação, é tudo nativo. A diferença de performance e o ganho em produtividade é absurdo.

Edição de vídeo então nem precisa falar nada... o M1 voa.

Seu perfil de uso é igual ao meu, e te falo por experiência própria que vc estará muito mais bem servido com um M1 do que com qualquer computador com chip Intel ou AMD.

Sem falar que pode sair até mais barato e de quebra vc tem acesso a toda a Apple Store tanto de desktop quanto de mobile.

Enfim, vai de M1.
 
Brother, pega um Mac M1, pode ser o mini.

Melhor coisa que vc faz.

No Mac M1 tanto os AVDs quanto os dispositivos virtuais da Apple rodam absolutamente liso e rápidos, pois não existe nenhum tipo de emulação, é tudo nativo. A diferença de performance e o ganho em produtividade é absurdo.

Edição de vídeo então nem precisa falar nada... o M1 voa.

Seu perfil de uso é igual ao meu, e te falo por experiência própria que vc estará muito mais bem servido com um M1 do que com qualquer computador com chip Intel ou AMD.

Sem falar que pode sair até mais barato e de quebra vc tem acesso a toda a Apple Store tanto de desktop quanto de mobile.

Enfim, vai de M1.

Mas ele vai gastar 2.5x mais.

E performance por performance, basta ele usar Linux, que ganha de todo mundo.
 
Orçamento bem apertado, se for montar um PC completo. Talvez seria melhor pensar em comprar gabinete, fonte, SSD, teclado, mouse, novos e placa mãe, processador e memória usados, ou de gerações passadas em promoção. Atualmente estou com um i5-8400 no computador do escritório e um 5800XT em casa. A performance bruta do 5800XT é mais que o dobro do i5-8400, mas no uso normal no dia a dia no desktop não se vê diferença, motivo pelo qual eu creio que algo próximo ao i5-8400 irá te atender bem, sem muita despesa. No escritório eu tenho uma máquina virtual via Qemu que roda o tempo todo, e a performance é relativamente boa. Já no da AMD, ainda fazendo apenas alguns testes rápidos com máquina virtual via Qemu e vi que a performance não é das melhores considerando a performance bruta do processador, mas talvez seja questão de configuração. Não recomendo Intel como menos de 6 núcleos. Já tive o i3-9100 e na prática o processador tinha cerca de 1/3 da performance bruta do i5-8400. Hoje em dia, considerando CPUs de 6 núcleos pra cima, o que dá diferença mesmo no uso do computador no dia a dia são os periféricos e o monitor, motivo pelo qual recomendo um bom teclado mecânico, um bom mouse, e um monitor 4k decente (só que esses 3 últimos itens já vão custar os 3k do orçamento). Outra coisa, uma memória 2666Mhz ou 2400Mhz são na prática no uso diário 0,0000000001% mais lentas do que a top de 5200Mhz que custa o triplo de todo o seu orçamento. Assim, pega a memória mais barata.
Valeu a dica, quanto ao orçamento que falei foi so pra torre da cpu, deixei de fora monitor, teclado e mouse.
Brother, pega um Mac M1, pode ser o mini.

Melhor coisa que vc faz.

No Mac M1 tanto os AVDs quanto os dispositivos virtuais da Apple rodam absolutamente liso e rápidos, pois não existe nenhum tipo de emulação, é tudo nativo. A diferença de performance e o ganho em produtividade é absurdo.

Edição de vídeo então nem precisa falar nada... o M1 voa.

Seu perfil de uso é igual ao meu, e te falo por experiência própria que vc estará muito mais bem servido com um M1 do que com qualquer computador com chip Intel ou AMD.

Sem falar que pode sair até mais barato e de quebra vc tem acesso a toda a Apple Store tanto de desktop quanto de mobile.

Enfim, vai de M1.
Mas aí ja parte pra 7.000!!!! Ou to confundindo?
 
Pessoal, atualmente uso um R7 2700 junto com uma B350 PRO-VH PLUS.

"Comprei" (ainda não paguei o boleto) o seguinte kit na AliExpress por R$ 1300: R5 3600+Asus Tuf B460M PRO. Pergunto: a troca é valida?


 
Mas ele vai gastar 2.5x mais.

E performance por performance, basta ele usar Linux, que ganha de todo mundo.

Não ganha não, e de qualquer forma vai precisar de um Mac pra poder desenvolver pra iOS, vai ter que gastar com a Apple de qualquer jeito.

Valeu a dica, quanto ao orçamento que falei foi so pra torre da cpu, deixei de fora monitor, teclado e mouse.

Mas aí ja parte pra 7.000!!!! Ou to confundindo?
Via importação já vi o Mini por 5.6K.
 
Não ganha não, e de qualquer forma vai precisar de um Mac pra poder desenvolver pra iOS, vai ter que gastar com a Apple de qualquer jeito.


Via importação já vi o Mini por 5.6K.

Ele falou em desenvolver para Android, Flutter. O Android e o Flutter para M1 ainda está em processo inicial.
Linux consome bem menos recursos, por isso o desempenho tende a ser maior. Fora que a maioria das linguagens são nativas no Linux.

Macs só servem para desenvolver apps pro iOS, porque a Apple força isso.
 
É realmente vou optar por intel, e quero gastar pouco, senão melhor pegar um notebook e plugar num monitor!

Acho que vou de i5 mesmo, 10a ou 9a geração.
O que dizem se pegar uma H410 (ou 310) em vez da B460? So terei 2 slot de memoria, ok, e parece que so um conector de fan, nao esta bom? Ou esse conector seria so do fan do processador?
E nao pretendo ter placa de video mesmo, nem futuramente, então não preciso muitos fans.


I5 10400
16gb ddr4 2666
Asus h410
Ssd 500gb
Fonte 500w pichau
Gabinete

R$ 3.300

Acho que consegui....
 
Última edição:
Pessoal, dei uma lida nas últimas páginas, mas acho que vale perguntar.
Faz uns 10 anos que não monto PC. Últimas peças que comprei (no ali) foram SSDs e RAMs para ressuscitar notebooks.
Minha demanda é para montar um PC para programação (hoje o notebook tem gargalado muito com React) e edição de imagem mais leve, que aguente o tranco por uns 5 anos. Essencial saída de vídeo para 2 monitores.
Como todos estou assustado com os preços de peças, pensei em pegar um Ryzen, mas um video integrado me pouparia de ter que achar milagrosamente uma gpu com preço ok.
Orçamento entre 3.000 (preferencialmente) e 4.000.
 
É realmente vou optar por intel, e quero gastar pouco, senão melhor pegar um notebook e plugar num monitor!

Acho que vou de i5 mesmo, 10a ou 9a geração.
O que dizem se pegar uma H410 (ou 310) em vez da B460? So terei 2 slot de memoria, ok, e parece que so um conector de fan, nao esta bom? Ou esse conector seria so do fan do processador?
E nao pretendo ter placa de video mesmo, nem futuramente, então não preciso muitos fans.


I5 10400
16gb ddr4 2666
Asus h410
Ssd 500gb
Fonte 500w pichau
Gabinete

R$ 3.300

Acho que consegui....

Acho a diferença de preço para uma B460 muito baixa, acho que por uns R$ 50 a mais vc leva uma placa melhor.
 
Acho a diferença de preço para uma B460 muito baixa, acho que por uns R$ 50 a mais vc leva uma placa melhor.
Que? Entao nao to sabendo procurar, a 410 esta 550 e a 460 esta 870..
Se bem que estava vendo a 410m-e, não achei sem esse -e no final...
 
Esses novos processadores tiger lake que a intel acabou de lançar (com o final "B" (i5-11500B, i9-11900KB...)) são aqueles que foram prometidos para o final do ano?
 
Galera, eu to bem na dúvida se compro um note ou tento montar um pc, vcs acham que da pra montar um pc ok por até 4k, mas sem a placa de vídeo e daqui um ano e meio mais ou menos eu compre uma pra ele? O que vcs indicam nesse caso? Aah e nesse valor precisa entra o monitor tbm :/
 
Pessoal, gostaria de uma ajuda para montar um PC, ja tenho uma placa GTX 1650 que comprei usada. Agora falta o resto.

Pesquisando, pensei nisso:
- Placa Mãe Asus Prime H410M-E, Chipset H410, Intel LGA1200, mATX, DDR4 (x1) - R$547,23
- Processador Intel Core i5 11400F 2.60GHz (x1) - R$1186,55
- Cooler para Processador PCyes Zero KZ2 LED Red 92mm Intel-AMD (x1) - R$93,00
- Kit Dual Channel 16GB (2x8GB) Memória DDR4 Geil Evo Potenza 3000MHz, Black (x1) - R$691,81
- SSD Kingston 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (x1) - R$299,00
- Fonte Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo (x1) - R$286,23
- Gabinete Gamer T-Dagger P02B, Mid Tower, RGB, Black, ATX, Sem Fonte, Sem Fan (x1) - R$220,99

TOTAL - R$3324,81 (sem a placa de video que ja tenho)

Minha duvida maior é se estou escolhendo algo muito acima ou muito abaixo dos demais componentes? Se tiverem alguma recomendação, agradeço.
 
Pessoal, gostaria de uma ajuda para montar um PC, ja tenho uma placa GTX 1650 que comprei usada. Agora falta o resto.

Pesquisando, pensei nisso:
- Placa Mãe Asus Prime H410M-E, Chipset H410, Intel LGA1200, mATX, DDR4 (x1) - R$547,23
- Processador Intel Core i5 11400F 2.60GHz (x1) - R$1186,55
- Cooler para Processador PCyes Zero KZ2 LED Red 92mm Intel-AMD (x1) - R$93,00
- Kit Dual Channel 16GB (2x8GB) Memória DDR4 Geil Evo Potenza 3000MHz, Black (x1) - R$691,81
- SSD Kingston 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (x1) - R$299,00
- Fonte Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo (x1) - R$286,23
- Gabinete Gamer T-Dagger P02B, Mid Tower, RGB, Black, ATX, Sem Fonte, Sem Fan (x1) - R$220,99

TOTAL - R$3324,81 (sem a placa de video que ja tenho)

Minha duvida maior é se estou escolhendo algo muito acima ou muito abaixo dos demais componentes? Se tiverem alguma recomendação, agradeço.

Cara, essa H410 não serve para 11ª geração. Precisa ser B560, H510, H570, z490, z590 ou H470 (algumas dessas placas só com upgrade na BIOS, então ou precisa ser um modelo com BIOS Flashback/Q-Flash ou ter um processador de 10ª pra atualizar)
 
Valeu a dica, quanto ao orçamento que falei foi so pra torre da cpu, deixei de fora monitor, teclado e mouse.

Mas aí ja parte pra 7.000!!!! Ou to confundindo?
Se for só a torre, aí tá tranquilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É realmente vou optar por intel, e quero gastar pouco, senão melhor pegar um notebook e plugar num monitor!

Acho que vou de i5 mesmo, 10a ou 9a geração.
O que dizem se pegar uma H410 (ou 310) em vez da B460? So terei 2 slot de memoria, ok, e parece que so um conector de fan, nao esta bom? Ou esse conector seria so do fan do processador?
E nao pretendo ter placa de video mesmo, nem futuramente, então não preciso muitos fans.


I5 10400
16gb ddr4 2666
Asus h410
Ssd 500gb
Fonte 500w pichau
Gabinete

R$ 3.300

Acho que consegui....
Posta os preços individuais pra gente ter uma noção. Qual tipo de gabinete prefere? Verificou os preços atuais das fontes da Corsair?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, gostaria de uma ajuda para montar um PC, ja tenho uma placa GTX 1650 que comprei usada. Agora falta o resto.

Pesquisando, pensei nisso:
- Placa Mãe Asus Prime H410M-E, Chipset H410, Intel LGA1200, mATX, DDR4 (x1) - R$547,23
- Processador Intel Core i5 11400F 2.60GHz (x1) - R$1186,55
- Cooler para Processador PCyes Zero KZ2 LED Red 92mm Intel-AMD (x1) - R$93,00
- Kit Dual Channel 16GB (2x8GB) Memória DDR4 Geil Evo Potenza 3000MHz, Black (x1) - R$691,81
- SSD Kingston 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (x1) - R$299,00
- Fonte Cougar VTC500 500W 80 Plus White PFC Ativo (x1) - R$286,23
- Gabinete Gamer T-Dagger P02B, Mid Tower, RGB, Black, ATX, Sem Fonte, Sem Fan (x1) - R$220,99

TOTAL - R$3324,81 (sem a placa de video que ja tenho)

Minha duvida maior é se estou escolhendo algo muito acima ou muito abaixo dos demais componentes? Se tiverem alguma recomendação, agradeço.
A memória não está cara, mas acho que valeria mais a pena pegar uma memória mais barata e melhorar um pouco a fonte e o SSD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, eu to bem na dúvida se compro um note ou tento montar um pc, vcs acham que da pra montar um pc ok por até 4k, mas sem a placa de vídeo e daqui um ano e meio mais ou menos eu compre uma pra ele? O que vcs indicam nesse caso? Aah e nesse valor precisa entra o monitor tbm :/
Depende muito do seu uso. Se for usar de verdade o computador, não tem nem muito o que pensar pois devido ao tamanho do note, o teclado, posicionamento, etc., você não vai longe. Porém, tenha em mente que talvez o mais importante para uma boa produtividade e pouco esforço seja o monitor, mouse e teclado, e uma boa cadeira, pois um processador médio é hoje mais do que suficiente para o uso normal, exceto se você roda algo anormal. E um bom monitor 4k em tamanho razoável (no mínimo 27) não é barato atualmente. Agora se precisar de mobilidade, a história é outra.
 
Última edição:
Precisava diminuir o preço dessa build fazendo chegar por volta de R$ 4500, o que vcs recomendam mudar? To fazendo ele pra faculdade e assistir filme/youtube, pra daqui um ano meio mais ou menos colocar uma placa de vídeo e talvez melhorar o armazenamento e aí jogar com ele, não sou tão encanado com o 144hz, então o monitor poderia mudar. Outra coisa, ta faltando algo nele?
Processador: Intel Core i5-10400 2.9GHz 6-Core - R$ 1.259,90
Placa-mãe: Gigabyte B460M DS3H Micro ATX LGA 1200 - R$ 860,00
Memória: Corsair Vengeance LPX (Preto / Amarelo) 8GB (2x8GB) DDR4-2400 - R$ 519,8
Armazenamento: PNY SSD CS2130 500GB M.2-2280 - R$ 757,39
Gabinete: AeroCool SI-5100 (Preto) ATX Mid Tower - R$ 279,90
Monitor: Asus VP249QGR 23.8″ 1920 x 1080 144Hz - R$ 1.449,90
Total - R$ 5126,89
 
Precisava diminuir o preço dessa build fazendo chegar por volta de R$ 4500, o que vcs recomendam mudar? To fazendo ele pra faculdade e assistir filme/youtube, pra daqui um ano meio mais ou menos colocar uma placa de vídeo e talvez melhorar o armazenamento e aí jogar com ele, não sou tão encanado com o 144hz, então o monitor poderia mudar. Outra coisa, ta faltando algo nele?
Processador: Intel Core i5-10400 2.9GHz 6-Core - R$ 1.259,90
Placa-mãe: Gigabyte B460M DS3H Micro ATX LGA 1200 - R$ 860,00
Memória: Corsair Vengeance LPX (Preto / Amarelo) 8GB (2x8GB) DDR4-2400 - R$ 519,8
Armazenamento: PNY SSD CS2130 500GB M.2-2280 - R$ 757,39
Gabinete: AeroCool SI-5100 (Preto) ATX Mid Tower - R$ 279,90
Monitor: Asus VP249QGR 23.8″ 1920 x 1080 144Hz - R$ 1.449,90
Total - R$ 5126,89
Não manjo mto de monitor, mas se não exige 144hz iria nesse: LG 24MK430H, qse 1/2 do preço desse Asus aí.
 
Bom dia, galera!

Estou com uma dúvida sobre qual placa mãe comprar. Vou comprar um ryzen 5 4650g pra usar com 2x8 ram 3200mhz, pensando num upgrade para 4x8 no futuro.
Gostaria de investir até 700 reais na placa mãe, porém aceito pagar até 1000 caso tenha algum modelo que vale a pena.

Fico na dúvida entre pegar uma b450 ou b550. Se puderem me dar dicas de qual o melhor custo benefício para o meu caso.

Esse PC eu vou usar pra jogar / streamar e trabalhar com edição de video e modelagem 3d. A ideia é comprar uma boa placa de video quando o preço voltar ao normal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, Tela azul também pode ser processador?
Pelo que sei, sim. Ele pode estar esquentando demais e por isso da tela azul e desliga o PC para não ter risco de queimar. Verifica se a pasta térmica está ok e se o cooler está funcionando corretamente.
 
Pessoal, hoje tenho um ryzen 3600x em uma b450 aorus pro wifi. Consigo fazer um up pro ryzen 9 5900x mantendo essa placa mãe? Ela aguenta?
 
mas o problema é que tá dando tela azul ao tentar instalar o windows, nem o logo aparece, so vem a tela azul e reinicia o pc
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo