@mapintar a placa que você cita (TUF) também tem HDMI 1.4b, porém ao contrário da outra ela não fala nada sobre HDCP.
Placa-mãe gaming micro ATX Intel® B460 (LGA 1200) com M.2 duplo, 8 estágios de energia, HDMI, DisplayPort, SATA 6Gbps, porta USB 3.2 Gen 1 e iluminação Aura Sync RGB
www.asus.com
Não pesquisei a respeito mas acho que se o objetivo é assistir a filme 4K a ausência desse recurso ou no vídeo onboard ou na placa de vídeo offboard deve ser um impedimento, especialmente se você usar o PowerDVD, um monitor 4K e um drive de Bluray que consiga ler a nova mídia (lançada em 2016) que se chama Ultra HD Bluray, que usa discos de 50, 66 e 100 GB respectivamente (2160p), contra os discos Bluray 1080p lançados em 2006 e que tem 25 ou 50 GB (alem de não ter nada a ver uma com outra notem que somente videogames recentes leem essa mídia 4K, como o Xbox One X, S e o PlayStation 5). O powerdvd em particular é cheio de frescura pra ler esses discos, mesmo quando já estão decriptados e salvos no seu HD. Esse tocador é usado pra isso, mostrando os menus dos discos e outros conteúdos da autoração original, que não podem ser salvos pro formato Matroska, como storyboards, páginas de texto, galerias de fotos e similares.
Mesmo meu PC antigo (de 2014) sendo capaz de ler arquivos matroska de 50, 60 GB tranquilamente (apenas o filme, extraído desses discos 4K citados) e sem lentidão ou dificuldade técnica alguma ele não consegue fazer o PowerDVD ler essas pastas dos discos, pois alega que meu hardware é incompatível, isso vale até pro monitor, que é apenas FULL HD (e tem HDMI nele). O HDCP é usado pra permitir a reprodução desses discos.
A atualização de BIOS é um procedimento arriscadissimo e que deve ser evitado a todo custo pois se falhar ja era. E pra vocês verem como computador implica gastar horrores, eu ia comprar a mesma placa mãe GIGABYTE de 2014 que pifou e tem nego pedindo mais de 500 paus na usada e 800 na nova. O core i7 4770 (meu CPU, e de 2013) tão pedindo 700 reais usado. Engraçado que i5 novo tá 1000 e pouco. Ou seja, até peça terrivelmente defasada tá cara hoje em dia.
Monitor 4K é um que acho até mais extorsivo que placa, eu fiz uma somatória de várias peças e deu 3 mil e pouco, mas um monitor sozinho passa tranquilo disso, e já está defasado porque lançaram alguns com frequência acima de 60 hz.
Eu acho incrível como se gasta tanta grana pra em alguns anos tudo virar pó. Tem mais casos, como SSD que há séculos ainda custa carissimo pra um espaço patético como 1 TB, que eu consigo lotar sem nem por uma meia dúzia de jogos. E pensar que HD de 1 TB acho que tem quase 20 anos que lembro de ter saído a primeira vez...