[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
show meu amigo, vou comprar de lá então, da pra economizar uns bons trocados.

talvez eu compre a Asgard Loki, já ouvi bons relatos dela
Asgard vejo o pessoal comentar muito bem delas, eu manjo pouco de memórias pra overclock e talz, mas essas vi que sobem bem no over pelos relatos e a Glow tb vi falar bem. Mas as Asgard segundo relatos são melhores.
 
Consegue e agradece frequências maiores, pode colocar o máximo que conseguir.

Certo, obrigado!

De forma nativa, os Ryzen de primeira geração suportam memórias de até 2666 MHz, mas por meio de overclock é possível utilizar memórias mais rápidas até o limite suportado pelo IMC da CPU E pela própria placa-mãe. Não é "desperdício" fazer overclock nas memórias, já que os Ryzen ganham muita performance quando aumentamos a frequência de trabalho da RAM, e esse valor está linkado diretamente com o barramento interno do processador, o Infinity Fabric, na razão 1:1. Entretanto, para que haja ganhos expressivos, é necessário manter as latências o mais baixo possível, visto que o ganho real está atrelado à altas frequências com baixas latências. Se você subir demais a frequência, e não conseguir manter as latências o mais próximo possível dos valores originais, é arriscado esse overclock gerar perda de performance em relação à configuração original (frequência baixa com latências baixas); nesse caso, é ideal testar ambos os cenários e ver qual o que traz melhores ganhos, especialmente no FPS mínimo (1% e 0.1%).

Falouws :cool:

Entendi! Muito obrigado!
Fiz um teste de leve no Cinebench R20 e notei o ganho na performance, o único detalhe foi que também aumentei o clock do processador de 3.20GHz para 3.60GHz.

Mais tarde farei um teste alterando apenas a frequência das memórias e ver o que vale mais a pena.
 
Asgard vejo o pessoal comentar muito bem delas, eu manjo pouco de memórias pra overclock e talz, mas essas vi que sobem bem no over pelos relatos e a Glow tb vi falar bem. Mas as Asgard segundo relatos são melhores.
sim acho que são melhores mesmo, tem um vendedor delas que recebeu muitas positivações de Brs pela compra.
 
show meu amigo, vou comprar de lá então, da pra economizar uns bons trocados.

talvez eu compre a Asgard Loki, já ouvi bons relatos dela
Asgard vejo o pessoal comentar muito bem delas, eu manjo pouco de memórias pra overclock e talz, mas essas vi que sobem bem no over pelos relatos e a Glow tb vi falar bem. Mas as Asgard segundo relatos são melhores.

Atualmente utilizo 2x8GB 3000MHz Asgard Loki e consegui subir o clock para 3333MHz apenas alterando o perfil XMP na BIOS. Até então não tenho do que reclamar.
Preciso ver apenas como está a questão das latências.
 
Atualmente utilizo 2x8GB 3000MHz Asgard Loki e consegui subir o clock para 3333MHz apenas alterando o perfil XMP na BIOS. Até então não tenho do que reclamar.
Preciso ver apenas como está a questão das latências.
Sobre overclock manjo nada.kkkk
Fazia bem antigamente a mais de 15 anos atrás que era com jumper em MB e os caramba pra vcs verem como sou velho.kkk
Mas nesses modelos novos de agora só observo.kkkk
 
O máximo que já aconteceu comigo foi o Windows na dar boot, mas foi só voltar pra frequência anterior na bios, que voltou ao normal, no meu caso não ligou em 2666 meus b150m-c/br+i5-7400, não faz mais que 2400:nooo:.

Acho que é mais medo mesmo de primeira viagem. Vou arriscar eu mesmo montar e o aprendizado vai ser uma mão na roda para futuras montagens. Acredito que compensa eu comprar um 3000 e tentar setar em 3200 já está bom.


Ah não ser que você realize uma pesquisa prévia e faça uma compra consciente (do potencial que o produto tem), overclock de RAM infelizmente é loteria, especialmente nos casos de você comprar pentes avulsos iguais, ou seja, mesmo fabricante, modelo, chips de memória, características, etc. Recentemente presenciei o caso de um amigo meu: ele comprou 2 pentes Corsair LPX de 2400 MHz CL16 (chips Micron B-Die) na mesma loja, mas em momentos diferentes (já que não tinha dinheiro pra comprar duas de uma vez ou mesmo um kit); o primeiro pente consegue trabalhar com a frequência de 3200 MHz na placa B450M Pro4 (latências em auto) com 1.35V, mas o segundo pente que ele adquiriu não fica estável em 2800 MHz, sob as mesmas condições. É a loteria do silício fazendo estrago...

Não posso opinar sobre memórias compradas da China, pois nunca comprei e nem fui atrás de pesquisar sobre o assunto, mas acredito que seja possível adquirir pentes de relativa qualidade aqui no Brasil, com NF e garantia. No caso da velocidade, não pegaria nada inferior à 3000 MHz, pois as perdas de performance são até consideráveis, e tentaria a sorte no OC. Se rolar 3200 MHz ou mais, já me consideraria no lucro :haha:

Quanto à questão da BF, até pensei em esperar para adquirir algumas das peças do meu novo setup (com o intuito de economizar alguma coisa), mas em virtude desse cenário de incerteza no tocante ao dólar, da procura constante por peças para montagem de novos setups, especialmente focados na plataforma da AMD (alguns kits de memória RAM que visualizei em julho, por exemplo, já não possuem mais estoque, nem mesmo no ML), das instabilidades nos servidores das lojas no dia da BF e da sobrecarga das transportadores por conta da enorme demanda (especialmente Correios), decidi por antecipar minhas compras.

Nenhuma economia no mundo seria suficiente para vencer a dor de perder uma excelente promoção por causa de instabilidades nos sites (ou por não ter sido rápido o suficiente no gatilho), e a ansiedade de esperar pelas encomendas, que correm o risco de chegarem atrasadas devido à alta demanda... :feelbad:

Isso que você disse é pura verdade também. As vezes o barato sai caro. Estou bem divido quanto comprar aqui e no Ali, a tentação do consumismo em economizar em um lugar para aplicar em outro é foda kkkk
Posso avaliar de investir um pouco mais e comprar aqui uma memória de 3000 e tentar aprender a fazer overclock e a mexer na Bios do Aorus M, para setar em 3200.
Separei um orçamento máximo de 4,7k -> Estando incluso um ryzen 3600 + gabine husky avalanche Mid Tower Branco (que gabinete bonito, meu deus, não encontrei nenhum que supera esse até essa faixa de preço) e uma gtx 1660 TI. O resto vai ser o que encaixar no orçamento mesmo.
 
Então eu vou de Galax, MSi ou ASUS?
Eu tenho uma Galax Rtx 2060 super 1-click oc ex, é bem fria fica entre 55 e 65° jogando, as vezes nem liga os fans porque está aguentando de boa, não sei que é uma informação importante pra você, mas trabalha geralmente entre 1995mhz e 2010mhz, consigo subir até 2100mhz bem tranquilo, sem aumentar a temperatura mais doque 70°, mas pra mim em stock já tá bom meu cpu tá segurando e vou trocar. Recém adquirida, registrei no site e a garantia está até agosto de 2022, a MSI falam bem por aqui e parece que também dão 3 anos de garantia, a asus não vou saber te dizer.
 
Bom dia galera.

Bom, meu combo é o da assinatura, ou seja, um i7 2600k, mobo gigabyte sniper 2, 16gb ram, ssd corsair 240gb, gtx 680, fonte corsair 850hx. Estou com ele a praticamente 10 anos.
Meu uso é pra jogos em modo campanha e on line, FPS, Corrida e tb o uso normal do dia a dia, navegação, word, excel, etc...
Pretendo fazer um up geral, claro que nada exorbitante e lembrando que não vou comprar tudo de uma vez, vai ser aos poucos, senão o bolso não aguenta rsrs...

Gostaria de ideias e opiniões.
Agradeço desde ja galera :bat:
 
Bom dia galera.

Bom, meu combo é o da assinatura, ou seja, um i7 2600k, mobo gigabyte sniper 2, 16gb ram, ssd corsair 240gb, gtx 680, fonte corsair 850hx. Estou com ele a praticamente 10 anos.
Meu uso é pra jogos em modo campanha e on line, FPS, Corrida e tb o uso normal do dia a dia, navegação, word, excel, etc...
Pretendo fazer um up geral, claro que nada exorbitante e lembrando que não vou comprar tudo de uma vez, vai ser aos poucos, senão o bolso não aguenta rsrs...

Gostaria de ideias e opiniões.
Agradeço desde ja galera :bat:
Qual o alvo? 1080p, 2.5k, 4k? 60fps 144?
 
Pessoal, estou montando um computador para edição através do Sony Vegas, Lightroom, Adobe Photoshop, etc. Estou visando mais o custo benefício no momento, e aí vou fazendo upgrade nele depois assim que possível. Com base nisso escolhi a plataforma AMD e então montei o seguinte computador:

Placa mãe: Gigabyte B450m DS3H
Memórias: 1x 8GB HyperX Fury 2666MHz HX426C16FB2/8. (Penso em aumentar mais a RAM em futuro upgrade)
Processador: Ryzen 5 3600
Placa de vídeo: Galax GTX 1660 6GB (versão não TI)
Fonte: Corsair Vs550
Gabinete: Aerocool Cylon
SSD: 240GB da Kingston (não é M.2, pois os Nvme estão um pouco caros, comprarei em futuros upgrades).
HD: tenho um notebook um pouco mais antigo com um HD de 750GB, para não aumentar tanto os gastos pensei em usar o HD dele nesse computador. Assim eu teria o HD e o SSD, e depois eu comprava HD de 1TB ou 2TB.
Monitor: Dell P2219H ou SE2219H. A diferença está em torno de 150 reais a 200 reais.

A questão é que atualmente trabalho com Full HD, mas eu penso em fazer trabalhos com 4k futuramente, e aí precisarei de um monitor melhor e bem mais caro. No momento esse computador está custando, pelos preços que achei, em torno de 4800 reais. Queria a opinião de vocês sobre minhas escolhas, se preciso mudar algo, ou por questão de qualidade do componente ou mesmo longevidade, etc. Se possível, sem passar dos 4800 reais no kit, pois já estourei o limite que eu pensava para o computador (4000 reais). Penso em deixar de um jeito que no futuro eu precise trocar o mínimo de componentes possível para trabalhar com 4K, mas sem pagar 6000, 10000 reais, etc. no momento.

Durante a montagem assisti esse vídeo pra me ajudar:

Lembrando que comprei nenhum componente ainda.

Agradeço a atenção de vocês.
 
Pessoal, estou montando um computador para edição através do Sony Vegas, Lightroom, Adobe Photoshop, etc. Estou visando mais o custo benefício no momento, e aí vou fazendo upgrade nele depois assim que possível. Com base nisso escolhi a plataforma AMD e então montei o seguinte computador:

Placa mãe: Gigabyte B450m DS3H
Memórias: 1x 8GB HyperX Fury 2666MHz HX426C16FB2/8. (Penso em aumentar mais a RAM em futuro upgrade)
Processador: Ryzen 5 3600
Placa de vídeo: Galax GTX 1660 6GB (versão não TI)
Fonte: Corsair Vs550
Gabinete: Aerocool Cylon
SSD: 240GB da Kingston (não é M.2, pois os Nvme estão um pouco caros, comprarei em futuros upgrades).
HD: tenho um notebook um pouco mais antigo com um HD de 750GB, para não aumentar tanto os gastos pensei em usar o HD dele nesse computador. Assim eu teria o HD e o SSD, e depois eu comprava HD de 1TB ou 2TB.
Monitor: Dell P2219H ou SE2219H. A diferença está em torno de 150 reais a 200 reais.

A questão é que atualmente trabalho com Full HD, mas eu penso em fazer trabalhos com 4k futuramente, e aí precisarei de um monitor melhor e bem mais caro. No momento esse computador está custando, pelos preços que achei, em torno de 4800 reais. Queria a opinião de vocês sobre minhas escolhas, se preciso mudar algo, ou por questão de qualidade do componente ou mesmo longevidade, etc. Se possível, sem passar dos 4800 reais no kit, pois já estourei o limite que eu pensava para o computador (4000 reais). Penso em deixar de um jeito que no futuro eu precise trocar o mínimo de componentes possível para trabalhar com 4K, mas sem pagar 6000, 10000 reais, etc. no momento.

Durante a montagem assisti esse vídeo pra me ajudar:

Lembrando que comprei nenhum componente ainda.

Agradeço a atenção de vocês.

Se vai trabalhar com edição, talvez dois dois pentes de 8gb(dual channel) com frequências mais altas beneficiem o ryzen.
 
Pessoal, tudo bem? Seguinte, tenho um pequeno me importunando pra ter um computador gamer e ser "youtuber". Testei a febre dele com um notebook que tava meio parado lá em casa, criamos um canal fechado no YT e ele realmente tá "brincando" de ser youtuber, jogando fortnite, enfim... Tá realmente empolgado na ideia e quero apoiar. Pra isso to pra comprar um computador gamer pra ele na Black Friday só que só manjo o basicão de hardware. Pra finalidade dele (gosta de jogo competitivo e deve fazer stream), qual configuração sugerem pra um orçamento de uns 8k sem considerar monitor e periféricos...

Aproveitando, é muito complicado um leigo (eu) e uma criança montar esse computador? Queria passar esse trabalho com ele pra aprendermos e ele ter a percepção desse investimento como um trabalho mesmo.

Valeu!
 
Meu monitor é um aw2518hf, 1080, 240hz. Vou manter o monitor.
Eita 240hz, esse monitor é bom? Digo as cores, o painel. Ele acho que vc vai manter por um bom tempo hehe.
quer gastar quanto?
 
Eita 240hz, esse monitor é bom? Digo as cores, o painel. Ele acho que vc vai manter por um bom tempo hehe.
quer gastar quanto?

Por ser um painel TN, voce calibrando ele, fica otimo. Estou usando a quase um ano e estou gostando. Só consegui utilizar em 120hz, pois minha vga nao suporta acima disso.

Quanto ao orçamento, é como falei, vou comprar aos poucos, mas acho que uns 4k.
 
Pessoal, tudo bem? Seguinte, tenho um pequeno me importunando pra ter um computador gamer e ser "youtuber". Testei a febre dele com um notebook que tava meio parado lá em casa, criamos um canal fechado no YT e ele realmente tá "brincando" de ser youtuber, jogando fortnite, enfim... Tá realmente empolgado na ideia e quero apoiar. Pra isso to pra comprar um computador gamer pra ele na Black Friday só que só manjo o basicão de hardware. Pra finalidade dele (gosta de jogo competitivo e deve fazer stream), qual configuração sugerem pra um orçamento de uns 8k sem considerar monitor e periféricos...

Aproveitando, é muito complicado um leigo (eu) e uma criança montar esse computador? Queria passar esse trabalho com ele pra aprendermos e ele ter a percepção desse investimento como um trabalho mesmo.

Valeu!
Acho que algo nessa pegada, vai servir bem, na que vai fazer stream e jogos competitivos com alto fps só colocar mais memória, já que quer montar, dá uma olhada na configuração e dá uma garimpada nas peças, deve conseguir até mais barato, montar em si não é tão difícil, tendo cuidado com o equipamento, e vendo alguns tutoriais na Internet é até tranquilo, o problema de comprar separado e montar com pouca experiência, é que se alguma peça vier com defeito, vai quebrar um pouco mais a cabeça pra localizar o problema, mas tirando isso, é tudo uma experiência muito bacana, ainda mais pra dividir com o filho, boa sorte, e sucesso pra vocês.
 
Por ser um painel TN, voce calibrando ele, fica otimo. Estou usando a quase um ano e estou gostando. Só consegui utilizar em 120hz, pois minha vga nao suporta acima disso.

Quanto ao orçamento, é como falei, vou comprar aos poucos, mas acho que uns 4k.
Pra ficar por mais uns 10 anos, se não estiver com pressa, talvez compense esperar um pouquinho mais vai sair a gen10 da Intel, mas pode ser caro(como sempre), mas vai baratear, ou não :haha: a gen9, onde vc pode ir com i7-9700k ou ir de AMD ryzen 7 3700x, memórias de frequências maiores ajudam bastante os ryzen mas são mais caras, vc pode fazer oc nelas também, placa de vídeo pra segurar os 240 se quiser maior qualidade de imagem acho que apartir das RTX da Nvidia ou as RX 5000 series da AMD, mas a AMD também está pra lançar mais placas, que podem ser mais competitivas, vai obrigar a nvidia a se mexer, concorrência :mr:, no geral esperar um pouco se não estiver com pressa, pode te beneficiar bastante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito obrigado ;) . Quanto aos outros componentes tem alguma ressalva? Ou são suficientes para o custo benefício?
Ainda estou no full hd também, mas pra jogos, se fosse o caso, um up de gpu já te daria 4k(fora monitor), mas como é pra edição, um processador melhor como um i7 ou ryzen 7 pode te ser útil, o ryzen 5 é ótimo, mas com alguns desses outros vc vai ganhar mais tempo, e já ouvi falar que os RT cores, das rtx agilizam o render, mas não sei com certeza. Sobre monitor 4k não sei te dizer, pode dar uma perguntada na seção específica aqui do fórum.
 
Última edição:
Entendi! Muito obrigado!
Fiz um teste de leve no Cinebench R20 e notei o ganho na performance, o único detalhe foi que também aumentei o clock do processador de 3.20GHz para 3.60GHz.

Mais tarde farei um teste alterando apenas a frequência das memórias e ver o que vale mais a pena.

Como você aumentou o clock da CPU junto com a RAM, houve ganho de ambos os lados. O ideal, como você já citou, é mexer em uma variável por vez e fazer testes a cada alteração, pra saber o real ganho que cada alteração traz e o ganho total advindo da combinação de todas elas. É tedioso, mas é a única forma de saber (ah não ser que você encontre no Youtube um cara com a mesma configuração que a sua e que tenha feito exatamente os mesmos testes :haha: ).

Sobre overclock manjo nada.kkkk
Fazia bem antigamente a mais de 15 anos atrás que era com jumper em MB e os caramba pra vcs verem como sou velho.kkk
Mas nesses modelos novos de agora só observo.kkkk

Também sou dessa época, mas só experimente OC pra valer nos Athlon T-Bird (850MHz@1GHz) e, posteriormente, no AXP Mobile 2500+ (1.8GHz@2.2 GHz) e X2 3800+ (2.5GHz). Chegando no i5 que tenho hoje, fiz overclocking e undervolting nele (2.67GHz@1.16V para 3.2GHz@1.04V), mas no Ryzen pretendo fazer apenas undervolting, pois sei que a performance dele em stock já é excepcional e MUITO melhor do que aquela que consigo atualmente :haha:

Acho que é mais medo mesmo de primeira viagem. Vou arriscar eu mesmo montar e o aprendizado vai ser uma mão na roda para futuras montagens. Acredito que compensa eu comprar um 3000 e tentar setar em 3200 já está bom.

Isso que você disse é pura verdade também. As vezes o barato sai caro. Estou bem divido quanto comprar aqui e no Ali, a tentação do consumismo em economizar em um lugar para aplicar em outro é foda kkkk
Posso avaliar de investir um pouco mais e comprar aqui uma memória de 3000 e tentar aprender a fazer overclock e a mexer na Bios do Aorus M, para setar em 3200.
Separei um orçamento máximo de 4,7k -> Estando incluso um ryzen 3600 + gabine husky avalanche Mid Tower Branco (que gabinete bonito, meu deus, não encontrei nenhum que supera esse até essa faixa de preço) e uma gtx 1660 TI. O resto vai ser o que encaixar no orçamento mesmo.

Acredito que overclock de 3000 pra 3200 MHz seja bem tranquilo na grande maioria dos pentes, ah não ser que tu tenha pego um kit com ICs beeem furrecas mesmo. Overclocking não é difícil, especialmente com a ajuda da DRAM Calculator. Preenchendo os dados corretos no programa e sabendo onde setar o valores informados dentro da BIOS (que parece confuso no começo, mas com o tempo você pega a prática), você só vai ter problemas se teus pentes não aceitarem aquela determinada configuração e ficarem instáveis; se chegar nesse ponto, basta dar clear no CMOS (se não tiver o jumper pra dar curto nos pinos do CMOS, tirando a bateria da mobo surte o mesmo efeito) e tentar de novo, agora afrouxando algumas latências, reduzindo a frequência de trabalho ou aumentando a tensão pra RAM (eu particularmente não passaria de 1.35V, mas tem gente que diz que até 1.5V é considerado seguro pro uso prolongado).

No teu lugar, pela questão de garantia, preferira comprar aqui; porém, se você assume os riscos com a demora, a falta de garantia e acha que tudo isso compensa a economia que você terá comprando na Aliexpress (considerando que você compre e o produto seja entregue, obviamente), então vá em frente :joia:


Sem saber teu orçamento, fica difícil, mas se o foco é edição de vídeo, eu ficaria com dúvidas entre adquirir o 3600, o 2700 e o 2700X. Querendo ou não, apesar do 3600 ter um IPC mais forte, os Ryzen 7 possuem 8 núcleos e 16 threads, e é sabido que esses programas de edição amam múltiplos núcleos e threads. Antes de decidir por comprar a CPU, eu veria alguns reviews focados em edição para só então tomar a decisão final.

Placa-mãe é algo bastante pessoal, então não dá pra opinar muito aqui. Se você curtiu o visual dessa placa, os recursos que ela te oferece (USBs, portas SATA, quantidade de slots M.2, etc.), tem certeza que o VRM dela aguentará de boa a CPU que será instalada futuramente e o preço cabe no teu bolso, então vá em frente :joia:

No caso das memórias, se tu quiser economizar um pouco, você poderia pegar dois pentes da Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15, que usam memórias Micron E-Die e sobem tão bem em overclock quanto as Samsung B-Die (ah não ser que tu faça questão do LED, mas acredito que possa haver alguma outra opção mais em conta, mesmo que sacrificando ligeiramente a velocidade de trabalho).

Placa de vídeo é algo pessoal também, então não costumo opinar. Eu particularmente iria de 5700 XT, mas aparentemente os modelos customizados ainda não desembarcaram no país...

No caso do SSD, a capacidade tá de boa, só que esse modelo é DRAM less (assim como aquele Kingston A400 e o Sandisk Plus, e demais drivers na mesma faixa de preço, com exceção de um da Gigabyte, senão me falhe à memória), ou seja, não tem cache de DRAM, que ajuda a manter as velocidades de transferência depois de uma certa quantidade de GBs transferidos. Infelizmente esse tipo de SSD custa mais caro, mas se você pretende instalar o Windows dele e gravar alguns vídeos editados direto pra ele, é algo a se pensar.

HD vai da sua necessidade também, mas como o preço dos HDs de 1 e 2TB não está tão distante assim, eu faria um esforço pra colocar um HD de 2TB, aumentando assim sua capacidade para guardar mais edições.

Fonte é algo também bem subjetivo, mas o consumo desse teu PC deve ficar na faixa dos 300-400W, então uma fonte de 750W seria considerado "exagero", ah não ser que você precise e faça questão de mais conexões para placas de vídeo e periféricos (meu caso, por isso que peguei uma Corsair HX750i Platinum). Se não for, uma fonte de 500-650W já te atenderia muito bem, mas optaria por pegar alguma com selo Gold também, a fim de melhorar a eficiência, reduzindo o desperdício de energia na forma de calor.

Falouws :cool:
 
Pra ficar por mais uns 10 anos, se não estiver com pressa, talvez compense esperar um pouquinho mais vai sair a gen10 da Intel, mas pode ser caro(como sempre), mas vai baratear, ou não :haha: a gen9, onde vc pode ir com i7-9700k ou ir de AMD ryzen 7 3700x, memórias de frequências maiores ajudam bastante os ryzen mas são mais caras, vc pode fazer oc nelas também, placa de vídeo pra segurar os 240 se quiser maior qualidade de imagem acho que apartir das RTX da Nvidia ou as RX 5000 series da AMD, mas a AMD também está pra lançar mais placas, que podem ser mais competitivas, vai obrigar a nvidia a se mexer, concorrência :mr:, no geral esperar um pouco se não estiver com pressa, pode te beneficiar bastante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A intenção é ficar mais uns 10 anos mesmo rs...
Não tenho pressa, mas tb não priorizo lançamentos. Acho que uma geração atras da atual ja seria uma boa pedida não acha? Tanto no custo do equipamento, quanto no desempenho.
Mas confesso que estou bem em duvida do que pegar rs...
Obrigado ai por enquanto amigo.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo