[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Filtro de linha de boa qualidade é ótima opção.
 
Última edição:
Não, sempre usei só filtro de linha msm.. q permaneceu intacto inclusive rs

Sempre tive um nobreak com surge protection, se bem que tb sempre tive ASUS, e toda vez que a luz caia aparecia uma mensagem dizendo que meu sistema tinha sido protegido contra a queda de luz, mas só aparecia quando caia mesmo. Quando chove aqui, é certeza de cair a luz, esse nobreak antes segurava por uns 15 minutos tudo ligado nele... mas a bateria arregou e eu n troquei, agora uso só como tomada kkkk
 
Sempre tive um nobreak com surge protection, se bem que tb sempre tive ASUS, e toda vez que a luz caia aparecia uma mensagem dizendo que meu sistema tinha sido protegido contra a queda de luz, mas só aparecia quando caia mesmo. Quando chove aqui, é certeza de cair a luz, esse nobreak antes segurava por uns 15 minutos tudo ligado nele... mas a bateria arregou e eu n troquei, agora uso só como tomada kkkk

interessante, vou pensar em pegar um baratinho enton, ao menos já protege algo..
 
interessante, vou pensar em pegar um baratinho enton, ao menos já protege algo..
É sempre bom, Deus me free perder as paradas por descarga elétrica. BTW, tu pode entrar com processo na companhia elétrica por ter danificado seus componentes, desde que sua fiação elétrica esteja OK. Mas provavelmente vai rolar um tempo na justiça, mas é capaz de você ganhar. Aqui no Rio, minha tia ganhou a grana pra uma geladeira nova, mas demorou alguns anos até ela receber a grana.
 
"Lorigas disse:
Boa tarde pessoal. Aproveitando a discussão estou com um orçamento de R$3,5K pra montar um PC Gamer e estava pensando antes em comprar (Ryzen 5 3600 R$1069,02, B450M DS3H R$499,98, Galax GTX 1660 1-Click OC 6G GDDR5 989,90, 2xCrucial Ballistix 8GBs 3000Mhz R$398,00, SSD WD Blue SN500 250GBs M.2 R$255,99 e Fonte Corsair 550W 80 Plus VS550 R$269,90), porém estão me indicando substituir a o processador e placa de vídeo por este Ryzen 5 1600 AF R$529,90 e uma Gigabyte RTX 2060 OC 6G R$1699,90!

O que me dizem vale mais a pena? Estou com medo do restante não dar conta da VGA!

Já tenho um WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45, Gabinete Redragon Grapple Full Tower e um HD WD Blue 1TB"


A 2060 com certeza vai te entregar mais performance, mas o que é mais fácil trocar num PC? Placa de vídeo ou CPU? CPU até pode custar mais barato que uma placa de vídeo, a depender do caso analisado, mas o processo de remoção do cooler e limpeza da pasta térmica aplicada originalmente para substituir a CPU o deixa mais cansativo que simplesmente remover uns parafusos, cabos de vídeo/de força (quando aplicável), destravar o slot PCI-E, puxar a placa antiga fora, encaixar a nova e recolocar os parafusos/cabos.

Tendo em vista que nesse ano será lançada uma nova geração de placas, eu pegaria esse 3600, a 1660 ou uma placa mais simples (1650 Super, RX 580 8GB), esperaria o surgimento da nova geração e, caso precise naquele momento de mais performance, compraria uma das novas placas, ou uma placa da geração passada com desconto.

No caso da fonte, eu no seu lugar preferiria pagar R$ 30 a mais e levar a CX550, pois além dela ter uma melhor eficiência, o projeto interno dela deve ser melhor e a garantia deve ser maior também (não sei quanto que a Corsair dá para a VS, mas as CX possuem 5 anos de garantia). Ou então sacrificaria um pouco da potência e pegaria uma Pichau Nidus 500W, que está custando por volta dos R$ 240.

Falouws :cool:

Amigo boa noite e obrigado por responder! Estou montando esse PC Gamer pro meu sobrinho! Estou acrescentando mais uns R$750,00 pra ele neste orçamento. Então o novo valor pra montar este PC fica em torno de R$4250,00! Você poderia me indicar quais peças pensando em custo beneficio a longo prazo? Agradeço mais uma vez a atenção!
 
Consegui por 829-860 R$, a steel legend ta 200 reais a menos. Não conheço muito das placas pra AMD, mas pesquisando por baixo as x470, vi uma Aorus ultra gaming por 1000 R$, é uma diferença considerável se levar em conta a diferença pra steel legend.

Então, das duas, uma: ou você parte para a X570 TUF Gaming, já que é melhor pagar R$ 1000 ou mais numa placa-mãe mais atual, com mais recursos e VRM mais parrudo, ou você economiza pegando a Steel Legend, que não é uma placa ruim, mas tem suas limitações quando o assunto é fases de alimentação. Como seu foco é economizar o máximo que der na placa-mãe e você não pretende fazer upgrade desse futuro 3700X, então dá pra pegar de boa a Steel Legend.

nesse caso, pelos preços seria melhor pegar a que o colega citou acima a Asus TUF X570 ? Na pichau tá 1099, dependendo do frete compensa. Meu pc que faleceu durou 10 anos, adicionei a ele ssd sata, já tinha usb 3.0, então pegar uma placa-mãe que me permita adicionar itens que melhorem a performance sem ter q trocar td me agrada, deixo de pegar o gabinete e continuo c o meu . ou pegar a que o colega citou abaixou, a rog strix b450 tb, seria uma opção creio

Sobre a fonte eu queria economizar, acabo extrapolando o orçamento previsto, pq me empolgo mas no fim mal uso os recursos básicos.
o técnico disse que a fonte está em perfeito estado, o que houve foi que chegou ao processador direto 12v, por isso o cheirinho de queimado. o chipset queimou , mas ele disse que conseguiria arrumá-la.

WOW usa muito processador, mas já tem um tempo que não jogo, por isso nem vou investir em outra vga.
obrigado pela ajuda!

Eu pegaria a X570, pois além do melhor VRM, ela tem mais recursos não presentes nas B450, que são consideradas placas de entrada. Claro, tu vai depender do teu orçamento no final das contas, mas se der pra colocar uma X570 TUF Gaming, eu recomendo. Não gosto do preço praticado pela B450-F, pois ela tem cara de premium, cheira a premium, mas é basicamente tudo gimmick frente à outras opções no mercado

Meu antigo PC ficou comigo por quase 10 anos e ainda continua vivo nas mãos de um amigo meu provavelmente graças a eu não ter economizado na fonte (TX650 da Corsair) e nem na placa-mãe (P7P55D Deluxe da Asus, uma das top de linha existentes na época).

Quanto à fonte, você confia na palavra do técnico? Se sim, então economize e fique com a sua fonte atual, do contrário pegue ao menos essa XFX XTR2 550W; até pode ser mais cara que a Corsair CX550, mas pela modularidade e melhor eficiência, vale à pena pagar a diferença.

Se chegou 12V direto na CPU, então deu merda com o VRM da placa-mãe. O que é estranho é ter dado merda no chipset também, sendo que ele não é diretamente alimentado pelo VRM que fica ao lado da CPU. Ah não ser que o excesso de tensão tenha se propagado por meio do DMI, barramento de comunicação exclusivo entre o chipset e a CPU, mas estou apenas supondo.

interessante, vou pensar em pegar um baratinho enton, ao menos já protege algo..

Só se ligue no valor da sua potencia aparente e no fator de potência, que converte a potência aparente em potência real. Economizar demais pode fazer o nobreak não dar conta nem da configuração stock do teu futuro PC. Digo isso, pois passei problema similar: eu tinha um nobreak SMS de 600 ou 700 VA, que desligava toda vez que estava usando o PC e ligava a impressora a laser que tinha ao mesmo tempo. Uma das soluções seria ligar a impressora noutra tomada, mas eu não tinha outra nesse ponto, e ela era 110V, ou seja, não tinha transformador potente o suficiente para alimentá-la (moro numa região que fornece 220V na rede); no final das contas, acabei tendo que pagar mais caro para pegar um nobreak com 1400 VA e FP de 0.65 acho, a fim de segurar tanto meu PC (na época, um Athlon 64 X2 com uma 6600 GT ou 9600 GT, não lembro ao certo) quanto a impressora ao mesmo tempo. Hoje, depois que a bateria foi pro brejo, ele é apenas um peso de piso, pois sequer liga e eu não tive saco pra mandar ajeitá-lo...

Amigo boa noite e obrigado por responder! Estou montando esse PC Gamer pro meu sobrinho! Estou acrescentando mais uns R$750,00 pra ele neste orçamento. Então o novo valor pra montar este PC fica em torno de R$4250,00! Você poderia me indicar quais peças pensando em custo beneficio a longo prazo? Agradeço mais uma vez a atenção!

Custo x benefício à longo prazo, pensando em CPU, seria ou o Ryzen 5 3600 (6 núcleos/12 threads) ou o Ryzen 7 3700X (8 núcleos/16 threads). No caso da VGA, a futura RX 5600 XT (dependendo do preço que chegue por aqui) ou então a RTX 2060. Sou receoso em indicar placas com apenas 6GB de VRAM pensando a longo prazo, mas creio ser difícil encaixar uma RX 5700 ou 2060 Super (pelo fato de ambas possuírem 8GB de VRAM) nesse orçamento, fora a necessidade ao meu ver de subir a potência da fonte de 550W para 600-650W, o que encareceria seu preço.

Falouws :cool:
 
Vejo o pessoal recomendando muito a Asus TUF x570 , eu comprei e tenho achado uma otima placa pelo preço perto dos R$1000 , porem aquele exaustor encima do pch tem um perfil muito alto , é mais alto que as portas sata , pode causar problema dependendo da VGA utilizada , no meu caso , minha VGA apoiou ali e não fez um bom contato no stot pci_e ,.
Como eu mesmo montei então fiz umas adaptações e consegui um bom contato , mas pras pessoas que não tem muita experiencia com montagem pode dar algum trabalho extra .
 
Vejo o pessoal recomendando muito a Asus TUF x570 , eu comprei e tenho achado uma otima placa pelo preço perto dos R$1000 , porem aquele exaustor encima do pch tem um perfil muito alto , é mais alto que as portas sata , pode causar problema dependendo da VGA utilizada , no meu caso , minha VGA apoiou ali e não fez um bom contato no stot pci_e ,.
Como eu mesmo montei então fiz umas adaptações e consegui um bom contato , mas pras pessoas que não tem muita experiencia com montagem pode dar algum trabalho extra .
Já está dando, tem um tópico na área de placa de vídeo de um usuário relatando que assim que rodava algo pesado na placa de vídeo perdia o sinal. Era esse maldito problema da mobo que não deixava a placa conectar corretamente. Vocês precisam reclamar com a Asus, com certeza ela lança uma Rev 2 dela.
 
uanto à fonte, você confia na palavra do técnico? Se sim, então economize e fique com a sua fonte atual, do contrário pegue ao menos essa XFX XTR2 550W; até pode ser mais cara que a Corsair CX550, mas pela modularidade e melhor eficiência, vale à pena pagar a diferença.
Conheci ele semana passada kkk

essa 550w aguenta então? pq aí eu pegava td na terabyte msm, compensa monta o pc lá. Entre as memórias qual delas?
  • Memória DDR4 G.Skill Trident Z, 16GB (2x8GB) 3000MHz, F4-3000C15D-16GTZB (x1) ou a R$573,33
  • Memória DDR4 G.Skill Ripjaws V, 16GB (2x8GB) 3000MHz R$ 503,73

  • Placa Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus, Chipset X570, R$ 1025,73


  • Processador AMD Ryzen 5 3600 , R$ 1095,33
  • Fonte XFX XTR2 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Modular, P1-0550-XTR2 (x1) R$ 347,13
  • Gabinete Gamer Corsair Carbide Air 540, Mid Tower, Com 3 Fans, black R$ 425,43
total +- 3570 ou 3500, o que acham? muito obrigado pela ajuda!



Mas provavelmente vai rolar um tempo na justiça, mas é capaz de você ganhar. Aqui no Rio, minha tia ganhou a grana pra uma geladeira nova, mas demorou alguns anos até ela receber a grana.
Vou tentar mas sem entrar na justiça. Tenho minhas dúvidas sobre a parte elétrica da casa, e a oscilação foi muita rápida aqui no dia, nos locais próximos ninguém se lembra de ter ocorrido.. Então pode ter sido pela constante oscilação, que culminou nisso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já está dando, tem um tópico na área de placa de vídeo de um usuário relatando que assim que rodava algo pesado na placa de vídeo perdia o sinal. Era esse maldito problema da mobo que não deixava a placa conectar corretamente. Vocês precisam reclamar com a Asus, com certeza ela lança uma Rev 2 dela.

seria melhor pegar outra então e evitá-la? tem a Phantom Gaming 4 tb, já é mais cara mas....
 
Última edição:
seria melhor pegar outra então e evitá-la? tem a Phantom Gaming 4 tb..

oPUbvHvN_400x400.jpg
 
@_EagleMan_
Qual cooler para um 3700x? Me dê tanto opções de air cooler e water cooler por favor.
 
Conheci ele semana passada kkk

essa 550w aguenta então? pq aí eu pegava td na terabyte msm, compensa monta o pc lá. Entre as memórias qual delas?
  • Memória DDR4 G.Skill Trident Z, 16GB (2x8GB) 3000MHz, F4-3000C15D-16GTZB (x1) ou a R$573,33
  • Memória DDR4 G.Skill Ripjaws V, 16GB (2x8GB) 3000MHz R$ 503,73

  • Placa Mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4 R$ 1173,63
  • Placa Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus, Chipset X570, R$ 1025,73


  • Processador AMD Ryzen 5 3600 , R$ 1095,33
  • Fonte XFX XTR2 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Modular, P1-0550-XTR2 (x1) R$ 347,13
  • Gabinete Gamer Corsair Carbide Air 540, Mid Tower, Com 3 Fans, black R$ 425,43
total +- 3570 ou 3500, o que acham? muito obrigado pela ajuda!

A sua futura configuração, com a 1060, aguenta numa boa. Eu só ficaria receoso num futuro upgrade, caso você opte por uma placa no nível da 2060 Super, que tende a consumir em torno de 200 quando em full load, mas acho que aguentaria sim, apesar da fonte não trabalhar no seu melhor nível de eficiência, que gira em torno dos 50%.

No caso das memórias, se ambas tem a mesma frequência e as mesmas latências, é melhor pegar a mais barata, já que pagar mais caro nesse sentido só te daria uma memória com estilo diferente, que pode ou não agradar. Outra opção seria pegar o kit abaixo, que trabalha a 3200 MHz, CL16, e não custa tão mais caro que o kit Rypjaws V de 3000 MHz:


Porém, por mais que você queira comprar tudo na Terabyte pra economizar no frete, acho que é possível pegar memórias similares pagando um pouco menos, como é o caso desse modelo da Crucial:


Duas dessas dariam R$ 400. Não sei quanto ao frete, que varia dependendo da região, mas acho que no final das contas o preço não deve ficar maior que compras as memórias na Terabyte.

Quanto à placa-mãe, a Phantom Gaming 4 tem a vantagem de possuir slot para instalação de placa WiFi do tipo M.2, coisa que a TUF possui 2 modelos, um com e outro sem WiFi e o que acompanha WiFi custava mais quando era vendido. A construção da Gaming 4 parece ser mais simples que a da placa da Asus, além do VRM dela ser inferior no sentido de não aguentar OC extremo no 3900X/3950X sem a devida refrigeração, mas pro caso do 3600, qualquer uma vai atender muito bem, obrigado, e futuros upgrades que rodem em stock também. A Asus tem uma USB a menos, mas ela possui USB-C, diferente da Phantom, que só tem USBs tipo A. No mais, elas são bem parecidas, então acho que optaria pela Asus por ser mais barata (por mais que o WiFi me interesse, esse problema seria resolvido comprando um adaptador wireless USB, então pagar mais caro para ter um slot WiFi M.2 e ainda ter que pagar caro por uma plaquinha desse nível eu não vejo tanta vantagem).

Gabinete é do gosto do freguês, então se cabe no orçamento e o design/funcionalidades agradam, vá em frente :joia:

@_EagleMan_
Qual cooler para um 3700x? Me dê tanto opções de air cooler e water cooler por favor.

WC eu tô por fora de modelos, pois não pesquisei esse tipo de cooler quando estava atrás de mudar o do meu 3600, mas alguns recomendam o Deepcool Maelstrom 240T, pela boa relação entre performance e preço.

No caso dos coolers a ar do tipo torre, temos várias boas opções, como o Deepcool Gammax 400, Gammax GTE e Gammax GT. Eu preferi ir de Cooler Master Hyper 212 Black RGB pelo fato dele ser todo pintado, o que o protege contra oxidação, e por ter uma fan com maior CFM em relação ao modelo Black mais barato; não sei se a performance do meu Hyper é muito melhor que o do Gammax 400 ou GTE que justifique a diferença no preço, mas o comprei exatamente pelo motivo que expliquei antes. Outras boas opções são os coolers da Noctua, vendidos pela WAZ, mas eles tendem a custar BEM mais que os modelos que citei anteriormente. Também falam bem da marca Scythe, mas eu realmente desconheço modelos.

Falouws :cool:
 
Galera, tudo bom?
Estou querendo trocar de PC em breve, e gostaria de comprar alguma placa mãe que tivesse BT e WiFi. O WiFi não é extremamente necessário, já que tenho uma placa WiFi PCI. Vocês recomendam algum modelo específico? Melhor CxB, claro
 
Galera o que acha da minha configuração:

1x Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4
1x Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 6-Core 12-Thread
2x Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHZ (dual dual channel)
1x Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Pulse 8GB GDDR6 256Bit
1x SSD 120GB, Sata III, Leitura 515MBs e Gravação 490MBs
1x Fonte Cooler Master MPE 550W 80 Plus White PFC Ativo
1x Gabinete Gamer Aerocool Cylon RGB, Black, Mid Tower, Com 1 Fan
OBS: Pretendo jogar em FullHD 75hz 1080p e brevemente comprar monitor 1440p.
 
Este setup vale a pena pagar este valor? Foi os melhores preços que consegui ainda falta calcular o frete! Aumentei o valor do orçamento para 5k o que acham?

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600 HEXA-CORE 3.6GHZR$ 1.069,02Pichau
Asus Prime B450M Gaming/BRR$ 489,90Kabum
MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETAR$ 449,01Pichau
Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super Windforce OC 8GR$ 1.999,90Kabum
SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMeR$ 309,90Kabum
Fonte Cooler Master MWE White V2 650W, 80 Plus StandardR$ 303,90Kabum
HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5R$ 219,90Kabum
WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45 (Já tenho)R$ -
Redragon Grapple Full Tower (Já tenho)R$ -
TotalR$ 4.841,53

Na VGA fiquei em duvida também com está aqui:
Placa de Video ASUS AMD TUF3 RX5700 OC 8G R$1999,90 Kabum
 
Última edição:
Galera o que acha da minha configuração:

1x Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4
1x Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 6-Core 12-Thread
2x Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHZ (dual dual channel)
1x Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Pulse 8GB GDDR6 256Bit
1x SSD 120GB, Sata III, Leitura 515MBs e Gravação 490MBs
1x Fonte Cooler Master MPE 550W 80 Plus White PFC Ativo
1x Gabinete Gamer Aerocool Cylon RGB, Black, Mid Tower, Com 1 Fan
OBS: Pretendo jogar em FullHD 75hz 1080p e brevemente comprar monitor 1440p.
Talvez só trocar essa fonte por uma Corsair CX550 q passa + confiança. De resto tá ótimo :joia:.

Este setup vale a pena pagar este valor? Foi os melhores preços que consegui ainda falta calcular o frete! Aumentei o valor do orçamento para 5k o que acham?

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600 HEXA-CORE 3.6GHZR$ 1.069,02Pichau
Asus Prime B450M Gaming/BRR$ 489,90Kabum
MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DARK ZA 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETAR$ 449,01Pichau
Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super Windforce OC 8GR$ 1.999,90Kabum
SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMeR$ 309,90Kabum
Fonte Cooler Master MWE White V2 650W, 80 Plus StandardR$ 303,90Kabum
HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5R$ 219,90Kabum
WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45 (Já tenho)R$ -
Redragon Grapple Full Tower (Já tenho)R$ -
TotalR$ 4.841,53
Trocaria essa mobo de + urgente aí, por uma Asrock b450m Steel Legend no mín.
 
Tudo bem pessoal?

Tava vendo umas memórias bem legais d china, mas tava em dúvida da compatibilidade de processador e placa mãe que não sei como ver, alguém poderia ajudar me dizendo onde acho uma lista ou algo do tipo?

Valeu!
 
Presta? Tá barato.
 
Presta? Tá barato.
Barata com certeza está, mas não confio muito na qualidade da marca, tenta dar mais uma pesquisada
 
@_EagleMan_
Qual cooler para um 3700x? Me dê tanto opções de air cooler e water cooler por favor.
Recomendo que não use WC no 3700X porque ele não tem margem pra overclock e o WC vai te trazer ruído e vibração a troco de nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Presta? Tá barato.
Essa placa é uma maravilha de hardware com um software meia boca. Dá uma olhada no tópico fixo, ela atende perfeitamente algumas pessoas mas deixa outras a beira da loucura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tudo bem pessoal?

Tava vendo umas memórias bem legais d china, mas tava em dúvida da compatibilidade de processador e placa mãe que não sei como ver, alguém poderia ajudar me dizendo onde acho uma lista ou algo do tipo?

Valeu!
Tem um tópico dedicado sobre as memórias da China, com certeza tem muita informação boa lá.
 
Última edição:
Recomendo que não use WC no 3700X porque ele não tem margem pra overclock e o WC vai te trazer ruído e vibração a troco de nada.
Ué, mas os processadores com X não são liberados pra overclock?
 
Ué, mas os processadores com X não são liberados pra overclock?
Todos os Ryzen são liberados para overclock, seja com X ou não. Acontece que o algoritmo de boost já tira 99% do desempenho do processador automaticamente, então a dor de cabeça e o gasto adicional com cooler para ter esse 1%, na minha opinião, não compensa. Inclusive tem alguns jogos que o desempenho piora com overclock, porque no overclock vc é obrigado a ficar com todos os 8 cores no mesmo clock e, sem overclock, apenas com o algoritmo, você consegue variar o clock por core conforme o tipo de carga, então em cenários onde menos núcleos são exigidos, o clock fica automaticamente num valor acima do que vc conseguiria manter os 8 manualmente.

Overclock no 3700X/3800X vale apena apenas se o uso do PC for voltado para cenários onde terá uso constante de 100% em todos os 8 cores, e vc faz questão absoluta de ter 200MHz a mais neles.
 
Última edição:
Aí pessoal, apareceu aqui uma promoção incrível do 3600 por 700 reais no mercado livre, fiquei muito na dúvida, mas vi que é com seguro do mercado pago e tem 80 avaliações positivas, será que vale o risco?

 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo