[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Verificou as configurações no seu roteador para ver se o problema não é nele? Não tem outro roteador para testar para ver se pega o IPV4?
A VSOL em modo router pegar IPV4? Se sim, o problema não é com ela.
só tenho esse roteador, mas eu liguei o computador direto na VSOL, sem roteador, só pelo dhcp do windows e também não pega ipv4.

e o roteador está pegando ipv4 normal na ONT nokia. questão de configuração, não alterei nada do padrão que já vem o Openwrt, apenas o DNS para utilizar o 1.1.1.1, mas não acho q isso seja o problema, porque desmarcando os DNS também n pegou ipv4.

esse problema já aconteceu na primeira vez que testei essa alteração dos filtros. Porém milagrosamente tinha funcionado, e então deixei assim no último mês, daí fui testar uma firmware custom que o O3 fez pra mim, que iria setar os filtros alterados automaticamente, tive que reiniciar a Vsol, e desde então retornou esse problema.

Nao cheguei a testar no modo router, vou fazer esse teste hoje a noite. (mas pelo que me recordo isso também acontecia no modo router)

Última edição:
só tenho esse roteador, mas eu liguei o computador direto na VSOL, sem roteador, só pelo dhcp do windows e também não pega ipv4.

e o roteador está pegando ipv4 normal na ONT nokia. questão de configuração, não alterei nada do padrão que já vem o Openwrt, apenas o DNS para utilizar o 1.1.1.1, mas não acho q isso seja o problema, porque desmarcando os DNS também n pegou ipv4.

esse problema já aconteceu na primeira vez que testei essa alteração dos filtros. Porém milagrosamente tinha funcionado, e então deixei assim no último mês, daí fui testar uma firmware custom que o O3 fez pra mim, que iria setar os filtros alterados automaticamente, tive que reiniciar a Vsol, e desde então retornou esse problema.

Nao cheguei a testar no modo router, vou fazer esse teste hoje a noite.
Tente também resetar a VSOL para padrão de fábrica e reconfigurá-la novamente para ver se resolve o problema.

Tente também resetar a VSOL para padrão de fábrica e reconfigurá-la novamente para ver se resolve o problema.
fiz isso já, também resetei as tabelas pelo comando omcicli mib reset. não resolveu, to achando que isso pode ser um problema do lado da OLT e se for isso to ferrado.

Experimentei alterar o GPON_ONU_MODEL, o mac e o OUI, entretanto, sem efeito.

fiz isso já, também resetei as tabelas pelo comando omcicli mib reset. não resolveu, to achando que isso pode ser um problema do lado da OLT e se for isso to ferrado.

Experimentei alterar o GPON_ONU_MODEL, o mac e o OUI, entretanto, sem efeito.
Acho difícil ser do lado da OLT, porque a OLT tem parâmetros de autenticação então se o equipamento cumpre esses requisitos ele funciona. Eu acho mais provável que alguma configuração não está correta ou faltando... Tem que pesquisar com calma. Você utiliza algum adaptador UPC/APC na entrada do conectar de fibra?

alguém que tenha vsol e queira testar a velocidade em uma versão de teste do triple pode me ajudar?
me manda direct para enviar a firmware para testar se der certo o dev vai liberar uma versão com aquela correção da porta 2.5G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png

Atualizei aqui

joguei comando no terminal segue print abaixo, depois de reiniciar umas 2x se manteve o comando, só não consigo testar a velocidade.

image.png

minha internet é 300/150 fiz um teste em miami e passou dos 50mb no upload.

image.png

para aqueles que não confiam no custom firmware, pedi para os dev da VSOL tentar criar uma firmware com esse comando fixado.
espero que eles façam :D
Mas qual correção da porta 2.5? Aqui estou funcionando normalmente na porta 2.5gb tanto up quanto down no talo.

@FabianoSR você estava certo, em modo router está pegando ipv4. Putz o que será que pode estar configurado errado então no openwrt??
Veja como está as configurações de VLAN na porta que vc utiliza para receber o link do provedor, confere se os cabos estão nas portas corretas..

Veja como está as configurações de VLAN na porta que vc utiliza para receber o link do provedor, confere se os cabos estão nas portas corretas..
cara não entendo mt de como configurar redes, o OpenWrt está nas default settings, apenas mudei o ip da minha rede para 192.168.2.1 enquanto a Vsol na rede 192.168.1.1, do resto não alterei nada.

antes funcionava normalmente com essas configurações, nao entendo o porque não está chegando o ipv4.

Experimentei alterar a rede para 192.168.100.1, mas não surtiu efeito algum, continuei sem ipv4.

EDIT: RESOLVIDO

nossa senhora, precisei apenas marcar uma opção chamada "use broadcast flag" na porta WAN

Como eu faço isso na VSOL? Aqui eu uso ela + 1 roteador openwrt
Mas a VSol funciona como roteador tambem se necessário, porem eu quero usar ela em bridge

e tipo não é nem problema de config do roteador porque testei ligando nele e direto PC-Vsol, e nos dois casos estou sem ipv4

cara então, pode ser uma possibilidade.

Conversando com o suporte da Oi eles me falaram que já tiveram casos que o cliente utiliza um equipamento não autentico e com isso eles não podem dar suporte.

então acho que eles devem ter ciência sim quando tentam conectar com outra ONT.

@FabianoSR você estava certo, em modo router está pegando ipv4. Putz o que será que pode estar configurado errado então no openwrt??
Como a ONU Vsol está configurada?

Vlans transparentes ou setada as Vlans...

Se a ONU está setada como transparente, você deve configurar o id da vlan no router...

cara não entendo mt de como configurar redes, o OpenWrt está nas default settings, apenas mudei o ip da minha rede para 192.168.2.1 enquanto a Vsol na rede 192.168.1.1, do resto não alterei nada.

antes funcionava normalmente com essas configurações, nao entendo o porque não está chegando o ipv4.

Experimentei alterar a rede para 192.168.100.1, mas não surtiu efeito algum, continuei sem ipv4.

EDIT: RESOLVIDO

nossa senhora, precisei apenas marcar uma opção chamada "use broadcast flag" na porta WAN
Onde exatamente você configurou isso? Na VSOL ou no seu roteador?

ue um monte de gente disse que fica limitado o upload em servidores fora do brasil até 50mb
O problema não é só para fora do Brasil, mesmo dentro do Brasil a velocidade de upload vai caindo a medida que a latência aumenta com o controle de fluxo desativado.

Acredito que ele quis dizer no OpenWrt. Nunca tinha prestado atenção nessa configuração. Fico pensando se teria algum efeito nos casos com a Claro que o DHCP também pára de distribuir IPv4 às vezes...

Screenshot-2023-10-16-at-12-03-23.png
Ou seja, o problema dele nunca foi com a VSOL e sim com o OpenWrt do roteador dele.

ue um monte de gente disse que fica limitado o upload em servidores fora do brasil até 50mb
Mas aqui está normal, não fiz nada, apenas o básico para funcionar na Tim RJ. O upload está normal, inclusive faço alguns uploads em torrents e pega o máximo da conexão ( antes do feriado eu solicitei migração para o plano de 2Gb de down mas não verifiquei se já foi feito)

O problema não é só para fora do Brasil, mesmo dentro do Brasil a velocidade de upload vai caindo a medida que a latência aumenta com o controle de fluxo desativado.
Como eu testo isso mais profundamente? No Speedtest está no máximo, uploads para a nuvem no máximo….

Mas aqui está normal, não fiz nada, apenas o básico para funcionar na Tim RJ. O upload está normal, inclusive faço alguns uploads em torrents e pega o máximo da conexão ( antes do feriado eu solicitei migração para o plano de 2Gb de down mas não verifiquei se já foi feito)

Como eu testo isso mais profundamente? No Speedtest está no máximo, uploads para a nuvem no máximo….
Teste usando servidores de Speedtest bem próximo a você e depois vai testando em servidores cada vez mas longe (com maior latência devido a distância) e veja se a velocidade de upload vai se mantendo. Aqui na Claro vai caindo até chegar em 50Mb sem o controle de fluxo ativado.
Eu faço backup de arquivos no iDrive e com o controle de fluxo ativado consigo a velocidade máxima de upload para o serviço que é de 740Mb. Sem o controle de fluxo mal passa de 300Mb.
E como você citou o plano de 2Gb da TIM e uso de torrents, cuidado para não ter sua internet cancelado por passar de 2TB de consumo ou 500 conexões simultâneas.

Acredito que ele quis dizer no OpenWrt. Nunca tinha prestado atenção nessa configuração. Fico pensando se teria algum efeito nos casos com a Claro que o DHCP também pára de distribuir IPv4 às vezes...

Screenshot-2023-10-16-at-12-03-23.png
Interessante que a OI não usa DOCSIS neh...
Mas se tratando da "boi", tudo é possível...

Anyway, minha ONU chega hoje, tá com o carteiro já :tuntun:

Onde exatamente você configurou isso? Na VSOL ou no seu roteador?
no roteador OpenWrt, na configuração da interface Wan, aba avançada, tem uma caixinha para marcar isso. (não estou conseguindo dar upload na imagem)

não era problema da Vsol, bastou configurar conforme o guia do O3 mesmo, WAN em bridge, e alterar a porta 0xe103 para FwdOp 0x15.

o que me bugou é que mesmo no DHCP do windows não estava funcionando (ligando a VSOL direto na porta ethernet do PC).

Interessante que a OI não usa DOCSIS neh...
Mas se tratando da "boi", tudo é possível...

Anyway, minha ONU chega hoje, tá com o carteiro já :tuntun:
Exato, essa opção aí mesmo. Que doideira né.

Ou seja, o problema dele nunca foi com a VSOL e sim com o OpenWrt do roteador dele.
exatamente. Mas foi difícil descobrir, porque normalmente essa opção não vem ativada, e antes tinha funcionado sem.

Pessoal

Tenho 1Gb rede propria da Tim e estou pensando em trocar meu Kaon, por um UF-Loco + EdgeRouter X. Tenho ja alguns unifi espalhados pela casa, então talvez uma solução ubiquiti seria melhor no momento. Funcionaria de boa oua lguem teria uma sugestão melhor?

Valeu

Teste usando servidores de Speedtest bem próximo a você e depois vai testando em servidores cada vez mas longe (com maior latência devido a distância) e veja se a velocidade de upload vai se mantendo. Aqui na Claro vai caindo até chegar em 50Mb sem o controle de fluxo ativado. (...)

Eu tenho um problema parecido (limitação de upload) que não consegui resolver até agora. Basicamente só ocorre com MacOS e sites com alta latência. O problema é específico do MacOS, ver abaixo.

Já pesquisei tudo e nada. Só acontece com a Claro, com a Vivo Fibra não acontecia. Tinha notado o mesmo problema com o Windows 10, mas não tenho mais para testar.

Por essas e outras, por melhor que seja o hardware e o processador M1/M2 da Apple, detesto com todas as minhas forças o MacOS, que coisa bem ruim esse OS)...

MacOS (upload limitado em situações de alta latência, oscila muito, fica geralmente na casa dos 100Mbps, apenas ocasionalmente passa dos 200Mbps):

Windows 11 - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:

Linux (DietPi 8.22) - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:

Eu tenho um problema parecido (limitação de upload) que não consegui resolver até agora. Basicamente só ocorre com MacOS e sites com alta latência. O problema é específico do MacOS, ver abaixo.

Já pesquisei tudo e nada. Só acontece com a Claro, com a Vivo Fibra não acontecia. Tinha notado o mesmo problema com o Windows 10, mas não tenho mais para testar.

Por essas e outras, por melhor que seja o hardware e o processador M1/M2 da Apple, detesto com todas as minhas forças o MacOS, que coisa bem ruim esse OS)...

MacOS (upload limitado em situações de alta latência, oscila muito, fica geralmente na casa dos 100Mbps, apenas ocasionalmente passa dos 200Mbps):

Windows 11 - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:

Linux (DietPi 8.22) - normal - upload sempre ao redor de 300Mbps:
Você verificou se o MacOS tem controle de fluxo ativado na interface de rede?
E sobre acontecer somente com a Claro fibra e não com o Vivo fibra posso estar errado mas acredito que tenha relação com o fato da Vivo usar PPPoE e a Claro usar IPoE.

Última edição:
Você verificou se o MacOS tem controle de fluxo ativado na interface de rede?
E sobre acontecer somente com a Claro fibra e não com o Vivo fibra posso estar errado mas acredito que tenha relação com o fato da Vivo usar PPPoE e a Claro usar IPoE.

Sim, é a minha suspeita (controle de fluxo). Só que a m.... do MacOS não tem uma forma simples de alterar as configurações da placa de rede como tem no Windows. Vou verificar se tem como instalar o ethtool via brew no MacOS.

Editado: não tem ethtool no MacOS e não achei como mudar as configurações de Flow Control da ethernet... :mad:

Última edição:
aproveitando os "problemas estranhos", nesse fds não tinha futebol mesmo então eu fui retomar a "investigação" do wifi capado qdo troco de onu (quem acompanhou algumas msgs minhas anteriores - qdo eu tiro a hgu da vivo (q fica em bridge aqui) e coloco uma outra onu (testei a uf-loco e a xz000-g3), tudo fica lindo via cabo, mas o wifi é estranhamente afetado (na uf-loco download e upload ficam capados e na xz000-g3 o upload fica muito capado)

eu coloquei um outro roteador q eu tinha aqui (não wifi) p/ trabalhar com os meus ptos de acesso da ubiquiti (o edgerouter x) e o problema persistiu (mesmo sintomas que com o uxg-pro ou com o udm-pro - q eu testei no passado, ambos da ubiquiti)

dei uma fuçada nas configurações do "/padrão" da hgu da vivo p/ ver se tinha alguma config de LAN q chamasse a atenção e fosse diferente do q eu uso normalmente nos meus equipamentos, não achei nada tbm...

enfim, misterio continua.... cada vez mais tendo a achar q

1) hipótese mais improvável, é algum bug misterioso q afeta o wifi da ubiquiti - como já vi gente reclamando do mesmíssimo problema com o "omada", q é a "cópia" do unifi da tp-link, então é mais improvável ainda, ah não ser q seja um bug dessa estrutura de "controladoras centralizadas", não sei

2) alguma incompatibilidade com OLT da vivo na minha região mesmo.... algum problema na comunicação do perfil (o estranho é q só o wifi é afetado)

Users who are viewing this thread

Voltar