[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia! Ia comprar a vsol do ml, mas o frete pra minha região tá surreal, ia sair tudo por quase ~280 reais ou mais, até perdi a graça pra verificar o preço final, nesse caso, sem chances de comprar ela agora. Decidi pegar por enquanto o TP-Link XZ000-G3, que vendo alguns comentários aqui ele é mais simples pra configurar.

No meu caso que uso provedor regional, a mob, seria tranquilo a mudança? Ela usa o eg8145v5, odeio essa coisa, é bugado demais, mas tenho acesso total a ele, não é bloqueado e o firmware é o padrão da huawei, sem modificações.
Não é melhor só colocar o eg8145v5 em bridge e usae um roteador seu para fazer a maior parte do trabalho?

O TP-Link XZ000-G3 só funciona em algumas operadoras menos exigentes, pois tem menos opções de clonagem

Não é melhor só colocar o eg8145v5 em bridge e usae um roteador seu para fazer a maior parte do trabalho?

O TP-Link XZ000-G3 só funciona em algumas operadoras menos exigentes, pois tem menos opções de clonagem
Estou usando ele em bridge nesse momento, mas noto que ele nesse modo por algum motivo e não consigo saber o que está provocando, ele fica muito instável na comunicação com o ac68u. Muitas vezes fica em um carregamento eterno a página, preciso dar f5 para atualizar e abrir, downloads e uploads instáveis, não fica em uma média de velocidade, enttre outras coisas.

Muito obrigado! Deu certo!

Uma outra coisa que notei tbm depois que troquei pela v-sol, é que o outro roteador que faço rede mesh com o principal tá chegando tbm uma velocidade meio “capada”, antes alcançava a casa dos 930Mbps+-, hoje não passa de 650Mbps, mas aí já não acho que seja configuração na v-sol, deve ser algo no roteador principal pq nele a velocidade está como esperado 🤔
Como é a topologia da sua rede? E como você está testando a velocidade no seu roteador? Via rede cabeada ou Wifi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito obrigado! Deu certo!

Uma outra coisa que notei tbm depois que troquei pela v-sol, é que o outro roteador que faço rede mesh com o principal tá chegando tbm uma velocidade meio “capada”, antes alcançava a casa dos 930Mbps+-, hoje não passa de 650Mbps, mas aí já não acho que seja configuração na v-sol, deve ser algo no roteador principal pq nele a velocidade está como esperado 🤔
Lembre-se que co comando citado não salva a configuração. Se reiniciar a VSOL tem que rodar o comando novamente ou então testar a firmware custom que postaram ai.
Eu ainda não tive tempo de testar ela.

Bom dia @GuilhermeReis você pode utilizar esse passo a passo na documentação da mikrotik como exemplo

Mas não esqueça de fazer a configuração da gerencia do equipamento para não ficar sem acesso a ele e recomendo fazer as configurações com o Safe Mode ativado
Bom dia @dasilvaj4 Só não estou conseguindo passar o trafego da vlan100 entre as portas sfp, recebo na porta 1, crio a vlan e consigo achar o servidor pppoe, no entanto, quando crio a mesma vlan na porta 8 para testar, não encontra o pppoe. Configurei a bridge vlan 100 nas portas sfp 1 e 8 e bridge.
Tem alguma sugestão de onde posso estar errando?
Abraço!

crs309-vlan-config.jpg

Última edição:
Bom dia @dasilvaj4 Só não estou conseguindo passar o trafego da vlan100 entre as portas sfp, recebo na porta 1, crio a vlan e consigo achar o servidor pppoe, no entanto, quando crio a mesma vlan na porta 8 para testar, não encontra o pppoe. Configurei a bridge vlan 100 nas portas sfp 1 e 8 e bridge.
Tem alguma sugestão de onde posso estar errando?
Abraço!

No caso não há necessidade de estar criando as interface vlan100 no switch.
Do jeito que você fez ao conectar o seu router na sfp-sfpplus8, você deve criar a interface vlan no router, no switch a unica interface vlan que você precisa criar é a de gerencia pois as demais vlans você vai configurar na parte de bridge > vlans.
Desse modo você irá conseguir ter o HW Offloading das vlans e obter a performace máxima do switch

No caso não há necessidade de estar criando as interface vlan100 no switch.
Do jeito que você fez ao conectar o seu router na sfp-sfpplus8, você deve criar a interface vlan no router, no switch a unica interface vlan que você precisa criar é a de gerencia pois as demais vlans você vai configurar na parte de bridge > vlans.
Desse modo você irá conseguir ter o HW Offloading das vlans e obter a performace máxima do switch
Já removi as vlans no switch, no entanto ao configurar a vlan100 no router ele não encontra o pppoe

rb5009-vlan-erro-config.jpg

crs309-config-atual.jpg

Como é a topologia da sua rede? E como você está testando a velocidade no seu roteador? Via rede cabeada ou Wifi?

Lembre-se que co comando citado não salva a configuração. Se reiniciar a VSOL tem que rodar o comando novamente ou então testar a firmware custom que postaram ai.
Eu ainda não tive tempo de testar ela.
Aham, beleza! Eu não queria arriscar instalar outro firmware pra não ter risco de desconfigurar oq já foi feito, mesmo pq deu um trabalhinho pra conseguir encontrar e inserir as informações certas kkkk, de qualquer forma ficarei atento e qualquer coisa mais pra frente eu testo.

A respeito da rede, eu tenho apenas 2 roteadores, o principal (AX5400 Gamer) que faz mesh com outro (AX3000) via cabo ethernet. Único problema q vejo é que como 1 é versão global e o outro versão chinesa, eu não consigo ver no app nem no sistema web do roteador a rede mesh criada pra poder gerenciar algo, mas de qualquer forma o mesh funciona. A malha é criada automaticamente. É basicamente isso.

Algo que eu ainda não estou sabendo se funcionaria comigo ou não é se por exemplo, eu comprasse uma ONU que fosse epon ou xpon, eu teria uma internet funcional, mesmo estando em uma rede gpon?

Pessoal, alguém conhece algum caminho para "engenharia reversa" de credencias PPPoE?

A minha situação é a seguinte:
  1. Num sítio da família tenho um provedor local (WS Internet)
  2. A HGU que o provedor fornece é uma Fiberhome HG6143D completamente bloqueada (inclusive vem com um adesivo com letras garrafais dizendo que não é para fazer reset). Mudaram até a porta da interface web, só descobri a porta via nmap.
  3. Só para diversão, tentei ligar a VSOL clonando apenas o GPON SN (que tem na etiqueta da HGU) e para minha surpresa subiu de boa para "ONU Status O5".
  4. Porém como desconfiava, não conectou internet. Por testes de MTU que fiz com a HGU, já tinha concluído anteriormente que esse provedor usa PPPoE.
  5. De qualquer maneira, por via das dúvidas rodei um omcicli mib get 84 e parece que esse provedor não usa VLAN (só apareceu VLAN 0)
  6. Como não tenho os dados para a conexão PPPoE, não tenho como conectar à Internet.
Então é isso. Sem dados do PPPoE e sem acesso à HGU do provedor, não consegui usar a VSOL.

A única solução que pensei seria abrir a HGU do provedor, ver se tem conexão serial e tentar acesso root via UART para ver se eu conseguiria os dados. Mas sinceramente não estou a fim de mexer no equipamento do provedor, até pq se der alguma m*** não quero ficar sem internet.

Se alguém tiver alguma "luz" de alguma outra alternativa avisa aí.

Código:
AP#omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

VlanTagFilterData

=================================

EntityID: 0x00

FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 0

FwdOp:  0x10

NumOfEntries: 1

EntityID: 0x03

FwdOp:  0x00

NumOfEntries: 0

EntityID: 0x220

Última edição:
Pessoal, alguém conhece algum caminho para "engenharia reversa" de credencias PPPoE?

2. A HGU que o provedor fornece é uma Fiberhome HG6143D completamente bloqueada (inclusive vem com um adesivo com letras garrafais dizendo que não é para fazer reset). Mudaram até a porta da interface web, só descobri a porta via nmap.
  3. Só para diversão, tentei ligar a VSOL clonando apenas o GPON SN (que tem na etiqueta da HGU) e para minha surpresa subiu de boa para "ONU Status O5".
  4. Porém como desconfiava, não conectou internet. Por testes de MTU que fiz com a HGU, já tinha concluído anteriormente que esse provedor usa PPPoE.
  5. De qualquer maneira, por via das dúvidas rodei um omcicli mib get 84 e parece que esse provedor não usa VLAN (só apareceu VLAN 0)
  6. Como não tenho os dados para a conexão PPPoE, não tenho como conectar à Internet.
Então é isso. Sem dados do PPPoE e sem acesso à HGU do provedor, não consegui usar a VSOL.

A única solução que pensei seria abrir a HGU do provedor, ver se tem conexão serial e tentar acesso root via UART para ver se eu conseguiria os dados. Mas sinceramente não estou a fim de mexer no equipamento do provedor, até pq se der alguma m*** não quero ficar sem internet.

Código:
AP#omcicli mib get 84

VlanTagFilterData

tenho um cenário muito parecido mas pior: o provedor instalou uma fiberhome em bridge e para fazer a autenticação um Mikrotik hAP. Também nao fornecem nenhum dado. Daí eu conecto o roteador >> Mikrotik >> fiberhome
:que:

Código:
AP#omcicli mib get 84

VlanTagFilterData

Possíveis soluções:

1. UART no Fiberhome
2. Ler os dados do firmware com aquelas paradas que faz leitura de chip.
3. Ligar a ONT deles numa OLT SFP + um servidor pppoe.
4. Implorar para eles liberarem o acesso.

Código:
AP#omcicli mib get 84

VlanTagFilterData

Experimente desconectar a fibra da Fiberhome para ver se consegue acessá-la.

Experimente desconectar a fibra da Fiberhome para ver se consegue acessá-la.

Acesso eu consigo mesmo com fibra conectada, mas nenhuma senha conhecida funciona. Ao desconectar a fibra você sugere que alguma senha default poderia funcionar?

Screenshot-2023-10-14-at-20-20-44.png

Acesso eu consigo mesmo com fibra conectada, mas nenhuma senha conhecida funciona. Ao desconectar a fibra você sugere que alguma senha default poderia funcionar?

Screenshot-2023-10-14-at-20-20-44.png
É que tem ONU fiberhome que só dá para acessar quando a fibra é desconectada. Por isso que tinha sugerido isso.
Então a solução que vejo é fazer UART e extrair as informações necessárias da ONU.

Última edição:
Galera estou com um problema que não faço ideia o porque.

aqui uso Oi fibra na região nokia, acontece que pra funcionar na VSOL eu preciso alterar os filtros FwdOP nas portas 0xe102 0xe103 e 0xe10b

Fazendo essa alteração consigo "conectar" na internet.

Até então vinha funcionando normalmente. Só que fui testar uma firmware custom do O3, e agora pela VSOL eu só consigo acessar sites .com.br, qualquer site hospedado em .com, .net, etc. não carrega. Retornei ao firmware 1.9.4 e o problema persiste

O que pode ser isso? já liguei pra Oi, reiniciei o sinal e nada, só volta a funcionar quando conecto pela ONT padrão da operadora.

Última edição:
Já removi as vlans no switch, no entanto ao configurar a vlan100 no router ele não encontra o pppoe

rb5009-vlan-erro-config.jpg

crs309-config-atual.jpg
Primeiramente testa desmarcar o ingress filtering da "Interface <bridge>" no switch e veja se resolve, caso não resolva tenta fazer o teste rodando esses comando no switch com o safe mode ativado pois pode ser que perca acesso a ele pela e só consiga acesso se estiver configurado a vlan 50 no seu router.

Código:
/interface bridge vlan
add bridge=bridge comment=VLAN-GERENCIA tagged=bridge,sfp-sfpplus1,sfp-sfpplus2,sfp-sfpplus3,sfp-sfpplus4,sfp-sfpplus5,sfp-sfpplus6,sfp-sfpplus7,sfp-sfpplus8 vlan-ids=50
/interface bridge port
add bridge=bridge1 interface=sfp-sfpplus1 frame-types=admit-only-vlan-tagged
add bridge=bridge1 interface=sfp-sfpplus8 frame-types=admit-only-vlan-tagged

aqui uso Oi fibra na região nokia, acontece que pra funcionar na VSOL eu preciso alterar os filtros FwdOP nas portas 0xe102 0xe103 e 0xe10b

Até então vinha funcionando normalmente. Só que fui testar uma firmware custom do O3, e agora pela VSOL eu só consigo acessar sites .com.br, qualquer site hospedado em .com, .net, etc. não carrega. Retornei ao firmware 1.9.4 e o problema persiste

O que pode ser isso? já liguei pra Oi, reiniciei o sinal e nada, só volta a funcionar quando conecto pela ONT padrão da operadora.
Você deixa a VSOL em modo bridge ou modo router? Nela você usa somente IPV4 ou IPV6 também?

Primeiramente testa desmarcar o ingress filtering da "Interface <bridge>" no switch e veja se resolve, caso não resolva tenta fazer o teste rodando esses comando no switch com o safe mode ativado pois pode ser que perca acesso a ele pela e só consiga acesso se estiver configurado a vlan 50 no seu router.

Código:
/interface bridge vlan
add bridge=bridge comment=VLAN-GERENCIA tagged=bridge,sfp-sfpplus1,sfp-sfpplus2,sfp-sfpplus3,sfp-sfpplus4,sfp-sfpplus5,sfp-sfpplus6,sfp-sfpplus7,sfp-sfpplus8 vlan-ids=50
/interface bridge port
add bridge=bridge1 interface=sfp-sfpplus1 frame-types=admit-only-vlan-tagged
add bridge=bridge1 interface=sfp-sfpplus8 frame-types=admit-only-vlan-tagged
O problema era que o trafego precisava passar pela cpu do router. Bastou inserir a vlan 100 na bridge do router e... voilà!
Não sei se é correto, mas estou filtrando vlan tanto no router quanto no switch, só assim que pegou.
O interessante é que o hw offloading funciona muito bem... No cpu do switch CRS309 não passa de 1% com 1gbps. No router RB5009 fica uns 20% mas é por conta do trafego no cpu, l2+l3 e algumas regras de firewall.
Muito obrigado pela ajuda @dasilvaj4 !
crs309-config-vlan.jpg
router-rb5009-config-vlan.jpg

Resultado-speedtest-server-tim-santo-andr.jpg

Quanto a questão do upload lento, vou citar o doc do Anime400,

Mitigação de inundação Mikrotik GPON

Muitos dispositivos Mikrotik, como o RB5009, podem inundar o GPON com links de 2,5 Gb, excedendo a capacidade de upload de 1,25 Gb do GPON. Isso pode resultar em inundação de pacotes e descartes tardios. Para mitigar esse problema, considere aplicar o ajuste mencionado por Luckygecko1 @ Reddit
Em teoria, basta limitar o upload na interface, não no dispositivo mas sim no router que está inundando o dispositivo, pois o modulo e a onu vsol com chip RTL960x não são 2.5Gbps full duplex.
Me corrijam se estiver errado.
No momento estou utilizando o modulo SFP, vou testar mais tarde com a porta metálica da RB5009 de 2.5Gbps e posto resultados.

Edit: Não resolveu, mas aumentou o upload de 30Mbps para uns 200Mbps~300Mbps.

Última edição:

Galera, fiz mais uns testes e decobri q isso ta acontecendo porque só estou obtendo conexão ipv6. Quando desativo o ipv6 perco totalmente a conexão.

Muito esquisito porque usei por 1 mes a vsol em bridge e funcionava normal. Foi reiniciar q deu isso

Estranho neh...

Será que a Oi tem algo que detecta os equipamentos no lado do cliente e "detona" a conexão assim como está acontecendo com a sua?
Tentou reconfigurar por completo?
Sei lá, complicado até de opinar a respeito.

Galera, fiz mais uns testes e decobri q isso ta acontecendo porque só estou obtendo conexão ipv6. Quando desativo o ipv6 perco totalmente a conexão.

Muito esquisito porque usei por 1 mes a vsol em bridge e funcionava normal. Foi reiniciar q deu isso
Você já verificou se a VLAN está correta e se a mesma está em modo transparente? Não sei se esse equipamento funciona como roteador também mas caso você tenha outro roteador pra fazer a conexão é necessário que a ONT esteja no modo transparente, pelo menos aqui só pegou IPv4 dessa forma.

Você já verificou se a VLAN está correta e se a mesma está em modo transparente? Não sei se esse equipamento funciona como roteador também mas caso você tenha outro roteador pra fazer a conexão é necessário que a ONT esteja no modo transparente, pelo menos aqui só pegou IPv4 dessa forma.
Como eu faço isso na VSOL? Aqui eu uso ela + 1 roteador openwrt
Mas a VSol funciona como roteador tambem se necessário, porem eu quero usar ela em bridge

e tipo não é nem problema de config do roteador porque testei ligando nele e direto PC-Vsol, e nos dois casos estou sem ipv4

Estranho neh...

Será que a Oi tem algo que detecta os equipamentos no lado do cliente e "detona" a conexão assim como está acontecendo com a sua?
Tentou reconfigurar por completo?
Sei lá, complicado até de opinar a respeito.
cara então, pode ser uma possibilidade.

Conversando com o suporte da Oi eles me falaram que já tiveram casos que o cliente utiliza um equipamento não autentico e com isso eles não podem dar suporte.

então acho que eles devem ter ciência sim quando tentam conectar com outra ONT.

Última edição:

Verificou as configurações no seu roteador para ver se o problema não é nele? Não tem outro roteador para testar para ver se pega o IPV4?
A VSOL em modo router pegar IPV4? Se sim, o problema não é com ela.

Users who are viewing this thread

Voltar