[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Você pode tentar, aqui meu provedor usa HG8010H de onu e eu consegui clonar sem problemas.
Entendi, então deve funcionar de boas aqui, agora é partir para a compra da vsol. Fui ver essa do ml mas pra mim complica por um detalhe: frete. A bagaça do ml tá cobrando apenas 81 reais, isso o frete normal, o expresso passa dos 120 reais aí complica e muito.

Tem outro lugar confiável que tenha a vsol a venda?
 
Entendi, então deve funcionar de boas aqui, agora é partir para a compra da vsol. Fui ver essa do ml mas pra mim complica por um detalhe: frete. A bagaça do ml tá cobrando apenas 81 reais, isso o frete normal, o expresso passa dos 120 reais aí complica e muito.

Tem outro lugar confiável que tenha a vsol a venda?
Na Biostech não tem mais?

 
Pessoal tem ONU com porta 2.5 ou 10G ? É fácil remover HGU vivo ? Tô usando ele como bridge mas é um puta trambolho a ideia seria colocar uma ONU q é menor e tava pensando numa ONU já com porta 10g alguém pode indicar e informar se o processo é fácil ?
 
Na Biostech não tem mais?

Pesquisando nesse site não achei a V2802RH, as modelos V2802 só aparecem híbridas, no formato da V2802rh só tem a V2801RD/SG, não consegui encontrar a V2802rh no site.
 
Galera, me tira uma dúvida por gentileza...

Tenho um link 700/ 350 da Vivo configurado na região 1 na HGU GPT-2741GNAC-N1 em modo router ainda...
Se eu mudo ela para região 2, eu não consigo fazer ela funcionar...

Pois bem, ponte de feriado e ninguém em casa, bora fuçar em tudo que for possível antes da Vsol chegar :facepalm:

Peguei a HGU, fiz um back-up das configurações atuais e passei ela para modo bridge...
Criei o discador no note, configurei a vlan 10 na placa de rede e conectei...

Obtive 625 / 364, repeti o teste e nada mudou...

Fui na placa de rede e troquei a vlan 10 para a vlan 600 e fui testar, conectou :full:...

Obtive 636 / 150 no primeiro teste e depois 630 / 224 no segundo teste :thinking:

Alguém saberia me dizer porque consegui me conectar em ambas as vlans? Será que, teoricamente, mesmo a 10 sendo para região 1 (Telesp) e a 600 para a região (GVT) ambas se convergem e chegam ao mesmo ponto?

E a questão da o link (ou velocidade) estar abaixo, será que em modo bridge, meu perfil fica "cravado" no perfil "600" da Vivo?

Olhando o site deles, eles não comercializam mais o perfil de 600, ou é 700 ou é 500... Será que vale encher o saco do atendendo para ver se conseguem me mudar para 700? Mas porque no modo router, sobe 700???

Não contente, fiz outro teste:


Tirei a vlan 10 da placa de rede e criei o discador, conectei, testei e bateu em 680 / 333 agora :putz:

Curioso neh...

OBS: Peguei uma HGU com meu cunhado, da época em que ele assinava Vivo e eles largaram ela na casa dele, pluguei aqui na minha fibra e subiu com perfil 300 / 150 que ele tinha...

Joguei meu SLID na HGU dele e subiu com perfil 700 / 350 em modo router :medo:
 
Última edição:
Galera, me tira uma dúvida por gentileza...

Tenho um link 700/ 350 da Vivo configurado na região 1 na HGU GPT-2741GNAC-N1 em modo router ainda...
Se eu mudo ela para região 2, eu não consigo fazer ela funcionar...

Pois bem, ponte de feriado e ninguém em casa, bora fuçar em tudo que for possível antes da Vsol chegar :facepalm:

Peguei a HGU, fiz um back-up das configurações atuais e passei ela para modo bridge...
Criei o discador no note, configurei a vlan 10 na placa de rede e conectei...

Obtive 625 / 364, repeti o teste e nada mudou...

Fui na placa de rede e troquei a vlan 10 para a vlan 600 e fui testar, conectou :full:...

Obtive 636 / 150 no primeiro teste e depois 630 / 224 no segundo teste :thinking:

Alguém saberia me dizer porque consegui me conectar em ambas as vlans? Será que, teoricamente, mesmo a 10 sendo para região 1 (Telesp) e a 600 para a região antiga (GVT) ambas se convergem e chegam ao mesmo ponto?

E a questão da o link (ou velocidade) estar abaixo, será que em modo bridge, meu perfil fica "cravado" no perfil "600" da Vivo?

Olhando o site deles, eles não comercializam mais o perfil de 600, ou é 700 ou é 500... Será que valeu encher o saco do atendendo para ver se conseguem me mudar para 700? Mas porque no modo router, sobe 700???

Curioso neh...

OBS: Peguei uma HGU com meu cunhado, da época em que ele assinava Vivo e eles largaram ela na casa dele, pluguei aqui na miha fibra e subiu com perfil 300 / 150 que ele tinha...

Joguei meu SLID na HGU dele e subiu com perfil 700 / 350 em modo router :medo:
sobre a velocidade pode ocorrer de antes em router não estar comendo banda, agora em pppoe no note ou em outro router come um pouco de banda,
mas pode ser caso de verificar o perfil.
 
Bom dia pessoal, hoje deve chegar minha v-sol e finalmente vou tentar instala-la aqui substituindo a ONU da Fibra da Claro, mas tô com uma dúvida bem noob aqui: se der ruim algum procedimento, se eu voltar a ONU antiga vai funcionar de boa né? A tentativa de instalar a nova ONU v-sol não impacta em nada na antiga ONU da Claro né?
Na Claro é fácil configurar a VSOL. Com relação a ONT atual, sim ele continua funcionando normalmente.
 
sobre a velocidade pode ocorrer de antes em router não estar comendo banda, agora em pppoe no note ou em outro router come um pouco de banda,
mas pode ser caso de verificar o perfil.
Valeu @japa18244 ...

Por hora, são apenas testes e suposições...

Quando a VSol chegar junto com o switch gerenciável e o minipc com Openwrt estiver tomando conta de tudo, se não bater o perfil, ai eu vou torrar os caras rsrsr
 
Senhores no começo do ano troquei HGU da Vivo pelo TP-Link XZ000-G3, não consegui conectar.

Sera que com a V-SOL V2802RH conseguirei?

Cidade Sorocaba.
 
Pessoal, minha vsol deve chegar segunda feira, mas resolvi tentar novamente com a tx6610 + custom firmware. Ontem de noite fui preenchendo o tudo que achava que era, e abrir um powershell pingando infinitamente um ip, por estar no final da noite, cometi o erro de alterar algumas coisas e não olhar o ping, foi onde ela se conectou e pingou, acontece que eu desfiz essa configuração, o que tenho mais próximo dessa que deu certo é essa imagem ai, o que vcs acham que está errado? (VIVO 1)

dLpmigA.png
qual informação você colocou no equipamento id? Nunca consegui subir a tx6610 na FW Stock mas a custom como da pra editar as info OMCI talvez eu consigo, como consegui na ODI e na Vsol.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, me tira uma dúvida por gentileza...

Tenho um link 700/ 350 da Vivo configurado na região 1 na HGU GPT-2741GNAC-N1 em modo router ainda...
Se eu mudo ela para região 2, eu não consigo fazer ela funcionar...

Pois bem, ponte de feriado e ninguém em casa, bora fuçar em tudo que for possível antes da Vsol chegar :facepalm:

Peguei a HGU, fiz um back-up das configurações atuais e passei ela para modo bridge...
Criei o discador no note, configurei a vlan 10 na placa de rede e conectei...

Obtive 625 / 364, repeti o teste e nada mudou...

Fui na placa de rede e troquei a vlan 10 para a vlan 600 e fui testar, conectou :full:...

Obtive 636 / 150 no primeiro teste e depois 630 / 224 no segundo teste :thinking:

Alguém saberia me dizer porque consegui me conectar em ambas as vlans? Será que, teoricamente, mesmo a 10 sendo para região 1 (Telesp) e a 600 para a região (GVT) ambas se convergem e chegam ao mesmo ponto?

E a questão da o link (ou velocidade) estar abaixo, será que em modo bridge, meu perfil fica "cravado" no perfil "600" da Vivo?

Olhando o site deles, eles não comercializam mais o perfil de 600, ou é 700 ou é 500... Será que vale encher o saco do atendendo para ver se conseguem me mudar para 700? Mas porque no modo router, sobe 700???

Não contente, fiz outro teste:


Tirei a vlan 10 da placa de rede e criei o discador, conectei, testei e bateu em 680 / 333 agora :putz:

Curioso neh...

OBS: Peguei uma HGU com meu cunhado, da época em que ele assinava Vivo e eles largaram ela na casa dele, pluguei aqui na minha fibra e subiu com perfil 300 / 150 que ele tinha...

Joguei meu SLID na HGU dele e subiu com perfil 700 / 350 em modo router :medo:
Caso seus testes tenham sido feitos usando a HGU em Bridge, teoricamente não precisa criar discado com VLAN pois a HGU já está com a VLAN Tagged, pode ser que qdo vc jogou região 2 ela mudou a Vlan dela pra 600 e aí você teve a impressão que ao colocar a VID na placa de rede fez a diferença. Tenta reproduzir o teste numa Onu que seja VLAN Transparent tipo a RTF7000 ou a da Alcatel, aí tenta conectar colocando VID 600 na placa de rede e criando o discador, acredito que só vai funcionar qdo mudar pra VID 10.
 
Última edição:
A VSOL tem no mercado livre:

A vantagem a VSOL é a porta 2.5Gb que seria bem útil em plano de 1Gb, além de ser relativamente fácil configurá-la.
Muito obrigado, amigão. Vou pegar ela.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sugiro a VSOL como o @FabianoSR indicou. Ambas funcionar na Tim se você estiver em local de rede própria deles. Caso seja V.tal acho que só rola usar a Vsol mesmo.
Certo, irmão. Valeu também.
 
Senhores no começo do ano troquei HGU da Vivo pelo TP-Link XZ000-G3, não consegui conectar.

Sera que com a V-SOL V2802RH conseguirei?

Cidade Sorocaba.
Só testando colega...

Vários amigos aqui do post conseguiram...

Eu mesmo, comprei na expectativa de conseguir, mas vamos ver o que vai rolar...

Semana que vem chega a ONU e o switch gerenciável.
 
pessoal, deu certo aqui a troca da ONU da Claro Fibra pela V-Sol, só achei estranho o upload ficar bem abaixo do que eu tinha antes, ainda mais por ser fibra ótica, isso se dá por conta da ONT da V-Sol? É normal isso?

Independente se testo no meu celular ou em um notebook, o upload é na casa dos 350Mbps+-

 
pessoal, deu certo aqui a troca da ONU da Claro Fibra pela V-Sol, só achei estranho o upload ficar bem abaixo do que eu tinha antes, ainda mais por ser fibra ótica, isso se dá por conta da ONT da V-Sol? É normal isso?

Independente se testo no meu celular ou em um notebook, o upload é na casa dos 350Mbps+-


Volta umas páginas atrás que tem um comando que melhora o upload na vsol
 
rapaziada quais os valores aceitáveis de RX e TX power na fibra???

aqui estou com -22 de RX power e 1.17 de TX
 
pessoal, deu certo aqui a troca da ONU da Claro Fibra pela V-Sol, só achei estranho o upload ficar bem abaixo do que eu tinha antes, ainda mais por ser fibra ótica, isso se dá por conta da ONT da V-Sol? É normal isso?

Independente se testo no meu celular ou em um notebook, o upload é na casa dos 350Mbps+-


@FelipeSS qual era o comando mesmo?
 
alguém que tenha vsol e queira testar a velocidade em uma versão de teste do triple pode me ajudar?
me manda direct para enviar a firmware para testar se der certo o dev vai liberar uma versão com aquela correção da porta 2.5G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


image.png

pessoal, deu certo aqui a troca da ONU da Claro Fibra pela V-Sol, só achei estranho o upload ficar bem abaixo do que eu tinha antes, ainda mais por ser fibra ótica, isso se dá por conta da ONT da V-Sol? É normal isso?

Independente se testo no meu celular ou em um notebook, o upload é na casa dos 350Mbps+-



Segue o link do custom fw: https://www.tripleoxygen.net/files/devices/vsol/v2802rh/firmware/custom/V2802RH_V1.9.G_BETA.img

Provavelmente resolva este problema
 
Pessoal, criei uma montagem aqui pra ver se facilita alguém me ajudar, podem ligar uma letra a um número, assim fica mais fácil:
mpkTCRo.png
kaXRSp6.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@skullao no equipament id tinha colocado o "número de série", acho que agora vai facilitar ai, acho que são todas informações que tenho no hgu e pra alterar no tx-6610
 
Pessoal, criei uma montagem aqui pra ver se facilita alguém me ajudar, podem ligar uma letra a um número, assim fica mais fácil:
mpkTCRo.png
kaXRSp6.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@skullao no equipament id tinha colocado o "número de série", acho que agora vai facilitar ai, acho que são todas informações que tenho no hgu e pra alterar no tx-6610
Vou a ter conexão com a 6610 ou tá levando FAKE O5?
 
Já começo com uma dúvida que fica roubando meu tempo, tudo que eu faço eu refaça alterando algumas letras para maiúsculo e minúsculo, o serial gpon tem que ser como?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou a ter conexão com a 6610 ou tá levando FAKE O5?
não tenho conexão... em algum momento eu tinha conseguido pingar, mas dei bobeira e não vi o que tinha feito, depois tentei um monte de coisas e não consegui mais
 
Galera, comprei o switch mikrotik crs309 no qual espetei o modulo sfp odi DFP-34X-2C2 na porta sfp1. Meu provedor entrega na na vlan 100, alguém sabe transportar essa vlan para outra porta sfp exemplo a sfp2 que esta em bridge?
Estou fazendo isso pq a correção não esta funcionando para mim, continua limitando o upload mesmo ativando o flow control no mikrotik e na onu vsol.
 
Última edição:
Galera, comprei o switch mikrotik crs309 no qual espetei o modulo sfp odi DFP-34X-2C2 na porta sfp1. Meu provedor entrega na na vlan 100, alguém sabe transportar essa vlan para outra porta sfp exemplo a sfp2 que esta em bridge?
Estou fazendo isso pq a correção não esta funcionando para mim, continua limitando o upload mesmo ativando o flow control no mikrotik e na onu vsol.
Bom dia @GuilhermeReis você pode utilizar esse passo a passo na documentação da mikrotik como exemplo

Mas não esqueça de fazer a configuração da gerencia do equipamento para não ficar sem acesso a ele e recomendo fazer as configurações com o Safe Mode ativado
 
Muito obrigado! Deu certo!

Uma outra coisa que notei tbm depois que troquei pela v-sol, é que o outro roteador que faço rede mesh com o principal tá chegando tbm uma velocidade meio “capada”, antes alcançava a casa dos 930Mbps+-, hoje não passa de 650Mbps, mas aí já não acho que seja configuração na v-sol, deve ser algo no roteador principal pq nele a velocidade está como esperado 🤔
 
Bom dia! Ia comprar a vsol do ml, mas o frete pra minha região tá surreal, ia sair tudo por quase ~280 reais ou mais, até perdi a graça pra verificar o preço final, nesse caso, sem chances de comprar ela agora. Decidi pegar por enquanto o TP-Link XZ000-G3, que vendo alguns comentários aqui ele é mais simples pra configurar.

No meu caso que uso provedor regional, a mob, seria tranquilo a mudança? Ela usa o eg8145v5, odeio essa coisa, é bugado demais, mas tenho acesso total a ele, não é bloqueado e o firmware é o padrão da huawei, sem modificações.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo