[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Acabou de chegar aqui meu cabo de 30 cm e a roseta...

Detalhe: Achei que tinha comprado 1 roseta e vieram 8 no pacote... :facepalm:

Sou de Santo André, se alguém precisar de uma roseta, da um toque...

Vamos juntando as tralhas... :coolface:

ONU Vsol deve chegar entre 19 e 23/10
Switcht TP-Link entre 17 e 20/10

Última edição:
O acoplador serve para que?
Eu comprei a Vsol e reparei que tem o conector UPC, logo precisaria adaptar para APC.
Cabo da fibra é SC-APC macho, o cabo que compramos são duas pontas macho, SC-APC e SC-UPC, precisa do acoplador (também conhecida como emenda SC-APC) com os dois lados fêmeas, pra conectar os cabos da fibra e o que comprou...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabou de chegar aqui meu cabo de 30 cm e a roseta...

Vamos juntando as tralhas... :coolface:

ONU Vsol deve chegar entre 19 e 23/10
Switcht TP-Link entre 17 e 20/10
Eu ia fazer o que vc sugeriu, só que com meu raspberry pi 4, cheguei a comprar o sg108e, iria chegar hj, mas cancelei.

Te pergunto, vc viu muitos benchmarks desse esquema de montagem? Qual seria a perda quando o fluxo é muito grande?

Depois que comprei o switch que percebi que dava pra fazer isso usando o próprio openwrt como switch, mas ainda não consegui fazer...

Cabo da fibra é SC-APC macho, o cabo que compramos são duas pontas macho, SC-APC e SC-UPC, precisa do acoplador (também conhecida como emenda SC-APC) com os dois lados fêmeas, pra conectar os cabos da fibra e o que comprou...

Eu ia fazer o que vc sugeriu, só que com meu raspberry pi 4, cheguei a comprar o sg108e, iria chegar hj, mas cancelei.

Te pergunto, vc viu muitos benchmarks desse esquema de montagem? Qual seria a perda quando o fluxo é muito grande?

Depois que comprei o switch que percebi que dava pra fazer isso usando o próprio openwrt como switch, mas ainda não consegui fazer...

Sinceramente amigo, não vi nada disso, meu uso é residencial / home-office, acredito que não deva ter impactos tão grande assim ...

Quando chegar tudo, eu começo os labs...

Se nada rolar, vendo tudo e vida que segue com o lixo da HGU da Vivo :coolface:

Sinceramente amigo, não vi nada disso, meu uso é residencial / home-office, acredito que não deva ter impactos tão grande assim ...

Quando chegar tudo, eu começo os labs...

Se nada rolar, vendo tudo e vida que segue com o lixo da HGU da Vivo :coolface:
O que eu quero dizer, é que uma porta pra fazer tudo no roteador, pode ser que gargalhe.

Sim concordo...esse pode ser realmente um gargalo.

O ideal é ter ao menos 2 placas, uma para lan e outra para wan

Pessoal, removi o modem da Oi com ODI, porém minha mãe faz questão do telefone fixo. Com esse conversor eu conseguiria utilizar o fixo? Se não, existe outra opção? Minha dúvida é relacionada as configurações do ODI, já que nele não há qualquer configuração de VOIP.
Precisaria ver se com o ODI dá para criar a VLAN do VOIP. Ai daria para usar um telefone IP, penso eu. Mas acredito que seria necessário um switch gerenciável também para configurar um das saídas na VLAN do VOIP.

Estou aqui brigando com a onu (ont) da Alcatel Lucent...

Interessante que ela tem sincronismo na rede, quando o Power, o Optical e o Lan ficam acessos...
Seguindo umas orientações que o @HFS me passou a dois anos atrás, eu consigo entrar nas configurações dela, consigo dar um "Retrive SLID" e consigo inserir um SLID, mas não consigo navegador de forma alguma criando o discados PPOE no meu note e setando a vlan 10 na placa de rede gigabit...
Quando eu inseri o SLID, eu inseri o SLID que está na minha HGU da Vivo...
Com isso, eu acredito que terei que clonar o MAC da HGU, concordam pessoal?
Se sim e eu estou certo, ainda não é possível clonar o MAC da HGU na Vsol, correto?

Agora, por outro lado, eu pego a Askey RTF7000, plugo e consigo navegar numa boa, limitado a 400 de down / 120 (um pouco mais as vezes) de up...

Estou tentando ver que raios de SLID a ASKEY está usando para liberar ao menos a navegação com a velocidade parcial.

Estou aqui brigando com a onu (ont) da Alcatel Lucent...

Interessante que ela tem sincronismo na rede, quando o Power, o Optical e o Lan ficam acessos...
Seguindo umas orientações que o @HFS me passou a dois anos atrás, eu consigo entrar nas configurações dela, consigo dar um "Retrive SLID" e consigo inserir um SLID, mas não consigo navegador de forma alguma criando o discados PPOE no meu note e setando a vlan 10 na placa de rede gigabit...
Quando eu inseri o SLID, eu inseri o SLID que está na minha HGU da Vivo...
Com isso, eu acredito que terei que clonar o MAC da HGU, concordam pessoal?
Se sim e eu estou certo, ainda não é possível clonar o MAC da HGU na Vsol, correto?

Agora, por outro lado, eu pego a Askey RTF7000, plugo e consigo navegar numa boa, limitado a 400 de down / 120 (um pouco mais as vezes) de up...

Estou tentando ver que raios de SLID a ASKEY está usando para liberar ao menos a navegação com a velocidade parcial.
Mais um sinal que é pra essa Alcatel vir pro pai aqui. Rs

alguém que tenha vsol e queira testar a velocidade em uma versão de teste do triple pode me ajudar?
me manda direct para enviar a firmware para testar se der certo o dev vai liberar uma versão com aquela correção da porta 2.5G

Boa noite!

solicitei para o dev do tripleoxygen fazer a alteração port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control conforme voces comentaram ai.

perguntei pra ele se consegue deixar esse comando definitivo na custom.

vamos aguardar!
image.png

alguém que tenha vsol e queira testar a velocidade em uma versão de teste do triple pode me ajudar?
me manda direct para enviar a firmware para testar se der certo o dev vai liberar uma versão com aquela correção da porta 2.5G

image.png
Atualizei aqui

joguei comando no terminal segue print abaixo, depois de reiniciar umas 2x se manteve o comando, só não consigo testar a velocidade.

image.png

minha internet é 300/150 fiz um teste em miami e passou dos 50mb no upload.

image.png

para aqueles que não confiam no custom firmware, pedi para os dev da VSOL tentar criar uma firmware com esse comando fixado.
espero que eles façam :D

Última edição:
Mais um sinal que é pra essa Alcatel vir pro pai aqui. Rs
Essa aqui é outra brother...
Aquela do meu camarada, funciona belezinha tanto aqui quanto lá na casa dele, tanto que ele está usando lá.
Eu peguei uma outra dessa e estou tentando fazer funcionar.
Hoje é feriado, nem vou mexer com nada disso, logo mais vou sair com meu fiote, curtir um pouco.

Última edição:
Precisaria ver se com o ODI dá para criar a VLAN do VOIP. Ai daria para usar um telefone IP, penso eu. Mas acredito que seria necessário um switch gerenciável também para configurar um das saídas na VLAN do VOIP.
Ainda não testei na operadora OI porém o VOIP na vivo (em modo bridge pelo XZ000-G3) é possível configurar VLAN para possibilitar o funcionamento no IPTV e VOIP, no entanto essa configuração tem que ser feito no roteador. Eu tenho um ER605 v2 e lá consigo associar a vlan (220 no caso da oi, por exemplo) a porta onde chega o link da internet na qual vc quer habilitar o serviço.

Alguém conhece alguma forma de se trocar o MAC ADDRESS da Askey RFT700?
Queria tentar entender porque ela funciona com velocidade limitada na rede da Vivo, queria tentar colocar o MAC da HGU da Vivo nela para ver se sobe 700 / 350 nela.
O @HFS disse que a dele está topando nos 980, então, eu creio que aqui na minha área - Vivo1, teria que clonar o mac para subir 100% igual na HGU.

• Curtir
Reações: HFS
Alguém conhece alguma forma de se trocar o MAC ADDRESS da Askey RFT700?
Queria tentar entender porque ela funciona com velocidade limitada na rede da Vivo, queria tentar colocar o MAC da HGU da Vivo nela para ver se sobe 700 / 350 nela.
O @HFS disse que a dele está topando nos 980, então, eu creio que aqui na minha área - Vivo1, teria que clonar o mac para subir 100% igual na HGU.
Só vi a dele ultrapassar 300mb até hoje, em mais de um sítio com Vivo 1 instalada e com esse modelo sendo utilizado. Vai ver a dele veio do lote bom.

Caraiii...

Só falta quando chegar o switch, ligar no mini-pc e saporra funcionar corretamente...

Ai o tonto aqui gastou 160 lulas na V-Sol a toa...

Vendo aqui no forum rapidinho, porque pelo jeito, o pessoal disputa a tapa essa ONU 🤣🤣🤣🤣
Atualmente eu uso a ONU SFP com o conversor.
Deu trabalho pra subir na Vivo 1, sobretudo por aqui ser uma área original Fibra (cobertura de 2009) OLT Alcatel.

Milagre dos milagres.
Pois é.

Uma que travava aqui em uns 400mbps +- é aquela Blu-castle.

Atualmente eu uso a ONU SFP com o conversor.
Deu trabalho pra subir na Vivo 1, sobretudo por aqui ser uma área original Fibra (cobertura de 2009) OLT Alcatel.

Pois é.

Uma que travava aqui em uns 400mbps +- é aquela Blu-castle.
Eu tenho uma dessas mas nem testei nos 700mb. Vou esperar eles corrigirem o perfil primeiro. ODI e VSOL funcionam lisas na Vivo e concordo que no começo da trabalho acertar as configs delas. Alcatel i-240g-p e edgecore tb batem no talo. OLT Alcatel tb.

Pessoas entendidas do assunto, boa noite!

Eu possuo atualmente Fibra da TIM com rede da TIM mesmo e quero retirar o modem dela F@AST 5657 e substituir por um equipamento melhor.

Minha intenção é montar o setup com: VSOL V2802RH + RT-AX86U.

Mas também gostaria de saber entre a VSOL V2802RH e Ubiquiti UF LOCO , qual das duas e onde eu posso comprar em algum local com preço camarada? Poderia indicar?

Valeu!

Eu possuo atualmente Fibra da TIM com rede da TIM mesmo e quero retirar o modem dela F@AST 5657 e substituir por um equipamento melhor.

Mas também gostaria de saber entre a VSOL V2802RH e Ubiquiti UF LOCO , qual das duas e onde eu posso comprar em algum local com preço camarada? Poderia indicar?

Valeu!
A VSOL tem no mercado livre:

A vantagem a VSOL é a porta 2.5Gb que seria bem útil em plano de 1Gb, além de ser relativamente fácil configurá-la.

Valeu!
Sugiro a VSOL como o @FabianoSR indicou. Ambas funcionar na Tim se você estiver em local de rede própria deles. Caso seja V.tal acho que só rola usar a Vsol mesmo.

Bom dia pessoal, hoje deve chegar minha v-sol e finalmente vou tentar instala-la aqui substituindo a ONU da Fibra da Claro, mas tô com uma dúvida bem noob aqui: se der ruim algum procedimento, se eu voltar a ONU antiga vai funcionar de boa né? A tentativa de instalar a nova ONU v-sol não impacta em nada na antiga ONU da Claro né?

Bom dia. Gente, em provedores pequenos esse procedimento de troca de ont também funciona?

Estou querendo comprar essa vsol, mas queria ter certeza que vai funcionar pra mim. Meu provedor é a mob, ela usa o eg8145v5, eu consigo usar a vsol no lugar sem problemas?

Bom dia. Gente, em provedores pequenos esse procedimento de troca de ont também funciona?

Estou querendo comprar essa vsol, mas queria ter certeza que vai funcionar pra mim. Meu provedor é a mob, ela usa o eg8145v5, eu consigo usar a vsol no lugar sem problemas?
provedor na oi e acredito que todos provedores fica atrelado ou macadress do modem ou serial pra ele da link no provedor se troca modem vai ter q liga pro provedor e passar serial e mac adress do modem novo pra eles alterarem la e modem de fato funcionar, se so trocfa modem nao deve nem acender "link"

Você pode tentar, aqui meu provedor usa HG8010H de onu e eu consegui clonar sem problemas.

Bom dia pessoal, hoje deve chegar minha v-sol e finalmente vou tentar instala-la aqui substituindo a ONU da Fibra da Claro, mas tô com uma dúvida bem noob aqui: se der ruim algum procedimento, se eu voltar a ONU antiga vai funcionar de boa né? A tentativa de instalar a nova ONU v-sol não impacta em nada na antiga ONU da Claro né?
Deve funcionar de boas porque você não irá alterar nada na ONU antiga, concorda? Só vai mesmo pegar os dados dela e colocar na Vsol.

A VSOL tem no mercado livre:

A vantagem a VSOL é a porta 2.5Gb que seria bem útil em plano de 1Gb, além de ser relativamente fácil configurá-la.
Foi essa que eu comprei e deve chegar na semana que vem...

Deve funcionar de boas porque você não irá alterar nada na ONU antiga, concorda? Só vai mesmo pegar os dados dela e colocar na Vsol.
sim, exato.. tbm penso assim, é q como não manjo muito fico sempre com receio de impactar em algo, mas valeu! Dando certo depois posto aqui os testes

Pessoal, minha vsol deve chegar segunda feira, mas resolvi tentar novamente com a tx6610 + custom firmware. Ontem de noite fui preenchendo o tudo que achava que era, e abrir um powershell pingando infinitamente um ip, por estar no final da noite, cometi o erro de alterar algumas coisas e não olhar o ping, foi onde ela se conectou e pingou, acontece que eu desfiz essa configuração, o que tenho mais próximo dessa que deu certo é essa imagem ai, o que vcs acham que está errado? (VIVO 1)

dLpmigA.png

Users who are viewing this thread

• Voltar