[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

A VSOL de vocês também fica inacessível depois de alguns minutos? Aqui para voltar a ter acesso preciso ou desconectar o cabo e reconectar ou desativar e reativar a interface.

Aqui isso não acontece. O acesso continua normal. Uso a VSOL em modo bridge e acesso a mesma via WAN do roteador (precisei criar uma interface com IP 192.168.0.2 no OpenWrt já que minha VSOL tem o IP 192.168.0.1).
 
Gere o mackey no SSH da ODI: echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

Troque o MAC_ADDR_UPPERCASE pelo seu mac em caixa alta.
Muito obrigado pela dica. Consegui listar a VLAN (omcicli mib get 84) após eu ter gerado esse mackey e ter resetado o conversor de mídia (desligar, esperar 10 segundos e ligar novamente).
Utilizo OI (Vtal) e está funcionando perfeitamente através no roteador ER605, inclusive eu tive que deixar a VLAN em modo transparente no ODI e inserir a VLAN diretamente no roteador. Segue as imagens abaixo:

ER605-1.png

ER605-2.png
 
QLE3442



Use o ediag para editar as configs da nvram da placa ( 2º link acima ). Após tem que usar um driver modificado para habilitar o 2500BASE-X.
vou encomendar aqui e tentar, valeu mesmo a dica, não tava encontrando caminho
 
Aqui isso não acontece. O acesso continua normal. Uso a VSOL em modo bridge e acesso a mesma via WAN do roteador (precisei criar uma interface com IP 192.168.0.2 no OpenWrt já que minha VSOL tem o IP 192.168.0.1).
Foi o que eu fiz, mas no pfSense. Porém depois de alguns minutos a VSOL fica inacessível.
2023-10-08-23-04-19-router-home-Status-Dashboard-Mozilla-Firefox.png


E no firewall aparece isso aqui:
2023-10-08-23-06-57-router-home-Status-System-Logs-Firewall-Normal-View-Mozilla-Firefox.png


O ip 192.168.2.1 é da ONU VSOL. Será que preciso adicionar alguma regra no firewall para resolver a questão?
 
No caso da VSOL, o melhor é usar o modo assíncrono em relação ao modo síncrono?
Aqui colocando em asy ou sem não fez muita diferença, porém estou deixando sem.

Deixar vlan da wan(openwrt) na mesma vlan10 da vivo1 poderia valer o teste?
Não vai dar certo, precisa ser Vlan 1 ou 4005, o 10 já está sendo usado pelo Vsol se num me engano.

A VSOL de vocês também fica inacessível depois de alguns minutos? Aqui para voltar a ter acesso preciso ou desconectar o cabo e reconectar ou desativar e reativar a interface.
Aqui eu não perco o acesso ao Vsol pelo menos no painel web, só sei que quando deixo aberto o telnet e ele se fecha sozinho depois de uns minutos, eu acabo perdendo o acesso a ele vai lá se saber porque, mas de resto funciona normal.

Obs: está usando algum checker nesse pfsense pra ver se está dando ping? Vai que o Vsol esteja bloqueando isso devido a tantos requests.
 
Pessoal, bom dia...

Estou lendo o tópico inteiro, mas ainda estou na página 20 hehe...

Estou em Santo André e tenho fibra Vivo, 700 / 350, perfil 1 Vivo (antiga Telefonica)...

Estou para comprar a ONU V-sol V2802rh=, em torno de R$ 160,00...

Já possuo um mini pc Celeron com apenas uma lan e um mini switch gerenciável, TP-Link TL-SG108E para trabalhar com vlan no mini-pc se for preciso...

Eu tinha a ideia de comprar a onu Tp_link XZ000-G3 (em torno de R$ 80,00) e tentar desbloquear ela com o firmware do Van Tech Corner, mas vi que ele não disponibilizou o firmware pronto nos links, teria que pegar um dos vídeos onde um carinha ensinou ele a fazer e criar o arquivo antes, mas estou com receio de não funcionar... Já vi vídeo de um cara que funcionou e outros que não funcionaram, complicado viu.

Eu tenho uma Askey RTF7000 da própria Vivo e não consegui fazer funcionar, talvez tenha errado em alguma cfg... Um colega me emprestou uma Alcate-Lucent antiga para testes, a I-240g-p e também não consegui ajustar ela (noobisse???) enfim, devolvi ela.

Será que a V-sol vai funcionar de boas aqui?

Abraços ai pessoal
 
Última edição:
Pessoal, bom dia...

Estou lendo o tópico inteiro, mas ainda estou na página 20 hehe...

Estou em Santo André e tenho fibra Vivo, 700 / 350, perfil 1 Vivo (antiga Telefonica)...

Estou para comprar a ONU V-sol V2802rh=, em torno de R$ 160,00...

Já possuo um mini pc Celeron com apenas uma lan e um mini switch gerenciável, TP-Link TL-SG108E para trabalhar com vlan no mini-pc se for preciso...

Eu tinha a ideia de comprar a onu Tp_link XZ000-G3 (em torno de R$ 80,00) e tentar desbloquear ela com o firmware do Van Tech Corner, mas vi que ele não disponibilizou o firmware pronto nos links, teria que pegar um dos vídeos onde um carinha ensinou ele a fazer e criar o arquivo antes, mas estou com receio de não funcionar... Já vi vídeo de um cara que funcionou e outros que não funcionaram, complicado viu.

Eu tenho uma Askey RTF7000 da própria Vivo e não consegui fazer funcionar, talvez tenha errado em alguma cfg... Um colega me emprestou uma Alcate-Lucent antiga para testes, a I-240g-p e também não consegui ajustar ela (noobisse???) enfim, devolvi ela.

Será que a V-sol vai funcionar de boas aqui?

Abraços ai pessoal
Se você avançar pras ultimas paginas, você verá que Vsol é o coringa e está funcionando 99% em todos os provedores até o momento depois do grande update do triple kk
 
Pessoal, bom dia...

Estou lendo o tópico inteiro, mas ainda estou na página 20 hehe...

Estou em Santo André e tenho fibra Vivo, 700 / 350, perfil 1 Vivo (antiga Telefonica)...

Estou para comprar a ONU V-sol V2802rh=, em torno de R$ 160,00...

Já possuo um mini pc Celeron com apenas uma lan e um mini switch gerenciável, TP-Link TL-SG108E para trabalhar com vlan no mini-pc se for preciso...

Eu tinha a ideia de comprar a onu Tp_link XZ000-G3 (em torno de R$ 80,00) e tentar desbloquear ela com o firmware do Van Tech Corner, mas vi que ele não disponibilizou o firmware pronto nos links, teria que pegar um dos vídeos onde um carinha ensinou ele a fazer e criar o arquivo antes, mas estou com receio de não funcionar... Já vi vídeo de um cara que funcionou e outros que não funcionaram, complicado viu.

Eu tenho uma Askey RTF7000 da própria Vivo e não consegui fazer funcionar, talvez tenha errado em alguma cfg... Um colega me emprestou uma Alcate-Lucent antiga para testes, a I-240g-p e também não consegui ajustar ela (noobisse???) enfim, devolvi ela.

Será que a V-sol vai funcionar de boas aqui?

Abraços ai pessoal
Essa ONU Askey RTF7000, foi literalmente a pior que a Vivo forneceu, ela tem limitação de HW e não consegue entregar mais que 300mb, mas a configuração é simples, só acessar por Telnet e colocar teu SLID, pergunta se teu amigo não descola a Alcatel no precinho, sou teu vizinho. Moro em SP. A Vsol funciona na Vivo 1, já fiz subir na minha, mas precisa ser configurada, não basta só colocar o PLOAM/SLID e ser feliz kkkk. Mas na página 1 tem diversos posts de sucesso da galera configurando e postando como fez, literalmente só replicar.
 
Pessoal, bom dia...

Estou lendo o tópico inteiro, mas ainda estou na página 20 hehe...

Estou em Santo André e tenho fibra Vivo, 700 / 350, perfil 1 Vivo (antiga Telefonica)...

Estou para comprar a ONU V-sol V2802rh=, em torno de R$ 160,00...

Já possuo um mini pc Celeron com apenas uma lan e um mini switch gerenciável, TP-Link TL-SG108E para trabalhar com vlan no mini-pc se for preciso...

Eu tinha a ideia de comprar a onu Tp_link XZ000-G3 (em torno de R$ 80,00) e tentar desbloquear ela com o firmware do Van Tech Corner, mas vi que ele não disponibilizou o firmware pronto nos links, teria que pegar um dos vídeos onde um carinha ensinou ele a fazer e criar o arquivo antes, mas estou com receio de não funcionar... Já vi vídeo de um cara que funcionou e outros que não funcionaram, complicado viu.

Eu tenho uma Askey RTF7000 da própria Vivo e não consegui fazer funcionar, talvez tenha errado em alguma cfg... Um colega me emprestou uma Alcate-Lucent antiga para testes, a I-240g-p e também não consegui ajustar ela (noobisse???) enfim, devolvi ela.

Será que a V-sol vai funcionar de boas aqui?

Abraços ai pessoal
Bom dia.
Eu tenho duas unidades do XZ000-G3 v1.0. Havia comprado a primeira para substituir aquele trambolho da vivo visto que já tenho um sistema de rede inteligente aqui em casa, e pra ser sincero foi bem fácil. Eu inseri o serial Gpon (convertendo as quatro primeiras letras em um código hexadecimal) e o SLID que no meu caso foi 9999999999, depois setei a VLAN 600 e inseri o login e senha pppoe no roteador, porém isso pode variar de acordo com a OLT/ONT da região (isso diz respeito ao modo de autenticação usado).
A segunda unidade que utilizei do XZ000-G3 foi para substituir o modem da OI porém tive que fazer o processo de teardown que vc mencionou o qual não obtive sucesso. Tem um membro que conseguiu liberar as configurações "escondidas" do XZ000-G3 via html mas ainda não tentei, como não estava a fim de esperar eu comprei aquele módulo ODI DFP-34X-2C2 e em fim consegui me livrar do modem da OI e deixar a conexão em bridge.
 
Bom dia.
Eu tenho duas unidades do XZ000-G3 v1.0. Havia comprado a primeira para substituir aquele trambolho da vivo visto que já tenho um sistema de rede inteligente aqui em casa, e pra ser sincero foi bem fácil. Eu inseri o serial Gpon (convertendo as quatro primeiras letras em um código hexadecimal) e o SLID que no meu caso foi 9999999999, depois setei a VLAN 600 e inseri o login e senha pppoe no roteador, porém isso pode variar de acordo com a OLT/ONT da região (isso diz respeito ao modo de autenticação usado).
A segunda unidade que utilizei do XZ000-G3 foi para substituir o modem da OI porém tive que fazer o processo de teardown que vc mencionou o qual não obtive sucesso. Tem um membro que conseguiu liberar as configurações "escondidas" do XZ000-G3 via html mas ainda não tentei, como não estava a fim de esperar eu comprei aquele módulo ODI DFP-34X-2C2 e em fim consegui me livrar do modem da OI e deixar a conexão em bridge.
Esse SLID no valor de
Voce encontrou na olt ou chutou? Sou da regiao2 mas o meu caso não havia dado certo, porém eu deixava em branco o SLID.
 
Esse SLID no valor de

Voce encontrou na olt ou chutou? Sou da regiao2 mas o meu caso não havia dado certo, porém eu deixava em branco o SLID.
Normalmente no menu de instalador do modem da vivo tem o código SLID mas no meu caso não tinha, então após uma pesquisa em alguns forums eu fiquei sabendo que quando não tem senha vc preenche com dessa forma ou deixa em branco.
Da uma olhada nesse link que talvez possa te ajudar: (a partir dos 2min50seg ele começa a falar sobre onde achar o SLID).
 
Normalmente no menu de instalador do modem da vivo tem o código SLID mas no meu caso não tinha, então após uma pesquisa em alguns forums eu fiquei sabendo que quando não tem senha vc preenche com dessa forma ou deixa em branco.
Da uma olhada nesse link que talvez possa te ajudar: (a partir dos 2min50seg ele começa a falar sobre onde achar o SLID).

No meu caso não deu certo, mais pra frente quando tivermos mais informações eu tente de novo
 
tem como deixar a vlan transparent na VSOL? queria fazer um teste p/ saber se consigo puxar a VLAN direto no roteador pelo openwrt
Interessante...
Pois eu comprei o swicth inteligente para fazer a vlan no mini pc, igual a esse vídeo do Van Tech Corner:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa ONU Askey RTF7000, foi literalmente a pior que a Vivo forneceu, ela tem limitação de HW e não consegue entregar mais que 300mb, mas a configuração é simples, só acessar por Telnet e colocar teu SLID, pergunta se teu amigo não descola a Alcatel no precinho, sou teu vizinho. Moro em SP. A Vsol funciona na Vivo 1, já fiz subir na minha, mas precisa ser configurada, não basta só colocar o PLOAM/SLID e ser feliz kkkk. Mas na página 1 tem diversos posts de sucesso da galera configurando e postando como fez, literalmente só replicar.
Show...
Vou trocar uma ideia com ele e qualquer coisa, volto aqui te falar...
De repente a gente troca alguma informação a respeito das configurações ai.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia.
Eu tenho duas unidades do XZ000-G3 v1.0. Havia comprado a primeira para substituir aquele trambolho da vivo visto que já tenho um sistema de rede inteligente aqui em casa, e pra ser sincero foi bem fácil. Eu inseri o serial Gpon (convertendo as quatro primeiras letras em um código hexadecimal) e o SLID que no meu caso foi 9999999999, depois setei a VLAN 600 e inseri o login e senha pppoe no roteador, porém isso pode variar de acordo com a OLT/ONT da região (isso diz respeito ao modo de autenticação usado).
A segunda unidade que utilizei do XZ000-G3 foi para substituir o modem da OI porém tive que fazer o processo de teardown que vc mencionou o qual não obtive sucesso. Tem um membro que conseguiu liberar as configurações "escondidas" do XZ000-G3 via html mas ainda não tentei, como não estava a fim de esperar eu comprei aquele módulo ODI DFP-34X-2C2 e em fim consegui me livrar do modem da OI e deixar a conexão em bridge.
Sim sim, esse é igual ao do vídeo que eu vi que o @Cassius_rb postou...
Me pareceu ser bem simples mesmo.
O interessante é que a Vsol já suporta 2,5 Gb...
Único detalhe é que aqui na minha área, a internet é entregue na vlan 10 ao invés da 600, mas é só trocar na configuração.
 
O interessante é que a Vsol já suporta 2,5 Gb...
Único detalhe é que aqui na minha área, a internet é entregue na vlan 10 ao invés da 600, mas é só trocar na configuração.
Se você está usando a Vivo região 1, vai precisar trocar a vlan default que o Vsol usa com esse comando

Código:
cfgmib set LAN_VLAN_ID2 0xfcb
restart
 
Foi o que eu fiz, mas no pfSense. Porém depois de alguns minutos a VSOL fica inacessível.
2023-10-08-23-04-19-router-home-Status-Dashboard-Mozilla-Firefox.png


E no firewall aparece isso aqui:
2023-10-08-23-06-57-router-home-Status-System-Logs-Firewall-Normal-View-Mozilla-Firefox.png


O ip 192.168.2.1 é da ONU VSOL. Será que preciso adicionar alguma regra no firewall para resolver a questão?

Nunca usei o pfSense, mas pelo log acima parece que o mesmo está bloquando o acesso ao teu modem devido à uma regra do firewall (ou seja, não é o VSOL que tá caindo, mas o pfSense parece estar bloqueando o acesso ao mesmo).

Dá uma conferida nessa regra do firewall (1000000103), parece que a mesmo está sendo "triggada" por alguma coisa no teu firewall.

Código:
MODEM Default deny rule IPv4 (1000000103)
 
Bora lá, só aguardar chegar a parafernália toda...

MINI PC Celeron com um lan - comprado, Openwrt instalada e rodando liso liso... com 2 GB de RAM vai que vai...​
Switch TP-LInk TS-SG108E - comprado​
ONU Vsol - comprada

Agora, é continuar lendo o tópico e quando eles chegarem, colocar tudo em prática...

Vamos ver como as coisas andarão por aqui...​

 
Bora lá, só aguardar chegar a parafernália toda...

MINI PC Celeron com um lan - comprado, Openwrt instalada e rodando liso liso... com 2 GB de RAM vai que vai...​
Switch TP-LInk TS-SG108E - comprado​
ONU Vsol - comprada​
Agora, é continuar lendo o tópico e quando eles chegarem, colocar tudo em prática...​
Vamos ver como as coisas andarão por aqui...​


Eu tenho dois TP-Link TS-SG108E. Note que o mesmo vem com flow control desativado. No meu caso que tenho eles cascateados com switches não gerenciáveis, que tem flow control ativo por default, percebi alguns pequenos problemas que resolvi ativando o flow control no TP-LInk TS-SG108E. Mais detalhes aqui.

Note que existem discussões "filosóficas" sobre o fato que seria melhor deixar o flow control desativado e deixar o stack de TCP/IP resolver a perda e/ou retransmissão de pacotes. Eu particularmente prefiro deixar ativo e que essas questões sejam resolvidas na layer 2 (Ethernet) mesmo, e também porque todos os switches não gerenciáveis tem flow-control ativos por detaulf. Mas é apenas minha preferência pessoal...
 
Última edição:
Só um detalhe que me veio na cabeça agora...

Comprei a ONU no ML e nção estava especificado qual conector vem nela (verde ou azul).
Aqui, minha Vivo é verde (acho que de todo mundo é)...
Se a ONU vier com o conector azul, vou precisar trocar, certo? Me corrijam se eu estiver errado, mas o nome dele é roseta (algo assim).
 
Só um detalhe que me veio na cabeça agora...

Comprei a ONU no ML e nção estava especificado qual conector vem nela (verde ou azul).
Aqui, minha Vivo é verde (acho que de todo mundo é)...
Se a ONU vier com o conector azul, vou precisar trocar, certo? Me corrijam se eu estiver errado, mas o nome dele é roseta (algo assim).
Esta ONU só vem com conector UPC (azul). Vai precisar usar ou um cordão óptico com pontas UPC / APC ou comprar um adaptador. Aqui usei o cordão óptico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nunca usei o pfSense, mas pelo log acima parece que o mesmo está bloquando o acesso ao teu modem devido à uma regra do firewall (ou seja, não é o VSOL que tá caindo, mas o pfSense parece estar bloqueando o acesso ao mesmo).

Dá uma conferida nessa regra do firewall (1000000103), parece que a mesmo está sendo "triggada" por alguma coisa no teu firewall.

Código:
MODEM Default deny rule IPv4 (1000000103)
Acho que era esse o problema mesmo. Adicionei uma regra no firewall que parece ter resolvido o problema.
 
Tem o link desse cordão ótico? Pode ser ML mesmo...

Edit: Pode ser esse aqui?

Valeu
Esse aqui por exemplo:

O que você postou é SC APC para LC UPC.

Tem esse aqui também:

É igual ao que eu comprei, mas é mais frágil que um patch cord
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo