[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Rapaziada aproveitando o embalo,

vocês que manjam de OpenWrt podem me explicar um negócio?

configurei o SQM aqui no meu archer C6V3, selecionado na porta WAN (switch port Wan), e usando Fq_model + simplest.tbf eu consigo velocidades de 400/200mbs. Agora se eu seleciono cake, cai pra 150/150 e se eu selecionar o SQM na porta eth0 (ethernet switch) também fica limitado 150/150 tanto cake como fq_model.

Alguém sabe porque isso ta acontecendo? assim fiquei até surpreso porque foi uma coisa boa conseguir velocidade de 400/200 com SQM sendo que mta gente q tem chip mediatek MT7621 so atinge 150/150.

Para o OpenWrt, o MT7621 tem uma CPU bem "modesta", justamente por isso o cake fica mais lento (precisaria de uma CPU mais "parruda" para o cake performar melhor).

Possivelmente tem alguma coisa nessa configuração que você indicou que faz mais uso de CPU, que aparentemente está sendo o gargalo mesmo com o fq_codel + simplest.qos.

Para SQM/QoS com OpenWrt, para melhor desempenho o ideal seria mesmo uma CPU mais parruda. Por outro lado, se você desativar o SQM/QoS, o MT7621 consegue atingir mais de 1Gbps pois o mesmo tem aceleração de roteamento/NAT por hardware suportado pelo OpenWrt ("Hardware flow offloading"), coisa que por software (usando CPU) só com CPUs bem parrudas.
 
Eu nem se quer consegui segurar direito o ODI na minha mão, não tenho nenhuma experiência em usar ele, @KILLME que reproduza toda sua curiosidade pra descobrir...


Eles reduziram o preço pra 159$ kk, porém o frete continua um porre
Rrm91AM.png

:omfg:
Essa ai só com cupom de 50/250 ou mais. O frete aqui subiu 1 real.
 
Você não voltou com os resultados, deu tudo certo? Confesso que pelo tempo estou reticente de não ter conseguido.
Boa sorte

Não voltei pq não pude testar hehe. Mas de fato não rolou. Aparece loid status error e ONU STATUS chegou a aparecer 05 e agora varia entre 2 e 3. Estou futricando aqui parte descobrir.


EDIT: agora FOI. Fiz o normal e me deu um estalo e não lembrava se tinha colocado o GPON depois que atualizei. Troquei gpon por Telnet e puff, já fixou a luz de PON. 05 e status inicial

EDIT 2: Conexão no talo tanto na porta 1Gb quanto na 2.5Gb.

https://imageupload.io/qPfUMiilcQdJVIp
 
Última edição:
Não voltei pq não pude testar hehe. Mas de fato não rolou. Aparece loid status error e ONU STATUS chegou a aparecer 05 e agora varia entre 2 e 3. Estou futricando aqui parte descobrir.


EDIT: agora FOI. Fiz o normal e me deu um estalo e não lembrava se tinha colocado o GPON depois que atualizei. Troquei gpon por Telnet e puff, já fixou a luz de PON. 05 e status inicial

EDIT 2: Conexão no talo tanto na porta 1Gb quanto na 2.5Gb.

https://imageupload.io/qPfUMiilcQdJVIp
Boa garoto!
 
Eu tentei de todas formas possíveis, mas não rolou. Domingo vou dar uma olhada no conversor de mídia para ver se dá para alterar alguma coisa.
Eu dei uma fuçada no Vsol aqui, e fiz uma descoberta que pode ser o problema do ODI, porém é só uma suposição minha.

Eu tentei primeiramente ver se é possível usar a Vlan direto no meu OpenWRT a Vlan 210 da BOi, eu desativei a opção Vlan no Vsol e como já tinha em mente, a Vlan não fica transparente, ou seja, não funcionou.

Então fui procurar no comando rg como está configurado as Vlans
Código:
>>ASIC VLAN Table:
 -- VID[1] --
        Member Ports:0xf
        Extension Member Ports:0x7f
        Untag Member Ports:0xf
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1 2 3 4 5 6
 -- VID[8] --
        Member Ports:0xf
        Extension Member Ports:0x3
        Untag Member Ports:0xf
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1
 -- VID[9] --
        Member Ports:0xb
        Extension Member Ports:0x3
        Untag Member Ports:0xf
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1
 -- VID[4005] --
        Member Ports:0xf
        Extension Member Ports:0x7
        Untag Member Ports:0xb
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1 2
Por algum motivo o Vsol deixa as Vlans 8 e 9 configurados quando a opção Vlan está desativado.

Agora quando configuro a Vlan 210 no Vsol, as Vlans 8 e 9 são substituidas
Código:
>>ASIC VLAN Table:
 -- VID[1] --
        Member Ports:0xf
        Extension Member Ports:0x7f
        Untag Member Ports:0xf
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1 2 3 4 5 6
 -- VID[210] --
        Member Ports:0xc
        Extension Member Ports:0x1
        Untag Member Ports:0x3
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0
 -- VID[4005] --
        Member Ports:0xf
        Extension Member Ports:0x7
        Untag Member Ports:0xb
        SVLAN_CHK_IVL_SVL: Not Force SVLAN
        FID: 0, IVL_SVL: SVL
        Based Priority: disable, 0
        Extension Ports: 0 1 2

Anteriormente eu fiz o teste com essas Vlans 1, 8,9 10, 4005 no Openwrt, porém pra minha surpresa quando configurei a Vlan 210, as Vlans 1 e 4005 conectam direto na Vlan 210 que parecem estar no modo forward.

20Tg7Ns.png

8aGafdq.png


Ok, agora vou a minha descoberta, quando fiz o speedtest pela Vlan com o Flow control ativado adivinha? o upload ficou capado kk, e quando tiro da Vlan, o flow control volta a funcionar normal.

Creio então que o ODI manda a conexão sem o "tratamento" para o seu conversor, porque se aqui direto na Vlan ficou com o upload capado, então eu suponho que a Vlan não passa pelo tratamento da placa Realtek que tem a opção flow control, mas sim passa a conexão direto da porta PON da fibra onde não há como fazer essa configuração.
 
O Status tá mudando? Então tá tendo problema de autenticação. Já tentou deixar o LOID vazio e o PLOAM no padrão 1234567890? O Status tem que fixar em 05 e Initial Status em LOID Status.
Você consegue me ajudar? eu consegui o ONU status em 5 porém o LOID status me da a mensagem WRONG. Tentei acesso via telnet com o comando omcicli mib get 84 mas não obtive resposta com a lista de VLAN's.
 
Não achei nada sobre o fluxo de controle, mas sobre dados achei isso



5Nzlh.jpg
No caso da VSOL, o melhor é usar o modo assíncrono em relação ao modo síncrono?
 
A VSOL de vocês também fica inacessível depois de alguns minutos? Aqui para voltar a ter acesso preciso ou desconectar o cabo e reconectar ou desativar e reativar a interface.
 
O que está nos campos LOID e PLOAM?
Segue abaixo os dados.
Tentei fazer o esquema de gerar o mackey através daquele script .py mas o arquivo abre e fecha no windows 11.
obs: também não consegui resposta ao dar o comando de omcicli mib get 84.
obs1: já tentei preencher os campos LOID e LOID password (sem sucesso)



ODI-settings.png


putty-telnet-ODI.png


ODI-status.png
 
Pessoal, tava olhando aqui o passo-a-passo pra troca da ONU da Claro Fibra pela V-SOL V2802RH e algumas das informações pra incluir na configuração da VSOL V2802RH eu não sei obter, nem mesmo sei se é possível pegar já que a minha ONU da Claro é uma Humax HP610. No sistema web da ONU a parte de avançado está desabilitado, acredito que é lá que eu conseguiria essas informações. Não sei se alguém aqui que possuía esse mesmo modelo que o meu e conseguiu realizar a troca pra VSOL, se puder me ajudar agradeço!


 
Segue abaixo os dados.
Tentei fazer o esquema de gerar o mackey através daquele script .py mas o arquivo abre e fecha no windows 11.
obs: também não consegui resposta ao dar o comando de omcicli mib get 84.
obs1: já tentei preencher os campos LOID e LOID password (sem sucesso)



ODI-settings.png


putty-telnet-ODI.png


ODI-status.png

Gere o mackey no SSH da ODI: echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

Troque o MAC_ADDR_UPPERCASE pelo seu mac em caixa alta.
 
Pessoal, tava olhando aqui o passo-a-passo pra troca da ONU da Claro Fibra pela V-SOL V2802RH e algumas das informações pra incluir na configuração da VSOL V2802RH eu não sei obter, nem mesmo sei se é possível pegar já que a minha ONU da Claro é uma Humax HP610. No sistema web da ONU a parte de avançado está desabilitado, acredito que é lá que eu conseguiria essas informações. Não sei se alguém aqui que possuía esse mesmo modelo que o meu e conseguiu realizar a troca pra VSOL, se puder me ajudar agradeço!




Dentro da interface da ONU, aperte F12 e clique na aba console e cole esse código:


JavaScript:
function check_cookie_name(name)
{
    var match = document.cookie.match(new RegExp('(^| )' + name + '=([^;]+)'));
    
    if (match) {
        return match[2];
    }
    else{
        console.log('--something went wrong---');
    }
}

cookie = check_cookie_name('accessToken');

const data = JSON.stringify(false);

const xhr = new XMLHttpRequest();
xhr.withCredentials = true;

xhr.addEventListener("readystatechange", function () {
    if (this.readyState === this.DONE) {
        console.log(this.responseText);
    }
});

xhr.open("GET", "/api/v1/gateway/about");
xhr.setRequestHeader("Access-Token", cookie);

xhr.send(data);

const xhr2 = new XMLHttpRequest();
xhr2.withCredentials = true;

xhr2.addEventListener("readystatechange", function () {
    if (this.readyState === this.DONE) {
        console.log(this.responseText);
    }
});

xhr2.open("GET", "/api/v1/network/xpon/gpon");
xhr2.setRequestHeader("Access-Token", cookie);

xhr2.send(data);
 
A VSOL de vocês também fica inacessível depois de alguns minutos? Aqui para voltar a ter acesso preciso ou desconectar o cabo e reconectar ou desativar e reativar a interface.
ela só perde o login depois de um tempo sem mecher. Só refazer o login depois, isso de ter que tirar o cabo ou reativar a interface não
 
Não tenho o R86S. Uso um computador com a placa dual 10Gb/s Broadcom qle3442, que pode ser configurada na nvram para suportar 2500Base-x.
Ainda não tive tempo de testar direito o gpon sfp nas portas do switch Mikrotik CRS326-24S+2Q+RM.

O wifi funciona normal, sem stress.
O módulo gpon sfp detecta e funciona normal mas troca a velocidade para 1Gb/s na detecção. Já reportei para os desenvolvedores.
Outros módulos 2.5G base-t funcionam apenas em 2.5Gb/s ( para mim não é problema ) e se o link do cabo for em outra velocidade não funciona. Não tive nenhum reboot no módulo ( quem sabe não é a fonte de alimentação fraca ? )
O mtu do SoC no máximo é 2024 se não me engano. Descobri ao tentar colocar MTU 9000 .
Colega, tenho essa placa espetada no Dell 630 rodando Debian 12 server, qual modelo de nic usou e como fez pra acessar a gui e configurar? recebo 700mb claro gpon onde quero eliminar a onu
 
Colega, tenho essa placa espetada no Dell 630 rodando Debian 12 server, qual modelo de nic usou e como fez pra acessar a gui e configurar? recebo 700mb claro gpon onde quero eliminar a onu
QLE3442



Use o ediag para editar as configs da nvram da placa ( 2º link acima ). Após tem que usar um driver modificado para habilitar o 2500BASE-X.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo