[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

boaa! deu certo! obrigado!
como faz pra deixar permanente essa mudança "port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control"?
Uma vez ajustado fica gravada a configuração. Pelo menos aqui não perdeu a configuração após reiniciar a ONU.
 
Rapaziada, uma curiosidade boba. Não sei se vocês se recordam mas no passado a ONU Tp-Link TX6610 V4 parecia ter cap de hardware onde na Tim nunca era possível alcançar perto da velocidade contratada. Vi que a O3 lançou uma Custom Firmware para ela com muitas novas opções de configuração que eu nem mexi. Só atualizei pra ela e testei de novo na Tim e a velocidade do plano de 500mb pegou full, aparentemente a Custom Firmware corrigiu algum possível problema, talvez de hardware mesmo e agora a ONU consegue entregar a velocidade contratada. Uma pena a Tp-Link não fazer ONU com pegada da Vsol, altamente configurável em todos os parâmetros(principalmente os OMCI que tanto preciso para conectar minha Vivo 1 ou Claro Fibra assim que liberarem na minha rua) e com porta 2,5GbE. Quem sabe no futuro....

@FelipeSS @KILLME @reminho @_Piccini_

15343334409.png
 
@KILLME @FelipeSS
Consegui subir a Vsol na rede da Tim Fibra facilmente, só bastou trocar via Telnet o GPON S/N. A duvida ficou em pq disca normal na porta 1GbE e nada faz na 2,5GbE.
Preciso aprender a mexer direito na Vsol.
Quando a Vivo só derrotas, até veio o O5 com registered certified mas não consigo conexão e no omcicli mib get 84 não retorna nada. Tem algo errado, rs. Maldita OLT Alcatel.
Edir: consegui subir q Vsol na Vivo 1, precisei achar onde ficava os comandos OMCI_FAKE_OK e OMCI_OLT_MODE, na Vsol eles ficam dentro do cfgmib, depois disso configurado começou a receber as VLAN e ficou lisa. Se quiser pode colocar como sucesso na tabela inicial essas duas também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vocês quis dizer SLID/PLOAM? Nas ONUs antigas da Vivo aqui também é só trocar pelo meu SLID da página /instalador que vai de prima. Já a ODI teve que configurar 300 coisas na OMCI e na Vsol até tentei fazer igual mas lá não tá dando jogo. Deve estar faltando algum detalhe.

A quem puder ajudar também além do @KILLME


Então eu só preciso via telnet executar o comando:

  • flash set GPON_SN XXXXXXXXXXXX trocando o XXX pelo número da minha etiqueta do modem da TIM? Fora isso você não mudou mais nada na gui WEB?

    Não chegou a configurar na vsol ppoe etc? Nadinha?
 
A quem puder ajudar também além do @KILLME


Então eu só preciso via telnet executar o comando:

  • flash set GPON_SN XXXXXXXXXXXX trocando o XXX pelo número da minha etiqueta do modem da TIM? Fora isso você não mudou mais nada na gui WEB?

    Não chegou a configurar na vsol ppoe etc? Nadinha?
a VSol da pra trocar o GPON SN pela interface web também. Sugiro fazer backup dela completa pra você ter todos valores Stock caso precise alterar algo, pois o factory reset não volta todos valores para o Stock. Na Rede da Tim onde não é V.Tal, basta colocar o GPON S/N do equipamento que a Tim fornece na sua Vsol, salvar, reiniciar e vai estar tudo Xuxu beleza.
Caso você não consiga conexão usando a VLAN 100, conecta nela por telnet e digita omcicli mib get 84 para ver qual VLAN está recebendo e configurar no seu roteador, a Vsol também permite que você deixe Vlan Tag, então você poderia também settar o ID da Vlan na Vsol e ai no roteador nem precisa ativar VLAN nem nada, só discar o PPPoE com usuário e senha guest/guest.
Caso você queira configurar a ODI DFP-34X-2C2 pra conectar na Tim, pelo menos para mim não bastou só alterar o GPON S/N, precisei fazer mais tweaks para conectar, segui o post de um user aqui do tópico que esqueci o nome agora. Um abraço e precisando estamos ai.
 
a VSol da pra trocar o GPON SN pela interface web também. Sugiro fazer backup dela completa pra você ter todos valores Stock caso precise alterar algo, pois o factory reset não volta todos valores para o Stock. Na Rede da Tim onde não é V.Tal, basta colocar o GPON S/N do equipamento que a Tim fornece na sua Vsol, salvar, reiniciar e vai estar tudo Xuxu beleza.
Caso você não consiga conexão usando a VLAN 100, conecta nela por telnet e digita omcicli mib get 84 para ver qual VLAN está recebendo e configurar no seu roteador, a Vsol também permite que você deixe Vlan Tag, então você poderia também settar o ID da Vlan na Vsol e ai no roteador nem precisa ativar VLAN nem nada, só discar o PPPoE com usuário e senha guest/guest.
Caso você queira configurar a ODI DFP-34X-2C2 pra conectar na Tim, pelo menos para mim não bastou só alterar o GPON S/N, precisei fazer mais tweaks para conectar, segui o post de um user aqui do tópico que esqueci o nome agora. Um abraço e precisando estamos ai.

Certo, o GPON eu já inclui, a VLAN eu sei que é 100 porque eu uso o TPlink G7 e fiz essas configs somente (copiei o gpon e coloquei vlan 100) , aqui no VSOL tem VLAN ID e VLAN cos, sei que vlan id é 100, mas e a vlan cos, ZERO 0??

Depois que eu coloco esses números, não achei o local de salvar.

EDIT: fiz o backup antes de tudo como recomendou, obrigado.
 
Certo, o GPON eu já inclui, a VLAN eu sei que é 100 porque eu uso o TPlink G7 e fiz essas configs somente (copiei o gpon e coloquei vlan 100) , aqui no VSOL tem VLAN ID e VLAN cos, sei que vlan id é 100, mas e a vlan cos, ZERO 0??

Depois que eu coloco esses números, não achei o local de salvar.

EDIT: fiz o backup antes de tudo como recomendou, obrigado.
Pode mandar print? Acredito que seu FW deve ser um dos primeiros, eu atualizei pro último da Triple Oxygen, acho que é 1.9.4 a versão.
As configurações de VLAN lá ficará no menu VLAN Settings.
 
Aquela v2802RH por R$165 está com bom preço? Parece que o vendedor tem algumas, é rara aparecer?

Hahaha, vim perguntar e alguém comprou, tomara que não seja porque alertei aqui, kkkk.
 
Última edição:
Aquela v2802RH por R$165 está com bom preço? Parece que o vendedor tem algumas, é rara aparecer?

Hahaha, vim perguntar e alguém comprou, tomara que não seja porque alertei aqui, kkkk.
O preço está quase o mesmo da loja on-line que as vendia antes dela ficar popular; antes era uns 100. O bom é que a vendedora do ML vende na cor preta, a loja on-line que esqueci o nome só tinha na cor branca. Ela é de SC então aqui pra SP o ML faz frete grátis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

IMG-0305.jpg
@KILLME @FelipeSS @j4nus @Vhasegawa @Meritiboy

Para vocês que são entusiastas, primeiro modelo de ONU que Vivo usou quando o plano era 30/5. Na época ainda usava nome Telefônica, as outras duas são uma da Ericsson e outra da HUAWEI. Essa da Alcatel funciona firme e forte inclusive com velocidades mais altas, arrisco a dizer que deve ter sido a melhor das que usaram. Eu tenho uma da Ericsson e uma da Huawei também, mas como não sei fuçar no OMCI delas, descobri que elas só autenticam onde a Vivo não usa OLT da Alcaltel na Vivo 1. Fica de recordação pro museu, tô usando agora kkkk.
 
O preço está quase o mesmo da loja on-line que as vendia antes dela ficar popular; antes era uns 100. O bom é que a vendedora do ML vende na cor preta, a loja on-line que esqueci o nome só tinha na cor branca. Ela é de SC então aqui pra SP o ML faz frete grátis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

IMG-0305.jpg
@KILLME @FelipeSS @j4nus @Vhasegawa @Meritiboy

Para vocês que são entusiastas, primeiro modelo de ONU que Vivo usou quando o plano era 30/5. Na época ainda usava nome Telefônica, as outras duas são uma da Ericsson e outra da HUAWEI. Essa da Alcatel funciona firme e forte inclusive com velocidades mais altas, arrisco a dizer que deve ter sido a melhor das que usaram. Eu tenho uma da Ericsson e uma da Huawei também, mas como não sei fuçar no OMCI delas, descobri que elas só autenticam onde a Vivo não usa OLT da Alcaltel na Vivo 1. Fica de recordação pro museu, tô usando agora kkkk.

Tenho a Huawei da Vivo, o layout web é o mesmo das Huaweis atuais, só muda a cor hehehe.
 
Aqui não fica hehehe.
Verdade, Perde a configuração do flow control depois de reiniciar a ONU. Falha minha.
Mas falando do flow control, eu sinceramente não me recordo de ter usado este comando antes:
Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control

Sendo assim, não sei como fui ativar o controle de fluxo na porta 2.5Gb. Com relação a salvar a configuração, talvez o pessoal da tripleoxygen consiga criar um firmware customizado que já configure este parâmetro a cada inicialização da ONU.
 
Alguém consegue redirecionar portas na vtal? Tô tentando fazer isso desde que instalaram a flix e não consigo. Não importa qual a porta interna eu utilize no port fowarding, ele adiciona, mas não redireciona para 443 e 80. Preciso de acesso remoto SSL e nada. Vejo muita gente conseguindo fazer isto sem dificuldades na ont nokia, mas aqui não tive sucesso. A flix diz que não pode fazer isso, o que não faz sentido já que o redirecionamento não é liberação das portas externas, até onde eu sei.

Será que na vsol eu terei maior facilidade?
 
Boa noite!

solicitei para o dev do tripleoxygen fazer a alteração port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control conforme voces comentaram ai.

perguntei pra ele se consegue deixar esse comando definitivo na custom.

vamos aguardar!
 
cara pelo que vi no seu outro post, sua rede Vivo retorna no FwdOp 0x10, esse filtro é PROBLEMÁTICO, é o mesmo filtro q retorna na minha rede Oi/Vtal e na do @andre.9912 .

tenta alterar o filtro p/ 0x15, só correr atrás dos posts da gente.
Amigo você saberia me dizer que mudança de imediata eu teria mudando os valores dos filtros conforme você sugeriu? Haveria remota possibilidade de pegar VID 10 padrão na Vivo?
Obrigado!
 
Não tem um botão na parte inferior pra salvar ou algo com Commit / Reboot?
Do contrário vou ter que ligar q minha aqui pq não lembro dos menus kkkk

Tem não, estou te pertubando muito hehehe. Te agradeço, vou ficar aqui tentando achar como salvar as mudanças que faço. Vlwwww.
 
Mas como eu salvo essas configurações? Sõ falta isso?
Amigo, acho que não consigo ser mais didático que isso, zerei todas config da WAN pra Tim Fibra e fiz do 0 só pra você ver, na segunda imagem vc precisa apertar em add depois de deixar como eu deixei.

#1
1.jpg


#2
2.jpg


#3
3.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, eu tenho um stick aqui da Hisense (1Gb) e vou ver se consigo trocar a ONU do provedor que uso. Caso eu consiga eu penso seriamente em pegar dois sticks de 10Gb da Hisense só pq sim :haha:
Amigo chegou a ligar a HiSense? Ela é tão configurável quanto a ODI como vemos no video do rapaz da Van Tech Corner? Comprei uma dela e uma da Huawei, na torcida pra pelo menos uma dar bom, kkkkkk. To pensando em comprar um daqueles Mini PC com várias portas 2,5GbE só pra fazer união dos links e conseguir mole chegar ou ultrapassar os 2Gbit/s.
@FelipeSS @KILLME acham que compensa pegar um sem SSD nem RAM com 5 portas i225 e processador se não me falha a memória N5005 e chegando eu socar uns 16gb de ram(vi que é ram de laptop e tenho vários pentes parados e um ssd de 256gb e socar uma OpenWRT nele? Sempre gostei mais do Management da OpenWRT em relação ao pFsense apesar do pFsense parecer mais robusto. Desde já agradeço qualquer dica.

PS: Sim tenho aqueles roteadores parrudoes que comentei em posts anteriores mas todos são SFP+ e to sem nenhum módulo SFP+ -> RJ45 pra poder ficar brincando com eles.
 
Última edição:
Amigo, acho que não consigo ser mais didático que isso, zerei todas config da WAN pra Tim Fibra e fiz do 0 só pra você ver, na segunda imagem vc precisa apertar em add depois de deixar como eu deixei.

#1
1.jpg


#2
2.jpg


#3
3.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo chegou a ligar a HiSense? Ela é tão configurável quanto a ODI como vemos no video do rapaz da Van Tech Corner? Comprei uma dela e uma da Huawei, na torcida pra pelo menos uma dar bom, kkkkkk. To pensando em comprar um daqueles Mini PC com várias portas 2,5GbE só pra fazer união dos links e conseguir mole chegar ou ultrapassar os 2Gbit/s.
@FelipeSS @KILLME acham que compensa pegar um sem SSD nem RAM com 5 portas i225 e processador se não me falha a memória N5005 e chegando eu socar uns 16gb de ram(vi que é ram de laptop e tenho vários pentes parados e um ssd de 256gb e socar uma OpenWRT nele? Sempre gostei mais do Management da OpenWRT em relação ao pFsense apesar do pFsense parecer mais robusto. Desde já agradeço qualquer dica.

PS: Sim tenho aqueles roteadores parrudoes que comentei em posts anteriores mas todos são SFP+ e to sem nenhum módulo SFP+ -> RJ45 pra poder ficar brincando com eles.

Ahhhhhhhhhh, eu procurando algo escrito SAVE ou Salvar. É só clicar em ADD e pronto, está salvo a configuração. Blzzzzz, vou ligar lá e testar já já eu volto.

muitíssimo obrigado.
 
Amigo, acho que não consigo ser mais didático que isso, zerei todas config da WAN pra Tim Fibra e fiz do 0 só pra você ver, na segunda imagem vc precisa apertar em add depois de deixar como eu deixei.

#1
1.jpg


#2
2.jpg


#3
3.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo chegou a ligar a HiSense? Ela é tão configurável quanto a ODI como vemos no video do rapaz da Van Tech Corner? Comprei uma dela e uma da Huawei, na torcida pra pelo menos uma dar bom, kkkkkk. To pensando em comprar um daqueles Mini PC com várias portas 2,5GbE só pra fazer união dos links e conseguir mole chegar ou ultrapassar os 2Gbit/s.
@FelipeSS @KILLME acham que compensa pegar um sem SSD nem RAM com 5 portas i225 e processador se não me falha a memória N5005 e chegando eu socar uns 16gb de ram(vi que é ram de laptop e tenho vários pentes parados e um ssd de 256gb e socar uma OpenWRT nele? Sempre gostei mais do Management da OpenWRT em relação ao pFsense apesar do pFsense parecer mais robusto. Desde já agradeço qualquer dica.

PS: Sim tenho aqueles roteadores parrudoes que comentei em posts anteriores mas todos são SFP+ e to sem nenhum módulo SFP+ -> RJ45 pra poder ficar brincando com eles.

Uso um minipc desses, eu gosto, já usei pfsense e openwrt, mas eu sou do time openwrt. Pfsense é mais organizado e as opções são mais claras no admin, só que para fazer algumas coisas simples vc precisa ser PHD na Nasa.
 
Amigo, acho que não consigo ser mais didático que isso, zerei todas config da WAN pra Tim Fibra e fiz do 0 só pra você ver, na segunda imagem vc precisa apertar em add depois de deixar como eu deixei.

#1
1.jpg


#2
2.jpg


#3
3.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo chegou a ligar a HiSense? Ela é tão configurável quanto a ODI como vemos no video do rapaz da Van Tech Corner? Comprei uma dela e uma da Huawei, na torcida pra pelo menos uma dar bom, kkkkkk. To pensando em comprar um daqueles Mini PC com várias portas 2,5GbE só pra fazer união dos links e conseguir mole chegar ou ultrapassar os 2Gbit/s.
@FelipeSS @KILLME acham que compensa pegar um sem SSD nem RAM com 5 portas i225 e processador se não me falha a memória N5005 e chegando eu socar uns 16gb de ram(vi que é ram de laptop e tenho vários pentes parados e um ssd de 256gb e socar uma OpenWRT nele? Sempre gostei mais do Management da OpenWRT em relação ao pFsense apesar do pFsense parecer mais robusto. Desde já agradeço qualquer dica.

PS: Sim tenho aqueles roteadores parrudoes que comentei em posts anteriores mas todos são SFP+ e to sem nenhum módulo SFP+ -> RJ45 pra poder ficar brincando com eles.
Uso um MiniPC deste aqui:

Peguei com processador N5105 sem RAM e sem SSD que comprei a parte. Não tenho do que reclamar. Funciona muito bem. Uso o pfSense aqui rodando no Proxmox. Porém uso ele com uma fan USB para mantê-lo mais frio:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo