[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Rapaz, eu entendo pouco, mas eu sou do RJ, TIM e apenas inclui 2 dados no G7 e pimba, sem qualquer dificuldade, demorou só uns 20 minutos para fazer a conexão. Lembrando que não sou da rede vtal.
Quais campos vc preencheu no G7?
 
Amigo chegou a ligar a HiSense? Ela é tão configurável quanto a ODI como vemos no video do rapaz da Van Tech Corner? Comprei uma dela e uma da Huawei, na torcida pra pelo menos uma dar bom, kkkkkk. To pensando em comprar um daqueles Mini PC com várias portas 2,5GbE só pra fazer união dos links e conseguir mole chegar ou ultrapassar os 2Gbit/s.
@FelipeSS @KILLME acham que compensa pegar um sem SSD nem RAM com 5 portas i225 e processador se não me falha a memória N5005 e chegando eu socar uns 16gb de ram(vi que é ram de laptop e tenho vários pentes parados e um ssd de 256gb e socar uma OpenWRT nele? Sempre gostei mais do Management da OpenWRT em relação ao pFsense apesar do pFsense parecer mais robusto. Desde já agradeço qualquer dica.

PS: Sim tenho aqueles roteadores parrudoes que comentei em posts anteriores mas todos são SFP+ e to sem nenhum módulo SFP+ -> RJ45 pra poder ficar brincando com eles.
Cara, eu já tenho o mini pc, nic e o stick, só falta eu comprar um cabo pra estender a fibra pro meu quarto. O problema é que até hj não tive tempo pra dedicar a montar tudo, pois o trabalho tá me tirando esse tempo precioso kkkk
 
Na ODI não tem o 2500f nas portas haha:


Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability
1000f                                            - 1000M full
100f                                             - 100M full
100h                                             - 100M half
10f                                              - 10M full
10h                                              - 10M half
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control

Código:
RTK.0> port get status port all
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     1000M    Full   Dis   Dis
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis
 
Sim é o Flow Control, eu mexi aqui e o upload subiu do limite dos 50mb para 350mb, não sei se precisa de mais algum outro ajuste...

17ff0f1f-20b5-40fe-a300-c8e98d66dd00.png


Comando que usei
Código:
port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control

aDTvyxn.png
Não consegui aqui. Ativei o flow tanto na vsol quanto no mikrotik rb5009. Mesmos resultados
 
entendo, e no caso de fazer apenas um script que rode isso no momento que a Vsol está inicializando? Vi que o pessoal que usa o ODI stick está contornando esse problema por meio de um script que emite os comandos na inicialização.
Seria bom, mas o sistema que o vsol usa não e Linux, mais sim um executável "osk", por isso acho difícil disso ser possível.


Uma vez ajustado fica gravada a configuração. Pelo menos aqui não perdeu a configuração após reiniciar a ONU.
Isso é impossível, já que os comandos no diag não ficam gravados permanente.


Alguém consegue redirecionar portas na vtal? Tô tentando fazer isso desde que instalaram a flix e não consigo. Não importa qual a porta interna eu utilize no port fowarding, ele adiciona, mas não redireciona para 443 e 80. Preciso de acesso remoto SSL e nada. Vejo muita gente conseguindo fazer isto sem dificuldades na ont nokia, mas aqui não tive sucesso. A flix diz que não pode fazer isso, o que não faz sentido já que o redirecionamento não é liberação das portas externas, até onde eu sei.

Será que na vsol eu terei maior facilidade?
Essas portas são bloqueadas na Vtal/BOi, me lembro que em algumas regiões tinham umas pessoas que falavam que conseguiam utilizar essas portas, mas pode ser que nessas áreas eles não tinham aplicado uma regra ainda.


Na ODI não tem o 2500f nas portas haha:


Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability
1000f                                            - 1000M full
100f                                             - 100M full
100h                                             - 100M half
10f                                              - 10M full
10h                                              - 10M half
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control

Código:
RTK.0> port get status port all
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     1000M    Full   Dis   Dis
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis
Tenta usar o comando sem o 2500

port set auto-nego port 0 ability asy-flow-control
 
Última edição:
Uma ajuda por favor, estou na Vivo1, minha tx6610v4 parou de funcionar, lendo os tópicos me interessei pela Vsol V2802rh do mercadolivre por R$159. Ela é unanime assim ou teria outra? Consigo configurar todos os parâmetros que o OLT confere?
 
Seria bom, mas o sistema que o vsol usa não e Linux, mais sim um executável "osk", por isso acho difícil disso ser possível.



Isso é impossível, já que os comandos no diag não ficam gravados permanente.



Essas portas são bloqueadas na Vtal/BOi, me lembro que em algumas regiões tinham umas pessoas que falavam que conseguiam utilizar essas portas, mas pode ser que nessas áreas eles não tinham aplicado uma regra ainda.



Tenta usar o comando sem o 2500

port set auto-nego port 0 ability asy-flow-control
Pois é. Eu tentei de todo jeito e não consegui nem fazer o redirecionamento das portas. E eu preciso de acesso remoto. Terei que recorrer ao VPN: possivelmente tailscale ou cloudflare. O CF, para o que eu necessito, preciso ter um domínio e o tail não. Porém, o segundo me atende melhor.
 
Na ODI não tem o 2500f nas portas haha:


Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability
1000f                                            - 1000M full
100f                                             - 100M full
100h                                             - 100M half
10f                                              - 10M full
10h                                              - 10M half
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control

Código:
RTK.0> port get status port all
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     1000M    Full   Dis   Dis
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis
No ODi não teria que configurar a porta dele em 2500?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seria bom, mas o sistema que o vsol usa não e Linux, mais sim um executável "osk", por isso acho difícil disso ser possível.



Isso é impossível, já que os comandos no diag não ficam gravados permanente.



Essas portas são bloqueadas na Vtal/BOi, me lembro que em algumas regiões tinham umas pessoas que falavam que conseguiam utilizar essas portas, mas pode ser que nessas áreas eles não tinham aplicado uma regra ainda.



Tenta usar o comando sem o 2500

port set auto-nego port 0 ability asy-flow-control
@FelipeSS , você saberia dizer qual a diferença entre estas duas opções?

Código:
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control
 
No ODi não teria que configurar a porta dele em 2500?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


@FelipeSS , você saberia dizer qual a diferença entre estas duas opções?

Código:
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control
Não achei nada sobre o fluxo de controle, mas sobre dados achei isso

COMUNICAÇÃO DE DADOS ASSÍNCRONA

Na Transmissão Assíncrona, um bit especial é inserido no início e no fim da transmissão de um caractere e assim permite que o receptor entenda o que foi realmente transmitido. Imagine uma sequência de dados que precisam ser transmitidos. Cada bloco de dados possui uma flag (espécie de controle) que informa onde começa e onde acaba esse bloco, além da posição na sequência de dados transmitida.

Com isso, os dados podem ser transmitidos em qualquer ordem e cabe ao receptor interpretar essas informações e colocá-los no lugar correto. Porém, a desvantagem é a má utilização do canal, pois os caracteres são transmitidos irregularmente, além de um alto overhead (os bits de controle que são adicionados no início e no fim do caractere), o que ocasiona uma baixa eficiência na transmissão dos dados.

COMUNICAÇÃO DE DADOS SÍNCRONA

Na comunicação de dados síncrona, o dispositivo emissor e o dispositivo receptor devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Imagine a mesma sequência de dados que precisa ser transmitida de maneira síncrona. Cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Quando um bloco é enviado, o receptor é bloqueado e só pode enviar outro bloco quando o primeiro for recebido pelo receptor.

Prós e contras

Transferências assíncronas são geralmente mais rápidas do que transferências síncronas. Isso se deve ao fato de que não existe um tempo para coordenar a transmissão. No entanto, devido a isso, mais erros tendem a ocorrer nas transferências assíncronas. Se muitos erros ocorrem, isso pode invalidar o tempo salvo com o tempo inicial de configuração dos parâmetros porque o receptor terá que tomar medidas para corrigir os erros.

5Nzlh.jpg
 
@FabianoSR @KILLME @FelipeSS

Amigos, vocês tem experiência com ONU/SFP que utilizem OpenWRT? A priori quase tudo da pra configurar na interface web(Luci) e portanto bem fácil subir na Tim. O problema é a Vivo 1, com todos aqueles parâmetros OMCI que precisam ser editados, OLT_MODE, FAKE_OK. Sabem dizer se tem análogo na shell do OpenWRT? Eu sei que é utilizado o ritool ao invés do flash costumeiro das nossas queridas ODI e Vsol.
Desde já agradeço!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma ajuda por favor, estou na Vivo1, minha tx6610v4 parou de funcionar, lendo os tópicos me interessei pela Vsol V2802rh do mercadolivre por R$159. Ela é unanime assim ou teria outra? Consigo configurar todos os parâmetros que o OLT confere?
Amigo eu nunca consegui subir a TX6610 na minha Vivo 1, provavelmente pq preciso editar informações OMCI e nessa ONU não sei como alterar, mas na Vivo 1 só tem essa trabalheira que está alimentado por OLT da Alcatel-Lucent. A Vsol eu já consegui subir na moral só editando as informações que comentei, funciona liso na Vivo 1, se você for Vivo 2 provavelmente só vai precisar alterar o GPON_SN tornando o processo mais fácil ainda.
 
@FabianoSR @KILLME @FelipeSS

Amigos, vocês tem experiência com ONU/SFP que utilizem OpenWRT? A priori quase tudo da pra configurar na interface web(Luci) e portanto bem fácil subir na Tim. O problema é a Vivo 1, com todos aqueles parâmetros OMCI que precisam ser editados, OLT_MODE, FAKE_OK. Sabem dizer se tem análogo na shell do OpenWRT? Eu sei que é utilizado o ritool ao invés do flash costumeiro das nossas queridas ODI e Vsol.
Desde já agradeço!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo eu nunca consegui subir a TX6610 na minha Vivo 1, provavelmente pq preciso editar informações OMCI e nessa ONU não sei como alterar, mas na Vivo 1 só tem essa trabalheira que está alimentado por OLT da Alcatel-Lucent. A Vsol eu já consegui subir na moral só editando as informações que comentei, funciona liso na Vivo 1, se você for Vivo 2 provavelmente só vai precisar alterar o GPON_SN tornando o processo mais fácil ainda.
Estava há anos usando só serial gpon na vivo1, essa semana parou, estou com essa dúvida de qual gpon comprar, ou sei lá, talvez até um banana pi com gpon, já que também tenho que comprar um roteador melhorzinho.
 
Na ODI não tem o 2500f nas portas haha:


Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability
1000f                                            - 1000M full
100f                                             - 100M full
100h                                             - 100M half
10f                                              - 10M full
10h                                              - 10M half
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control

Código:
RTK.0> port get status port all
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     1000M    Full   Dis   Dis
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis
Eu tava olhando esses dias o rep do Anime4000 e salvo engano ele comenta pra que usar 2,5 no stick aquele parâmetro lan_sds algo assim tem estar set em 4. Pode ser coisa da minha cabeça, talvez seja melhor lermos novamente o que ele fala a respeito no rep dele kkkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava há anos usando só serial gpon na vivo1, essa semana parou, estou com essa dúvida de qual gpon comprar, ou sei lá, talvez até um banana pi com gpon, já que também tenho que comprar um roteador melhorzinho.
Vai de Vsol que essa é garantida que se não funcionar em 100% dos ISP de Fibra, em 99% funciona. Temos o grande @FelipeSS pra corroborar a informação de alta compatibilidade da Vsol, se você for Vivo 1 e tiver dificuldades pra subir ela na rede, eu posso te ajudar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ahhhhhhhhhh, eu procurando algo escrito SAVE ou Salvar. É só clicar em ADD e pronto, está salvo a configuração. Blzzzzz, vou ligar lá e testar já já eu volto.

muitíssimo obrigado.
Você não voltou com os resultados, deu tudo certo? Confesso que pelo tempo estou reticente de não ter conseguido.
Boa sorte
 
Uso um minipc desses, eu gosto, já usei pfsense e openwrt, mas eu sou do time openwrt. Pfsense é mais organizado e as opções são mais claras no admin, só que para fazer algumas coisas simples vc precisa ser PHD na Nasa.

Eu sigo usando o NanoPi R4S como roteador OpenWrt. Fora rodar um hypervisor (eg Proxmox) e portas 2.5Gbps, usar um x86 para OpenWrt teria alguma outra vantagem se comparado a um ARM64 de desempenho equivalente?

Pergunto isso pois comparei o desempenho da CPU do Orange Pi5 (RK3588S, mesma no NanoPi R6S) com a do mini PC Beelink S12 Pro (N100) e as mesmas tem um desempenho muito similar... Até tinha pensado em colocar o MiniPC com OpenWrt, mas o NanoPi R4S tá bom demais como roteador OpenWrt para meu uso... Se eu fosse fazer upgrade consideraria o NanoPi R6S, mas ainda tá meio caro (espero que baixe o preço, pois está na faixa de um mini PC).
 
Última edição:
Eu sigo usando o NanoPi R4S como roteador OpenWrt. Fora rodar um hypervisor (eg Proxmox) e portas 2.5Gbps, usar um x86 para OpenWrt teria alguma outra vantagem se comparado a um ARM64 de desempenho equivalente?

Pergunto isso pois comparei o desempenho da CPU do Orange Pi5 (RK3588S, mesma no NanoPi R6S) com a do mini PC Beelink S12 Pro (N100) e as mesmas tem um desempenho muito similar... Até tinha pensado em colocar o MiniPC com OpenWrt, mas o NanoPi R4S tá bom demais como roteador OpenWrt para meu uso...
Comparar as novas arquiteturas com esses x86 de entrada requer alguns cuidados.
Os mips e arm modernos são feitos orientados a certas aplicações e tem bom desempenho nestas, Não são de uso geral.
Os x86 dde entrada são versáteis mas operam normalmente em temperaturas elevadas, sendo que o consumo idle é bem maior que os arm e mips.

Ou seja se for utilizar um pc como router, e levar em xconsideração as questrões de consumo, temperatrura e volume, não vejo problemas.
 
No ODi não teria que configurar a porta dele em 2500?

Não faço ideia, aquela configuração parece não ter importância já que o teste ultrapassa o valor no download.

Amigos, vocês tem experiência com ONU/SFP que utilizem OpenWRT? A priori quase tudo da pra configurar na interface web(Luci) e portanto bem fácil subir na Tim. O problema é a Vivo 1, com todos aqueles parâmetros OMCI que precisam ser editados, OLT_MODE, FAKE_OK. Sabem dizer se tem análogo na shell do OpenWRT? Eu sei que é utilizado o ritool ao invés do flash costumeiro das nossas queridas ODI e Vsol.
Desde já agradeço!

Eu li uma vez sobre isso, mas nunca testei para ver se funciona nas ONU que tenho aqui.

Eu tava olhando esses dias o rep do Anime4000 e salvo engano ele comenta pra que usar 2,5 no stick aquele parâmetro lan_sds algo assim tem estar set em 4. Pode ser coisa da minha cabeça, talvez seja melhor lermos novamente o que ele fala a respeito no rep dele kkkkk.

A negociação em 2,5 já funciona aqui sem mexer em nada, mesmo mostrando 1000 ela já funciona normalmente.

Eu sigo usando o NanoPi R4S como roteador OpenWrt. Fora rodar um hypervisor (eg Proxmox) e portas 2.5Gbps, usar um x86 para OpenWrt teria alguma outra vantagem se comparado a um ARM64 de desempenho equivalente?

Pergunto isso pois comparei o desempenho da CPU do Orange Pi5 (RK3588S, mesma no NanoPi R6S) com a do mini PC Beelink S12 Pro (N100) e as mesmas tem um desempenho muito similar... Até tinha pensado em colocar o MiniPC com OpenWrt, mas o NanoPi R4S tá bom demais como roteador OpenWrt para meu uso... Se eu fosse fazer upgrade consideraria o NanoPi R6S, mas ainda tá meio caro (espero que baixe o preço, pois está na faixa de um mini PC).

Eu não faço ideia das diferenças, comprei pelo preço mesmo.
 
Vai de Vsol que essa é garantida que se não funcionar em 100% dos ISP de Fibra, em 99% funciona. Temos o grande @FelipeSS pra corroborar a informação de alta compatibilidade da Vsol, se você for Vivo 1 e tiver dificuldades pra subir ela na rede, eu posso te ajudar.
Sim, fiz uma conta errada aqui, não compensa bananPI, caro, da pra comprar a vsol e um roteador melhor... A vendedora só envia na segunda, então tenho dois dias pra confirmar se é ela mesmo... Também tem esse outro lado, não adianta comprar algo que não terá ajuda depois né...
 
A vsol tá sendo o curinga mesmo, funciona em tudo.

agora sobre esses roteadores arms, eu queria mt um pi R4S ou banana pi mas mt caro. Acabou que comprei 2 archer c6v3 usado por 400 conto, deixei um roteando e até que tá dando conta, com SQM aqui tá batendo 400/200mbs
 
Não faço ideia, aquela configuração parece não ter importância já que o teste ultrapassa o valor no download.



Eu li uma vez sobre isso, mas nunca testei para ver se funciona nas ONU que tenho aqui.



A negociação em 2,5 já funciona aqui sem mexer em nada, mesmo mostrando 1000 ela já funciona normalmente.



Eu não faço ideia das diferenças, comprei pelo preço mesmo.
Quiser ser o mad scientist aí e descobrir pra gente eu agradeço kkkkk. Senão vou virar um Jaciel de perguntas de orientação pra configurar o OMCI dos stick. Kkkkk
@FelipeSS @j4nus e @Vhasegawa ja até sentiram calafrios ao lerem essa citação kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, fiz uma conta errada aqui, não compensa bananPI, caro, da pra comprar a vsol e um roteador melhor... A vendedora só envia na segunda, então tenho dois dias pra confirmar se é ela mesmo... Também tem esse outro lado, não adianta comprar algo que não terá ajuda depois né...
Pode cair pra cima: https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=27de5ddb-5916-4c8b-a389-809ce0ed6181

Na cor preta ainda, visual melhor que a da branca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sigo usando o NanoPi R4S como roteador OpenWrt. Fora rodar um hypervisor (eg Proxmox) e portas 2.5Gbps, usar um x86 para OpenWrt teria alguma outra vantagem se comparado a um ARM64 de desempenho equivalente?

Pergunto isso pois comparei o desempenho da CPU do Orange Pi5 (RK3588S, mesma no NanoPi R6S) com a do mini PC Beelink S12 Pro (N100) e as mesmas tem um desempenho muito similar... Até tinha pensado em colocar o MiniPC com OpenWrt, mas o NanoPi R4S tá bom demais como roteador OpenWrt para meu uso... Se eu fosse fazer upgrade consideraria o NanoPi R6S, mas ainda tá meio caro (espero que baixe o preço, pois está na faixa de um mini PC).
No meu caso em particular eu achei interessante os mini pc pela quantidade de porta RJ45 que da para fazer ligações, utilizando um OpenWRT que tenho familiaridade da pra juntar meus links aqui e usar uma pra saída deles e ligar num Switch, ficaria bem filé o setup. Quanto a sua questão sobre as arquiteturas, de fato não levei isso muito em conta, já que todos que vi que estão utilizando numa x86 estão sempre elogiando o desempenho e nunca se queixam de gargalos, acredito que comigo não será diferente.
 
Última edição:
Quiser ser o mad scientist aí e descobrir pra gente eu agradeço kkkkk. Senão vou virar um Jaciel de perguntas de orientação pra configurar o OMCI dos stick. Kkkkk
@FelipeSS @j4nus e @Vhasegawa ja até sentiram calafrios ao lerem essa citação kkkk
Eu nem se quer consegui segurar direito o ODI na minha mão, não tenho nenhuma experiência em usar ele, @KILLME que reproduza toda sua curiosidade pra descobrir...

Pode cair pra cima: https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=27de5ddb-5916-4c8b-a389-809ce0ed6181

Na cor preta ainda, visual melhor que a da branca.
Eles reduziram o preço pra 159$ kk, porém o frete continua um porre
Rrm91AM.png

:omfg:
 
Rapaziada aproveitando o embalo,

vocês que manjam de OpenWrt podem me explicar um negócio?

configurei o SQM aqui no meu archer C6V3, selecionado na porta WAN (switch port Wan), e usando Fq_model + simplest.tbf eu consigo velocidades de 400/200mbs. Agora se eu seleciono cake, cai pra 150/150 e se eu selecionar o SQM na porta eth0 (ethernet switch) também fica limitado 150/150 tanto cake como fq_model.

Alguém sabe porque isso ta acontecendo? assim fiquei até surpreso porque foi uma coisa boa conseguir velocidade de 400/200 com SQM sendo que mta gente q tem chip mediatek MT7621 so atinge 150/150.
 
Eu nem se quer consegui segurar direito o ODI na minha mão, não tenho nenhuma experiência em usar ele, @KILLME que reproduza toda sua curiosidade pra descobrir...


Eles reduziram o preço pra 159$ kk, porém o frete continua um porre
Rrm91AM.png

:omfg:
Então, os sticks que mencionei são da Nokia e usam OpenWRT como SO. Duvido muito que os comandos sejam iguais aos da ODI e da Vsol. Eu lembro só que o “equivalente” ao flash das duas supracitadas em OpenWRT é o ritool, muito provavelmente de pra deixar as configs, o fogo no meu caso é que por não familiaridade, tem que ficar na tentativa e erro de comandos e desbravando o OpenWRT embarcado.

Ps: Esperando o dia que a bOi fibrar minha rua aqui pra assinar e ficar postando teste de velocidade pra vc e tentando te convencer que é a melhor da melhor da melhor 😂😂😂
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo