[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
1 - Não reinicializei o router todo - Como estou em home-office, fico temoroso de dar ruim e eu nao conseguir voltar ao trabalho, posso fazer isso no fim do dia, mas após a edição dos arquivos, eu reiniciei os serviços network, odhcpd, e firewall...

2 - Sinceramente, sim, está sim dentro da zona do firewall responsável pela Wan...

3 - O PC recebe apenas um endereço no momento:
Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::72bc:1af5:aea1:1d05%9(Preferencial)
IAID de DHCPv6. . . . . . . . . . . . . . . : 224664679
DUID de Cliente DHCPv6. . . . . . . . . . . : 00-01-00-01-2C-2E-06-14-64-1C-67-DD-52-B9

Não consigo pingar nada em IPv6 e o https://test-ipv6.com/ me retorna que eu não tenho um endereço IPV6 configurado.

Eu valido com mais certeza essas informações até o final da tarde.

Obrigado até o momento

Edit....

Funcionou perfeitamente agora!!! :full:

O que eu fiz de diferente foi remover todas as interfaces da zona do firewall "wan" e inserir novamente...
Fiz isso via CLI ao invés da Luci...
Pode ser que seja algum bugzinho ou sujeita da Luci nas cfgs...

Removi, adicionei e dei um "service firewall restart"...

Pronto, até a navegação ficouum pouco mais fluída, acredito que podia estar com algum erro nas regras impactando a navegação também...

Logo mais vou documentar as informações e passo aqui, pois fiz uma alteração nas configurações da lan tambem...
Passa sim que vou testar no meu mt3000 pra ver se vai

faça um teste aqui https://ipv6-test.com/ veja se está dando certo.

reinicia umas 2 ou 3x ai o router pra ver continua puxando ipv6 kkkk

Chegaram a ver essa linha da Ubiquiti de 10GbE, vi que o XGS PON tem retrocompatibilidade com GPON:
Chegaram a ver essa linha da Ubiquiti de 10GbE, vi que o XGS PON tem retrocompatibilidade com GPON:
Conforme os dados técnicos da ONU, ela só opera em modo XGS-PON:

Código:
Operating wavelength
TX: 1,270nm
RX: 1,577nm

Conforme os dados técnicos da ONU, ela só opera em modo XGS-PON:

Código:
Operating wavelength
TX: 1,270nm
RX: 1,577nm
Pois é, teriam que ser na faixa: Tx 1310nm, Rx 1490nm. Na especificação fala que é compatível com GPON, mas deve ser pela OLT da ubiquiti que deve negociar os diferentes comprimentos de onda.

Pois é, teriam que ser na faixa: Tx 1310nm, Rx 1490nm. Na especificação fala que é compatível com GPON, mas deve ser pela OLT da ubiquiti que deve negociar os diferentes comprimentos de onda.
Do pouco que sei do assunto, a retrocompatibilidade é da placa da OLT que pode trabalhar com GPON e XGS-PON ao mesmo tempo (a depender do modelo da placa) permitindo um upgrade aos poucos da rede. Já as ONUs/ONTs só operam em um modo apenas.

Alguém usando Wi-Fi 6 está conseguindo que velocidade na rede 2.5? Ambos equipamentos aqui são Wi-Fi 6 e mesmo com link 2Gb o máximo que consigo é 1.4gb pelo Wi-Fi. Pelo cabo vai normal nos 2Gb

Alguém tem alguma sugestão de router Wi-Fi 6E e com portas 2.5?? Queria testar linhas profissionais caso exista, tipo ubiquiti etc

Obrigado

Opa galera...

O que eu fiz foi o seguinte:

Fui na aba Interfaces da Openwrt, e depois editei a wan, onde em configurações avançadas (advanced settings), configurei o campo "Obtain IPv6 address" para "Automatic" e o campo "IPv6 assignment length", deixei em "disabled" - Essas configurações devem ser suficientes para a Openwrt criar a interface virtual chamada "wan_6" e receber 2 endereços IPV6 nela, onde um inicia com o prefixo "2008" e finaliza com "/64" e o outro inicia com "PD", que é o prefixo delegado pela Vivo, até onde eu entendi - caso eu esteja errado, fiquem a vontade para corrigir, assim aprendo um pouco mais...

Depois eu fui editei a lan, onde em configurações avançadas )advanced settings), configurei os campos "IPv6 assignment length" para "64" e o campo "IPv6 suffix" para "::1" - Essas configurações devem ser suficientes para a Openwrt criar 2 endereços IPV6 na lan, sendo um deles exatamente igual ao endereço recebido na "wan_6" que se inicia com prefixo "2008" e finaliza com "/64" e outro, um endereço qualquer com "/64" no final"

Logo depois, eu verifiquei as zonas de firewall, indo em "Firewall" e aqui estava o "pulo do gato", ao menos eu acho, pois somente a interface wan estava setada ali... nem a "wan_6" e nem a "onu-Vsol" estavam configuradas, então, eu removi a "wan" dessa zona, salvei e apliquei ficando sem configuração alguma, entrei novamente e adiconei a wan, wan_6 e a onu-Vsol, salvei e apliquei...

Nem precisei desativar a reativar a placa de rede e estava funcionando corretamente...

Segue os meus arquivos de configuração:

cat /etc/config/network
Código:
config interface 'loopback'
        option device 'lo'
        option proto 'static'
        option ipaddr '127.0.0.1'
        option netmask '255.0.0.0'

config globals 'globals'
        option ula_prefix 'fd7e:c511:0f07::/48'

config interface 'lan'
        option device 'eth1'
        option proto 'static'
        option ipaddr '192.168.2.1'
        option netmask '255.255.255.0'
        list dns_search 'HSH'
        option ip6assingn '64'
        option ip6ifaceid '::1'
        option ip6assign '64'

config interface 'wan'
        option proto 'pppoe'
        option device 'eth0'
        option username 'cliente@cliente'
        option password 'cliente'
        option ignore '1'
        option ipv6 'auto'

config interface 'onu_VSol'
        option proto 'static'
        option device 'eth0'
        option ipaddr '192.168.1.2'
        option netmask '255.255.255.0'

config device
        option name 'eth1'
        option promisc '1'
        option ip6segmentrouting '1'

config device
        option name 'pppoe-wan'
        option ip6segmentrouting '1'

cat /etc/config/dhcp
Código:
config dnsmasq
        option domainneeded '1'
        option localise_queries '1'
        option rebind_protection '1'
        option rebind_localhost '1'
        option local '/HSH/'
        option domain 'HSH'
        option expandhosts '1'
        option cachesize '1000'
        option authoritative '1'
        option readethers '1'
        option leasefile '/tmp/dhcp.leases'
        option localservice '1'
        option ednspacket_max '1232'
        option noresolv '1'
        option localuse '1'
        option proxydnssec '1'
        option logqueries '1'
        list server '127.0.0.1#5453'
        list server '0::1#5453'

config dhcp 'lan'
        option interface 'lan'
        option start '100'
        option limit '150'
        option leasetime '6h'
        option dhcpv4 'server'
        option force '1'
        option ra 'server'
        option dhcpv6 'server'
        list ra_flags 'managed-config'
        list ra_flags 'other-config'
        option dns_service '0'

config dhcp 'wan'
        option interface 'wan'
        option ignore '1'

config odhcpd 'odhcpd'
        option maindhcp '0'
        option leasefile '/tmp/hosts/odhcpd'
        option leasetrigger '/usr/sbin/odhcpd-update'
        option loglevel '4'

config domain
        option name 'horus'
        option ip '192.168.2.1'

config domain
        option name 'anubis'
        option ip '192.168.2.2'

config domain
        option name 'osiris'
        option ip '192.168.2.3'

config domain
        option name 'toth'
        option ip '192.168.2.4'

config host
        option name 'NintendoSwitch'
        option mac '20:0B:CF:E4:75:54'
        option ip '192.168.2.30'

cat /etc/config/firewall
Código:
config defaults
        option input 'ACCEPT'
        option output 'ACCEPT'
        option forward 'ACCEPT'
        option synflood_protect '1'
        option flow_offloading '1'
        option flow_offloading_hw '1'

config zone
        option name 'lan'
        list network 'lan'
        option input 'ACCEPT'
        option output 'ACCEPT'
        option forward 'ACCEPT'

config zone
        option name 'wan'
        option input 'ACCEPT'
        option output 'ACCEPT'
        option forward 'ACCEPT'
        option masq '1'
        option mtu_fix '1'
        list device 'eth0'
        list device 'pppoe-wan'
        list network 'onu_VSol'
        list network 'wan'

config forwarding
        option src 'lan'
        option dest 'wan'

config rule
        option name 'Allow-DHCP-Renew'
        option src 'wan_6'
        option proto 'udp'
        option dest_port '68'
        option target 'ACCEPT'
        option family 'ipv4'

config rule
        option name 'Allow-Ping'
        option src 'wan'
        option proto 'icmp'
        option icmp_type 'echo-request'
        option family 'ipv4'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-IGMP'
        option src 'wan'
        option proto 'igmp'
        option family 'ipv4'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-DHCPv6'
        option src 'wan'
        option proto 'udp'
        option dest_port '546'
        option family 'ipv6'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-MLD'
        option src 'wan'
        option proto 'icmp'
        option src_ip 'fe80::/10'
        list icmp_type '130/0'
        list icmp_type '131/0'
        list icmp_type '132/0'
        list icmp_type '143/0'
        option family 'ipv6'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-ICMPv6-Input'
        option src 'wan'
        option proto 'icmp'
        list icmp_type 'echo-request'
        list icmp_type 'echo-reply'
        list icmp_type 'destination-unreachable'
        list icmp_type 'packet-too-big'
        list icmp_type 'time-exceeded'
        list icmp_type 'bad-header'
        list icmp_type 'unknown-header-type'
        list icmp_type 'router-solicitation'
        list icmp_type 'neighbour-solicitation'
        list icmp_type 'router-advertisement'
        list icmp_type 'neighbour-advertisement'
        option limit '1000/sec'
        option family 'ipv6'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-ICMPv6-Forward'
        option src 'wan'
        option dest '*'
        option proto 'icmp'
        list icmp_type 'echo-request'
        list icmp_type 'echo-reply'
        list icmp_type 'destination-unreachable'
        list icmp_type 'packet-too-big'
        list icmp_type 'time-exceeded'
        list icmp_type 'bad-header'
        list icmp_type 'unknown-header-type'
        option limit '1000/sec'
        option family 'ipv6'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-IPSec-ESP'
        option src 'wan'
        option dest 'lan'
        option proto 'esp'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option name 'Allow-ISAKMP'
        option src 'wan'
        option dest 'lan'
        option dest_port '500'
        option proto 'udp'
        option target 'ACCEPT'

config rule
        option target 'ACCEPT'
        option src 'wan'
        option proto 'udp'
        option dest_port '546'
        option name 'Allow DHCPv6 replies'
        option family 'ipv6'
        option src_port '547'

config redirect
        option dest 'lan'
        option target 'DNAT'
        option name 'NintendoSwitch'
        list proto 'udp'
        option src 'wan'
        option src_dport '45000-65535'
        option dest_ip '192.168.2.143'
        option dest_port '45000-65535'

config redirect
        option dest 'lan'
        option target 'DNAT'
        option name 'DDNS'
        option src 'wan'
        option src_dport '80'
        option dest_ip '192.168.2.1'
        option dest_port '8181'
        list proto 'tcp'
        list proto 'udp'

config rule
        option name 'Allow DDNS'
        list proto 'tcp'
        option src 'wan'
        option src_port '80'
        list dest_ip '192.168.2.1'
        option dest_port '8181'
        option target 'ACCEPT'

O router foi reiniciado várias vezes e em todas elas, os IPv4 e IPv6 foram alterados e repassados corretamente para as estações.

Com isso, eu concluo que está solucionado o problema, mas vamos ficar de olho para ver se nada de anormal acontece no meio do caminho.

Obrigado a todos pela ajuda!

Última edição:
Alguém usando Wi-Fi 6 está conseguindo que velocidade na rede 2.5? Ambos equipamentos aqui são Wi-Fi 6 e mesmo com link 2Gb o máximo que consigo é 1.4gb pelo Wi-Fi. Pelo cabo vai normal nos 2Gb

Alguém tem alguma sugestão de router Wi-Fi 6E e com portas 2.5?? Queria testar linhas profissionais caso exista, tipo ubiquiti etc

Obrigado
Tem esse aqui que postaram:

Obrigado

tem o access point da ubiquiti, o u6-enterprise q tem porta 2.5gb

Obrigado

Aqui uso Deco XE75 Pro... Media velocidade 1.6Gb/s... Compre pela Tiendamia... Paguei em torno de R$1.200 num Pack de duas unidades recondicionado no Prime Day da Amazon Americana

Aqui uso Deco XE75 Pro... Media velocidade 1.6Gb/s... Compre pela Tiendamia... Paguei em torno de R$1.200 num Pack de duas unidades recondicionado no Prime Day da Amazon Americana
Esse bateu na trave, ele tem entrada 2.5Gb mas não uma saída 2.5Gb. Eu preciso tanto de uma entrada quanto uma saída 2.5Gb

Muito obrigado de qualquer forma.

Bom dia Galera,
Sou daqui da capital de SP e tenho a VIVO FIBRA,
Comprei o TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da operadora 'Mitrastar GPT-2741GNAC-N1', porém a internet não sobe, aparece lá que a fibra está conectada, ai eu insiro o SLID e GPON alterado os 4 dígitos inicias, desabilito o DHCP e quando vou configurar no outro roteador ARCHER C6, ele NÃO da sinal de internet, alguém poderia me ajudar?

Bom dia Galera,
Comprei o TP-Link XZ000-G3 para substituir o modem da operadora 'Mitrastar GPT-2741GNAC-N1', porém a internet não sobe, aparece lá que a fibra está conectada, ai eu insiro o SLID e GPON alterado os 4 dígitos inicias, desabilito o DHCP e quando vou configurar no outro roteador ARCHER C6, ele NÃO da sinal de internet, alguém poderia me ajudar?
vc tem que configurar o PPoE no archer

Bom dia Galera,
Configura a VLAN no XZ000 (a VLAN é da sua região, se entrar com 'support/senha da etiqueta' deve estar lá.

Bom dia Galera,
Normalmente você precisa efetuar as configurações necessárias de acordo com a sua região, como o SLID, Gpon password, etc... tem muita informação sobre isso aqui no tópico mesmo, atpe que você consiga estabilizar a conexão corretamente, segue prints da minha Onu Vsol configurada e sincronizada corretamente:

Ai você precisa configurar na ONU, a vlan da sua região...

Normalmente, mas nem sempre, se você é usuário da região 1 - antiga Telesp, sua vlan para internet é a 10 e se você é usuário da região 2, GVT, a vlan é a 600 - olhe isso na sua HGU antiga da Vivo...

A configuração da Vsol, ficou assim:

Só depois que você conecta ela no seu router e cria a conexão pppoe...

Aqui uso um minipc rodando Opewrt...

Normalmente você precisa efetuar as configurações necessárias de acordo com a sua região, como o SLID, Gpon password, etc... tem muita informação sobre isso aqui no tópico mesmo, atpe que você consiga estabilizar a conexão corretamente, segue prints da minha Onu Vsol configurada e sincronizada corretamente:

Ai você precisa configurar na ONU, a vlan da sua região...

Normalmente, mas nem sempre, se você é usuário da região 1 - antiga Telesp, sua vlan para internet é a 10 e se você é usuário da região 2, GVT, a vlan é a 600 - olhe isso na sua HGU antiga da Vivo...

A configuração da Vsol, ficou assim:

Só depois que você conecta ela no seu router e cria a conexão pppoe...

Aqui uso um minipc rodando Opewrt...
Configura a VLAN no XZ000 (a VLAN é da sua região, se entrar com 'support/senha da etiqueta' deve estar lá.

Boa tarde Galera, eu já achei e tentei configurar essas configurações porém ele não sobe na hora de conectar o PPPoe no Archer C6, minha vlan é 10, eu já tentei 10,11,885 e 600, nenhum deles sobe o PPPoe, n sei mais o que fazer, to achando que pode ser essa gpon da tplink, to pensando em comprar essa Vsol q vcs usam aqui pq n consegui ter sinal de internet de jeito nenhum.

https://prnt.sc/NZn2H2noJ33G

Boa tarde Galera, eu já achei e tentei configurar essas configurações porém ele não sobe na hora de conectar o PPPoe no Archer C6, minha vlan é 10, eu já tentei 10,11,885 e 600, nenhum deles sobe o PPPoe, n sei mais o que fazer, to achando que pode ser essa gpon da tplink, to pensando em comprar essa Vsol q vcs usam aqui pq n consegui ter sinal de internet de jeito nenhum.

https://prnt.sc/NZn2H2noJ33G
Se puder colocar as informações da ONU aqui, seria interessante...

Aproveita e assiste os vídeos desse cara aqui => https://www.youtube.com/results?search_query=vantech+corner+tplink

Se eu não me engano é a mesma ONU...

Se puder colocar as informações da ONU aqui, seria interessante...

Aproveita e assiste os vídeos desse cara aqui => https://www.youtube.com/results?search_query=vantech+corner+tplink

Se eu não me engano é a mesma ONU...
Quais informações seriam importantes aqui?
Sei o modelo dele que é o "TP-Link XZ000-G3 V1" e o roteador da minha operadora é o Mitrastar GPT-2741GNAC-N1 (VIVO FIBRA) - VIVO 1, Minha VLAN é 10, tem mais informações que eu possa passar aqui para ajudar a solucionar?

Quais informações seriam importantes aqui?
Sei o modelo dele que é o "TP-Link XZ000-G3 V1" e o roteador da minha operadora é o Mitrastar GPT-2741GNAC-N1 (VIVO FIBRA) - VIVO 1, Minha VLAN é 10, tem mais informações que eu possa passar aqui para ajudar a solucionar?
Só uma curiosidade, o GPON SN vc converteu certo? Já tentou usar MAIÚSCULAS na letras ou minúsculas? vai que...
Mas se vc configurou o VLAN, GPON SN, SLID, não sei no ZX000-G3 se tem um modo: "OLT Mode:" tenta escolher cada um e tenta discar PPPoE.
Lembrando, VLAN Mode: VLAN TAG MODE, VLAN ID: 10, Priority: 0, e no roteador, discar PPPoE, com cliente@cliente e cliente, mas não configure nada de VLAN.

Só uma curiosidade, o GPON SN vc converteu certo? Já tentou usar MAIÚSCULAS na letras ou minúsculas? vai que...
Mas se vc configurou o VLAN, GPON SN, SLID, não sei no ZX000-G3 se tem um modo: "OLT Mode:" tenta escolher cada um e tenta discar PPPoE.
Lembrando, VLAN Mode: VLAN TAG MODE, VLAN ID: 10, Priority: 0, e no roteador, discar PPPoE, com cliente@cliente e cliente, mas não configure nada de VLAN.
ontem a noite, eu tentei de tudo, n funcionou, mas agradeço a ajuda de todos galera!

Vamos pôr isso ai para funcionar...

Tenta de novo, revisa o tópico todos, para mim, usando a Vsol, a postagem que deu mais certa foi essa aqui => https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076665900

Revisa ai... mas pode ser algo com a sua ONU....
eu cheguei a vê esse topico ai, mas realmente n deu certo no tplink, talvez no vsol dê mais certo... tentei a maioria das coisas que eu achei aqui no forum, mas infelizmente n deu bom n hahahah

Users who are viewing this thread

Voltar