[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Faz o seguinte, no TP-LINK G7 seta uma LAN pra vc (como 10.10.0.1) e desliga o DHCP, no Asus, coloca a WAN manual em 10.10.0.2 reinicia tudo e tenta conectar.
Tive algum problema de conexão com o DHCP ligado no GPON da TPLINK, e depois que setei manualmente (e fora do escopo padrão de quase todos os roteadores 192.168.0.1 ou 192.168.1.1) não tive mais problemas.
(ps.: tenho o vivo Fibra região 1 e o tim rede própria funcionando ambos em ZX000-G7 e em LB com um ER-X)
Mas se eu meter Manual IP Address na WAN do roteador, como ele vai discar PPPoE? nao tem essa opcao. Tem uma autenticacao 802.1x MD5, mas nao ta discando PPPoE.

De qualquer maneira, eu tentei e nao virou. Tambem tentei discar PPPoE por um laptop ligado direto na WAN e nada.

Testando aqui, mudei o gpon e o SLID, só de sacanagem, e continuei pegando Registered (05). O que nao deveria acontecer? O LED na ZX000-G7 fica aceso direto (nao fica piscando)

A vivo mudou a minha Alcatel-Lucent branca da epoca da Telefonica, eu acho que, aqui em santos, o sistema ta fazendo allowlist pelos OMCI. Vou tentar mais quando eu pegar um roteador melhor, ja que nao posso mais devolver a G7. Achoq ue só na VSOL com OMCI cloning, ou torcer pra sair um firmware novo pra G7 com mais opcoes

Última edição:
BUG.
Pessoal contornei a conexão HSI_TR069 no modem da oi zte f670l

Passo 1. Entre no HSI_TR069 e na vlan coloque em off

Passo 2. Na conexão Bridge coloque a vlan 210 no meu caso.

Passo 3. Na opção Internet -> port blinding Bridge selecionar Lan 1

Passo 4. Na opção local network-> lan-> dhcp port control-> opção no control.

Sejam felizes. A luz da Internet vai apagar. Para quem tem telefone, tb vai continuar funcionando

Creio que dessa forma a maioria dos aparelhos vão funcionar.

OBS: bug. Funciona assim. Após fazer o procedimento para criar a conexão Bridge e conseguir o IP no seu outro equipamento, no meu caso tp-link er605. Vc pode desabilitar a vlan do HSI_TR069 ou deletar. Caso caia a energia vc cria novamente a conexão HSI_TR069 ou coloca a vlan caso tenha desativado, após conectar e pegar o ip vc pode colocar em off a vlan ou deletar. O HSI_TR069.
No meu caso.
Passo 4. Na opção local network-> lan-> dhcp port control-> opção no control, mudei para Internet, pois o tp-link er605 tem dificuldade em fazer o balanceamento, pois quando a Internet da oi cai o zte f670l pega ip local, na opção no control. Testando ainda a opção Internet.

Última edição:
Alguém já fez uma captura de pacotes no roteador pra entender o que tem de diferente nessa situação que mencionam do Registered O5 "fake"?

g9UwQer.png

Conseguem verificar se ocorre alguma comunicação, pelo menos, ou se nada tá passando? Tá parando em algum ponto específico do fluxo? Algo específico tá falhando? Conseguem checar também se o VLAN tagging (10 ou 600) tá sendo feito certinho? (pra garantir que se está chegando no "canal" correto que oferta PPPoE)

VaDwW4A.png

Num EdgeRouter da Ubiquiti, por exemplo, dá pra usar o tcpdump. Numa RouterBoard da MikroTik dá pra usar o Packet Sniffer. Imagino que dê até pra conectar direto o computador na ONU e usar o sistema operacional pra fazer a discagem PPPoE, deixando um tcpdump ou Wireshark da vida capturando os pacotes. Mas tem que capturar na interface física (não na interface do encapsulamento PPPoE)

Do meu ponto de vista (alguém por fora de toda a extensa discussão que já houve sobre essa situação - só peguei alguns trechos), me parece meio doido que uma ONT fosse sinalizar Registered O5 se não estivesse ok essa parte. Por isso acabo suspeitando que se trate de problema noutra camada. Mas, como falei, posso estar redondamente equivocado. Se o Registered O5 realmente é "fake", então imagino que não deva aparecer nenhuma comunicação vinda do Access Concentrator que faz o PPPoE na captura de pacotes.

Enfim, acho que só capturando o que está havendo de comunicação pra haver um avanço no entendimento dessa questão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E mais uma dúvida/complemento: alguém com a XZ000-G7 já experimentou os diferentes "OLT Mode"?

LIGq3cC.png

Última edição:
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web

Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg

Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png

Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png

Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png

A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite
Queria agradecer a todos deste tópico pelas informações.
Mais um caso de sucesso da Obvious (V.tal, Brasília) seguindo este passo-a-passo.

Operadora Obvious (V.tal / "Oi")
Nokia G-1425G-A --> Intelbras R1v2
Roteador: Redmi AX6000 com OpenWrt

No meu caso, precisei abrir a ONU Intelbras para executar o comando omcicli mib get 84
Observação: minha ONU Intelbras é a R1v2. Atualizei normalmente pela firmware disponível no site da Intelbras, 1.3-220719. Não vi a Intelbras relatando a existência de uma segunda versão do modelo.
Eu só notei que o modelo era diferente quando abri a ONU e me deparei com a porta serial em outra localização, felizmente já com os pinos soldados. Observei a aba de Status e lá indicava ser R1v2. Usei um adaptador USB/TTL e cabos jumper, assim como o colega acima, porém não necessitei soldar os pinos.

Outro detalhe que achei o Intelbras R1 bem bugado... Não vi relatos disto aqui, e não sei se tem relação com o fato de ser V2. Sugiro que quem tiver os mesmos problemas que tive (de perder uma parte das informações salvas), recomendo seguir esta ordem do tutorial acima: obter a VLAN com omcicli mib get 84, alterar o Intelbras para modo ROUTER, ir em Configuração WAN ativar a VLAN e realizar as demais configurações acima informadas e, por último, realizar a série de comandos set flash.

Outra diferença que tive que precisei desativar o servidor DHCPv4 do Intelbras, que não vi ser mencionado anteriormente, pois tive alguns problemas do Intelbras entregar primeiramente o IP de rede interna em vez do IP público da V.tal. Por precaução, desativei o DHCPv6 também, já que não afetava o funcionamento do IPv6 no roteador Redmi e nos demais equipamentos ligados a ele.

Enfim, meu desejo era usar o TP-Link XZ000-G3, mas não consegui de modo algum fazê-lo funcionar, assim como já relatado por outros neste tópico. Ficarei no aguardo de futuramente alguém conseguir a proeza.

Consegui com auxilio @Meritiboy realizar mais uma troca com sucesso da ont Nokia G-140W-H da rede Oi/V.tal (Brasília-DF), IPv6 100%

Realizei o passo a passo no site do TripleOxygen (https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh#firmwares) com o firmware custom 1.9.V.

Obs: Tentei primeiramente com o firmware 1.9.W mas sem sucesso. Somente com uso do 1.9.V que consegui subir ela.

Olá meus caros, estou planejando mudar para a rede da v.tal, qual o aparelho recomendado? Intelbras R1 ou V-SOL? Se V-SOL, qual o modelo?

Olá meus caros, estou planejando mudar para a rede da v.tal, qual o aparelho recomendado? Intelbras R1 ou V-SOL? Se V-SOL, qual o modelo?
V-Sol...

Eu uso a V2802RH...

Uso Vivo Fibra aqui e foi muito fácil trocar, ao menos para mim... outras pessoas não tiveram a mesma sorte.

De rede Vtal tem bastante caso de sucesso com ambas aqui no tópico, eu incluso com Intelbras R1. Vsol parece ser mais difundido pela internet

No caso do VSOL eu preciso converter APC para UPC? Vendo do pessoal que trocou, os modelos da V.tal usam APC e o VSOL é UPC. Se sim, alguém teria recomendações de qual modelo/onde comprar?

Teste zte f670l v9
Como tenho outra ont da oi zte f670l então tô fazendo de tudo.

Firmware fez mais bloqueios do que o mais atual da oi. kkkk

Fiz 2x. Na primeira vez eu vacilei e não desconectei a fibra e luz pon fica piscando e atualiza para a versão da oi.

Na segunda vez tirei a fibra, fiz a atualização e tb subi um backup sem nenhuma conexão, a pon piscou da mesma forma e atuizou. Não tive acesso admin, só o usuário user e senha user sem acesso root, mas não tinha nenhuma conexão criada. Sem a configuração
HSI_TR069 atualizou e com a luz da Internet apagada.

Acho que aqui se eu clonar e colocar a versão atual da oi, vai funcionar, mas se mudar a versão terei que descobrir e colocar a versão nova do software.

Vou ver se consigo abrir a ont da oi e fazer uma conexão serial, extrair o firmware.bin e vou fazer alguma maracutaia. Se achar alguma documentação para isso. Igual um youtuber fez com a ONU TP-Link XZ000-G3.

Desbloqueado.

Última edição:
220? Não seria 210? De qualquer forma o comando omcicli mib get 84 deveria retornar a Vlan.
Não troquei a ont da oi. Uma curiosidade.

Tenho a ont da oi zte f670l v9 em bridge.
Atualizei o firmware do tp-link er605 até aí ok.

A Curiosidade é que não pegava mais ip da oi (vtal) em bridge. Não entendia pq parou de funcionar. Não tinha feito nenhuma mudança na ont da oi (vtal).

Entrei na ont da oi e fui em local network-> lan -> dhcp port control mudei para local aí pegou o ip local, mas eu queria a bridge novamente, voltei para network-> lan -> dhcp port control e mudei para Internet, como estava anteriormente

O pulo do gato. Vlan. A unica coisa diferente era a vlan padrão do er605. Tirei a vlan padrão e coloquei a 210 tagget, não conectou, coloquei untagget e funcionou. Não sabia que tinha que colocar essa vlan 210 no roteador er605. Eu achava que com a vlan padrão funcionaria.

Estou deduzindo que se vc colocar a vlan untagget 210 ele verá e retornará a vlan.

No meu caso a Lan 1 da oi tá ligada no er605 com a vlan padrão untagget, se eu fizesse o comando omcicli mib get 84, provavelmente não retonaria nada.

Se mudasse para a 210 untagget e fizesse o omcicli mib get 84 retornaria a vlan. Minha teoria

Alguém com entendimento mais profundo para explicar?

Provavelmente todos que quiserem fazer bridge na oi (vtal) terão que colocar a vlan 210 untagget.

Então quem tiver um equipamento da oi e colocar em um outro roteador para fazer bridge e não estiver pegando ip da bridge, testa essa opção de alterar a vlan default para a vlan da sua região para untagget.

Verificar se existe a opção port control. Cada equipamento tem um jeito. No meu caso é local network-> lan -> dhcp port control, se estiver em local não pegará o ip no modo bridge, só na opção no control ou Internet.

Última edição:
Pessoal,
qual firmware estão usando e está estável para o VSOL e ODI, pensando em Vivo e Claro?
valeu
Aqui com a Claro sigo usando a versão 1.1.6 mas pretendo migrar para a versão custom 1.9G do Tripleoxygen para não ter que ficar ativando o controle de fluxo a cada vez que preciso reiniciar a ONU por qualquer motivo que seja.

Aqui com a Claro sigo usando a versão 1.1.6 mas pretendo migrar para a versão custom 1.9G do Tripleoxygen para não ter que ficar ativando o controle de fluxo a cada vez que preciso reiniciar a ONU por qualquer motivo que seja.
Lembra qual delas? Aqui estou com
V2802RH_V1.1.6_230810_S670 e V2802RH_V1.1.6_230801_VN_MC
e tenho a V2802RH_V1.1.7_231008_S712 também que o Suporte me enviou.

Lembra qual delas? Aqui estou com
V2802RH_V1.1.6_230810_S670 e V2802RH_V1.1.6_230801_VN_MC
e tenho a V2802RH_V1.1.7_231008_S712 também que o Suporte me enviou.
Uso a aversão V2802RH_V1.1.6_230810_S670

Valeu, o menu do ZTE q estou usando é exatamente igual ao do post, mas não tem a opção de Adicionar uma nova conexão, olhei nos screenshots do @Fausto879 mas não aparece a URL, talvez eu colocando direto a URL que ele caiu consiga adicionar uma nova conexão.

Vou mandar PM para ele, estou desesperado.

Seu equipamento tem a opção de subir um backup de configuração? Se tiver faça um backup de segurança.

Se tiver essa opção liberarada no seu. Irei tirar a fibra resetar e fazer toda a configuração e passar para vc.. se for possível, descubra a vlan e me informe, se for diferente. Tanto da Internet 210 quanto do telefone 220 no meu caso

Eu fiz um download de um firmware diferenteda oi e ficou tudo bloqueado, como vc falou, mas dava para subir backup de configuração. Além da oi atualizar tb kkkk

Última edição:
Aqui a onu XZ000-G3 na rede vivo 2 parou de funcionar hoje. Dá o status O5, mas quando vou conectar, não inicia a sessão PPPoE.
Quando faço um teste de ping para a onu ela responde, mas o GUI trava.

Última edição:
OBS: bug. Funciona assim. Após fazer o procedimento para criar a conexão Bridge e conseguir o IP no seu outro equipamento, no meu caso tp-link er605. Vc pode desabilitar a vlan do HSI_TR069 ou deletar. Caso caia a energia vc cria novamente a conexão HSI_TR069 ou coloca a vlan caso tenha desativado, após conectar e pegar o ip vc pode colocar em off a vlan ou deletar. O HSI_TR069.
No meu caso.
Passo 4. Na opção local network-> lan-> dhcp port control-> opção no control, mudei para Internet, pois o tp-link er605 tem dificuldade em fazer o balanceamento, pois quando a Internet da oi cai o zte f670l pega ip local, na opção no control. Testando ainda a opção Internet.
Aqui utilizo Vivo e OI (vtal) ambos em bridge, sendo vivo no tp-link XZ000G3 e a OI no módulo SFP ODI e funciona de certa forma bem, porém o ER605 não faz um bom balanceamento inclusive estava pensando em pegar o ER7206 pra testar e ver se tem alguma diferença.

Aqui a onu XZ000-G3 na rede vivo 2 parou de funcionar hoje. Dá o status O5, mas quando vou conectar, não inicia a sessão PPPoE.
Quando faço um teste de ping para a onu ela responde, mas o GUI trava.
Comigo aconteceu o seguinte, estava utilizando um adaptador APC/UPC no XZ000-G3 e depois que reiniciei não atingia o status O5 depois que retirei o adaptador voltou a funcionar. Não sei se é o seu caso mas fica a dica caso vc utilize algum tipo de adaptador.

Aqui utilizo Vivo e OI (vtal) ambos em bridge, sendo vivo no tp-link XZ000G3 e a OI no módulo SFP ODI e funciona de certa forma bem, porém o ER605 não faz um bom balanceamento inclusive estava pensando em pegar o ER7206 pra testar e ver se tem alguma diferença.

Comigo aconteceu o seguinte, estava utilizando um adaptador APC/UPC no XZ000-G3 e depois que reiniciei não atingia o status O5 depois que retirei o adaptador voltou a funcionar. Não sei se é o seu caso mas fica a dica caso vc utilize algum tipo de adaptador.
Aqui eu ligo direto, inclusive os níveis de sinal estavam excelentes.
Amanhã eu vou testar a ONU na rede da Tim, q aí saberemos se ela está com defeito ou a vivo q está dificultando.

Eu uso uma rb750gr3 com openwrt pra fazer o gerenciamento, funciona até bacana.

Queria agradecer a todos deste tópico pelas informações.
Mais um caso de sucesso da Obvious (V.tal, Brasília) seguindo este passo-a-passo.

Operadora Obvious (V.tal / "Oi")
Nokia G-1425G-A --> Intelbras R1v2
Roteador: Redmi AX6000 com OpenWrt

No meu caso, precisei abrir a ONU Intelbras para executar o comando omcicli mib get 84
Observação: minha ONU Intelbras é a R1v2. Atualizei normalmente pela firmware disponível no site da Intelbras, 1.3-220719. Não vi a Intelbras relatando a existência de uma segunda versão do modelo.
Eu só notei que o modelo era diferente quando abri a ONU e me deparei com a porta serial em outra localização, felizmente já com os pinos soldados. Observei a aba de Status e lá indicava ser R1v2. Usei um adaptador USB/TTL e cabos jumper, assim como o colega acima, porém não necessitei soldar os pinos.

Outro detalhe que achei o Intelbras R1 bem bugado... Não vi relatos disto aqui, e não sei se tem relação com o fato de ser V2. Sugiro que quem tiver os mesmos problemas que tive (de perder uma parte das informações salvas), recomendo seguir esta ordem do tutorial acima: obter a VLAN com omcicli mib get 84, alterar o Intelbras para modo ROUTER, ir em Configuração WAN ativar a VLAN e realizar as demais configurações acima informadas e, por último, realizar a série de comandos set flash.

Outra diferença que tive que precisei desativar o servidor DHCPv4 do Intelbras, que não vi ser mencionado anteriormente, pois tive alguns problemas do Intelbras entregar primeiramente o IP de rede interna em vez do IP público da V.tal. Por precaução, desativei o DHCPv6 também, já que não afetava o funcionamento do IPv6 no roteador Redmi e nos demais equipamentos ligados a ele.

Enfim, meu desejo era usar o TP-Link XZ000-G3, mas não consegui de modo algum fazê-lo funcionar, assim como já relatado por outros neste tópico. Ficarei no aguardo de futuramente alguém conseguir a proeza.
Observe se existe alguma opção (network)-> dhcp port control. No meu caso o zte f670l v9 da oi tem essa opção. Se colocar (no control)ele pega o IP da bridge e se a Internet cair ele pega o IP da Lan, na opção (Internet) ele pega só IP da bridge e na opção (lan) pega só IP interno. Veja se tem algo parecido.

Só observei que ao atualizar o er605 e resetar para as configurações de fábrica, não conseguia pegar o ip da oi em bridge. Qdo coloquei a vlan 210 untagget funcionou.

Estou com um firmware bem atual no er605. Aqui não vi esses problemasno balanceamento, funcionando bem. A diferença para o er7206 é a porta sfp e mais poder de processamento, principalmente vpn.

No er605 vc tem que colocar o Upstream Bandwidth: e Downstream Bandwidth:. Conforme a capacidade de cada link. Se não ele usa a capacidade de 1gb dos dois links, e faz o balanceamento errado.

Tenho 2 redes. Nssa versão eu consigo colocar o ipv6 da oi nas 2 redes. Antes eu conseguia só em uma. Além de ter dns proxy com o doh e dns proxy.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar