[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Mas com o MAC correto né?

cfg ont:
lfdYWnj.png

Código:
#
# echo -n "hsgq1.9a785773C003F0" | md5sum
364267b3d844fe77e2a48b3a19391bac  -
#

dfp-34x2c2:
FMyrbG8.png

percebi o seguinte comportamento, ao desligar o odi dfp-34x-2c2, ele volta com o "OMCI_SW_VER1" e "OMCI_SW_VER2" default seria um bug-fix desta versão?

cfg ont:
lfdYWnj.png

Código:
#
#

dfp-34x2c2:
FMyrbG8.png

percebi o seguinte comportamento, ao desligar o odi dfp-34x-2c2, ele volta com o "OMCI_SW_VER1" e "OMCI_SW_VER2" default seria um bug-fix desta versão?

O Device Serial Number seria o SN e não o Manufacture Info. Sobre a versão nunca tive problema não, aqui sempre gravou.

O Device Serial Number seria o SN e não o Manufacture Info. Sobre a versão nunca tive problema não, aqui sempre gravou.
Você reparou na cfg do ODI, como voltou: v1.7.1?
Vou aplicar a alteração no Device Serial Number.

Sobre a VLAN, você acredita que seja esta mesmo a 220? na ONT está configurado desta forma

JaM44H1.png

220? Não seria 210? De qualquer forma o comando omcicli mib get 84 deveria retornar a Vlan.
Isso, informei errado, 210, exatamente, o comando não retorna nada, será se existe algum bloqueio por parte da Oi(Vtal), o que acho curioso é que quando terno a fibra para a ont, ela alinha e já pega ip

Mais um pra entrar no grupo do Tp-Link XZ000-G7 não funcionando na Vivo1. É mais ou menos a mesma experiencia das pessoas que não conseguem fechar PPPoE, mas ta com mais informações do que eu tinha antes e explicadinho pro meu caso. Não sei se vai dar sem mudar o profile OMCI, mas vou postar igual, pra ilustrar:

Backstory:

Eu moro em Santos e tenho Fibra Vivo (Região Vivo-1). A minha fibra era super antiga (da epoca da Telefonica), com uma ONT solta da Alcatel Lucent I240-G. Tinha 300/150 Mb e tava funcionando de boa.
A vivo mudou os preços na minha regiao e 500/250 tava o mesmo preço (120 reais), mas "o seu cadastro aqui não aceita a mudança de velocidade". Depois de um mes conversando com varias partes do suporte, chegaram a conclusão: O seu aparelho não aceita as novas velocidades, entao vamos ter que trocar.

E trocado foi. Fui de um Alcatel Lucent I240-G pro vanglorioso Askey RTF8115VW e ganhei meus 500 Mb. Fiz a conversao dele pra bridge e to fazendo a discagem PPPoE por um velho Asus RT-AC56U, sem maiores problemas (contanto que eu vá na parte de "LAN" e configure o ISP Profile pra "Manual Settings" e coloque VLAN da Internet em 10) - do mesmo jeito que eu fazia no mel I240-G:

eJnUsPe.png

Pesquisando por aí, vi que "dava pra trocar o tijolão da vivo por uma ONT". Todos os tutoriais sao pro ZX000-G3, mas arrumei um Tp-Link ZX000-G7. "Mais novo vai ser melhor. Tem EPON e GPON!", pensei eu. O problema começa aqui.

Situação Atual:

Trocando a GPON Serial Number e o GPON Password pelo SLID da minha regiao, eu consigo o Registered (O5). - nas fotos:

Pw0Gubc.png

COHA0Pn.png

Mas não consigo discar PPPoE no meu Asus. To com VLAN 10, Prioridade 0 setada no ZX000-G7 e não importa o OLT Mode que eu seto (Normal, H, Z, F, X ou HH, na foto), eu pego o mesmo Registered (O5) e ONU ID 20. Upstream e Downstream FEC tão desligados, mas o TX Power e o RX Power ta o mesmo que o RTF8115VW reporta.

rljTBah.png

No Asus RT-AC56U eu ja setei o PPPoE vlan pra 0 (sem vlan), pra 10 (só pra testar) e pra "None" (pela lógica, desligado), mas não consigo discar PPPoE - ele fica dando timeout de PAD0 packets:
wKvNXql.png

May 5 02:06:57 pppd[341]: Timeout waiting for PADO packets
May 5 02:08:12 pppd[341]: Timeout waiting for PADO packets
May 5 02:09:27 pppd[341]: Timeout waiting for PADO packets

Pensei que mudando o OLT Mode, on conseguiria "achar" a OLT na outra ponta (igual o SergioFSM fez no VSOL dele, https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-53#post-1076665900), mas o ZX000-G7 só me deixa mudar o modo (de uma maneira obscura) e não deixa eu editar o OMCI information.

A web interface /padrao (com suporte/senha pra logar) do RTF8115VW não me dá nenhuma informacao da parte de GPON (por telnet não sei nem por onde comecar a pesquisar OMCI). O ZX000-G7 não me deixa mudar nada de OMCI (telnet não tem praticamente nada). O meu roteador talvez seja tonto e não consiga fazer um PPPoE sem informacao de VLAN (mesmo eu setando pra "none"). Vou mudar pra um roteador TP-Link Omada mes que vem, mas enquanto ele não vem, alguem tem alguma luz?

Será que essa nova rede que eu to (que o meu Alcatel "não suportava") pareia a ONT com informação de OMCI (e nao só ONT Serial e SLID) e, como eu não consigo clonar no ZX000-G7 eu to pegando "fake registered"?

Última edição:
Existe algum motivo prático pra fazer a substituição da ONU?

Algum diminuição de latência, algum ganho ou ausência de perda que motive o pessoal a trocar?

• Energia - Roteador + ONT pode puxar mais energia da parede do que uma ONU, mesmo com as coisas desligadas.
  • Espaço - O Combo da vivo é gigante e esquenta bastante.
  • Configuração - Alguns combos das operadoras não permitem que voce os coloquem em modo bridge.
  • Performance - Tem alguns modelos de roteadores fornecidos pela operadora que tem limite de pacote, cpu fraca, limite de velocidade. Sim, voce pode ligar pro suporte e pedir pra trocar o modem por motivo A B ou C - mas voce tb pode simplesmente gastar 120 reais e fazer voce mesmo.
  • Rede unificada - Tem gente que tem Ubiquiti ou Omada, que tem uma interface só pro controle da rede inteira. Voce pode comprar um roteador que tem ONT embutida a nivel corporativo que tambem ja administra a sua rede de 2.5gigabit, por exemplo.
  • Pq é legal - eu adoro ficar tinkering com as coisas, aprendendo, etc.
Entre outros... :D
Pra mim, por exemplo, não tem porque - eu quero trocar o meu roteador e colocar um access point, pra aprender a usar (e o meu roteador queimaram as antenas de wifi). Fui comprar o AP e pude comprar a ONT da TP-Link junto, por 90 reais, sem frete. Achei uma boa oportunidade de aprender. Não deu muito certo, por enquanto... :D

Energia - Roteador + ONT pode puxar mais energia da parede do que uma ONU, mesmo com as coisas desligadas.
Espaço - O Combo da vivo é gigante e esquenta bastante.
Performance - Tem alguns modelos de roteadores fornecidos pela VIVO que tem limite de pacote, cpu fraca, limite de velocidade. Sim, voce pode ligar pro suporte e pedir pra trocar o modem por motivo A B ou C - mas voce tb pode simplesmente gastar 120 reais e fazer voce mesmo.

Entendi. Minha provedora é local (TCF Telecom) o ONU deles é pequeno, está em bridge, mas não sei se presta.

Vi que o TP Link que o pessoal está indicando custa coisa de 70 reais.

Vou verificar com eles se consigo fazer essa substituição. Ou será que funciona pra qualquer provedor?

Algum diminuição de latência, algum ganho ou ausência de perda que motive o pessoal a trocar?
Tem a questão também que se você assina um plano de 1Gb como por exemplo da Claro, é vantajoso trocar a ONT por uma ONU com porta de 2.5Gb para poder usufruir de toda a velocidade que o plano oferece.

Minha Internet é de 600/600 com IP Válido (sem cgnat).

O modem da provedora é esse:

Será que a troca pelo tp link seria interessante?

Deixaria ele em bridge e ligaria num TP Link Archer Gx90.

Minha Internet é de 600/600 com IP Válido (sem cgnat).

O modem da provedora é esse:

Será que a troca pelo tp link seria interessante?

Deixaria ele em bridge e ligaria num TP Link Archer Gx90.
No seu caso seria mais vantajoso deixar a ONU que seu provedor forneceu em modo bridge caso seja possível.

Alguém já conseguiu substituir a nokia 1425 GA na Oi fibra pela Vsol? olhei lá na página inicial e até tem a troca desses equipamentos mas não na Oi.

• Curtir
Reações: RiX
Alguém já conseguiu substituir a nokia 1425 GA na Oi fibra pela Vsol? olhei lá na página inicial e até tem a troca desses equipamentos mas não na Oi.
Oi fibra seria o mesmo processo das demais operadoras que usam o mesmo serviço da V.tal
Aqui no meu caso é a Óbvius que usa a mesma rede neutra da oi fibra.
Aqui consegui substituir usando uma ONU R1 Intelbras
Rodando filé 😁

Isso, informei errado, 210, exatamente, o comando não retorna nada, será se existe algum bloqueio por parte da Oi(Vtal), o que acho curioso é que quando terno a fibra para a ont, ela alinha e já pega ip

Quando retorna as VLAN's é que está tudo certo, mas teve um user da VTAL que não teve retorno das VLAN's e mesmo assim conseguiu conectar, não me recordo quem foi. Na primeira página tem os posts de sucesso das pessoas, olhe os posts da VTAL.

Quando retorna as VLAN's é que está tudo certo, mas teve um user da VTAL que não teve retorno das VLAN's e mesmo assim conseguiu conectar, não me recordo quem foi. Na primeira página tem os posts de sucesso das pessoas, olhe os posts da VTAL.
No caso conectando direto sem vlan? modo transparende?

Alguém já conseguiu substituir aC na Oi fibra pela Vsol? olhei lá na página inicial e até tem a troca desses equipamentos mas não na Oi.
Eu tenho TIM/Vtal aqui na minha região Curitiba-PR usa Nokia G-1425G-A e troquei facilmente pela Vsol VSOL V2802RH tem todas as respostas aqui no forum estou usando o firmware custom 1.9.W do tripleoxygen , qualquer dúvida estou a disposição, obrigado.

Mais um pra entrar no grupo do Tp-Link XZ000-G7 não funcionando na Vivo1. É mais ou menos a mesma experiencia das pessoas que não conseguem fechar PPPoE, mas ta com mais informações do que eu tinha antes e explicadinho pro meu caso. Não sei se vai dar sem mudar o profile OMCI, mas vou postar igual, pra ilustrar:

Backstory:

Eu moro em Santos e tenho Fibra Vivo (Região Vivo-1). A minha fibra era super antiga (da epoca da Telefonica), com uma ONT solta da Alcatel Lucent I240-G. Tinha 300/150 Mb e tava funcionando de boa.
A vivo mudou os preços na minha regiao e 500/250 tava o mesmo preço (120 reais), mas "o seu cadastro aqui não aceita a mudança de velocidade". Depois de um mes conversando com varias partes do suporte, chegaram a conclusão: O seu aparelho não aceita as novas velocidades, entao vamos ter que trocar.

E trocado foi. Fui de um Alcatel Lucent I240-G pro vanglorioso Askey RTF8115VW e ganhei meus 500 Mb. Fiz a conversao dele pra bridge e to fazendo a discagem PPPoE por um velho Asus RT-AC56U, sem maiores problemas (contanto que eu vá na parte de "LAN" e configure o ISP Profile pra "Manual Settings" e coloque VLAN da Internet em 10) - do mesmo jeito que eu fazia no mel I240-G:

eJnUsPe.png

Pesquisando por aí, vi que "dava pra trocar o tijolão da vivo por uma ONT". Todos os tutoriais sao pro ZX000-G3, mas arrumei um Tp-Link ZX000-G7. "Mais novo vai ser melhor. Tem EPON e GPON!", pensei eu. O problema começa aqui.

Situação Atual:

Trocando a GPON Serial Number e o GPON Password pelo SLID da minha regiao, eu consigo o Registered (O5). - nas fotos:

Pw0Gubc.png

COHA0Pn.png

Mas não consigo discar PPPoE no meu Asus. To com VLAN 10, Prioridade 0 setada no ZX000-G7 e não importa o OLT Mode que eu seto (Normal, H, Z, F, X ou HH, na foto), eu pego o mesmo Registered (O5) e ONU ID 20. Upstream e Downstream FEC tão desligados, mas o TX Power e o RX Power ta o mesmo que o RTF8115VW reporta.

rljTBah.png

No Asus RT-AC56U eu ja setei o PPPoE vlan pra 0 (sem vlan), pra 10 (só pra testar) e pra "None" (pela lógica, desligado), mas não consigo discar PPPoE - ele fica dando timeout de PAD0 packets:
wKvNXql.png

Pensei que mudando o OLT Mode, on conseguiria "achar" a OLT na outra ponta (igual o SergioFSM fez no VSOL dele, https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-53#post-1076665900), mas o ZX000-G7 só me deixa mudar o modo (de uma maneira obscura) e não deixa eu editar o OMCI information.

A web interface /padrao (com suporte/senha pra logar) do RTF8115VW não me dá nenhuma informacao da parte de GPON (por telnet não sei nem por onde comecar a pesquisar OMCI). O ZX000-G7 não me deixa mudar nada de OMCI (telnet não tem praticamente nada). O meu roteador talvez seja tonto e não consiga fazer um PPPoE sem informacao de VLAN (mesmo eu setando pra "none"). Vou mudar pra um roteador TP-Link Omada mes que vem, mas enquanto ele não vem, alguem tem alguma luz?

Será que essa nova rede que eu to (que o meu Alcatel "não suportava") pareia a ONT com informação de OMCI (e nao só ONT Serial e SLID) e, como eu não consigo clonar no ZX000-G7 eu to pegando "fake registered"?
Faz o seguinte, no TP-LINK G7 seta uma LAN pra vc (como 10.10.0.1) e desliga o DHCP, no Asus, coloca a WAN manual em 10.10.0.2 reinicia tudo e tenta conectar.
Tive algum problema de conexão com o DHCP ligado no GPON da TPLINK, e depois que setei manualmente (e fora do escopo padrão de quase todos os roteadores 192.168.0.1 ou 192.168.1.1) não tive mais problemas.
(ps.: tenho o vivo Fibra região 1 e o tim rede própria funcionando ambos em ZX000-G7 e em LB com um ER-X)

cfg ont:
lfdYWnj.png

Código:
#
#

dfp-34x2c2:
FMyrbG8.png

Já conferiu se aplicou tudo no Telnet? Tive problemas de só aceitar a configuração através de Telnet e depois reiniciar.

Já conferiu se aplicou tudo no Telnet? Tive problemas de só aceitar a configuração através de Telnet e depois reiniciar.
Acabei de validar, realmente está tudo correto

Código:
#
# flash get GPON_SN
GPON_SN=HWTCD5982BA4
# flash get HW_SERIAL_NO
HW_SERIAL_NO=HWTCD5982BA4
# flash get PON_VENDOR_ID
PON_VENDOR_ID=HWTC
# flash get OMCI_SW_VER1
OMCI_SW_VER1=V5R020C00S270
# flash get OMCI_SW_VER2
OMCI_SW_VER2=V5R020C00S270
# flash get HW_CWMP_PRODUCTCLASS
HW_CWMP_PRODUCTCLASS=HG8145V5
# flash get HW_HWVER
HW_HWVER=15AD
# flash get OUI
OUI=78,57,73
# flash get HW_SERIAL_NO
# flash get ELAN_MAC_ADDR
ELAN_MAC_ADDR=785773c003f0
# flash get MAC_KEY
MAC_KEY=364267b3d844fe77e2a48b3a19391bac
# flash get OMCI_FAKE_OK
OMCI_FAKE_OK=1
# flash get OMCI_OLT_MODE
OMCI_OLT_MODE=0
#

Apor rodar o comando dig, apareceu a OLT na vlan210

Código:
#
# #!/bin/sh
# # author: anime4000
# # filename: /bin/get-l2
# i=0
# max=2047
# while [ $i -lt $max ]
> do
>     if diag l2-table get entry address $i | grep -q "LUT"; then
>         diag l2-table get entry address $i
>     fi
>     true $(( i++ ))
> done
l2-table get entry address 12

LUT address: 0x000c (1K LUT)
L2 Unicast table:
MACAddress        Spa Fid Age Vid  State  Ext  Hash
00:00:00:01:00:02 3   0   1   0    Static 0    SVL
CtagIf Auth DaBlock SaBlock Arp
Dis    Dis  Dis     Dis     Dis

RTK.0> command:l2-table get entry address 440

LUT address: 0x01b8 (1K LUT)
L2 Unicast table:
78:57:73:C0:03:F1 0   0   7   0    Auto   0    SVL

RTK.0> command:l2-table get entry address 444

LUT address: 0x01bc (1K LUT)
L2 Unicast table:
78:57:73:C0:03:F0 3   0   1   0    Static 0    SVL

RTK.0> command:l2-table get entry address 472

LUT address: 0x01d8 (1K LUT)
L2 Unicast table:
0C:A4:02:BF:B6:D5 2   0   7   210  Auto   0    SVL
En     Dis  Dis     Dis     Dis

RTK.0> command:# echo "DONE! L2 Table Print Valid"
DONE! L2 Table Print Valid
#

Anteriormente não aparecia, mas mesmo setando a vlan ainda não consigo obter ip
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz uma atualização para versão: V1.0-220414, e obtive avanços, ao execultar o comando

Código:
RTK.0> l2-table get entry address 472

LUT address: 0x01d8 (1K LUT)
L2 Unicast table:
0C:A4:02:BF:B6:D5 2   0   7   210  Auto   0    SVL
En     Dis  Dis     Dis     Dis

RTK.0>

retornou a VLAN210 e o MAC-ADDR da OLT e ao fazer uma busca rapida pela mac verifiquel que a é uma Alcatel

eFNeiM2.png

a estatística da Pon agora esta contabilizando pacotes

myP5SZf.png

mas não consegui obter o DHCP ainda

Última edição:
Acabei de validar, realmente está tudo correto

Código:
#
# flash get GPON_SN
GPON_SN=HWTCD5982BA4
# flash get HW_SERIAL_NO
# flash get PON_VENDOR_ID
PON_VENDOR_ID=HWTC
# flash get OMCI_SW_VER1
OMCI_SW_VER1=V5R020C00S270
# flash get OMCI_SW_VER2
OMCI_SW_VER2=V5R020C00S270
# flash get HW_CWMP_PRODUCTCLASS
HW_CWMP_PRODUCTCLASS=HG8145V5
# flash get HW_HWVER
HW_HWVER=15AD
# flash get OUI
OUI=78,57,73
# flash get HW_SERIAL_NO
# flash get ELAN_MAC_ADDR
ELAN_MAC_ADDR=785773c003f0
# flash get MAC_KEY
MAC_KEY=364267b3d844fe77e2a48b3a19391bac
# flash get OMCI_FAKE_OK
OMCI_FAKE_OK=1
# flash get OMCI_OLT_MODE
OMCI_OLT_MODE=0
#
Estava olhando o meu e tinha colocado o Mac_Key no PLOAM Password.

Outro detalhe, vc colocou o mesmo MAC do seu roteador na ODI?

Alguém conseguiu resolver a questão do FAKE Registred(O5) com Vivo Região 1 (Vlan 10), ja tentei com o TP-link XZ000-G3 e XZ000-G7. Não realiza a conexão PPOE de forma alguma.

Users who are viewing this thread

Voltar