• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pessoal, estou me introduzindo nesse mundo de redes e roteadores e estou perdido quanto a nomenclatura.

O aparelho que recebe a internet que eu chamo de modem é ONU ou ONT? Vejo que maioria dos provedores tem integrado ao roteador né.

Pois isso queria saber se vale a pena trocar aquele modem/roteador da vivo pois vi relatos de pessoas falando que melhora.

Outra coisa, quando coloco um modem em bridge, ele não autêntica mais nele, é isso? Preciso colocar o login em um outro roteador?
 
O aparelho que recebe a internet que eu chamo de modem é ONU ou ONT? Vejo que maioria dos provedores tem integrado ao roteador né.
São a msm coisa. Tem operadoras que ainda vendem o kit separado (ONT + roteador), outras já possuem o ONT com função de roteador e Wi-Fi.
 
São a msm coisa. Tem operadoras que ainda vendem o kit separado (ONT + roteador), outras já possuem o ONT com função de roteador e Wi-Fi.

Então é uma ONT que eu preciso comprar pra me livrar da necessidade daquele modem trambolho da vivo?
 
Então é uma ONT que eu preciso comprar pra me livrar da necessidade daquele modem trambolho da vivo?
Se sua internet for fibra sim, precisará comprar um novo aparelho. Tem alguns modelos que o pessoal daqui do tóco comprou/recomenda para realizar as testes. Antes de tudo dê uma lida com calma para não sair comprando nada errado.
 
Se sua internet for fibra sim, precisará comprar um novo aparelho. Tem alguns modelos que o pessoal daqui do tóco comprou/recomenda para realizar as testes. Antes de tudo dê uma lida com calma para não sair comprando nada errado.

Vou pesquisar, vi poucos relatos com vivo. Principalmente porque tem um código lá por região.

Mudando um pouco, se eu só passar o meu modem pra bridge ele funciona bem com outro roteador?
 
Vou pesquisar, vi poucos relatos com vivo. Principalmente porque tem um código lá por região.

Mudando um pouco, se eu só passar o meu modem pra bridge ele funciona bem com outro roteador?
Se conseguir liberar o modo bridge quem ficará responsável pelo gerenciamento será o roteador que vc conectar na porta da qual o bridge foi liberado. Funcionar bem depende do roteador que vc estará usando.
 
São a msm coisa. Tem operadoras que ainda vendem o kit separado (ONT + roteador), outras já possuem o ONT com função de roteador e Wi-Fi.
ONT é o aglomerado de modem + roteador + TV + VoIP

ONU é aquela caixinha que conecta a fibra e converte para cabo Ethernet que vai para o roteador
 
Pessoal, estou me introduzindo nesse mundo de redes e roteadores e estou perdido quanto a nomenclatura.

O aparelho que recebe a internet que eu chamo de modem é ONU ou ONT? Vejo que maioria dos provedores tem integrado ao roteador né.

Pois isso queria saber se vale a pena trocar aquele modem/roteador da vivo pois vi relatos de pessoas falando que melhora.

Outra coisa, quando coloco um modem em bridge, ele não autêntica mais nele, é isso? Preciso colocar o login em um outro roteador?
ONU tem menos funcionalidades, a principal é converter os sinais de fibra para Ethernet

ONT são aqueles equipamentos que as operadoras geralmente fornecem, com a mesma função da ONU + roteamento + wifi

Na vivo quase sempre vc consegue colocar o equipamento em bridge e fica bom, o problema é que tem algumas operadoras que bloqueiam a maioria das funções da ONT, aí não dá pra colocar em bridge. Então a solução que o pessoal encontrou foi trocar o equipamento por um que permita por em bridge para poder usar o próprio roteador com mais funcionalidades
 
ONT é o aglomerado de modem + roteador + TV + VoIP

ONU é aquela caixinha que conecta a fibra e converte para cabo Ethernet que vai para o roteador
Especificamente sim, ambos possuem uma função no qual vc já citou. Digo a msm coisa no sentido dos próprios manuais e livros abordarem a nomenclatura no qual ONU é um termo usado pela IEEE e ONT pela ITU-T.

Obrigado pela ajuda! ;)
Na vivo quase sempre vc consegue colocar o equipamento em bridge e fica bom, o problema é que tem algumas operadoras que bloqueiam a maioria das funções da ONT, aí não dá pra colocar em bridge. Então a solução que o pessoal encontrou foi trocar o equipamento por um que permita por em bridge para poder usar o próprio roteador com mais funcionalidades
Precisa verificar qual aparelho e estado o colega se encontra. Se não me engano no toco da Vivo já pegaram aparelhos no qual o bridge era bloqueado. Não sei o final da história, mas não é comum a Vivo bloquear o bridge.
 
Muito legal, se puder postar um print screen da parte web, tenho curiosidade em saber quão parecido é comparado ao ODI e as outras ONUs
Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,























 
Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,

























Interface parece bonita até, achei que iria ser nas coxas igual a onu sfp.
 
Pessoal, minha conexão é Vivo 300 Mbps (Sumaré - SP / região 1) e estou com uma ONT MitraStar GPT-2741GNAC-N1. A ONT já está em modo bridge e faço PPPoE a partir do meu router/load balancer TP Link ER605 e tudo está funcionando bem. Meu sinal está um pouco alto (-22 dbm) mas já estou com chamado aberto para Vivo melhorar isso.

Recebo a fibra direto, com conector APC (verde) direto na ONT MitraStar. Estava com uma ONU TP Link XZ000-G3 V1 que já até consegui fazer funcionar em algum momento, mas que tem um bug terrível de perder as configurações de VLAN Tagged após uma queda de energia.

Queria saber qual ONU os colegas recomendam para o meu cenário, pois queria muito tirar esse trambolho do modem da Vivo aqui do meu rack. :)

Desde já muito obrigado!
 
  • Curtir
Reações: Bat
Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,
























Bonita a interface msm, já tentou os comandos desse post? https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076508480
Aqui a Tim (V.tal) só sobe se o software version for o mesmo da OLT da Nokia, e as vezes isso volta pro padrão quando mexe em muitas opções do telnet
Código:
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06
 
  • Curtir
Reações: RiX
Bonita a interface msm, já tentou os comandos desse post? https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076508480
Aqui a Tim (V.tal) só sobe se o software version for o mesmo da OLT da Nokia, e as vezes isso volta pro padrão quando mexe em muitas opções do telnet
Código:
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06
Vou tentar aqui, muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Todos os comandos trazem esse resultado

AP#flash set OMCI_OLT_MODE 3
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command.
AP#flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06
Config item type error! Only hardware config item can be set with this command.
 
Última edição:
Estava com uma ONU TP Link XZ000-G3 V1 que já até consegui fazer funcionar em algum momento, mas que tem um bug terrível de perder as configurações de VLAN Tagged após uma queda de energia.
Estou utilizando a mesma ONU com a Vivo (Região 2 ex-gvt), deixei e ONU em modo VLAN transparente e configurei o meu Firewall para connectar via PPPoE na VLAN ID 600.
Desde então nunca tive problema com perda de config.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não sei se já foi divulgado aqui sobre a ONU TP-Link XZ000-G3, mas existe como alterar mais informações fora o básico de SN/LOID.
aqBBIrz.png
 
Última edição:
Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,
























se funcionar via bridge já resolveu meu problema, tentou no windows ve se pega ip da operadora direto?:
 
Estou utilizando a mesma ONU com a Vivo (Região 2 ex-gvt), deixei e ONU em modo VLAN transparente e configurei o meu Firewall para connectar via PPPoE na VLAN ID 600.
Desde então nunca tive problema com perda de config.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não sei se já foi divulgado aqui sobre a ONU TP-Link XZ000-G3, mas existe como alterar mais informações fora o básico de SN/LOID.
aqBBIrz.png
Não sabia dessas opções! Precisamos alterar alguma delas para Vivo (região 1)? Se sim, como acessar esse menu?

Sobre a perda das configs, eu tentei ontem deixar em modo transparente e configurar a VLAN no meu router/load balancer especificando o VLAN 10 aqui pra SP. Mas não consegui conectar de jeito nenhum…

O meu sinal está em -22 e não sei se poderia ser isso. Acho que não porque o modem da Vivo está funcionando ok em bridge.

E ainda sobre o XZ000-G3 vc conseguiu atualizar o firmware? Tem apenas 1 no site da TP Link e quando aplicamos o novo firmware ele não altera. Vi esse relato de vários usuários.

Obrigado pessoal! Seria show de conseguisse deixar ele funcionando aqui e me livrar do modem da Vivo.
 
se funcionar via bridge já resolveu meu problema, tentou no windows ve se pega ip da operadora direto?:
Tentei sim no windows ainda não pegou o IP, ainda não tive muito tempo para trabalhar encima mas vou fazendo testes e vou reportando
 
Interface parece bonita até, achei que iria ser nas coxas igual a onu sfp.
Eu mandei uma reclamação ouvidoria da Oi pra colocarem a ONT deles aqui em bridge, se n colocarem vou acompanhando seus testes com essa ONU, se der certo, acho q vou dar uma chance a ela e comprar uma + o adaptador de APC pra UPC, dei uma desanimada nessa questão de tirar o aparelho da operadora pelas complicações q foram aparecendo, principalmente ficar ligado td vez q a operadora mandar atualização de firmware pro equipamento. Tva na expectativa da intelbras, mas depois dos relatos de ter q abrir e soldar conector na porta serial, tô com saco pra isso não 🤣
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,
























A resposta era pra ter sido nesse seu post, mas n sei pq cargas d'água foi no do KILLME 🤦🏻
 
  • Curtir
Reações: RiX
Claro segue os prints o primeiro é do status qual ja consegui mas ainda não esta pegando IP na Rede Vtal\TIM e também não achei o comando para clonar o mac via cli e os acessos dos prints só aparecem com aquele user admin e com a senha que informei antes,
























Conseguiu subir essa onu na vtal?
 
Clonei o MAC com o comando flash set ELAN_MAC_ADDR umas das coisas que ainda faltava porém agora fica reiniciando quando a fibra conectada, tirando a fibra consigo conectar alguem sabe o comando para voltar o mac ou ja era kkkkkk, vou tentar achar nos prints que tinha tirado hahahah
 
 
Clonei o MAC com o comando flash set ELAN_MAC_ADDR umas das coisas que ainda faltava porém agora fica reiniciando quando a fibra conectada, tirando a fibra consigo conectar alguem sabe o comando para voltar o mac ou ja era kkkkkk, vou tentar achar nos prints que tinha tirado hahahah
Eu vi em algum lugar que alguns aparelhos da VSOL tem um sistema de licença baseado no mac address, então mudando o MAC address vc precisa atualizar o código da licença também no registro VS_AUTH_KEY

Não sei se é o que está acontecendo com a sua ONU, mas tenta ver se existe e salvar o seu VS_AUTH_KEY antes de mexer

E depois gerar um novo VS_AUTH_KEY para o Mac address que vc vai utilizar https://github.com/Anime4000/RTL960x/blob/main/Docs/VS_AUTH_KEY.md
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo