[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia.
Atualmente estou com um provedor local, e consegui que eles instalassem uma ONU, e passei a usar um EdgeRouter X,
minha internet ficou muito boa. O provedor fornece ipV6, entrento ainda não consegui ativa-lo no EdgeRouter X.
Alguem tem um passo a passo de como ativar o ipV6 nesse equipamento?

Fiz o teste aqui com e quando coloca na Mikrotik com o Mac address da própria Mikrotik ele da "connection established" e depois de um tempo da "terminating... - failed to authenticate ourselves to peer", e quando faço o scan do PPPoE aparece 2 conexões, quando mudo pro MAC do roteador da provedora ele fica com "connecting" infinitamente
Realmente a falha está no PPPoE, ainda acho que pode ser o MAC, tente alterar o ultimo digito do MAC, por exemplo, aqui apesar de na etiqueta ter o MAC 01 o mac que estava fazendo o PPPoE é o 03.

Bom dia.
Atualmente estou com um provedor local, e consegui que eles instalassem uma ONU, e passei a usar um EdgeRouter X,
minha internet ficou muito boa. O provedor fornece ipV6, entrento ainda não consegui ativa-lo no EdgeRouter X.
Alguem tem um passo a passo de como ativar o ipV6 nesse equipamento?

Aqui tem um setup para a Vivo.

Creio que tenha tudo o que você precisa, apenas sendo necessário você tunar para o seu cenário específico.
  • Adaptar os comandos para as interfaces WAN e LAN da sua configuração
  • Verificar/ajustar os parâmetros anunciados no Router Advertisement, como MTU e DNS
  • Ajustar o firewall, se ver necessidade
  • Talvez você prefira configurar o TCP MSS Clamping usando a configuração nativa (firewall options mss-clamp6 mss) ao invés de um script customizado no

@LucasHunger tava mapeando aqui o que ta diferente do hgu pra onu
joguei a captura do omcilog no wireshark e aparentemente tudo isso é enviado pela olt e a onu so confirma os valores.

Bash:
# mib 47 TPPointer EntityId 0x0401
# isp hgu: 0x0401, tpl onu: 0xff01

# mib 134 MacAddress EntityId 0x0000
# isp hgu: mac addr do modem, tpl onu: 0x000000000000

# mib 171 AssociatedMePoint, EntityID 0x0401

# mib 264 EntityID
# isp hgu: 0x0401, tpl onu: 0x0101

# mib 268 UsTraffMgmtPtr EntityID 0x0117
# isp hgu: 0x8004, tpl onu: 0x8003

aqui eu so vejo trafego no downstream da webui se plugar a fibra assim que retirar do hgu,
senao, meu trafego fica 0 down 0 up, e o trafego omci

Realmente a falha está no PPPoE, ainda acho que pode ser o MAC, tente alterar o ultimo digito do MAC, por exemplo, aqui apesar de na etiqueta ter o MAC 01 o mac que estava fazendo o PPPoE é o 03.
Consegui aqui, foi burrada minha, esqueci de colocar a VLAN no Mikrotik, coloquei ela e foi, e realmente o MAC na etiqueta termina com 01 mas tive que trocar pra 02 pra resolver.

Boa tarde, pessoal! Estou pensando em implementar isso com meu provedor local também, mas sou bem iniciante.

Atualmente, minha provedora disponibiliza um AN5506-02 WIFI da FiberHome (bem ruim), estou considerando substituir esse equipamento por um dos dois roteadores:
  • MikroTik RouterBOARD hEX S RB760iGS
  • Ubiquiti Edgerouter 5P PoE + 1 SFP - ER-X-SFP
(Importar também é uma opção). Para o Wi-Fi, estou pensando em usar um AC1900 da TP-Link.

Realmente preciso desses roteadores? Poderia comprar um GPON/ONU mais simples apenas para repassar a rede como exemplos usados (ex: TP-Link XZ000-G7, ele também depende do stick XPON?) e usar meu switch TL-SG1016D para distribuir? E o Wi-Fi ficaria com o AC1900.
Also, caso eu tenha 2 provedoras conectadas no mesmo switch e uma delas cair, ele já puxa sozinho? creio que tenha um tempo de delay mas não seria um problema. Pq se for o caso, a provedora principal eu usaria o GPON/ONU melhor e no secundário utilizaria os que eles provem mesmo, quero ter o menor custo possivel porém estruturando bem e de maneira satisfatória :)

Última edição:
Boa tarde, pessoal! Estou pensando em implementar isso com meu provedor local também, mas sou bem iniciante.

Atualmente, minha provedora disponibiliza um AN5506-02 WIFI da FiberHome (bem ruim), estou considerando substituir esse equipamento por um dos dois roteadores:
  • MikroTik RouterBOARD hEX S RB760iGS
  • Ubiquiti Edgerouter 5P PoE + 1 SFP - ER-X-SFP
(Importar também é uma opção). Para o Wi-Fi, estou pensando em usar um AC1900 da TP-Link.

Realmente preciso desses roteadores? Poderia comprar um GPON/ONU mais simples apenas para repassar a rede como exemplos usados (ex: TP-Link XZ000-G7, ele também depende do stick XPON?) e usar meu switch TL-SG1016D para distribuir? E o Wi-Fi ficaria com o AC1900.
Also, caso eu tenha 2 provedoras conectadas no mesmo switch e uma delas cair, ele já puxa sozinho? creio que tenha um tempo de delay mas não seria um problema. Pq se for o caso, a provedora principal eu usaria o GPON/ONU melhor e no secundário utilizaria os que eles provem mesmo, quero ter o menor custo possivel porém estruturando bem e de maneira satisfatória :)
Temos um post de um colega que conseguiu substituir o fiberhome por uma VSOL no provedor G6.. não sei qual sua operadora, mas cada um tem uma forma de autenticação ligeiramente diferente..

Recomendo vc distribuir cabos de rede CAT5e pela sua casa nos conduítes de antena. Isso já seria suficiente para distribuir pelo menos 2.5gbps..

Esse AC1900 vc já tem? Pq se vai mesmo investir num equipamento para fazer Wifi, recomendo partir para algo Wifi6 e que possa montar Mesh.

Temos um post de um colega que conseguiu substituir o fiberhome por uma VSOL no provedor G6.. não sei qual sua operadora, mas cada um tem uma forma de autenticação ligeiramente diferente..

Recomendo vc distribuir cabos de rede CAT5e pela sua casa nos conduítes de antena. Isso já seria suficiente para distribuir pelo menos 2.5gbps..

Esse AC1900 vc já tem? Pq se vai mesmo investir num equipamento para fazer Wifi, recomendo partir para algo Wifi6 e que possa montar Mesh.
Bacana... vou fazer o mesmo aqui, vou pegar um VSOL mesmo.

Fiz o teste aqui com e quando coloca na Mikrotik com o Mac address da própria Mikrotik ele da "connection established" e depois de um tempo da "terminating... - failed to authenticate ourselves to peer", e quando faço o scan do PPPoE aparece 2 conexões, quando mudo pro MAC do roteador da provedora ele fica com "connecting" infinitamente
Cara, aqui deu a mesma coisa comigo (Vivo 2).
Pelo que vi, não sei se é um problema da ODI ou do Mikrotik, ou da interação dos dois, mas a tag da vlan no ODI não funciona.
Tenta colocar a ODI em transparent mode e taggear a vlan no Mikrotik.

Ola boa noite , primeiramente agradeço a todos pelo alto nivel desge fórum

venho aqui solicitar uma orientação em 2 etapas

primeira desejo trocar modem que tenho tim live Rj e da Oi fibra Rj

antes de comprar equipamentos errados
gostaria de orientação de qual modelo de aparelho comprar para optimizar a qualidade das fibras

hoje tenho TP-Link Er605 nele ligado
modem Tim 500MB (Kaon PG2447)
Oi fibra de 500MB (Nokia G1425G-B)
wirelles tenho Xaiomi Ax6000

2 parte seria onde encontro tutorial de como substituir e configurar as Ont nas operadoras

desde Ja obrigado
agradeço

Aqui tem um setup para a Vivo.

Creio que tenha tudo o que você precisa, apenas sendo necessário você tunar para o seu cenário específico.
  • Adaptar os comandos para as interfaces WAN e LAN da sua configuração
  • Verificar/ajustar os parâmetros anunciados no Router Advertisement, como MTU e DNS
  • Ajustar o firewall, se ver necessidade
  • Talvez você prefira configurar o TCP MSS Clamping usando a configuração nativa (firewall options mss-clamp6 mss) ao invés de um script customizado no
Obrigado, por sua resposta. Realmente é necessário realizar todos esses comandos? Antes comprei um Mikrotik, e também tive dificuldades para ativar o ipV6, então utilizei um passo a passo, postado na intenet, no meio havia um vírus, que passou o acesso do equipamento para o cara que postou o passo a passo. Estava esperando um passo a passo, utilizando os comandos do próprio equipamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ola boa noite , primeiramente agradeço a todos pelo alto nivel desge fórum

venho aqui solicitar uma orientação em 2 etapas

primeira desejo trocar modem que tenho tim live Rj e da Oi fibra Rj

antes de comprar equipamentos errados
gostaria de orientação de qual modelo de aparelho comprar para optimizar a qualidade das fibras

hoje tenho TP-Link Er605 nele ligado
modem Tim 500MB (Kaon PG2447)
Oi fibra de 500MB (Nokia G1425G-B)
wirelles tenho Xaiomi Ax6000

2 parte seria onde encontro tutorial de como substituir e configurar as Ont nas operadoras

desde Ja obrigado
agradeço
Bom dia. Minha operadora é uma local, instalou um equipamento dela, o famoso equipamento faz tudo,
infelizmente esses equipamentos tem memória ram muito limitada, e mesmo que façamos configurações existe uma limitação.
Aqui consegui que o provedor instalasse uma ONU, e instalei um Edgerouter X( aceita duas operadoras), e fiz a configuração para fazer o empacotamento, diminuindo a latência da rede, e coloquei um Roteador Huawei Ax3, para o wifi. A internet ficou muito boa, principalmente para jogar online.

Última edição:
Pessoal, tenho link da Algar aqui e recentemente substitui o Huawei HG8245W5-6T deles pelo TP-Link ZX000-G3 v1 que tinha parado aqui pois na época que tentei usar ele pro link da V.tal que também possuo mas que não funcionou nesse caso. Até o momento eu vinha usando a ONU da Huawei em modo bridge sem problemas, mas ela consome mais energia que a ONU da TP-Link e como tenho no-break queria manter na opção que otimiza a duração.

Foi super simples configurar o TP-Link pra Algar, apenas substitui o Serial Number pelo do Huawei pela página da ONU TP-Link e setei a VLAN pra 100 (Internet), além do PPPoE no roteador ER605, onde clono o MAC do Huawei. Num primeiro momento ficou tudo certinho, ficou Registrado O5 e funcionando de boa, download/upload nas velocidades contratadas. Aí fiquei uns dias fora e, quando voltei, não tava mais funcionando, tava dando falha na autenticação PPPoE. Liguei de volta a fibra no modem da Huawei e chamei o suporte, eles fizeram algumas coisas remotamente e voltou a conectar normalmente tanto no modem original quanto no TP-Link. Aí no dia seguinte a isso, voltou a dar problema, só que dessa vez não é falha no PPPoE mas sim falha no registro da ONU, fica com status Registering O2, tanto no Huawei original quanto TP-Link.

Alguém já passou por isso com a Algar? Eu tava suspeitando que pode ter algo relacionado com o fato de que eles fazem um reset toda meia noite pra trocar o IP e eu acredito que o TP-Link XZ000-G3 v1 não tem TR69 pra controle remoto. Como o problema aconteceu e desde então to sem o link da Algar, não consegui testar a hipótese mas eu ia ver se no horário do reset é que começava a dar problema. Faz sentido?

Valeu pela ajuda!

@LucasHunger tava mapeando aqui o que ta diferente do hgu pra onu
joguei a captura do omcilog no wireshark e aparentemente tudo isso é enviado pela olt e a onu so confirma os valores.

Bash:
# mib 47 TPPointer EntityId 0x0401

# mib 134 MacAddress EntityId 0x0000
# isp hgu: mac addr do modem, tpl onu: 0x000000000000

# mib 171 AssociatedMePoint, EntityID 0x0401

# mib 264 EntityID
# isp hgu: 0x0401, tpl onu: 0x0101

# mib 268 UsTraffMgmtPtr EntityID 0x0117
# isp hgu: 0x8004, tpl onu: 0x8003

aqui eu so vejo trafego no downstream da webui se plugar a fibra assim que retirar do hgu,
senao, meu trafego fica 0 down 0 up, e o trafego omci

é eu desisti, comprei um ODI, como uso uma RB5009, vai ficar melhor.

Mas eu acredito que o caminho mais eficaz é a migração pro software da VSOL, porém nao consegui nenhum firmware com o ssh via uart, somente o cli que nao tem tanta opções. Imagino que seja simples fazer a correção das interfaces para ajustar para o mapeamento de portas da xz005-g6. Mas pelo que vi nem a vsol tem suporte a VEIP, que é a nossa barreira nesse momento.

é eu desisti, comprei um ODI, como uso uma RB5009, vai ficar melhor.

Mas eu acredito que o caminho mais eficaz é a migração pro software da VSOL, porém nao consegui nenhum firmware com o ssh via uart, somente o cli que nao tem tanta opções. Imagino que seja simples fazer a correção das interfaces para ajustar para o mapeamento de portas da xz005-g6. Mas pelo que vi nem a vsol tem suporte a VEIP, que é a nossa barreira nesse momento.
nem a V-SOL V2802RH serve pra gente na vivo 2?
tava até pensando em comprar porque sfp eu teria que comprar o conversor tb.
uso um minipc celeron n5105 com 4x 2.5gbe.

DEsculpe bagun;ar para quem esta entrando agora no forum como posso seguir video ou tutorial para conectar vsol ou tplink , em minha fibra da Oi e Tim ?
desde ja obrigado a todos

Oi pessoal, qual o consenso atual aqui sobre a melhor gpon comprar para claro fibra em SP?

Oi pessoal, qual o consenso atual aqui sobre a melhor gpon comprar para claro fibra em SP?
Acho que independente do provedor a ordem é sempre:

ODI DFP-34x-2C2/3 > VSOL V2802RH > Intelbras ONU R1/ TP Link xz000-g3 > TP Link xz005-g7 > TP Link xz000-g7

É bem dificil afirmar que vai funcionar, hoje a grande maioria das operadoras nao tem uma padronização na infraestrutura e nem na configuração, se a OLT que fornece pra voce tiver configurada de forma diferente de outra pessoa com o mesmo provedor na mesma região, pode ser mais dificil. A ordem que coloquei acima se refere principalmente a liberdade de personalização/compatibilidade, pode ser que apenas o GPON_SN já resolva e uma xz000-g7 resolva seu problema. Ou pode cair em cenarios como o meu que a vivo 2 utiliza recursos especificos que apenas uma ONU ou outra seja compativel. Na primeira pagina é um guia, tem pessoas com claro usando a xz000-g3 e a VSOL, eu seguiria no mesmo rumo incialmente estando ciente que não existe uma garantia que vai ser igual!

Interessante essas questões com o XZ005-G6, nesse caso ai teria possibilidade de surgir uma custom com essas modificações? no site tripleoxygen já apareceu o XZ005-G6 e fotos do PCB interno. (Estou usando o XZ005-G6, pois no meu provedor, mudei apenas SN e já funcionou de primeira)
Olá, poderia postar uma foto da sua configuração por favor comprei XZ005-G6 vou testar. Uso ZTE 7680 provedor local vai terie sorte de primeira igual você rsrs... VSOL pra mim não deu certo vou até vender.

Olá, já Li e reli esse tópico, assisti vídeos, mas não consigo fazer meu ODI DFP-34X-2C2 funcionar na TIM, spoofando os dados de um Sagemcom F@st 5670, sempre me retorna o status O2.

FvsPAL8.png

k1jfpPE.png

Acho que descobri o problema do meu ODI DFP-34X-2C2, não me atentei e comprei com conector UPC (Azul), e aqui em casa usa conector APC (Verde), agora estou atrás de um adaptador.

Olá, poderia postar uma foto da sua configuração por favor comprei XZ005-G6 vou testar. Uso ZTE 7680 provedor local vai terie sorte de primeira igual você rsrs... VSOL pra mim não deu certo vou até vender.
configurei mas não funcionou, registrou etc. configurei vlan. uso um AX6000 e testei no pfsense tambem.

Testei com DHCP ativado e desligado..configurando ip static no Roterador e sem sucesso

Users who are viewing this thread

Voltar