[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde prezados. Estou tentanto substituir um ONT da vivo com o ONU110B e o wifi force 2100G, porém não estou conseguindo instalar o roteador. Consegui subir o O5 no ONU110B e também navegar por banda larga discada no windows, utilizando a chave cliente@cliente e cliente. Funciona muito bem na discada, mas no roteador não vai com as mesmas credenciais. Me certifiquei que os IPs locais não estão na mesma faixa (ONU110b - 192.168.1.1 | roteador: 10.0.0.1). Estou sem entender o que eu estou fazendo de errado.

Última edição:
Quero fazer a troca do equipamento aqui do meu proveador mas fiquei na duvida de qual substituto pegar, vale a pena arriscar pegar a vsol por ter mais opções de customização ou alguma nacional como a Intelbras R1 ou TPLINK G3 / G7 ja é o suficiente ?

Outra coisa, tem como eu saber qual OLT o pessoal usa aqui

Quero fazer a troca do equipamento aqui do meu proveador mas fiquei na duvida de qual substituto pegar, vale a pena arriscar pegar a vsol por ter mais opções de customização ou alguma nacional como a Intelbras R1 ou TPLINK G3 / G7 ja é o suficiente ?

Outra coisa, tem como eu saber qual OLT o pessoal usa aqui
Estou na mesma dúvida pra substituir meu Huawei HS8546V5...

Aconteceu algo estranho hj.

A internet caiu por volta das 10h, ao entrar em contato com a Oi, informaram problema na região.
No final da tarde entrei em contato de novo e já tinha sido normalizado, mas a minha conexão, não.

Lá vai eu investigar o problema. Coloquei o modem de novo da Oi e vi que o Software Version atualizou. Coloquei as informações na ODI e subiu o O5 e listou a vlan. Mas quem disse que pegava ip? Tentei de tudo e não pega ip de jeito nenhum.

Atualizei firmware, resetei, reconfigurei e nada. Apresenta O5, lista a vlan 1855 mas não pega ip de jeito nenhum. Tentei várias formas a configuração da vlan(auto, mode transparent) e nada. Estou achando que rolou algum bloqueio.

Alguém já passou por isso?
Aconteceu comigo, rola bloqueio sim depois de um tempo e não tem oq fazer, parece que seu login fica numa blacklist no sistema deles e sua PON só autentica com o modem da Oi.
Só não sei como que eles bloqueiam se é pelo MAC, TR-069, e etc.
Eu resolvi o problema trocando de provedor, pois não dá pra ficar escravo daquele modem péssimo da nokia todo capado que a Oi disponibiliza.
Saí da Oi e fui pra Vivo, to feliz da vida com minha ONU VSOL (ou SFP se preferir) rodando liso. Lembre sempre de desabilitar TR-069 pra evitar esse tipo de problema futuro.

Eu relatei minha experiêcia sobre isso nessa mensagem abaixo:
O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o @tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.

Aconteceu comigo, rola bloqueio sim depois de um tempo e não tem oq fazer, parece que seu login fica numa blacklist no sistema deles e sua PON só autentica com o modem da Oi.
Só não sei como que eles bloqueiam se é pelo MAC, TR-069, e etc.
Eu resolvi o problema trocando de provedor, pois não dá pra ficar escravo daquele modem péssimo da nokia todo capado que a Oi disponibiliza.
Saí da Oi e fui pra Vivo, to feliz da vida com minha ONU VSOL (ou SFP se preferir) rodando liso. Lembre sempre de desabilitar TR-069 pra evitar esse tipo de problema futuro.

Eu relatei minha experiêcia sobre isso nessa mensagem abaixo:
Se for isso é muita sacanagem. A diferença do seu caso para o meu é que consigo listar a VLAN, mas não pega ip de jeito nenhum.

Pior que aqui na região, só tem a Oi de player grande, o restante é operadora local.

Pessoal, meu provedor usa a onu wifiber 1200r, mas quero trocar ela, pois a mesma é horrível. Eu adquiri o roteador huawei wifi be3, se eu usasse uma onu da própria intel, como a 110 B, por exemplo, iria funcionar? Ela iria ficar no modo bridge, pois o roteador faz a conexão, pois tenho o acesso de usuário e senha do pppoe. Essa onu funcionaria no lugar da 1200r?

Pessoal, meu provedor usa a onu wifiber 1200r, mas quero trocar ela, pois a mesma é horrível. Eu adquiri o roteador huawei wifi be3, se eu usasse uma onu da própria intel, como a 110 B, por exemplo, iria funcionar? Ela iria ficar no modo bridge, pois o roteador faz a conexão, pois tenho o acesso de usuário e senha do pppoe. Essa onu funcionaria no lugar da 1200r?
Só testando na infra da tua operadora... ou se alguém que usasse a mesma operadora dissesse que obteve êxito nas configurações.

Pessoal, tive sucesso de uma maneira muito simples e fácil.

Ja havia tentado muitas vezes, e passado noites tentando... Chegava a dar O5, mas dava status (Wrong). Alias, aprendi muito por aqui... perdi uns 2 modens tbm... kkk Dessa vez não precisei nada, nenhum comando, nenhuma programação, ssh, putty, nada.

Comprei um modulo novo pra começar do zero. Não precisei alterar nada além do password e serial do GPON. Apenas dois campos. Todo resto ficou no padrão de fabrica do modulo. Fiz tudo pela interface html. So clicando no botão Apply. Zero conhecimento necessário... baby steps.

Segue:

Modulo XPON: DFP-34X-2C3 (verde) - Tipo APC - https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.10.4061caa4Omb5y7&gatewayAdapt=glo2bra

Tem que ser o verde! O link tem varias opções. A ultima figurinha da direita é o verde.

Modem anterior: Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 - Firmware: BR_g7.7_100VNZ0b41

Unicos 3 Campos Alterados no Modulo via interface html: VLAN PVID "3857" / GPON SN: "sn meu modem" / GPON PASSWORD: "meu SLID da VIVO"

Não alterei mais nada, nenhum comando via telnet ssh etc, nenhum outro campo. Deixei tudo no padão de fabrica generico.

Mais importante foi o VLAN. Li num outro forum que alguem alterou pra este 3857 ao inves de 10 ou 600. (estou em Sao Paulo, SP Vivo1)

Na hora já deu O5 Initial Status.

Espetei no meu roteador Unifi e configurei o PPPoE da Vivo com cliente@cliente e ai sim com VLan 10.

Funcionou!

Mas navega com o mesmo perfil de Up/Down desproporcional que eu tinha antes no modem... Plano Empresas de 700. Esta dando 750 de downstream e 95 de upstream.
Eu tenho outro ponto aqui residencial, com outro modem, que ta com perfil correto. Vou tentar com o outro pra ver se funciona também.

Última edição:
Aconteceu algo estranho hj.

A internet caiu por volta das 10h, ao entrar em contato com a Oi, informaram problema na região.
No final da tarde entrei em contato de novo e já tinha sido normalizado, mas a minha conexão, não.

Lá vai eu investigar o problema. Coloquei o modem de novo da Oi e vi que o Software Version atualizou. Coloquei as informações na ODI e subiu o O5 e listou a vlan. Mas quem disse que pegava ip? Tentei de tudo e não pega ip de jeito nenhum.

Atualizei firmware, resetei, reconfigurei e nada. Apresenta O5, lista a vlan 1855 mas não pega ip de jeito nenhum. Tentei várias formas a configuração da vlan(auto, mode transparent) e nada. Estou achando que rolou algum bloqueio.

Alguém já passou por isso?
Usar a ONU VSOl não poderia resolver seu problema?

na algar, não é simplesmente ativar o tr-069.

fora a config ridícula de facil que é pra fazer no tr069 logar no sistema da algar, o problema é que eles validam uma pancada de informação da onu, e ainda fazem controle remoto(incluindo update de FW) via tr069.

simplesmente ficou inviável de usar outra onu na rede deles, melhor ligar no callcenter e pedi pra colocarem o modo bridge remotamente.

só imagina a situação, que é possível de acontecer, tu clona tudo da sua onu que seria sei la uma zte ou huawei, e a algar recebe um FW novo pra essa onu deles, eles vão forçar update remoto via tr069, basicamente vão meter um flash no FW da vsol e ela vai virar um peso de papel.
Putsss :/ aí complicou mesmo. Qnd eu substitui a onu da algar pela tplink g3 só funcionava até eles resetarem o IP, aí caía, parava de autenticar PPPoe e só voltava ligando de volta a fibra na onu e chamando suporte, aí desisti e deixei quieto

Boa tarde, ja tinha conseguido configurar a VTAL em um mikrotik com openwrt, mas não tinha gostado muito do resultado porque a velocidade tinha ficado limitada pela metade. Agora peguei um R86S e queria configurar, alguém tem e já fez?

Estou tentando com a mesma provedora. Minhas dicas pra vc é q o login padrão do ONT (modem) é: AdminGPON senha: ALC#FGU

Pra conseguir acessar por telnet, você vai pegar as config do modem, exportar como .cfg, vai pegar essa cfg e desencriptar com o código python.
Aí depois de desencriptar você consegue acesso a cfg file dele, vai mudar a variável de limit ont user para falso. Aí consegue acesso root por telnet. Única coisa q não to conseguindo fazer é entender como executar os comandos como root. Precisa ter a chave da wlan, que o python já desencripta. Aí precisa tbm rodar o omcicli mib get 84 pra pegar a VLAN.
Já consegui pegar o GPON, VLAN, e o login pppoe, porém não fiz o teste com a ONU TP Link ainda, pretendo fazer.

Olá Galera gostaria de agradecer a todos que contribuíram com informações para este topico, através dele e dos videos dos canais Doutor Mikrotik, Pedro Pithan e Tito Tech
consegui eliminar até o momento Modem VIVO HGU 5, por hora parcialmente deixei de lado o RTF3507VW-N1 usando os seguintes equipamentos:

Conversor de Midia: Tp-Link MC220L

Modulo SFP: DFP-34X-2C2 (sem marca) China

Roteador: Tp-Link EX511 AX3000 (usei dois para ter uma rede MESH)

Switch: Tp-link LS1005G (Para os 4 pontos da IPTV)

Primeiramente o modulo foi configurado com as informações necessárias para Vivo1

PLOAM (Meu SLID que obtive no 192.168.15.1/instalador)

GPON SN (também obtido no /instalador)

Device Serial Number (MAC do RTF3507VW-N1)

Mackey (obtive usando o comando echo -n "hsgq1.9a*" | md5sum via telnet , no asterisco coloquei meu endereço MAC e obtive o retorno dê um código extenso

Com toda parte de Settings configurada usei o comando omcicli mib get 84 via telnel para identificar minha VLAN, o detalhe é que não obtive retorno de primeira e somente "spammando" o comando algumas vezes me retornou 3 (EntityID's) sendo a VLAN da Internet, IPTV e Telefone, com isso foi necessário apenas configurar o modulo em VLAN Transparent Mode e terminar as configurações no EX511

No Tp-link Ex511 configurei na WAN duas conexões: Principal sendo PPPoE com a VLAN 3884 prioridade 1 usando o padrão cliente@cliente, na segunda conexão (TV) usei IP Dinamico com a VLAN 5 prioridade 3, nessa habilitei as opções INTERNET e IPTV e as funções DHCPv6, IGMP, NAT e NAT /full-cone, no mesmo instante a internet passou a funcionar, mas a TV funcionou por apenas alguns minutos e após isso apareceu o código de erro GCN11, ainda estou a procura da solução para a TV funcionar 100%, detalhe é que o RTF3507VW-N1 tinha todos os 4 pontos conectados via HPNA com entrada coaxial e para conectá-los no EX511 tive que substituír todos por cabos CAT5, como o EX511 possui apenas 4 entradas usei um switch Tp-link LS1005G para conectar todos os pontos no roteador.

Quem tiver dicas para solução do erro GCN11 agradeço !!

Galera, desisti de tentar fazer a TV funcionar, foi 1 mês de várias tentativas sem sucesso.

Então vou passar para frente o kit DFP-34X-2C2 (Com adaptador UPC > APC) + Tp-Link MC220L, na caixa tem até splitter óptico 2x1 (50%50%) e alguns adaptadores apc.

Se alguém interessar em ter isso rápido e já importado, só procurar na Olx
ancVJe1.jpeg

Vc poderia tá passando o tutorial?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém já conseguiu configurar o xz000-g7?
É tranquilo, aqui só precisei pegar o GPON do modem da operadora, PPPOE e o VLAN, GPON e VLAN você coloca no tp link e o PPPOE no roteador.

Mais um case de sucesso.

ONU: Vsol V2802RH
Modem da Operadora: Nokia G-1425G-A
Operadora: Oi Fibra, 1 giga
VlanId: 1012

O meu caso aqui eu demorei um pouco pra fazer funcionar porque na verdade a ONU ela demora pra "subir" a conexão, então eu acredito que iria precisar de menos tentativas se eu tivesse simplesmente esperado um pouco. Senti que ela também precisou de alguns resets pra pegar legal.

Também não utilizei todos os dados fornecidos pelo tutorial do TripleOxygen. Em específico: HWVer, SWVer e ProductClass. Puxei esses dados do log do meu próprio roteador.

Estou utilizando a VSOL em bridge com um Redmi AX5400 que está com QoS ativo. Não senti diferença de ping ou desempenho no Overwatch 2, porem em teste sintéticos o bufferbloat diminuiu bastante. Estou com UPNP ligado no Redmi e desligado na VSOL, recomendam fazer o inverso?

A velocidade da internet melhorou. Sem QoS está batendo 950mb de download de 550mb de upload. "Ganhei" aproximadamente 80mb de download, está bem próximo do contratado.

Mais um case de sucesso.

ONU: Vsol V2802RH
Modem da Operadora: Nokia G-1425G-A
Operadora: Oi Fibra, 1 giga
VlanId: 1012

O meu caso aqui eu demorei um pouco pra fazer funcionar porque na verdade a ONU ela demora pra "subir" a conexão, então eu acredito que iria precisar de menos tentativas se eu tivesse simplesmente esperado um pouco. Senti que ela também precisou de alguns resets pra pegar legal.

Também não utilizei todos os dados fornecidos pelo tutorial do TripleOxygen. Em específico: HWVer, SWVer e ProductClass. Puxei esses dados do log do meu próprio roteador.

Estou utilizando a VSOL em bridge com um Redmi AX5400 que está com QoS ativo. Não senti diferença de ping ou desempenho no Overwatch 2, porem em teste sintéticos o bufferbloat diminuiu bastante. Estou com UPNP ligado no Redmi e desligado na VSOL, recomendam fazer o inverso?

A velocidade da internet melhorou. Sem QoS está batendo 950mb de download de 550mb de upload. "Ganhei" aproximadamente 80mb de download, está bem próximo do contratado.
Quanto tempo demora para a conexão ficar up?

Pessoal, tive sucesso de uma maneira muito simples e fácil.

Ja havia tentado muitas vezes, e passado noites tentando... Chegava a dar O5, mas dava status (Wrong). Alias, aprendi muito por aqui... perdi uns 2 modens tbm... kkk Dessa vez não precisei nada, nenhum comando, nenhuma programação, ssh, putty, nada.

Comprei um modulo novo pra começar do zero. Não precisei alterar nada além do password e serial do GPON. Apenas dois campos. Todo resto ficou no padrão de fabrica do modulo. Fiz tudo pela interface html. So clicando no botão Apply. Zero conhecimento necessário... baby steps.

Segue:

Modulo XPON: DFP-34X-2C3 (verde) - Tipo APC - https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.10.4061caa4Omb5y7&gatewayAdapt=glo2bra

Tem que ser o verde! O link tem varias opções. A ultima figurinha da direita é o verde.

Modem anterior: Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 - Firmware: BR_g7.7_100VNZ0b41

Unicos 3 Campos Alterados no Modulo via interface html: VLAN PVID "3857" / GPON SN: "sn meu modem" / GPON PASSWORD: "meu SLID da VIVO"

Não alterei mais nada, nenhum comando via telnet ssh etc, nenhum outro campo. Deixei tudo no padão de fabrica generico.

Mais importante foi o VLAN. Li num outro forum que alguem alterou pra este 3857 ao inves de 10 ou 600. (estou em Sao Paulo, SP Vivo1)

Na hora já deu O5 Initial Status.

Espetei no meu roteador Unifi e configurei o PPPoE da Vivo com cliente@cliente e ai sim com VLan 10.

Funcionou!

Mas navega com o mesmo perfil de Up/Down desproporcional que eu tinha antes no modem... Plano Empresas de 700. Esta dando 750 de downstream e 95 de upstream.
Eu tenho outro ponto aqui residencial, com outro modem, que ta com perfil correto. Vou tentar com o outro pra ver se funciona também.
Pessoal, segundo sucesso:

Mesmo caso, na minha outra conta da Vivo, residencial de 700.

Somente configurei a PVID como 3857 coloquei o SLID do modem como passwod e copiei o serial do Gpon.

Tudo pela interface web do Gpon.
Modulo XPON: DFP-34X-2C3 Tipo APC (verde) - Marca ODI (PS: Eu testei o módulo azul com o conversor de azul pra verde conectado e funciona igual.)

Modem substituído: Askey - RTFB115VW - REV5

Deixei todas configurações genéricas de fabrica do modulo XPon. Só alterei as tres informações acima.

Funcionando bem há 6 dias já... não mudou nada as velocidades, mas o ping é fenomenal.

Latencia de 1 a 3 ms. Liguei ambas as conexões no meu router Ubiquiti. Uma na WAN1 através de um cabo ethernet com modulo no meu conversor de mídia, e outra na WAN2 com o modulo direto na porta SFP do router.

Eu testei usar o router da Ubiquiti como conversor de midia e funciona também, eu seyei ele pra ip fixo e consegui acessar a interface web do módulo pela minha rede. Depois de configurado conforme descrevi acima só mudei no router a conexão pra PPoE e saiu funcionando.

Configurei ambas as conexões em PPoE no Router com Vlan 10.

Leva 15 segudos pra sincronizar... conecta na hora. Ambas funcionado com iPv4 e IPv6. COnfigurei em SLLAAC com dois prefixos diferentes, um pra cada: 56 e 64

Testes de velocidade estão dando em média as mesmas que eu já tinha anteriormente usando os modens em bridge.

Plano Vivo Empresas 700: 700mbps/1ms de downstream e 95mbps/6ms de upstream
Plano Vivo Residencial 700: 750mbps/1ms de Downstream e 370mbps/3ms de upstream

Última edição:
Pessoal tenho um modem F6600P conexão pela TIM Live (Salvador/BA) comprei o ONU R1 Intelbras e fiz os seguintes comandos.

ONU R1 Intelbras

flash set PON_VENDOR_ID ZTEG
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ZTEGD*****
flash set GPON_SN ZTEG*******
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OMCI_SW_VER1 V9.0.10P6N4
flash set OMCI_SW_VER2 V9.0.10P6N4
flash set GPON_ONU_MODEL F6600P
flash set HW_HWVER V9.0.14
flash set HW_SERIAL_NO BCBD*******
flash set ELAN_MAC_ADDR bcbd84*****
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set HW_CWMP_MANUFACTURER ZTEG

A GPON pegou sinal sincronizou e no modo router pegou IP normalmente, porém não navega de jeito nenhum... ai fui no CMD (Prompt) e dei varios ping www.google.com.br / ping www.amazon.com .. e pinga normal os ips retornando normal

ping www.cade.com.br

Disparando a7de0457831fd11f7.awsglobalaccelerator.com [13.248.158.7] com 32 bytes de dados:
Resposta de 13.248.158.7: bytes=32 tempo=33ms TTL=248

Só que conituo sem navergar... ai fiz novamente umas configururações com esse comando agora:

flash set GPON_SN ZTEGD******
flash set OUI BCBD**
flash set HW_SERIAL_NO 5A5445-ZTE3BL*******
flash set ELAN_MAC_ADDR bcbd8******
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1

e continuou a mesma coisa.. pega IP.. pinga no cmd todos os sites com retorno.. porém não navega em nenhum site... .ai tentei colocar o DNS diretamente na placa de video 1.1.1.1 e 8.8.8.8 e não navegou tb.

Alguem pode me ajudar?

Galera, pergunta de leigo que esqueceu como fez no passado.
Alguém que tenha a ONU D-Link DPN-101g saberia me dizer como ativar o Telnet dela? Eu recordo que fica na acaba ACL mas não lembro que configuração que tinha que fazer para ativar o Daemon do serviço.
Obrigado!

Pessoal tenho um modem F6600P conexão pela TIM Live (Salvador/BA) comprei o ONU R1 Intelbras e fiz os seguintes comandos.

ONU R1 Intelbras

flash set GPON_SN ZTEG*******
flash set HW_SERIAL_NO BCBD*******
flash set ELAN_MAC_ADDR bcbd84*****
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1

A GPON pegou sinal sincronizou e no modo router pegou IP normalmente, porém não navega de jeito nenhum... ai fui no CMD (Prompt) e dei varios ping www.google.com.br / ping www.amazon.com .. e pinga normal os ips retornando normal

ping www.cade.com.br

Disparando a7de0457831fd11f7.awsglobalaccelerator.com [13.248.158.7] com 32 bytes de dados:

Só que conituo sem navergar... ai fiz novamente umas configururações com esse comando agora:

flash set GPON_SN ZTEGD******
flash set OUI BCBD**
flash set HW_SERIAL_NO 5A5445-ZTE3BL*******
flash set ELAN_MAC_ADDR bcbd8******
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1

e continuou a mesma coisa.. pega IP.. pinga no cmd todos os sites com retorno.. porém não navega em nenhum site... .ai tentei colocar o DNS diretamente na placa de video 1.1.1.1 e 8.8.8.8 e não navegou tb.

Alguem pode me ajudar?
Experimentou já plugar no roteador e ver se navega?
Aqui aconteceu o mesmo comigo (V.tal) e não navegava na ONU diretamente, mas foi plugar no roteador e a mágica aconteceu.
Obs. Setei a minha ONU R1 Intelbras em Bridge.

Post de sucesso - OI/Vtal RJ

ONU: Nokia G-140W-H
Módulo SFP: DFP-34X-2C3 comprado no AliExpress
Conversor de mídia: Tp-link Mc220l
Roteador: Unifi Cloud Gateway Ultra

Queria aqui agradecer ao @KILLME por ter me ajudado na investigação do problema que tive com o obtenção de IP. Muito obrigado.

Eu tentei com a firmware original da ODI, sem sucesso, usei a do TrypleOxigen, consegui listar as VLANS, mas não conseguia pegar IP, então instalei a versão M114_sfp_ODI_Vlan_220414 do Anime4000 e funcionou.

Obtive as configurações no Log do G-140W-H
LOG.png

E também da etiqueta na traseira da ONU
ONU.png

Script da ODI para geração da MACKey

Configurações do módulo SFP:
GPON
GPON.png

OMCI
OMCI.png

Como o firmware do Anime4000 não tem todas as opções em tela, tive que setar o MAC, MACKey e Manufacturer da ONU via telnet
Código:
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set ELAN_MAC_ADDR [MAC da etiqueta da ONU]
flash set MAC_KEY [resultado do script da ODI]

Consegui listar a VLAN
Código:
omcicli mib get 84
MIB.png

VLAN
VLAN.png

Unifi
Unifi.png

Speedtest
speed-Test.png
Boa tarde, pessoal!
Deixando aqui o registro do meu caso de sucesso com a Oi Fibra (Vtal) em Barra do Piraí/RJ.

ONT substituída: Nokia G-140W-H
Módulo SFP: ODI DFP-34X-2C3 (APC)
Conversor de mídia: TP-Link MC220L
Roteador: Mikrotik RB750Gr3 (com OpenWrt 23.05.5)

Tive alguns inconvenientes no meio do processo. Configurei o módulo com o firmware padrão de fábrica, conforme o post do @hvianna . Conectando ao meu PC Windows, consegui sucesso de primeira, pegando IP e navegando normalmente tanto em v4 quanto em v6. Porém ao conectar no Mikrotik, pegava IP apenas em v4, mas não navegava. Tentei conectar em um roteador TP-Link, mas nem pegava IP.

Resolvi alterar o firmware para o do Anime4000, sugerido no post do @hvianna . Não sei como é possível, mas após realizar o upgrade, o firmware voltava a versão anterior depois de alguns reboots. Até que instalei a versão M114_sfp_ODI_hybrid_220527, depois fiz upgrade para a M114_sfp_ODI_Vlan_220414 e então o firmware estabilizou na versão que eu queria.

Depois disso não conseguia alterar a SWVer nas configurações da OMCI. Mesmo utilizando a opção OMCI_OLT_MODE 3, depois de reiniciar a versão voltava a padrão. A única solução que encontrei, foi utilizar a opção:
flash set OMCI_OLT_MODE 21
nv setenv sw_custom_version0 3FE48077HJKK44
nv setenv sw_custom_version1 3FE48077HJKK44

Enfim, depois de uma semana quebrando a cabeça, pegando IP e navegando normalmente no Mikrotik em v4 e v6:
Screenshot-2024-11-16-140552.png

Users who are viewing this thread

Voltar