Bem turma, hoje venho compartilhar mais um caso de sucesso, caso EXÓTICO, porém tudo deu certo graças a ajuda do Triple Oxygen (
https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2 )
Minha saga de dor de cabeça com a Oi/V.Tal em me livrar do HGU Huawei deles começou quando descobri que minha cidade inteira usa apenas OLT Huawei e HGU Huawei, pra funcionar equipamentos de terceiros nessas OLT é necessária a inserção de MIBs(bibliotecas) especificas para OLT Huawei, o Triple Oxygen já havia fornecido um firmware especifico para este caso porém apenas para VSOL V2802H, versão 1.9.4:
www.tripleoxygen.net
O resumo foi:
Assinei a Oi, me entregaram o HGU Huawei HG8245Q2, eu comprei o ODI, não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, li basicamente todos os tópicos aqui do forum e fiquei pensando que poderia ser a VLAN errada, mas não era nada disso.
O amigo
@Psygod gastou quase 2 dias tentando fazer funcionar, porém sem sucesso também.
em regiões iguais a minha e do
@FelipeSS aqui do forum aonde usam apenas OLT Huawei, É IMPOSSÍVEL conseguir sincronismo correto sem ser FAKE O5 se não tiver um equipamento que tenha as MIBs Huawei.
Sendo assim eu comprei uma VSOL V2802H e subi a firmware do Triple Oxygen, configurei um parâmetro no web gui para Região Com OLT Huawei e deu TUDO CERTO.
Até que resolvi entrar em contato com o Triple Oxygen via e-mail, expliquei toda essa situação e após algumas trocas de e-mail, eu encaminhei pra ele um link com o firmware MAIS NOVO do ODI que é bem diferente do que vcs estão acostumados, logo vou mandar uns prints abaixo, esse firmware foi retirado do canal do Discord do chipset realtek usado no ODI.
Pois bem, o Triple Oxygen inseriu as MIBs nesse firmware do ODI e DEU TUDO CERTO.
Só existe UM DETALHE EM ESPECIAL A SER OBSERVADO:
no VSOL vc precisa configurar esses parâmetros igual o
@FelipeSS fez:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart
MAS o ODI não aceita setar o OMCC_VER 0x86 e o comando pra setar é "flash set".
Porém pra subir esse "0x86" no ODI vcs precisam colocar:
flash set OMCC_VER 136
e o restante dos comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
reboot
TUDO ISSO VIA TELNET no ODI.
Fiz isso, configurei a VLAN em 210 no meu caso e ai SUBIU TUDO NORMALMENTE, PEGUEI IP EXTERNO DIRETO.
A VELOCIDADE AUMENTOU!
O MENOR PING PRA SÃO PAULO QUE ANTES ERA 41MS CAIU PRA 37MS-38MS.
Vou postar abaixo pra vcs alguns prints da tela do firmware do ODI e outras coisas:
Primeiro a nova velocidade:
Nova tela inicial do firmware mais recente:
Mais uma tela do novo firmware, neste firmware mesmo não estando ainda com as configurações corretas, ele já mostrava que a fabricante da OLT era Huawei:
Aba de configurações PON:
Essa é a nova guia de VLANs, note que após eu ter feito toda a configuração corretamente, ela já fica exibindo todas as VLANs disponíveis na OLT:
Essa guia de Backup/Restore nesse firmware é BEM interessante, vc consegue subir parâmetros de algumas HGU que os gringos subiram na memória do firmware junto ao ODI, quando eu vi isso eu cliquei na HG8145V5-20 pois aqui na minha cidade minha prima e uma amiga que tem Oi Fibra receberam exatamente este modelo de HGU da Oi, eu estava na esperança de subir MIBs Huawei, porém sem sucesso, foi necessário a inserção manual pelo Triple Oxygen:
Por fim a ultima aba mostrando atividades dos pacotes PON:
Em resumo:
O TRIPLE OXYGEN É F0D@ !!!!!!
E todos vcs também!
Se vcs virem QUALQUER pessoa com V.Tal(não precisa ser só a Oi) em região HUAWEI tendo problemas, já sabem:
Ou compra VSOL 2802RH e usa o firmware 1.9.4 do Triple ou o ODI DFP-34X-2C2 com esse firmware do Triple.
Vou deixar o link deste firmware que ele me mandou modificado:
1.9.1-240202
- Baseada no release oficial V1.1.6-240202
- Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )
Lembrando: da mesma maneira com o VSOL isso não deve influenciar quem usa outra operadora, não vimos nenhum outro caso aqui aonde a OLT de outra marca precisava de biblioteca especifica pra funcionar, isso só aconteceu com Huawei até agora, sempre vale o teste, vcs podem retornar/mudar o firmware também.
Um abraço a todos.
---------------------------------------
EDIT:
LINK COM TODAS AS IMAGENS E PRINTS(se alguém souber aonde posso hospedar para poder anexar aqui sem problemas, favor indicar):
No meu One Drive -
ODI+TripleOxygen
OBS: O TripleOxygen adicionou o firmware modificado no site dele na página do ODI:
www.tripleoxygen.net
1.9.1-240202
- Baseada no release oficial V1.1.6-240202
- Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )