[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Não...

Aqui uso ela na versão 1.1.7 com Vivo Fibra, like a rock!!
lembro que teve gente com esse mesmo bug, mas não sei quem foi e nem se conseguiu resolver. Na vtal no meu caso, só funcionou as versões modificadas do tripleoxygen. 1.1.7 oficial não funfou como deveria.

Mais alguém com um bug na vsol 2802RH, onde perde o acesso depois de um tempo ligado? fw 1.9w. quando desliga e liga volta o acesso, mas poucas horas depois, perde de novo. Nem pinga no ip, nem acessa telnet ou no navegador. Porém, a internet funciona normalmente sem qq problema. E se achou alguma solução pra isso.
Esse bug já é velho, eu contornei isso com um script dando ping nele por 24h para o sistema dele não "hibernar", porque parece que é isso que ocorre.

Bem turma, hoje venho compartilhar mais um caso de sucesso, caso EXÓTICO, porém tudo deu certo graças a ajuda do Triple Oxygen ( https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2 )

Minha saga de dor de cabeça com a Oi/V.Tal em me livrar do HGU Huawei deles começou quando descobri que minha cidade inteira usa apenas OLT Huawei e HGU Huawei, pra funcionar equipamentos de terceiros nessas OLT é necessária a inserção de MIBs(bibliotecas) especificas para OLT Huawei, o Triple Oxygen já havia fornecido um firmware especifico para este caso porém apenas para VSOL V2802H, versão 1.9.4:

O resumo foi:
Assinei a Oi, me entregaram o HGU Huawei HG8245Q2, eu comprei o ODI, não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, li basicamente todos os tópicos aqui do forum e fiquei pensando que poderia ser a VLAN errada, mas não era nada disso.

O amigo @Psygod gastou quase 2 dias tentando fazer funcionar, porém sem sucesso também.

em regiões iguais a minha e do @FelipeSS aqui do forum aonde usam apenas OLT Huawei, É IMPOSSÍVEL conseguir sincronismo correto sem ser FAKE O5 se não tiver um equipamento que tenha as MIBs Huawei.

Sendo assim eu comprei uma VSOL V2802H e subi a firmware do Triple Oxygen, configurei um parâmetro no web gui para Região Com OLT Huawei e deu TUDO CERTO.

Até que resolvi entrar em contato com o Triple Oxygen via e-mail, expliquei toda essa situação e após algumas trocas de e-mail, eu encaminhei pra ele um link com o firmware MAIS NOVO do ODI que é bem diferente do que vcs estão acostumados, logo vou mandar uns prints abaixo, esse firmware foi retirado do canal do Discord do chipset realtek usado no ODI.

Pois bem, o Triple Oxygen inseriu as MIBs nesse firmware do ODI e DEU TUDO CERTO.

Só existe UM DETALHE EM ESPECIAL A SER OBSERVADO:
no VSOL vc precisa configurar esses parâmetros igual o @FelipeSS fez:

flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

MAS o ODI não aceita setar o OMCC_VER 0x86 e o comando pra setar é "flash set".
Porém pra subir esse "0x86" no ODI vcs precisam colocar:
flash set OMCC_VER 136
e o restante dos comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
reboot
9.jpg

TUDO ISSO VIA TELNET no ODI.

Fiz isso, configurei a VLAN em 210 no meu caso e ai SUBIU TUDO NORMALMENTE, PEGUEI IP EXTERNO DIRETO.

A VELOCIDADE AUMENTOU!
O MENOR PING PRA SÃO PAULO QUE ANTES ERA 41MS CAIU PRA 37MS-38MS.
8.jpg

Vou postar abaixo pra vcs alguns prints da tela do firmware do ODI e outras coisas:

Primeiro a nova velocidade:

1.jpg

Nova tela inicial do firmware mais recente:

2.jpg

Mais uma tela do novo firmware, neste firmware mesmo não estando ainda com as configurações corretas, ele já mostrava que a fabricante da OLT era Huawei:

3.jpg

Aba de configurações PON:

4.jpg

Essa é a nova guia de VLANs, note que após eu ter feito toda a configuração corretamente, ela já fica exibindo todas as VLANs disponíveis na OLT:

5.jpg

Essa guia de Backup/Restore nesse firmware é BEM interessante, vc consegue subir parâmetros de algumas HGU que os gringos subiram na memória do firmware junto ao ODI, quando eu vi isso eu cliquei na HG8145V5-20 pois aqui na minha cidade minha prima e uma amiga que tem Oi Fibra receberam exatamente este modelo de HGU da Oi, eu estava na esperança de subir MIBs Huawei, porém sem sucesso, foi necessário a inserção manual pelo Triple Oxygen:

6.jpg

Por fim a ultima aba mostrando atividades dos pacotes PON:

7.jpg

Em resumo:
O TRIPLE OXYGEN É F0D@ !!!!!!
E todos vcs também!

Se vcs virem QUALQUER pessoa com V.Tal(não precisa ser só a Oi) em região HUAWEI tendo problemas, já sabem:
Ou compra VSOL 2802RH e usa o firmware 1.9.4 do Triple ou o ODI DFP-34X-2C2 com esse firmware do Triple.

Vou deixar o link deste firmware que ele me mandou modificado:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )

Lembrando: da mesma maneira com o VSOL isso não deve influenciar quem usa outra operadora, não vimos nenhum outro caso aqui aonde a OLT de outra marca precisava de biblioteca especifica pra funcionar, isso só aconteceu com Huawei até agora, sempre vale o teste, vcs podem retornar/mudar o firmware também.

Um abraço a todos.

---------------------------------------

EDIT:
LINK COM TODAS AS IMAGENS E PRINTS(se alguém souber aonde posso hospedar para poder anexar aqui sem problemas, favor indicar):
No meu One Drive - ODI+TripleOxygen

OBS: O TripleOxygen adicionou o firmware modificado no site dele na página do ODI:

1.9.1-240202​

• Baseada no release oficial V1.1.6-240202
  • Habilita MIBs/MEs proprietários para OLTs Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.
V1.9.1-240202.tar ( SHA256: 46dd1114aea7d3861e98aaa628fe077564be1edda2894d8e79cd4afd3062879e )

Me ajuda!!! kkkk

Eu segui os mesmos passos, mas não consigo me libertar dessa ticaca.

Sou um infeliz usuário de um HG8145V5 e estou querendo me libertar usando um ODI DFP-34X-2C2 XPON.
Eu fiz as configurações sugeridas no post e também na página do TripleOxygen e o sucesso foi parcial, eu consegui (teoricamente) entrar na rede da Oi Fibra (Goiás) com o ODI dando ONU State: O5, ONU ID: 18, Registered Status: Registered e Mackey Status: success.
Mas não consigo pegar IP via DHCP em nenhum dispositivo, testei com o ODI conectado a um conversor de mídia TPLink e no meu PC, conectado no conversor de mídia e em Ubiquiti Dream Machine Pro e com o ODI direto no Ubiquiti Dream Machine Pro, em todos os casos o ODI estava conectado na rede da Oi (ou pelo menos aparentemente devido aos status) mas nada de IP e nada de internet.

Alguma ideia do que poderia ser?

Desde já, muito obrigado a todos!

Esse bug já é velho, eu contornei isso com um script dando ping nele por 24h para o sistema dele não "hibernar", porque parece que é isso que ocorre.
Eu tinha este problema também. Tive que criar uma regra no firewall do pfSense para resolver (parcialmente) o problema. Mas mesmo assim as vezes acontece isso não sei porquê. Neste caso tenho que alterar o IP de acesso da bridge do pfSense para voltar a ter acesso a VSOL.

Me ajuda!!! kkkk

Eu segui os mesmos passos, mas não consigo me libertar dessa ticaca.

Sou um infeliz usuário de um HG8145V5 e estou querendo me libertar usando um ODI DFP-34X-2C2 XPON.
Eu fiz as configurações sugeridas no post e também na página do TripleOxygen e o sucesso foi parcial, eu consegui (teoricamente) entrar na rede da Oi Fibra (Goiás) com o ODI dando ONU State: O5, ONU ID: 18, Registered Status: Registered e Mackey Status: success.
Mas não consigo pegar IP via DHCP em nenhum dispositivo, testei com o ODI conectado a um conversor de mídia TPLink e no meu PC, conectado no conversor de mídia e em Ubiquiti Dream Machine Pro e com o ODI direto no Ubiquiti Dream Machine Pro, em todos os casos o ODI estava conectado na rede da Oi (ou pelo menos aparentemente devido aos status) mas nada de IP e nada de internet.

Alguma ideia do que poderia ser?

Desde já, muito obrigado a todos!

Aqui foi a mesma coisa, só consegui com a VSOL...
Engraçado que na VSOL não foi necessário setar MAC nem Mackey, alguém que conseguiu pode confirmar o que colocou nesses campos?
Tentei seguir o tutorial da Vivo pra gerar o Mackey pra Oi mas não deu certo.

Última edição:
Nossa, que triste... Qual modelo de VSOL?
E VSOL seria melhor que o Huawei da Oi hackeado e em modo bridge?

Ainda tenho fé que vai dar certo com o ODI, mas na iminência de não dar talvez pegue um VSOL desses...
Foi um v2802rh.
Meu aparelho da Vivo é um ZTE todo bloqueado que não consegui nem colocar em bridge, então não deu pra comparar ele em bridge com a VSOL.
Mas pelo que sei, a diferença da VSOL pra ODI é bem pequena, com uma leve vantagem pra ODI.
E ficou realmente ótimo a velocidade e o ping, tava dando 525/260 de down e up.
Agora que aumentei a Vivo pra 1gb tá dando o seguinte:

Nunca chega em 1Gb por limitação da própria Oi mesmo, não é culpa da Vsol.

Foi um v2802rh.
Meu aparelho da Vivo é um ZTE todo bloqueado que não consegui nem colocar em bridge, então não deu pra comparar ele em bridge com a VSOL.
Mas pelo que sei, a diferença da VSOL pra ODI é bem pequena, com uma leve vantagem pra ODI.
E ficou realmente ótimo a velocidade e o ping, tava dando 525/260 de down e up.
Agora que aumentei a Vivo pra 1gb tá dando o seguinte:

Nunca chega em 1Gb por limitação da própria Oi mesmo, não é culpa da Vsol.
Aqui eu tenho um Huawei da Oi que consegui desbloquear e colocar em modo bridge. Eu tenho 700mb contratado e quando testo bate até mais, será que valeria a pena?

17047452207.png

A "hibernação" da VSOL eu costumo ressuscitar com ping:

cmS10EI.png
Aqui é interessante...

Eu não consigo pingar e nem acessar a interface web da ONU, mas não para de navegar em tempo algum...

Boa tarde, pessoal!
Deixando aqui o registro do meu caso de sucesso com a Oi Fibra (Vtal) em Barra do Piraí/RJ.

ONT substituída: Nokia G-140W-H
Módulo SFP: ODI DFP-34X-2C3 (APC)
Conversor de mídia: TP-Link MC220L
Roteador: Mikrotik RB750Gr3 (com OpenWrt 23.05.5)

Tive alguns inconvenientes no meio do processo. Configurei o módulo com o firmware padrão de fábrica, conforme o post do @hvianna . Conectando ao meu PC Windows, consegui sucesso de primeira, pegando IP e navegando normalmente tanto em v4 quanto em v6. Porém ao conectar no Mikrotik, pegava IP apenas em v4, mas não navegava. Tentei conectar em um roteador TP-Link, mas nem pegava IP.

Resolvi alterar o firmware para o do Anime4000, sugerido no post do @hvianna . Não sei como é possível, mas após realizar o upgrade, o firmware voltava a versão anterior depois de alguns reboots. Até que instalei a versão M114_sfp_ODI_hybrid_220527, depois fiz upgrade para a M114_sfp_ODI_Vlan_220414 e então o firmware estabilizou na versão que eu queria.

Depois disso não conseguia alterar a SWVer nas configurações da OMCI. Mesmo utilizando a opção OMCI_OLT_MODE 3, depois de reiniciar a versão voltava a padrão. A única solução que encontrei, foi utilizar a opção:
flash set OMCI_OLT_MODE 21
nv setenv sw_custom_version0 3FE48077HJKK44
nv setenv sw_custom_version1 3FE48077HJKK44

Enfim, depois de uma semana quebrando a cabeça, pegando IP e navegando normalmente no Mikrotik em v4 e v6:
Screenshot-2024-11-16-140552.png

Eu tive um problema onde tive O5, registrou na rede,... tudo certinho. Mas nada de pegar IP, chegou a ter esse tipo de problema? To usando a fw do tripleoxigem.

Salve pessoal boa noite. O GPON XZ000-G7 da Tp link, funcionaria na minha internet da VIVO?(é instalacao nova, nao a antiga GVT)
o Modem é o GPT-2741GNAC-N1, e tenho um Roteador Huawei Ax3 dual core

Aqui é interessante...

Eu não consigo pingar e nem acessar a interface web da ONU, mas não para de navegar em tempo algum...

Tem que fazer uma interface virtual no openwrt para conseguir acessar a VSOL, a sua rede precisa ter um range de IP diferente da VSOL.

Av5ii2Z.png

Protocol: Static
Device: Placa de rede utilizada na WAN
IPv4 address: Qualquer IP dentro do range da ONT, que não seja o próprio IP dela.

AZsapqC.png

Tem que fazer uma interface virtual no openwrt para conseguir acessar a VSOL, a sua rede precisa ter um range de IP diferente da VSOL.

Av5ii2Z.png

Protocol: Static
Device: Placa de rede utilizada na WAN
IPv4 address: Qualquer IP dentro do range da ONT, que não seja o próprio IP dela.
Eu tenho essa cfg no Openwrt Kill...

Funciona corretamente, mas é como eu disse...

As vezes vou acessar a ONU e não acessa, mas não perco a navegação.

Eu tenho essa cfg no Openwrt Kill...

Funciona corretamente, mas é como eu disse...

As vezes vou acessar a ONU e não acessa, mas não perco a navegação.
Aqui acontecia isso quando a ODI esquentava muito, depois que coloquei uma ventoinha parou.

image.png

XZ005-G6 na vivo 1, só joguei os mesmo comandos que tinha alterado na G7 e funcionou normal.
opa brother tudo bem? no caso, a conexao é igual os outros da TP link? usa o numero GPON e o SLID ? ou é mais complexo? to pensando em pegar esse XZ005-G6

opa brother tudo bem? no caso, a conexao é igual os outros da TP link? usa o numero GPON e o SLID ? ou é mais complexo? to pensando em pegar esse XZ005-G6
aaaah, vi aqui, preciso do meu Vlan.. to dando uma boa pesquisada aqui no topico pra saber como achar a Vlan

Procura no seu modem original, lá deve ter em algum lugar.
Não consigo. Não tenho acesso ao 192.168.15.1/padrao...
Tô pesquisando aqui, como achar o vlan pelo telnet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só o slid aqui comigo, não precisei mudar mais nada.
Massa. Como minha rede da vivo aqui é nova (instalaram ano passado já rua) tô com medo que dê treta na Vlan

Pe
Não é bug isso daí, é que se você mudar o MAC do ELAN_MAC_ADDR é preciso ter uma VS_KEY que corresponda ao MAC, ele verifica isso no exato momento que faz a sincronização quando conecta a fibra. O triple felizmente desativou essa porcaria.

O usuário usa conexão PPPoE (Vivo) em vez do IPoE, o firmware com a regra automática do Flow Control não vai fazer diferença.

Já viu no terminal o comando omcicli mib get 84?
Pessoal, uma dúvida que não achei (apesar de ter certeza que está aqui em algum lugar). Instalei o Telnet aqui no prompt. Minha dúvida é.. eu utilizo o comando omcicli mib get 84 com o modem da vivo mesmo, ou só com o GPON conectado com a fibra? Pra achar a minha Vlan?

Última edição:
Não consigo. Não tenho acesso ao 192.168.15.1/padrao...
Tô pesquisando aqui, como achar o vlan pelo telnet.

Massa. Como minha rede da vivo aqui é nova (instalaram ano passado já rua) tô com medo que dê treta na Vlan

Pe

Pessoal, uma dúvida que não achei (apesar de ter certeza que está aqui em algum lugar). Instalei o Telnet aqui no prompt. Minha dúvida é.. eu utilizo o comando omcicli mib get 84 com o modem da vivo mesmo, ou só com o GPON conectado com a fibra? Pra achar a minha Vlan?
Não tem outro pra testar não? Um g3 ou uma ont antiga da vivo? Blucastle ?

Não tem outro pra testar não? Um g3 ou uma ont antiga da vivo? Blucastle ?
Não. Meu modem sempre foi esse. Kkkk Como disse, a instalação é nova, acho que tem 1 ano e meio. Tô tentando aqui de tudo quanto é jeito 😭🤣

Bom dia turma. Alguém tem o link da ODI no Mercalivre ou no ALI ? O meu eu troquei o ip e não lembro qual e desisti de tentar acessar :(.

Pretendo substituir o modem da Unifique, apesar de ser bom, quero migrar todo o sistema para ubiquiti.

EDIT: Não precisaria do Stick se o modem/roteador da Unifique ficasse em modo bridge.
To vendendo meu SFP XPON ODI (novo) e o conversor de midia. Sou do RJ, posto no mesmo dia.
Se você ou outra pessoa tiver interesse, só me mandar msg no zap. 22 98166-4333

Users who are viewing this thread

Voltar