[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Experimentou já plugar no roteador e ver se navega?
Aqui aconteceu o mesmo comigo (V.tal) e não navegava na ONU diretamente, mas foi plugar no roteador e a mágica aconteceu.
Obs. Setei a minha ONU R1 Intelbras em Bridge.
Botar o roteador para discar o PPPoE na Intelbras R1??? eu tentei discar o PPPoE no Windows e não foi.. nao conecta.

Botar o roteador para discar o PPPoE na Intelbras R1??? eu tentei discar o PPPoE no Windows e não foi.. nao conecta.
No windows não vai mesmo... eu tentei aqui com a vIvo e não ia e jeito nenhum... acho até que por causa da Vlan 10. Colocuei no roteador e negociou o PPoE em segundos.

Olá, pessoal!
Alguém consegue me ajudar como eliminar a ONU da Brisanet? Estou querendo comprar um TP-Link Omada TL-ER7206 V1 para subistituir o FIBERHOMER AN5506-02B da BrisaNET.
Isso seria possível?
Agradeço desde já à todos!

Olá, pessoal!
Alguém consegue me ajudar como eliminar a ONU da Brisanet? Estou querendo comprar um TP-Link Omada TL-ER7206 V1 para subistituir o FIBERHOMER AN5506-02B da BrisaNET.
Isso seria possível?
Agradeço desde já à todos!
Fiberhome quando tem auto provisionamento ativo (caso da Brisa por exemplo) é exatamente difícil fazer funcionar em outro aparelho que não o Fiberhome.
Ele não apenas autoriza o aparelho na rede, mas também verifica se tudo está ok com o equipamento em termos de configuração e etc e a resposta não será a esperada em outros equipamentos que você tentar.
Mas cada caso é um caso, você pode conseguir.

Fiberhome quando tem auto provisionamento ativo (caso da Brisa por exemplo) é exatamente difícil fazer funcionar em outro aparelho que não o Fiberhome.
Ele não apenas autoriza o aparelho na rede, mas também verifica se tudo está ok com o equipamento em termos de configuração e etc e a resposta não será a esperada em outros equipamentos que você tentar.
Entendido. No meu caso, eu estava querendo substituir ela para ver se eu melhoraria o meu ping.
Eu li alguns relatos de pessoas em que as ONUs/ONTs estavam ocasionando o aumento do ping. E, com a substituição por um roteador já com entrada SFP, isso havia melhorado.
No meu caso, a ONU Fibergome está em bridge. Você acha que isso realmente interfere no ping?

Update: ao instalar a ONU CPRO X1000, notei uma redução de ˜20Mbps em média na velocidade máxima de download nos speedtests (caiu de uma média de ~700Mbps para ˜680Mbps). Não sei se foi coincidência, mas ao colocar a VSOL de volta esse problema desapareceu.

A VSOL está funcionando bem, mas por questão somente de preciosismo meu (i.e. chatice mesmo) estou buscando uma ONU APC e que funcione bem. Resolvi testar mais duas, e depois escolho qual uso em definitivo:

1. TP-Link XZ000-G3 v1: configurei e está funcionando bem com a Claro Fibra com firmware original. O telnet dessa ONU é limitado e não permite configurações (ou pelo menos não descobri como). Mas consegui configurar via edição do HTML (Chrome Inspect) para habilitar uma página escondida. Em termos de desempenho está funcionando tão bem quanto a VSOL e HGU original. Abaixo detalhes de configuração. Pontos negativos para meu uso dessa ONU que não verifiquei corretamente na hora de comprar: (a) Não tem na parte inferior furação para fixar na parede, que preciso. Daria para usar fita dupla face, mas melhor que seja com encaixe por parafuso para fixar melhor, (b) a fonte é 9V, e quero uma 12V pois uso a fonte da HGU da Claro (novamente preciosismo para facilitar o chavemento para a HGU da Claro caso precise chamar suporte técnico), (c) Telnet com acesso limitado, minha tentativa de customização do firmware de acordo com esse modkit deu erro e não achei firmware com telnet liberado (todos sites apontam para o modkit, porém o mesmo é só uma ferramenta para customização do firmware, teria que pesquisar o que precisa ser modificado para habiliar o telnet e também como fazer funcionar com o firmware da TP-Link BR) e (d) Somente bridge, não tem funções de roteamento nem PPPoE - não afeta meu caso, mas pode ser relevante para quem tiver pensando em usar PPPoE na ONU com outros provedores. Porém como pontos positivos está funcionando com a Claro Fibra e aparentemente não impactou a velocidade de download como aconteceu com a CPRO.

Código:
-------------------------------------
Acesso
- Configurações default: 192.168.1.1 admin/admin (com DHCP ativo)
- Telnet habilitado mas não consegui usar para configurar (parece limitado)

Configurações Claro Fibra

1) Configurações da Rede -> Certificação PON
    - Alterar GPON SN. Formato é como segue:
        - 8 primeiros dígitos são as quadro letras do Vendor ID convertidos para Hexa
        - Exemplo: "HWTC" é "48575443"
        - 8 últimos dígitos são os valores hexa do SN mesmo. Ex: : "AABBCCDD"
        - Então nesse exemplo o que deve ser preenchido é "48575443AABBCCDD"

2) Configurações da Rede -> Configuração de Vlan (VLAN 11 Claro Fibra POA)
    - Model VLAN: Modo TAG VLAN
    - VLAN Vid: 11
    - Prioridade: 0

4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information"
    <li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="dev_info" onclick="return menuClick(this);" class="sel">Device Information</a></li>

5) Gestão -> Device Information (página habilitada no passo anterior):
    - Vendor ID: HWTC (para caso HGU Huawei)
    - Serial Number: colocar mesmo valor do passo 1
    - OMCC version: 0x86 (manter default)

6) Reinicializar

2. Intelbras R1: comprei e estou aguardando chegar. Vai ser minha última tentativa de achar uma ONU com porta APC, com fonte 12V e idealmente preta. Assim que chegar coloco aqui os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@KILLME já preenchi teu formulário para adicionar os casos de sucesso da CPRO X1000 e TP-Link XZ000-G3 com a Claro Fibra na tabela do primeiro post.

Acabei comprando esse modelo TP-Link XZ000-G3 v1 para substituir o meu aparelho da Claro também.

Eu efetuei todos os passos e deu certo.

Única diferença é que eu não precisei efetuar o passo 4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information"

Eu encontrei um custom firmware que acabou liberando todas as funções da ONU, segue o link: https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/tplink/xz000-g3-br-v1

Funcionou 100%

Tenho um kaon PG2447 versão 4.1.30, não consigo o user e password master pelo arquivo backup, pois o arquivo é encriptado. Se eu utilizar um backup de uma versão anterior, será que consigo usar o master? Alguém poderia disponibilizar o backup por gentileza?

Olá pessoal!
Espero que todos estejam bem.
Minha dúvida aqui:

Eu tenho 3 links de internet em casa:

NET/Claro coaxial - 500mbps (Chega 600~700mbps) - Modem/roteador CBN CH8568, configurado como bridge, conectado em um TP-Link Archer C3200.
Soronet (internet de bairro) - 50mbps - ONU Fiberhome AN5506-01-A, conectado em um TP-Link Archer C21.
Desktop (provedor até que grande, mas atitudes de várzeanet) - 600mbps - conectado a um ONT ZTE F6600P.

Minha dúvida com tudo isso começou quando adquiri a internet da Desktop. Essa "varzeanet" trava a ONT e impede que você use mais de uma porta RJ45, não permite trocar o nome do Wi-Fi (o nome da rede é Desktop_F2114XXX), direcionamento de portas, etc.
Até que ví o vídeo do Tito Tech sobre se livrar do modem da Oi Fibra.
Fiquei extremamente tentado em me livrar desse monte de dispositivos e unir todos os links.
Também achei um vídeo de um cara de que diz conseguir desbloquear a ONT via acesso remoto ()

A dúvida em si é:

1 - Quero adiquirir um modem parrudo com entradas para fibras para fazer multiwan. Queria um que tivesse portas 2.5gigabit, mas desisti por conta dos preços. Então pensei em comprar o GWN Grandstream 7002, que tem duas portas SFP wan/lan 1 gigabit e 4 portas wan/lan. Seria uma boa opção?
2 - Sendo uma boa opção, qual adaptador SFP eu preciso comprar para ele?
3 - Desbloqueando a ONT da Desktop eu teria acesso as informações necessárias para configurar o GWN 7002 pela porta SFP?

Agradeço antecipadamente.

Um exemplo dessa situacao eh o firmware que o tripleoxygen teve que fazer para aquela ONU que roda em um modulo SFP onde os parametros de autenticacao faltavam. Ele adicionou esses parametros e aí sim funcionou.

Bom dia turma. Alguém tem o link da ODI no Mercalivre ou no ALI ? O meu eu troquei o ip e não lembro qual e desisti de tentar acessar :(.

Pretendo substituir o modem da Unifique, apesar de ser bom, quero migrar todo o sistema para ubiquiti.

EDIT: Não precisaria do Stick se o modem/roteador da Unifique ficasse em modo bridge.

Última edição:
Boa tarde pessoal, consegui substituir o Askey RTF8225VW por TP-Link XZ000-G7 + Mikrotik RB750Gr3 na vivo1.... só não estou conseguindo usar toda a banda contratada, hoje meu plano é o fibra 500mbs... mas estou com velociade abaixo da no router Up/Down ficando em 300mbs
alguem tem ideia do q pode estar rolando? ja retestei os cabos, fasttrack no router...

Boa tarde pessoal, consegui substituir o Askey RTF8225VW por TP-Link XZ000-G7 + Mikrotik RB750Gr3 na vivo1.... só não estou conseguindo usar toda a banda contratada, hoje meu plano é o fibra 500mbs... mas estou com velociade abaixo da no router Up/Down ficando em 300mbs
alguem tem ideia do q pode estar rolando? ja retestei os cabos, fasttrack no router...
Já tentou fazer o teste direto no pc?

Boa tarde, ja tinha conseguido configurar a VTAL em um mikrotik com openwrt, mas não tinha gostado muito do resultado porque a velocidade tinha ficado limitada pela metade. Agora peguei um R86S e queria configurar, alguém tem e já fez?
Instala o openwrt e configura, acredito que consiga usar de boa. Tu iria usar o Stick direto numa porta SFP+? Qual modelo de R86s tu pegou?

Já tentou fazer o teste direto no pc?

Upload até sobe mas download continua trabalhando bem abaixo

Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Vivo (xx.xx.xx.xx)...
Retrieving speedtest.net server list...
Selecting best server based on ping...
Hosted by Azza Telecom (Embu das Artes) [21.68 km]: 9.059 ms
Testing download speed................................................................................
Download: 281.56 Mbit/s
Testing upload speed......................................................................................................
Upload: 431.44 Mbit/s

Acompanhando o tópico vi que várias pessoas já tentaram utilizar os equipamentos xx230v e xx530v da TP Link sem sucesso.

Estou com um xx530v e verifiquei que no site da TP Link tem um firmware pra baixar:

Apesar de dizer que é o primeiro firmware lançado, parece ser mais novo que o que está instalado no meu equipamento, mas estou com medo de baixar e quebrar o aparelho.

Alguém já instalou esse firmware novo? Ele muda alguma coisa na tentativa de fazer funcionar com a Vivo ?

Agradeço se alguém já tiver tentando e puder compartilhar a experiência.

Acompanhando o tópico vi que várias pessoas já tentaram utilizar os equipamentos xx230v e xx530v da TP Link sem sucesso.

Estou com um xx530v e verifiquei que no site da TP Link tem um firmware pra baixar:

Apesar de dizer que é o primeiro firmware lançado, parece ser mais novo que o que está instalado no meu equipamento, mas estou com medo de baixar e quebrar o aparelho.

Alguém já instalou esse firmware novo? Ele muda alguma coisa na tentativa de fazer funcionar com a Vivo ?

Agradeço se alguém já tiver tentando e puder compartilhar a experiência.
SE o FW é mesmo indicado no seu aparelho pelo fabricante, as chances de dar problema são mínimas

Sim tentei o comando no terminal e não me retorna nada apenas
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Alias uma pergunta, eu devo alterar o ELAN_MAC_ADDR para o mesmo que o meu antigo HGU?
O meu fica assim também. Tentei de tudo, todos os firmwares custom sem alterar MAC, agora tentei alterando MAC também, e fica igual, nao consegue ler Vlan nem a pau.
Status O5, creio eu que fake...

Uma coisa que nao entendo: no site 3O2 diz que à partir do 1.9.1: "Removido validação do MAC pela chave de autorização. Qualquer MAC (ELAN_MAC_ADDR) pode ser utilizado agora." Entao nao entendo porque ainda precisamos gerar um VS_KEY, procede?

Além disso, até hoje nao entendi como identificar se tenho vivo 1 ou 2.
Mesmo assim, fucei bastante no mitracocostar, descobri um comando 'vlantable', acho que telnet (mas talvez ssh).
Testei minhas configs com vlan 10, 600, e com essa 3162 da foto também, nada dá certo.
e3DarbG.png

Quero colocar ele PPPoE pq os roteadores que tenho aqui nao configuram vlan.
Estou ha 3 dias quebrando a cabeca já, tentei todas as combinacoes de firmware (do 3oxigen) com vlan com mac de ambos os modems... nao sei mais o que fazer e quase disitindo de vez.
Alguém ajuda eu? 🥺

Olá pessoal!
Espero que todos estejam bem.
Minha dúvida aqui:

Eu tenho 3 links de internet em casa:

NET/Claro coaxial - 500mbps (Chega 600~700mbps) - Modem/roteador CBN CH8568, configurado como bridge, conectado em um TP-Link Archer C3200.
Soronet (internet de bairro) - 50mbps - ONU Fiberhome AN5506-01-A, conectado em um TP-Link Archer C21.
Desktop (provedor até que grande, mas atitudes de várzeanet) - 600mbps - conectado a um ONT ZTE F6600P.

Minha dúvida com tudo isso começou quando adquiri a internet da Desktop. Essa "varzeanet" trava a ONT e impede que você use mais de uma porta RJ45, não permite trocar o nome do Wi-Fi (o nome da rede é Desktop_F2114XXX), direcionamento de portas, etc.
Até que ví o vídeo do Tito Tech sobre se livrar do modem da Oi Fibra.
Fiquei extremamente tentado em me livrar desse monte de dispositivos e unir todos os links.
Também achei um vídeo de um cara de que diz conseguir desbloquear a ONT via acesso remoto ()

A dúvida em si é:

1 - Quero adiquirir um modem parrudo com entradas para fibras para fazer multiwan. Queria um que tivesse portas 2.5gigabit, mas desisti por conta dos preços. Então pensei em comprar o GWN Grandstream 7002, que tem duas portas SFP wan/lan 1 gigabit e 4 portas wan/lan. Seria uma boa opção?
2 - Sendo uma boa opção, qual adaptador SFP eu preciso comprar para ele?
3 - Desbloqueando a ONT da Desktop eu teria acesso as informações necessárias para configurar o GWN 7002 pela porta SFP?

Agradeço antecipadamente.

Alguém? 😨

SUCESSO! - Huawei HG8145V5-V2 da Oi/V.tal trocada pela INTELBRAS R1

Esse é o meu primeiro post nesse forum. Os relatos aqui me ajudaram muito a conseguir fazer a substituição do equipamento. Abaixo vou mostrar um pouco dos procedimentos e do setup que estou usando.

1 - Configuração da ONU intelbras R1 por telnet (telnet 192.168.1.1)

Bash:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD HWTC12XXXXXX
flash set GPON_SN HWTC12XXXXXX
flash set HW_HWVER 313D.A
flash set GPON_ONU_MODEL HG8145V5
flash set OMCC_VER 136
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set OUI 00259E
flash set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 787
flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S406
flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S406

2 - Configuração modo bridge WAN

A intelbras está configurada como bridge no VLANID 210. O roteador que está ligado na ONU é responsável pelo DHCP.

3 - Setup final

- Intelbras R1 WAN modo bridge
- Archer AX23 com OpenWRT
- Raspberry pi 3 com PiHole, fileserver, ambiente de desenvolvimento, etc.

RFetb46.jpeg

Como conseguiu obter essas informações?

Estou tentando configurar um SFP ODI para funcionar com a Oi Fibra (VTAL) em Goiás mas ele pede umas coisas que realmente não faço ideia de onde pegar tipo Mackey, OUI, OMCC,...

Última edição:
Mais alguém com um bug na vsol 2802RH, onde perde o acesso depois de um tempo ligado? fw 1.9w. quando desliga e liga volta o acesso, mas poucas horas depois, perde de novo. Nem pinga no ip, nem acessa telnet ou no navegador. Porém, a internet funciona normalmente sem qq problema. E se achou alguma solução pra isso.

Depois de muito tentar, continuo não conseguindo fazer a Oi funcionar aqui usando ODI + Mikrotik 5009 (só funcionou a Vivo, que está uma porcaria aqui e vou cancelar), mas minha VSOL chegou e finalmente funcionou!
Me livrei do modem da Oi.

Acho que é importante o meu relato porque acho que sou o primeiro que conseguiu substituir o ZTE F670L da Oi.
Simplesmente segui o guia da Triple Oxygen (https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh) e coloquei os dados abaixo:
  • Setup > GPON Settings
    • OMCI OLT Mode: Customized OLT Mode
  • Setup > OMCI Information
    • OMCI Vendor ID: ZTEG
    • OMCI software version 1: V9.0.11P1N6D
    • OMCI software version 2: V9.0.11P1N6D
    • Traffic Managament option: 2
    • OMCC version: 0x80
    • CWMP Product Class: F670L
    • HW version: V9.0

Depois foi só rodar os comandos do guia, incluindo o do serial number (todo maiúsculo) e deu certo!

Mais alguém com um bug na vsol 2802RH, onde perde o acesso depois de um tempo ligado? fw 1.9w. quando desliga e liga volta o acesso, mas poucas horas depois, perde de novo. Nem pinga no ip, nem acessa telnet ou no navegador. Porém, a internet funciona normalmente sem qq problema. E se achou alguma solução pra isso.
Não...

Aqui uso ela na versão 1.1.7 com Vivo Fibra, like a rock!!

Users who are viewing this thread

Voltar