[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Não. Meu modem sempre foi esse. Kkkk Como disse, a instalação é nova, acho que tem 1 ano e meio. Tô tentando aqui de tudo quanto é jeito 😭🤣
Bom tenta, pegar uma barata usada sei lá, se essa funcionar as outras, pelo menos aqui comigo eu comecei com a bluecastle e já usei uma g3, g7, vsol e agora essa tplink

Não tem outro pra testar não? Um g3 ou uma ont antiga da vivo? Blucastle ?
Telnet não vai funcionar...

Pelo ssh até consegue acesso nas HGU, mas precisa do mesmo usuário /senha para acesso na interface web...

O comando para verificar as vlans via ssh é o vlantable

Bom dia. Pessoal, hoje meu novo provedor fara a instalação a tarde e no contrato já informa a ont utilizada, um Zyxel PX3321-T1, ele é bom? Aguenta o tranco em uso pesado?

Telnet não vai funcionar...

Pelo ssh até consegue acesso nas HGU, mas precisa do mesmo usuário /senha para acesso na interface web...

O comando para verificar as vlans via ssh é o vlantable
Instalei o ssh do windows, baixei o PuTTy, acessei o modem com o comando: ssh support@192.168.15.1 aí pede a senha... Coloquei a da etiqueta padrão do modem e não foi... Deu negada todas as vezes kkkkk :(
Será que pelo IP da gpon vai?

Será que pelo terminal do hackintosh é mais fácil o SSH? Vou instalar dnv aqui pra testar

Última edição:
Instalei o ssh do windows, baixei o PuTTy, acessei o modem com o comando: ssh support@192.168.15.1 aí pede a senha... Coloquei a da etiqueta padrão do modem e não foi... Deu negada todas as vezes kkkkk :(
Será que pelo IP da gpon vai?

Será que pelo terminal do hackintosh é mais fácil o SSH? Vou instalar dnv aqui pra testar
Testa com o usuário admin...

O support é mais capado neh... não sei nem se ele tem acesso via SSH.
Se tiver usando Windows 10 ou 11, vai direto pelo terminal / prompt de comando...
Para outros, use o putty...

Para MAC, não faço ideia, mas qualquer terminal deve liberar o acesso.

Aqui eu tenho um Huawei da Oi que consegui desbloquear e colocar em modo bridge. Eu tenho 700mb contratado e quando testo bate até mais, será que valeria a pena?

17047452207.png
Cara, eu acho que se tá chegando a velocidade certinho em bridge, pode haver ganhos mas não vai ser absurdo.
No meu caso os ganhos foram maiores porque eu não conseguia nem colocar o router em bridge, então eu tinha zero controle sobre a rede.
Agora tá num Mikrotik que tenho controle total, bem melhor e mais eficiente.
Mas a VSOL é barata, você pode testar pra ver .

Testa com o usuário admin...

O support é mais capado neh... não sei nem se ele tem acesso via SSH.
Se tiver usando Windows 10 ou 11, vai direto pelo terminal / prompt de comando...
Para outros, use o putty...

Para MAC, não faço ideia, mas qualquer terminal deve liberar o acesso.
pelo terminal da: Unable to negotiate with 192.168.15.1 port 22: no matching host key type found. Their offer: ssh-rsa
Vou tentar pelo hackintosh mais tarde.

Pessoal, meu VSOL V2802RH parou de responder e não abre telnet e nem a web interface depois que pluguei a fibra nele. Já tentei o reset no botão e nada de abrir a interface web. Ele responde ping no ip. Alguem sabe como recuperar ?

Consegui pelo SSH do Hackintosh. Vlan "verdadeira" 650 São Paulo Capital(Zona Oeste)

Última edição:
Esse bug já é velho, eu contornei isso com um script dando ping nele por 24h para o sistema dele não "hibernar", porque parece que é isso que ocorre.
Aqui eu resolvi temporariamente desativando e reativando a conexão de rede no pc. Volta a acessar na hora. Depois de algumas horas, trava de novo e tenho que repetir o processo.

É.. acho que no meu não vai dar certo.
Coloquei tudo certinho, tudo validado.. Vlan de acordo com o SSH. (650)
Porém, o router não disca:(
AX3 da Huawei.

A instalação é nova(ano passado) já ouvi falar que nessas instalações novas, o pessoal não tá conseguindo.
Mesmo tendo todos os dados certos, como a Vlan.

Tem algum caso de rede nova aqui em são Paulo, que conseguiram?

Depois de alguma luta venho informar que substitui com sucesso a ONT da Vero aqui no RS, na cidade de Tramandai, originalmente a ONT fornecida pela Vero foi uma Zyxel PX3321-T1, onde eu não tinha acesso nenhum, nem mesmo trocar a senha do wifi. acabei comprando uma VSOL v2801SG, que era o que tinha disponivel na hora, (pretendo trocar pela V2802RH)

basicamente precisei configurar o GPONID, e a VLAN, junto das credenciais de PPPoE que a Vero me forneceu.
Contratei um provedor local nesses dias que utiliza essa ont da zyxel. Eles foram gente fina, me deram o usuário e senha admin, tenho acesso total a webgui dela, também me passaram o usuário e senha pppoe.

Vi que vc teve sucesso com a troca pela VSOL v2801SG, mas antes de comprar queria tirar uma dúvida.

Atualmente tenho 2 roteadores, um asus ac68u v3 e um tp-link ex511, os dois com seus firmwares mais recentes. Eu coloquei o zyxel no modo bridge, aí coloquei o ac68u para fazer a conexão pppoe, pois tenho o usuário e senha, mas não subiu a conexão, ele não disca. Mas aí vi que meu provedor usar vlan, tem duas lá, a de cima é 0 e a de baixo 94.

O ac68u com firmware padrão não tem opção para isso, depois vou instalar o merlin e ver se tem suporte. Depois testei com o ex511, pois ele tem opção pra setar vlan, também não conseguiu fazer a conexão pppoe.

Aí fica a pergunta: estou fazendo algo errado? O zyxel precisa de configuração específico pra funcionar em bridge? Será que trocando ele pela VSOL v2801SG eu teria sucesso? No seu post pra subir a conexão vc precisou apenas do gponid e vlan, isso tem na web gui do zyxel essas informações, correto?

Será que vale o risco comprar a VSOL v2801SG? Será que com ela consigo fazer a conexão pppoe nos meus roteadores, principalmente o ex511 que possui suporte nativo a vlan? E porque será que não consigo conexão no ex511, mesmo com o PX3321-T1 em bridge?

Tenho um plano de 800/400, mas estou recebendo mais de 1gb nas duas vias, vejo que com a vsol teria melhores resultados, então agradeço a vc ou qualquer amigo aqui pudesse me ajudar, quero refinar minha rede o máximo que puder.

Depois de 6 mesesde uso o LED da porta de 2,5G da minha VSOL V2802RH simplesmente queimou... Nunca vi isso na vida... Entrei nela, rebootei, liguei e desliguei os LEDs(na opção no firmware), mas de nada adiantou.

O da porta de 1G está normal, aliás, todos os outros estão normais. Somente o da porta de 2,5G, que é a que uso, que está queimado.

:mas::mas:

Em tempo... Alguém está usando o TP-Link XZ005-G6 com sucesso para alguma operadora???

Consegui...Mais um com sucesso.

Agradecendo aos tópicos que me ajudaram @reminho e @andersonviudes

VIVO 1 em São Paulo Capital

ODI DFP-34X-2C2

HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1

A configuração é simples, você deve comprar a versão "XPON"
E setar as seguintes informações:

PLOAM Password é o SLID que você encontra entrando em:

GPON SN - é o Serial do seu modem/HGU

Vendor ID - são os 4 primeiros digitos do Serial

Software Version 1 - GG-11000-C003
Software Version 2 - GG-11000-C003
OMCC version - 0x80
Product Calss - é o Serial do seu modem/HGU
HW Version - GG-GAPL100v02
OUI - 111111
Device Serial Number - é o seu Mac Address com as letras MAIÚSCULAS
Mac - é seu Mac Address com as letras minúsculas
MACKEY - é gerado acessando o ODY via SSH, e dando o comando echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum

Capturar.png

Após isso, você precisa descobrir qual VLAN a Vivo entrega para você.
Você vai acessar o ODI via SSH e digitar o seguinte comando:

omcicli mib get 84

e vai retornar o resultado.
No meu case retornou VID 495

Capturar.png

E é só inserir normalmente em VLAN Settings:

Capturar.png

Coloquei a ODI em um Mikrotik 760igs e a autenticação é feita por PPOE direto na interface SFP.

IMG-1716.jpg

Para acessar a ODI diretamente pelo Mikrotik, cria o seguinte endereço em IP\Address

192.168.1.2/24 para a Interface SFP que você conseguirá acessar normalmente o endereço da sua ODI com o IP 192.168.1.1
Me ajudem, por favor...

Tenho um MitraStar GPT-2741GNAC-N2-SV na Vivo e as coisas estavam indo muito bem até chegar no MACKEY...

GPON Status
ONU StateO5
ONU ID18
Olt VendorIdALCL

Registered Status
Registered StatusRegistered
Mackey Statusfail

Já tentei echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum, com MAC da WAN maiusculo com dois pontos (AA:BB:CC...), sem os dois pontos (AABBCC...), ja tentei tudo que podem imaginar e fica dando esse fail.

Detalhe, quando vou no console consigo acha a VLAN pelo comando omcicli mib get 84, mas quando mando discar PPoE não funciona. Suponho que causado pelo MACKEY.

As configs me baseei neste post e em outro (https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-32#post-1076577432) mas sem sucesso até o momento.

Estou tentando configurar um XPON ODI e estou com a firmware mais atualizada do tripleoxygen.

Dicas?

Última edição:
Eu tive um problema onde tive O5, registrou na rede,... tudo certinho. Mas nada de pegar IP, chegou a ter esse tipo de problema? To usando a fw do tripleoxigem.
Sim, tive o mesmo problema neste firmware. Troquei pro do Anime4000 e funcionou. Porém tive que usar o OLT_MODE em 21.

No caso do firmware bootando em outra versão, vi que este módulo tem dual boot, então pra resolver seria só setar qual firmware você quer bootar.

# nv getenv sw_active
sw_active=1
# nv getenv sw_version0
sw_version0=V1_7_8_210412
# nv getenv sw_version1
sw_version1=V1_7_8_210412
# nv setenv sw_commit 0|1
# reboot

Tive problemas com a temperatura do módulo. O meu esquentava tanto que não dava pra encostar o dedo.

Não sei se alguém já fez da mesma forma que eu, mas vou deixar aqui registrado como eu fiz:

Dissipador comprado no AliExpress: Link
Medida: 12x12x12mm (casou como uma luva, parece que foi projetado pra isso kkk)

20241127-184628-result.jpg
20241127-184633-result.jpg

Só o dissipador não resolveu muita coisa, então coloquei um cooler de 40mm que retirei de um nobreak:

20241127-190500-result.jpg
20241127-190751-result.jpg

100% resolvido, o lado exposto do módulo fica a temperatura ambiente. Em dia de calor (35ºC +) a temperatura do PON chega no máximo a 40ºC.

Sim, tive o mesmo problema neste firmware. Troquei pro do Anime4000 e funcionou. Porém tive que usar o OLT_MODE em 21.

No caso do firmware bootando em outra versão, vi que este módulo tem dual boot, então pra resolver seria só setar qual firmware você quer bootar.

# nv getenv sw_active
sw_active=1
# nv getenv sw_version0
sw_version0=V1_7_8_210412
# nv getenv sw_version1
sw_version1=V1_7_8_210412
# nv setenv sw_commit 0|1
# reboot

Tive problemas com a temperatura do módulo. O meu esquentava tanto que não dava pra encostar o dedo.

Não sei se alguém já fez da mesma forma que eu, mas vou deixar aqui registrado como eu fiz:

Dissipador comprado no AliExpress: Link
Medida: 12x12x12mm (casou como uma luva, parece que foi projetado pra isso kkk)

20241127-184628-result.jpg
20241127-184633-result.jpg

Só o dissipador não resolveu muita coisa, então coloquei um cooler de 40mm que retirei de um nobreak:

20241127-190500-result.jpg
20241127-190751-result.jpg

100% resolvido, o lado exposto do módulo fica a temperatura ambiente. Em dia de calor (35ºC +) a temperatura do PON chega no máximo a 40ºC.
Obrigado pelo retorno! Vou testar agora, qual firmware vc usou?

Funfou!!!!!!!!!!!!!! Que firmware maravilhosa!!!!
Sabe qual a ironia nisso tudo? Estava com versões mais atualizadas e dava pau loucamente, precisou de um downgrade pra rodar... É mole?
Já vou postar os resultados e um enorme obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos lá, mais um ser Vivo libertado!!! Saí de um MiltraStar GPT-2741GNAC-N2-SV na rede Vivo 2 (Goiás) para um ODI DFP-34X-2C2 e um Ubiquiti Dream Machine Pro.

Isso só aconteceu graças a enorme, inacabável e honesta paciência e ajuda do @lucasmsi e uma informação e apoio vital do @gdoleal .

Usei como base os posts:

Para o devido funcionamento do PPoE foi necessária a atualização de firmware para a versão https://github.com/Anime4000/RTL960x/tree/main/Firmware/DFP-34X-2C2 (M114_sfp_ODI_Vlan_220414.tar).

Após a atualização, o primeiro passo foi realizar a configuração básica na UI:

LOID (não é necessário, mas a fw não deixa ficar vazio): SN do GPON
PLOAM Pass: 1234567890
Serial Number: SN do GPON

image.png

VendorID: MSTC
OMCI SW Version 1: GG-11000-C003
OMCI SW Version 2: não consegui alterar então mantive o padrão (V 1.0-220414)
OMCC Version: 0x80
Traffic Management Option: não consegui alterar então mantive o padrão (2)
CWMP Product Class: SN do GPON
HW Version: tmp_hardware1.0

image.png

Agora acessei pelo telnet para alterar mais alguns parâmetros que não encontrei na UI, sendo eles:

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set ELAN_MAC_ADDR: Mac do seu roteador Vivo (não é o do GPON).
flash set MAC_KEY xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx (esse é aquele famoso cálculo que se faz no Linux ou no próprio telnet do ODI: echo -n "hsgq1.9a<SEU_MAC_MAIUSCULO>" | md5sum )

Agora é necessário reiniciar atráves da opção na UI: Commit and Reboot.

Por fim abra o Telnet de novo e busque o número da sua VLAN (a minha Vivo2 deu 600) através do comando omcicli mib get 84. Uma vez encontrada a VLAN vá na UI na parte Advanced > VLAN e adicione ela.

Para fechar com o ODI é necessário reiniciar atráves da opção na UI: Commit and Reboot, de novo.

Depois foi só a alegria:

Imagem-do-Whats-App-de-2024-11-27-s-21-00-27-ffb6cbed.jpg

Agora partiu roteador... No meu caso (Ubiquiti Dream Machine Pro) bastou configurar o IPv4 para PPoE, colocar o usuário cliente@cliente e senha cliente, no IPv6 configurei como SLAAC.

E sucesso, já estou ODIzado e liberto!

Tenho 500mb contratado:

17065001411.png

E IPv6 na veia:

Imagem-do-Whats-App-de-2024-11-27-s-21-28-59-e5950335.jpg

Além dos explícitos agradecimentos, agradeço a todos os outros membros que postaram por aqui que de alguma maneira vão nos levando aos caminhos e à vitória!

Boa sorte jovem gambiarrista e tomara que consiga se libertar também! Que a força esteja com você!

Última edição:
Buenas pessoal... 2 questoes:
1 - meu ping/latência subiu bastante ao utilizar a ODI DFP-34X-2C2 na Oi
alguém sabe se tem alguma versão de firmware que tem latência melhor?

2 - VOIP
alguém sabe como configurar o VOIP? Estou tentando de tudo no OPNSense e um PAP2T da Linksys e não consigo autenticar

meio certo essa sua linha de pensamento.

o que acontece, -8 é o nivel de sinal que já satura o receptor optico dos equipamentos, não é o maximo de sinal que pode ser utilizado.
no gpon, por ser tratar de rede compartilhada, tem que levar outras considerações para se chegar no nivel máximo de sinal.

acho que não cheguei a postar nesse topico aqui, deve ta perdido la no topico da claro, mas no gpon o CPE(onu, hgu, etc, o aparelho que recebe sinal ótico em si) mais longe da OLT e o cliente mais perto, entre esses 2 clientes, eles não podem estar a mais de 10KM de distancia entre si.
já o cliente mais longe tem que estar a menos de 20KM de distancia da OLT.

alem disso, agora em questão de potencia de sinal RX recebida pelos CPE, o cpe com sinal mais atenuado para o que tem melhor recepção de sinal, não pode ter mais de 10dBm de diferença no sinal.

essa questão de distancia e potencia tem haver com o fato do sinal nos CPE, o RX ser recebido em modo broadcast e o sinal TX emitido ser em modo TDM.

com isso tu já ve que o sinal maximo que tu pode receber numa rede gpon é -17dBm, não os -8dBm que o receptor optico tem que ser homologado pra entrar na classe.

o pq especificadamente falo que o sinal maximo que vai chegar é -17dBm, não é de forma arbirtraria, e sim pq qual empresa em sam conciencia vai TORRAR $$$$ desnecessariamente?
colocar olt literalmente do lado dos clientes(igual os DSLAM antigos da bOi na rua e os pendurados no poste do vdsl da tim em SP/RJ), pra ter o "melhor" cpe com sinal em -8, correndo o risco de queima do receptor optico dessa cpe, sendo que eles tem margens muito boas e seguras pra construir a rede e meter o cliente mais longe da olt em ate -27dBm e manter ele funcionando perfeitametne e o resto dos clientes com sinal maximo de ate -17dBm.

Aproveitando sua ótima explicação, fiquei curioso. Atualmente estou com o ODI na rede da Vivo com os seguintes valores:

Temperature34.226563 C
Voltage3.170300 V
Tx Power2.308077 dBm
Rx Power-17.904828 dBm
Bias Current11.650000 mA

Esses poderiam ser considerados bons valores? Digo, com estes valores devo esperar uma conexão estável e boa?
Claro que eu sei que diversos outros fatores a considerar no desempenho da internet (DNS, roteador,...).

Depois de 6 mesesde uso o LED da porta de 2,5G da minha VSOL V2802RH simplesmente queimou... Nunca vi isso na vida... Entrei nela, rebootei, liguei e desliguei os LEDs(na opção no firmware), mas de nada adiantou.

O da porta de 1G está normal, aliás, todos os outros estão normais. Somente o da porta de 2,5G, que é a que uso, que está queimado.

:mas::mas:

Em tempo... Alguém está usando o TP-Link XZ005-G6 com sucesso para alguma operadora???

Eu ia vir postar sobre os leds da V2802RH. No caso, pra desligar elas em definitivo. Desliguei na GUI mas se eu desplugar e plugar novamente o cabo, o led volta a ficar ligado.

Users who are viewing this thread

Voltar