[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Pessoal, a ONU de 2.5gb que vocês falam é a da V.Sol? Aumentei meu plano pra 1gb aqui pela Vero, mas a ZTE F670L somente tem portas giga ...
 
Se você tiver as ferramentas corretas, pode tentar fazer o tutorial abaixo e conseguir o acesso root para obter essas configurações.



Tem um video aqui

produto_Foto2_10162236.jpg


o meu é um desses ai.
 
Tem, mas não faço a mínima ideia de como faz pra comprar...


Sim, me refiro quando já estiver com o cabo conectado e tals.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sites do PY não enviam para o BR.
Só de ter lá pra mim já é meio caminho, o que eu queria saber é como ela é configurável? Ela é igual ao stick toda customizada? Ou preciso que o provedor libere ela na OLT?
 
Só de ter lá pra mim já é meio caminho, o que eu queria saber é como ela é configurável? Ela é igual ao stick toda customizada? Ou preciso que o provedor libere ela na OLT?
Sim, é customizável.

Seria bom você dar uma lida páginas atrás onde o pessoal estava mexendo nela.
Tem alguma config, não lembro se era Omci ou outra opção que ela não salva quando reinicia.
 
Fala pessoal Consegui aqui também com vivo1 sp cidade de são paulo, mas vou compartilhar minhas tentativas

Deu um trabalhinho para configurar de começo tentei copiar todas as infos do roteador incluindo o Software Version e Hardware version, porem não estava obtendo exito.
----

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================

---
Não estava aparecendo as vlans, o estranho que aqui é vlan10 da vivo pelo menos no roteador(MitraStar)
depois disso no odi fiz o seguintes comandos:

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXXX
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set HW_HWVER tmp_hardware1.0
flash set OMCI_SW_VER1 BR_g5.9_1.11
flash set OMCI_SW_VER2 BR_g5.9_1.11
flash set ELAN_MAC_ADDR dbfb000000000
flash set MAC_KEY xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

mesmo assim não exibia as vlans usando o comando: omcicli mib get 84
então pesquisando no forum tentei o seguinte:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

mudando as informações de hardware e software ai sim apareceu as vlans
=================================
EntityID: 0x1102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 2188
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x1103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3008
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x110b
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3008
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================

no Odi na interface web alterei para usar a vlan 2188, depois disso o roteador já pegou ip de pegou internet
Usei o media converter da Tplink mesmo o Mc220l
 
Blz Pessoal,

Acabei de assinar 1 Gbit da TIM que enfim chegou no meu bairro, mas veio com o modem ZTE F6600P tenho o login e senha do admin, mas não tem opção para editar a configuração de conexão, queria deixar no modo bridge para dai tentar usar sem o ONT deles, tenho um tplink XZ000-G3 e um uFiber Loco para tentar.

Alguém já pegou desse?

Pesquisei aqui no forum pelo modelo e não achei ninguém comentado, será que sou o primeiro?
 
Blz Pessoal,

Acabei de assinar 1 Gbit da TIM que enfim chegou no meu bairro, mas veio com o modem ZTE F6600P tenho o login e senha do admin, mas não tem opção para editar a configuração de conexão, queria deixar no modo bridge para dai tentar usar sem o ONT deles, tenho um tplink XZ000-G3 e um uFiber Loco para tentar.

Alguém já pegou desse?

Pesquisei aqui no forum pelo modelo e não achei ninguém comentado, será que sou o primeiro?

Você pode tentar substituir pelo tplink ou pelo unifi, na primeira pagina tem uma tabela com pessoas que conseguiram trocar, procure alguem da TIM e veja o post dele, talvez te de uma luz de como fazer.
 
Blz Pessoal,

Acabei de assinar 1 Gbit da TIM que enfim chegou no meu bairro, mas veio com o modem ZTE F6600P
Cara, ouvi falar que essa ont atinge quase 2Gbps no wifi... se liga no teste que ele me enviou

341697940_230726389540598_6769239757661606058_n.jpg
 
Você pode tentar substituir pelo tplink ou pelo unifi, na primeira pagina tem uma tabela com pessoas que conseguiram trocar, procure alguem da TIM e veja o post dele, talvez te de uma luz de como fazer.
Olhei todos os posts sobre TIM, mas todos que conseguiram estavam com um ONT que permitia acesso para descobrir qual era a VLAN e serial, etc... Pesquisei no Google e parece que esse ZTE F6600P não é utilizado em nenhum país, não tem informação nenhuma.

Vou falar com o técnico para ver se consigo pelo menos deixar no modo bridge.
 
Olhei todos os posts sobre TIM, mas todos que conseguiram estavam com um ONT que permitia acesso para descobrir qual era a VLAN e serial, etc... Pesquisei no Google e parece que esse ZTE F6600P não é utilizado em nenhum país, não tem informação nenhuma.

Vou falar com o técnico para ver se consigo pelo menos deixar no modo bridge.
Tente fazer o que esse outro usuário que usa Vtal fez para colocar em bridge nesse ZTE

 
Tente fazer o que esse outro usuário que usa Vtal fez para colocar em bridge nesse ZTE

Valeu, o menu do ZTE q estou usando é exatamente igual ao do post, mas não tem a opção de Adicionar uma nova conexão, olhei nos screenshots do @Fausto879 mas não aparece a URL, talvez eu colocando direto a URL que ele caiu consiga adicionar uma nova conexão.

Vou mandar PM para ele, estou desesperado.
 
Pessoal, alguém sabe como faz pra descobrir usuário e senha PPPoE no modem Nokia G-1425G-A? Vou tentar fazer subir uma ONU no isp LIGUE. Eu sei que a OLT que eles usam é NOKIA. Vou tentar com a Intelbras R1
 
Pessoal, alguém sabe como faz pra descobrir usuário e senha PPPoE no modem Nokia G-1425G-A? Vou tentar fazer subir uma ONU no isp LIGUE. Eu sei que a OLT que eles usam é NOKIA. Vou tentar com a Intelbras R1
Se você tiver acesso ao ssh, fica fácil. Te passo os códigos durante a manhã.
 
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações

o comando para descobrir a VLAN omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg


Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem, 210 na VTAL, mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png



Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png



Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png


A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho
Bom dia amigo

O serial do GPON_PLOAM_PASSWD é o mesmo do GPON_SN ?

Onde acho as informações de OUI e OMCC_VER ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo