[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Cara, ouvi falar que essa ont atinge quase 2Gbps no wifi... se liga no teste que ele me enviou

341697940_230726389540598_6769239757661606058_n.jpg
Eu não acredito muito nesses testes não… Ela não tem porta de 2.5Gbps, e duvido muito que nela tenha Wi-Fi 6. Aqui pra mim uso um Archer Ax6000 com Wi-Fi 6 e um iPhone 13 Pro e um MacBook Pro, a velocidade máxima que consegui nos dois usando o Wi-Fi foi de 750mbps… na conexão ele diz que está conectado a 1200Mbps, mas na prática mesmo nem chegou perto.
 
Bom dia amigo

O serial do GPON_PLOAM_PASSWD é o mesmo do GPON_SN ?

Onde acho as informações de OUI e OMCC_VER ?
Bom dia!
GPON_PLOAM_PASSWD é quase igual ao GPON_SN, a diferença é que o GPON_SN tem todos os 12 caracteres do numero serial da ONU da nokia e o GPON_PLOAM_PASSWD só os 10 primeiros, por exemplo:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL123456
flash set GPON_SN ALCL12345678

o OUI é a primeira metade (6 caracateres) do MAC address da ONU da nokia, o OMCC_VER acredito que o padrão é 128
 
  • Curtir
Reações: gkz
Bom dia!
GPON_PLOAM_PASSWD é quase igual ao GPON_SN, a diferença é que o GPON_SN tem todos os 12 caracteres do numero serial da ONU da nokia e o GPON_PLOAM_PASSWD só os 10 primeiros, por exemplo:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL123456
flash set GPON_SN ALCL12345678

o OUI é a primeira metade (6 caracateres) do MAC address da ONU da nokia, o OMCC_VER acredito que o padrão é 128
Vou tentar clonar aqui... em breve trago case de sucesso kkk
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: gkz
sao paulo campinas vivo 1, consegui tanto com o tplink gpon e com o uf-loco.. ambos esquentam demais e consegui fazer umas alteracoes no telnet para diminuir o atraso dos packets e remocao de power savings para ver se melhoraria alguma coisa em jogos. tenho a internet apenas para o pc. sem wifi e sem outros pcs. foco total em jogo, nao ligo pra download.

so quis reportar que foi muito facil com ambos e que recomendo a todos que nao usa wifi a trocar. porque eu tenho um medidor emf390v2 e o modem da vivo eh simplesmente uma bomba de emf ambulante. podem ate me xamar de extremista mas literalmente bloca sinal de mouse wireless... e ngm se importa com os efeitos que impactam tanto os hardware e a nossa saude. enfim
muito papo, vim alem de reportar que foi facil pedir uma ajuda..

quero mudar de dois dispositivos para um so. consigo fazer isso com os dois gpon se eu fazer uma conexao pppoe no pc mas axo eles fracos/ruins de hardware/cpu etc.

quero comprar um modem que receba sfp e que seja decente.

sera que pego um mikrotik hEX S com uma ODI DFP-34X-2C2 e consigo me virar?
manjo nada sobre sfp, alguem ja fez parecido tb?
 
sao paulo campinas vivo 1, consegui tanto com o tplink gpon e com o uf-loco.. ambos esquentam demais e consegui fazer umas alteracoes no telnet para diminuir o atraso dos packets e remocao de power savings para ver se melhoraria alguma coisa em jogos. tenho a internet apenas para o pc. sem wifi e sem outros pcs. foco total em jogo, nao ligo pra download.

so quis reportar que foi muito facil com ambos e que recomendo a todos que nao usa wifi a trocar. porque eu tenho um medidor emf390v2 e o modem da vivo eh simplesmente uma bomba de emf ambulante. podem ate me xamar de extremista mas literalmente bloca sinal de mouse wireless... e ngm se importa com os efeitos que impactam tanto os hardware e a nossa saude. enfim
muito papo, vim alem de reportar que foi facil pedir uma ajuda..

quero mudar de dois dispositivos para um so. consigo fazer isso com os dois gpon se eu fazer uma conexao pppoe no pc mas axo eles fracos/ruins de hardware/cpu etc.

quero comprar um modem que receba sfp e que seja decente.

sera que pego um mikrotik hEX S com uma ODI DFP-34X-2C2 e consigo me virar?
manjo nada sobre sfp, alguem ja fez parecido tb?

Pega um tpLink(https://www.tp-link.com/br/business-networking/omada-sdn-router/), tenho tp link (TL-R605) aqui recomendo, mas tem outros com porta SFP, se tiver so você ja rede é de boa, mas se tiver muitos dispositivos recomendo um switch também para arrumar as prioridades na rede,(quais pacotes manda primeiro para o router) isso diminui aquela oscilação de 10ms para 20ms do nada nos jogos, fica mais estável

roteador da vivo é um lixo
 
Testei com a Intel X520 no Pfsense. Vlan em 600 setado no router e está ok.
Resumindo, a sua experiência foi boa?
Fiz merda com o meu conversor, e resolvi arriscar baseado no seu comentário, mas nunca usei uma placa de fibra antes.

gQX6OTW.png


hA6Adoa.png


O conversor eu paguei R$ 260 e não fui taxado.
A placa de rede foi R$ 144,00 e com taxa de R$ 124,00

Os caras da Receita devem ser burros e aí não sabem o que é esse conversor e deixam passar huehueue

Quem teve problema com v6 na Oi foi devido uso da VLAN incorreta se não me engano, tem mais informações nas outras páginas

como só vou poder retomar os testes aqui quando chegar a mercadoria vou ter que perturbar de novo pois fiquei inconformado com isso
é possível que o IPv4 funcione e o IPv6 não?
digo, se fosse problema com a VLAN, não seriam ambos afetados?

Vi que todo mundo aqui usa equipamento pro, Mikrotik etc... alguém mais conseguiu usando Linux?

O IPv4 consegui normalmente com o pacote DHCPCD; o IPv6 tentei em seguida como "dhcpcd -6 eth2" e nada.
No sniffer nao aparece nada de resposta, enquanto o IPv4 estava funcionando de boa.


obrigado! a diferença entre uma gambiarra e uma não-gambiarra é saber e entender o que você fez para funcionar rsrs
 
Resumindo, a sua experiência foi boa?
Fiz merda com o meu conversor, e resolvi arriscar baseado no seu comentário, mas nunca usei uma placa de fibra antes.


O conversor eu paguei R$ 260 e não fui taxado.
A placa de rede foi R$ 144,00 e com taxa de R$ 124,00

Os caras da Receita devem ser burros e aí não sabem o que é esse conversor e deixam passar huehueue



como só vou poder retomar os testes aqui quando chegar a mercadoria vou ter que perturbar de novo pois fiquei inconformado com isso
é possível que o IPv4 funcione e o IPv6 não?
digo, se fosse problema com a VLAN, não seriam ambos afetados?

Vi que todo mundo aqui usa equipamento pro, Mikrotik etc... alguém mais conseguiu usando Linux?

O IPv4 consegui normalmente com o pacote DHCPCD; o IPv6 tentei em seguida como "dhcpcd -6 eth2" e nada.
No sniffer nao aparece nada de resposta, enquanto o IPv4 estava funcionando de boa.



obrigado! a diferença entre uma gambiarra e uma não-gambiarra é saber e entender o que você fez para funcionar rsrs
Devem ter taxado pois parece uma vga.
Tem que ter cuidado ao comprar essas Nic da Intel no Ali, pois existe grande probabilidade de ser falsa.

Eu apenas testei com a X520 que é de um pc aqui. Funcionou bem por um dia e depois retirei, pois era apenas teste. Não tive bugs.

Fiz isso pois a Mellanox tem algum bug com esse stick, vezes inicializa e outras não... muito estranho.
Agora comprei uma Broadcom que estou tentando habilitar a porta sfp 2.5gb no Openwrt com a ajuda do @vorlon.

Mas até agora não consegui, não manjo quase nada de Linux é foda rsrs
Tem que trocar o driver e não sei como faz isso.
Se souber algo me da um help.
 
vo ver esse

TP-Link ER605, qualquer coisa eu compro e devolvo, mas queria ver se algm teve experiencia sobre o assunto desse topico de remover modem vivo e usou o mikrotik hex s, ele parece extremamente completo a interface, se tiver ainda como mexer alem dando dump pelo telnet e mudando as variaveis dele ia ser a escolha perfeita, o da tplink o hw e a interface eh mais focada a seguranca mesmo​

 
Resumindo, a sua experiência foi boa?
Fiz merda com o meu conversor, e resolvi arriscar baseado no seu comentário, mas nunca usei uma placa de fibra antes.

gQX6OTW.png


hA6Adoa.png


O conversor eu paguei R$ 260 e não fui taxado.
A placa de rede foi R$ 144,00 e com taxa de R$ 124,00

Os caras da Receita devem ser burros e aí não sabem o que é esse conversor e deixam passar huehueue



como só vou poder retomar os testes aqui quando chegar a mercadoria vou ter que perturbar de novo pois fiquei inconformado com isso
é possível que o IPv4 funcione e o IPv6 não?
digo, se fosse problema com a VLAN, não seriam ambos afetados?

Vi que todo mundo aqui usa equipamento pro, Mikrotik etc... alguém mais conseguiu usando Linux?

O IPv4 consegui normalmente com o pacote DHCPCD; o IPv6 tentei em seguida como "dhcpcd -6 eth2" e nada.
No sniffer nao aparece nada de resposta, enquanto o IPv4 estava funcionando de boa.



obrigado! a diferença entre uma gambiarra e uma não-gambiarra é saber e entender o que você fez para funcionar rsrs
Sobre o IPv4 e IPv6: sim, é assim mesmo. Não sei pq mas foi comigo que rolou isso e só arrumou depois de usar a VLAN correta.
 
pessoal alguém ja teve problema da interface web ODI DFP-34X-2C2 nao subir?
aqui esse final de semana desliguei a internet um pouco, depois liguei novamente esta tudo funcionando mas a ODI não sobe a interface web, ja reiniciei umas 4x (tirei a fibra pluguei tambem) e nada
 
pessoal alguém ja teve problema da interface web ODI DFP-34X-2C2 nao subir?
aqui esse final de semana desliguei a internet um pouco, depois liguei novamente esta tudo funcionando mas a ODI não sobe a interface web, ja reiniciei umas 4x (tirei a fibra pluguei tambem) e nada
Está plugada em qual equipamento?
Tive esse problema na placa Mellanox.
 
Ela funciona, certo? Só não abre a interface web?

O meu problema era maior, ela nem iniciava e muito menos pingava.
Alguma solução? Eu estava achando que a minha interface web não estava mais abrindo devido a algo no meu dreammachine... agora nem sei mais nada com esses relatos de vocês, por hora, voltei a usar o dispositivo da operadora... a brincadeira foi boa enquanto a ODI durou...
 
Alguma solução? Eu estava achando que a minha interface web não estava mais abrindo devido a algo no meu dreammachine... agora nem sei mais nada com esses relatos de vocês, por hora, voltei a usar o dispositivo da operadora... a brincadeira foi boa enquanto a ODI durou...
O meu caso era apenas incompatibilidade com a placa SFP da Mellanox.
Ora iniciava, ora não.

No Mikrotik e outras placas sfp está ok.

A sua morreu?
Tentou em outro dispositivo?
 
O meu caso era apenas incompatibilidade com a placa SFP da Mellanox.
Ora iniciava, ora não.

No Mikrotik e outras placas sfp está ok.

A sua morreu?
Tentou em outro dispositivo?
Não tenho outro dispositivo pra testar. O fato comigo é que a conexão estava extremamente instável e com latência variável (cheguei até a reportar num post meses atrás), desde que detectei o problema nunca consegui mais entrar na GUI web. Como estou completamente sem tempo, desisti de investigar por hora... Pensei até em comprar um dispositivo daqueles com porta SFP, mas por hora não tomei nenhuma ação... Tempo complicado demais nesses meses pra ficar fuçando... hehe
 
SUCESSO!
ONT NOKIA G-1425G-A DA LIGUE TROCADA POR SUCESSO PARA INTELBRAS R1
Realizei os procedimentos:

- Acessei a ONU pelo TELNET (192.168.1.1 PORTA 23) usuário admin/intelbras

- Colei os comandos que o amigo @pirate32 utilizou (muito obrigado!!) conforme minha ONT

Código:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set GPON_SN ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Hxxxxx
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Hxxxxx
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ACAA
flash set OUI (6 primeiros digitos do MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (12 digitos do MAC)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 digitos do MAC)
flash set OMCC_VER 128
reboot

- Após isso a ONU reiniciou e acessei ela novamente, nisto fui para a aba configuração e setei em Bridge com VLAN 200 que é padrão da LIGUE e mapeamento para a LAN1

Screenshot-5.png



- Após isso, conectei a fibra que sai do PTO no patch fibra SC-APC e BINGO! Subiu O5 !

Screenshot-4.png



Agora o desafio era fazer a autenticação PPPoE que a ligue usa.

Nisto, realizei o decrypt do arquivo config.cfg gerado pelo modem e consegui achar usuário e senha do PPPoE da Ligue, que é "LIGUE" e a senha é muito grande (não sei se é uma senha padrão que nem a vivo hahaha)

Então conectei no Mikrotik para realizar a autenticação e BINGO! Conectado com sucesso!

image.png




Funcionando 100% com o plano contratado de 700/300

a2124c34-1d8d-41bf-8632-2213c8dfd427.png



Fotos da ONU:


image.png



image.png


Esta instalação não é minha, é de um amigo. Ajudei ele remotamente.
Em breve nos meus sistemas, serão tudo ONUs de 2.5Gbe



AGRADECIMENTO ESPECIAL PARA @pirate32, @KILLME, @lamorim , @FelipeSS , e para @GuilhermeReis
 
Última edição:
SUCESSO!
ONT NOKIA G-1425G-A DA LIGUE TROCADA POR SUCESSO PARA INTELBRAS R1
Realizei os procedimentos:

- Acessei a ONU pelo TELNET (192.168.1.1 PORTA 23) usuário admin/intelbras

- Colei os comandos que o amigo @pirate32 utilizou (muito obrigado!!) conforme minha ONT

Código:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set GPON_SN ALCLxxxxxxxx (S/N ATRÁS DO MODEM)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Hxxxxx
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Hxxxxx
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ACAA
flash set OUI (6 primeiros digitos do MAC)
flash set HW_SERIAL_NO (12 digitos do MAC)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 digitos do MAC)
flash set OMCC_VER 128
reboot

- Após isso a ONU reiniciou e acessei ela novamente, nisto fui para a aba configuração e setei em Bridge com VLAN 200 que é padrão da LIGUE e mapeamento para a LAN1

Screenshot-5.png



- Após isso, conectei a fibra que sai do PTO no patch fibra SC-APC e BINGO! Subiu O5 !

Screenshot-4.png



Agora o desafio era fazer a autenticação PPPoE que a ligue usa.

Nisto, realizei o decrypt do arquivo config.cfg gerado pelo modem e consegui achar usuário e senha do PPPoE da Ligue, que é "LIGUE" e a senha é muito grande (não sei se é uma senha padrão que nem a vivo hahaha)

Então conectei no Mikrotik para realizar a autenticação e BINGO! Conectado com sucesso!

image.png




Funcionando 100% com o plano contratado de 700/300

a2124c34-1d8d-41bf-8632-2213c8dfd427.png



Fotos da ONU:


image.png



image.png


Esta instalação não é minha, é de um amigo. Ajudei ele remotamente.
Em breve nos meus sistemas, serão tudo ONUs de 2.5Gbe



AGRADECIMENTO ESPECIAL PARA @pirate32 e para @GuilhermeReis
Eu queria era uma ONU 2.5Gbe :/, já tenho um roteador que tem WAN de 2,5Gbe… estou caçando a internet inteira pra tentar comprar a VSol mas até agora nada :/
 
Pessoal, quero fazer um tutorial passo a passo bem explicado sobre o processo de substituir a ONT/ONU/HGU. Tenho aqui o Humax HP 610 da Claro.
Consigo ensinar os passos para pegar os dados de MAC/SERIAL/HW, etc pela interface, com fotos, etc. Mas não tenho ainda a interface SPF ODI DFP-34X-2C2.
Se alguém conseguir os prints das telas e dos comandos, dá para montar o tutorial. Tava pensando em utilizar o OpenWRT do meu roteador para o PPPoe e demais configurações.
Queria fazer o tutorial com bastante foto, seguindo este modelo aqui: https://viniciuspaes.com/raspberry-pi/tutorial-criar-imagem-openwrt-roteador-raspberry-pi/

Alguém com disposição?
 
Pessoal, quero fazer um tutorial passo a passo bem explicado sobre o processo de substituir a ONT/ONU/HGU. Tenho aqui o Humax HP 610 da Claro.
Consigo ensinar os passos para pegar os dados de MAC/SERIAL/HW, etc pela interface, com fotos, etc. Mas não tenho ainda a interface SPF ODI DFP-34X-2C2.
Se alguém conseguir os prints das telas e dos comandos, dá para montar o tutorial. Tava pensando em utilizar o OpenWRT do meu roteador para o PPPoe e demais configurações.
Queria fazer o tutorial com bastante foto, seguindo este modelo aqui: https://viniciuspaes.com/raspberry-pi/tutorial-criar-imagem-openwrt-roteador-raspberry-pi/

Alguém com disposição?
Posso lhe ajudar.

O que precisa?
 
Posso lhe ajudar.

O que precisa?
Preciso de print screen das telas da XPON onde vai a configuração. Quanto mais detalhado melhor, tela de login, tela de configuração, etc. Depois print dos comandos executados pelo terminal. Daí uso como base a extração dos dados do meu Humax e depois podemos adicionar outros modelos de modem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo