[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde,

Ainda estou lendo o topico, mas tem alguma gbic compativel com gpon no mercado livre? irei ligar em um switch cisco 2960S e passar para um PFSense, as que eu achei são para OLT.
Estamos montando um ppt passo a passo: https://docs.google.com/presentatio...LmrzxsNIsTFE/edit#slide=id.g20a2fbedfd3_0_100

Mas adiantando, pessoal está utilizando bastante a ODI DFP-34X-2C2: https://pt.aliexpress.com/item/1005003515662920.html (XPON)

Tem no mercado livre também, mas provavelmente é pessoal revendendo do ali.

pessoal alguém ja teve problema da interface web ODI DFP-34X-2C2 nao subir?
aqui esse final de semana desliguei a internet um pouco, depois liguei novamente esta tudo funcionando mas a ODI não sobe a interface web, ja reiniciei umas 4x (tirei a fibra pluguei tambem) e nada

Pessoal descobri o problema, era o problema de Vlan, como tinha deixado no modo transparente, setava o vlan no roteador, ai setando o vlan no roteador ele não consegue acessar o ip do ODI,
Então deixando a vlan setada no Odi consegui acessar a interface web novamente, fica a dica ai

Pessoal descobri o problema, era o problema de Vlan, como tinha deixado no modo transparente, setava o vlan no roteador, ai setando o vlan no roteador ele não consegue acessar o ip do ODI,
Então deixando a vlan setada no Odi consegui acessar a interface web novamente, fica a dica ai
Blza Anderson! Adicionei lá no PPT também! Tinha mais gente perguntando sobre isso...

Boa tarde,

Ainda estou lendo o topico, mas tem alguma gbic compativel com gpon no mercado livre? irei ligar em um switch cisco 2960S e passar para um PFSense, as que eu achei são para OLT.
Estou vendendo lá no mercado livre meu módulo SFP Gpon/EPON dfp-34x-2c2, tenho tbm Módulo Sfp Para Rj-45 2.5gbps (tp-link Tl-sm410u) e módulo sfp+ 10gbps lc/lc se tiver interesse posso fazer um desconto bom. Vlw

Última edição:
Eu sempre faço um backup antes de sair mexendo no OpenWRT pra evitar possíveis bricks.

Quanto ao bufferbloat nem sempre o roteador fica sendo o problema, alguns provedores como a Oi colocam uma regra na OLT para limitar certinho a velocidade nos 500MB por exemplo, quando se passa dos 500MB e chega até 525MB (sendo o máximo) a conexão começa a ficar saturada, causando o bufferbloat não pelo seu roteador, mas sim direto da regra QoS da OLT deles, esse tipo de problema não acontece na Claro fibra se comparar.
Pior que já brickei um edgerouter x sfp da Ubiquiti tentando sair da openwrt pra Stock firm. Nem lembro pq eu quis fazer isso na época já que a Openwrt me atendia melhor, fiquei tão putao que joguei o edge na parede de raiva e uns dias depois vi tutorial pra dar unbrick via tftp mas já era tarde demais. Kkkkk

Faz algumas semanas que substitui a ONT Technicolor TCG2232 pela ODI DFP-34X-2C2 na Claro FTTH, tá funcionando 100% e bem estável. Estou na região de campinas e a OLT é da ZTE (ZTEG) de acordo com o comando "omcicli mib get 131".

Seguem as configurações que mudei/testei:
  • HW_SERIAL_NO
    • "SN:" na etiqueta da ONT
  • HW_CWMP_MANUFACTURER
    • primeiros 8 caracteres do "Número de série" convertidos para ASCII, corresponde a "TMBB" no caso da Technicolor
  • HW_HWVER
    • "Versão de Hardware" na aba de informação da interface WEB
  • PON_VENDOR_ID
    • primeiros 8 caracteres do "Número de série" convertidos para ASCII, corresponde a "TMBB" no caso da Technicolor
  • GPON_SN
    • acho que esse é o valor mais importante, tem na etiqueta da ONT ("G.PON:") e na aba de informação da interface WEB ("Número de série")
  • OMCI_FAKE_OK
    • não parece importar, funciona com 0 ou 1
  • OMCI_OLT_MODE
    • funciona com qualquer valor, todos com a mesma velocidade, deixei em 2 pq a OLT da região é ZTE
  • OMCI_SW_VER*
    • mudou sozinho, mas parece não importar e funciona com qualquer valor
  • OMCI_TM_OPT
    • Setando em 2 parece que o download fica um pouquinho maior que com 0 ou 1, mas pode ser coincidencia.
A internet veio na VLAN 11, e a primeira vez demorou bastante pra pegar IPv4, acho que tem alguma trava de MAC.

Faz algumas semanas que substitui a ONT Technicolor TCG2232 pela ODI DFP-34X-2C2 na Claro FTTH, tá funcionando 100% e bem estável. Estou na região de campinas e a OLT é da ZTE (ZTEG) de acordo com o comando "omcicli mib get 131".

Seguem as configurações que mudei/testei:
  • HW_SERIAL_NO
    • "SN:" na etiqueta da ONT
  • HW_CWMP_MANUFACTURER
  • HW_HWVER
    • "Versão de Hardware" na aba de informação da interface WEB
  • PON_VENDOR_ID
  • GPON_SN
    • acho que esse é o valor mais importante, tem na etiqueta da ONT ("G.PON:") e na aba de informação da interface WEB ("Número de série")
  • OMCI_FAKE_OK
    • não parece importar, funciona com 0 ou 1
  • OMCI_OLT_MODE
    • funciona com qualquer valor, todos com a mesma velocidade, deixei em 2 pq a OLT da região é ZTE
  • OMCI_SW_VER*
    • mudou sozinho, mas parece não importar e funciona com qualquer valor
  • OMCI_TM_OPT
    • Setando em 2 parece que o download fica um pouquinho maior que com 0 ou 1, mas pode ser coincidencia.
A internet veio na VLAN 11, e a primeira vez demorou bastante pra pegar IPv4, acho que tem alguma trava de MAC.
Qual aparelho está utilizando para ligar a ODI? Está usando um optical media converter de 2.5Gb?

Qual aparelho está utilizando para ligar a ODI? Está usando um optical media converter de 2.5Gb?
Tô usando com um switch Mikrotik CRS309. Pra pegar 2.5 gbps com esse setup precisa de "flash set LAN_SDS_MODE 4" na ODI, desativar a negociação automática no mikrotik e colocar 2.5 gbps manualmente.

Pessoal, alguém já viu desse modelo de SFP de ONU? Está mais em conta que a ODI

Pessoal, alguém já viu desse modelo de SFP de ONU? Está mais em conta que a ODI

Fala Dasilvaj4, falei diretamente na loja com o Izidoro Maciel.

Ele falou que se alguém se habilitar para comprar e testar, caso não funcione, pode realizar a devolução.

Eu estou sem roteador com entrada SPF, se alguém se habilitar, seria uma ótima opção ao ODI.

• Curtir
Reações: RiX
Fala Dasilvaj4, falei diretamente na loja com o Izidoro Maciel.

Ele falou que se alguém se habilitar para comprar e testar, caso não funcione, pode realizar a devolução.

Eu estou sem roteador com entrada SPF, se alguém se habilitar, seria uma ótima opção ao ODI.
Beleza, havia realizado a compra hoje de madrugada :V

Quando chegar eu irei testar para ver apesar que a minha onu é fiberhome e a olt do provedor também mas no caso tenho acesso a onu com o usuário admin

Pessoal, voltou o estoque na loja da V-SOl V2802RH ... Ja garanti a minha, nao sei quantas ainda devem ter em estoque!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Segui as dicas do @RiX e subiu a Vsol na Vivo 2.

IMG_20230415_152117113027e12e7bbed4.jpg

Olá pessoal, podem anotar mais 1 caso de sucesso aqui! Utilizando no momento no provedor local GOX Conect de Suzano-SP a ONU VSOL v2802rh xpon.
2Ow4op3Y_o.jpg

Teste id: 14614276858

Obtive sucesso também usando o módulo sfp ONU da ODI DFP-34X-2C2 na última firmware, acho que na M110_sfp_ODI_220923 mas optei por tirar e usar a porta sfp da RB5009UG no meu PC. Se alguém tiver interesse, coloquei no mercado livre vlw
Vocês que ja trocaram pra ONU da vsol, como que foi a configuração? É parecida com a do stick ODI?

Última edição:
Qual loja mesmo? Sou novo no fórum.

Já acabou o estoque eu acho 😅

Pior que imaginei que fosse lá, quando abri já tinha acabado! Na próxima pego uma!

Pessoal, voltou o estoque na loja da V-SOl V2802RH ... Ja garanti a minha, nao sei quantas ainda devem ter em estoque!

Vocês que ja trocaram pra ONU da vsol, como que foi a configuração? É parecida com a do stick ODI?
Sim, mas a única coisa que precisa mudar via telnet é o gpon sn.

To olhando aqui, o modem que o Google Fiber usa tem porta 10Gb. Tentar achar o modelo para vender.

To olhando aqui, o modem que o Google Fiber usa tem porta 10Gb. Tentar achar o modelo para vender.

Tem no ebay para venda: https://www.ebay.com/itm/1254061677...o7HNk0Zheim61TQ2GfaMN81yvU|tkp:Bk9SR77PlPyBYg

Voltou estoque da VSOL V2802RH, R$141,02 no pix.

Última edição:

Peguei a VSOL também para realizar alguns testes para ver se vai dar certo na Fiberhome

Sim, mas a única coisa que precisa mudar via telnet é o gpon sn.
Tomara que seja fácil de configurar, eu peguei o stick GPON e não consegui subir em nenhuma das duas operadoras que tenho aqui ... Agora as duas estão em modo bridge aqui, espero que seja mais fácil e tranquilo de configurar!

Já garanti a minha também.
:joia:

Users who are viewing this thread

Voltar