[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Achei legal a ideia.
Finalmente o UDM-Pro voltou ao estoque da Ubiquiti e comprei um. Agora estou considerando substituir o modem da Vivo por um stick SFP.

Acho que seria interessante expandir em mais detalhes no slide sobre quando seria necessário o uso do adaptador.
Essa é uma dúvida minha sobre o procedimento...
Depende do tipo de instalação? No meu caso a fibra vai direto do poste ao modem. Não tem aquela caixinha com sobra de fibra dentro de onde sai outro cabo óptico até o modem.

Também queria saber se alguém já conseguiu com sucesso usar o módulo SFP da Ubiquiti (nas especificações diz que é compatível apenas com OLT da própria marca).
 
Achei legal a ideia.
Finalmente o UDM-Pro voltou ao estoque da Ubiquiti e comprei um. Agora estou considerando substituir o modem da Vivo por um stick SFP.

Acho que seria interessante expandir em mais detalhes no slide sobre quando seria necessário o uso do adaptador.
Essa é uma dúvida minha sobre o procedimento...
Depende do tipo de instalação? No meu caso a fibra vai direto do poste ao modem. Não tem aquela caixinha com sobra de fibra dentro de onde sai outro cabo óptico até o modem.

Também queria saber se alguém já conseguiu com sucesso usar o módulo SFP da Ubiquiti (nas especificações diz que é compatível apenas com OLT da própria marca).
Vou explicar mais sobre o contexto do adaptador, como sugeriu. Preciso pesquisar mais, para saber como as provedoras estão realizando as instalações, para entender o motivo de utilizarem o conector tipo APC (verde) ao invés do UPC (azul). Estou agora vendo as informações que consigo extrair do Humax Hp610. Depois volto para o slide dos conectores.

Obrigado pelo Feedback!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também queria saber se alguém já conseguiu com sucesso usar o módulo SFP da Ubiquiti (nas especificações diz que é compatível apenas com OLT da própria marca).
Estava olhando no fórum da Ubiquiti dos EUA, tentando entender a diferença dos módulos Classe B e C. Pelo que o pessoal comentou, caso haja muitas divisões na fibra, ou a distância com a central seja muito grande, pode impactar na força do sinal, daí o GPON classe C é recomendado.

Mas também não achei ninguém que tenha testado, deixei marcado como "Não testado" nos slides.
 
Última edição:
as nics do aliexpress nao sao falsas, mas sao refurbished e na maioria das vezes com falta de componentes para baratear..
eh so saber oq for comprar da pra comprar bons produtos la.
por exemplo placa de rede i210-t , 80% q ta na internet eh refurbished
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ninguem com experiencia com vivo fibra usando apenas UM dispositivo potente?
dinheiro real n eh o problema, se eh pra gastar 3mil em router eu gastaria.
to tentando adquirir algum conhecimento antes de ir arriscando e comprando

a ideia eh simplesmente por um roteador potente pra fazer tudo, posso comprar ODI DFP-34X-2C2 sem problemas tb.
atualmente tenho apenas edgerouter-x
gosto do sistema ubnt e funciona bem, mas sinto pouca customizacao no sentido de power saving

atualmente o sistema ta com uf-loco->edgerouter-x->pc

o uf-loco direto no pc funciona
o tplink 3000 direto no pc funciona
mas ambos achei muito fracos e sem sqm/qos

quantidade de banda nao eh o importante, mas eh inevitavel ter produto bom que suporta grande banda e nao ligo


alguem me da uma luz n eh possivel q n tenha ngm com uma ideia similar

mikrotik hex s + ODI DFP-34X-2C2 sera util pra eu dar uma aprendida no assunto?
 
Última edição:
as nics do aliexpress nao sao falsas, mas sao refurbished e na maioria das vezes com falta de componentes para baratear..
eh so saber oq for comprar da pra comprar bons produtos la.
por exemplo placa de rede i210-t , 80% q ta na internet eh refurbished
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ninguem com experiencia com vivo fibra usando apenas UM dispositivo potente?
dinheiro real n eh o problema, se eh pra gastar 3mil em router eu gastaria.
to tentando adquirir algum conhecimento antes de ir arriscando e comprando

a ideia eh simplesmente por um roteador potente pra fazer tudo, posso comprar ODI DFP-34X-2C2 sem problemas tb.
atualmente tenho apenas edgerouter-x
gosto do sistema ubnt e funciona bem, mas sinto pouca customizacao no sentido de power saving

atualmente o sistema ta com uf-loco->edgerouter-x->pc

o uf-loco direto no pc funciona
o tplink 3000 direto no pc funciona
mas ambos achei muito fracos e sem sqm/qos

quantidade de banda nao eh o importante, mas eh inevitavel ter produto bom que suporta grande banda e nao ligo


alguem me da uma luz n eh possivel q n tenha ngm com uma ideia similar

mikrotik hex s + ODI DFP-34X-2C2 sera util pra eu dar uma aprendida no assunto?
Cara, Ubiquiti é referência na área. Seu setup está excelente. O edgerouter não está te atendendo?

Se está pensando em se preparar para o futuro, é interessante pegar um router ou switch com portas SFP+, pois poderá dar upgrade para 10GbE.

A vantagem que vejo no ODI DFP-34X-2C2 é a banda 2,5Gb/1Gb, mas ele precisa estar ligado em um dispositivo que tenha saída ethernet de 2,5Gbps, daí quando as operadoras oferecem planos acima de 1Gb, seu setup está preparado.

Eu estou pensando em pegar um switch ubiquiti com 8 portas SFP+ para ligar meu NAS e 2 computadores de casa em 10GbE. Gerencio grande volume de arquivos na rede, acho que seria um bom upgrade. Talvez seja uma opção para você. A vantagem que vejo do ODI DFP-34X-2C2 contra seu UF_LOCO é que a saída ethernet do UF_LOCO é só 1Gbps, mas vai saber se no futuro não vem uma atualização de firmware que consiga espremer um pouco mais.

Estou montando um PPT e tem uma sessão com cases de utilização, se quiser dá para montar mais exemplos: https://docs.google.com/presentatio...fLmrzxsNIsTFE/edit#slide=id.g23e887d1524_1_31

Outra coisa, você comentou sobre o microtik hex s, mas não compensa manter o setup todo com ubiquiti? Se o seu edge router não tiver porta SFP tem outros modelos que possuem, tenta vender e dar um upgrade.

Sobre poder de processamento, estou usando um Raspberry Pi CM4 + Carrier Board da DFROBOT com OpenWRT como roteador. Liquei Packet Steering, IRQ Balance, SQM+QOS. Rodando liso na minha internet da claro (~750/350 Mbps). Pego A+ com BufferBloat. Fiz até um post sobre ele: https://viniciuspaes.com/raspberry-pi/tutorial-roteador-raspberry-pi-openwrt/
O legal do OpenWRT é poder realizar customizações. Estou tentando instalar o pihole via docker nele, mas tá uma luta.
 
na minha cabeca dois dispositivos eh delay adicional, a cada "pulo", eh algo que algm que se importa tanto como eu se preocuparia
apesar de ser leigo, nao me importo com fazer de tudo que eh possivel, mesmo sendo minimo os ganhos ou nao notavel
eu estudo tudo que for possivel para ter uma vantagem competitiva em jogos, e em cada area eu tento fazer o esforco maximo que consigo,
ai depois de fazer de tudo eu avalio se valeu apena, ou pelo menos saiu aprendendo alguma coisa.

eu acabei de comprar a xpon seguindo o topico e vendo um tutorial recomendo o link do ali.

o edgerouter-x nao tem tantas opcoes que eu achei legal de ter achado no tplink por exemplo:
<X_BROADCOM_COM_PwrMngtCfg>
<CPUr4kWaitEn>TRUE</CPUr4kWaitEn>
<DRAMSelfRefreshEn>TRUE</DRAMSelfRefreshEn>
<DRAMAutoPDEn>FALSE</DRAMAutoPDEn>
<EthAutoPwrDwnEn>TRUE</EthAutoPwrDwnEn>
<EthEEE>TRUE</EthEEE>

que sao todos power savings, que se o router identificar que ta fazendo pouco trabalho ele vai descansar.
o oposto que eu quero, disponibilidade imediata em qualquer tipo de tamanho de packet/trabalho
essas coisas fazem esquentar e tem um motivo por tarem em padrao. mas como eu disse, eh aprendizado/teste
e eu quero ir atras de coisas assim.

eu axei o firmware do ubiquiti completo para uso comum, e muito competente em sqm. porem sem essa diversao extra, queria ver se na mikrotik ou pfsense acharia mais coisas assim seila.
eu flashei meu edgerouter-x pra openwrt mas n curti tb, gostei mais do edgeos.
teve um resultado melhor no bufferbloat/mais constante tb, apesar de ambos terem fq codel eu axo

em uns 20 dia ta aki o xpon e acho que vo arriscar um mikrotik pra conhece-lo
porem na epoca do openwrt eu nem tentei dar dump nas configuracoes por telnet/ssh
e ver se tem como mudar e td mais
na epoca eu so vi sobre bufferbloat.

a vivo eh a culpada do bufferbloat btw, eh questao de chamar um tecnico e falar pra ele ligar para a "central da propria vivo" ja que eles sao tercerizados e nao tem muito acesso/poder para te ajudar, mostrando pra ele a pagina do waveform bufferbloat que certamente alguma coisa muda.. de +30ms pra +5ms por ai..
eh melhor tratar o problema na fonte do que remediar com QoS. vc pode ate usar o QoS depois..

certamente sao optimizacoes de banda.. throughput/bandwidth.... que eh o oposto do que quem quer estabilidade e boa internet procura...

devido a demanda de servicos de streaming e ao publico olhar apenas a velocidade e esquecer estabilidade

usei seu tutorial inclusive, obrigado.
 
Última edição:
na minha cabeca dois dispositivos eh delay adicional, a cada "pulo", eh algo que algm que se importa tanto como eu se preocuparia
apesar de ser leigo, nao me importo com fazer de tudo que eh possivel, mesmo sendo minimo os ganhos ou nao notavel
eu estudo tudo que for possivel para ter uma vantagem competitiva em jogos, e em cada area eu tento fazer o esforco maximo que consigo,
ai depois de fazer de tudo eu avalio se valeu apena, ou pelo menos saiu aprendendo alguma coisa.

eu acabei de comprar a xpon seguindo o topico e vendo um tutorial recomendo o link do ali.

o edgerouter-x nao tem tantas opcoes que eu achei legal de ter achado no tplink por exemplo:
<X_BROADCOM_COM_PwrMngtCfg>
<CPUr4kWaitEn>TRUE</CPUr4kWaitEn>
<DRAMSelfRefreshEn>TRUE</DRAMSelfRefreshEn>
<DRAMAutoPDEn>FALSE</DRAMAutoPDEn>
<EthAutoPwrDwnEn>TRUE</EthAutoPwrDwnEn>
<EthEEE>TRUE</EthEEE>

que sao todos power savings, que se o router identificar que ta fazendo pouco trabalho ele vai descansar.
o oposto que eu quero, disponibilidade imediata em qualquer tipo de tamanho de packet/trabalho
essas coisas fazem esquentar e tem um motivo por tarem em padrao. mas como eu disse, eh aprendizado/teste
e eu quero ir atras de coisas assim.

eu axei o firmware do ubiquiti completo para uso comum, e muito competente em sqm. porem sem essa diversao extra, queria ver se na mikrotik ou pfsense acharia mais coisas assim seila.
eu flashei meu edgerouter-x pra openwrt mas n curti tb, gostei mais do edgeos.
teve um resultado melhor no bufferbloat/mais constante tb, apesar de ambos terem fq codel eu axo

em uns 20 dia ta aki o xpon e acho que vo arriscar um mikrotik pra conhece-lo
porem na epoca do openwrt eu nem tentei dar dump nas configuracoes por telnet/ssh
e ver se tem como mudar e td mais
na epoca eu so vi sobre bufferbloat.

a vivo eh a culpada do bufferbloat btw, eh questao de chamar um tecnico e falar pra ele ligar para a "central da propria vivo" ja que eles sao tercerizados e nao tem muito acesso/poder para te ajudar, mostrando pra ele a pagina do waveform bufferbloat que certamente alguma coisa muda.. de +30ms pra +5ms por ai..
eh melhor tratar o problema na fonte do que remediar com QoS. vc pode ate usar o QoS depois..

certamente sao optimizacoes de banda.. throughput/bandwidth.... que eh o oposto do que quem quer estabilidade e boa internet procura...

devido a demanda de servicos de streaming e ao publico olhar apenas a velocidade e esquecer estabilidade

usei seu tutorial inclusive, obrigado.
Cara, eu também sou entusiasta, cada milisegundo importa. Mas eu curto bastante esses setups finos que o openwrt tem, cada dia estudo um pacote novo para instalar, etc.
A desvantagem que vejo do OpenWRT é que todo dia que eu invento moda nele, dou soft brick e preciso formatar. Agora já criei uma imagem custom, fica rápido gravar o eMMC.

Entendi aí que você quer ter o mínimo de dispositivos possíveis, para mitigar delay.
Já pensou em pegar o Dream Machine Pro/SE da Ubiquiti? Instala o XPON na WAN SPF, instala um SPF+ 10GbE na lan e liga direto no seu PC. As demais portas Ethernet você usa para os demais aparelhos da sua casa e tranquilo. Fica tudo em um dispositivo só.

Sobre o BufferBloat, pelo que entendi, ele verifica mais se o seu roteador está conseguindo ter um fluxo de pacotes constantes com alta demanda. Então ele testa sua rede com poucos pacotes, verifica a latência do seu ping/etc.
Depois ele joga uma carga alta de transferência na sua rede e verifica se tem algum aumento na latência, se o roteador se embanana e perde pacote ou tem atraso.
Posso estar errado, mas se for isso mesmo, o principal fator do bufferbloat seria a qualidade do roteador e o software utilizado.
Sobre o QOS/SQM, pelo que vi, ele consegue dar uma organizada melhor no fluxo de pacotes, dando prioridade para aplicações mais sensíveis. A um custo de uso maior uso do processador. Por isso que ele ajuda com o BufferBloat.
Junto com o QOS/SQM eu liguei o packet steering e o IRQ Balance. Basicamente com eles desligados, geralmente o roteador utiliza somente um core para gerenciar todo o processo. Daí se 1 core não der conta, o roteador fica mais travado do que fluído. Até na página de habilitar o packet steerring o openWRT dá um aviso sobre isso.
Esses ajustes finos que acho bacana, não lembro se o Ubiquiti tem estas opções, mas fica uma oportunidade para você testar também.

Ainda sobre o QOS, o QOS que ativamos é na nossa rede local, ele não é um QOS real, pois precisaria ser ponta a ponta, e não temos controle da rede externa. Neste ponto, concordo com você que a rede da provedora pode influenciar negativamente o bufferbloat, ainda mais em horários de picos com muito uso de streaming de todos os clientes.
Meu ping aqui é super alto também, moro em prédio e não sei como é a estrutura utilizada pela claro aqui. Mas meu primo pega 2-8ms de latência na rede dele, aqui pego perto de 20ms, complicadíssimo (ainda não tentei ligar na claro para reclamar), talvez o sinal da fibra aqui esteja ruim, preciso dar uma olhada.

Fico feliz que tenha seguido algum tutorial meu, espero ter ajudado de alguma forma!
 
Cara, eu também sou entusiasta, cada milisegundo importa. Mas eu curto bastante esses setups finos que o openwrt tem, cada dia estudo um pacote novo para instalar, etc.
A desvantagem que vejo do OpenWRT é que todo dia que eu invento moda nele, dou soft brick e preciso formatar. Agora já criei uma imagem custom, fica rápido gravar o eMMC.

Entendi aí que você quer ter o mínimo de dispositivos possíveis, para mitigar delay.
Já pensou em pegar o Dream Machine Pro/SE da Ubiquiti? Instala o XPON na WAN SPF, instala um SPF+ 10GbE na lan e liga direto no seu PC. As demais portas Ethernet você usa para os demais aparelhos da sua casa e tranquilo. Fica tudo em um dispositivo só.

Sobre o BufferBloat, pelo que entendi, ele verifica mais se o seu roteador está conseguindo ter um fluxo de pacotes constantes com alta demanda. Então ele testa sua rede com poucos pacotes, verifica a latência do seu ping/etc.
Depois ele joga uma carga alta de transferência na sua rede e verifica se tem algum aumento na latência, se o roteador se embanana e perde pacote ou tem atraso.
Posso estar errado, mas se for isso mesmo, o principal fator do bufferbloat seria a qualidade do roteador e o software utilizado.
Sobre o QOS/SQM, pelo que vi, ele consegue dar uma organizada melhor no fluxo de pacotes, dando prioridade para aplicações mais sensíveis. A um custo de uso maior uso do processador. Por isso que ele ajuda com o BufferBloat.
Junto com o QOS/SQM eu liguei o packet steering e o IRQ Balance. Basicamente com eles desligados, geralmente o roteador utiliza somente um core para gerenciar todo o processo. Daí se 1 core não der conta, o roteador fica mais travado do que fluído. Até na página de habilitar o packet steerring o openWRT dá um aviso sobre isso.
Esses ajustes finos que acho bacana, não lembro se o Ubiquiti tem estas opções, mas fica uma oportunidade para você testar também.

Ainda sobre o QOS, o QOS que ativamos é na nossa rede local, ele não é um QOS real, pois precisaria ser ponta a ponta, e não temos controle da rede externa. Neste ponto, concordo com você que a rede da provedora pode influenciar negativamente o bufferbloat, ainda mais em horários de picos com muito uso de streaming de todos os clientes.
Meu ping aqui é super alto também, moro em prédio e não sei como é a estrutura utilizada pela claro aqui. Mas meu primo pega 2-8ms de latência na rede dele, aqui pego perto de 20ms, complicadíssimo (ainda não tentei ligar na claro para reclamar), talvez o sinal da fibra aqui esteja ruim, preciso dar uma olhada.

Fico feliz que tenha seguido algum tutorial meu, espero ter ajudado de alguma forma!
Eu sempre faço um backup antes de sair mexendo no OpenWRT pra evitar possíveis bricks.

Quanto ao bufferbloat nem sempre o roteador fica sendo o problema, alguns provedores como a Oi colocam uma regra na OLT para limitar certinho a velocidade nos 500MB por exemplo, quando se passa dos 500MB e chega até 525MB (sendo o máximo) a conexão começa a ficar saturada, causando o bufferbloat não pelo seu roteador, mas sim direto da regra QoS da OLT deles, esse tipo de problema não acontece na Claro fibra se comparar.
 
Última edição:
Eu sempre faço um backup antes de sair mexendo no OpenWRT pra evitar possíveis bricks.

Quanto ao bufferbloat nem sempre o roteador fica sendo o problema, alguns provedores como a Oi colocam uma regra na OLT para limitar certinho a velocidade nos 500MB por exemplo, quando se passa dos 500MB e chega até 525MB (sendo o máximo) a conexão começa a ficar saturada, causando o bufferbloat não pelo seu roteador, mas sim direto da regra QoS da OLT deles, esse tipo de problema não acontece na Claro fibra se comparar.
Não sei o por que quando faço load balance perco o ipv6.
Openwrt e seus bug´s.
 
capaz de eu desembolsar $ e pegar mesmo uma maquina poderosa como esse dream machine pro mesmo..
mas.. eu tenho duas internets em casa.. uma para wifi e streaming da claro

e uma apenas para meu quarto e meu pc da vivo fibra.
e esse eh o maior segredo, nunca dividir sua internet em outros dispositivos, melhora absurdo kk
 
capaz de eu desembolsar $ e pegar mesmo uma maquina poderosa como esse dream machine pro mesmo..
mas.. eu tenho duas internets em casa.. uma para wifi e streaming da claro

e uma apenas para meu quarto e meu pc da vivo fibra.
e esse eh o maior segredo, nunca dividir sua internet em outros dispositivos, melhora absurdo kk
felipe da pra voce fazer isso com router bom e com switch, quando um IP/MAC estiver ligado se de prioridade pra ele na rede.
Aqui em casa resolvi isso com switch
 
Boa tarde, para o pessoal que comprar ou ja comprou a VSOL ONU XPON V2802RH eu consegui a ultima versão do firmware V2802RH_EN_V1.1.3-230112_S442 e ja atualizei com sucesso quem quiser só me avisar que envio, obrigado.
Saberia dizer onde ainda tem para vender essa ONU? Tá difícil encontrar…
 
  • Curtir
Reações: RiX
Tem no alibaba só
Problema é que lá é quase o triplo do valor :/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saberia dizer onde ainda tem para vender essa ONU? Tá difícil encontrar…
No alibaba…


O problema é que quando vendia aqui custava 120,00 mais ou menos.
 
Última edição:
capaz de eu desembolsar $ e pegar mesmo uma maquina poderosa como esse dream machine pro mesmo..
mas.. eu tenho duas internets em casa.. uma para wifi e streaming da claro

e uma apenas para meu quarto e meu pc da vivo fibra.
e esse eh o maior segredo, nunca dividir sua internet em outros dispositivos, melhora absurdo kk
To de olho no UDM também. Pretende vender o edgerouter?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To de olho no UDM também. Pretende vender o edgerouter?
Te confundi com o outro Felipe! hahah
 
pessoal alguém ja teve problema da interface web ODI DFP-34X-2C2 nao subir?
aqui esse final de semana desliguei a internet um pouco, depois liguei novamente esta tudo funcionando mas a ODI não sobe a interface web, ja reiniciei umas 4x (tirei a fibra pluguei tambem) e nada
Nunca tive esse problema, mas tenho um palpite, verifique se vc clonou o MAC na ODI e na interface de rede que está acessando a internet. Se os dois MACs forem iguais provavelmente não vai conseguir acessar a ODI (vai dar colisão), mas a internet vai funcionar normal.
 
o modem da vivo eh simplesmente uma bomba de emf ambulante. podem ate me xamar de extremista mas literalmente bloca sinal de mouse wireless... e ngm se importa com os efeitos que impactam tanto os hardware e a nossa saude.
pior q isso aconteceu aqui. Peguei um g703 pelo RMA da logitech pq essa bendita HGU da vivo mesmo em bridge tava causando uma puta interferência no mouse, fui descobrir só depois q o mouse chegou, mesmo assim continuou a interferência, mas um pouco menos q antes, taquei a HGU pra longe e o mouse funcionou sem nenhum problema. To quase tirando essa bomba do meu quarto e jogando na sala, ou talvez eu volte para a ont antiga, o ruim dela é q ela da umas engasgadas e sinto q atualmente o ax1800 + askey rtf8115vw ta melhor, pelo menos ela nao da interferência em nada.
 
Boa tarde pessoal, tenho acompanhado vcs a alguns dias, tenho na minha casa vivo fibra de 500mb, UDM Pro, raspberry pi 4 com HAOS e um synology com alguns serviços. Tenho ficado bem inclinado a substituir a ONU da vivo por um stick SFP pra reduzir os equipamentos ligados e obviamente melhorar a estabilidade do sistema, atualmente estou com a ONU em bridge mas vira e mexe preciso reiniciar. Recentemente consegui arrumar uma emenda de fibra pra ligar o cabo da fibra separado e nao correr risco de quebrar a fibra que vem do poste, inclusive fica a dica, eu tinha uma ONU nokia que a Oi nao buscou, abri ela e removi o conector que nada mais é do que uma emenda, sendo assim preciso somente do cabo de fibra azul x verde e do stick SFP. Um dos motivos que quero fazer isso tb é pq por algum motivo a minha assinatura ta com o perfil da vivo de 1 giga, consigo facilmente atingir cerca de 900mb de download e 500 de upload, provavelmente com o stick irei conseguir 1GB ou até um pouquinho a mais.

Atualmente estou assim:

 
Última edição:
Opa bom dia, então o pessoal da https://www.biostechconecta.com.br/ normalmente responde rápido as vezes falando diretamente com eles pode conseguir algo, esse é o whats deles 43 99184 0383 nome do atendente é Izidoro e pelo chat do site tbm, obrigado.
Boa tarde amigo! Abusando da sua bondade, poderia ver com o Izidoro para mim? Sou uma pessoa meio apática. Suspeito que eles conseguem unidades no Paraguai pois achei o modelo em diversas lojas de Ciudad Del Leste com preço entre 16 e 20 dólares.
Agradeço desde já.
 
  • Curtir
Reações: RiX
Eu sempre faço um backup antes de sair mexendo no OpenWRT pra evitar possíveis bricks.

Quanto ao bufferbloat nem sempre o roteador fica sendo o problema, alguns provedores como a Oi colocam uma regra na OLT para limitar certinho a velocidade nos 500MB por exemplo, quando se passa dos 500MB e chega até 525MB (sendo o máximo) a conexão começa a ficar saturada, causando o bufferbloat não pelo seu roteador, mas sim direto da regra QoS da OLT deles, esse tipo de problema não acontece na Claro fibra se comparar.
Então, mas pelo QoS/QSM você consegue definir o Ingress e Egress Shaping, definindo o tamanho da banda da sua rede (download/upload). Acredito que sirva para mitigar este problema da regra da OLT da Oi que você mencionou. Acabei de escrever um tutorial para configurar o QoS no OpenWRT e quando dei uma lida sobre o assunto, tinha mesmo esse problema que você mencionou: https://viniciuspaes.com/openwrt/tutorial-resolver-problema-bufferbloat-openwrt/
 
Boa tarde,

Ainda estou lendo o topico, mas tem alguma gbic compativel com gpon no mercado livre? irei ligar em um switch cisco 2960S e passar para um PFSense, as que eu achei são para OLT.
 
Boa tarde,

Ainda estou lendo o topico, mas tem alguma gbic compativel com gpon no mercado livre? irei ligar em um switch cisco 2960S e passar para um PFSense, as que eu achei são para OLT.

Posso estar enganado, mas o gpon stick nao tem no ML, tem que pegar do Ali mesmo ...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo