[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Alguém sabe por que não consigo acessar a Vsol via Telnet?
Está habilitada a função.

Dá erro "Connection timed out".

Edit:
Agora foi, só está acessando via ipv6.
 
Última edição:
seria melhor e mais barato pegar a Vsol. Pode ser que volte a ter estoque.
Mas tem inúmeras opções com a porta 1gb. Difícil mesmo é 2.5gb, por isso a Vsol sumiu.
No Paraguai está custando 82 reais no varejo, se alguém atravessasse lá hein rsrs, enche um carro com 5 membros do forum volta com quase 200 vsol para revender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou pega uma caminhonete e volta abarrotado de vsol para revender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@_Piccini_ cê deu Haha mas não foi nem graça não rapaz kkkkkkkk, meu sogro vai pro Py com frequência, trazer umas Vsol não seria tão ruim
 
Última edição:
No Paraguai está custando 82 reais no varejo, se alguém atravessasse lá hein rsrs, enche um carro com 5 membros do forum volta com quase 200 vsol para revender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou pega uma caminhonete e volta abarrotado de vsol para revender.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@_Piccini_ cê deu Haha mas não foi nem graça não rapaz kkkkkkkk, meu sogro vai pro Py com frequência, trazer umas Vsol não seria tão ruim
Foi pela quantidade mesmo hahaha

Se for parado pela PRF dá ruim pois claramente é para revenda.
Aí é considerado descaminho.
 
Foi pela quantidade mesmo hahaha

Se for parado pela PRF dá ruim pois claramente é para revenda.
Aí é considerado descaminho.
Kkkkkk rapaz nunca pararam, talvez pura sorte, mas já buscaram 10 galões de 5 litros, não ironicamente pra consumo próprio e não pararam. Se trouxer 15 Vsol de carona no carro não caracteriza ainda, se não me engano o limite é 3 por CPF.
 
Olá! Acabei de me cadastrar aqui no Fórum.

A princípio podem marcar +1 sucesso!

Oi Fibra
ONU G-1425G-A
ODI V1.0-220923


Tem um bug que não me deixa salvar quase nada via web, então configurei tudo por telnet.

Vou postar depois aqui o script que fiz para configurar, mas ainda estou na luta com duas coisas:

1) O VLAN está uma loucura, já tentei como modo transparente e como PVID 1647.
O problema é que sniffando com o tcpdump eu vejo pacotes com tag e outros sem tag; como se o envio estivesse de uma forma e o recebimento de outro.

Alguém pode me dizer exatamente qual efeito esse comando tem?
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

em outras palavras, qual a diferença do modo 0x10 (padrão) para o modo 0x02?
eu pesquiso na Internet mas só acho todos mandando fazer isso, mas não encontro a explicação do efeito.

No momento estou aqui online sem usar isso.
(mas com gambiarra: coloquei um switch com PVID untagged 1647 pro PC e tagged no lado do stick)

2) Num tem IPv6 naaaum? T.T
Já tentei DHCP...
Já tentei SLAAC...
Já sniffei e não tem nenhum roteador se anunciando por ICMPv6 que nem fazem as ONUs... então de onde elas pegam o prefixo /64? T.T

------------------

PS.: para quem não sabe, estas ONUs Nokia da Oi tem o DMZ bugado, você pode até ver ele funcionar, mas 10% dos pacotes chegam até a sua LAN com o IP público!
Eu tive que escrever um módulo pro kernel do Linux para que ele convertesse tudo que recebesse para o IP de destino 192.168.1.X.
Então quem tá com ódio dessas ONUs porque algo não está funcionando, deve ser esse bug aí.

Meus túneis IPv4/IPv4 e IPv6/IPv4 funcionam perfeitamente.

------------------
PS 2: A OI É UMA DELÍCIA, eu monitorava ela enviando 1 pacote/segundo para uma VPS em NY, e a cada 2 pacotes perdidos ele dava um beep.
Meus 2 links da Oi beepavam 2 vezes por dia enquanto no link da Sumicity era de 5 em 5 minutos e as interrupções DEMORAVAM...
Ou seja, ao menos a Oi do RJ, mesmo custando o dobro da Sumicity, eu não troco por nada.
 
Olá! Acabei de me cadastrar aqui no Fórum.

A princípio podem marcar +1 sucesso!

Oi Fibra
ONU G-1425G-A
ODI V1.0-220923


Tem um bug que não me deixa salvar quase nada via web, então configurei tudo por telnet.

Vou postar depois aqui o script que fiz para configurar, mas ainda estou na luta com duas coisas:

1) O VLAN está uma loucura, já tentei como modo transparente e como PVID 1647.
O problema é que sniffando com o tcpdump eu vejo pacotes com tag e outros sem tag; como se o envio estivesse de uma forma e o recebimento de outro.

Alguém pode me dizer exatamente qual efeito esse comando tem?
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

em outras palavras, qual a diferença do modo 0x10 (padrão) para o modo 0x02?
eu pesquiso na Internet mas só acho todos mandando fazer isso, mas não encontro a explicação do efeito.

No momento estou aqui online sem usar isso.
(mas com gambiarra: coloquei um switch com PVID untagged 1647 pro PC e tagged no lado do stick)

2) Num tem IPv6 naaaum? T.T
Já tentei DHCP...
Já tentei SLAAC...
Já sniffei e não tem nenhum roteador se anunciando por ICMPv6 que nem fazem as ONUs... então de onde elas pegam o prefixo /64? T.T

------------------

PS.: para quem não sabe, estas ONUs Nokia da Oi tem o DMZ bugado, você pode até ver ele funcionar, mas 10% dos pacotes chegam até a sua LAN com o IP público!
Eu tive que escrever um módulo pro kernel do Linux para que ele convertesse tudo que recebesse para o IP de destino 192.168.1.X.
Então quem tá com ódio dessas ONUs porque algo não está funcionando, deve ser esse bug aí.

Meus túneis IPv4/IPv4 e IPv6/IPv4 funcionam perfeitamente.

------------------
PS 2: A OI É UMA DELÍCIA, eu monitorava ela enviando 1 pacote/segundo para uma VPS em NY, e a cada 2 pacotes perdidos ele dava um beep.
Meus 2 links da Oi beepavam 2 vezes por dia enquanto no link da Sumicity era de 5 em 5 minutos e as interrupções DEMORAVAM...
Ou seja, ao menos a Oi do RJ, mesmo custando o dobro da Sumicity, eu não troco por nada.

Quem teve problema com v6 na Oi foi devido uso da VLAN incorreta se não me engano, tem mais informações nas outras páginas
 
Segui as dicas do @RiX e subiu a Vsol na Vivo 2.

IMG_20230415_152117113027e12e7bbed4.jpg
 
Coloca a Tp Link xz000-g3
Barata e fácil de configurar.

Aqui conecta em segundos.
Obrigado meu brother! Vou comprar essa caixinha mágica ai! Dei uma olhada nos vídeos aqui e vi que tenho que converter o serial para hexadecimais e etc.
Moro na Aclimação em SP e imagino que eu seja Vivo1 também. Vou esperar sair de férias e tirar 1 dia para fazer isso. Eu tenho 200MB contratado e não preciso de mais. O único problema é que toda vez que a conexão cai, demora uns 10 minutos para voltar aqui. Vou então tentar o combo de Tp Link xz000-g3 + Asus AC68U c/ Merlin! Obrigado!
 
Quem teve problema com v6 na Oi foi devido uso da VLAN incorreta se não me engano, tem mais informações nas outras páginas
É isso aí. Não sei se tiveram outros, mas comigo o problema era VLAN. Só após descobrir via "omcicli mib get 84" e usando a VID que veio na resposta do comando que tudo ficou funcionando redondinho, v4 e v6.
 
Alguém pode me dizer exatamente qual efeito esse comando tem?
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Filtro de VLAN, tem aqui neste documento: https://www.itu.int/rec/dologin_pub.asp?lang=e&id=T-REC-G.984.4-200906-I!Amd1!PDF-E&type=items página 19, item 18.

18) Clause 9.3.11, VLAN tagging filter data a) Replace the description of the "Forward operation" attribute with the following text: Forward operation: When a frame passes through the MAC bridge port, it is processed according to the operation specified by the forward operation table. Figure 9.3.11-2 illustrates the treatment of frames according to the provisioned action possibilities. Tagged and untagged frames are treated separately, but both in accordance with the figure. While all forwarding operations are plausible, only actions 0x10 and 0x12 are necessary to construct a VLAN mapper and an 802.1p mapper, respectively. (R, W, Set-by-create) (mandatory) (1 byte)
 
Por qual motivo, razão ou circunstância não consigo acessar a Vsol via Telnet?
Sábado quando estava configurando diretamente na placa de rede do pc só consegui acessar para trocar o GPON SN via endereço ipv6.
Pelo 192.168.1.1 não acessou de modo algum.

Agora que está em funcionamento fui testar e novamente não acessou, mas piorou, pois nem por ipv6 acessa.
 
Por qual motivo, razão ou circunstância não consigo acessar a Vsol via Telnet?
Sábado quando estava configurando diretamente na placa de rede do pc só consegui acessar para trocar o GPON SN via endereço ipv6.
Pelo 192.168.1.1 não acessou de modo algum.

Agora que está em funcionamento fui testar e novamente não acessou, mas piorou, pois nem por ipv6 acessa.
Segue a dica do @KILLME

1. Acessar a ONU pelo 192.168.1.1 Login: admin Senha: stdONUi0i, vai pedir para trocar senha.
2. Desbloquear telnet e acesso por outro range de IP (caso vc queira acessar sua ONU pelo seu roteador), Firewall -> ACL e deixe em Disable e clique em Apply.
(LAN ACL SWITCH = disable)
 
Segue a dica do @KILLME

1. Acessar a ONU pelo 192.168.1.1 Login: admin Senha: stdONUi0i, vai pedir para trocar senha.
2. Desbloquear telnet e acesso por outro range de IP (caso vc queira acessar sua ONU pelo seu roteador), Firewall -> ACL e deixe em Disable e clique em Apply.
(LAN ACL SWITCH = disable)
Poxa, não tinha visto.
Agora foi, valeu!
 
Bom dia

Gostaria de uma ajuda do pessoal ja que pelo NOC ou chamado tecnico falaram que seria impossível por outra ONU aqui no lugar vou explicar a situação abaixo.
Tenho um TP-link Tx-6610 com firmware desbloqueado pelo tripleoxy e atualmente estou usando um fiberhome an5506-02-B liberando o sinal da fibra,as unicas informações que eu obtive do suporte é que autenticação é via senha pela OLT,então gostaria de saber dos mais entendido no assunto se pudesse me ajudar a clonar informações como serial/etc para autenticar no meu TX-6610,obrigado.

 
Vocês conseguiram achar essa firmware? No link do Youtube não tem para download, a princípio eles comentaram que estariam trabalhando ainda nela ...

Não achei. E o meu é v1.0 então não vai servir, certo?

Se vocês querem acessar as opções "ocultas" do firmware do TP-Link TX-6610 e XZ000-G3 no Firefox (acho que no Chrome também funciona).

Abra o console (CTRL + SHIFT + I)

Cole e execute o código abaixo:
Código:
$.id("menu").insertAdjacentHTML('beforeend','<ul class="mu1"><li class="ml1"><a id="menu_network" onclick="return menuClick(this);" class="plus minus">Adv. Setting</a><ul class="mu2 ">'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=device_mgmt.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Device MGMT</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="sel">ONT SN</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=gponctc.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Auth CTC</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=tcont.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">TCONT</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=iot_cfg.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">IOT CFG</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=optic.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Optic</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=sw_status.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">SW Status</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=rt_stats.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Stats</a></li>'+
'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_debug.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">ONU DEBUG</a></li>'+
'</ul></li></ul>');

Ao recarregar a página os menus somem e é necessário executar o código novamente.

As opções que vocês querem ver, devem aparecer.

q7LUZIu.jpg
 
Olá pessoal, podem anotar mais 1 caso de sucesso aqui! Utilizando no momento no provedor local GOX Conect de Suzano-SP a ONU VSOL v2802rh xpon.
2Ow4op3Y_o.jpg


Teste id: 14614276858
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obtive sucesso também usando o módulo sfp ONU da ODI DFP-34X-2C2 na última firmware, acho que na M110_sfp_ODI_220923 mas optei por tirar e usar a porta sfp da RB5009UG no meu PC. Se alguém tiver interesse, coloquei no mercado livre vlw
*Agradecimentos aos membros que tornaram isso possível: @KILLME e @RiX
 
Última edição:
Olá pessoal, podem anotar mais 1 caso de sucesso aqui! Utilizando no momento no provedor local GOX Conect de Suzano-SP a ONU VSOL v2802rh xpon.

Teste id: 14614276858
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obtive sucesso também usando o módulo sfp ONU da ODI DFP-34X-2C2 na última firmware, acho que na M110_sfp_ODI_220923 mas optei por tirar e usar a porta sfp da RB5009UG no meu PC. Se alguém tiver interesse, coloquei no mercado livre vlw
Muito bom.

Comentei esses dias sobre poucos usuários de provedor local conseguirem realizar a troca.
Faltou dizer qual a sua Onu antiga para colocar na lista.
 
Utilizava a NOKIA G-140W. Abri o ssh e fiz dump as informações de lá.
Muito bom.

Comentei esses dias sobre poucos usuários de provedor local conseguirem realizar a troca.
Faltou dizer qual a sua Onu antiga para colocar na lista.
 
Bom dia

Gostaria de uma ajuda do pessoal ja que pelo NOC ou chamado tecnico falaram que seria impossível por outra ONU aqui no lugar vou explicar a situação abaixo.
Tenho um TP-link Tx-6610 com firmware desbloqueado pelo tripleoxy e atualmente estou usando um fiberhome an5506-02-B liberando o sinal da fibra,as unicas informações que eu obtive do suporte é que autenticação é via senha pela OLT,então gostaria de saber dos mais entendido no assunto se pudesse me ajudar a clonar informações como serial/etc para autenticar no meu TX-6610,obrigado.

Por sua ONU atual ser uma FiberHome ainda não vai ser possível a troca e o motivo desconhecemos

Muito provavelmente a Marca FiberHome implementou alguma coisa a mais em seus sistemas e por isso ainda não é possível, já vi relatos que a OLT FiberHome só aceita ONU FiberHome, ou seja, não há compatibilidade com nenhum outro fabricante (não tenho a certeza se é verdade)

Resumindo não há relatos de trocas deste fabricante por outros
 
Por sua ONU atual ser uma FiberHome ainda não vai ser possível a troca e o motivo desconhecemos

Muito provavelmente a Marca FiberHome implementou alguma coisa a mais em seus sistemas e por isso ainda não é possível, já vi relatos que a OLT FiberHome só aceita ONU FiberHome, ou seja, não há compatibilidade com nenhum outro fabricante (não tenho a certeza se é verdade)

Resumindo não há relatos de trocas deste fabricante por outros
Isso não é verdade, o provedor regional aqui utiliza OLT Fiberhome e eles utilizam ONT ZTE Multilaser sem problemas, inclusive consigo subir a ONT Huawei V5 também nela.
 
Por sua ONU atual ser uma FiberHome ainda não vai ser possível a troca e o motivo desconhecemos

Muito provavelmente a Marca FiberHome implementou alguma coisa a mais em seus sistemas e por isso ainda não é possível, já vi relatos que a OLT FiberHome só aceita ONU FiberHome, ou seja, não há compatibilidade com nenhum outro fabricante (não tenho a certeza se é verdade)

Resumindo não há relatos de trocas deste fabricante por outros

Deve ser autenticação por MAC e/ou usuário e senha (não estou falando da GPON Password, mas sim um userid que possui uma senha diferente da GPON Password / PLOAM).
 
Entrei em contato com a Mhnet, onde tenho assinado desde 2015 e foram bem diretos nas respostas.

Falei que possuo uma Onu com porta 2.5gb e tals.
Ficou perguntando por que queria trocar, se a minha tinha defeito, se essa Onu que possuo é deles.

Então deve ter falado com alguém, que falou que a rede deles não permite colocar uma Onu estranha...

Rebati dizendo que fiz isso na Vivo e apenas me respondeu "Certo". Que se tiver dúvidas blábláblá

Ou seja, quem tem Fiberhome é bem improvável.
Eu ainda nem comecei a ver se é provável, mas alguns colegas aqui já tentaram e não foi.
Eu não sei ao certo se a OLT deles é Fiberhome. Se alguém souber como descobrir me cite.
 
Aqui no meu caso fiquei na duvida se era GPON password ou mac pois quando o rapaz fez a instalação só passou o mac da onu fiberhome,porém a minha ONU da fiberhome eu não tenho acesso ao WAN para fazer as configurações de VLAN é tudo via OLT tanto que o rapaz do outro provedor que eu usava conseguiu configurar la,porém no meu caso eu gostaria de usar o meu TX-6610.
 
Aqui no meu caso fiquei na duvida se era GPON password ou mac pois quando o rapaz fez a instalação só passou o mac da onu fiberhome,porém a minha ONU da fiberhome eu não tenho acesso ao WAN para fazer as configurações de VLAN é tudo via OLT tanto que o rapaz do outro provedor que eu usava conseguiu configurar la,porém no meu caso eu gostaria de usar o meu TX-6610.
Se você tiver as ferramentas corretas, pode tentar fazer o tutorial abaixo e conseguir o acesso root para obter essas configurações.

Pra acessar o bombahome nivel master, basta usar o leitor usb serial ttl ligando os pinos TX RX como fiz com um de provedor local aqui, depois acesse o terminal com o PuTTY, você já vai ter o acesso root sem precisar digitar senha, dai pode usar o ftpget/ftpput pra baixar ou enviar os arquivos.
gXYX6DQ.jpg


Todas as configs dele ficam na pasta /fhconf, para ter acesso ao nivel admin basta editar o arquivo umconfig.txt, usando um editor HEX, copie o password do user (que você já saiba qual é) e cole no password admin.
9iCKAqV.png



Você pode também ver qual é o login e senha do PPPoE na pasta ppp/pap-secrets ou chap-secrets
n2qJ9BE.png

Tem um video aqui
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo