[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia. Ainda não obtive sucesso ao adicionar a vsol v2801sg no lugar da ont do provedor, um zyxel px3321-t1.

Na vsol, pelo telnet eu já adicionei os valores do gpon_id, mac sn e vlan_id, mas mesmo assim não funciona a conexão pppoe.

Mas acho que tem algo que pode estar prejudicando, no caso seria o SN. Na interface web o serial aparece, exemplo, S240YXXXXXXXXX, só que na frente dele tem um sinal de menos, não deveria ter correto? Rodando o comando setmac show, aparece alguns sn de outras opções, mas noto que estão convertidos, tipo a1 b2 c3 45 e etc

Seria esse o problema, eu devo adicionar o SN convertido com o setmac? Qual a conversão que devo utilizar, hexadecimal, ascii ou outra?

Bom dia! Queria apenas deixar aqui meu sucesso ao trocar a ont do meu provedor, fortinet telecom, um zyxel px3321-t1 pela vsol v2801sg, consegui com muita luta fazer a conexão pppoe subir nela:

ojYmxoM.png

No meu caso precisei dos dados GPON_ID, GPON_SN, MAC e VLAN_ID, PLOAM/LOID não foram necessários, pois nem tem isso na ont, tanto que adicionei 1234567890 para eles, até o passwd do gpon_sn foi o mesmo. Mas a conexão não subia, só deu certo quando adicionei o MAC WAN da ont na vsol, aí o pppoe subiu na hora, com internet funcionando. Vou adquirir a vsol 2802rh, agora posso comprar sem medo, pois sei que a conexão sobe nela sem problemas.

Não recomendo a 2801sg, é ruim, limitada em opções, tanto que não é possível criar conexão bridge nela, acho que é possível por cli, mas não faço ideia de como fazer isso, verei se acho dados sobre isso. Nessa onu, os dados pra adicionar é via setmac 1, para ler eles é setmac 2, pra ler vlan e olt é o comando sendcmd 132 omcidebug showmedata, adicionando 84 no final para ler a vlan e 131 para olt.

Mas para mostrar essas informações precisa adicionar o comando redir printf antes, se não mostra dado algum. Isso é minha ajuda pra quem tem essa vsol e precisa de alguma informação.

Última edição:
Pessoal. Comprei a vsol na biostech,e o adaptador UPC tô APC no Ali.

Tenho Vivo 1 são Paulo SP, minha Vlan é 650.

Qual a versão de firmware "ideal" ? A última da tripleOxygen?

Agora é torcer pra dar certo(não funcionou com g3 e G7 da TP link)

Se não der certo, vou partir pro conversor de mídia 🤣

Fala guys, estou querendo tirar o roteador padrao da digitalnet (operadora de cg/ms), e continuar usando a onu deles por enquanto.
Seria viavel ou e melhor comprar um odi e usar?
estou com um DM2500 da datacom para usar de router, e 2 beacon mesh da nokia para o wifi

Sim, o adaptador serviria, mas o valor é maior. Optei por pelo cordão UPC/APC + emenda APC.
A foto do conector UPC/APC eu citei uma mensagem do "Top's" que disse que não estava achando o conector e sim só atenuador 3db. Esse da foto é 0db, porém é 89,00 e eu paguei 25,00 no cordão APC/UPC + mini caixa de junção
Vc poderia informar o link de onde comprou o kit? Vou comprar a vsol 2802rh, quero já ir adiantando, comprando esses itens antes dela chegar.

O que foi feito?
Pois o PPOE nao autentica de modo algum! E mostra que esta registrado!
Vivo 2 é simples.
- Clonar o SN da ONT original
- discar pppoe na vlan 600 com usuario cliente@cliente e senha cliente .

Eu já usei a ODI na Vivo 2 e deixava a vlan em modo transparente e controlava a vlan 600 no router com Openwrt.

Vivo 2 é simples.
- Clonar o SN da ONT original
- discar pppoe na vlan 600 com usuario cliente@cliente e senha cliente .

Eu já usei a ODI na Vivo 2 e deixava a vlan em modo transparente e controlava a vlan 600 no router com Openwrt.
Coloquei o GPON SN (peguei do modem vivo e converti as 4 primeiras letras)
VLAN 600
PRIORIDADE 0
DHCP DESABILITADO

Olhando no status (tplink) diz que a onu está registrada!
Led tudo ok!

Ao fazer a discagem PPOE via PC ou roteador, não autentica!
Da erro de discagem!

Estou em MG interior (Vivo2)

Coloquei o GPON SN (peguei do modem vivo e converti as 4 primeiras letras)
VLAN 600
PRIORIDADE 0
DHCP DESABILITADO

Olhando no status (tplink) diz que a onu está registrada!
Led tudo ok!

Ao fazer a discagem PPOE via PC ou roteador, não autentica!
Da erro de discagem!

Estou em MG interior (Vivo2)
Execute no telnet no modem. Se está em O5 deve ter as vlans informadas.
Código:
omcicli mib get 84
Para ver as vlans fornecidas pelo provedor. Se fror a VIVO 2 padrão tem que ter a 600, 601,602 e 4000 , Se for vivo 1 padrão tem que ser vloans 10,20 e 30.
As que interessam no caso são as de internet 600 na VIVO 2 ou 10 na VIVO 1.
Lembrando também que áreas de rede neutra tem translação de vlans. Aíu só olhando no comando acima para ver quais as vlans reais.[/code]

Como faço para conectar via telnet no hgu da vivo?

telnet 192.168.15.1?

Estou usando Moba Xterm e nao funcionou!

Como faço para conectar via telnet no hgu da vivo?

telnet 192.168.15.1?

Estou usando Moba Xterm e nao funcionou!
O comando é para rodar no telnet ou ssh do ODI estando em O5.

Bom dia! Estava pensando em algo antes de comprar a vsol v2802rh, se utilizando ela irei conseguir usar a mesma em bridge e meu ex511 discar o pppoe. Na ont do provedor, um px3321-t1, mesmo alterando ele pra bridge, setando a vlan nele, o ex511 não consegue conectar no pppoe. Até desabilitei a vlan no px3321-t1 e habilitei ela no ex511, também não ativa o pppoe. Ativei nos dois e nada de conectar.

Também clonei o mac wan do px3321-t1 no ex511, não sobre o pppoe, com a v2802rh eu consigo fazer o pppoe habilitar no meu ex511? Preciso habilitar alguma configuração especial na vsol antes para que possa dar certo? O que seria essa questão de vlan transparente, tem na vsol essa função? Queria esclarecer logo antes de comprar a v2802rh, para depois não ficar do mesmo jeito como o px3321-t1. Agradeço se vcs puderem esclarecer essas dúvidas minhas.

Cara, quando eu me mudei em 2021. A única que tinha um ping bom pra SP era a Vivo com 13-14ms. Não sei como está hoje em dia.

Até hoje em 2024 eu sei que a OI FIBRA é péssima em PING pra SP então nem sonhe

Claro DOCSIS até 2020 era excelente, ping baixo pra SP (mesmo com a limitação dos 8ms do DOCSIS). Mas introduziram a rota por Brasília que praticamente dobrou o ping pra 50-60ms. Ai tentei reclamar e deu em nada, cancelei o contrato.
Quando a rota era boa:

rotaboa.jpg

Quando a rota ficou uma merda:

rotaruim.jpg

A DigitalNET se eu não me engano usa link da vivo e da Embratel, então é 8 ou 80. E eu não recomendo eles pq eles usam DROP de má qualidade e o suporte N2/N3 é péssimo (Não querem passar o PPPoE) e instalam aquele roteador horrível da ZTE.

Estou te respondendo aqui mas tópico certo é esse:
https://forum.adrenaline.com.br/threads/provedores-regionais-de-internet-fibra-optica.608251/
Fala man, tenho digitalnet aqui em casa, eles me passaram de boa o pppoe.

E a questão do drop, eu coloquei um da furukawa, com conector da dpr.

Estou tentando usar um dm2500 no lugar dessa carniça da zte, porem o dm pinga na 1.1.1.1 mas não sobre rede no computador.
Já entrei em contato com o suporte da datacom e nada do pessoal conseguir fazer subir essa rede, minha maior dificuldade é a configuração dele, pois estou me guiando pela manual dele

• Curtir
Reações: gkz
Gente postando uma informação bem útil aqui pra quem tá tendo problemas com a ONU110B ou R1 da Intelbras. Quando você joga um comando por telnet pra ela, ela não retorna um texto. Pesquisando na página do tryple oxygen, vc consegue descobrir que tem um comando setcons -s que redireciona pra cmd atual o seu output.

Gente postando uma informação bem útil aqui pra quem tá tendo problemas com a ONU110B ou R1 da Intelbras. Quando você joga um comando por telnet pra ela, ela não retorna um texto. Pesquisando na página do tryple oxygen, vc consegue descobrir que tem um comando setcons -s que redireciona pra cmd atual o seu output.
Tinha visto isso lá e te confesso que aqui pra mim não retornou o que eu precisava. (Vlan id).
Mas também não vou me estressar, adquiri um Vsol 2802.

Tinha visto isso lá e te confesso que aqui pra mim não retornou o que eu precisava. (Vlan id).
Mas também não vou me estressar, adquiri um Vsol 2802.
Tô quebrando o coco com isso agora. Tô preso há uns 3 meses no fake O5. Internet da ligue, Sumicity. Atual giga+.
Não conseguia entender o porquê que quando eu dava MiB get 84 ele dava nulo. Agora tá dando aquele XXXXXXX.

GENTE MEU DEUS CONSEGUI FAZER LISTAR AS VLANS

# setcons -s
# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
=================================
EntityID: 0xe102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 200
FwdOp: 16
NumOfEntries: 1
EntityID: 0xe10b
FilterTbl[2]: PRI 0,CFI 0, VID 600
FilterTbl[4]: PRI 0,CFI 0, VID 800
NumOfEntries: 3
EntityID: 0xe103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 800
EntityID: 0xe104
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 600
#

O que eu faço agora?

GENTE MEU DEUS CONSEGUI FAZER LISTAR AS VLANS

# setcons -s
# omcicli mib get 84
VlanTagFilterData
EntityID: 0xe102
EntityID: 0xe10b
FilterTbl[2]: PRI 0,CFI 0, VID 600
FilterTbl[4]: PRI 0,CFI 0, VID 800
NumOfEntries: 3
EntityID: 0xe103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 800
EntityID: 0xe104
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 600
#

O que eu faço agora?
Sua vlan é 200, teoricamente. Testa ela pra ver se consegue conectar.

Boa tarde! Primeiramente, parabéns a todos pelo post e iniciativa. Busquei muito na internet como modificar os modens e não pensei em troca-los. Na real vi roteadores com preços absurdos e achei que não valeria a pena. Sou do Rio de Janeiro - RJ, possuo dois links de internet em casa (o da Tim cai muito). O link da Tim é de 1GB em um F@st 5657 e o da Oi de 500MB num Nokia G-240W-C. Ambos ligados num pfsense com failover. O primeiro eu consigo colocar em Brigde e me conectar por PPPOE no pfsense sem maiores problemas, já o segundo somente em DMZ. Aqui no Rio, a opção mais em conta que achei foi o TP-Link XZ000-G7. Consigo substituir os dois que possuo por dois desse (mesmo o da Tim funcionado, eu gostaria de substituir)? Recomendam outro modelo? Obrigado desde já.

Users who are viewing this thread

Voltar