[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Eu ia vir postar sobre os leds da V2802RH. No caso, pra desligar elas em definitivo. Desliguei na GUI mas se eu desplugar e plugar novamente o cabo, o led volta a ficar ligado.
Volta mesmo, aqui é a mesma coisa...
Como ela está ligada no nobreak, raramente volta, mas se cortar a alimentação e religar, já era, a "árvore de natal" volta a se acender...
:limo:

• Curtir
Reações: gkz
Galera estou saindo de uma ONU Intelbras 110 pra um Mikrotik RB760iGS com o stick SFP, meu provedor é provedor de bairro, Garden Telecom, muito bom o provedor com 600Mb de down e up, tudo foi configurado direitinho, porém to com umas percas de pacote, quando pingo na rede local ou pro stick sfp fico sem perca, porém quando faço a discagem PPPoE e conecto na internet rola umas percas de pacote a cada 2-4 pacotes, testei com a ONU antiga e de fato é um problema entre o módulo e a RB já que de resto ta tudo ok, alguém pra dar uma luz ?

Galera estou saindo de uma ONU Intelbras 110 pra um Mikrotik RB760iGS com o stick SFP, meu provedor é provedor de bairro, Garden Telecom, muito bom o provedor com 600Mb de down e up, tudo foi configurado direitinho, porém to com umas percas de pacote, quando pingo na rede local ou pro stick sfp fico sem perca, porém quando faço a discagem PPPoE e conecto na internet rola umas percas de pacote a cada 2-4 pacotes, testei com a ONU antiga e de fato é um problema entre o módulo e a RB já que de resto ta tudo ok, alguém pra dar uma luz ?
Boa noite amigo, configura para usar o sfp na velocidade de 1g tanto base T ou X no mikrotik veja se resolve o problema, se não resolver, tente este guia do @Anime4000
*Edit:
Verifica também a questão do LAN_SDS_MODE, pode ser que esteja definido para outro modo. Só Cuidado para não definir modos acima de 1g, ou vc será vai ter trabalho para conectar novamente ao módulo.
Para verificar o modo que esta ativo, basta executar "flash get LAN_SDS_MODE", os dois equipamentos devem estar no mesmo modo.
Exemplo:
sfp = LAN_SDS_MODE 0 1000base-T
mikrotik sfp = 1G base-x
*Mude o mikrotik sfp para 1G base-T

Última edição:
Consegui conexão aqui com sucesso
Oi/Vtal RJ usando o módulo ODI DFP-34X-2C2 na porta SFP do roteador Mikrotik 760igs + 2 Deco M4 em modo AP. Tive que desativar o loop prevention nas portas onde os decos estão ligados pois o Ethernet backhaul do Deco gera um loop rápido que desativa o modo wired entre os decos.

Como foi a tua configuração? Pelo que vi tenho o mesmo esquema mas com alta perca de pacotes...

Boa noite amigo, configura para usar o sfp na velocidade de 1g tanto base T ou X no mikrotik veja se resolve o problema, se não resolver, tente este guia do @Anime4000
*Edit:
Verifica também a questão do LAN_SDS_MODE, pode ser que esteja definido para outro modo. Só Cuidado para não definir modos acima de 1g, ou vc será vai ter trabalho para conectar novamente ao módulo.
Para verificar o modo que esta ativo, basta executar "flash get LAN_SDS_MODE", os dois equipamentos devem estar no mesmo modo.
Exemplo:
sfp = LAN_SDS_MODE 0 1000base-T
mikrotik sfp = 1G base-x
*Mude o mikrotik sfp para 1G base-T
Então, eu ele estava no "0", coloquei "1", tentei mas não rolou, continua a perca de pacotes, tentei a dica do link que você mandou e também não foi.

como estão os níveis do gpon?
Então, eu ele estava no "0", coloquei "1", tentei mas não rolou, continua a perca de pacotes, tentei a dica do link que você mandou e também não foi.

como estão os níveis do gpon?
Os sinais da fibra? Aparentemente ta tudo ok, fiz dois testes aqui
  • Testei a ONU Intelbras 110 com a fibra nela e a RB fazendo discagem PPPoE, zero perca.
  • Testei a fibra no stick e lá envia 2 a 4 pacotes, perde 1, envia 2 a 4, perde um, sempre assim
No stick tem uma configuração que talvez eu tenha feito errado, não sei, mas configurei vlan manual no transparent mode porque quando coloco a vlan 7, na RB não acha o servidor PPPoE pra conectar, tentei ajustar a auto negociação mas nada feito.

problema está ai,
No stick tem uma configuração que talvez eu tenha feito errado, não sei, mas configurei vlan manual no transparent mode porque quando coloco a vlan 7, na RB não acha o servidor PPPoE pra conectar, tentei ajustar a auto negociação mas nada feito.
primeiro, volta o LAN_SDS_MODE para 0, deixa a interface sfp do mikrotik para 1G base-T.
Após isso deixa o modulo em modo transparente *Edit: "sem vlan" ou auto e configura a vlan diretamente no mikrotik, criando uma interface "VLAN" com a vlan correta e interface pai a sfp1.
o pppoe pode manter, só muda a interface pai para usar a vlan que vc criou.

image.png

XZ005-G6 na vivo 1, só joguei os mesmo comandos que tinha alterado na G7 e funcionou normal.
Quais comandos amigo? Aqui só usando GPON SN e SLID não deu jogo.

image.png

XZ005-G6 na vivo 1, só joguei os mesmo comandos que tinha alterado na G7 e funcionou normal.
Peguei um XZ000-G7 e não funcionou na vivo 2, botei gpon sn normal e slid 9999999999 ou 1234567890 (pois no meu modem não tem SLID) e não pegou, ouvi dizer que tem gente que não consegue no G7 mas consegue no G3 to com preguiça de testar no G3 pois ja to com VSOL funcionando aqui.

Peguei um XZ000-G7 e não funcionou na vivo 2, botei gpon sn normal e slid 9999999999 ou 1234567890 (pois no meu modem não tem SLID) e não pegou, ouvi dizer que tem gente que não consegue no G7 mas consegue no G3 to com preguiça de testar no G3 pois ja to com VSOL funcionando aqui.
O G3 nao funcionou cmg, mesmo com Vlan(vivo1),SLID e tudo. Agora to esperando chegar o G7 :bem:

problema está ai,

primeiro, volta o LAN_SDS_MODE para 0, deixa a interface sfp do mikrotik para 1G base-T.
Após isso deixa o modulo em modo transparente *Edit: "sem vlan" ou auto e configura a vlan diretamente no mikrotik, criando uma interface "VLAN" com a vlan correta e interface pai a sfp1.
o pppoe pode manter, só muda a interface pai para usar a vlan que vc criou.

Eu fiz voltei o LAN_SDS_MODE pra 0, setei sem VLAN, tentei fazer a VLAN no Mikrotik mas não aparece o servidor PPPoE, coloquei transparent mode e com vlan no mikrotik também e nada, tentei conectar mesmo sem o servidor aparecer e não rola.

Não sei qual a mágica da Flix fibra, mas usando os mesmos comandos que usava na Óbvius (editando os dados pertinentes ao novo Nokia G-1425-B) não sobe nem a pau. Usa a mesma rede V.tal, usaram a mesma fibra e não consegui ainda!. Uso R1 Intelbras. Quem tiver a Flix e tenha R1 Intelbras e quiser passar o pulo do gato eu agradeço. Obs. Estou desconfiado que seja a Vlan, que na Óbvius usava 210 e subia. Pode ser que a Flix não seja a mesma. Será que teria que partir para soldas TX,RX GND? ....rsrs. Abraço a todos da casa.

Edit. Consegui! 😀
Resolvido.

Última edição:
Eu fiz voltei o LAN_SDS_MODE pra 0, setei sem VLAN, tentei fazer a VLAN no Mikrotik mas não aparece o servidor PPPoE, coloquei transparent mode e com vlan no mikrotik também e nada, tentei conectar mesmo sem o servidor aparecer e não rola.
Se quiser, posso te ajudar a configurar via assistência remota, baixa o anydesk e me chama no PV

gente, eu tenho um Tp-link 6610 para usar na vivo fibra é um modelo mais antigo, existem novos, esse ate saiu de linha mas é possível ainda achar para comprar, então qual a diferença desse modelo que tenho para os novos? os novos são melhores ou esse que tenho já basta?

Bom dia! Hoje recebo minha vsol v2801sg do ml, mas antes queria tirar uma dúvida com vcs. Pelo que pesquisei e entendi, essa vsol os comandos são diferentes da vsol popular do tópico, pois essa usa chipset zte. Tanto que o comando para ouvi vlan e a olt são os seguintes:

sendcmd 132 omcidebug showmedata 84
sendcmd 132 omcidebug showmedata 131

Eu consegui entender e descobrir como decifrar o valor da olt, pois precisa converter de hex para ascii, mas no caso da vlan eu não entendi. Vou pegar um exemplo da internet, vcs poderiam me informar onde fica os dados da vlan id nesse exemplo?

Código:
##################################
MIB INFO:
         ME CLASS: 84
         DB NAME: vlan_filter, DBHandle: 69
##################################
<-----MeID[ 0x01ff,511 ], Addr[ 0x1e96c1]----->
 vlan_filter_list:00 00
                          00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
                          00 00
      forward_opr:04
           number:00
<-----MeID[ 0x0003,3 ], Addr[ 0x289a21]----->
 vlan_filter_list:00 4b
                          00 00
      forward_opr:10
           number:01
<-----MeID[ 0x0004,4 ], Addr[ 0x289909]----->
 vlan_filter_list:06 40
                          00 00
      forward_opr:10
           number:01
---------------------------------------------------------------------
Total Record(s) num: 3

Onde fica os valores de vlan aí?

gente, eu tenho um Tp-link 6610 para usar na vivo fibra é um modelo mais antigo, existem novos, esse ate saiu de linha mas é possível ainda achar para comprar, então qual a diferença desse modelo que tenho para os novos? os novos são melhores ou esse que tenho já basta?
Tem que olhar as diferenças no site da TP-Link...
Para saber se o seu funcionaria, só testando.

Pessoal, aqui na minha Vivo1 zona oeste de são Paulo, nem o G3 nem o G7 funcionou. Vou pegar a vsol V2802RH.
Minha dúvida é.
Vou precisar de algum adaptador no conector da fibra?

Pessoal, aqui na minha Vivo1 zona oeste de são Paulo, nem o G3 nem o G7 funcionou. Vou pegar a vsol V2802RH.
Minha dúvida é.
Vou precisar de algum adaptador no conector da fibra?
Vai...

Precisa de um cabo conversor Sc-apc / Sc-upc
Link => https://www.mercadolivre.com.br/cor...cking_id=6a26faa5-4055-4347-b972-b3d7a7145163

Além do cabo, precisa de um cara desse aqui para fazer a emenda da sua fibra atual para o cabo conversor acima...
Link => https://produto.mercadolivre.com.br...wN2Y3ODctYjYwOS00MTFhLTg4ZjYtNTQyYzZkOTYwMTk2

Já ouvi relatos de pessoas que ligaram a fibra da Vivo direto na ONU VSol e funcionou certinho, sem perda da potência ótica - eu resolvi comprar o cabo certo.

Difícil de achar unitário para vender, talvez na Santa Efigênia tenha...
Se tivesse em Santo André ou perto da Brás Leme na Zona Norte, eu te vendia um, quando comprei, só achei de 10 unidades para comprar... custa em torno de uns 12 reais...

Vai...

Precisa de um cabo conversor Sc-apc / Sc-upc
Link => https://www.mercadolivre.com.br/cor...cking_id=6a26faa5-4055-4347-b972-b3d7a7145163

Além do cabo, precisa de um cara desse aqui para fazer a emenda da sua fibra atual para o cabo conversor acima...
Link => https://produto.mercadolivre.com.br...wN2Y3ODctYjYwOS00MTFhLTg4ZjYtNTQyYzZkOTYwMTk2

Já ouvi relatos de pessoas que ligaram a fibra da Vivo direto na ONU VSol e funcionou certinho, sem perda da potência ótica - eu resolvi comprar o cabo certo.

Difícil de achar unitário para vender, talvez na Santa Efigênia tenha...
Se tivesse em Santo André ou perto da Brás Leme na Zona Norte, eu te vendia um, quando comprei, só achei de 10 unidades para comprar... custa em torno de uns 12 reais...
MT obrigado. Eu vi que um pessoal daqui usou apenas um adaptador APc/ UpC.
Tô dando uma boa pesquisada

Esse aqui, será que funcionaria?

Última edição:
MT obrigado. Eu vi que um pessoal daqui usou apenas um adaptador ATC/ UTC.
Tô dando uma boa pesquisada
Também funciona, mas eu queria achar apenas o adaptador...

Tenho achado apenas o atenuador de 3dB... não quero atenuar minha fibra não.

Eu peguei essas peças para quando chegar minha Vsol que comprei hj.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também funciona, mas eu queria achar apenas o adaptador...

Tenho achado apenas o atenuador de 3dB... não quero atenuar minha fibra não.
Tem no ML por 89,00 frete grátis e 67,00 + frete. Eu optei por algo mais em conta. Paguei tudo 25 pilas.

Última edição:
Eu peguei essas peças para quando chegar minha Vsol que comprei hj.

Tem no ML por 89,00 frete grátis e 67,00 + frete. Eu optei por algo mais em conta. Paguei tudo 25 pilas.

Só o adaptador da última imagem não serviria? Comprou onde?

Só o adaptador da última imagem não serviria? Comprou onde?
Sim, o adaptador serviria, mas o valor é maior. Optei por pelo cordão UPC/APC + emenda APC.
A foto do conector UPC/APC eu citei uma mensagem do "Top's" que disse que não estava achando o conector e sim só atenuador 3db. Esse da foto é 0db, porém é 89,00 e eu paguei 25,00 no cordão APC/UPC + mini caixa de junção

Users who are viewing this thread

Voltar