[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, tive sucesso de uma maneira muito simples e fácil.

Ja havia tentado muitas vezes, e passado noites tentando... Chegava a dar O5, mas dava status (Wrong). Alias, aprendi muito por aqui... perdi uns 2 modens tbm... kkk Dessa vez não precisei nada, nenhum comando, nenhuma programação, ssh, putty, nada.

Comprei um modulo novo pra começar do zero. Não precisei alterar nada além do password e serial do GPON. Apenas dois campos. Todo resto ficou no padrão de fabrica do modulo. Fiz tudo pela interface html. So clicando no botão Apply. Zero conhecimento necessário... baby steps.

Segue:

Modulo XPON: DFP-34X-2C3 (verde) - Tipo APC - https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.10.4061caa4Omb5y7&gatewayAdapt=glo2bra

Tem que ser o verde! O link tem varias opções. A ultima figurinha da direita é o verde.

Modem anterior: Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 - Firmware: BR_g7.7_100VNZ0b41

Unicos 3 Campos Alterados no Modulo via interface html: VLAN PVID "3857" / GPON SN: "sn meu modem" / GPON PASSWORD: "meu SLID da VIVO"

Não alterei mais nada, nenhum comando via telnet ssh etc, nenhum outro campo. Deixei tudo no padão de fabrica generico.

Mais importante foi o VLAN. Li num outro forum que alguem alterou pra este 3857 ao inves de 10 ou 600. (estou em Sao Paulo, SP Vivo1)

Na hora já deu O5 Initial Status.

Espetei no meu roteador Unifi e configurei o PPPoE da Vivo com cliente@cliente e ai sim com VLan 10.

Funcionou!

Mas navega com o mesmo perfil de Up/Down desproporcional que eu tinha antes no modem... Plano Empresas de 700. Esta dando 750 de downstream e 95 de upstream.
Eu tenho outro ponto aqui residencial, com outro modem, que ta com perfil correto. Vou tentar com o outro pra ver se funciona também.
Alguém dê um troféu an est ilustríssimo cidadão!
Gustavo, MUITO obrigado
!

Eu tenho um UDM-Pro e já utilizava o DFP-34X-2C2 há mais de um ano com a fibra da Claro em SP.
Recentemente troquei para Vivo 1 e não estava conseguindo fazer a configuração pra pegar O5.
Segui teus passos e estou conectado!

Muitíssimo obrigado e parabéns pelo ótimo passo a passo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tive sucesso de uma maneira muito simples e fácil.

Ja havia tentado muitas vezes, e passado noites tentando... Chegava a dar O5, mas dava status (Wrong). Alias, aprendi muito por aqui... perdi uns 2 modens tbm... kkk Dessa vez não precisei nada, nenhum comando, nenhuma programação, ssh, putty, nada.

Comprei um modulo novo pra começar do zero. Não precisei alterar nada além do password e serial do GPON. Apenas dois campos. Todo resto ficou no padrão de fabrica do modulo. Fiz tudo pela interface html. So clicando no botão Apply. Zero conhecimento necessário... baby steps.

Segue:

Modulo XPON: DFP-34X-2C3 (verde) - Tipo APC - https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.10.4061caa4Omb5y7&gatewayAdapt=glo2bra

Tem que ser o verde! O link tem varias opções. A ultima figurinha da direita é o verde.

Modem anterior: Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 - Firmware: BR_g7.7_100VNZ0b41

Unicos 3 Campos Alterados no Modulo via interface html: VLAN PVID "3857" / GPON SN: "sn meu modem" / GPON PASSWORD: "meu SLID da VIVO"

Não alterei mais nada, nenhum comando via telnet ssh etc, nenhum outro campo. Deixei tudo no padão de fabrica generico.

Mais importante foi o VLAN. Li num outro forum que alguem alterou pra este 3857 ao inves de 10 ou 600. (estou em Sao Paulo, SP Vivo1)

Na hora já deu O5 Initial Status.

Espetei no meu roteador Unifi e configurei o PPPoE da Vivo com cliente@cliente e ai sim com VLan 10.

Funcionou!

Mas navega com o mesmo perfil de Up/Down desproporcional que eu tinha antes no modem... Plano Empresas de 700. Esta dando 750 de downstream e 95 de upstream.
Eu tenho outro ponto aqui residencial, com outro modem, que ta com perfil correto. Vou tentar com o outro pra ver se funciona também.

Velocidade contratada (Residencial) é de 700 Mbits de download e 350 Mbits de upload.

Estou sem palavras!

D8pAXqu.jpeg

Última edição:
Boa tarde! Primeiramente, parabéns a todos pelo post e iniciativa. Busquei muito na internet como modificar os modens e não pensei em troca-los. Na real vi roteadores com preços absurdos e achei que não valeria a pena. Sou do Rio de Janeiro - RJ, possuo dois links de internet em casa (o da Tim cai muito). O link da Tim é de 1GB em um F@st 5657 e o da Oi de 500MB num Nokia G-240W-C. Ambos ligados num pfsense com failover. O primeiro eu consigo colocar em Brigde e me conectar por PPPOE no pfsense sem maiores problemas, já o segundo somente em DMZ. Aqui no Rio, a opção mais em conta que achei foi o TP-Link XZ000-G7. Consigo substituir os dois que possuo por dois desse (mesmo o da Tim funcionado, eu gostaria de substituir)? Recomendam outro modelo? Obrigado desde já.
Bom dia @Bondim! Qual VLAN vc utilzou para conectar a TIM em pppoe no Rio de Janeiro???? Só consigo por IPoE na VLAN 210.

Bom dia @Bondim! Qual VLAN vc utilzou para conectar a TIM em pppoe no Rio de Janeiro???? Só consigo por IPoE na VLAN 210.
Bom dia Guerreiro! Infelizmente ainda não consigo te ajudar. Não adquiri nenhuma ONU. Até o momento estou usando o modem das operadoras. Estou vendo alguns preços aqui pelo boadica e decidindo qual comprar pra substituir.

Contrariando a maioria, comprei um TP-Link XZ000-G7 por ser o mais barato aqui da região. Não consegui subir a Tim nem a Oi (vtal). Não consegui acessar por telnet nem PuTTY nenhum dos modems da operadora, nem o XZ000-G7. Desculpem a ignorância, apesar de antigo na informática, sou novo no tema. Queria garantir que funciona, antes de comprar dois VSOL V2802RH, que custam bem mais. Alguém pode confirmar se é garantido que funciona nas duas operadoras aqui no Rio Capital?

Obrigado a todos pela atenção.
Nem assim eu consegui meu amigo, se tiver um tutorial eu agradeço.

Contrariando a maioria, comprei um TP-Link XZ000-G7 por ser o mais barato aqui da região. Não consegui subir a Tim nem a Oi (vtal). Não consegui acessar por telnet nem PuTTY nenhum dos modems da operadora, nem o XZ000-G7. Desculpem a ignorância, apesar de antigo na informática, sou novo no tema. Queria garantir que funciona, antes de comprar dois VSOL V2802RH, que custam bem mais. Alguém pode confirmar se é garantido que funciona nas duas operadoras aqui no Rio Capital?

Obrigado a todos pela atenção.

Nem assim eu consegui meu amigo, se tiver um tutorial eu agradeço.
Consegui subir com a VSOL aqui mas não em bridge, somente IPoE, que não é o ideal. Eu acredito que nem a TIM, nem a Oi, disponibilizem uma VLAN para modo bridge. Quando faço a varredura das VLAN via Telnet, somente me retorna a VLAN 210 no TIM (Na Oi era 1452). Com essa VLAN, só consigo conectar em IPoE. Se alguém soubessem qual é a VLAN correta, seria uma boa. Vou tentar entrar em contato com o suporte da TIM mas dificilmente irão falar.

Consegui subir com a VSOL aqui mas não em bridge, somente IPoE, que não é o ideal. Eu acredito que nem a TIM, nem a Oi, disponibilizem uma VLAN para modo bridge. Quando faço a varredura das VLAN via Telnet, somente me retorna a VLAN 210 no TIM (Na Oi era 1452). Com essa VLAN, só consigo conectar em IPoE. Se alguém soubessem qual é a VLAN correta, seria uma boa. Vou tentar entrar em contato com o suporte da TIM mas dificilmente irão falar.
Aqui quando tinha Óbvius Fibra usava em Bridge. Agora estou com a Flix Fibra e também consegui pôr em Bridge.
Ambas usam a mesma rede neutra da V.tal. Atualmente estou com uma ONU R1 Intelbras, mas já comprei uma Vsol 2802 que teoricamente será até mais fácil subir.

Pessoal Consegui!!! VLAN 210 mesmo para OI aqui tambem

O problema estava em que o R1, reseta algumas parametrizações OMCI cada vez que mudo de modo router para bridge.

Consegui em modo Router, esta dando IP e tenho internet no computador, porem, em modo bridge não consigo que entregue IP de jeito nemhum.

Em modo router estou com um bufferbloat F, péssimo haha.

Estou migrando para modo Bridge o R1, parametrizo tudo (DHCP ja desligado desde o modo router), VLAN TAGGED em 210 com prioridade 0, mas nada do computador pegar a IP da OI por DHCP. Sera que tem alguma coisa que estou esquecendo?

Se alguem tem ideia de como fazer funcionar em modo bridge qualquer ajuda sera bemvinda rsrs
ola amigo, estou sofrendo com uma R1 aqui, poderia passar o que voce fez? quais comandos usou e quais dados pegou da ONU ? a questao da vlan tem uma firmware na Oxygen que acho que ja faz mostrar na tela sem cabo serial.

Bom dia! Hoje fiz contato com meu provedor, autorizaram a liberação do bridge, ficou para amanhã a mudança, não sei porque não fizeram logo, pois isso deve ser simples, mas acho que irão mandar o técnico aqui para fazer a troca do equipamento, não tem problema.

No meu caso, consegui subir o pppoe com sucesso na vsol v2801sg, vcs acham que consigo subir o bridge na vsol v2802rh sem problemas? Já estou pensando em comprar uma hoje, pra ir adiantando as coisas.

Bom dia gente, alguém já conseguiu Vivo Região 2 mas Internet Dedicada? Tentei de tudo nos últimos 2 dias e não consegui.
Como é internet dedicada tem um conversor de mídia que liga em um roteador que ta em bridge, mas queria ligar a fibra direto no roteador omada.
Olhando o `sys_info` do conversor de mídia deles (que conecta) aparece o seguinte:

######################################
# ONU Information
ONU ID: 34
ONU State: O5
SN: ASKY0XXXXXX6
PASSWD:
ASCII: ..........
HEX: 00000000000000000000
DBA:
dba_interval: N/A. DBRu calculation is triggered by OLT.
reporting block size: 48 bytes
Key Idx: 1
Key: 64ffdfexxxxxxx62a88
O1 Timer: 10000 ms
O2 Timer: 100 ms
OMCC ID: 37

###################################
# Gpon Configuration
gpon_sn = ASKY00XXXX6
gpon_pwd = 00000000000000000000
ethaddr = 74:93:DA:A6:93:A0

Tentei por o ploam como hex e tudo 0, porém não funcionou. Tentei os padrões também.
Fica sempre parado em "O5 - Wrong" quando uso o ODI. Alguém tem mais alguma dica? Todo resto eu copiei igual:

Vendor ID ASKY
Hardware Version REV2
Software Version BR_g1.7_R8000V3.1_V001
GPON Serial Number ASKY00XXXXX0
Serial number ASKY00XXXXXX
MAC address 74:93:da:xx:xx:xx

Também já sei qual a VLAN pois eles mesmo colaram no conversor de mídia um adesivo com ela escrito, mas também, utilizando ou não, aparece nada no `omcicli mib get 84`

Última edição:
Bom dia gente, alguém já conseguiu Vivo Região 2 mas Internet Dedicada? Tentei de tudo nos últimos 2 dias e não consegui.
Como é internet dedicada tem um conversor de mídia que liga em um roteador que ta em bridge, mas queria ligar a fibra direto no roteador omada.
Olhando o `sys_info` do conversor de mídia deles (que conecta) aparece o seguinte:

# ONU Information
ONU ID: 34
ONU State: O5
SN: ASKY0XXXXXX6
PASSWD:
ASCII: ..........
HEX: 00000000000000000000
DBA:
dba_interval: N/A. DBRu calculation is triggered by OLT.
reporting block size: 48 bytes
Key Idx: 1
Key: 64ffdfexxxxxxx62a88
O1 Timer: 10000 ms
O2 Timer: 100 ms
OMCC ID: 37

# Gpon Configuration
gpon_sn = ASKY00XXXX6
gpon_pwd = 00000000000000000000
ethaddr = 74:93:DA:A6:93:A0

Tentei por o ploam como hex e tudo 0, porém não funcionou. Tentei os padrões também.
Fica sempre parado em "O5 - Wrong" quando uso o ODI. Alguém tem mais alguma dica? Todo resto eu copiei igual:

Vendor ID ASKY
Hardware Version REV2
Software Version BR_g1.7_R8000V3.1_V001
GPON Serial Number ASKY00XXXXX0
Serial number ASKY00XXXXXX
MAC address 74:93:da:xx:xx:xx

Também já sei qual a VLAN pois eles mesmo colaram no conversor de mídia um adesivo com ela escrito, mas também, utilizando ou não, aparece nada no `omcicli mib get 84`
Boa tarde meu querido, trabalho com link dedicado da OI, não compensa vc usar a onu deles e setar o ip no omada?

Muito difícil o pessoal trocar o router por um próprio pois eles pagam comodato do router.
Pelo menos aqui nos usamos o DM2500 da datacom e os HP1002, 931 e 2011 de acordo com o cliente.

Boa tarde meu querido, trabalho com link dedicado da OI, não compensa vc usar a onu deles e setar o ip no omada?

Muito difícil o pessoal trocar o router por um próprio pois eles pagam comodato do router.
Pelo menos aqui nos usamos o DM2500 da datacom e os HP1002, 931 e 2011 de acordo com o cliente.
Possuo os 2 links tanto da Oi quanto Vivo, ambos dedicado. O da Oi fiz exatamente isso, tirei fora o HP e deixei só o conversor de mídia ligando direto no Omada.
O da vivo eles usam um conversor e mais esse DM2500 que você falou. Tava tentando tirar os dois da vivo, simplesmente para não ficar uma porrada de aparelho no mesmo lugar.
A ideia era tentar tirar o conversor da Oi mais tarde também. Mas se ninguém conseguiu, ou se não existe essa possibilidade. Acho que vou manter o conversor da vivo então e tirar só o datacom.

Além da vsol v2802rh, qual outra onu que possui porta lan 2,5g? Vi que o XZ005-G6 tem, nele é possível editar o SN e mac? Meu provedor usa o mac wan para liberar a conexão, parece que o sn também é necessário, além do gpon_id e vlan. No XZ005-G6 é simples editar esses dois valores?

Possuo os 2 links tanto da Oi quanto Vivo, ambos dedicado. O da Oi fiz exatamente isso, tirei fora o HP e deixei só o conversor de mídia ligando direto no Omada.
O da vivo eles usam um conversor e mais esse DM2500 que você falou. Tava tentando tirar os dois da vivo, simplesmente para não ficar uma porrada de aparelho no mesmo lugar.
A ideia era tentar tirar o conversor da Oi mais tarde também. Mas se ninguém conseguiu, ou se não existe essa possibilidade. Acho que vou manter o conversor da vivo então e tirar só o datacom.
O seu link da vivo esta em IP estático?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou tentando usar o dm2500 em pppoe mas esta complicado

Gente, tô aqui com o ONT da Nokia fornecido pela ligue, atual giga+. Experimentei colocar em modo bridge o ONT pra ver se o problema não é só um Mac errado que eu clonei. Mas não tô entendendo como achar o Mac real do roteador interno do ONT da Nokia. Discar o PPPoE pelo roteador simplesmente não vai.

Editando meu comentário: Para quem tinha dúvidas se a vsol v2801SG subia bridge, sim, ela sobe, consegui fazer a minha subir agora a pouco, com isso tenho 100% de certeza que consigo sucesso com a v2802RH.

Substitui a ONU que o provedor instalou hoje um zyxel lixento de ruim, modelo PMG2005-T20D, essa onu é horrorosa, performance terrível. Até o v2801sg que possui hardware limitado é muito superior a ela. No meu caso, o v2801sg funcionar em bridge, na parte WAN, onde cria a conexão pppoe, não crie nada, delete tudo que tiver ali, deixe sem conexão. Em LAN, desative o dhcp, pronto com isso, vc já terá bridge funcional.

Foda que a vsol br não deixa claro no manual essa informação referente a esse modelo, que é dessa forma que habilita bridge nessa onu. Precisei adicionar poucos dados, como o gpon sn, sn, mac wan, modelo e versão, isso foi o suficiente para a vsol subir. Com isso tive sucesso com dois aparelhos: zyxel px3321-t1 em pppoe e zyxel PMG2005-T20D em bridge.

Fica aí minha experiência, procurando de pouco em pouco consegui, mesmo quase não tendo muitas informações sobre essa vsol em específico, pra piorar, o chipset dela é um zte, que é ainda mais chato de achar os comandos, mas valeu pelo aprendizado, agora consigo me virar em caso de problemas.

Hoje fazendo alguns testes na vsol v2801sg, resolvi ir removendo uma a uma as alterações que fiz nela, pra descobrir qual das mudanças seria necessária para minha conexão bridge subir. Descobri que tive sorte, para subir o bridge na vsol, só precisei do gpon sn e nada mais, nesse caso, vcs acham segura a compra do tplink XZ005-G6? Ele além de mais barato, chega pra mim em menos de 1 semana, diferente do 1 mês e meio que a v2802rh demoraria pra chegar. A olt aqui é huawei, consegui descobrir pelo telnet.

Última edição:
Atualização alfandegária
Objeto está na inspeção pela Alfândega
12 dez, 20:14 (BRT)

To achando que meu ODI DFP-34X-2C3 vai ficar retido pela alfandega. Mesmo pagando todas as taxas.
Alguem ai recebeu nesses ultimos tempos?

Última edição:
Bom dia,

Alguem teria uma ideia de como configurar o ODI DFP-34X-2C3 para substituir o modem da Algar Huawei EchoLife HG8145V5?
Qualquer dica é bem vinda!

consegui subir uma Intelbras R1 no lugar de um Nokia G-140W-H e navego nornal, mas seja em bridge ou router se desligar e ligar novamente não pega IP e só pega rodando comando novamente, isso é normal ou tem alguma configuração adicional ?

consegui subir uma Intelbras R1 no lugar de um Nokia G-140W-H e navego nornal, mas seja em bridge ou router se desligar e ligar novamente não pega IP e só pega rodando comando novamente, isso é normal ou tem alguma configuração adicional ?
Opa, cara é normal com a R1, ela realmente precisa rodar os comandos toda vez que reinicia. Mas detalha aí pra mim como você fez pra conseguir essa proeza, porque to tentando aqui na g-0425g-c e tá difícil.

Boa tarde, comentando que eu consegui trocar o TIM F@st 5670V2 (V.tal) pelo V-SOL V2802RH.
Originalmente, eu tentei com o XZ000-G7 e nao rolou. O V-SOL deu boa, só tive um problema com a firmware 1.1.8 (original) que a ONU entrava em bootloop após conectar a fibra. Encontrei um alerta no site do O3 sobre e instalei a 1.9.4 e foi sucesso.

Segui os posts do @VultU (https://forum.adrenaline.com.br/thr...dora-provedor.699243/page-188#post-1077102528) e o blog https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/

Uso aqui R1 Intelbras na Vtal a mais de ano e nunca tive esse problema. Use a firmware do 03 que é melhor e mais estável

Users who are viewing this thread

Voltar